[ANPPOM-Lista] Pergunta sobre música de documentário dos anos 1950

Carlos Sandroni carlos.sandroni em gmail.com
Qua Jan 30 00:01:31 -02 2019

Boa noite, colegas,

Uma colega norte americana que trabalha com cinema brasileiro me pergunta
se posso identificar os intérpretes ou arranjadores da trilha musical deste
lindo curta-metragem documentário sobre o porto de Salvador, feito no final
dos anos 1950:

https://www.youtube.com/watch?v=y2znJSx16XE

A partir de 1'50", há melodias de candomblé cantadas por um tipo de coro
profissional, com arranjo abrindo em vozes e acompanhamento instrumental. É
esta parte sobretudo que desperta a curiosidade dela (a minha também,
aliás).

Na parte final, surpreendentemente, o que eles cantam é a melodia de "Mas,
que nada!", sucesso de Jorge Ben dos anos 1960, e com o trecho da letra que
diz: "Ô, ariá, raiô!" (8'58").

Agradeço muito qualquer dica.

Abraços,
Carlos

--
"We can change the world, and all it takes is the right word choice,
syntax, and who knows how many drafts".

Carlos Sandroni
Departamento de Música, UFPE
Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE