[ANPPOM-Lista] Pergunta sobre música de documentário dos anos 1950

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Jan 30 03:53:14 -02 2019

Interessante Carlos!

O link que você mandou dá o filme como de 1957. Achei várias datas na web,
de 1955 a 1960. "Mas que nada" saiu em 1963 no *Samba esquema novo*, e
também em 78 RPM no mesmo ano, não sei se antes ou depois, mas posso
verificar. A não ser que a primeira frase da "Mas que nada" seja anterior
ao lançamento da música... No site da Cinemateca Brasileira, de acordo com
o qual o filme foi rodado em 1955 e lançado em 1960 (as roupas e carros
indicam os anos 1950 mesmo), constam as seguintes informações:

Som
Mixagem: Souza Jr.

Música
Música original: Berimbau; Bugalho

http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=020824&format=detailed.pft#1

As informações foram extraídas, entre outras fontes, de: Revista Leitura,
n. 36, jun., 1960, p. 129/1.

O diretor, um precursor do Cinema Novo, morreu em Minas em 2017.

No site do Cineclube Roberto Pires lê-se ainda:

Berimbaus e cantores do mestre Bimba e Jogadores do mestre Waldemar.

http://cinecluberobertopires.blogspot.com/2011/05/sinopse-vadiacao-e-um-dia-na-rampa.html

Abraço,

Carlos

Boa noite, colegas,