[ANPPOM-Lista] Carta da Presidente da ANPPOM sobre as arbitrariedades do ministro da Educação.

Rodolfo Caesar rodolfo.caesar em gmail.com
Qui Maio 2 10:26:00 -03 2019


Apoiado, Sonia! Agradeço pela iniciativa e pelo conteúdo!
Abraços a todos,
Rodolfo

On Thu, 2 May 2019 at 08:24 Guilherme Sauerbronn <guisauer em gmail.com> wrote:

> Parabéns Sonia, pela iniciativa!
>
> Apoiado
>
> Guilherme
>
> Em qui, 2 de mai de 2019 às 08:14, José Orlando Alves <
> jorlandoalves2006 em gmail.com> escreveu:
>
> > Apoiado!
> > Abraço a todos!
> >
> > Em qua, 1 de mai de 2019 13:06, Carolina Couto <
> ana.carol.couto em gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Apoiado.
> > >
> > > Ana Carolina Couto
> > >
> > > Em ter, 30 de abr de 2019 16:38, Marcio Guedes Correa <
> > > correamarcioguedes em gmail.com> escreveu:
> > >
> > > > Prezadas associadas, prezados associados:
> > > >
> > > > Transcrevo abaixo, a pedido de nossa presidente, Prof.ª Dr.ª Sonia
> > Albano
> > > > de Lima, uma carta aberta de repúdio aos despautérios a respeito da
> > > > educação brasileira proferidos por Abraham Weintraub, ministro da
> > > Educação,
> > > > bem como por Jair Bolsonaro, presidente da república.
> > > >
> > > > Enjeitamos também as atitudes arbitrárias praticadas pelo ministro da
> > > > educação.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > *Da Presidente da ANPPOM aos seus associados:*
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > *A reportagem de Gustavo Uribe postada no dia 30 de abril de 2019 nas
> > > redes
> > > > sociais, relatando parte da fala do Presidente da República Jair
> > > Bolsonaro
> > > > respondendo às perguntas de uma menina de 8 anos de idade durante a
> > > > abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, chamada Esther Castilho, que
> > tem
> > > > um programa no YouTube, me fez pensar o quanto ainda deve ser feito
> em
> > > prol
> > > > do desenvolvimento da educação brasileira em todos os níveis
> (educação
> > > > infantil, básica, ensino médio e superior), para colocá-la par e par
> > com
> > > a
> > > > educação dos países desenvolvidos. Penso que seria bem mais
> necessário
> > > > investirmos, simplesmente, em educação, do que o governo brasileiro
> e o
> > > > Ministério da Educação se preocupar com a nomeação de um novo patrono
> > da
> > > > Educação Brasileira, que tem reconhecimento internacional.*
> > > >
> > > > *Quão arbitrária seria essa troca irrelevante para a história do
> nosso
> > > > país, o que confere ao nosso sistema educacional um viés político que
> > não
> > > > se coaduna com os ideais e os objetivos concernentes a esta área do
> > > > conhecimento. *
> > > >
> > > > *A educação brasileira tem como foco primordial trabalhar
> intensamente
> > o
> > > > desenvolvimento integral dos indivíduos - seu desenvolvimento
> > cognitivo,
> > > > psíquico, físico e emocional, preparando-os para se posicionarem
> > frente a
> > > > sociedade como cidadãos capazes de refletir e trabalhar em prol de
> sua
> > > > evolução, beneficiando, dessa maneira, a sociedade como um todo. A
> > > política
> > > > da educação não deve contemplar um único objetivo
> político-partidário,
> > > > adotar uma única ideologia, nem conter um viés puramente tecnicista
> de
> > > > ensino, o que tem sido bastante priorizado pelo atual Ministério da
> > > > Educação. O Estado neste setor, deve preparar o indivíduo para bem
> > atuar
> > > na
> > > > sociedade e não realizar um ensino que privilegia intensamente a
> > formação
> > > > profissional do indivíduo e uma política econômica que trabalha em
> > > > detrimento de sua formação integral, nem pode impor uma linha de
> > > pensamento
> > > > político em detrimento de outras. *
> > > >
> > > > *Não me atenho ao fato deste atual governo se posicionar em campanha
> > > > eleitoral contra a influência nas escolas públicas do método de
> > > > alfabetização desenvolvido pelo eminente educador Paulo Freire, um
> > > patrono
> > > > consagrado no mundo todo como uma das maiores autoridades no campo da
> > > > educação, e que tem sido fonte de inspiração de inúmeros trabalhos de
> > > > pesquisa acadêmica, nacional e internacional. Tudo pode ser veiculado
> > em
> > > > uma campanha eleitoral, contudo, um governo em exercício deve
> trabalhar
> > > por
> > > > implementar ações que revigorem continuadamente o desenvolvimento da
> > > > educação, ao invés de interceder, unilateralmente, nos rumos de sua
> > > > história. História é história e é bom que se diga que a história
> > política
> > > > também se consolida ano a ano, deixando claro os rumos que lhe forma
> > > > alicerçados ao longo dos tempos.*
> > > >
> > > > *Não obstante, a BNCC e os demais documentos da área, publicados
> depois
> > > de
> > > > longas discussões entre pesquisadores, educadores e o governo, deixam
> > > > transparentes as questões que ainda demandam mais estudos e
> discussões
> > > > futuras e que já são objeto de análise a longa data dos educadores
> > > > internacionais, preocupados, cada vez mais, em trazer para o ensino
> um
> > > > sentido filosófico, cultural e sociológico. *
> > > >
> > > > *O mundo tem se desenvolvido de forma a privilegiar ações criativas
> > para
> > > > benefício dos indivíduos e da sociedade, que muitas vezes estão sendo
> > > > ignoradas pelas autoridades governamentais e amplamente debatidas nos
> > > > países desenvolvidos. Muito há que ser feito pela educação, a citar
> as
> > > > inovações adotadas por diversos países europeus, entre eles, Portugal
> > e a
> > > > Finlândia, que tem sido reconhecida como um dos países mais
> preocupados
> > > com
> > > > o desenvolvimento deste campo de conhecimento. *
> > > >
> > > > *Também, focando a própria Constituição Federal Brasileira, no artigo
> > 1º,
> > > > fica reconhecido o pluralismo político, como indispensável ao
> > > > desenvolvimento do país, bem como o artigo 5º, incisos IV e IX, que
> > > afirmam
> > > > ser livre a manifestação de pensamento e livre a expressão da
> atividade
> > > > intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de
> > > > censura ou licença. No mesmo ordenamento fica notória a função do
> > Estado
> > > no
> > > > artigo 23, inciso V, quando relata que o Estado deve proporcionar os
> > > meios
> > > > de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa
> e
> > à
> > > > inovação. Dessa forma, bem mais importante do que alterar os rumos da
> > > > história da educação é se voltar para o cumprimento dessa ordem
> > > > constitucional.*
> > > >
> > > > *Ao me deparar com essa notícia despropositada, eu, como Presidente
> da
> > > > Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música do Brasil,
> > não
> > > > posso deixar de me pronunciar quanto ao assunto, como alerta às
> > > > manifestações públicas deste governo, que, dentre tantos outros
> riscos,
> > > > apontam para um desconhecimento perigoso da história da educação e
> dos
> > > > rumos da pesquisa nesta área. *
> > > >
> > > > *Sem mais, levo esse texto para discussão entre os associados da
> ANPPOM
> > > > para que se posicionem quanto ao quadro político que vem se
> delineando
> > no
> > > > atual governo. *
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > *Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima*
> > > >
> > > > *Presidente da ANPPOM – 2015-2019*
> > > >
> > > > --
> > > > Marcio Guedes Correa
> > > > 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019.
> > > > Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> > > > Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> > > > Professor da FMU e FAAM.
> > > > ________________________________________
> > > > anppom-l em listas.unicamp.br
> > > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> > > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > > >
> > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> > > 2016,
> > > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
> Desenvolvimento
> > > da
> > > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não
> são
> > > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> > > >
> > > ________________________________________
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> > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > >
> > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> > 2016,
> > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> > da
> > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> > >
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> > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> 2016,
> > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> da
> > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> >
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>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
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-- 
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