[ANPPOM-Lista] Carta da Presidente da ANPPOM sobre as arbitrariedades do ministro da Educação.

Guilherme Bertissolo guilhermebertissolo em gmail.com
Qui Maio 2 10:38:27 -03 2019


Obrigado, Sonia!
Bravo!
Abraços,
Guilherme


Em qui, 2 de mai de 2019 10:26, Rodolfo Caesar <rodolfo.caesar em gmail.com>
escreveu:

> Apoiado, Sonia! Agradeço pela iniciativa e pelo conteúdo!
> Abraços a todos,
> Rodolfo
>
> On Thu, 2 May 2019 at 08:24 Guilherme Sauerbronn <guisauer em gmail.com>
> wrote:
>
> > Parabéns Sonia, pela iniciativa!
> >
> > Apoiado
> >
> > Guilherme
> >
> > Em qui, 2 de mai de 2019 às 08:14, José Orlando Alves <
> > jorlandoalves2006 em gmail.com> escreveu:
> >
> > > Apoiado!
> > > Abraço a todos!
> > >
> > > Em qua, 1 de mai de 2019 13:06, Carolina Couto <
> > ana.carol.couto em gmail.com>
> > > escreveu:
> > >
> > > > Apoiado.
> > > >
> > > > Ana Carolina Couto
> > > >
> > > > Em ter, 30 de abr de 2019 16:38, Marcio Guedes Correa <
> > > > correamarcioguedes em gmail.com> escreveu:
> > > >
> > > > > Prezadas associadas, prezados associados:
> > > > >
> > > > > Transcrevo abaixo, a pedido de nossa presidente, Prof.ª Dr.ª Sonia
> > > Albano
> > > > > de Lima, uma carta aberta de repúdio aos despautérios a respeito da
> > > > > educação brasileira proferidos por Abraham Weintraub, ministro da
> > > > Educação,
> > > > > bem como por Jair Bolsonaro, presidente da república.
> > > > >
> > > > > Enjeitamos também as atitudes arbitrárias praticadas pelo ministro
> da
> > > > > educação.
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > > *Da Presidente da ANPPOM aos seus associados:*
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > > *A reportagem de Gustavo Uribe postada no dia 30 de abril de 2019
> nas
> > > > redes
> > > > > sociais, relatando parte da fala do Presidente da República Jair
> > > > Bolsonaro
> > > > > respondendo às perguntas de uma menina de 8 anos de idade durante a
> > > > > abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, chamada Esther Castilho,
> que
> > > tem
> > > > > um programa no YouTube, me fez pensar o quanto ainda deve ser feito
> > em
> > > > prol
> > > > > do desenvolvimento da educação brasileira em todos os níveis
> > (educação
> > > > > infantil, básica, ensino médio e superior), para colocá-la par e
> par
> > > com
> > > > a
> > > > > educação dos países desenvolvidos. Penso que seria bem mais
> > necessário
> > > > > investirmos, simplesmente, em educação, do que o governo brasileiro
> > e o
> > > > > Ministério da Educação se preocupar com a nomeação de um novo
> patrono
> > > da
> > > > > Educação Brasileira, que tem reconhecimento internacional.*
> > > > >
> > > > > *Quão arbitrária seria essa troca irrelevante para a história do
> > nosso
> > > > > país, o que confere ao nosso sistema educacional um viés político
> que
> > > não
> > > > > se coaduna com os ideais e os objetivos concernentes a esta área do
> > > > > conhecimento. *
> > > > >
> > > > > *A educação brasileira tem como foco primordial trabalhar
> > intensamente
> > > o
> > > > > desenvolvimento integral dos indivíduos - seu desenvolvimento
> > > cognitivo,
> > > > > psíquico, físico e emocional, preparando-os para se posicionarem
> > > frente a
> > > > > sociedade como cidadãos capazes de refletir e trabalhar em prol de
> > sua
> > > > > evolução, beneficiando, dessa maneira, a sociedade como um todo. A
> > > > política
> > > > > da educação não deve contemplar um único objetivo
> > político-partidário,
> > > > > adotar uma única ideologia, nem conter um viés puramente tecnicista
> > de
> > > > > ensino, o que tem sido bastante priorizado pelo atual Ministério da
> > > > > Educação. O Estado neste setor, deve preparar o indivíduo para bem
> > > atuar
> > > > na
> > > > > sociedade e não realizar um ensino que privilegia intensamente a
> > > formação
> > > > > profissional do indivíduo e uma política econômica que trabalha em
> > > > > detrimento de sua formação integral, nem pode impor uma linha de
> > > > pensamento
> > > > > político em detrimento de outras. *
> > > > >
> > > > > *Não me atenho ao fato deste atual governo se posicionar em
> campanha
> > > > > eleitoral contra a influência nas escolas públicas do método de
> > > > > alfabetização desenvolvido pelo eminente educador Paulo Freire, um
> > > > patrono
> > > > > consagrado no mundo todo como uma das maiores autoridades no campo
> da
> > > > > educação, e que tem sido fonte de inspiração de inúmeros trabalhos
> de
> > > > > pesquisa acadêmica, nacional e internacional. Tudo pode ser
> veiculado
> > > em
> > > > > uma campanha eleitoral, contudo, um governo em exercício deve
> > trabalhar
> > > > por
> > > > > implementar ações que revigorem continuadamente o desenvolvimento
> da
> > > > > educação, ao invés de interceder, unilateralmente, nos rumos de sua
> > > > > história. História é história e é bom que se diga que a história
> > > política
> > > > > também se consolida ano a ano, deixando claro os rumos que lhe
> forma
> > > > > alicerçados ao longo dos tempos.*
> > > > >
> > > > > *Não obstante, a BNCC e os demais documentos da área, publicados
> > depois
> > > > de
> > > > > longas discussões entre pesquisadores, educadores e o governo,
> deixam
> > > > > transparentes as questões que ainda demandam mais estudos e
> > discussões
> > > > > futuras e que já são objeto de análise a longa data dos educadores
> > > > > internacionais, preocupados, cada vez mais, em trazer para o ensino
> > um
> > > > > sentido filosófico, cultural e sociológico. *
> > > > >
> > > > > *O mundo tem se desenvolvido de forma a privilegiar ações criativas
> > > para
> > > > > benefício dos indivíduos e da sociedade, que muitas vezes estão
> sendo
> > > > > ignoradas pelas autoridades governamentais e amplamente debatidas
> nos
> > > > > países desenvolvidos. Muito há que ser feito pela educação, a citar
> > as
> > > > > inovações adotadas por diversos países europeus, entre eles,
> Portugal
> > > e a
> > > > > Finlândia, que tem sido reconhecida como um dos países mais
> > preocupados
> > > > com
> > > > > o desenvolvimento deste campo de conhecimento. *
> > > > >
> > > > > *Também, focando a própria Constituição Federal Brasileira, no
> artigo
> > > 1º,
> > > > > fica reconhecido o pluralismo político, como indispensável ao
> > > > > desenvolvimento do país, bem como o artigo 5º, incisos IV e IX, que
> > > > afirmam
> > > > > ser livre a manifestação de pensamento e livre a expressão da
> > atividade
> > > > > intelectual, artística, científica e de comunicação, independente
> de
> > > > > censura ou licença. No mesmo ordenamento fica notória a função do
> > > Estado
> > > > no
> > > > > artigo 23, inciso V, quando relata que o Estado deve proporcionar
> os
> > > > meios
> > > > > de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à
> pesquisa
> > e
> > > à
> > > > > inovação. Dessa forma, bem mais importante do que alterar os rumos
> da
> > > > > história da educação é se voltar para o cumprimento dessa ordem
> > > > > constitucional.*
> > > > >
> > > > > *Ao me deparar com essa notícia despropositada, eu, como Presidente
> > da
> > > > > Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música do
> Brasil,
> > > não
> > > > > posso deixar de me pronunciar quanto ao assunto, como alerta às
> > > > > manifestações públicas deste governo, que, dentre tantos outros
> > riscos,
> > > > > apontam para um desconhecimento perigoso da história da educação e
> > dos
> > > > > rumos da pesquisa nesta área. *
> > > > >
> > > > > *Sem mais, levo esse texto para discussão entre os associados da
> > ANPPOM
> > > > > para que se posicionem quanto ao quadro político que vem se
> > delineando
> > > no
> > > > > atual governo. *
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > > *Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima*
> > > > >
> > > > > *Presidente da ANPPOM – 2015-2019*
> > > > >
> > > > > --
> > > > > Marcio Guedes Correa
> > > > > 1º Secretário da ANPPOM - 2018/2019.
> > > > > Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> > > > > Mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp.
> > > > > Professor da FMU e FAAM.
> > > > > ________________________________________
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> de
> > > > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > > > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > > > >
> > > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto
> de
> > > > 2016,
> > > > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
> > Desenvolvimento
> > > > da
> > > > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não
> > são
> > > > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
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> > > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> > > 2016,
> > > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
> Desenvolvimento
> > > da
> > > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não
> são
> > > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
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> > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> > 2016,
> > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> > da
> > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
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> > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> 2016,
> > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> da
> > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
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> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
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