[ANPPOM-Lista] CFP Revista ECO-Pós - A música e suas determinações materiais
Martha Ulhôa
mulhoa1 em gmail.com
Qua Nov 20 21:41:35 -03 2019
*FALTAVA O ENDEREÇO PARA SUBMISSÕES: *http://revistaecopos.eco.ufrj.br
*ECO-PÓS** Vol.23, No.1*
*A música e suas determinações materiais*
A música tem poder encantatório, faz o corpo mexer, transforma o ouvido
passivo em audição atenta. Ela também afasta, gera repulsa, orienta e
desorienta movimentos de corpos e grupos sociais. Inseparável dos modos de
escuta e os múltiplos pré-conceitos que os acompanham, o termo em si já
traz consigo o problema da história de sua circunscrição, por vezes
violenta: sempre há o sonoro que lhe resultará como fora e seguirá sendo
inscrito e reinscrito. As músicas variam de lugar em lugar, de meio de
transmissão, de condições de produção e de entornos físicos, virtuais e
intelectuais. O dossiê “A música e suas determinações materiais”, do
primeiro número de 2020 da revista *ECO-PÓS* tratará das condições
materiais da produção, escuta e fruição musicais. Desde essa perspectiva, a
música, como o som, é menos uma coisa fechada, um artefato ou produto a ser
consumido, do que um universo com fronteira indistinta com o som e com o
social. Por ser produzida e circular em determinadas condições materiais, é
moldada por políticas e necropolíticas, e participa de projetos de
construção, mas também destruição de mundos. Músicas, e os sentidos dos
seus fazeres, circulações e escutas, são inseparáveis das infraestruturas
que possibilitam, limitam, ou desviam emergências e propagações de modos de
ser, viver e escutar. A proposta do dossiê é de acolher estudos e reflexões
sobre diversos aspectos materiais desse universo e sobre temas como:
- As condições materiais desiguais de produção, circulação e
percepção musicais em termos de:
- infraestruturas técnicas
- diferenças regionais
- condições sócio-econômicas
- exclusões e agressões, racismos e etnocídios, manifestações de
protagonismos e de desigualdades de gênero e sexualidade
- A transdução da energia de ondas sonoras em música que traz e
pressupõe, entre outros:
- conhecimento técnico do som: com base em que imaginários e ciências?
- conhecimento corporal: a música apresenta uma oportunidade de estudar
como o corpo “pensa” ou “sabe”
- conhecimento sobre a sociedade: identidades, conflitos e utopias.
- Intelecções não-logocêntricas
- Música, som e trabalho: não só o fazer musical, com suas condições
de trabalho e formas de aferir benefícios, mas também os sons que
acompanham ou resultam do trabalho humano.
- O som como organizador de espaços e corpos: desenhos,
confinamentos, contenções, pertencimentos, expulsões, recusas, junções,
encontros etc.
*Editoras: *Liv Sovik (ECO-UFRJ) e Maria Fantinato (Columbia University)
*Prazo para submissões:* 15 de março de 2020
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