[ANPPOM-Lista] CFP Revista ECO-Pós - A música e suas determinações materiais

Martha Ulhôa mulhoa1 em gmail.com
Qua Nov 20 21:00:30 -03 2019


*ECO-PÓS**  Vol.23, No.1*

*A música e suas determinações materiais*



A música tem poder encantatório, faz o corpo mexer, transforma o ouvido
passivo em audição atenta. Ela também afasta, gera repulsa, orienta e
desorienta movimentos de corpos e grupos sociais. Inseparável dos modos de
escuta e os múltiplos pré-conceitos que os acompanham, o termo em si já
traz consigo o problema da história de sua circunscrição, por vezes
violenta:  sempre há o sonoro que lhe resultará como fora e seguirá sendo
inscrito e reinscrito. As músicas variam de lugar em lugar, de meio de
transmissão, de condições de produção e de entornos físicos, virtuais e
intelectuais. O dossiê “A música e suas determinações materiais”, do
primeiro número de 2020 da revista *ECO-PÓS* tratará das condições
materiais da produção, escuta e fruição musicais. Desde essa perspectiva, a
música, como o som, é menos uma coisa fechada, um artefato ou produto a ser
consumido, do que um universo com fronteira indistinta com o som e com o
social. Por ser produzida e circular em determinadas condições materiais, é
moldada por políticas e necropolíticas, e participa de projetos de
construção, mas também destruição de mundos. Músicas, e os sentidos dos
seus fazeres, circulações e escutas, são inseparáveis das infraestruturas
que possibilitam, limitam, ou desviam emergências e propagações de modos de
ser, viver e escutar. A proposta do dossiê é de acolher estudos e reflexões
sobre diversos aspectos materiais desse universo e sobre temas como:

-       As condições materiais desiguais de produção, circulação e
percepção musicais em termos de:

   - infraestruturas técnicas
   -  diferenças regionais
   -  condições sócio-econômicas
   -  exclusões e agressões, racismos e etnocídios, manifestações de
   protagonismos e de desigualdades de gênero e sexualidade


-       A transdução da energia de ondas sonoras em música que traz e
pressupõe, entre outros:

   -  conhecimento técnico do som: com base em que imaginários e ciências?
   -  conhecimento corporal: a música apresenta uma oportunidade de estudar
   como o corpo “pensa” ou “sabe”
   -  conhecimento sobre a sociedade: identidades, conflitos e utopias.
   -  Intelecções não-logocêntricas


-       Música, som e trabalho: não só o fazer musical, com suas condições
de trabalho e formas de aferir benefícios, mas também os sons que
acompanham ou resultam do trabalho humano.

-       O som como organizador de espaços e corpos: desenhos,
confinamentos, contenções, pertencimentos, expulsões, recusas, junções,
encontros etc.


*Editoras: *Liv Sovik (ECO-UFRJ) e Maria Fantinato (Columbia University)

*Prazo para submissões:* 15 de março de 2020


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