[ANPPOM-Lista] JSS vs. Philip A. Ewell

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Segunda Julho 27 12:29:26 -03 2020

Em junho de 2019 Philip Ewell submeteu a *Music Theory Online* o artigo "Music
Theory and the White Racial Frame", publicado no último número da revista:

https://mtosmt.org/issues/mto.20.26.2/mto.20.26.2.ewell.html

Em novembro de 2019, ele apresentou, no Quadragésimo Segundo Encontro Anual
da Society for Music Theory (SMT 2019), a comunicação "Music Theory’s White
Racial Frame", derivada do artigo, então inédito.

https://societymusictheory.org/sites/default/files/events/programs/2019-program.pdf

Em julho de 2020, ele deu uma palestra na Mostra Virtual Permanente do
Instituto Villa-Lobos (Unirio), "A estrutura racial branca da teoria da
música: confrontando o racismo e o sexismo na teoria da música”:

https://youtu.be/9_9hx1EsheI

Nesse meio tempo, o *Journal of Schenkerian Studies *solicitou a diferentes
autores que se manifestassem em resposta e Ewell no prazo de duas semanas,
mas excluiu a participação do autor respondido e concluiu o número com uma
manifestação anônima (!).

Um colega que trabalha com teoria da música numa grande universidade
norte-americana comentou em modo restrito:

Explosão (se posso usar essa palavra melodramática para um campo acadêmico
> minúsculo) na profissão da teoria da música hoje. Na conferência de
> novembro de 2019, Philip Ewell apresentou uma comunicação excelente sobre a
> brancura da teoria da música, com discussão sobre o racismo ostensivo do
> teórico fundacional Heinrich Schenker. Agora, aparece um número do Journal
> of Schenkerian Studies com refutações. Eu não tenho acesso ao journal, mas
> pessoas em quem confio dizem que os ensaios são abundantemente racistas, e
> as imagens de tela tuitadas o confirmam. Philip não foi convidado a
> [...]

O PDF vazou e está disponível aqui:

https://drive.google.com/file/d/1dTOWwlIsuiwsgAa4f1N99AlvG3-ngnmG/view

A discussão segue no Twitter com pedidos de remoção do editor e
encerramento do periódico.

https://twitter.com/d_chaloux/status/1287219301192208384

--
carlos palombini, ph.d. (dunelm)