[Carreirasespeciais-l] Carreira de Pesquisador

ja.mannis ja.mannis em uol.com.br
Qui Mar 9 15:36:56 BRT 2006


Caro Guilherme,

Se puder ter acesso à lista de e-mails eu enviarei certamente aos demais membros do CONSU.

Grato

Mannis

> Caro Mannis, 
> 
> tua opiniao deve ser enviada aos demais representantes docentes (da 
> carreira MS) do Consu. Tenho a lista de e-mails. 
> 
> Alguns MS acham que todos os docentes deveriam ser MS, sem enxergar as 
> particularidades das nossas carreiras. Isto se estendia tambem ao TPCT, e 
> agora se estende aa carreira Pq (pra quem nao sabe, eh uma carreira de 
> Pesquisadores, no corpo nao-docente, isto eh, funcionarios, ou "servidores 
> tecnico-administrativos"). 
> 
> Um abraco, 
> 
> Guilherme Wood 
> Representante Docente (Demais Carreiras) Titular no Consu 
> 
> > Colegas, 
> > 
> > 
> > 
> > No que diz respeito à discussão sobre a Deliberação CAD A-02/2005 de 
> > 06/10/2005 que criou a Carreira de Pesquisador em substituição à Carreira 
> > TPCT, dedicada aos Pesquisadores de Centros e Núcleos, considerando que 
> > essa 
> > nova carreira transcende a abrangência original e estende-se igualmente às 
> > unidades de ensino e pesquisa, o que gerou discussão sobre a contratação 
> > de 
> > pesquisadores não-docentes na universidade, sabe-se das posições 
> > contrárias 
> > à idéia de um pesquisador que não dissemine o conhecimento acumulado em 
> > suas 
> > atividades de investigação. 
> > 
> > 
> > 
> > Analisando o assunto, vemos que, finalmente, o que se está discutindo é um 
> > perfil de agente de produção intelectual que não dissemina o conhecimento 
> > adquirido. Ou melhor, que não é obrigado a disseminar o conhecimento 
> > adquirido, pois não há nenhum impedimento na Deliberação supracitada de 
> > que 
> > o Pesquisador possa difundir seus conhecimentos e atuar na formação de 
> > terceiros, o que é o caso do ensino. O parágrafo único do Artigo 18 da 
> > referida Deliberação, ressalta que "É permitido ao Pesquisador o exercicio 
> > de outras atividades,dentro da Unicamp, desde que relacionadas à sua área 
> > de 
> > atuação, mediante autorização da Comissão Central de Pesquisa". Além 
> > disso, 
> > o Artigo 19 da mesma esclarece que o Pesquisador "poderá dar pareceres 
> > científicos, realizar conferências, palestras ou atividades relacionadas à 
> > difusão de idéias e conhecimentos, prestar assessorias e consultorias em 
> > Unidades ou òrgão internos ou externos à Unicamp, sem que prejudique o 
> > exercício de suas funções". 
> > 
> > 
> > 
> > Não há portanto restrições a atividades relacionadas ao ensino. 
> > 
> > 
> > 
> > Consideremos a abrangência ampla de uma universidade, como ela deve ser, 
> > com 
> > razoável alteridade, permitindo que a idéia de um agente de produção 
> > intelectual se dedicando prioritariamente à pesquisa possa ser necessário 
> > para alguns dos nossos colegas exercendo as mais variadas e diversificadas 
> > atividades em uma infinidade de áreas do conhecimento. Não me parece 
> > absurdo 
> > supor que um pesquisador docente, com todos os compromissos e atribuições 
> > que normalmente tem na vida acadêmica, necessite da colaboração de um 
> > agente 
> > altamente capacitado com disponibilidade integral para acompanhar, 
> > conduzir, 
> > controlar os trabalhos de pesquisa. Podem haver atividades de pesquisa 
> > exijindo a presença constante de uma pessoa, seja para observar, controlar 
> > ou examinar. 
> > 
> > 
> > 
> > Por outro lado, pode tanto ser extraordinário quanto indispensável em 
> > certos 
> > casos, os pesquisadores-docentes contarem com um corpo qualificado de 
> > agentes tocando adiante os trabalhos em tempo integral, evitando 
> > sobrecarrega demasiada, o que o permite atuar na pesquisa numa posição 
> > mais 
> > elevada, controlando aspectos gerais, as linhas diretoras do trabalho, o 
> > que 
> > sua visao e seus conhecimentos o permitem enxergar, ao inves de ter que 
> > ficar resolvendo detalhes que, se excessivos, acabam lhe levando à 
> > exaustão. 
> > 
> > 
> > 
> > Porém, o Pesquisador não-docente, que tanto contribui com os 
> > Pesquisadores-docentes, poderia também, na medida do possível, transmitir 
> > os 
> > conhecimentos adquiridos durante os processos pelos quais passou. Bem 
> > entendido, sem prejudicar o desempenho nas atividades próprias à sua 
> > função. 
> > Dessa forma, o Pesquisador poderia, se o desejar, atuar na disseminação do 
> > conhecimento que acumulou, apesar de não ser obrigado a isso. Ou seja, o 
> > Pesquisador não-docente não seria prejudicado em sua avaliação se suas 
> > atividades de ensino fosses baixas ou nulas. Ele poderá fazê-lo livremente 
> > porém não seria obrigado a isso. 
> > 
> > 
> > 
> > Pessoalmente tenho a visão de que um agente com esse perfil poderia 
> > contribuir significativamente para o trabalho de muitos dos meus colegas, 
> > em 
> > laboratório ou em campo, assumindo tarefas imprescindíveis à metodologia 
> > ou 
> > ao programa de pesquisa requerendo atuação e presença permanentes: 
> > ecologia, 
> > meio ambiente e oceanografia, que exigem estar longe do campus por grandes 
> > periodos; os que trabalham com observação-análise-interpretação: 
> > astronomia, 
> > climatologia, comportamento de seres vivos; enfim é concebível uma 
> > infinidade de casos onde a presença desse Pesquisador seja sensivelmente 
> > produtiva, desejável, senão imprescindível, para muitos outros. 
> > 
> > 
> > 
> > Por essa razão, por reconhecer que outras áreas diferentes da minha tem 
> > essa 
> > necessidade, sou a favor da manutenção da Deliberação CAD A-02/2005 de 
> > 06/10/2005, recomendando que no Artigo 19º fosse incluido, de forma 
> > explicita, que o Pesquisador tem a liberdade de praticar o ensino mas não 
> > a 
> > obrigatoriedade. 
> > 
> > 
> > 
> > Agradeço aos colegas pela atenção a estas colocações e reitero meus 
> > protestos de estima e consideração. 
> > 
> > 
> > 
> > Atenciosamente, 
> > 
> > 
> > 
> > José Augusto Mannis 
> > 
> > Professor MAIII-G 
> > 
> > DM/IA 
> > 
> > 
> > 
> > _______________________________________________ 
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> > Carreirasespeciais-l em listas.unicamp.br 
> > http://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/carreirasespeciais-l 
> > 
> 
> 
> -- 
> eng. Guilherme Araujo Wood 
> professor do DEPEEL - CTC - Unicamp 
> 
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