[FWD cdmc] - 14/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Abr 20 09:13:38 BRT 2007


*FWD cdmc  - 14   20/04/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
**www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br





1 -        CHAMADA PARA ARTIGOS: Periodico "Ictus" (30/Jun - Salvador, BA,
BRASIL) <#_Toc164822117>

2 -        CHAMADA DE TRABALHOS: XVI Encontro Anual da ABEM (LIMITE: 03/Jun
- Campo Grande, MS, BRASIL) <#_Toc164822118>

3 -        CHAMADA DE TRABALHOS: 3o Encontro em Musica e Midia (30/Abr -
Santos, SP, BRASIL) <#_Toc164822119>

4 -        CONCERTO: Orquestra Sinfonica de Campinas, Reg. Ligia Amadio.
Obras de Arutyunyan, Copland e Revueltas (21-22/Abr - Campinas, SP,
BRASIL)<#_Toc164822120>

5 -        CONCERTO: Orquestra Sinfonica Jovem de Goias, Reg. Eliseu
Ferreira. Obras de Koussevitzky, Stravinsky e Arutjunjan (24/Abr, 20:30hs -
Goiania, GO, BRASIL) <#_Toc164822121>

6 -        CONCURSO PUBLICO: Professor Assistente para disciplinas HARMONIA,
CONTRAPONTO e ANALISE, USP (Abr/2007 - Sao Paulo, SP) <#_Toc164822122>

7 -        CONCURSO PUBLICO: Professor de  violao / Linguagem e Estruturacao
Musical, Universidade Estadual de Londrina (INSCRICOES: 02-08/Mai -
Londrina, PR, BRASIL) <#_Toc164822123>

8 -        CURSO: Pos-Graduacao Lato Sensu em Educacao Musical, Faculdade de
Musica Carlos Gomes (INICIO: 06/Ago - Sao Paulo, SP) <#_Toc164822124>

9 -        EDITAIS: Programa "Rumos Itau Cultural" (Abr/2007 - Sao Paulo,
SP) <#_Toc164822125>

10 -      EVENTO: "Seminario Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil"
(18-20/Set/2007 - Centro de Convencoes Reboucas, Sao Paulo, SP)<#_Toc164822126>

11 -      EVENTO: 23o Encontro de Corais de Juiz de Fora (30/Mai - Juiz de
Fora, MG, BRASIL) <#_Toc164822127>

12 -      EVENTO: 5o. Encontro Nacional de Pesquisa em Arte (30/Mai-01/Jun -
Montenegro, RS, BRASIL) <#_Toc164822128>

13 -      LANCAMENTO: Livro "Ensaios - Olhares sobre a Musica Coral
Brasileira", org. Eduardo Lackschevitz (Abr/2007 - Rio de Janeiro,
RJ)<#_Toc164822129>

14 -      PALESTRA: "Oficio de Compositor", Benjamin Dwyer (IRLANDA).
(20/Abr, 16:00hs - Ribeirao Preto, SP, BRASIL) <#_Toc164822130>

15 -      RECITAL: "Solistas Arte Viva". Obras de CAMARGO GUARNIEIRI
(27/Abr, 21:00hs - Campo Grande, MS, BRASIL) <#_Toc164822131>

16 -      CALL FOR PAPERS: International Symposium on Performance Science
(01/Jun - Porto, PORTUGAL) <#_Toc164822132>

17 -      CALL FOR PAPERS: "Messiaen the Theologian", Boston University
(DEADLINE: 07/Mai - Boston, EUA) <#_Toc164822133>

18 -      CALL FOR PAPERS: The Ninth International Conference of the
Department of Musicology and Ethnomusicology, "(Auto)Biography as a
Musicological Discourse" (DEADLINE: 01/Set/2007 - Belgrado,
SERVIA)<#_Toc164822134>

19 -      COMPETITION: 1st "Albert Dunning" International Organ Competition
(DEADLINE: 04/Jun/2007 - Spoleto, ITALIA) <#_Toc164822135>

20 -      COMPOSITION PRIZE: 13th City of Klagenfurt Gustav Mahler
Composition Prize (DEADLINE: 02/Mai - Klagenfurt, AUSTRIA) <#_Toc164822136>

21 -      COMPOSING COMPETITION:"2 Agosto" International Composing
Competition (DEADLINE: 10/Mai - Bologna, ITALIA) <#_Toc164822137>

22 -      CURSO: MaxMSP/Jitter: Introducao a Sistemas de Imagem
Interactivos, Prof. Andre Bartetzki (30/Abr-05/Mai - Lisboa,
PORTUGAL)<#_Toc164822138>

23 -      EVENTO: 11th International Saxophone Meeting (30/Jun - 08/Jul -
Nova Gorica, ESLOVENIA) <#_Toc164822139>

24 -      MAESTRIA EN MUSICA: Universidade Simon Bolivar (Set/2007 -
Caracas, VENEZUELA) <#_Toc164822140>

25 -      MUSIC RESOURCE FOR ACADEMICS: http://www.informaworld.com/arts
(Abr/2007) <#_Toc164822141>

26 -      NOMITATIONS: "Early Modern Women Award" (Abr/2007 - Princeton, NJ,
EUA) <#_Toc164822142>

27 -      PREMIO: 1st International Prize "Andres Gaos". JOSE LUIS CAMPANA
(ARGENTINA). (Abr/2007 - La Corunha, ESPANHA) <#_Toc164822143>

28 -      RESULTATS: "Concurs International d'Interpretation de Paris-Ville
d'Avray". 1er Prix: Jose Andres Valerio Molina (ESPANHA). (Abr/2007 - Paris,
FRANCA) <#_Toc164822144>


********************************************
********************************************


1. CHAMADA PARA ARTIGOS: Periodico "Ictus" (30/Jun - Salvador, BA, BRASIL)


********************************************


De: psotuyo em ufba.br


CHAMADO PARA ARTIGOS 2007 / CALL FOR PAPERS 2007


Temos o prazer de informar que ate 30 de junho estara aberto o periodo de
submissao de trabalhos para o Periodico ICTUS do Programa de Pos-Graduacao
em Musica da Universidade Federal da Bahia.

Desde 2006, o ICTUS utiliza um novo sistema de submissao e avaliacao on-line
que se encontra disponivel no endereco http://www.ictus.ufba.br/ Ao entrar
no site, clique em tudo... veja e leia tudo quanto estiver disponivel. Alem
de ler nossos sete numeros ja publicados, voce pode se cadastrar como leitor
e/ou como autor.

Se assim o desejar, podera tambem se cadastrar como parecerista, o que
agradecemos muito, ja que todo o sistema de avaliacao das submissoes e
realizada pelo sistema de avaliacao cega (blind peer-review) o que garante a
isencao dos julgamentos, dando transparencia ao processo todo. Aqueles que
desejem submeter trabalhos, deverao formatar os artigos segundo as normas
descritas abaixo.

Pablo Sotuyo Blanco
Editor do Ictus
Periodico do Programa de Pos-Graduacao em Musica da
Universidade Federal da Bahia
ISSN 1516-2737


Regras para submissao de artigos:

Os artigos, escritos preferencialmente em portugues, podem ser enviados nos
seguintes formatos: Microsoft Word (ate a versao 2000), Word perfect (ate a
versao 6.x) ou RTF (rich text format). O formato RTF e o preferido. O numero
de paginas fica a criterio do autor, levando em consideracao que o Periodico
ICTUS aceita artigos e nao monografias. O cuidado com o bom senso na relacao
entre numero de paginas e numero de exemplos facilitara a aceitacao dos
artigos submetidos.

O estilo bibliografico exigido sera o da Universidade de Chicago tanto na
modalidade parentetica quanto de notas de referencias. Exemplos dele podem
ser facilmente encontrados na Internet.

Os exemplos musicais e os graficos, assim como as tabelas e qualquer outra
forma de ilustracao do texto, deverao vir separados dos arquivos de texto,
ou seja, cada exemplo grafico devera ser salvo em um documento independente
dos documentos de texto, e enviados como documentos complementares
UTILIZANDO OS FORMULARIOS DISPONIVEIS ON-LINE.

No texto, identifique apenas o lugar onde a figura, exemplo, quadro ou
tabela entra com seu nome e a legenda correspondente entre colchetes (por
exemplo [figura1 - legenda]).

Os seguintes formatos grafico para exemplos sao aceitos: TIFF, JPG, GIF,
WMF. O formato TIFF e preferido.

Os documentos em formato grafico deverao cumprir com as seguintes regras:
resolucao minima de 300 dpi.

Para maiores informacoes consulte a pagina do Ictus na internet:
www.ictus.ufba.br


********************************************
********************************************


2. CHAMADA DE TRABALHOS: XVI Encontro Anual da ABEM (LIMITE: 03/Jun - Campo
Grande, MS, BRASIL)


********************************************


De: jonufer em iis.com.br


A Associacao Brasileira de Educacao Musical e a Comissao Organizadora do XVI
Encontro Anual da ABEM  e Congresso Regional da ISME na America Latina
-2007, comunicam que os Eventos deste ano acontecerao em Campo Grande, Mato
Grosso do Sul, Brasil, no periodo de 08 a 11 de outubro, e abordarao o tema
"EDUCACAO MUSICAL NA AMERICA LATINA: CONCEPCOES, FUNCOES E ACOES".

Convidamos pesquisadores, professores, profissionais e alunos, a submeterem
trabalhos relacionados aos seguintes sub-temas da area de Educacao Musical:

1. Formacao e praticas no Ensino Superior (Universidades e Faculdades)

2. Formacao e praticas no Ensino Medio (Escola Regular -16 a 18 anos)

3. Formacao e praticas no Ensino Fundamental (Escolar Regular - 7 a 15 anos)

4. Formacao e praticas na Educacao Infantil (Escola Regular - 0 a 6 anos)

5. Formacao e praticas  em estudios, conservatorios e escolas de musica.

6. Formacao e praticas em contextos nao-formais e/ou informais

7. Formacao e praticas na Educacao Especial e Musicoterapia

Os trabalhos devem ser enviados no periodo de 01 de abril a 03 de junho de
2007, impreterivelmente.

As submissoes podem ser feitas como Comunicacao ou Poster e deverao estar
enquadrados em uma das seguintes categorias:


PROJETO DE PESQUISA OU PESQUISA EM ANDAMENTO

Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverao abordar uma questao de
pesquisa em educacao musical, explicitando os objetivos da investigacao, os
pressupostos teoricos e os procedimentos metodologicos previstos e/ou
utilizados. A proposta devera destacar, ainda, a contribuicao que a pesquisa
oferecera para a area de educacao musical e para a producao cientifica em
geral.


PESQUISA CONCLUIDA

Nessa modalidade, as propostas deverao consistir em trabalhos originados de
pesquisas concluidas, explicitando os objetivos da investigacao, bem como os
pressupostos teoricos e os procedimentos metodologicos utilizados. Os
trabalhos devem destacar os resultados e as conclusoes obtidas a partir do
processo investigativo.


RELATO DE EXPERIENCIA

Os trabalhos enviados para essa modalidade deverao descrever uma experiencia
em educacao musical ja realizada ou em desenvolvimento, explicitando os
fundamentos teoricos e praticos que alicercaram a proposta.


Submissao de trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados a Coordenacao do Comite Cientifico do XVI
Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME ( International Society
for Music Education) da America Latina - 2007 atraves do sistema OpenConf,
no endereco eletronico: http://www.cpd1.ufmt.br/ismeabem Ou atraves do link
correspondente disponivel na pagina do evento:
http://abem2007.vila.bol.com.br/

O OpenConf, desenvolvido pela ZakonGroup, foi implantado pela Anppom, no ano
de 2006 sendo agora utilizado, tambem, pela Comissao Organizadora do XVI
Encontro Anual da Associacao Brasileira de Educacao Musical (ABEM) e do
Congresso Regional da ISME  na America Latina - 2007 O sistema permite o
acompanhamento do processo seletivo junto aos pareceristas assegurando
completo sigilo na apreciacao e selecao dos trabalhos e exatidao no
cumprimento dos prazos. Por esta razao informamos que nao havera prorrogacao
de prazo para submissao de trabalhos nos eventos.

A aprovacao das propostas estara condicionada a avaliacao do Comite
Cientifico do Evento.

A Comissao Organizadora informa que os resumos dos trabalhos aprovados para
comunicacao ou poster serao divulgados no site do XVI Encontro Anual da
Associacao Brasileira de Educacao Musical (ABEM) e do Congresso Regional da
ISME na America Latina - 2007 http://abem2007.vila.bol.com.br/

Os textos completos dos trabalhos aprovados serao publicados nos anais em
CD-ROM. Todavia, tanto a publicacao nos anais quanto a apresentacao de
trabalhos (comunicacao ou poster) estao condicionadas a inscricao no
Encontro, devendo ser observada a data limite - 24 de agosto de 2007.

Para os expositores brasileiros e necessario ser socio da ABEM e estar em
dia com as anuidades.


Datas e prazos importantes:

Envio de trabalhos 01 de abril a 03 de junho
Avaliacao pelo comite cientifico 09 de abril a 04 de julho
Divulgacao dos resultados 11 de julho
Revisao, pelos autores, dos trabalhos aprovados para a publicacao nos Anais
11 de julho a 29 de julho
Inscricao no evento para os trabalhos aprovados 11 de julho a 24 de agosto

Para os expositores comprovadamente residentes em outros paises, devido as
altas taxas cobradas em alguns paises para remessas de valores ao Brasil,
havera dispensa do  pagamento previo, podendo faze-lo por ocasiao do
credenciamento no evento, de acordo com a tabela de valores em vigor, sem
prejuizo de sua inclusao na programacao e nos Anais. Neste caso, ao receber
a carta de aceite, o autor residente fora do Brasil devera remeter a
organizacao do evento uma carta de confirmacao de sua participacao no mesmo
e a sua opcao pelo pagamento por ocasiao do evento, acompanhada de documento
comprobatorio de sua residencia permanente em outro pais.


Normas para a estruturacao dos trabalhos

Configuracao geral: os trabalhos (em portugues ou espanhol) devem ser
estruturados no programa Word for Windows com, no maximo, a seguinte
extensao:
. Comunicacao - 2000 palavras
. Poster - 1000 palavras
As propostas devem ser digitadas no formato papel A4, com margens esquerda e
direita com 3 cm, superior com 2,5 cm e inferior com 3,25 cm, utilizando
fonte Times New Roman.

Titulo: centralizado, fonte em tamanho 14. Deve-se deixar duas linhas de
espaco antes do inicio do resumo.

Resumo: com no maximo 250 palavras, espacamento entre linhas simples, fonte
tamanho 12 (normal), justificado, sem entrada de paragrafo. Deve-se deixar
duas linhas de espaco antes do texto.

Texto: fonte tamanho 12 (normal), espacamento entre linhas 1,5, justificado,
entrada de paragrafo 1,5.


Citacoes:

. As citacoes diretas (literais) curtas (com ate tres linhas) devem ser
inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referencia entre
parenteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e pagina(s) (ver exemplos
abaixo).

. As citacoes diretas longas (com mais de tres linhas) devem ser colocadas
em paragrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem
recuo na margem direita, utilizando espaco simples, fonte tamanho 11, e nao
devem ser colocadas entre aspas. Estas citacoes devem estar separadas do
paragrafo anterior e do posterior por uma linha de espaco simples e terem
referencia entre parenteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e
pagina(s) (ver exemplos abaixo).

. As citacoes indiretas (nao literais) devem ser inseridas no texto, mas nao
devem ser colocadas entre aspas, e sao seguidas da referencia entre
parenteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e pagina(s) (observar que
as paginas so devem ser colocadas caso a citacao se refira a trecho(s)
especifico(s) e nao a obra como um todo) (ver exemplos abaixo). . o caso de
citacoes de obras em lingua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se
considere necessario, o trecho na lingua original pode ser apresentado em
nota de rodape).

Exemplos das referencias em citacoes entre parenteses:

. uma obra, com um autor:
(GREEN, 2002, p. 25)

. uma obra, com dois autores (ou tres):
(FERREIRA; GUIMARAES, 2003, p. 22)

. uma obra, com mais de tres autores:
(MOURA et al., 2002, p. 15-17)

. duas obras, com mesmo autor:
(TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
. duas obras, com autores diferentes:

(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)
Notas de rodape:

Para as notas de rodape deve ser utilizada a fonte Times New Roman em
tamanho 10.


Referencias:

Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabetica pelo
sobrenome do autor, em espaco simples, alinhadas apenas a esquerda,
separadas por uma linha de espaco simples, seguindo as normas da ABNT (NBR
6023, de 2002). Ver exemplos abaixo.

Exemplos das Referencias (que devem estar no final do texto):

. Livros:

ULTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor,
separa-los com ponto e virgula]. Titulo do trabalho: subtitulo [se houver].
Traducao [se houver]. edicao [se nao for a primeira]. Local de publicacao:
Editora, ano.

Exemplos:

ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New
York: Oxford University Press, 1995.

SWANWICK, Keith. Ensinando musica musicalmente. Traducao de Alda Oliveira e
Cristina Tourinho. Sao Paulo: Moderna, 2003.


. Parte de livros (capitulos, artigos em coletaneas, etc.):

ULTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se
tivermais de um autor, separa-los com ponto e virgula]. Titulo da parte. In:
ULTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um
autor, separa-los com ponto e virgula]. Titulo do trabalho: subtitulo [se
houver]. edicao [se nao for a primeira]. Local de publicacao: Editora, ano.
pagina inicial-final da parte.

Exemplo:

GROSSI, Cristina. Questoes emergentes na avaliacao da percepcao musical no
contexto universitario. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara
(Org.).Avaliacao em musica: reflexoes e praticas. Sao Paulo: Moderna, 2003.
p.124-139.

. Artigos em periodicos :

ULTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de
um autor, separa-los com ponto e virgula]. Titulo do artigo. Titulo do
Periodico, Local de publicacao, numero do volume e/ou numeracao do ano,
numero do fasciculo, pagina inicial-final do artigo, data.

Exemplo:

ARROYO, Margarete. Um olhar antropologico sobre praticas de ensino e
aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000. .
Trabalhos em anais de eventos cientificos:

ULTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de
um autor, separa-los com ponto e virgula]. Titulo do trabalho. In: NOME DO
EVENTO, numeracao do evento [se houver]., ano de realizacao, local. Titulo.
Local de publicacao: Editora, ano de publicacao. pagina inicial-final do
trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de musica na educacao infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA
ASSOCIACAO BRASILEIRA DE EDUCACAO MUSICAL, 7., 1998, Pernambuco. Anais...
Pernambuco: ABEM, 1998. p. 27-42.


. Documentos na internet: materia (artigo, monografia) em uma pagina.

ULTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da materia [se tiver mais de
um autor, separa-los com ponto e virgula]. Titulo da pagina: subtitulo [se
houver], data da pagina ou site. Disponivel em: <endereco da pagina>. Acesso
em: data.

Exemplo:

LOUREIRO, Monica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chui. CliqueMusic: a
musica brasileira esta aqui, ago. 2001. Disponivel em: <
http://cliquemusic.uol.com.br/br/acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Materia=2837>.
Acesso em: 07 de nov. 2002.


********************************************
********************************************


3. CHAMADA DE TRABALHOS: 3o Encontro em Musica e Midia (30/Abr - Santos, SP,
BRASIL)


********************************************


De: whvalent em terra.com.br


Nucleo de Estudos em Musica e Midia

3o. Encontro em Musica e Midia

"As imagens da musica"

1o. Encontro de Musica e Midia:

19 a 21 de setembro, 2007


O Nucleo de Estudos em Musica e Midia- MusiMid-  e um grupo de pesquisa
formado por profissionais do meio academico altamente capacitados, de
formacao multidisciplinar, alem de estudantes de graduacao e pos-graduacao.
Provenientes das universidades mais conceituadas do pais, esses
pesquisadores tem como centro de interesse comum o estudo das multiplas
relacoes entre musica e suas formas de comunicacao e recepcao. Visando
ampliar os debates e estende-los a comunidade interessada no tema, realizou,
em setembro de 2005, o 1o. Encontro de Musica e Midia - "As multiplas vozes
da cidade" e, em 2006. o 2o.Encontro- "Verbalidades, musicalidades: temas,
tramas e transitos", o com o apoio do SESC- Santos.

Nesta terceira edicao, pretende-se explorar todas as tramas possiveis entre
a linguagem musical e todas as relacoes imageticas que possa estabelecer
consigo mesma e outras linguagens (vide abaixo). A coordenacao estara
compartilhada pelo MusiMid e pelos professores convidados Marilia
Laboissiere (UFG) e Eufrasio Prates (UNB), com o apoio do Programa de
Pos-Graduacao em Musica da  Escola de Comunicacoes e Artes da  Universidade
de Sao Paulo (ECA-USP).

 O local de realizacao sera, mais uma vez, o SESC-Santos, que oferecera a
infra-estrutura logistica e institucional. A programacao esta voltada ao
publico universitario e interessados em geral, oferecendo certificados,
mediante inscricao e frequencia nas atividades.

Formas de participacao: o Encontro sera composto de apresentacoes de
trabalhos por especialistas convidados, mas tambem aceitara a inscricao de
trabalhos enviados, que deverao ser submetidos ao comite de leitura. Tambem
serao aceitos participantes ouvintes, mediante inscricao. Para tanto, o
interessado devera enviar o seu texto (veja normas abaixo), para o seguinte
endereco: musimid em gmail.com, ate o dia 30 de abril. Maiores informacoes
serao fornecidas, em breve, na Revista Criterio: www.revista.criterio.nom.br


Envio de trabalhos:

Os interessados em participar deverao enviar um resumo de ate 250 palavras,
ate o dia 30 de abril, indicando referencias bibliograficas ao endereco
musimid em gmail.com, seguindo a formatacao: titulo do trabalho (fonte tamanho
14, negrito), linha seguinte, alinhamento a direita: nome, filiacao
academica/ institucional, e-mail de contato (esses dados e o resumo em fonte
tamanho 12, justificado, espacamento 1,5).

A divulgacao dos resultados sera anunciada ate o dia 12 de maio, na pagina
da Revista Criterio e para o e-mail do interessado. A versao completa dos
textos devera ser entregues ate o dia 20 de junho, ja em sua versao final.
(Por ocasiao da divulgacao dos resultados, sera passado o modelo de
formatacao do texto.) Todos os trabalhos enviados dentro do prazo
regulamentar serao publicados em CDROM e estarao disponiveis, a preco de
custo, aos participantes e demais interessados, durante o evento.

Notas: 1) Trabalhos aceitos, mas nao formatados de acordo com o modelo nao
serao publicados, ainda que enviados dentro do prazo regulamentar; 2) Nao
sera feita revisao de texto. Assim, cada autor sera responsavel pela versao
final.

Apresentacao dos trabalhos: Os trabalhos selecionados terao um tempo total
de 20 minutos de apresentacao. Poderao ser incluidos exemplos em data-show
(power point), audio digital, dvd e video -cassete. Cada expositor deve ter
claro que a apresentacao de oral deve integrar-se ao texto escrito.

Tambem serao aceitos outros tipos de apresentacao audiovisual, desde que
ajustadas ao tempo de ate 20 minutos. Para tanto, envie mensagem ao e-mail
musimid em gmail.com ate o dia 30 de abril apresentando sua proposta.


Temas:

- Musica e artes da narrativa:  as diversas relacoes que se constroem na
poesia, na literatura, no teatro, no cinema onde, na narrativa (de toda
natureza), a musica e tema, elemento construtivo,. ou ponto de partida.
Obras embasadas na linguagem verbal que se transformaram em textos musicais
e/ ou vice-versa. A musica como elemento desencadeador de situacoes de
narratividade. Opera, cancao, musical

- Musica e suas formas de representacao visual: notacao, evolucao da
escrita, metodos de leitura, representacao eletroacustica pelas tecnologias
digitais;

- Musica e as linguagens audiovisuais, com ou sem o apoio da linguagem
verbal: cinema, radio, televisao, videoclipe, jogo de video: a funcao
diegetica da musica. A musica da propaganda, na propaganda.

-Musica como elemento de criacao e representacao no espaco e do espaco: os
locais de fruicao da musica e seus usos: Muzak, sala de concertos, templos
religiosos, locais de convivio de grupos especificos (escolas, hospitais,
clubes etc.).

-Musica e convencoes semanticas: as relacoes simbolicas de toda natureza,
particularmente de cunho social: musica como signo de identidade,
particularmente nas situacoes de na imigracao e desterro; tribos,
comunidades, raves...


Comite cientifico:

Organizacao:

Prof. Dr.  Eufrasio Prates
Prof. Dr. Fernando Iazzetta
Profa. Dra.  Heloisa de A. Duarte Valente
Prof. Ms. Marcelo Luiz dos Santos Chagas
Profa. Dra.  Marilia Laboissiere
Profa. Dra. Susana Ramos Ventura
Prof. Ms. Wladimir Mattos


Comite de leitura:

Prof. Dr. Ademir Demarchi
Prof. Dr. Diosnio Machado Neto
Prof. Dr. Marcos Julio Sergl
Profa. Dra. Monica Rebecca F. Nunes
Profa. Dra. Simone Luci Pereira
Profa. Dra. Teresinha Prada Soares


Apoio

Revista Criterio - http://www.revista.criterio.nom.br/ -
Marcelo Chagas, Editor
Vereador Professor Reinaldo Martins
SESC Santos
Livraria Realejo


********************************************
********************************************


4. CONCERTO: Orquestra Sinfonica de Campinas, Reg. Ligia Amadio. Obras de
Arutyunyan, Copland e Revueltas (21-22/Abr - Campinas, SP, BRASIL)


********************************************


De: contato em osmc.com.br

Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas

T e m p o r a d a   2 0 0 7

Nosso proximo programa sera executado nos dias:
21 de abril - 20h  e  22 de abril - 17h,
no Teatro Interno do Centro de Convivencia Cultural Carlos Gomes.


CONCERTO OFICIAL

21 abr - sab - 20h - 22 abr - dom - 17h

P r o g r a m a

MIKHAIL GLINKA
"Rusllan e Ludmilla" - Abertura

ALEXANDER ARUTYUNYAN
Concerto para trompete
solista
Paulo Ronqui

AARON COPLAND
Appalachian Spring

SILVESTRE REVUELTAS
Sensemaya

Regente
Ligia Amadio


Servico

Local: Teatro Interno do Centro de Convivencia Cultural Carlos Gomes- Pca.
Imprensa Fluminense, s/no. - Cambui
Ingressos: R$ 15,00 (inteira)  - R$ 7,50 (meia-entrada): Aposentados,
estudantes, maiores de 60 anos
Bilheteria: (19) 3232-4168

Realizacao
Prefeitura Municipal de Campinas
Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas
Tel: (19) 3237-2730

http://www.sinfonicadecampinas.com.br
mailto:contato em osmc.com.br


********************************************
********************************************


5. CONCERTO: Orquestra Sinfonica Jovem de Goias, Reg. Eliseu Ferreira. Obras
de Koussevitzky, Stravinsky e Arutjunjan (24/Abr, 20:30hs - Goiania, GO,
BRASIL)


********************************************


De: loidemagalhaes em hotmail.com


V Concerto da Temporada 2007 da Orquestra Sinfonica Jovem de Goias


Data: 24 abril de 2007 - terca-feira

Horario: 20h 30

Local: Teatro Goiania

End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
Entrada Franca


PROGRAMA

* SERGEI KOUSSEVITZKY - Concerto para Contrabaixo e Orquestra
* CAMILLE SAINT-SAENS - Morceau de Concerto para Trompa e Orquestra
* IGOR STRAVINSKY - Suite No.. 2 para Pequena Orquestra
* ALEXANDER ARUTJUNJAN - Concerto para Trompete e Orquestra

Solistas: Prof. Sonia Ray (Contrabaixo)
Rafael Custodio Venancio (Trompa)
Prof. Rogerio Rosembergue Garcia (Trompete)

Regente: Eliseu Ferreira


Release

A Orquestra Sinfonica Jovem de Goias apresenta no dia 24 de abril, as 20h
30, no Teatro Goiania, o V Concerto de sua Temporada 2007. Sob a batuta do
titular Eliseu Ferreira, o concerto contara com a participacao da
contrabaixista Sonia Ray, do trompista Rafael Custodio Venancio e do
trompetista Ricardo Rosembergue como solistas. Na primeira parte do programa
a orquestra executara o Concerto para Contrabaixo e Orquestra do compositor
russo Sergei Koussevitzky e o Morceau de Concerto para Trompa e Orquestra do
compositor frances Camille Saint-Saens, obras nunca antes executadas em
Goiania. A segunda parte abre com a Suite no. 2 do compositor russo Igor
Stravinsky e termina com o Concerto para Trompete e Orquestra do compositor
armenio Alexander Arutjunjan.  A duracao do espetaculo sera de 1 hora. A
entrada e franca. A realizacao e da Secretaria de Estado da Educacao em
parceria com a Agencia Goiana de Cultura - AGEPEL.

Esse sera o V concerto da Temporada 2007, que marca uma nova fase nos
trabalhos da Orquestra Sinfonica Jovem de Goias. Nesse ano a orquestra esta
preparando no minimo um programa mensal com repertorio diferente. Em cada
concerto a orquestra esta contando com a participacao de solistas convidados
ou solistas integrantes do proprio grupo. Isso tem feito com que a orquestra
adquira experiencia e cresca tecnica e artisticamente. Dessa forma,
espera-se tambem manter o interesse do publico, visando a formacao de novas
plateias para a musica de concerto em nosso Estado.


OS SOLISTAS

SONIA RAY - contrabaixista, pesquisadora e professora. Doutora em
Performance e Pedagogia do Contrabaixo pela Universidade de Iowa, EUA, onde
estudou sob a orientacao de Diana Gannett e com bolsa da CAPES. Ray tem se
apresentado como solista e camerista em salas de concerto no Brasil e EUA.
Faz regularmente primeiras audicoes de obras brasileiras para contrabaixo. E
socia-fundadora da ABC - Associacao Brasileira de Contrabaixistas.
Atualmente, Ray desenvolve projetos de pesquisa nas areas de psicologia da
performance musical e de catalogacao (edicao e editoracao) de musica
brasileira para contrabaixo. E Coordenadora o GEPEM - Grupo de Pesquisa em
Performance Musical da EMAC-UFG, onde leciona contrabaixo, musica de camara,
metodologia de pesquisa e apreciacao e critica da musica contemporanea. Em
junho de 2007, Ray sera artista convidada da Convencao Bienal da ISB -
International Society of Bassists em Oklahoma City (EUA) e professora
convidada do seminario anual de contrabaixo da University of North Texas.


ROGERIO ROSEMBERGUE iniciou seus estudos de trompete com o prof. Marcos
Cordeiro, tendo posteriormente estudado tambem com o prof. Jose de Oliveira
Bruno. Participou de varios cursos e master-classes com trompetistas de
renome internacional, tais como Fred Mills, Josef Bugstaller, Ross Beacraft,
Chuck Lazaros, Mathew Lee, Anor Luciano Junior, Nailson Simoes, Heinz Karl
Schwebel. Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordao no ano de
2003, sendo tambem bolsista por dois anos consecutivos da Fundacao VITAE,
periodo no qual estudou com o professor Fernando Dissenha (Primeiro Trompete
da Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo - OSESP). Atualmente, Rogerio
Rosembergue estuda com o professor Gedeao Lopes (Primeiro Trompete da
Orquestra Sinfonica do Teatro Nacional Claudio Santoro). E professor de
trompete do CEP em Artes Basileu Franca e Escola de Arte Veiga Valle,
atuando tambem como Primeiro Trompete da Orquestra Sinfonica Jovem de Goias.

RAFAEL CUSTODIO VENANCIO - Seu interesse pela musica comecou aos 08 anos de
idade, a partir do trabalho realizado por seu pai (Trompetista e Mestre de
Musica da Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Goias) em uma fanfarra da
cidade. Com ele comecou seus estudos de trompa e teoria musical.
Posteriormente, ingressou no Centro Cultural Gustav Ritter, onde tambem
atuou na Orquestra Jovem, e por ultimo, na Escola de Arte Veiga Valle,
recebendo orientacao do prof. Rubem Santos Silva. Aos 14 anos ingressou na
Orquestra Sinfonica Jovem de Goias, frente a qual ja atuou como solista.
Participou de diversas apresentacoes, concertos e mostras de musica, seja
como integrante de grupos ou como solista.


A ORQUESTRA

Criada no ano de 2001, a orquestra experimentou um notavel crescimento apos
a implantacao do Programa Bolsa Orquestra pelo Governo de Goias em 2005:
maior numero de concertos, crescimento do nivel musical e tecnico e,
consequentemente, repertorio mais interessante e significativo. Somente em
2006, a orquestra realizou 25 concertos, um numero significativo, se
comparado a media de realizacoes de outros grupos. O objetivo da orquestra e
formar profissionais para atuarem em orquestras em nosso Estado e em outras
partes do nosso pais. Por esse motivo, as obras que a orquestra estuda e
executa atualmente fazem parte da programacao de toda grande orquestra em
qualquer parte do mundo.

Desde o inicio de suas atividades, a Orquestra Sinfonica Jovem de Goias tem
oferecido de forma sistematica o aprendizado da musica sinfonica e das
habilidades especificas da profissao de musico orquestral. Composta por
alunos do Centro de Educacao Profissional em Artes Basileu Franca e Escola
de Arte Veiga Valle, e dividida nos grupos A, B e C, totalizando 150
membros. Sob a direcao do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas
atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetoria ascendente
de crescimento artistico e institucional. Tem realizado uma grande
quantidade de concertos em Goiania e sua regiao metropolitana, alem de
cidades como Anapolis, Ceres, Brasilia, Goianesia, Cidade de Goias, Caldas
Novas, Pirenopolis, dentre outras. Em janeiro de 2006 realizou, com muito
sucesso, um concerto na programacao oficial do 28o. Curso Internacional de
Verao da Escola de Musica de Brasilia. Em seus espetaculos, a orquestra tem
se associado a artistas de renome nacional, como o maestro Emilio de Cesar,
a pianista Lucia Barrenechea e o violinistas Luciano Pontes e Ivan Quintana.
Sua programacao de concertos e variada e inclui estreias regulares de novas
composicoes, algumas delas dedicadas a propria orquestra. Em 2005 passou a
contar com o suporte financeiro do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo
Governo de Goias atraves da Secretaria de Educacao. Esse programa tem por
objetivo principal fomentar a formacao de profissionais de orquestra em
Goias, atraves da concessao de bolsas-auxilio a jovens musicos, a fim de
integrarem a Orquestra Sinfonica Jovem do Estado, viabilizando seu pleno
funcionamento. E uma iniciativa pioneira em Goias e com certeza influenciara
positivamente nas atividades culturais de nosso Estado, propiciando aos
jovens musicos condicoes favoraveis a sua formacao profissional.


O MAESTRO

ELISEU FERREIRA, natural de Anapolis, e Licenciado em Educacao Artistica e
Bacharel em Clarineta pela Escola de Musica e Artes Cenicas da Universidade
Federal de Goias. Estudou clarineta na Escola de Musica de Brasilia e tambem
na Universidade de Brasilia na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro.
Estudou regencia com o Maestro Emilio de Cesar por varios anos. Participou
de festivais, cursos de aperfeicoamento, e master-classes no Brasil e no
exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante
Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil
Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regencia em Zlin e Kromeriz,
na Republica Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra.  Alem
de clarinetista, foi tambem Regente Assistente da Orquestra Filarmonica de
Goias. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goias, da Orquestra
Planalto Central, Orquestra de Camara de Goiania, Camerata Vocal de Goiania
e da Banda Sinfonica do CEFET-GO. Como Maestro Convidado regeu a Orquestra
Sinfonica da UNICAMP, e a Orquestra Sinfonica de Goiania. Trabalha como
Assistente do Maestro Emilio de Cesar no Festival Eleazar de Carvalho em
Fortaleza-CE. Foi Regente Titular e Diretor Artistico da Orquestra de Camara
Goyazes de 1999 a 2003. Realizou estreias de obras de compositores como
Estercio Marquez, Fernando Cupertino e Kjel Mork Karlsen. Foi Regente
Adjunto da Orquestra Sinfonica de Goiania de 2003 a 2005. Desde 2002 e o
Regente Titular da Orquestra Sinfonica Jovem de Goias, com a qual tem
realizado um intenso trabalho didatico, realizando series de concertos em
todo o Estado de Goias. O trabalho realizado frente a esse grupo foi fator
decisivo na elaboracao e aprovacao do Programa Bolsa Orquestra, que e um
incentivo do Governo do Estado voltado para a formacao de novos talentos,
lancado em 2005 na Cidade de Goias. E Mestrando em Performance Musical pela
Escola de Musica e Artes Cenicas da UFG.



Estado de Goias
Secretaria Estadual de Educacao
Superintendencia de Ensino Profissional
Centro de Educacao Profissional em Artes Basileu Franca
Programa Bolsa Orquestra
Agencia Goiana de Cultura - AGEPEL


********************************************
********************************************


6. CONCURSO PUBLICO: Professor Assistente para disciplinas HARMONIA,
CONTRAPONTO e ANALISE, USP (Abr/2007 - Sao Paulo, SP)


********************************************


De: Adriana Lopes Moreira <adrimauricio em uol.com.br>

Informo que estao abertas as inscricoes para o processo seletivo que visa a
contratacao de 01 Assistente, referencia MS-02, em RDIDP (dedicacao
exclusiva), para o ministerio das disciplinas "Harmonia, Contraponto e
Analise" junto ao Departamento de Musica da Escola de Comunicacoes e Artes
da Universidade de Sao Paulo, em Sao Paulo (CMU-ECA-USP / SP). As inscricoes
estao abertas pelo periodo de 30 dias, contados a partir da publicacao em
17/04/2007 no Edital 020/2007 do Diario Oficial.

Web: http://www.usp.br/drh/ >> Vagas >> Docentes >> Processo seletivo.

Profa. Adriana Lopes Moreira


********************************************
********************************************


7. CONCURSO PUBLICO: Professor de  violao / Linguagem e Estruturacao
Musical, Universidade Estadual de Londrina (INSCRICOES: 02-08/Mai -
Londrina, PR, BRASIL)


********************************************


From: Divisao de Selecao de Docentes
Sent: Wednesday, March 28, 2007 5:29 PM
Subject: DIVULGACAO DE CONCURSO PUBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
-UEL - EDITAL 063/2007-PRORH

Vimos pelo presente solicitar a especial gentileza no sentido de divulgar
junto a comunidade abrangida por essa conceituada Instituicao o Concurso
Publico para provimento no cargo de Professor de Ensino Superior a ser
realizado pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, conforme segue:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
DIVISAO DE SELECAO DE DOCENTES
DIVULGA:
CONCURSO PUBLICO
para provimento no cargo de Professor de Ensino Superior
Edital 063/2007-PRORH
 Inscricoes de 02 a 08 de maio de 2007
(exceto sabado e domingo)
Edital disponivel no site: www.uel.br/prorh
em Processos de Selecao - Concurso Publico para Professor Efetivo


Para acesso ao Edital e Anexos clique no link abaixo:
http://www.uel.br/prorh/index.php?content=selecao/concdoc/063/index.htm


Em caso de duvida entre em contato pelos telefones:
(43) 3371-4302 ou 3371-4569

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
CAIXA POSTAL 6001 - CAMPUS UNIVERSITARIO
CEP 86051-990 - LONDRINA/PARANA


********************************************
********************************************


8. CURSO: Pos-Graduacao Lato Sensu em Educacao Musical, Faculdade de Musica
Carlos Gomes (INICIO: 06/Ago - Sao Paulo, SP)


********************************************


De: soniaalbano em uol.com.br


FACULDADE DE MUSICA CARLOS GOMES

PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE POS-GRADUACAO LATO SENSU
ESPECIALIZACAO - EDUCACAO MUSICAL

OBJETIVOS: Melhoria tecnica e cultural do docente de musica, a qualificacao
e especializacao do docente para o magisterio superior de musica e ensino
fundamental e medio, a orientacao para a elaboracao de pesquisas cientificas
em musica, a preparacao dos alunos graduados para os cursos de pos-graduacao
stricto sensu na area de musica e educacao musical.

INICIO - 06 de agosto de 2007.

DURACAO: dois semestres letivos. Aulas as segundas e tercas feiras no
periodo matutino.

CARGA HORARIA: 440hs com a entrega da monografia de conclusao do curso

SELECAO:

Entrevista com a coordenadora Prof. Dr. Sonia Albano de Lima
Analise do curriculum vitae; historico escolar e diploma superior na area de
musica, arte-educacao e artes; documentos pessoais.
Preenchimento da Ficha de Inscricao e entrega da documentacao indicada
Comprovante de pagamento - R$ 100,00 (cem reais)
Prova de selecao se a coordenacao entender necessaria.

DISCIPLINAS:

Metodologia Cientifica - 40 horas
Politicas Publicas e Projetos culturais - 40 horas
Pratica Instrumental Pedagogica - 80 horas
Metodologia e Didatica de Ensino Musical - 40 horas
Sensibilizacao Musical - 40 horas
Educacao musical especial - 40 horas
Expressao corporal - 40 horas
Regencia e expressao vocal - 40 horas
Orientacao a pesquisa - 40 horas


CORPO DOCENTE:

David Castelo - Estudou regencia na Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp). E formado em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina - SP, na
classe da prof. Isa Poncet. Estudou no Conservatorio Real de Haia (Holanda),
orientado por Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen. Nesta instituicao
obteve o "The Post-Graduate Certificate for Advanced Studies"; o "The First
Phase Diploma" e o "The Seconde Phase Diploma" (Master's of Music - Soloist
Diploma). Ao longo de sua formacao estudou com: Ricardo Kanji, Edmundo Hora,
Clea Galhano, Hugo Reyne, Sebastien Marq, Marion Verbruggen e Kees Boeke.
Desenvolve pesquisa em nivel de pos-graduacao na Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp) discutindo os aspectos de performance do repertorio
brasileiro do seculo XVIII, sendo orientado pela  Prf.a. Dra. Helena Jank.
Professor de instrumento nos cursos de graduacao e pos-graduacao da
Faculdade de Musica Carlos Gomes

Enny Parejo - Doutoranda do Programa de Pos-Graduacao em Educacao da PUC-SP.
Mestre em Educacao pela PUC-SP. Cursos de extensao na Orff Schulwerk Forum
Salzburg - Metodologia Orff (Austria); Conservatorio de Madrid (Metodologia
Orff), Metodo Orff/ Jos Wuytack (Barcelona); Conservatoire National de
Retion de Musique - Historia da Musica (Lyon- Franca) e Ateneo de Musica Y
Danza - Pedagogia da Iniciacao ao Piano/metodo Kodaly/metodologia do Solfejo
Malaga- Espanha. Bacharel em piano na Faculdade Paulista de Artes.
Professora dos cursos de graduacao e pos-graduacao da FMCG.

Isamara Alves Carvalho - Bacharelado em Musica - Flauta Doce pela Faculdade
de Artes Alcantara Machado (1996) e Mestrado em Educacao pela Universidade
Federal de Sao Carlos (2004). Atualmente e coordenadora da escola de musica
professora de Ritmica da Fundacao das Artes de Sao Caetano do Sul. Desde
2006 e doutoranda no programa de pos-graduacao em Educacao da UFSCar, sob
orientacao da profa. Dra. Ilza Zenker Joly.

Lenira Rengel - Professora, dancarina e coreografa. Graduada pela
ECA/USP/SP. Mestre em Artes/UNICAMP/SP. Doutoranda em Comunicacao e
Semiotica/PUC/SP. Exerce atividade didatica nas areas da Arte e da Educacao,
tratando do papel fundamental do uso da movimentacao do corpo no
aprendizado. Estudou a arte de movimento de Rudolf Laban, com Maria
Duschenes (introdutora do Metodo Laban no Brasil). E assessora da Secretaria
Estadual da Educacao no ensino da Danca. Tem artigos publicados pela
Fundacao para o Desenvolvimento da Educacao do Estado de Sao Paulo - FDE,
pela Cenpec e o DICIONARIO LABAN (2003), pela editora Annablume. Premiada
com o APCA/2000, pela curadoria de danca da CASA DAS ROSAS/SP. Professora do
curso de pos-graduacao da FMCG.

Lisbeth Soares - Mestre em Educacao Especial (Educacao do Individuo
Especial) pela Universidade Federal de Sao Carlos (2006). Graduada em
Pedagogia pela Faculdade de Educacao da Universidade de Sao Paulo (1991),
com especializacao em Educacao Especial pela Universidade Metodista de Sao
Paulo (1998). Professora de Musica na Fundacao das Artes de Sao Caetano do
Sul e professora de Educacao Especial na Prefeitura Municipal de Sao
Bernardo do Campo. E organizadora do Simposio de Educacao Musical Especial,
que em 2007 tera sua quarta edicao.

Oswaldo Mori - Mestre em Educacao pela UNICID. Licenciado em Musica pela
FMCG. Bacharel em Composicao e Regencia pela UNESP. Direciona seu trabalho
de composicao principalmente para criancas, jovens e professores de educacao
musical. Professor de graduacao e pos graduacao da Faculdade de Musica
Carlos Gomes.

Rita Amato - Doutora e Mestra em Educacao pela UFSCar, Especialista em
Fonoaudiologia pela EPM / UNIFESP e Bacharel em Musica com habilitacao em
Regencia pela UNICAMP. Professora de regencia coral, fisiologia da voz e
pratica coral dos cursos de graduacao e pos-graduacao da FMCG.

Sonia Albano de Lima - Diretora e Coordenadora Pedagogica do Programa de
Graduacao e Pos-Graduacao "Lato Sensu" em Musica e Educacao Musical da
Faculdade de Musica Carlos Gomes. E professora colaboradora do Mestrado em
Musica do IA-UNESP. Doutora em Comunicacao e Semiotica, area de Artes
(PUC-SP). Pos-graduada (especializacao) em Praticas Instrumentais e Musica
de Camara (FMCG). Aperfeicoamento em Interpretacao Musical e Musica de
Camara sob a responsabilidade do Prof. Walter Bianchi (FMCG). Bacharel em
Instrumento - Piano (FMCG). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da
USP.

Sonia Goussinsky - Mestrado em Canto no Trinity College of Music em Londres.
Pos-Graduacao em canto com especializacao em Musica Antiga na Guildhall
School of Music and Drama em Londres. Bacharelado em Canto no IA-UNESP.
Atuou como regente do Coral Renanim (Centro Cultural Edmond Fleg de
Marselha), e como integrante das Cenas de Operas do Conservatorio Nacional
de Marselha no papel de Serpina em "La Serva Padrona" de Pergolesi. Integra
o corpo docente do Musicalis - Nucleo de Musica de Sao Paulo. E cantora
especializada no vasto cancioneiro judaico, pesquisando e interpretando
cancoes principalmente em Idiche. Interpretou paralelamente o repertorio de
musica popular brasileira, tendo fundado e atuado no Grupo "Asa Branca" na
Franca.

INVESTIMENTO: 12 parcelas de 400 reais.

INFORMACOES:

Faculdade de Musica Carlos Gomes
Rua Paula Ney, n. 521
Vila Mariana - Sao Paulo - S. P.
CEP 04107- 021
Fone- (11) 5081-7445 / 5081-7331
E-MAIL: soniaalbano em terra.com.br; fmcg em fmcg.com.br.
www.fmcg.com.br


********************************************
********************************************


9. EDITAIS: Programa "Rumos Itau Cultural" (Abr/2007 - Sao Paulo, SP)


********************************************


De: sprac em grupos.com.br [mailto:sprac em grupos.com.br] Em nome de
pedrajr em terra.com.br
Enviada em: segunda-feira, 2 de abril de 2007 10:11
Assunto: [sprac] Lancamento de Editais do programa RUMOS ITAU CULTURAL


Itau Cultural

informa

Estao abertas as inscricoes, em ambito nacional, para quatro editais do
programa RUMOS ITAU CULTURAL.

Os editais sao:

- Rumos Itau Cultural Musica 2007-2009. (aberto a todos os interessados)
- Rumos Itau Cultural Literatura 2007-2008.(aberto a todos os interessados)
- Rumos Itau Cultural Jornalismo Cultural 2007-2008. (somente para para
estudantes do terceiro, quarto e quinto semestre dos cursos de Jornalismo
e/ou Comunicacao Social e professores de graduacao dos mesmos cursos,
independente da cadeira que lecione)
- Rumos Pesquisa: Gestao Cultural 2007-2008 (exclusivo para trabalhos de
pos-graduacao strictu e lato sensu).

As inscricoes sao gratuitas e deverao ser feitas, exclusivamente, atrave do
site www.itaucultural.org.br/rumos2007 . A unica excecao em que a inscricao
pode ser feita tambem atraves de formulario impresso e o edital Rumos
Musica. Neste caso, envie uma mensagem para
rumosmusica em itaucultural.org.bre solicite os formularios para
inscricao.

Maiores informacoes sobre: abrangencia e conteudo de cada edital, premiacoes
e criterios de inscricao, acesse o site www.itaucultural.org.br/rumos2007 .
Neste site tambem consta e-mails tira-duvidas para cada edital.


Sobre o programa RUMOS ITAU CULTURAL

O programa Rumos e uma iniciativa de apoio a producao academica e artistica
que, em atividade desde 1997, mostrou estar sintonizado com a criatividade
brasileira. Em tempo de grandes transformacoes sociais e demandas no mundo
inteiro pela diversidade cultural, o programa RUMOS da sua colaboracao para
o fomento e o desenvolvimento de centenas de trabalhos academicos, obras e
artistas das mais variadas expressoes e regioes do pais. Os programas sao
voltados tanto para iniciantes, com o objetivo de revelar novos valores,
como para quem ja possui trabalhos consolidados nas areas de expressao
propostas.

Ao premiar projetos vindos de todos os recantos do Brasil, o programa RUMOS
descentraliza e amplia o eixo de producao cultural e possibilita uma
distribuicao de bens culturais mais equitativa na sociedade. Desde sua
criacao, o Rumos selecionou 655 projetos e suas atividades atingiram 2
milhoes de pessoas.

luiz pedreira junior  - pedrajr em terra.com.br
comunicacao dirigida / itau cultural
11 8405-4664


********************************************
********************************************


10. EVENTO: "Seminario Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil"
(18-20/Set/2007 - Centro de Convencoes Reboucas, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: DT/SIBi-DIVULGACAO [mailto:divulgacao em sibi.usp.br]
Enviada em: terca-feira, 27 de marco de 2007 11:50
Assunto: INFORMATIVO-01.htm


SEMINARIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASIL

18 a 20 de setembro de 2007

Centro de Convencoes Reboucas

Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 23 - portaria 1 - 05403-00 - Sao Paulo


INFORMATIVO 01

INSCRICOES e SUBMISSAO DE TRABALHOS

Informamos que ja estao abertas as inscricoes e submissao de trabalhos para
o Seminario Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil.


INFORMACOES ACESSE O SITE:
http://www.usp.br/sibi/sibdb/

Contato:

 Tel./Fax.: (011) 3091-1573
Tel.: (011) 3091-1545
e-mail: info_sibd em sibi.usp.br


********************************************
********************************************


11. EVENTO: 23o Encontro de Corais de Juiz de Fora (30/Mai - Juiz de Fora,
MG, BRASIL)


********************************************


De: cmjf em uai.com.br

A ASS. ART. e CULT. CORO MUNICIPAL JUIZ DE FOR A, sob  a direcao do Maestro
Domicio Procopio, estara realizando, dia 30 de maio de 2007, o seu XXIII
ENCONTRO DE CORAIS DE JUIZ DE FORA, em comemoracao ao aniversario da cidade
de Juiz de Fora ( MG ) as 20:00 horas, na Igreja Nossa Senhora do Rosario (
Bairro Granbery )

O Encontro e um evento tradicional em nossa cidade e tem por objetivo
incentivar, apoiar e desenvolver o movimento coral em seus mais variados
aspectos, ampliando as oportunidades de apresentacao atraves do intercambio,
promovendo a preservacao e expansao do patrimonio cultural oferecendo a
comunidade um evento musical de alto nivel.

Incentivado pela regularidade e importancia culturais desenvolvidas pelo
CORO MUNICIPAL JUIZ DE FORA o movimento coral da cidade tem acrescido em
qualidade. A cada ano surgem novos corais e vai - se  alcancando uma maior
integracao e participacao dos grupos existentes. O trabalho do corais de JF
vem sendo reconhecido nacionalmente, ampliando -se ainda mais as
oportunidades e convites internacionais, tornando a cidade em um dos mais
importantes polos culturais do pais.

O brilhantismo do evento, vem sem duvida nenhuma, se deve a todos os
envolvidos (regentes e coralistas ) proporcionando  um crescimento tecnico e
artistico dos mesmos.

Estarao participando os Corais: Coral Angeli Coeli, Coral , Cantores do
Caminho, Jovens Cantores do Caminho, Coral da OAB de Juiz de Fora, Coral do
Colegio dos Jesuitas, coral Cantores do Caminho, coral Cesama, Jovens
Cantores do Caminho, Coral Via Lacte, Coral Meninas Cantoras do Colegio
Santa Catarina,  Octeto Uomini e Coro Municipal Juiz de Fora.

Entrada franca

Informacoes
Maestro Domicio Procopio
30611409 , 32156644, 32165853 ou 99575853


********************************************
********************************************


12. EVENTO: 5o. Encontro Nacional de Pesquisa em Arte (30/Mai-01/Jun -
Montenegro, RS, BRASIL)


********************************************


De: rudrasena em uol.com.br

A FUNDACAO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO/RS REALIZA:


5o. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE
4o. JIPE - Jornada Interna de Pesquisa
DATA: 30 e 31/05 e 01/06/2007
EIXO TEMATICO: Coletivos em arte

APRESENTACAO: o 5o. Encontro Nacional de Pesquisa em Arte busca
inter-relacionar teoria e pratica, processos criativos e rigor cientifico,
ambiente academico e artistico e deseja provocar uma diversidade de olhares
e percepcoes sobre as praticas de pesquisa nas quatro areas da arte
presentes na FUNDARTE e nos cursos de Graduacao mantidos atraves do convenio
UERGS/FUNDARTE: Graduacao em Artes Visuais, em Danca, em Musica e em Teatro:
licenciaturas. Constitui-se em um espaco de investigacao e dialogo, ancorado
no eixo tematico, Coletivos em Arte, que ira permear os debates e reflexoes.

Neste ano abre-se a possibilidade de uma aproximacao maior com o
professorpesquisador, atraves da modalidade Mediacoes Coletivas e continuam
as demais atividades que dao suporte ao evento.

No dia 30/05 as atividades sao de carater interno, direcionadas as praticas
de pesquisa dos cursos de Graduacao e fazem parte da 4a.Jornada Interna de
Pesquisa - JIPE da FUNDARTE/UERGS.


DATAS IMPORTANTES:

- Data limite para envio de trabalhos: 13 de maio de 2007. (A FUNDARTE
confirmara por email o recebimento)

- Data limite para divulgacao por e-mail dos trabalhos selecionados: 21 de
maio

- Data limite para recebimento de inscricao ao evento: 23 de maio

- Data limite para divulgacao das  inscricoes confirmadas no Mediacao
Coletiva: 25 de maio



INSCRICOES DE TRABALHOS - CATEGORIAS

1. Comunicacao de projeto de pesquisa em andamento: deve apresentar uma
questao de pesquisa, explicitar os objetivos da investigacao, bem como as
fontes, os pressupostos teoricos e os procedimentos metodologicos previstos
e utilizados. Deve destacar a contribuicao cientifica prevista quando do
termino da pesquisa.

2. Comunicacao de pesquisa concluida: consiste em um trabalho completo, que
explicite os objetivos da investigacao, bem como as fontes, os pressupostos
teoricos e os procedimentos metodologicos utilizados na pesquisa. Deve
destacar resultados e conclusoes advindas do processo investigativo e pode
ser exemplificado com recursos instrumentais e/ou audiovisuais.

3. Poster: serao aceitos posteres referentes aos itens 1 e 2, ou seja,
comunicacao de projeto de pesquisa em andamento ou comunicacao de pesquisa
concluida.

4. As comunicacoes de pesquisa, tanto concluidas como em andamento terao a
seguinte ordem de apresentacao: 20 minutos para apresentacao por parte do
pesquisador e 10 minutos para arguicao dos espectadores.

Os textos completos serao publicados nos Anais do evento, em formato digital
com a seguinte referencia: ENCONTRO DE PESQUISA EM ARTE, 5., 2007,
Montenegro. Anais eletronicos... Montenegro: FUNDARTE, 2007. 1 CD-ROOM.

5. Os trabalhos que nao atenderem aos quesitos acima nao serao objetos de
analise.

6. A analise e selecao dos trabalhos estarao a cargo da Comissao Cientifica,
cujas decisoes serao soberanas.

1.
2.
3. So entrarao em analise os  trabalhos enviados via internet para o
seguinte endereco eletronico: julia em fundarte.rs.gov.br

4.


NORMAS PARA SUBMISSAO DE TRABALHOS

a) Todos os trabalhos devem ser enviados ao endereco acima citado. Em
Assunto, deve constar: Encontro de Pesquisa, acrescido do nome e sobrenome
do relator ou do relator principal, no caso de grupo.

b) Os textos a serem submetidos para Comunicacoes de Pesquisa Concluida
devem ter uma extensao de no maximo 2.000 palavras. No caso de Projeto de
Pesquisa em Andamento, estes devem ter uma extensao maxima de 1.000palavras.

c) Os textos anexados devem ser enviados em Arial, fonte 12, espaco 1.5

d) Os trabalhos devem ter Resumo contendo no maximo 120 palavras. O resumo
deve ser colocado logo abaixo do titulo e acima do texto principal. Devem
tambem seguir as recomendacoes dos itens 1 e 2 e 3, acima indicados.

e) Incluir em anexo um Curriculum Vitae resumido, com extensao maxima de uma
pagina.

f) O interessados em apresentar Poster deverao enviar texto resumido com no
maximo 15 linhas, para constar nos Anais do evento. O Poster devera ser
fixado pelo autor no dia 30/05 ate as 12 horas, no corredor do 2o. piso da
FUNDARTE. O autor devera estar ao lado de seu trabalho no dia 31/05, das
8h30min as 9h30min para prestar as devidas informacoes aos observadores. As
medidas do Poster sao de 80cm de largura por 120cm de altura, com cordao
para suporte. Deverao constar as seguintes informacoes: Titulo do trabalho,
nome do(s) autor(es), nome da instituicao de vinculo, resumo. Este material
ficara fixado no local ate o final do evento.

g) Todos os trabalhos inscritos deverao seguir as normas da ABNT/2002 (NBR
6023).


MEDIACOES COLETIVAS

Esta modalidade foi criada para possibilitar tanto um dialogo mais proximo
com professores pesquisadores, quanto a experiencia de praticas no campo da
arte. Apoia-se na concepcao de acoes mediadas, nas quais o compartilhamento
de saberes e essencial. As Abordagens serao nas areas indicadas e os
inscritos participarao de apenas uma das Mediacoes. Todos deverao apontar
duas opcoes, para o caso de haver necessidade de direcionamento para a opcao
no. 2 , que ocorrera segundo criterios da Comissao Cientifica.

No. de vagas para cada Mediacao: 25

Mais informacoes na pagina da FUNDARTE.


DISPOSICOES GERAIS

1. As inscricoes serao consideradas confirmadas somente apos o envio da
ficha de inscricao com o cheque ou copia do comprovante do deposito
bancario. O participante devera apresentar o comprovante original de
pagamento no momento do credenciamento, dia 31/05/2007.

2. Todos os participantes deverao anexar a Ficha de Inscricao um curriculo
resumido de no maximo uma lauda, no qual tambem conste, o titulo da Mediacao
Coletiva, escolhida em 1a. opcao.

Esse material sera consultado pela Comissao Cientifica para
selecionar/direcionar os participantes das Mediacoes, se o numero previsto
de vagas for ultrapassado.

3. O nome que constar na ficha de inscricao sera o do certificado.

4. O pagamento da inscricao nao sera devolvido em caso de desistencia,
exceto se ocorrer o prescrito no item 8, abaixo.

5. As inscricoes poderao ser feitas via postal ou atraves do site
www.fundarte.rs.gov.br. Para inscricoes feitas atraves do site, devera ser
remetido comprovante de pagamento por fax ou correio, devidamente
identificado com o nome do inscrito.

6. O Certificado com carga horaria de 30h sera entregue ao final do evento.

7. Somente receberao atestado de participacao em Comunicacoes de Pesquisa e
Posteres os inscritos no Encontro de Pesquisa ou JIPE.

8. As oficinas que nao preencherem 50% das vagas nao serao oferecidas e,
neste caso especifico, o valor da inscricao sera devolvido.

9. Os participantes inscritos, apos 25 de maio de 2007, serao encaminhados
para a Mediacao Coletiva que tiver vaga disponivel.

1.
2.
3. Equipamento de datashow sera  garantido as Comunicacoes de Pesquisas
Concluidas. A Comunicacao de Pesquisa  em Andamento tera acesso ao datashow
se houver  disponibilidade.
4.
5.
6.


COMISSAO CIENTIFICA:

ARTES VISUAIS: Prof. Dr. Marco Araujo, Profa. Drnda. Andrea Hofstaetter,
Profa. Drnda.Eduarda Goncalves, Prof. Ms. Joao Carlos (Chico) Machado

DANCA: Profa. Ms. Flavia do Valle, Prof. Drndo. Airton Tomazzoni, Profa.
Msda. Tatiana Nunes da Rosa, Profa. Msda. Silvia da Silva Lopes, Profa..
Esp. Cibele Sastre

MUSICA: Profa. Drnda Cristina Rolim Wolffenbuttel, Prof. Ms. Alexandre
Birnfeld, Profa. Ms.Adriana Bozzetto, Profa. Ms. Julia Hummes, Profa. Msda.
Cristina Bertoni dos Santos

TEATRO: Profa. Ms. Celina Alcantara, Profa. Ms. Carlos Modinger, Profa.
Msda. Jezebel de Carli, Profa. Msda. Tatiana Cardoso

Presidente da Comissao Cientifica: Prof. Dr. Marco Antonio Gomes de Araujo

COMISSAO ORGANIZADORA: Profa. Msda. Eluza Silveira, Profa. Ms. Julia Maria
Hummes, Profa. Ms. Marcia Dal Bello, Profa. Drnda. Maria Isabel Petry
Kehrwald, Esp. Gorete Iolanda Junges, Andre Luis Wagner, Virginia Wagner
Petry

COORDENACAO DO EVENTO: Maria Isabel Petry Kehrwald e Julia Maria Hummes

REALIZACAO: Fundacao Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Rua Capitao Porfirio 2141 CEP: 95780-000 Montenegro/RS - Fone/Fax: (51)
36321879

Home Page: www.fundarte.rs.gov.br E-mail: fundarte em fundarte.rs.gov.br


FICHA DE INSCRICAO

Titulo do Trabalho:

Nome legivel (para constar no certificado, letra de forma):

Endereco: Cidade:

Telefone: E-mail:

Formacao:

Estado:

CEP:

Instituicao em que atua:

Categoria do trabalho: (  ) Pesquisa Concluida (  ) Projeto de Pesquisa em
Andamento (  ) Poster

 Equipamento necessario para apresentacao: ( ) TV e Video Cassete ( ) TV e
DVD toca tudo ( ) Aparelho de CD musical ( ) Retoprojetor

Pretende apresentar trabalho? (  ) Sim(  ) Nao

Deseja Alojamento: (  ) Sim (  ) Nao



Mediacoes Coletivas- Assinale opcao no.1 e opcao no.2

(  ) 1. Abordagens em Artes Vsuais: Helio Fervenza e Maria Ivone dos
Santos-IA/UFRGS

( ) 2. Abordagens em Artes Visuais: Marco Antonio Gomes de Araujo -
UERGS/FUNDARTE

(   ) 3. Abordagens em Artes Visuais e Teatro: Chico Machado e Carlos
Modinger - UERGS/FUNDARTE

(   ) 4. Abordagens em Danca: Denise da Costa Oliveira Siqueira - UERJ/RJ

(  ) 5. Abordagens em Danca e Teatro: Celina Alcantara e Tatiana da Rosa -
UERGS/FUNDARTE

(   ) 6. Abordagens em Musica: Jorge de Freitas Antunes - UnB/DF

(  ) 7. Abordagens em Musica: Julia Hummes e Cristina Rolim Wolffenbuttel -
FUNDARTE/UERGS

(   ) 8. Abordagens em Teatro: Renato Ferracini - Unicamp/SP


Data para inscricao: 20/04 a 25/05 (apos 25/05 somente havendo vagas).


Valor da Inscricao: Geral - R$ 60,00
Aluno da UERGS/FUNDARTE - R$ 20,00;
Ex-aluno - R$ 40,00
grupos acima de 10 pessoas - R$ 50,00.

O valor acima referido, ou o comprovante do deposito bancario, Agencia no.
0318-2, Banco do Brasil, Conta Corrente no. 22.727-7, ou Agencia no. 0943,
Banco Itau, Conta Corrente no. 17510-9, deverao ser remetidos a Associacao
Amigos da FUNDARTE, Rua Capitao Porfirio, 2141 - Caixa Postal 211, CEP:
95780-000, Montenegro/RS, junto com a ficha de inscricao. A inscricao so
sera confirmada se acompanhada do comprovante de deposito bancario.

Hoteis:

Hotel Ibia: (51) 3632 4144 - www.hotelibia.com.br
Hotel Ipiranga: (51) 3632 1033

Hotel Montenegro: (51) 3632 1416

Cardona Apart Hotel: (51) 3632 9300 - www.cardona.com.br

Niro Hotel: (51) 3632 8196

Alojamento: (reservas feitas pela FUNDARTE) Gratuito (so masculino) - vagas
limitadas - trazer roupa de cama, banho e cobertor.


********************************************
********************************************


13. LANCAMENTO: Livro "Ensaios - Olhares sobre a Musica Coral Brasileira",
org. Eduardo Lackschevitz (Abr/2007 - Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


From: Roberta Schneider Alcure <roberta em oficinacoral.org.br>
Date: Mar 27, 2007 2:52 PM
Subject: RES: Contato


Titulo: Ensaios - Olhares sobre a Musica Coral Brasileira

Depoimentos de Elza Lakschevitz, Carlos Alberto Figueiredo, Nestor de
Hollanda Cavalcanti e Samuel Kerr.

Organizacao: Eduardo Lakschevitz

Editora: Oficina Coral

O livro pode ser adquirido no site www.oficinacoral.org.br

Resumo:

No mundo contemporaneo, alem da formacao tecnica e musical, outras
competencias comecam a assumir grande importancia na formacao do regente.
Lideranca, visao de futuro e otimizacao do tempo sao algumas delas, bem como
a capacidade de entender o contexto da comunidade onde seu coro esta
inserido.

No Brasil, tal contextualizacao foi gerando uma atividade coral de
caracteristicas muito particulares, num processo que se intensificou
dramaticamente nas ultimas duas decadas do seculo XX.

Neste livro, tres regentes e um compositor que participaram ativamente desse
processo contam parte de sua experiencia, em textos objetivos e de facil
leitura. Elza Lakschevitz, entrevistada por Agnes Schmeling, fala de seu
trabalho pioneiro com coros infantis, bem como do Projeto Villa-Lobos, da
FUNARTE. Nestor de Hollanda Cavalcanti descreve sua convivencia com o sempre
inovador Marcos Leite. Carlos Alberto Figueiredo, comemorando 30 anos de
carreira, comenta detalhes da formacao e da funcao do regente. Por fim,
Samuel Kerr escreve uma instigante carta aos regentes do Brasil.

Trata-se de uma reflexao indicada nao somente para regentes corais,mas para
todos os educadores brasileiros.


********************************************
********************************************


14. PALESTRA: "Oficio de Compositor", Benjamin Dwyer (IRLANDA). (20/Abr,
16:00hs - Ribeirao Preto, SP, BRASIL)


********************************************


De: rrrr em usp.br


Oficio de Compositor - palestra ilustrada do compositor irlandes Benjamin
Dwyer (sobre sua trajetoria criativa)

20 de abril, sexta-feira, as 16h, na Sala de Concertos da Tulha do
Departamento de Musica de Ribeirao Preto da ECA-USP,

Uma realizacao do Curso de Musica da ECA-USP de Ribeirao Preto, com
agradecimento especial a Fabio Zanon, pelo apoio!

ENTRADA GRATUITA

sobre Benjamin Dwyer:

One of the leading figures from the younger generation of Irish composers,
Benjamin Dwyer's music is performed regularly both nationally and
internationally. A Ph.D. Graduate of Queens University of Belfast in
composition, in recent years Dwyer has completed a number of important
large-scale works including his Concerto for Percussion and Orchestra
(Rajas, Sattva, Tamas), Scenes of Crow (an extensive work for chamber
ensemble and electronics based on the Crow poems by Ted Hughes), and his
major virtuosic work for guitar - Twelve Etudes.

He has received commissions from RTE (the national television and radio
broadcaster), to compose music for the National Symphony Orchestra of
Ireland (Concerto for Percussion & Orchestra, Concerto No. 2 for Guitar &
Orchestra), Instituto Cervantes (Concerto No. 1 for Guitar and String
Orchestra, Al-Andalus), Canadian electric guitarist Tim Brady (Omeros II),
German pianist Ortwin Sturmer (Apuntes), Irish music ensemble Vox21 (Scenes
from Crow), the Rejoyce Festival Dublin (Afterjoyce I), RTE Lyric fm (Voces
Criticas, Al-Andalus), the Office of Public Works - Ireland (Enclave).
Commissions for 2007 include those from the Music Network for the Syrius
Trio and from Spain's foremost new music group, Ensemble Madrid.

Founder and Director of Ireland's leading contemporary music event MUSIC21
(formally Mostly Modern, see www.music21.ie) and the new music ensemble
VOX21 (see www.vox21.ie), Dwyer is one of the foremost activists in
Irelandfor contemporary music. He is a regular contributor to Irish
national radio
and television and his articles on music criticism have been widely
published. He was recently elected a member of Aosdana, the affiliation of
creative artists established by the Arts Council to honour those artists
whose work has made an outstanding contribution to the arts in Ireland.


********************************************
********************************************


15. RECITAL: "Solistas Arte Viva". Obras de CAMARGO GUARNIEIRI (27/Abr,
21:00hs - Campo Grande, MS, BRASIL)


********************************************


De: evandrohiga em uol.com.br

O Projeto SESC-ENCENA e o Centro de Arte Viva apresentam no proximo dia 27
de abril as 21 hs no Teatro Prosa SESC-HORTO em Campo Grande,Mato Grosso do
Sul, o recital "Solistas Arte Viva" em homenagem ao centenario de nascimento
de Camargo Guarnieri e 250 anos de morte de Domenico Scarlatti. Participam
do recital os violonistas Eduardo Martinelli, Marcelo Fernandes e Rafael
Salgado, os pianistas Evandro Higa, Julio Cesar Figueiredo e Simone Gomes, a
flautista Claudia Finotti e as cantoras Clarice Maciel, Marisa Martins e
Cinara Baccili.


********************************************
********************************************


16. CALL FOR PAPERS: International Symposium on Performance Science (01/Jun
- Porto, PORTUGAL)


********************************************


De: dcoimbra em porto.ucp.pt


INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PERFORMANCE SCIENCE

ISPS 2007:
Theories, Methods, and Applications in Music

Dates: 22-23 November 2007
Venue: Casa da Musica, Porto, PORTUGAL
Website: www.isps.rcm.ac.uk


Organised by:

Daniela Coimbra, PhD
CITAR, Escola das Artes
Universidade Catolica Portuguesa

Aaron Williamon, PhD
Centre for Performance Science
Royal College of Music

In association with:

Casa da Musica
European Association of Conservatoires (AEC)


OVERVIEW

Musical performance is a multifaceted pursuit, and as such, the study and
investigation of performance has become increasingly interdisciplinary in
recent years. ISPS 2007 aims to showcase recent research in which (1)
scientific theories and methods have been employed to inform the art of
performance and (2) performance has been used as an exemplary means of
advancing theories and applications of science.

Researchers and practitioners at every level are invited to submit abstracts
- by 1 June 2007 - for unpublished papers and posters on research that
explores the interface between skilled artistry and scientific discovery.
The programme is expected to represent a broad range of applications and
interests from across the field of music, as well as the natural, social,
and applied sciences.

Those whose primary interests lie outside of music, but whose work
nonetheless informs the broader discussion of musical performance, are also
encouraged to attend.


IMPORTANT DATES

- Paper/poster abstract submission deadline: 1 June 2007
- Notification of submission decision: 1 July 2007
- End of early registration: 1 August 2007
- Deadline for papers for the Conference Proceedings: 1 September 2007
- ISPS 2007: 22-23 November 2007


PROGRAMME

Professor Eckart Altenmuller (Hanover University of Music and Drama,
Germany) will open the conference with a keynote presentation entitled 'From
the Neanderthal to the Concert-Hall: Development of Sensory Motor Skills and
Brain Plasticity in Music Performance'.

In addition, Professor John Gruzelier (Goldsmiths College, University of
London, UK) will close the event with a keynote address on 'Enhancing Music
and Dance Performance with EEG-neurofeedback'.


GRADUATE AWARD

The Scientific Committee is keen to encourage the attendance of graduate
students, as well as established researchers and practitioners. Therefore,
an award will be offered to a graduate student to present a 30-minute paper
at the conference. The award will include registration fees, travel expenses
(up to 200 Euros) and accommodation for 21-23 November.


FURTHER INFORMATION

Additional information on the conference programme, submission requirements,
registration, and venue are available at www.isps.rcm.ac.uk


********************************************
********************************************


17. CALL FOR PAPERS: "Messiaen the Theologian", Boston University (DEADLINE:
07/Mai - Boston, EUA)


********************************************


Messiaen the Theologian

A conference hosted by Boston University as part of the Boston University
Messiaen Project

Friday 12 & Saturday 13 October 2007

BUMP and oliviermessiaen.net announce a conference at Boston University:
'Messiaen the Theologian'. As we move to the centenary of Messiaen's birth
(born 10 December 1908), this conference will explore one of the least
understood and least discussed aspects of the composer. We will explore his
theological training, the context of Catholic theology in France in the
twentieth century and his personal theology as it is expressed in his music.
The conference will include the Boston premiere of Messiaen's recently
published Fantaisie (1933) pour violon et piano and a screening of Paul
Festa's award-winning film 'Apparition of the Eternal Church'. The keynote
address will be given by Rev. Dr. Stephen Schloesser, S. J. (Boston
College).

Details can be found on www.oliviermessiaen.net

A call for papers has been issued at
http://oliviermessiaen.net/news/conferences/bump2007papers.html

Andrew Shenton
Director, Boston University Messiaen Project


********************************************
********************************************


18. CALL FOR PAPERS: The Ninth International Conference of the Department of
Musicology and Ethnomusicology, "(Auto)Biography as a Musicological
Discourse" (DEADLINE: 01/Set/2007 - Belgrado, SERVIA)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


The Ninth International Conference of the Department of Musicology and
Ethnomusicology

Faculty of Music, University of Arts, Belgrade, Serbia

April 20-23, 2008

(AUTO)BIOGRAPHY AS A MUSICOLOGICAL DISCOURSE

http://www.kakanien.ac.at/weblogs/editor/1158482964/index_html

Send your abstract (about 250 words) not later than September 1, 2007.


********************************************
********************************************


19. COMPETITION: 1st "Albert Dunning" International Organ Competition
(DEADLINE: 04/Jun/2007 - Spoleto, ITALIA)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


1ST "ALBERT DUNNING" INTERNATIONAL ORGAN COMPETITION

(18-22 June 2007)

The Associazione culturale "L'Orfeo" of Spoleto (www.orfeoweb.com) will
organize the 1st "Albert Dunning" International Organ Competition, named
after the Dutch musicologist (d. 2005) who dedicated his professional life
in Italy to promoting European Baroque music.

The competition will take place 18-22 June 2007 in La Pieve di San Brizio,
Spoleto (PG), Italy.

Candidates must be under the age of 40 on 18 June 2007, and can be of any
nationality.

DEADLINE: 4 June 2007

See the web site for full details: www.orfeoweb.com


********************************************
********************************************


20. COMPOSITION PRIZE: 13th City of Klagenfurt Gustav Mahler Composition
Prize (DEADLINE: 02/Mai - Klagenfurt, AUSTRIA)


********************************************


De:
http://www.metaboles.com/index.php?option=com_content&task=view&id=217&Itemid=46


13th City of Klagenfurt Gustav Mahler Composition Prize 2007
Deadline - 2 may 2007

1) Application Conditions
Composers of any nationality, female or male, are invited to take part in
the 13th City of Klagenfurt "Gustav Mahler" Composition Prize 2007.
The compositions entered must not have been published or first performed at
any time prior either to application or to the winner´s concert (July, 26th,
2007). The composers will supply the music (parts for directing and parts
for voices) in time and without charge. Only one work per composer can be
entered.

The 2007 Gustav Mahler Composition Prize is for accordion solo and bigband.
The theme of "travel" should be the inspiration for 15- to a maximum of
20-minute pieces. The accordion is a "travelling companion" amongst
instruments and its travels have taken it out of and beyond the musical
production of various folk music cultures via "new music" as far as jazz and
world music. In addition, the accordion has gone to sea as the seaman's
piano, and, as the only mobile variant of instruments like the piano or the
organ as they spin their orchestral dreams/thoughts, has always been a
favourite instrument of itinerant musicians. The fate of the accordion in
musical history and the stylistic variety connected thereto are comparable
with the professional careers of today's players, who have to survive in a
time in which playing in one style alone is proving increasingly impossible.
Thus the accordion provides a series of associations with the musical
developments and activity of our times and is consequently often found on
the programme of distinctly different musical event formats. Counterpointing
the full force of a bigband with the accordion as the solo instrument
contains many sound attractions but also conceals, in that very mixing,
dynamic risks which must be taken into consideration within the composition.

Instruments played
freebass accordion - solo

Nouvelle Cuisine Bigband Wien conducted by Christoph Cech and Christian
Muhlbacher:

Reeds 1: altosax, sopranosax, clarinet, bassclarinet
Reeds 2: altosax, sopranosax, clarinet
Reeds 3: tenorsax, altosax, baritonesax
Reeds 4: tenorsax, sopranosax, flute, bassclarinet
Reeds 5: baritonesax, altosax, clarinet, bassclarinet

Trumpet 1, flugelhr.
Trumpet 2, flugelhr.
Trumpet 3, flugelhr.
Trumpet 4, flugelhr.

Trombone 1
Trombone 2
Basstrombone
Tuba

Piano, Synthesizer (geforderten Klang beschreiben)
Electric guitar
Electric bass (5 string: B-E-A-D-G)
Drumset Percussion (latin- and afroperc., all kinds of small perc., but no
orchestral percussion)

Duration of the pieces : 15 to 20 minutes

3) Jury
Chairman: Rainer Bischof
Christoph Cech, Dieter Glawischnig, Dieter Kaufmann, Fabio Nieder
A decision by the jury will be taken on Mai 29th, 2007.

4) Prizes
The City of Klagenfurt will award the following prizes:
1st prize E 3.600,-
2nd prize E 2.900,-
3rd prize E 2.200,-

5) Entry Procedure
Entry is in the form of a score copied eight times (bound, with numbered
pages, without the composer´s name appearing anywhere, but with the title of
the work on the cover of each of the copies). All entries must be sent
marked „Gustav Mahler Composition Prize 2007" in by May 2nd, 2007 (date of
postmark) to address below.

The completed application form must be enclosed, signed, in a separate,
sealed envelope, marked only with the title of the composition.

6) Premieres
The first performance will take place on July 26th, 2007 in Stift Viktring
(Viktring Monastery). The works will be performed by the Nouvelle Cuisine
Bigband Wien conducted by Christoph Cech and Christian Muhlbacher. The
soloist will be Margit Kern. The composers are required to agree to the live
recording and later broadcasting by the ORF (Austrian TV and Radio Service).

The composers chosen are invited to take part in the rehearsals for the
premieres of their works. The MUSIKFORUM VIKTRING will bear the
accommodation and travel costs (by rail, second class).

* Infos
MUSIKFORUM VIKTRING-KLAGENFURT
Stift-Viktring-Straße 25
A-9073 Klagenfurt-Viktring
Austria
office em musikforum.at
http://www.musikforum.at/


********************************************
********************************************


21. COMPOSING COMPETITION:"2 Agosto" International Composing Competition
(DEADLINE: 10/Mai - Bologna, ITALIA)


********************************************

De: http://www.concorso2agosto.it/lingue/index_eng.htm


"2 AGOSTO" INTERNATIONAL COMPOSING COMPETITION
13TH EDITION 2007

COMPETITION ANNOUNCEMENT

http://www.concorso2agosto.it/bandi/XIIIBANDO2Agosto2007_GB.pdf

1) The year 2007 marks the Thirteenth edition of the "2 Agosto"
International Composing Competition, promoted by the "Associazione Familiari
Vittime della Strage alla Stazione di Bologna del 2 Agosto 1980", the
"Comitato di Solidarieta alle Vittime delle Stragi" in collaboration with
the Festival Internazionale Mozart of Rovereto, the Fondazione "Arturo
Toscanini", and the Istituto "Alcide Cervi".

The Competition will award three prizes:

First Prize: E 5.000,00
Second Prize: E 2.500,00
Third Prize: E 1.500,00

The Competition will also award

The "Mozart" Special Prize of 1.500 Euros
offered by the Festival Internazionale Mozart of Rovereto,

and a

Scholarship of 1.000 Euros
offered by the Fondazione "Arturo Toscanini" and by the Istituto "Alcide
Cervi".

2) The Competition is open to musicians of all nationalities, who are no
older than 41 on May 30, 2007.

3) The Competition is to write a full score for:

Cello, and/or electric bass and orchestra.

The scores must not last more than ten minutes.

Since one of the main aim of the Competition is to create and develop links
between different cultures, competitors can also include various musical
styles belonging to folk, jazz, blues and rock traditions, at their own
discretion.

The scores selected for the final awards ceremony will be performed live in
Piazza Maggiore, Bologna, at the Concert on 2nd August 2007, as one of the
commemorative events held in memory of the victims of terrorist attack, and
will be included in the programs of the 2007 Festival Internazionale Mozart
di Rovereto.

The competitors are requested to bear in mind that one of the main aims of
the Competition is the performance of the winning scores in Piazza Maggiore.
This means that the Jury will not consider those scores that are unsuitable
for open air performance (even if performed through appropriate
amplification).

4) The Mozart Special Prize will be awarded to that score which, respecting
the subject of the Competition, (cello, and/or electric bass and orchestra)
will contain explicit and unequivocal references to a work (chamber,
symphonic, theatrical, and sacred) by Wolfgang Amadeus Mozart. Competitors
are strongly advised to specify references on the scores, and which operas
(or which parts of them) they quoted. The score awarded of the Mozart
Special Prize will be included in the concerts program of Bologna and
Rovereto.

5) The jury will also award the Scholarship devoted to "Sette Fratelli
Cervi" to a score which will present particular features from the linguistic
elaboration and structural point of views, and will reserve to suggest
whether this score will be included in the concerts programme.

6) Prizes are not accumulable.

7) The maximum instrumentation allowed is the following:

three flutes (one can be a piccolo), two oboes (one can be a cor anglais),
two clarinets, two bassoons, four French horns, three trumpets, three
trombones (one must be a bass trombone), tuba, timpani, percussion (two
performers), and strings. Scores for a smaller instrumentation (but not
larger, or different from the above indications) are also allowed. However,
competitors must remember that the final concert will be held in the
open-air.

Scores may also include the following instruments: electric guitar, electric
bass guitar and drums, as a rhythm section (that is, without soloist parts
given to these instruments)

8) The soloist part must be composed for cello, and/or electric bass (4
strings, with or without keys, in this case indications are required) of for
both instruments. Exclusively within the soloist part applicants may insert
improvisation sections, either following jazz, rock or other folk styles and
traditions, or following specific indications provided by the competitors
themselves.

For further information or requirements, competitors can contact the
Competition Office: info em concorso2agosto.it, or the artistic direction:
festafab em yahoo.com.

9) The scores must be anonymous and must not contain any mark of
identification. In a separate envelope, the participants must enclose their
data (name, surname, place of birth, permanent address, telephone number and
so on).The additional inclusion of a curriculum will be welcomed. The scores
may be edited, but in this case we ask competitors to remove any editorial
marks. However, the scores must not have been previously performed, and
competitors must enclose a personal declaration confirming that the work has
never been performed before.

10) The scores must be sent in threefold copy by registered post, together
with the participant's data, to the following address:
Secretary's Office of the International Composing Competition "2 Agosto",
Via Oberdan 24 - 40126, Bologna (Italia) on or before May 10, 2007. The date
on the postmark will indicate the application date.

Alternatively, scores can be sent by internet, following the instructions
given on the site: www.concorso2agosto.it
However, only scores sent in pdf format (Adobe Acrobat), and not showing any
form of personal identification, will be accepted.

Those composers selected for the final concert will be required to send the
scores for each individual instrument. The scores will not be returned.

11) The commission's judgement cannot be appealed against.

For further information, contact:
Secretary's Office of the International Composing Competition "2 Agosto",
E-mail: info em concorso2agosto.it - www.concorso2agosto.it


********************************************
********************************************


22. CURSO: MaxMSP/Jitter: Introducao a Sistemas de Imagem Interactivos,
Prof. Andre Bartetzki (30/Abr-05/Mai - Lisboa, PORTUGAL)


********************************************


De: cursos em misomusic.com


CURSO

MaxMSP/Jitter: Introducao a Sistemas de Imagem Interactivos

Professor: Andre Bartetzki
Dias: 30 de Abril, 02, 03, 05 de Maio
Duracao do curso: 21h
Local: Instituto Franco-Portugues
Morada: Avenida Luis Bivar, 91 / 1050-143 Lisboa


Descricao do curso:

Introducao a concepcao de sistemas de audio e imagem interactivos, usando o
ambiente de programacao visual MAX/MSP/JITTER, com especial enfase no
desenvolvimento de programas audio-visuais para artes performativas (musica,
teatro, danca,...), instalacoes interactivas e performances tecnologicas em
tempo-real.

Este workshop que sera leccionado por um professor de reconhecido renome e
com uma larga experiencia de programacao e de ensino, tem um caracter de
introducao e iniciacao a este ambiente de programacao. Durante o mesmo serao
introduzidas tecnicas de programacao, de captura e tratamento de material
audio e video, de utilizacao de interfaces varios de controlo e networking
(entre aplicacoes e entre computadores), tecnicas de sintese bidimensional e
tridimensional de imagem (utilizando sobretudo OpenGL) bem como um
enquadramento especial em interaccoes cinestesicas entre som e imagem.

Descricao do ambiente de programacao:

MaxMSP (www.cycling74.com) e uma linguagem de programacao visual simples e
intuitiva, onde se programa ligando objectos/funcoes/caixinhas umas as
outras, atraves de um interface grafico. E uma linguagem de programacao
ideal para fins artisticos, que pode virtualmente controlar qualquer media
electronico.

Os conjuntos de objectos MSP e JITTER, que operam dentro do Max, permitem a
sintese/manipulacao em software e em tempo-real de sons e imagens.

Este ambiente de programacao visual e usado no mundo inteiro, principalmente
para composicao de sons e imagens electronicas, criacao de ambientes
interactivos e dinamicos audio-visuais, performances electronicas locais ou
em rede e tambem como suporte de tecnologias interactivas em artes
performativas ou instalacoes


Observacoes:

A lingua do workshop sera o ingles.

O curso nao tem requisitos previos em termos de conhecimentos em
Max/MSP-Jitter.

Trata-se de um curso intensivo pratico com um numero maximo de 16
participantes. Sera dada preferencia aos primeiros inscritos.

Os participantes deverao trazer os seus computadores Mac ou PC. Nao havera
disponibilizacao de computadores por parte da organizacao do curso.

O custo do curso e de 80 E, dos quais 40 E deverao pagos com a inscricao e
os restantos no inicio do curso.

No final do curso sera entregue um certificado de participacao.
Para proceder a inscricao devera enviar o seu nome, morada, telefone, email,
idade, profissao para o email e um cheque ou vale de correio para Miso Music
Portugal/Cursos:  Rua do Douro 92 Rebelva 2775-318 Parede.
A sua inscricao so se tornara efectiva com o recebimento do valor da
inscricao, apos o que sera notificado da confirmacao da sua inscricao.


Andre Bartetzki
http://www.bartetzki.de

Andre Bartetzki nasceu em Berlim em 1962.

Depois da sua formacao profissional e de trabalhar durante alguns anos como
tecnico de som na radio nacional da Alemanha de Leste e nos seus estudios de
gravacao, estudou engenharia de som na Hochschule fur Musik "Hanns Eisler"
in Berlin. Durante os seus estudos, iniciou a montagem de estudio de musica
electroacustica que dirigiu nesta Universidade entre 1992 e 2002, onde
tambem leccionou. Fez palestras e dirigiu workshops em sintese sonora e
composicao algoritmica na Universidade Tecnica de Berlim, na Universidade de
Bauhaus em Weimar, na Hochschule fuer Musik und Theater Rostock, no Festival
KlangArt em Osnabruck e na Academia das Artes em Berlim.

Entre 1994 e 2004 trabalhou no estudio electroacustico na Musikhochschule
"Franz Liszt" e na Faculdade de Artes Multimedia da Universidade de Bauhaus
em Weimar.

Para alem da sua actividade como professor, trabalha frequentemente como
programador, designer de som e engenheiro de som com diversos ensembles,
interpretes solistas e compositores da Nova Musica / Musica Contemporanea. O
software de composicao algoritmica que desenvolveu, o CMask, e usado por
diversos compositores, um pouco por todo o mundo.

Desde os meados dos anos 90 tem desenvolvido e executado os seus proprios
projectos de musica e arte multimedia: musica sobre suporte, performances
com electronica em tempo real, instalacoes de video e som. Os seus trabalhos
tem sido interpretados/ executados em festivais de musica contemporanea e de
musica electroacustica como sejam o Kryptonale Berlin, o ICMC em 2002 e
2005, o BIMESP 2002 em Sao Paulo, o SICMF em 2003, 2004 e em 2005 em Seul,
ou o ACMC 2005 em Brisbane. Foi finalista no Festival de Bourges e no CIMESP
2001 em Sao Paulo. Em 2004, recebeu uma encomenda para o European Bell
Festival do ZKM de Karlsruhe. Em 2007 ganhou uma bolsa como compositor no
Kunstlerhaus Lukas em Ahrenshoop.

Entre 1997 e 2004 fez parte da direccao da Federacao Alema de Musica
Electroacustica (DEGEM), onde colaborou como editor do jornal da DEGEM.

MISO MUSIC PORTUGAL
Rua do Douro 92 - Rebelva
2775-318 Parede - Portugal
Telefone: 21-457.50.68
Fax: 21-458.72.56
Email: cursos em misomusic.com
Web: www.misomusic.com


********************************************
********************************************


23. EVENTO: 11th International Saxophone Meeting (30/Jun - 08/Jul - Nova
Gorica, ESLOVENIA)


********************************************


De: info em saksofonija.com


11TH INTERNATIONAL SAXOPHONE MEETING IN SLOVENIA

Nova Gorica, June 30th - July 8th 2007

The International Meeting of Saxophonists that the Nova Gorica Arts Centre
organises together with the music school Glasbena sola Nova Gorica is
entering its second decade with a fresh and attractive programme. This will
be the 11th Meeting featuring an international school of saxophone, an
international competition and a varied festival. Due to top teachers and
superb concerts, the summer saxophone events have become a firmly
established fixture both in Slovenia and abroad. A treat for the audiences,
concerts at a week-long festival enliven summer evenings in the region of
Goriska.

* International Summer School of Saxophone,
  June 30th - July 5th 2007

* International Competition, July 6th - 8th 2007

* Festival, June 30th - July 8th 2007

Info:
KULTURNI DOM Nova Gorica
Bevkov trg 4
SI - 5000 Nova Gorica
Slovenia

Project leader:
Pavla Jarc

Festival coordinator and contact person:
Metka Sulic
T +386 5 33 540 13
F +386 5 33 540 20
E pr em kulturnidom-ng.si

Organising committee:
Pavla Jarc
Matjaz Drevensek
Vlasta Vizintin
Bozica Ambrozic
Stojan Ristovski
Tatjana Gregoric
Metka Sulic

Organised by:
Kulturni dom Nova Gorica
Glasbena sola Nova Gorica

Partners:
Mestna obcina Nova Gorica
Ministrstvo za kulturo Republike Slovenije
Nizozemsko veleposlanistvo


********************************************
********************************************


24. MAESTRIA EN MUSICA: Universidade Simon Bolivar (Set/2007 - Caracas,
VENEZUELA)


********************************************

De: coord-mu em usb.ve*


*Inscripciones 2007-2008

Estan abiertas las inscripciones para la Maestria en Musica de la
Universidad SImon Bolivar.

Se ofrecen las areas de Composicion, Direccion Orquestal , Direccion Coral,
Piano, Flauta, Violin, Violoncello y Arpa Clasica para ingresar en
Septiembre 2007.

Encontraran todos los detalles en la pagina web de la Maestria:
http://www.musica.coord.usb.ve/maestria/index.html

Las audiciones se estaran realizando durante la ultima quincena del mes de
mayo. Los candidatos deben presentarse antes de dicha fecha.

Los interesados en Composicion deberan presentar un examen que comprende las
areas de analisis tradicional y conocimiento de repertorio del siglo XX, asi
como historia de la musica en general. Previo a esto, los interesados deben
hacer llegar a la maestria (direccion en pagina web) una carpeta contentiva
de obras originales, grabaciones, etc, asi como un curriculum detallado.

Los interesados en Ejecucion instrumental seran remitidos a los respectivos
tutores para decidir sobre el repertorio a presentar para las audiciones.
Las fechas se estableceran individualmente de acuerdo a la disponibilidad
profesor/candidato. Asi mismo deberan presentar un examen teorico de
analisis tradicional

Los interesados en Direccion coral y Direccion de orquesta deberan
presentar, ademas de un examen teorico de analisis tradicional, una audicion
y/o un video con un repertorio representativo de su nivel.

Cualquier otra duda, a traves de este correo electronico se les atendera
individualmente. Los cupos son limitados en todas las areas.

Prof. Diana Arismendi
Coordinadora de la Maestria en Musica.

Objetivos del Programa
El programa de Maestria en Musica tiene como objetivos proporcionar a
musicos profesionales competencias para realizar estudios sistematizados de
las diferentes especialidades de la musica e investigaciones en el area
seleccionada: Composicion, Direccion Coral, Direccion Orquestal y Ejecucion
instrumental, asi como contribuir con la formacion de Maestros de Musica  de
elevado nivel, para las nuevas generaciones. Se espera tambien consolidar un
centro de  formacion de cuarto nivel cuyo sistema de ensenanza-aprendizaje
estimule la investigacion y la creacion.

A quien esta dirigido
A Licenciados en Musica, en Arte- mencion musica- o en otras areas, con
solida formacion musical

Grado academico que se otorga
"Magister en Musica"


********************************************
********************************************


25. MUSIC RESOURCE FOR ACADEMICS: http://www.informaworld.com/arts
(Abr/2007)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


A New Music Resource for Academics
www.informaworld.com/arts

Music @ informaworld

Our new resource for Routledge music journals has improved services for
academics.  Find details of special offers, special issues, forthcoming
conferences, calls for papers, affiliated societies, and improved author
resources.

Free Access to Music Journals

Click on the links below for free access to recent articles from a selection
of our journals.

Jazz Perspectives
New in 2007 - Full Online Access to the Content of Volume 1, Issue 1
Edited by John Howland and Lewis Porter
http://www.informaworld.com/rjaz

Ethnomusicology Forum*
Musical Structure, Performance and Meaning: The Case of a Stick-Dance from
Nepal

Richard Widdess
http://www.informaworld.com/smpp/title~content=g758250726

Journal of New Music Research*
A Paradigmatic Approach to Extract the Melodic Structure of a Musical Piece

Kamil Adiloglu; Thomas Noll; Klaus Obermayer
http://www.informaworld.com/smpp/title~content=g767866408

*Available until 31 May 2007

Free Alerting Services

To receive the free content alerts for our music journals register here:
http://www.informaworld.com/alerting

To receive our free quarterly electronic newsletter, Music eUpdate, register
here: http://www.informaworld.com/eupdates

Find Out More

To find out more about a specific journal click here:
http://www.informaworld.com/arts

Contemporary Music Review
Ethnomusicology Forum
Jazz Perspectives


********************************************
********************************************


26. NOMITATIONS: "Early Modern Women Award" (Abr/2007 - Princeton, NJ, EUA)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


EARLY MODERN WOMEN AWARD NOMINATIONS

The Society for the Study of Early Modern Women seeks nominations for awards
for scholarly work published/completed in 2006. Any work on women and gender
in the early modern period (ca. 1450-1750) is eligible

Categories listed below include Arts projects, graduate student conference
papers, and translations, in addition to more conventional scholarly
projects such as books or essays.

Book Award

Essay or Article Award

Josephine A. Roberts Edition Award

Translation or Teaching Edition Award

Graduate Student Conference Presentation Award

Collaborative Project Award
(Edited collections of essays, etc.)

Arts and Media Project
(CDs, DVDs, web-based projects, and the like)

To nominate a work from 2006 for an award to be presented in 2007,
please send three (3) copies of the work by May 1, 2007, to

Professor Wendy Heller,
Chair, SSEMW Awards Committee
214 Woolworth Center
Princeton University
Princeton, NJ   08544
wbheller at princeton.edu


********************************************
********************************************


27. PRIZE: 1st International Prize "Andres Gaos". JOSE LUIS CAMPANA
(ARGENTINA). (Abr/2007 - La Corunha, ESPANHA)


********************************************


De: actuconcerts em ifrance.com

Information

The composer Jose Luis Campana has won the First International Prize at
"Andres Gaos" 2006 Composition Competition with his work "Nuestro tiempo"
("Our time" / "Notre Temps") for four solo voices, mixed chorus and large
orchestra.

The world premiere will be given at the "Palacio de la Opera " in A Coruna -
Galicia (Spain) by the Galician Symphony Orchestra (OSG) the 13 of april at
8.30 pm.


Jose Luis Campana
"Nuestro tiempo" ("Our time" / "Notre temps") 2005
for four solo voices, mixed chorus and large orchestra.

 Four Solo Voices :
Maria Rodriguez (soprano) - Spain
Maria Jose Suarez (contralto) - Spain
Eric Tremolieres (tenor) - France
Nicolas Isherwood (bass) - USA

Mixed Chorus of the "Comunidad de Madrid"
Direction : Jordi Casas

Galician Symphony Orchestra (OSG)
Direction : Albaro Albiach

info em sinfonicadegalicia.com
  Phone :  00 34  981 252021


********************************************
********************************************


28. RESULTATS: "Concurs International d'Interpretation de Paris-Ville
d'Avray". 1er Prix: Jose Andres Valerio Molina (ESPANHA). (Abr/2007 - Paris,
FRANCA)


********************************************

De:jlpetit em club-internet.fr


Voici les resultats du CONCOURS INTERNATIONAL D'INTERPRETATION DE
PARIS-VILLE D'AVRAY consacre cette annee au hautbois :

- 1er Prix, Prix du Conseil General des Hauts de Seine (1500 E) : Jose
Andres VALERIO MOLINA (Espagne)

- 2eme Prix, Prix de la SPEDIDAM (1500 E) : Emmanuel LAVILLE (France)

- 3eme Prix, Prix de la Commune de Ville d'Avray (1000 E) : Althea IFEKA
(Grande Bretagne)

- PRIX de la SACEM (1500 E) pour la meilleure interpretation des oeuvres
contemporaines : Pierre MAKARENKO (France)

- Les Editions EGGE de Koblenz ont dote 4 candidats d'une recompense
particuliere (bon d'achat) : Asuka AKAKI (Japon), Margareth HERLEHY(USA),
Ramon ORTEGA (Espagne) et Pierre MAKARENKO (France).

- Le "PRIX DU PUBLIC" est decerne a Jose Andres VALERIO MOLINA.

Le concours 2008 sera consacre au cor.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070420/021042a9/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l