[FWD cdmc] - 20/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Jun 1 21:34:41 BRT 2007


*FWD cdmc  - 20   01/06/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
**www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: LIVIO TRAGTEMBERG - WILSON
SUKORSKI - DECIO PIGNATARI (domingo, 04/Jun, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp <#_Toc168464495>

2 -        CONCERTO: "Todas as Cancoes do Mundo", reg. Henrique Lian,
Daniela de Carli (mezzo-soprano). Obras de BERIO (02/Jun, 20:00hs - Espaco
Cultural CPFL, Campinas, SP, Brasil) <#_Toc168464496>

3 -        CONCERTO: Quinteto Villa-Lobos e Guinga. Obras de Villa-Lobos e
Guinga (09-10/Jun, 20:30hs - Auditorio do Ibirapuera, Sao Paulo,
SP)<#_Toc168464497>

4 -        CONCERTO: Musica en Perspectivas VI. Obras de Ruben Blasco,
Alejandro Iglesias Rossi, Alejandro Juarez, Manuel Juarez, Daniel Judkovski,
Sergio Ortega, Gabriel Valverde (20/Jun, 20:00hs - Goethe Institut, Buenos
Aires, Argentina) <#_Toc168464498>

5 -        CONCERTO e WORKSHOP: Gmem - Centre National de Creation Musicale.
Obras de Marcos Lucas, Denise Garcia, Xenakis (05-06 e 09/Jun - Rio de
Janeiro, RJ) <#_Toc168464499>

6 -        CONCERTO: Quarteto Tau. Obras de Nepomucemo, Gnatalli (03/Jun -
Teatro do SESI, Sao Paulo, SP) <#_Toc168464500>

7 -        CONCURSO: 2o. Concurso de Violao da Faculdade Cantareira
(18-19/Ago, Sao Paulo, SP) <#_Toc168464501>

8 -        EDITAL: Pos-graduacao de estrangeiros no Brasil, CNPq / CAPES
(LIMITE: 31/Jul - Brasilia, DF) <#_Toc168464502>

9 -        LANCAMENTO: "Arte do Piano", Sylvio Lago (05/Jun, 21:00hs -
Teatro Sao Pedro, Sao Paulo, SP) <#_Toc168464503>

10 -      LANCAMENTO DE LIVRO: "Musica e Midia: novas abordagens sobre a
cancao" (05/Jun, 18:00hs - Teatro da FECAP, Sao Paulo, SP) <#_Toc168464504>

11 -      POCKET-OPERA: "Solo", Jocy de Oliveira (02-03/Jun - Teatro da
Caixa, Brasilia, DF) <#_Toc168464505>

12 -      PROCESSO SELETIVO: Mestrado em Musica, Universidade de Brasilia
(28/Mai-24/Jul - Brasilia, DF) <#_Toc168464506>

13 -      RECITAL: Recital Torobuba. Obras de Dimitri Cervo (01/Jun, 20:30hs
- Porto Alegre, RS, Brasil) <#_Toc168464507>

14 -      CONCURSO: Concurso Iberoamericano de Composicion Musical 2007
(LIMITE: 11/Ago - Rosario, Argentina) <#_Toc168464508>

15 -      CONVOCATORIA: Premio de Musicologia Casa de las Americas 2008
(14-18/Abr/2008 - Havana, Cuba) <#_Toc168464509>

16 -      EVENTO: Fiesta Iberoamericana de las Artes 2007 (06-25/Nov - San
Juan, Porto Rico) <#_Toc168464510>

17 -      EVENT: 2nd IMC WORLD FORUM ON MUSIC (11-14/Out/2007 - Pequim
[Beijing], China) <#_Toc168464511>

18 -      RADIO: American Music Center launches adventurous internet radio
station: Counterstream (May/2007 - EUA)
http://www.counterstreamradio.org/<#_Toc168464512>

19 -      WORKSHOPS: Center for Computer Research in Music and Acoustics,
Stanford (Jun-Set/2007 - Palo Alto, CA, EUA) <#_Toc168464513>


********************************************
********************************************


1. P  A  I  S  A  G  E  M - apresenta: LIVIO TRAGTEMBERG - WILSON SUKORSKI -
DECIO PIGNATARI (domingo, 04/Jun, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp


********************************************


De: jamannis em unicamp.br


radio usp fm 93,7 MHz
cdmc unicamp

P  A  I  S  A  G  E  M

domingo - 03/Jun/2007 - 21:00hs

LIVIO TRAGTEMBERG - WILSON SUKORSKI - DECIO PIGNATARI


TEMPERAMENTAL
opera interativa

PAISAGEM divulga obras disponiveis no acervo do CDMC da Unicamp e destaca
neste programa a opera interativa TEMPERAMENTAL de LIVIO TRAGTENBERG e
WILSON SUKORSKI sobre textos de DECIO PIGNATARI. Espetaculo reunindo poesia,
musica, danca, teatro e video.        A estreia se deu em 02 de Agosto de
1993 no Festival Musica Nova de Sao Paulo no Teatro SESC Anchieta. Destaque
para a participacao especial de DECIO PIGNATARI na leitura de textos, bem
como Alice K., Wilson Aguilar e Jan Sukorski. Canto: Lucila Tragtenberg.

Gravacao de setembro de 2003 no estudio Demolicoes Musicais, em Sao Paulo.
Lancamento intependente. Musicas editadas pela Editora Doberman.


TEMPERAMENTAL

trata da criacao: sua genese, processos e desdobramentos. Se organiza a
maneira de um processo biologico. Sao seis movimentos: DO CAOS AO CAOS. Do
SOPRO inicial, a PRE-PALAVRA que se articuloa em PALAVRA, que gera DIALOGOS,
delineando OPOSTOS, ate a configuracao de TEMPERAS-MENTAIS.

Esses movimentos sao compostos por 22 episodios sonoros que amarram uma
narrativa em torno da poesia de Decio Pignatari. A musica combina textutar
que estabelecem temperas musicais. De eventos de baixa definicao sonora -
como dialogos, ruidos etc. - ate sonoridades de alta definicao, geradas
atraves de processos digitais; a musica elabora seu espaco criativo
justamente nessa articulacao entre o high e o low. Vozes de multiplas cores:
da androgenia da computer voice digital, ao ronrosnar sensual da pantera, a
propria voz dom poeta ao vivo. Musica que combina live electronic com
programacao em computador e realizacao acustica processada. Multiplicidade
de uma composicao criada por dois compositores que estabeleceram uma relacao
baseada na diversidade e na interacao.

Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski

DO CAOS AO CAOS

A cada bilhao de anos, as Supercordas dao inicio a uma nova vibracao,
gerando novos tempos, temperas e temperamentos em novas dimensoes cosmicas.

Dao-se mutacoes nas formas, estruturas e processos fisicos e psicofisicos,
em quantidade e qualidade variaveis, ao longo do ciclo ondulatorio, do caos
a forma e a informacao.

Mas o chamado eterno retorno nao ocorre nunca; ao contrario, mutacoes e
metamorfoses marcam os tempos inconcebiveis entre duas situacoes caoticas
possiveis.

Sementes caogenas no bojo de cada vibracao galactica e intergalactica e de
cada po cosmico, entropia.

No po chamado Terra, mergulhado na cauda leitosa, micro-mutacoes e vibracoes
a que chamamos milenios, eras, seculos, epocas, medicoes historicas.
Evolucoes e revolucoes no tempo e na materia.

Do caos a forma e vice-versa, uma estocastica markoviana de formantes e
formacoes: do nao-som ao som, do nao-gesto ao gesto, da nao-palavra a
palavra, da nao-afeicao das coisas a afeicao, do nao-movimento ao movimento,
do nao-sim ao sim.

Um grande circo-relogio de eventos vidrados nas metaforicas cordas da
nao-arte e da arte.

Em todo o nao-humano, a presenca incomoda e significante do Homo Cosmicus,
em gesticulacoes possivelmente ininteligiveis para o Non-Homo. Signo da
mente em expansao.

Interativamente com outros que, so por acaso, nao participam, como actantes,
do especifico espetaculo.

Decio Pignatari


paisagem

programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem:
jose augusto mannis (compositor e professor da unicamp)

jamannis em unicamp.br
http://www.unicamp.br/cdmc/
http://www.usp.br/radiousp/
(ao vivo)


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: "Todas as Cancoes do Mundo", reg. Henrique Lian, Daniela de
Carli (mezzo-soprano). Obras de BERIO (02/Jun, 20:00hs - Espaco Cultural
CPFL, Campinas, SP, Brasil)


********************************************


De: nonstop21 em uol.com.br


Espaco Cultural CPFL estreia em junho nova programacao de musica
contemporanea

Ciclo de concertos celebra a obra de Berio e Ligeti edestaca obras
fundamentais dos ultimos 50 anos

Antonio Meneses, Percorso Ensemble, Horacio Gouveia, Daniela de Carli,
Henrique Lian e Abel Rocha estao entre os interpretes

O Espaco Cultural CPFL promove em junho um ciclo inedito de cinco concertos
dedicados a musica do italiano Luciano Berio (1925-2003) e do hungaro Gyorgy
Ligeti (1923-2006), em dialogo com a producao igualmente notavel de alguns
dos maiores compositores dessa geracao. Intitulada "Dialogar para Sobreviver
- Berio e Ligeti, uma rajada de notas", a serie acontece aos sabados, sempre
as 20h.

Em programacao densa e reunindo obras de grande sofisticacao raramente
trazidas a concerto, a serie tem curadoria do jornalista e reporter de
musica erudita do Caderno 2, do jornal Estado de S.Paulo, Joao Luiz Sampaio.
Com enfase em obras fundamentais do grande repertorio dos ultimos 50 anos,
alem de Berio e Ligeti, serao ouvidas pecas de grande expressao de Karlheinz
Stockhausen (1928- ), Pierre Boulez (1925- ) e Gyorgy Kurtag (1926- ), alem
de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, entre outros.

A programacao tem inicio com a mezzo-soprano Daniela de Carli, que
protagoniza as celebres Folk Songs, de Berio, em concerto dirigido pelo
maestro Henrique Lian e que inclui tambem obras de Darius Milhaud (dia
02/6). Stockhausen, Berio, Ligeti e Boulez sao trazidos ao segundo programa
por um dos mais importantes grupos de interpretacao da musica contemporanea,
o Percorso Ensemble, de Sao Paulo, dirigido por Ricardo Bologna (dia 09). No
terceiro programa, o jovem e premiado pianista Horacio Gouveia reune Berio,
Kurtag, Ligeti e a brasileira Mariza Resende em recital solo pleno de
virtuosismo (dia 16).

Compoe o quarto programa a musica coral do seculo XX, com obras de Ligeti,
Rautavaara, Genzmer, Ginastera, Carl Orff, o suico-brasileiro Ernest Widmer
e o brasileiro Joao Guilherme Ripper, em performance do Collegium Musicum
sob regencia de Abel Rocha (dia 23). Encerra a serie um concerto de camara a
cargo de Antonio Meneses. Acompanhado por Celina Szrvinsk ao piano, o
celebrado violoncelista interpreta obras de Nadia Boulanger, Bohuslav
Martinu, Calimerio Soares, Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos (dia 30).


SERVICO

Serie: "Dialogar para Sobreviver - Berio e Ligeti, uma rajada de notas"
Curador: Joao Luiz Sampaio
Datas: 02, 09, 16, 23 e 30 de junho
Horario: 20h
Local: Espaco Cultural CPFL
End.: R. Jorge Figueiredo Correa, 1.602, Campinas (SP)
Tel.: 19/ 3756-8000

Entrada franca

02_JUNHO
TODAS AS CANCOES DO MUNDO

Estreadas em 1964, as Folk Songs figuram entre as principais obras de
Luciano Berio. De certa forma, elas sintetizam duas das principais
caracteristicas de sua producao: de um lado, esta o fascinio pela voz e suas
possibilidades expressivas, recriadas neste grupo de cancoes sobre o amor;
e, de outro, a presenca da soprano Cathy Berberian, sua mulher, responsavel
pela estreia da peca e cujos recursos interpretativos serviram de inspiracao
ao compositor.


[programa]
Berio - Folk Songs

[interpretes]
Daniela de Carli, mezzo-soprano
Henrique Lian, regencia


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Quinteto Villa-Lobos e Guinga. Obras de Villa-Lobos e Guinga
(09-10/Jun, 20:30hs - Auditorio do Ibirapuera, Sao Paulo, SP)


********************************************


Quinteto Villa-Lobos e Guinga se apresentam em Sao Paulo

O Quinteto Villa-Lobos e o compositor e violonista Guinga se reunem em duas
apresentacoes imperdiveis na cidade de Sao Paulo, a serem realizadas nos
dias 9 e 10 de junho, as 20h30, no Auditorio Ibirapuera.

Segundo Antoine Kolokathis, da Direcao Cultura, empresa responsavel pela
producao do show, esta apresentacao especial do Quinteto Villa-Lobos no
excelente Auditorio Ibirapuera, tendo como convidado ninguem menos que
Guinga, celebra, em primeiro lugar, os 120 anos de nascimento de Heitor
Villa-Lobos, maior compositor erudito, nao so do Brasil, mas das Americas.
"A apresentacao mostra toda a versatilidade do Quinteto, que comeca o
programa fazendo uma viagem pela historia da musica brasileira do seculo XX
e, na segunda parte, divide o programa com Guinga, apresentando algumas de
suas composicoes. O Quinteto Villa-Lobos, especialmente nas figuras de Paulo
Sergio Santos (clarinete) e Toninho Carrasqueira (flauta), resume a
capacidade do musico brasileiro de transitar entre o genero erudito e o
popular. Um programao para quem for curtir o feriado em Sampa!"

Aclamados como dois dos maiores nomes da musica brasileira contemporanea,
nao e a primeira vez que eles se encontram. Nas comemoracoes dos 40 anos do
Quinteto, em 2002, tocaram juntos, no Centro Cultural Banco do Brasil, no
Rio de Janeiro, propiciando a plateia um momento de alto deleite musical,
pela tecnica e sensibilidade demonstradas no palco.

Gravaram tambem algumas musicas de Guinga, tanto em CDs do Quinteto quanto
nos do violonista. Dentre elas podemos citar "Di Menor", "Cheio de Dedos",
"Canibaile" e a belissima "Catavento e Girassol", interpretada na voz de
Leila Pinheiro, com arranjo de Chiquinho de Morais. Todas incluidas no
programa selecionado para a apresentacao.

Contando ha dez anos com a formacao de Antonio Carrasqueira na flauta, Luis
Carlos Justi no oboe, Paulo Sergio Santos na clarineta, Philip Doyle na
trompa e Aloysio Fagerlande no fagote, o Quinteto Villa-Lobos traz um novo
sabor a respeitada obra do compositor, num generoso encontro da musica
nacional. A julgar pelos talentos reunidos no palco, o espetaculo promete
grande satisfacao ao publico.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).


Servico:

Quinteto Villa-Lobos e Guinga

Data: 9 e 10 de Junho
Horario: 20h30
Local: Instituto Auditorio Ibirapuera
Avenida Pedro Alvares Cabral, s/no.
Portao 2 - Parque do Ibirapuera - Sao Paulo (SP)


Mais informacoes para a imprensa:

Irani de Souza - MTb 15.635
Ana Paula Giorgetti - MTb 37.501
Singular Comunicacao
Tels. (11) 5090-0590 / 5093-0226
singularcomunicacao em terra.com.br


********************************************
********************************************


4. CONCERTO: Musica en Perspectivas VI. Obras de Ruben Blasco, Alejandro
Iglesias Rossi, Alejandro Juarez, Manuel Juarez, Daniel Judkovski, Sergio
Ortega, Gabriel Valverde (20/Jun, 20:00hs - Goethe Institut, Buenos Aires,
Argentina)


********************************************


De: aiejuarez em hotmail.com


Musica en perspectivas VI

Ruben Blasco - Alejandro Iglesias Rossi - Alejandro Juarez - Manuel Juarez -
Daniel Judkovski - Sergio Ortega - Gabriel Valverde

7 paisajes, siete situaciones musicales. Obras que proponen diversos
imaginarios sonoros para una posible musica argentina. Heretica o
ilusionismo musical?, mejor...musica en perspectivas (conspiracion en musica
de camara).

Orquesta de Instrumentos Autoctonos y Nuevas Tecnologias de la Untref -
Alejandro Iglesias Rossi - Haydee Schvartz - Elena Buchbinder - Federico
Landaburu - Lucas Urdampilleta y Maria Silvia Claria Olmedo.

Con el auspicio del Consejo Argentino de la Musica (Cim-Unesco)
Miercoles 20 de junio 20:00 hs. - Goethe Institut
Av. Corrientes 319 - Entrada libre y gratuita

Para una informacion detallada del concierto visite
www.musicaenperspectivas.blogspot.com
Contactos: aiejuarezcomposit em gmail.com


********************************************
********************************************


5. CONCERTO e WORKSHOP: Gmem - Centre National de Creation Musicale. Obras
de Marcos Lucas, Denise Garcia, Xenakis (05-06 e 09/Jun - Rio de Janeiro,
RJ)


********************************************


De: leoalves2002rj em yahoo.com.br


Concerto "Quimera Sonora" com a Equipe do GMEM no Parque das Ruinas
(Sabado, dia 9 de junho de 2007 as 17:30hs) - entrada franca

O GMEM - http://www.gmem.org - e um Centro Nacional Frances de Criacao
Musical dirigido por Raphael de Vivo. Suas atividades compreendem a
pesquisa, a pedagogia, a criacao, e a difusao musical. Nesse sentido, o
instituto desenvolve novas ferramentas informaticas de amparo a composicao e
a performance musical; contribui para a formacao profissional de
compositores e tecnicos; promove concertos, festivais e a publicacao de CDs
e livros dedicados a musica de nosso tempo; e encomenda novas criacoes,
acolhendo compositores de renome em seus estudios. Com atuacao marcante na
cidade de Marselha, o GMEM tem tambem promovido numerosas atividades e
colaboracoes no exterior.

O concerto "Quimera Sonora" apresentara uma serie de obras contemporaneas
para variadas formacoes - da musica instrumental solo a musica
eletroacustica. Enfatizando a producao de compositores franceses atuantes no
proprio GMEM (JEAN-LOUIS CLOT, RAPHAEL DE VIVO, PATRICK PORTELLA, BERTRAND
DUBEDOUT), serao ouvidas, ainda, pecas de dois compositores brasileiros
(MARCOS LUCAS, DENISE GARCIA), bem como dois classicos da musica francesa do
seculo XX (CLAUDE DEBUSSY e IANNIS XENAKIS). A fusao de sons instrumentais e
eletronicos sera difundida ao ar livre no Parque das Ruinas, tendo como
solistas ANDREA ERNEST DIAS (flauta) e RODRIGO FOTI (percussao).


PROGRAMA
9 DE JUNHO DE 2007//// 17H30

JEAN-LOUIS CLOT / RAPHAEL DE VIVO
Souvenirs
ambiencia sonora - acolhida

CLAUDE DEBUSSY
Syrinx (3')
flauta solo
-> com Andrea Ernest Dias

PATRICK PORTELLA
The sounding pool (8')
acusmatica

MARCOS LUCAS
Hybris (9')
percussao solo
-> com Rodrigo Foti

DENISE GARCIA
Trem-Passaro (8'30")
acusmatica

JEAN-LOUIS CLOT
Du grain dans l'air (12')
Peca mista - flauta e eletronica
-> com Andrea Ernest Dias

IANNIS XENAKIS
Rebonds b (6')
percussao solo
-> com Rodrigo Foti

BERTRAND DUBEDOUT
Fraction du silence (13') - Quatrieme livre
acusmatica

Difusao eletroacustica pelos compositores


Workshop com a Equipe do GMEM na Sala Villa-Lobos da UNIRIO
(Terca-feira e quarta-feira, dias 5 e 6 de junho de 2007 das 10:00hs as
17:00hs)

Realizacao de um Workshop para alunos de graduacao e pos-graduacao em
composicao musical e para compositores profissionais, v ersando sobre as
tecnologias de criacao e difusao musical desenvolvidas pelo Groupe de
Musique Experimentale de Marseille (GMEM). Este workshop visa ao estudo
minucioso de tecnologias de ponta para a captacao e tratamento do som, a
difusao espacial e a sintese sonora, bem como ao estudo de ferramentas de
captacao do gesto e da exploracao da interatividade. Este workshop, aberto a
estudantes de composicao de musica e a compositores profissionais, tera como
consequencia, ainda, a transferencia de novas tecnologias do GMEM para os
estudios parceiros do projeto, a saber: os estudios do Conservatorio
Brasileiro de Musica, da Escola de Musica da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos
da UNIRIO.

WORKSHOP
5&6 DE JUNHO DE 2007 / 10H00-17H00
SALA VILLA-LOBOS DA UNIRIO / RIO DE JANEIRO

Introducao a Max MSP

Holophon, programa de edicao de trajetorias sonoras e de espacializacao
- programacao/composicao de trajetorias HoloEdit -> HoloSpat
- desencadeamento de trajetorias (polyspat)
- controle da espacializacao por interfaces
- controle por processo generativo...

GMU - Sintese por modelos fisicos de sons ruidosos
- programacao / manipulacao da interface de controle
- elaboracao de processos de sintese e de controle pelo som tratado...

Tutoriais: Charles Bascou, pesquisador e assistente musical do Gmem
Intervencoes: Jean-Louis Clot, compositor
Conferencia: Raphel de Vivo, diretor do Gmem

Sala Villa-Lobos da UNIRIO
Avenida Pasteur 436 Fundos - Urca

INFORMACOES / INSCRICOES
cultural em cbm-musica.org.br  (assunto: workshop gmem)

Direcao artistica e coordenacao geral: Raphael de Vivo e Rodrigo Cicchelli
Velloso

Equipe Gmem
Informatica musical: Charles Bascou
Engenheiro de som: Jerome Decque
Organizacao: Patrick Portella e Jean-Louis Clot

Equipe Rio
Cecilia Conde, Marcelo Carneiro de Lima e Ana Paula (CBM)
Rodrigo Cicchelli Velloso e Sonia Vieira (UFRJ)
Carole Gubernikoff e Vania Dantas Leite (UNIRIO)
Equipe de som e luz
Luis Silveira Cruz - Pro-Audio

Parceiros institucionais: Prefeitura do Rio / Culturas, Gmem, Consulado
Geral da Franca, Cons ervatorio Brasileiro de Musica, Escola de Musica da
UFRJ, PPGM da UNIRIO


********************************************
********************************************


6. CONCERTO: Quarteto Tau. Obras de Nepomucemo, Gnatalli (03/Jun - Teatro do
SESI, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: imprensa em sesisenaisp.org.br


SESI-SP APRESENTARA, NO PROXIMO DOMINGO, QUARTETO TAU

No dia 3/06, o Musica em Cena destacara o concerto do quarteto de violoes,
que homenageara compositores como Alberto Nepomuceno e Radames Gnatalli . A
apresentacao sera realizada domingo, a partir do meio dia, no Teatro Popular
do SESI. A entrada e franca.


Historico do grupo

O TAU, formado por quatro violonistas de destaque no cenario musical - Breno
Chaves, Fabio Bartoloni, Marcos Flavio e Jose Henrique de Campos - nasceu
com o proposito de ampliar o repertorio de musica de camara para violoes.
Eles transpoem a formalidade das apresentacoes eruditas sem perder o
virtuosismo, com versoes em cordas para os estilos erudito, choro, baiao e
bossa nova.

O versatil repertorio do quarteto abrange compositores como Tom Jobim ,
Chico Buarque, Villa-Lobos, Astor Piazzola, Radames Gnatalli, Paulo
Bellinati, Sergio Assad, Egberto Gismonti e Bach. Apresentam, tambem,
transcricoes ineditas para quarteto de violoes, alem de algumas feitas
especialmente para o grupo por nomes consagrados como Giacomo Bartoloni,
Carmo Bartoloni e Paulo de Tarso Salles .

No inovador trabalho do grupo, os violoes assumem diferentes vozes e geram
correspondencias inusitadas, divertidas e emocionantes, que envolvem tanto o
publico especializado, quanto os amantes da boa musica.

Em 2007, lancaram o album Em 2007, lancaram o album Brasileiro , so com
faixas nacionais, de Nepomuceno, Gnattali, Carmo Bartoloni, Giacomo
Bartoloni e Paulo de Tarso Salles . Ja realizaram turne nos Estados Unidos.


SERVICO:
Musica em Cena 2007 - Quarteto Tau

Local: Teatro Popular do SESI - Avenida Paulista, 1313 - Metro Trianon-Masp

Data e horario: 3 de junho (domingo), as 12 horas.

Interpretes: Breno Chaves, Fabio Bartoloni, Marcos Flavio e Jose Henrique de
Campos - quarteto de violoes.

Repertorio: Giacomo Bartoloni (1957) - Gnattaliana; Paulo de Tarso Salles
(1966) Barok na cozinha; Alberto Nepomuceno (1864 - 1920) - Quarteto no. 3 -
"Brasileiro" (transcr.: Quarteto Tau) : Allegro, Andante, Intermezzo e
Allegretto; Radames Gnattali (1906 - 1988) - Quarteto no. 1: Movido,
Andando, Vivo e Allegro.

Capacidade: 456 lugares
Entrada: Franca
Indicacao etaria: livre

SESI-SP e SENAI-SP / FIESP
www.sesisp.org.br
www.sp.senai.br

Jornalistas Responsaveis: Rosangela Gallardo (MTb. 23.025); Evelyne
Lorenzetti (MTb. 42.375); e Solange Mingorance (MTb. 23.908)
Apoio de atendimento: Ligia Juliano, Felippe Constancio e Ariane Lima.

E-mail: imprensa em sesisenaisp.org.br
Telefone: (11) 3146-7703 / 7706 / 7702 / 7715


********************************************
********************************************


7. CONCURSO: 2o. Concurso de Violao da Faculdade Cantareira (18-19/Ago, Sao
Paulo, SP)


********************************************


2o. CONCURSO DE VIOLAO DA FACULDADE CANTAREIRA - 2007

REGULAMENTO

Coordenacao Artistica: Professor Henrique Pinto

CAPITULO I - DA INSCRICAO


Art. 1 - O concurso de violao da Faculdade Cantareira e de ambito nacional.

Art. 2 - Nao ha limite de idade e poderao inscrever-se candidatos
brasileiros de qualquer estado da Federacao e estrangeiros radicados no
Brasil.

Art. 3 - As inscricoes poderao ser efetuadas no campus Belem, Rua Marcos
Arruda, 729 - bairro Belem,Sao Paulo, SP, CEP 03020-000, de segundas a
sextas-feiras, das 8 as 20 horas e aos sabados das 8 as 12 horas, ou pela
internet, site: www.cantareira.br

Art. 4 - Para efetuar a inscricao, o interessado devera:
a) Preencher a Ficha de Inscricao;
b) Recolher a taxa de inscricao no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Art. 5 - As inscricoes deverao ser feitas ate o dia 11 de agosto de 2007
(sabado), impreterivelmente.

Art. 6 - A inscricao implicara na aceitacao de todas as condicoes
estipuladas no presente regulamento.

Art. 7 - Nao havera devolucao da taxa de inscricao.


CAPITULO II - DAS PROVAS

Art. 8 - O presente concurso esta dividido em duas fases:
Fase Eliminatoria: dia 18 de agosto de 2007 (sabado), a partir das 9 horas;
Fase Final: dia 19 de agosto de 2007 (domingo), a partir das 10 horas.

Art. 9 - As provas eliminatorias e finais serao realizadas nas instalacoes
da Faculdade Cantareira, campus Belem, e estarao franqueadas ao publico.

Art. 10 - Em ambas as fases o concorrente podera executar as pecas na ordem
de sua preferencia, mas devera anunciar a banca julgadora e ao publico
presente.

Art. 11 - Uma hora antes do inicio da prova, o concorrente entregara a um
membro da Comissao Organizadora, cinco copias das pecas de livre escolha.

Art. 12 - A ordem de apresentacao dos concorrentes obedecera a sequencia
alfabetica dos seus primeiros nomes.

Art. 13 - Os concorrentes deverao estar presentes no local da prova, pelo
menos, uma hora antes de seu inicio.


CAPITULO III - DO JULGAMENTO

Art. 14 - A banca julgadora sera constituida por profissionais de
reconhecida idoneidade e competencia, escolhidos pela comissao organizadora.

Art. 15 - A banca julgadora sera assessorada por um presidente, que nao tera
direito a voto.

Art. 16 - A banca julgadora dara nota de 5 a 10 e a classificacao dos
primeiros colocados sera em ordem decrescente, considerando-se o total de
pontos obtidos pela soma dos pontos da banca julgadora, por fase.

Art. 17 - A banca julgadora, para efeito de premiacao, levara em conta a
prova eliminatoria e final.

Art. 18 - O resultado do concurso sera publico logo apos o encerramento de
cada fase.

Art. 19 - As decisoes da banca julgadora serao definitivas e irrecorriveis.


CAPITULO IV- DISPOSICOES GERAIS

Art. 20 - A minutagem da apresentacao de cada candidato sera ate 12 minutos
na eliminatoria e ate 15 minutos na final.

Art. 21 - Obras proprias somente serao executadas se acompanhadas de
partituras.

Art. 22 - Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentacao,
correrao por conta do concorrente.

Art. 23 - O concorrente podera ensaiar no local da prova na vespera ou no
proprio dia da mesma, o que dependera de combinar com a direcao do concurso.

Art. 24 - O concorrente autoriza a utilizacao da imagem e do audio
registrados neste 2o. Concurso de Violao da Faculdade Cantareira.

Art. 25 - Os casos nao previstos neste regulamento serao resolvidos pela
comissao julgadora.


CAPITULO V - DOS PREMIOS

AO PRIMEIRO COLOCADO:
R$ 3.000,00 (tres mil reais);
1 violao do luthier Samuel Carvalho no valor de R$ 3.500,00;
Recital no "Projeto - Violao no MASP" em 2008;
10 horas de gravacao no estudio ARTE & SOM da Faculdade Cantareira.

AO SEGUNDO COLOCADO:
1 violao do luthier Rogerio dos Santos no valor de R$ 3.000,00;
10 horas de gravacao no estudio ARTE & SOM da Faculdade Cantareira.

AO TERCEIRO COLOCADO:
1 violao Giannini;
10 horas de gravacao no estudio ARTE & SOM da Faculdade Cantareira.


PREMIO ESPECIAL:
2 violoes Rozini

A TODOS CONCORRENTES:
Certificado de participacao.


CAPITULO VI - DO PROGRAMA

ELIMINATORIA:
1. H.Villa-Lobos - Estudo no. 5;
2. Uma peca do periodo barroco original ou transcrita para violao.
Tempo total, ate 12 minutos.

FINAL:
1. Um movimento de sonata a escolher entre os compositores Manuel Ponce,
F.M.Torroba, Joaquim Turina, M.Castelnuovo-tedesco, Almeida Prado, Sergio
Vasconcellos Correia, Guerra Peixe, Antonio Jose, Guido Santorsola e Joaquin
Rodrigo;
2. Uma peca de livre escolha.
Tempo total, ate 15 minutos


********************************************
********************************************


8. EDITAL: Pos-graduacao de estrangeiros no Brasil, CNPq / CAPES (LIMITE:
31/Jul - Brasilia, DF)


********************************************


POS-GRADUACAO DE ESTRANGEIROS NO BRASIL

30/05/2007

Agencia FAPESP

Estao abertas as inscricoes para o Programa de Estudantes ­ Convenio de
Pos-Graduacao (PEC-PG), administrado conjuntamente pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq), pelo Departamento Cultural
do Ministerio das Relacoes Exteriores e pela Coordenacao de Aperfeicoamento
de Pessoal de Nivel Superior (Capes).

Segundo o CNPq, o programa possibilita a realizacao de pos-graduacao em
instituicoes de ensino superior brasileiras por professores universitarios,
pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos paises com
os quais o Brasil mantem acordo de cooperacao educacional, cultural ou de
ciencia e tecnologia.

Os beneficios incluidos no programa sao, alem da bolsa de mestrado ou
doutorado com inicio em 2008: a concessao do retorno ao pais de origem para
o bolsista que comprovadamente concluir o curso; orientacao academica
especial por parte das coordenacoes dos cursos de pos-graduacao; e
assistencia medica, odontologica e farmaceutica no ambito do Sistema Unico
de Saude (SUS).

Para concorrer a bolsa, o candidato nao pode ter visto permanente no Brasil
e e preciso que tenha obtido o Certificado de Proficiencia em Lingua
Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), se de pais nao-lusofono.

As inscricoes podem ser feitas ate o dia 31 de julho, por meio do formulario
de inscricao disponivel no endereco

http://servicos2.capes.gov.br/pecpg.

Apos a transmissao eletronica do formulario on-line, uma copia devera ser
impressa e enviada juntamente com a documentacao complementar descrita no
edital, por meio de correio tradicional, para a embaixada ou consulado do
Brasil no pais de origem ou pais de residencia fixa.

Mais informacoes no edital, em:

www.cnpq.br/editais/ct/2007/pec-pg.htm


********************************************
********************************************


9. LANCAMENTO: "Arte do Piano", Sylvio Lago (05/Jun, 21:00hs - Teatro Sao
Pedro, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: miriam em bemelmans.com.br


Algol Editora lanca Arte do Piano por Sylvio Lago

Dia 5 de junho, as 21hs, a Algol Editora lanca o livro Arte do Piano -
Compositores e Interpretes por Sylvio Lago, em um concerto no Teatro Sao
Pedro, sob regencia de Achille Picchi, a frente da Orquestra Sinfonica de
Americana, com o solista Gilberto Tinetti.

No repertorio, o Concerto no. 23 para piano e orquestra em La maior K488 de
Wolfgang Amadeus Mozart.

O livro traca um grande painel da Arte do Piano, construido por analises
sensiveis da estetica interpretativa dos seus grandes artistas, medida da
grandeza, qualidade tecnica e de expressao de cada compositor ou interprete,
erudito, popular ou jazzistico, brasileiro ou internacional. Ha capitulos
sobre: O Cravo e seus compositores, o piano Classico, Romantico, do Seculo
XX, no Brasil, de Jazz e a pedagogia do instrumento. Alguns musicos
mencionados sao: Edwin Fischer, Vladimir Horowitz, Nelson Freire, Sviatoslav
Richter, Glenn Gould, Martha Argerich e Guiomar Novaes.

"Este livro e destinado, assim, aos que se interessam pela musica e, mais
particularmente, pela arte do piano. Na essencia e na forma, ele e fruto de
decadas de audicao, estudos e analises musicais dedicados a compreensao dos
varios significados do repertorio e da arte interpretativa pianistica, em
suas multiplas diversidades e fascinios. Foi escrito pensando nos que se
relacionam com a musica pelo prazer da contemplacao sonora e nos que estao
em estagios mais aprofundados da apreciacao musical. Pretende ser, tambem,
um panorama que revele alguns caminhos aos que estejam comecando a
interessar-se pela conquista da musica, desenvolvendo e aperfeicoando as
varias modalidades da percepcao musical," escreve Sylvio Lago na
apresentacao do livro.

Sylvio Lago e ensaista, historiador da cultura, pesquisador da arte musical
e humanista erudito e membro titular da Academia Brasileira de Arte e do PEN
Clube do Brasil. E autor de livros sobre musica, literatura e artes
plasticas e de estudos e ensaios sobre civilizacao e cultura. Escreve sobre
temas da literatura portuguesa e brasileira, com ensaios criticos referentes
as obras do Padre Antonio Vieira, Eca de Queiros, Machado de Assis, Euclides
da Cunha, Raul Pompeia, Camilo Castelo Branco e Lima Barreto.

De sua autoria, ainda, ja publicados, temos os retratos de memoria Grande e
a Vida, alem dos livros A Descoberta da Musica e outros Ensaios, A Essencia
e as Formas, Arte Transfigurada, Sondagens da Memoria, ensaios literarios, e
Contrastes e Convergencias, estudos de literatura comparada.  segundo grupo
de trabalhos realizados por Sylvio Lago, trata de dois importantes
compendios historiograficos, realizados sob o signo da investigacao
musicologica e do esforco metodizador: Arte da Regencia - Historia / Tecnica
e Maestros (segunda edicao atualizada e ampliada) e Arte do Piano, ora
publicada pela Algol Editora.

De sua autoria e em fase de pre-publicacao, encontram-se os livros Sermoes
Sertoes e outros ensaios literarios, A Modernidade de Eca e outros ensaios
queirosianos, Interpretes do Tempo - estudos de Historia e Literatura, A
Presenca do Brasil em Eca de Queiros, O Jardim Ingles - ensaios e
reminiscencias e As Composicoes Musicais - formas e obras de referencia.

A Algol Editora busca preencher um nicho pouco explorado do mercado com
projetos de qualidade na area cultural, visando o lancamento de CDs, DVDs e
livros . O inicio foi em 2006, com o projeto do livro Minhas Pobres Cancoes,
com dois CDs da grande soprano Niza de Castro Tank, interpretando cancoes de
Carlos Gomes. Seu ultimo lancamento foi o CD do baritono Rodrigo Esteves,
que vive na Espanha e traz no repertorio obras de Manuel de Falla, Maurice
Ravel, cancoes brasileiras e Spirituals.

No dia 1o. de junho, as 18h30 lancara o livro Poesia Sovietica, na Livraria
Cultura Conjunto Nacional, onde Lauro Machado Coelho fez a selecao, traducao
e notas de varios poemas russos. Site: http://www.algoleditora.com.br.

Servico:
Lancamento do livro Arte do Piano - Compositores e Interpretes
De Sylvio Lago
Algol Editora

Dia 5 de junho, as 21hs

Programa: Concerto no. 23 para piano e orquestra em La maior K488 de Mozart
Local: Teatro Sao Pedro

Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
Telefone da bilheteria: (11) 3667-0499

Gratis

Mais informacoes sobre a divulgacao com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos
telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail
miriam em bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br

Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam em bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br


********************************************
********************************************


10. LANCAMENTO DE LIVRO: "Musica e Midia: novas abordagens sobre a cancao"
(05/Jun, 18:00hs - Teatro da FECAP, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: whvalent em terra.com.br


Lancamento do livro "Musica e Midia: novas abordagens sobre a cancao"(Via
Lettera/ Fapesp) no proximo dia 5 de junho, terca-feira, das 18 as 21h, no
Saguao do Teatro da Fecap

Local:Av. da Liberdade, no. 532
Liberdade
CEP 01502-001
Sao Paulo

Segue abaixo, a relacao dos textos e respectivos autores.


MUSICA E MIDIA: NOVAS ABORDAGENS SOBRE A CANCAO

Apresentacao

Um punhado de palavras que pretendem ser uma apresentacao
Eduardo Penuela Canizal

O campo da cancao: Um Modelo Sistemico para Escansoes Semioticas
Gil Nuno Vaz

De uma tecnologia a outra: cinco aspectos da mutacao musical e suas
consequencias esteticas, sociais e pedagogicas
Francois Delalande

O processo de mesticagem como instrumental para o estudo da cancao
Herom Vargas

Da cancao artistica a cancao das midias:memoria e nomadismo
Heloisa de A. Duarte Valente

As cordas dedilhadas e o jeito brasileiro de acompanhar a voz
Teresinha R.Prada Soares

Fontes e recursos para a analise das cancoes e principios metodologicos para
a constituicao de uma fonoteca de pesquisa
Christian Marcadet

Escutando memorias: uma abordagem antropologica para o estudo da cancao das
midias
Simone Luci Pereira

A face oculta do artista: o compositor e o interprete de cancoes.
Claudia Neiva Matos


********************************************
********************************************


11. POCKET-OPERA: "Solo", Jocy de Oliveira (02-03/Jun - Teatro da Caixa,
Brasilia, DF)


********************************************


De: jocy em jocydeoliveira.com


POCKET OPERA E NOVIDADE NO TEATRO DA CAIXA
Brasilia, 17 de Maio de 2007

Pocket opera, sons medievais, batidas eletronicas, video-cenarios, e ate uma
participacao virtual da atriz Fernanda Montenegro. Esse e o cardapio de
atracoes de Solo, um espetaculo concebido para uma cantora e atriz. Encenada
por Gabriela Geluda, a montagem enfoca um universo atemporal e explora novas
tecnicas vocais. A pocket opera (montagem operistica em pequena proporcao)
estara em cartaz no Teatro de Caixa, as 21horas do dia 02, e as 20 horas do
dia 03 de junho.

Entre as caracteristicas de Solo estao o magico e o real, o ludico e o
dramatico, presente e futuro. Sem uma narrativa linear, o roteiro passeia
pelos mitos de Ofelia, Desdemona, A Diva e Medeia, na busca por recriar o
imaginario feminino. Sonoro e plastico, o espetaculo funde conceitos,
transformando figurinos em objeto e objetos em som, desmistifica
instrumentos musicais e cria uma envolvente relacao entre som e espaco.

O ambiente ainda e enriquecido por videos, que funcionam como cenarios
virtuais. Em uma das passagens do espetaculo, e exibido um video de Fernanda
Montenegro, em uma interpretacao unica, na pele de uma Diva, inspirada na
obra de Julio Verne. Em outro video, piano e pianista lancados ao mar
simbolizam uma cultura que submerge.

Solo foi criado por Jocy de Oliveira, artista pioneira no Brasil, que
trabalha, desde 1961, com projetos que envolvem musica, teatro, instalacoes,
textos e videos. Ja compos trilhas, escreveu roteiros e dirigiu seis operas,
que foram apresentadas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Os espetaculos de Jocy ja circularam por varios paises, como Alemanha,
Mexico, Argentina, Canada, Holanda, Espanha, Suecia, Dinamarca e outros.
Alem de lancar 22 discos no Brasil e no exterior, ela ganhou reconhecidos
premios internacionais, como os da Guggenheim Foundation e, recentemente, da
Rockfeller Foundation.

A interprete do espetaculo, Gabriela Geluda, formou-se em canto lirico pela
Uni-Rio e fez pos-graduacao na Guildhall School of Music and Drama, em
Londres. Foi solista em concertos na Inglaterra e na Alemanha e gravou a
primeira opera sul-americana, La Purpura de la Rosa, com o The Harp Consort.
Ha 12 anos trabalha com Jocy de Oliveira.

Servico:
espetaculo: Solo, pocket opera de Jocy de Oliveira, com Gabriela Geluda
Data: 02 e 03 de junho de 2007 (sabado e domingo)
Horario: Sabado - 21h/Domingo - 20h00
Local: Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edificio Matriz da
Caixa
Recepcao: 3206-9448/ Administracao 3206-9450
Bilheteria: 3206-6456
Ingressos: R$ 10,00 e 5,00 (Meia-entrada para estudantes, pessoas com 60
anos ou mais e funcionarios Caixa)

Gerente da CAIXA Cultural: Sonia Schuitek
Assessoria de Imprensa: 3206-8030/ 8134-9115
Entrevistas: Gabriela Geluda - (21) 2239-7386/9848-9878


********************************************
********************************************


12. PROCESSO SELETIVO: Mestrado em Musica, Universidade de Brasilia
(28/Mai-24/Jul - Brasilia, DF)


********************************************


De: Maria Alice Volpe <mavolpe em gmail.com>


Edital do proximo processo seletivo para o Mestrado em Musica - Universidade
de Brasilia 2007.

Periodo de inscricoes: 28 de maio a 24 de julho de 2007.

Provas Escrita, Lingua Estrangeira e Oral: 06 e 07 de agosto de 2007.

Demais informacoes encontram-se na versao integral do Edital no
www.ida.unb.br/mus/pos.asp

Profa. Dra. Maria Alice Volpe
Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao "Musica em Contexto"
Universidade de Brasilia


********************************************
********************************************


13. RECITAL: Recital Torobuba. Obras de Dimitri Cervo (01/Jun, 20:30hs -
Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


De: extmusica em ufrgs.br


RECITAL TORONUBA

Dimitri Cervo & convidados

Artur Elias Carneiro - Flauta
Cintia de Los Santos - Soprano
Pedro Huff - Violoncelo

Obras de Dimitri Cervo

01 de junho de 2007, sexta-feira, 20:30 horas
StudioClio
Rua  Jose do Patrocinio 698 - Porto Alegre/RS

Ingressos: R$ 10,00 (estudantes e professores) e R$ 20,00 (geral)

Informacoes: Fone: (51) 3254.7200 - www.studioclio.com.br


********************************************
********************************************


14. CONCURSO: Concurso Iberoamericano de Composicion Musical 2007 (LIMITE:
11/Ago - Rosario, Argentina)


********************************************


De: juanstiza em gmail.com


CONCURSO IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA EDICION

El ENSAMBLE ROSARIO, Centro de Estudios para la Difusion de la Musica
Contemporanea (http//:ensamblerosario.rosariarte.com.ar), organiza el
CONCURSO IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA EDICION, que
formara parte de su Temporada de Actividades del  2007.

El objetivo principal del mencionado Concurso esta centrado en la  seleccion
de obras  ineditas, con el fin de  promover y estimular la creacion de
musica nueva por compositores iberoamericanos.


REGLAMENTO DEL CONCURSO:

- Articulo 1: El CONCURSO IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007,
TERCERA EDICION, estara abierto a  compositores iberoamericanos (esto es,
que comprende los paises de America del Sur, America Central, Mexico, Espana
y Portugal), sin limite de edad.

- Articulo 2: Podran participar obras pertenecientes a cualquier  estilo
musical y tendencia  estetica, siempre que se ajusten estrictamente a los
medios que se especifican en el Articulo 8.

- Articulo 3: Todos los trabajos enviados deberan ser ineditos y  no haber
sido interpretados en publico (o en cualquier otra forma) tanto de manera
total como parcial,  antes de conocerse el anuncio de los ganadores del
CONCURSO IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA EDICION.

- Articulo 4: Las obras que hayan obtenido algun Premio anterior no seran
aceptadas.

- Articulo 5:  Todos los inscriptos deberan certificar los puntos senalados
en los Articulos 3 y 4 ,  mediante una declaracion personal, que sera
firmada de puno y letra.

- Articulo 6: Cada compositor podra presentar solamente una obra.

- Articulo 7: La duracion de la composicion no podra ser inferior a 7
(siete) minutos ni podra superar los 14 (catorce) minutos. La misma podra
estar dividida en movimientos, o cualquier otro equivalente, siempre que se
respete la duracion estipulada.

- Articulo 8: Las composiciones deberan ser escritas para violin solista,
ensamble de vientos y percusion. En cuanto al ensamble de vientos, los
instrumentos disponibles son:  2 flautas, 1 oboe, 2 clarinetes en Sib, 2
fagotes, 2 cornos en Fa y 2 trompetas en Sib. En cuanto al set de percusion,
los instrumentos disponibles son:

Platos: 2 hi-hats de 14', 2 ride de 21', 2 crash de 16', 2 splash de 10' y
8'. Parches: Tom-toms: 2 de 13', 2 de 14', 4 de 16' / Drums: 4 de 22', 1
double pedal, 1 gran cassa,  3 snare drum (redoblantes), 1 pandereta, 1
bongo. 3 Timbales, que se afinan usando el sistema giratorio: Timbal no. 1:
fa2-la2/ Timbal no. 2: sol2-do3/ Timbal no.3: re3-sol3.  Placas: 1 xilofono
do4-do7, 1 carrillon sol4-sol7, 1 glokenspiel sol4-do7.  Maderas: 1
castanuelas, 3 woodblocks, 1 vibra-slap, 1 Octapad Roland SPD11, 3 palos de
lluvias. Metales: 4 diferentes triangulos, 1 cowbell (cencerro).
Instrumentos Latinoamericanos: 1 bombo leguero, 2 ago-go bells,1 tambourin,
2 panderos,1 cajon peruano, pezunas, caja de tonos (4 tonos), 2 claves, 1
guiro, 2 maracas,1 ganza,1 semillas peruanas de chapacal, 1 celestin (bell
tree).

Los compositores podran optar escribir para la formacion completa o para una
cuya plantilla tenga un minimo de 8 (ocho) instrumentos de los 12 (doce) que
se detallaron. Quedan excluidas las Transcripciones.

- Articulo 9: La obra debera ser escrita en la notacion musical tradicional,
presentando un grado intermedio de dificultad tecnica.

- Articulo 10: La presentacion de las obras sera anonima , debiendo el
compositor utilizar un seudonimo para identificarse. En la partitura debera
figurar : Seudonimo, Titulo,  Ano de Composicion y Duracion de la obra.

- Articulo 11: Se acompanara un sobre cerrado, identificado con el mismo
seudonimo que figurara en la partitura, en cuyo interior se especificaran  los
datos personales del compositor (nombre y apellido, direccion,  telefono,
fax, direccion de correo electronico y breve curriculum vitae) , junto con
la declaracion personal solicitada en el Articulo 5.

- Articulo 12: Los compositores deberan enviar la obra en 4 (cuatro)
ejemplares. La partitura podra estar escrita en forma manuscrita o por
cualquier otro medio, en tanto sea perfecta y claramente legible.

- Articulo 13: Cualquier composicion que presente mas de un autor, sera
considerada como una unica obra.

- Articulo 14: La recepcion de las obras tendra como fecha limite el dia
Sabado 11 de Agosto de 2007 (se tendra en cuenta el sello del correo). El
envio de las mismas debera realizarse por correo certificado y con acuse de
recibo. El sobre debera dirigirse a la siguiente direccion postal y con el
siguiente encabezado: "ENSAMBLE ROSARIO, CONCURSO IBEROAMERICANO DE
COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA EDICION" - FORMOSA 353 - 2000 ROSARIO -
ARGENTINA. Cualquier consulta podra ser realizada al telefono
00-54-341-438.0653 o a la direccion de correo electronico:
ensamblerosario em rosariarte.com.ar.

- Articulo 15: El ENSAMBLE ROSARIO conservara en su Biblioteca las
partituras de las obras que hayan sido enviadas para participar en este
CONCURSO IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA EDICION , ya
sea para futuras interpretaciones, consulta de lectores, lectura cuidadosa
de estudiantes e interpretes o para cualquier otro fin didactico-musical. A
tal fin, los compositores que asi lo deseen , deberan acompanar dentro del
sobre cerrado especificado en el Articulo 11, una autorizacion para que  una
vez finalizado el CONCURSO y otorgados los Premios, la entidad organizadora
ENSAMBLE ROSARIO pueda proceder a la apertura de los sobres a fin de poder
colocar titulo y nombre del compositor en la partitura. En caso de no mediar
tal autorizacion, las partituras y los sobres cerrados correspondientes
seran destruidos.

- Articulo 16: El  Jurado estara integrado por dos personalidades de la
creacion musical argentina, Mtros. DANTE GRELA (Rosario) y JULIO VIERA
(Buenos Aires),  por el solista de violin y concertino de la Orquesta del
ER, Prof. JUAN PABLO SOSA DEL FRADE, y  por la Directora Musical  y
Artistica del ENSAMBLE ROSARIO, Lic. MARISOL GENTILE. Ademas, las
deliberaciones del Jurado podran ser presenciadas por los miembros de la
Orquesta del ER que asi lo deseen.

- Articulo 17: El Jurado se expedira por simple mayoria de votos, y sus
decisiones seran inapelables, reservandose el derecho de declarar DESIERTO
el Concurso.

- Articulo 18: Solo seran notificados de los resultados del Concurso los
compositores ganadores.

- Articulo 19: Ademas de los Premios del Jurado, se establecera tambien un
PREMIO DE LA AUDIENCIA que sera otorgado por el publico presente que
asistira al Concierto de Premiacion, correspondiente a  la etapa final del
Concurso.

- Articulo 20: Los trabajos presentados que no cumplan  con las condiciones
establecidas en el presente Reglamento, perderan automaticamente todo
derecho a participacion en el Concurso.

- Articulo 21: El solo hecho de la presentacion del compositor al Concurso
implica la aceptacion total del presente Reglamento.
- Articulo 22: Toda instancia no prevista en el presente Reglamento sera
resuelta por los organizadores del Concurso, esto es,  por las Autoridades
del ENSAMBLE ROSARIO.


ETAPAS DEL CONCURSO IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA
EDICION

El  Concurso se desarrollara en dos etapas:

-Primera Etapa, Septiembre de 2007: Durante la misma, los miembros del
Jurado seleccionaran  3 (tres) obras, que seran calificadas para  los
Premios Finales de Primer Premio,  Segundo Premio y Tercer Premio.

-Segunda Etapa, Sabado 15 de Diciembre de 2007: Esta Segunda Etapa
consistira en un Concierto que se  llevara a cabo con la presencia del
Jurado y que estara abierto al publico en general. En el mismo, se
interpretaran las tres composiciones ganadoras, las cuales seran
posteriormente juzgadas por la Audiencia. Se otorgara una nueva premiacion
de obras,  seleccionada por el publico y adicional a la ya existente.

Modalidad para la seleccion de la obra ganadora:

Cada integrante del publico que asi lo desee podra participar en la
seleccion de la pieza ganadora, de acuerdo con el siguiente mecanismo: al
finalizar el concierto, cada uno de los presentes  debera emitir su voto, en
forma anonima, en un papel que se le entregara al entrar. El mismo sera
depositado en una urna, para un posterior recuento. La obra que presente la
mayor cantidad de votos sera merecedora del PREMIO DE LA AUDIENCIA.


PREMIOS

A- Estreno de las obras ganadoras: Las tres piezas ganadoras seran
interpretadas por los miembros de la Orquesta del ENSAMBLE ROSARIO en un
Concierto Publico, el dia Sabado 15 de Diciembre de 2007.

B- Grabacion en CD de las obras ganadoras, y entrega a cada uno de los
compositores de una copia del mismo. Las obras ganadoras seran grabadas en
un Disco Compacto, con el objetivo de acceder a un registro sonoro de las
mismas. Dicha grabacion no sera utilizada  para NINGUN TIPO DE FIN
COMERCIAL, y una copia sera destinada a  integrar la Fonoteca del Centro de
Estudios.

C- Entrega de Diplomas que acrediten la condicion de GANADORES DEL CONCURSO
IBEROAMERICANO DE COMPOSICION MUSICAL 2007, TERCERA EDICION  y GANADORES DEL
PREMIO AUDIENCIA.

D- PREMIO AUDIENCIA: El compositor que resultase merecedor de este PREMIO,
sera invitado a escribir una nueva composicion que sera ejecutada por
integrantes de la Orquesta del ENSAMBLE ROSARIO, durante la Temporada de
Conciertos 2008.


NOTA: En caso que los compositores galardonados quisieran asistir a la
Ceremonia de Premiacion, esta Organizacion procurara cubrir los gastos de
hoteleria por la noche del Concierto. Sin embargo, NO podra hacerse cargo de
los gastos de traslado a Rosario, desde la ciudad y pais de origen.


********************************************
********************************************


15. CONVOCATORIA: Premio de Musicologia Casa de las Americas 2008
(14-18/Abr/2008 - Havana, Cuba)


********************************************


De:
http://www.casadelasamericas.org/premios/musicologia/premio.php?pagina=convocatoriapremio


CONVOCATORIA AL PREMIO DE MUSICOLOGIA CASA DE LAS AMERICAS 2008
La Habana, del 14 al 18 de abril del 2008

La Casa de las Americas convoca a todos los interesados a participar en la
oncena edicion del Premio de Musicologia Casa de las Americas.

1. Podran participar autores latinoamericanos y caribenos, naturales o
naturalizados, con libros que contribuyan a una comprension mas integral de
la musica y la cultura de America Latina y del Caribe, a partir de los
diversos conceptos y procedimientos de las ciencias sociales contemporaneas.

2. Concursaran textos ineditos sobre: historiografia musical; interpretacion
y explicacion critica de la creacion musical; musica tradicional y
folclorica; teoria y practica de la ensenanza de la musica; marcos teoricos
globales de la musicologia; y otros problemas relacionados con la estetica,
la sociologia y la antropologia de la musica entre otros.

3. Las obras se consideraran ineditas aunque hayan sido publicadas hasta dos
tercios de las mismas.

4. Ningun autor podra participar con una obra que haya obtenido algun premio
nacional o internacional.

5. Se otorgara un premio unico e indivisible. El premio consistira en tres
mil dolares o su equivalente en la moneda nacional que corresponda y la
publicacion de la obra por la Casa de las Americas. Se otorgaran menciones
si el jurado las estima necesarias, sin que ello implique ningun compromiso
editorial ni retribucion por parte de la Casa de las Americas.

6. La Casa de las Americas se reserva el derecho de publicacion de la que
sera considerada primera edicion de la obra premiada, que tendra hasta un
maximo de mil ejemplares, aunque se trate de una coedicion. Tal derecho
incluye no solo evidentes cuestiones economicas, sino todas las
caracteristicas graficas y otros aspectos de la mencionada primera edicion.
En las sucesivas ediciones los derechos corresponderan integramente al
autor.

7. La Casa de las Americas tendra la primera opcion sobre la obra premiada y
las mencionadas durante un ano, a efectos de negociar su publicacion en todo
el mundo. Los derechos de toda contratacion se revertiran sobre el autor,
descontandose en cada caso un 10% que sera para la Casa de las Americas.

8. Las obras se presentaran impresas en original y dos copias, a dos
espacios y foliadas. En caso de llevar ejemplos musicales e ilustraciones,
se deben adjuntar al primer ejemplar de la obra, con calidad suficiente para
su reproduccion impresa, numerados y con la debida indicacion de las fuentes
de referencia o archivos donde se encuentran los documentos originales.

9. Junto al te xto impreso se enviara una version digital en sistema
compatible con MS-Word para PC.

10. Si la obra no corresponde a un autor de lengua castellana, el texto se
enviara en el idioma original y una traduccion que hara constar el nombre
del traductor.

11. Es admisible el uso de seudonimo, si asi lo prefiere el autor. En ese
caso, es indispensable acompanar su identificacion en sobre aparte.

12. Cada autor debera enviar un curriculum de hasta dos paginas, que indique
nombres y apellidos, fecha de nacimiento, direccion postal y direccion
electronica, titulos o grados, publicaciones y ponencias recientes, docencia
actual, investigaciones en curso, cargos academicos y membresia.

13. Las obras deberan ser remitidas a la Casa de las Americas, 3ra y G, El
Vedado, Ciudad de La Habana, Cuba o a cualquiera de las Embajadas de Cuba,
antes del 1ro de febrero del 2008. En los dos casos los autores deberan
comunicarse con la Direccion de Musica de la Casa de las Americas a traves
de la direccion electronica musica em casa.cult.cu, para tramitar de inmediato
la recepcion de la obra.

14. El jurado quedara constituido en la Ciudad de La Habana, en abril del
2008.

15. La premiacion tendra lugar el 18 de abril del 2008 y el dictamen del
jurado sera inapelable.

16. Las obras presentadas que no obtengan premio o menciones estaran a
disposicion de sus autores hasta el 30 de abril de 2009. La Casa de las
Americas no se responsabiliza con su devolucion.

17. Los autores que contravengan lo especificado en estas bases seran
descalificados. El envio de la obra presupone e implica su aceptacion
integra.


********************************************
********************************************


16. EVENTO: Fiesta Iberoamericana de las Artes 2007 (06-25/Nov - San Juan,
Porto Rico)


********************************************


Les invitamos a visitar la pagina web de la Fundacion Latinoamericana para
la Musica Contemporanea que presenta la Fiesta Iberoamericana de las Artes
2007.

www.fiestaiberoamericanadelasartes.com


Rafael Aponte Ledee
Director Musical y Artistico

Dolly Carrasquillo
Asistente del Director


********************************************
********************************************


17. EVENT: 2nd IMC WORLD FORUM ON MUSIC (11-14/Out/2007 - Pequim [Beijing],
China)


********************************************


De: forum.imc em unesco.org


INTERNATIONAL MUSIC COUNCIL to stage the 2nd IMC WORLD FORUM ON MUSIC in
Beijing

Paris, May 30, 2007. The International Music Council (IMC), an international
non-governmental organisation in formal associate relations with UNESCO, is
pleased to announce the 2nd World Forum on Music to take place in Beijing,
October 11-14, 2007, organised jointly with the Chinese Musicians'
Association.

With collaboration from other players in the musical field, the IMC presents
its World Forum on Music (WFM) as a global knowledge-building platform on
music and society in the 21st century, which explores a variety of topics
from a diverse perspectives: cultural, political and economical. IMC
considers its World Forum on Music as a most important contribution to
setting the stage for the free celebration of music in the world.

The 2007 World Forum on Music will focus on four areas which IMC considers
being of crucial importance to the world of music:

* Music in Development and Development in Music: the great range of issues
confronting IMC and its members in the Music Sector Development Program

* ManyMusics - Fostering Musical Diversity: in two parts - 1) supporting
traditional musics and 2) the UNESCO Convention for cultural diversity

* Intellectual Property Rights: a clarification of the new issues in this
most complex and evolving area

* Music Delivery in the Future: again in two parts - 1) futures in musical
creation, performance and delivery and 2) futures in music education.

By seeking synergies across different sectors, this high-level forum
provides unprecedented opportunities for scholars, government officials,
private sector executives, professionals from the civil society, artists and
students to engage in serious debates on current key issues.

In addition, our host, the Chinese Musicians' Association, is organising a
fascinating array of performances of Chinese music beyond even those
normally accessible to most Chinese citizens.

Come to shape the course of action for the promotion, production and
accessibility of diverse music!

As with all activities of the International Music Council, the Beijing
program will serve the achievement of the five rights in all countries of
the world:

a) the right for all children and adults to express themselves musically in
all freedom

b) the right for all children and adults to learn musical languages and
skills

c) the right for all children and adults to have access to musical
involvement through participation, listening, creation and information

d) the right for musical artists to develop their artistry and communicate
through all media, with proper facilities at their disposal

e) the right for musical artists to obtain just recognition and remuneration
for their work.

In the framework of the 2nd World Forum on Music, the IMC will hold its 32nd
General Assembly, which will include both business sessions and workshops
for IMC members only. The workshops will demonstrate to members new
techniques to meet the fast-moving challenges in the fields of advocacy,
income generation, information & communications.

Book the dates and look out for our next communications

in the following weeks and months

to find out more about the 2nd World Forum on Music!


Information:

International Music Council

Silja Fischer

1 rue Miollis, 75732 PARIS cedex 15, France
Tel. +33 1 45 68 48 50
Fax +33 1 43 06 87 98

e-mail: forum.imc em unesco.org
www.unesco.org/imc


********************************************
********************************************


18. RADIO: American Music Center launches adventurous internet radio
station: Counterstream (May/2007 - EUA) http://www.counterstreamradio.org/


********************************************


De: http://iamic.info/node/273


AMC Launches Adventurous Internet Radio Station: Counterstream

http://www.counterstreamradio.org/

The American Music Center is pleased to announce its new web-based station
Counterstream Radio. To mark the official launch, Counterstream broadcast an
exclusive conversation between two extraordinary vocal artists: Meredith
Monk and Bjork. Counterstream is a showcase for music by American composers;
listeners will be able to tune in to Counterstream and hear influential
music of many pedigrees 24 hours a day. With this development NewMusicBox
also says goodbye to the 45-second excerpt, and Counterstream Radio's player
will now appear in the upper right-hand corner of the site. Listeners can
expect diverse programming remarkable for its depth and eclecticism,
including the works of composers such as Elliott Carter, John Cage, Nico
Muhly, Abbey Lincoln, Matthew Shipp, Kid 606, and beyond. While you're
listening, be our friend on MySpace.


********************************************
********************************************


19. WORKSHOPS: Center for Computer Research in Music and Acoustics, Stanford
(Jun-Set/2007 - Palo Alto, CA, EUA)


********************************************


De: tricia em ccrma.Stanford.EDU


The Center for Computer Research in Music and Acoustics offers intensive
programs where top educators and researchers from the fields of music,
engineering, and computer science will present a detailed study of
specialized subjects. The workshops are one or two week programs and this
year are offered in 6 different locations worldwide. (The classes listed
below are all held at Stanford.)  The workshops are open to the public.

For more information please visit our website:
http://ccrma.stanford.edu/workshops/2007/index.html

Physical Interaction Design for Music (PID)
2 weeks
June 25 - July 6 (including July 4)
Michael Gurevich, Carr Wilkerson

Digital Signal Processing: Spectral and Physical Models (DSP)
2 weeks
July 9 - July 20
Perry Cook, Xavier Serra

Composing and Coding for Laptop Ensemble (CCL)
2 weeks
July 23 - August 3
Dan Trueman and Ge Wang, with Perry Cook

Perceptual Audio Coding (PAC)
1 week
August 13 - August 17
Marina Bosi, Richard Goldberg

Signal Processing Techniques for Digital Audio Effects (DAE)
2 weeks
August 20 - September 1
Jonathan Abel, Dave Berners
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070601/924a871b/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l