[FWD cdmc] - 28/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Jul 27 14:01:00 BRT 2007


*FWD cdmc  - 28   27/07/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
**www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        CHAMADA DE TRABALHOS: SIMPEMUS 4 ­ Simpósio de Pesquisa em Música
2007 (LIMITE: 31/Ago - Curitiba, PR, Brasil) <#_Toc173293823>

2 -        CONCERTO: Alemanha Ano Zero. Grupo Trombonismo LBP, dir. art.
Wagner Politschuk. Obras de Copland, Barber, Menotti (04/Ago, 20:00hs -
Campinas, SP, Brasil) <#_Toc173293824>

3 -        CONCERTO: "Noise Music", Zbigniew Karkowski (Polonia).
(28-29/Jul, 20:00hs - SESC Avenida Paulista, Sao Paulo,SP) <#_Toc173293825>

4 -        CONCERTO: Orquestra de Câmara da ULBRA, Reg.: Tiago Flores. Obras
de Gnattali, Masroberti, Lewis de Mattos, Cervo, Arthur Barbosa (05/Ago,
19:00hs - Porto Alegre, RS, Brasil) <#_Toc173293826>

5 -        CONCERTO: Marcos Flavio (violao). Obras de Gnattali, Tacuchian,
Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, Fred Schneiter (31/Jul, 18:30hs - Auditorio
da Fundacao Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc173293827>

6 -        CONCURSO: 2o. Concurso de Violão da Faculdade Cantareira
(18-19/Ago - Sao Paulo, SP) <#_Toc173293828>

7 -        FESTIVAL: International Gaudeamus Music Week 2007 (03-09/Set -
Amsterdam, Holanda) <#_Toc173293829>

8 -        OPORTUNIDADE: Vagas para instrumentistas, OSB (LIMITE: 31/Jul -
Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc173293830>

9 -        PRATICA ORQUESTRAL: Projeto Academia 2007, OSUSP (LIMITE: 30/Jul
- Sao Paulo, SP) <#_Toc173293831>

10 -      CALL FOR PAPERS: 5th Conference EMS08, "Musique concrète, 60 years
later" (DEADLINE: 11/Jan/2008 - Paris, Franca) <#_Toc173293832>

11 -      CALL FOR SCORES: "Der Staubach Preis", International Music
Institute Darmstadt (DEADLINE: 30/Abr/2008 - Darmstadt,
Alemanha)<#_Toc173293833>


********************************************
********************************************


CHAMADA DE TRABALHOS: SIMPEMUS 4 ­ Simpósio de Pesquisa em Música 2007
(LIMITE: 31/Ago - Curitiba, PR, Brasil)


********************************************


De: "norton dudeque" <nortondudeque em gmail.com>


SIMPEMUS 4 ­ Simpósio de Pesquisa em Música 2007

3 e 4 de novembro de 2007, Curitiba, PR, Brasil

O Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, através do seu
Programa de Pós-graduação em Música, realizará nos dias 3 e 4 de novembro de
2007 a quarta edição do Simpósio de Pesquisa em Música. As edições
anteriores deste evento científico nacional contaram com a participação de
pesquisadores de várias universidades brasileiras, assim como com
palestrantes de renome nacional. Os anais dos eventos passados foram
publicados pela editora do Departamento de Artes da UFPR e distribuídos a
pesquisadores e instituições científicas de todo o País. O SIMPEMUS 4 ­
Simpósio de Pesquisa em Música 2007 permanecerá fiel às diretrizes que
nortearam as versões anteriores, constituindo-se em um fórum científico
dedicado à discussão e reflexão de questões relevantes às áreas da
musicologia, análise e interpretação musical. O SIMPEMUS 4 privilegiará os
seguintes temas:

Musicologia: abordagens históricas, culturais, sociais e antropológicas da
música (erudita, folclórica, popular, de massa), com ênfase no contexto
nacional.

Teoria e análise musical: trabalhos de análise musical de obras do
repertório tradicional, assim como trabalhos que proponham novas abordagens
analíticas para a música tradicional, popular ou étnica.

Tecnologia musical: trabalhos relativos à interação entre tecnologia e
música, música e computador, música e multimeios, música e cinema.

Formas de apresentação: comunicação oral (português ou espanhol); pôster
(português); seção de iniciação científica (comunicação oral ou pôster).

Submissão de trabalhos para seleção: de 20 de julho a 31 de agosto de 2007

Os trabalhos deverão estar na forma de resumos expandidos de até 800
palavras no corpo de texto, e referências bibliográficas. O(s) autor(es)
deve(m) indicar a área de seu trabalho (musicologia, teoria e análise
musical, tecnologia musical, iniciação científica) e a forma de apresentação
(oral ou pôster). Os trabalhos devem ser submetidos através do seguinte
endereço eletrônico:

simpemus em yahoo.com.br

Cronograma do evento

Recebimento de trabalhos para seleção: 20 de julho  a 31 de agosto de 2007
Divulgação dos trabalhos aceitos: 21 de setembro
Envio dos trabalhos completos para anais: 01 de outubro (normas para
formatação de artigos completos, arquivo em PDF)
Divulgação do cronograma e programa do evento: 26 de outubro
Realização do evento: 03 e 04 de novembro

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 01 de outubro diretamente
na página do evento mediante preenchimento de ficha de inscrição e pagamento
da taxa de inscrição no valor de R$60,00. Para maiores informações contate

Norton Dudeque
simpemus em yahoo.com.br
Coordenador do SIMPEMUS 4


********************************************
********************************************


CONCERTO: Alemanha Ano Zero. Grupo Trombonismo LBP, dir. art. Wagner
Politschuk. Obras de Copland, Barber, Menotti (04/Ago, 20:00hs - Campinas,
SP, Brasil)


********************************************


De: http://www.espacoculturalcpfl.com.br


Sáb - 04 de Ago - 20h

Música Erudita- Alemanha Ano Zero - Grupo Trombonismo LBP quinteto de metais
- Wagner Politschuk direção artística

Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência
Música de compositores norte-americanos que foram subsidiados para serem
executados no programa do Comando Militar Aliado norte-americano de
reconstrução da Alemanha a partir da música clássica. Peças de Copland,
Barber, Menotti e outros.


********************************************
********************************************


CONCERTO: "Noise Music", Zbigniew Karkowski (Polonia). (28-29/Jul, 20:00hs -
SESC Avenida Paulista, Sao Paulo,SP)


********************************************


ZBIGNIEW KARKOWSKI

O compositor polonês apresenta o show End Zone - Fim da Picada, em que
apresenta o que chama de "música por computador extrema", com choques de
ondas de ruídos geradas digitalmente. Nascido na Cracóvia e tendo estudado
composição no Colégio Estatal de Música em Gottenburg (Suécia), estética de
música moderna no Departamento de Musicologia de Gottenburg e música por
computador na Universidade Chalmer de Tecnologia, o músico trabalha
ativamente como compositor tanto no campo da acústica como da
eletroacústica. É membro fundador do trio de performance eletroacústico
Sensorband e, nos últimos 8 anos, é muito ativo na cena underground noise do
Japão, onde vive e trabalha. No Teatro de Câmara. 1 R$ 6,00; R$ 4,50
(usuário matriculado). R$ 3,00 (trabalhador no comércio e serviços
matriculado e dependentes).

Dia(s) 28/07, 29/07 Sábado e domingo, às 20h30.

SESC Avenida Paulista

Produção: MidiaMental (Tragtenberg & Sukorski)


********************************************
********************************************


CONCERTO: Orquestra de Câmara da ULBRA, Reg.: Tiago Flores. Obras de
Gnattali, Masroberti, Lewis de Mattos, Cervo, Arthur Barbosa (05/Ago,
19:00hs - Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


Concerto da Orquestra de Câmara da ULBRA


05 de Agosto:

Local: Associação Leopoldina Juvenil - Porto Alegre - 19h

Programa:

Radamés Gnattali - Concerto para viola e orquestra de cordas
Daniel Mastroberti - Movimento para cordas(estréia mundial)
Fernando Lewis de Mattos - Un'altra Ciaccona (estréia mundial)
Dimitri Cervo - Tema, Variações e Final
Arthur Barbosa - Recuerdos III
Felipe Adami

Regência de Tiago Flores

Solista: Ricardo Kubala, viola (São Paulo)


********************************************
********************************************


CONCERTO: Marcos Flavio (violao). Obras de Gnattali, Tacuchian,
Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, Fred Schneiter (31/Jul, 18:30hs - Auditorio
da Fundacao Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: cidaclf em gmail.com


Brasiliana
Concertos de Musica Brasileira
serie 2007

MARCOS FLAVIO violao

Ganhador do I Concurso Nacional em Homenagem a Fred Schneiter

Terca-feira, 31 de julho de 2007, as 18:30hs

programa

Radames Gnattali
Brasiliana no. 13 (1983)

Ricardo Tacuchian
Serie Rio de Janeiro (1996)
Evocando Manuel Bandeira nos tempos do bonde

Guerra-Peixe
Sonata (1969)

Ronaldo Miranda
Appsassionata (1984)

Fred Schneiter
Suite Sinuosa (1989)

Auditorio da Fundacao Casa de Rui Barbosa
Rua Sao Clemente 134 Botafogo

ENTRADA FRANCA


********************************************
********************************************


CONCURSO: 2o. Concurso de Violão da Faculdade Cantareira (18-19/Ago - Sao
Paulo, SP)


********************************************


De: "eventos" <eventos em cantareira.br>


O 2º Concurso de Violão da Faculdade Cantareira, acontecerá nos dias 18 e 19
de agosto de 2007, sob a coordenação artística de um dos ícones do violão no
Brasil, o violonista e professor Henrique Pinto. Esta edição chega anunciada
pela qualidade e repercussão do 1º Concurso, realizado em agosto pp., onde
participaram 63 violonistas, provenientes de 20 cidades brasileiras.

Henrique Pinto inicia a sua formação musical com Sérgio Scarpiello,
estudando sucessivamente com Manoel São Marcos, Isaias Sávio, Carlos Barbosa
Lima, José Thomaz (Santiago de Compostela-Espanha) e Abel Carlevaro
(Uruguai); harmonia, contraponto, análise e interpretação com Guido
Santórsola e Mario Ficarelli.

Sua trajetória como professor é bastante intensa, tendo ministrado aulas na:
Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Conservatório Musical Brooklin
Paulista. Posteriormente recebe o título de "Notório Saber", expedido pelo
MEC, por seu currículo como concertista e camerista, passando a lecionar em
faculdades, como: Instituto Normal de Música, Faculdade Mozarteum de São
Paulo, e São Judas Tadeu. Hoje leciona da FAAM-FMU, Escola Municipal de
Música, Faculdade Cantareira.

Frequentemente é convidado a lecionar em cursos de férias, tais como: Porto
Alegre, Montenegro e Vale Veneto, Caxias do Sul e Foz do Iguaçu (PR)
Joinville, Brusque e Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campos
de Jordão (SP), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Belém
(PA), Vitória (ES), Medellim (Colômbia), Cochabamba e La Paz (Bolívia),
Santo Tirso e Aveiro (Portugal) e Koblenz (Alemanha).

Tem editado uma série de trabalhos didáticos pela Ricordi Brasileira. O seu
livro "Ciranda das Seis Cordas" foi reeditado na Itália e é utilizado em
escolas de música de vários paises da Europa.

Obras pedagógicas: "Violão - Um olhar pedagógico". Métodos: "Curso
Progressivo de Violão" (nível médio para 2º, 3º e 4º anos); "Iniciação ao
Violão" (princípios básicos e elementares); "Iniciação ao Violão" - volume
II; "Técnica da Mão Direita - Arpejos"

Organiza e coordena a série de recitais "Projeto-Violão no MASP".

Foi articulista da revista Cover Guitarra (Brasil) e Guitarreando (Portugal)
e atualmente escreve para Guitar Player do Brasil, Violão Intercâmbio e
Revista Acústico.

É membro da Academia Paulista de Música, ocupando a cadeira que pertenceu ao
professor Isaias Sávio.

Faz parte do Conselho da Academia de Violão da cidade Koblenz (Alemanha).

Assim, através de uma competição saudável, o 2º Concurso de Violão da
Faculdade Cantareira procura estimular o jovem instrumentista em sua
carreira e contribuir para a promoção de todos aqueles que se dedicam ao
estudo do mais brasileiro de todos os instrumentos.

Premiar o talento do jovem músico é o que nos impulsiona nesta tarefa onde
reunimos seriedade, conhecimento, competitividade aliada ao respeito e olhar
atento ao mercado de trabalho.

Visite no site do concurso/vídeos/apresentação de alunos violão erudito.

MARIO SHIRO YAMAMOTO

Eventos/ Faculdade Cantareira, Rua Marcos Arruda, 729, www.cantareira.br

E-mail: processoseletivo em cantareira.br

Tel: (11) 6090.5900


********************************************
********************************************


FESTIVAL: International Gaudeamus Music Week 2007 (03-09/Set - Amsterdam,
Holanda)


********************************************


De: "Gaudeamus" <info em gaudeamus.nl>


PRESS RELEASE

Gaudeamus presents the
International Gaudeamus Music Week 2007
in the 'Muziekgebouw aan 't IJ', Paradiso, Felix Meritis and the Bimhuis
3 - 9 September
2007

>From September 3rd through 9th Amsterdam will be populated with composers
and musicians from all over the world. To this city they will bring along
the latest developments in contemporary music; you can witness this by going
to the concerts during the Gaudeamus Music Week 2007.

Gaudeamus offers young composers the opportunity of having their works
performed and compete for the Gaudeamus Prize, a sum of € 4,550 in the form
of a commission for a new composition, which will be given its first
performance at the Music Week 2008. This year's jury, consisting of Mary
Finsterer, Kevin Volans and Yannis Kyriakides, selected seventeen works from
the more than 280 compositions submitted from 54 countries.

The Ives Ensemble, Asko Ensemble, Nieuw Ensemble and Holland Symfonia will
perform these works. In addition, the programs will include many other new
compositions by young composers, including prizewinners of other
competitions and the results of various workshops

The presentation of the winner of the Gaudeamus Prize will be on Sunday
afternoon, September 9th in the 'Muziekgebouw aan 't IJ'.


Night of the Unexpected

On Thursday evening the traditional Night of the Unexpected will be held in
Paradiso. At this one-evening festival all sorts of music styles and genres
will be mixed together, boundaries will be pushed back and expectation
patterns will be perforated. Everything may be heard: from experimental
techno to composed music. The audience will be surrounded by concerts,
performances and sound installations. Old habits will be playfully put up
for discussion: an ensemble is positioned in the middle of the hall, one can
hear singing from the balcony and homemade speakers surrounding the entire
audience.


Sound Installations by Bosch and Simons

The installations De Krachtgever and Último Esfuerzo Rural 1 ("Ultimate
Country Exertion") by the artistic duo Bosch and Simons may be seen in the
Atrium of the 'Muziekgebouw aan 't IJ' during the entire week. De
Krachtgever consists of 56 wooden boxes and is 12 meters wide and 2.5 meters
high. Spiral feathers connect the boxes to each other and an electric motor
is connected to each of four boxes, causing the boxes to move. Because the
motors and through these the vibrations of the boxes are variable, De
Krachtgever can produce sounds that are both subtle and powerful, orderly as
well as chaotic. For Último Esfuerzo Rural 1 this vibratory method with
spiral feathers and electric motors is again used. In this instance the
electric motors operate wooden hayforks that scratch on glass. In
ÚltimoEsfuerzo Rural 1 agricultural thinking dominates, in which farmers'
life itself is not romanticized, rather the country spirit: the individual
looks for simple but nevertheless creative and playful solutions for the
problems that arise in the surrounding world. This state of mind seems to be
disappearing in our globalized world.

This year will be the last time that Gaudeamus will present the Music Week
as an independent organization.  By 1 January 2008 at the latest Gaudeamus
will have merged with the Kamervraag, Donemus and the combined jazz
institutes (including the Dutch Jazz Connection) into a new Dutch sector
institute for music. The International Gaudeamus Music Week and the
International Gaudeamus Interpreters Competition will become permanent
features of this new institute.

More information about the International
Gaudeamus Music Week 2007 can be found on www.gaudeamus.nl.


********************************************
********************************************


OPORTUNIDADE: Vagas para instrumentistas, OSB (LIMITE: 31/Jul - Rio de
Janeiro, RJ)


********************************************


De: http://www.vivamusica.com.br/noticia.php?id=407


OSB abre concurso internacional para preencher vagas do corpo orquestral

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) abre 21 vagas para naipes de
violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, fagotes e
trompas. As inscrições podem ser feitas por correio ou por e-mail até o dia
31 de julho. O salário varia de R$ 4 mil a R$ 5,6 mil.

As provas serão realizadas de 6 a 10 de agosto no auditório anexo ao Theatro
Municipal do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas. Edital completo,
com repertório a ser apresentado nas audições está disponível no site da
orquestra www.osb.com.br

Foi criada uma linha telefônica especialmente para atender os interessados
no concurso: (21) 2505-8333.

Criada na década de 40 do século passado pelo maestro e compositor José
Siqueira, a OSB é parte significativa da história da música brasileira.
Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky já foram regentes do grupo que
atuou junto a grande solistas nacionais e internacionais. Desde 2005, a OSB
tem Roberto Minczuk como diretor artístico e regente titular. No próximo ano
é esperada a inauguração da sede da orquestra, a Cidade da Música,
localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.


********************************************
********************************************


PRATICA ORQUESTRAL: Projeto Academia 2007, OSUSP (LIMITE: 30/Jul - Sao
Paulo, SP)


********************************************


Música Erudita / OSUSP abre inscrições para o Projeto Academia


ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP RECEBE INSCRIÇÕES PARA PROJETO ACADEMIA 2007


Até 30 de julho, os interessados podem se inscrever para participar de um
programa que visa aprimorar a prática orquestral por meio da convivência com
músicos profissionais e da participação em ciclos sinfônicos durante a
temporada de 2007

Até o próximo dia 30 de julho, a Orquestra Sinfônica da USP recebe
inscrições para a edição deste ano do Projeto Academia, uma iniciativa
criada em 2002 com o objetivo de reconhecer talentos musicais de regentes e
instrumentistas interessados em aprimorar a prática orquestral. Uma das
principais características desta proposta da OSUSP é que os participantes
poderão parti cipar, durante toda a temporada de 2007, de ciclos sinfônicos
completos.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário, providenciar a
documentação exigida e pagar uma taxa. Os candidatos devem ter mais de 18
anos e Ensino Médio completo. O formulário e o edital do projeto, no qual
podem ser encontradas mais informações, estão disponíveis no site da OSUSP (
www.usp.br/osusp).

No processo seletivo, os inscritos participarão de provas escritas e
práticas, baseadas em testes para ingresso em orquestras profissionais, nas
quais serão avaliados por uma comissão formada por cinco jurados.

A edição de 2007 oferece vagas para regente assistente (1), violinistas (9),
violistas (3), violoncelistas (2), contrabaixistas (2), flautista (1),
oboista (1), clarinetista (1), fagotista (1), trompistas (2), trombonista
baixo (1) e percussionista (1). Os 25 classificados recebem um prêmio em
dinheiro e ganham também a oportunidade de participar das atividades diárias
de uma orquestra que realiza uma das mais importantes temporadas de concerto
na cidade de São Paulo, sempre acompanhados por um músico que toque o mesmo
instrumento.

Ao final da temporada, os participantes que cumprirem todas as etapas do
Projeto Academia 2007 terão direito a uma declaração de prática orquestral,
na qual será indicado todo o repertório praticado durante o período.

Por meio do Projeto Academia, a Orquestra Sinfônica da USP tem oferecido ao
público ciclos sinfônicos completos. Com a importante participação dos
jovens instrumentistas, em cinco edições foram interpretadas as quatro
sinfonias de Johannes Brahms (2002); as seis sinfonias de Peter Tchaikovski
(2003); as nove sinfonias de Ludwing Van Beethoven (2004); os quatro
concertos de Johannes Brahms e o Poemas Sinfônicos de Rimski-Korsakov
(2005); e as quatro sinfonias de Robert Schumann (2006). Para 2007, o
repertório terá o ciclo das nove Bachianas de Heitor Villa-Lobos e as
grandes obras de Camargo Guarnieri.


ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP

Vencedora do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria Melhor Orquestra,
tendo sido indicada na mesma categoria em 2005, a Orquestra Sinfônica da USP
foi fundada em 1975 por Orlando M. de Paiva, então reitor da Universidade de
São Paulo. Teve como primeiro maestro o compositor Camargo Guarnieri,
sucedido após a sua morte pelo maestro Ronaldo Bologna.

A partir de 2002, o maestro Carlos Moreno foi indicado como novo regente
titular e diretor artístico da OSUSP, e desde então a orquestra vem
promovendo o Projeto Academia, voltado ao aperfeiçoamento de músicos
profissionais. Em 2003, foi retomado o Concurso Nacional de Composição
Camargo Guarnieri, incentivando jovens autores brasileiros. Seu sucesso
estimulou sua produção e continuidade em 2005 e 2007.

Em 2006, o professor Dr. Celso Hildebrand e Grisi assumiu a direção da
orquestra, que nos últimos anos vem ampliando o seu corpo de instrumentistas
de sopro e de percussão, convidando freqüentemente solistas e regentes
consagrados para apresentações regulares no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na
Sala São Paulo e na Faculdade de Medicina.

Atualmente, a OSUSP trabalha para alcançar a excelência da execução musical,
tendo como marca a execução de Ciclos Sinfônicos completos, Sinfonias de
Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, Schumann, Choros de Camargo Guarnieri,
Poemas Sinfônicos de Korsakov e as Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos,
dentre outros. Potencializou seu crescimento, dedicando-se a programas de
concertos de música erudita e pluralizando sua atuação.

O objetivo é renovar idéias, abordagens, leituras, espaços de apresentação e
programas, além de promover associações inesperadas e passeios pelas músicas
erudita contemporânea e popular, conquistando diferentes perfis de público.
Para isso, a OSUSP busca consolidar o que considera um empreendimento
cultural: uma orquestra comprometida com a excelência musical e com
atividades de extensão próprias de uma orquestra pertencente à Universidade
de São Paulo.

Tais atividades abarcam a formação de músicos e de novas platéias,
garantindo o acesso não apenas à música erudita, mas a outras linguagens
sinfônicas a partir de nossas riquíssimas raízes musicais ou de repertórios
de nossos maiores compositores populares. Essa é a diversidade conduz a
orquestra ao encontro de sua natureza
criativa.


MAESTRO CARLOS MORENO

Carlos Moreno, natural da cidade de Petrópolis, é vencedor do Prêmio Carlos
Gomes na categoria "Revelação". Iniciou seus estudos musicais ao piano aos
seis anos de idade, passando posteriormente ao violino.

Em 1978, ingressou no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Estudou
violino, música de câmara com o Prof. Nayran Pessanha, Gilberto Bittencourt,
Paulo Bosisio, regência com Roberto Duarte, Johannes Schlaefli, Kirk Trevor,
composição com Korenchendler. Em 1991, recebeu uma bolsa para estágio em
renomados MusikInternat da Áustria e da Alemanha. Realizou o bacharelado em
violino com Paulo Bosísio na Uni-Rio.

Na área pedagógica, especializado no método Suzuki, ministrou aulas de
violino durante oito anos na Fundação Educacional de Volta Redonda. Como
violinista, teve forte atuação profissional, sendo fundador do Quarteto
Guerra-Peixe. Escreveu obras para metais e percussão, piano e canto, cordas,
obras corais e uma abertura sinfônica.Venceu o 5º. Concurso latino-americano
para regentes promovido pela OSUSP. Em 1999, recebeu a Bolsa Virtuose, do
Ministério da Cultura, tendo concluído o Aufbaustudium na Musikhochschule de
Zurique.

Em 2002, assumiu a direção da Orquestra Sinfônica da USP, tornando-a uma das
melhores orquestras do Brasil. Em 2006, sob sua direção, a OSUSP venceu o XI
Prêmio Carlos Gomes, na categoria "Melhor Orquestra Sinfônica". Foi o
primeiro brasileiro a atuar como professor de regência no International
Workshop for Conductors, na República Tcheca, em 2006.

SERVIÇO

PROJETO ACADEMIA 2007

Inscrições até 30 de julho

Mais informações:

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo

Sede: Anfiteatro Camargo Guarnieri

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h30 às 17 h.

Endereço: Rua do Anfiteatro, 109 - Cidade Universitária - São Paulo.

Tel.: (11) 3091-3000.

Site: www.usp.br/osusp



ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA USP

MARRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tel./Fax: (11) 3258-4780

Marcelo Prado: prado em paulomarra.com.br

Paulo Marra: marra em paulomarra.com.br


********************************************
********************************************


CALL FOR PAPERS: 5th Conference EMS08, "Musique concrète, 60 years later"
(DEADLINE: 11/Jan/2008 - Paris, Franca)


********************************************


Musique concrète - 60 years later
Electroacoustic Music Studies Network - International Conference Series
5th Conference 'EMS08' 3-6 June 2008, Paris

Presenting EMS 08

When the first trains were "running out" off the loudspeakers during the
concerts of Pierre Schaeffer's Études, the audience must have been surprised
and shocked with the notion that such mundane sounds could be used in music.
Sixty years and thousands of musical works later, the shock factor is gone
but our surprise remains in terms of the discovery of new musical trends on
the unending road where technology is applied to music.

And yet, what do we know about electroacoustic music? It is vast domain with
many actors, small and large; a domain that attracts composers from all
around the world; a domain for any musician to explore. However it is a
domain where few studies have been done in comparison to other domains;
where methodologies and terminologies have yet to evolve that are capable of
taking the complexity of electroacoustic music into account.

One of the main functions of the EMS Network is to promote and encourage the
study of electroacoustic music, and to provide a regular framework for
discussion and diffusion of the results. 2008 is a special year for this, a
year for celebrating the past but also a year for new perspectives. Several
trends will be explored during EMS08; before the meeting, there will be a
special study session on the socio-political implications of electroacoustic
music, Composing Today.

This meeting and the EMS08 event will be hosted by the GRM (which will be
celebrating its 50th anniversary) and the University of Paris Sorbonne. It
will last three days and concerts will be performed during the event
featuring the Asian Network (EMSAN) track; on the weekend immediately
following EMS08 there will also be two concerts in the annual GRM series at
the Salle Olivier Messiaen at the French Radio.

EMS08 - CALL FOR PAPERS

Conference Theme: Musique concrète, 60 years later

- Conference Committee
- Marc BATTIER (MINT-OMF, Université de Paris-Sorbonne, France)
- Bruno BOSSIS (MINT-OMF, Université de Paris-Sorbonne, France)
- Leigh LANDY (MTI, De Montfort University, UK)
- Daniel TERUGGI (INA/GRM, Paris, France)
- Christian ZANESI (INA/GRM, Paris, France)

Dates and place: 3-6 June, 2008 - INA-GRM (Paris) and University
Paris-Sorbonne (Maison de la Recherche)

The EMS conference is organised yearly through the initiative of the
Electroacoustic Music Studies Network, an international team which aims to
encourage reflection on the better understanding of electroacoustic music
and its genesis, its appearance and its development over the span of a
century. The organisers are all engaged in the key areas of debate and
actively seeking the development of solutions.

Thanks to a collaboration with ISAST (International Society for the Arts,
Sciences and technology) and OLATS (Observatoire Leonardo des Arts et
Technosciences), a Leonardo-EMS prize will be given to a selected
communication of a young researcher for publication of his/her paper in
Leonardo (MIT Press).

The 5th Conference will start in the afternoon of Tuesday, June 3 with a
panel discussion (Composing Today), registration and a presentation by the
keynote speaker and conclude with concerts organised by GRM on Saturday,
June 7th and Sunday, June 8th. A concert of Chinese and Taiwanese
electroacoustic music will take place on Thursday, June 5th. Additional
events may be announced later.

EMS 08 main theme

The main topic for the EMS08 will be the relationship between sound and
music

-  Inventing new sounds for music: how do composers approach the production
of sounds for their musical works, which methods and procedures they used?

-  Influence of tools on music: Is the music the result of invention, or do
tools determine the final result?

-  Relations between sound and structure: what relationships exist between
the sounds and the structure of the work? Are there significant trends in
this domain?

-  Sound terminology: is a physical or the morphological description
efficient for characterising sounds? Has a need for new terminology appeared
in any way?

Other EMS 08 themes

None of these is exclusive; any may be combined, others added. Criticism of
the terminology, categories and assumptions made in this list will be
perfectly acceptable. We also encourage papers from the margins of
electroacoustic music and papers which discuss works in the fields of
intermedia, installations, video music, multimedia, Internet-based
collaboration, etc.

Analysis:
-  What types of discourse are relevant to electroacoustic works?
-  Which analytical methods are currently being developed?
-  Can one adapt existent analytical methods of music to electroacoustic
works, many of which involve no prescriptive notation?
-  How can we further develop the field of study of electroacoustic musics?

Transcription and representation of sound, new audio-visual tools:
-  How are analytical tools being produced and disseminated in the
community?
-  Which means are available for communicating this sonic artform through
symbolic and graphic representations?
-  Does the study of electroacoustic musics require specifically designed
tools or can it take advantage of methods conceived for other musics?

Taxonomy, terminology - 'meaningful' units of music description:
-  Which systems of classification are in use or should be developed?
-  How can we become more consistent in our use of terminology in a field as

dynamic as electroacoustic music?

Real-time music making:
-  How can live performance/composition strategies be analysed?
-  What is 'live' electronic music?

Performance, presentation, dissemination:
-  What is the 'work'?
-  New presentation spaces, technologies.
-  Internet communities, group compositions and performances.

Listening, Intention-Reception:
-  Issues of perception and interpretation.
-  How do the composer's intentions relate to what is perceived?

Semiotics/semiology, 'meaning':
-  What (and how) do different electroacoustic music genres express?

Soundscape, sound ecology:
-  Analytical tools for the understanding of soundscapes.
-  New approaches to sound ecology, sonification, sound environment.

Genres/styles, 'languages':
-
 Questions of unity, diversity, plurality, multicultural resources,
polystyle, hybridisation, 'local music'

Gender issues:
-  Have gender balances shifted since the early days?
-  The relationship between technology/electroacoustic music and gender.
-  Unrecognised contributions: revising history.

Electroacoustic music in East and South-East Asia:
-  The EMS 08 conference will include a special EMSAN track. EMSAN
(Electroacoustic Music Studies Asia Network) is devoted to the study of the
development and practices of electroacoustic music in East and South-East
Asia. All contributions are welcome.

Furthermore ... Proposals concerning any other themes related to
electroacoustic music studies, such as sources and resources are most
welcome.

Guidelines for submission of proposals for presentations

The duration of each paper will be 20 minutes (excluding the installation
and question period of about 10 minutes). Papers can be given in English or
French. Multimedia support will be provided in the form of video projector
(for laptops), overhead projector, CD and DVD player, internet access and
stereo sound system.

Submissions are to be made electronically to:
-  info em ems-network.org

A submission must consist of:
-  The paper proposal abstract (in English or French, 1,000 words maximum),
headed with your name, organisation affiliation (if any), contact address,
telephone, and preferred e-mail address;
-  Curriculum vitae (including a list of publications);
-  Brief biography (150 words maximum).

The abstract should be ready for publication if the proposal is accepted. A
programme containing the paper abstracts will be made available in advance
on the EMS website (www.ems-network.org) and distributed at the conference.
Submissions from research students and early career postdoctoral researchers
are particularly encouraged.

Dates

The deadline for the receipt of proposals is Friday, 11 January, 2008.

Paper acceptance decisions will be completed by Saturday, 26 January and
emailed without delay. The proceedings of the conference will be published
by the MINT/Sorbonne.

Publication
Following the event, accepted papers will be published by the MINT group at
the University of Paris Sorbonne in its book series.

www.ems-network.org info em ems-network.org


********************************************
********************************************


CALL FOR SCORES: "Der Staubach Preis", International Music Institute
Darmstadt (DEADLINE: 30/Abr/2008 - Darmstadt, Alemanha)


********************************************


De: "IMD" <IMD em darmstadt.de>


"THE STAUBACH PREIS"

The Staubach Preis will be offered every other year at the end of the
International Summer Courses for New Music in Darmstadt for a score that
most represents the forward thrust in music associated with International
Music Institute Darmstadt (IMD) since its inception in 1946 and the first
"Internationalen Ferienkurse fuer Neue Musik".


CALL FOR SCORES

The International Music Institute Darmstadt (IMD) has issued a call for a
composition competition for "Der Staubach Preis". Scores for string quartet
with or without live-electronics are sought in cooperation with the "Harry
and Alice Eiler Foundation" (USA), the Arditti Quartet (London/UK) and the
EXPERIMENTALSTUDIO fuer akustische Kunst e. V. Freiburg (Germany).


TERMS OF THE COMPETITION 2008:

PRELIMINARY ENTRY: Composers who are interested in this competition are
first asked to submit 2 works for different instrumentations which have been
previously performed - with or without electronics -  3 copies of each work
as well as audio material, if available. The scores must be submitted
unanonymously in reference to the key word "Der Staubach Preis". The  entry
must also include a project conception / description for a new work for
string quartet (eventually with live-electronics) in German and/or English.
Entry applications must be sent (postmarked!!) no later than 30th of
September 2007 to the following address:

International Music Institute Darmstadt (IMD)
Nieder-Ramstaedter Strasse 190
D-64285 Darmstadt, GERMANY
ATTN: "Der Staubach Preis"


1. From the received entries, several will be selected as nominations for
the "Staubach Preis" by a jury consisting of members of the IMD, the Arditti
Quartet, professors of the International Summer Courses for New Music as
well as the EXPERIMENTALSTUDIO fuer akustische Kunst e.V. Those composers
nominated will be notified after the panel's decision at the end of October
2007, to compose and submit a new, original work for string quartet with or
without live-electronics on or before 30th of April 2008 (postmarked!!). All
composers selected by the jury will receive a scholarship from the IMD,
which includes accomodation, boarding and free entrance/participation for
all activities during the International Summer Courses for New Music in
Darmstadt.

2. The new composition shall not exceed a duration of 10 minutes. Each
validly submitted composition will be studied and rehearsed by the Arditti
Quartet  in a workshop from the 6th  - 10th July 2008 during the
International Summer Courses for New Music (5th – 20th July 2008) and will
possibly come to a performance during a concert within the Summer Courses.

Eligible are composers of any nationality who have not reached the age of 38
as of 30th of September 2007.

SUBMISSION OF NOMINATED SCORES:

The submissions  for the project string quartet do not need to be anonymous.


1. Three copies of the complete new score and parts (4 scores and 1 part)
must be included.

2. The submission must also contain:
a. Composer's full name
b. Date and place of birth
c. Current citizenship
d. Actual complete postal address; telephone and fax numbers as well as an
e-mail-address (if available)
e. Title and length of the composition submitted
f. A short biography (in English or German)

3.  Entries must be sent to the following address:
International Music Institute Darmstadt (IMD)
Nieder-Ramstaedter Strasse 190
D-64285 Darmstadt, GERMANY
ATTN: "Der Staubach Preis"

4. Postmarked deadline for the project string quartet submissions is 30th of
April 2008. This date is decisive.

5. Scores not conforming to all of the above requirements shall NOT be
considered.

6. Submitted scores will NOT be returned.


PRIZE:

1. Following performances of all the nominated compositions, a jury made up
of several professors and composers in attendance at the International
Summer Courses for New Music, the Arditti Quartet and composer Richard
Carrick, PhD, a representative of the "Harry and Alice Eiler Foundation",
shall select one final winner for the "Staubach Preis". This newly founded
reward for outstanding compositional work will be awarded for the first time
at the International Summer Courses for New Music in Darmstadt.

2. Der "Staubach Preis" consists of a monetary award to the amount of euro
3000 (less required deductions) and is funded by the "Harry and Alice Eiler
Foundation" (www.eilerfoundation.org).

Additional information may be obtained from the IMD:

Phone: +49-(0)6151-13-2416
Fax: +49-(0)6151-13-2405
http:\\www.imd.darmstadt.de
imd em darmstadt.de
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070727/1ebe0675/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l