[FWD cdmc] - 35/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Set 14 13:45:32 BRT 2007


*FWD cdmc  - 35   14/09/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -            BOLSAS NA ALEMANHA: Bolsas DAAD de especialização em artes e
música (LIMITE: 19/Out - Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc177540600>

2 -            CONCERTO: "Nesta Cidade e Abaixo de teus Olhos", Silvio
Ferraz e Annita Costa Malufe (15/Set, 20:00hs - Campinas, SP,
Brasil)<#_Toc177540601>

3 -            CONCERTO: Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de
Música, Dir.: Paulo Pedrassoli (20/Set, 18:30hs - CMRMC, Rio de
Janeiro, RJ)<#_Toc177540602>

4 -            CONCURSO: 12o. Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio
(INSCRIÇÕES: 30/Set - Juiz de Fora, MG, Brasil) <#_Toc177540603>

5 -            EDITAL: Seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduaão
em Música da UDESC (INSCRIÇÕES: 08/Out-09/Nov - Florianópolis, SC,
Brasil)<#_Toc177540604>

6 -            EDITAL: Processo Seletivo 2008, UFG (INSCRIÇÕES: 05-19/Nov -
Goiânia, GO, Brasil) <#_Toc177540605>

7 -            EDITAL: Edital de Seleção de Propostas Artísticas, Banco do
Nordeste do Brasil (LIMITE: 11/Out - Fortaleza, CE, Brasil) <#_Toc177540606>

8 -            LANÇAMENTO DE CD: "Da Areia Também se Vê o Mar", Antônio
Eduardo (15/Set, 19:00hs - Santos, SP, Brasil) <#_Toc177540607>

9 -            LANÇAMENTO DE DVD: "Jorge Antunes, Polemica e Modernidade",
Carlos Del Pino (Set/2007 - São Paulo, SP) <#_Toc177540608>

10 -            PALESTRA: Prof. Dr. Paulo César Chagas, Universidade da
Califórnia (Riverside). (18/Set, 19:00hs - Ribeirão Preto, SP,
Brasil)<#_Toc177540609>

11 -            SELEÇÃO: Regentes Corais, Rede Pública de Ensino, Estado de
São Paulo (INSCRIÇÕES: 15/Set - São Paulo, SP) <#_Toc177540610>

12 -     CALL FOR PAPERS: Harmonia Mundi: Musical instruments in Latin
America (DEADLINE: 31/Out - Guadalajara, Mexico) <#_Toc177540611>

13 -     CALL FOR WORKS: Seventeenth Annual Florida Electroacoustic Music
Festival (DEADLINE: 19/Out - Gainesville, FL, EUA) <#_Toc177540612>

14 -            CONCERTO: Gulbekian Orchestra, Dir.:Renato Rivolta. Obras de
Alexandre Delgado, Claude Vivier, Candido Lima, Xenakis (15/Set - Lisboa,
Portugal) <#_Toc177540613>

15 -            CONVOCATORIA: Trigésimo Foro Internacional de Música Nueva
Manuel Enríquez (LIMITE: 28/Set - Ciudad de México, Mexico) <#_Toc177540614>

16 -     NEWS: Christopher Trapani (USA) Wins Gaudeamus Prize 2007 (Set/2007
- Amsterdam, Holanda) <#_Toc177540615>

17 -     NEWS: Duo Con:Fusion (GERMANY) winner of the first ECPNM
competition for live-electronic music projects 2007 (Set/2007 - Amsterdam,
Holanda) <#_Toc177540616>

18 -            PUBLICATION: "Alberto Ginastera. Le(s) style(s) d'un
compositeur argentin", Antonieta Sottile (Set/2007 - Montreal,
Canada)<#_Toc177540617>

19 -            RADIO: Poesía y Música Latinoamericana. Obras de Víctor
Varela (Venezuela), Pedro Nel Martínez (Colombia). Poesia de Gerardo
Contreras (Costa Rica). (16/Set, 19:00hs - Salzburg, Austria)
http://www.radiofabrik.at <#_Toc177540618>

20 -            VIDEOS: "Sombras", Heinz Holliger (19/Set, 19:15hs -
Instituto Goethe, Montevideo, Uruguai) <#_Toc177540619>


********************************************
********************************************


1. BOLSAS NA ALEMANHA: Bolsas DAAD de especialização em artes e música
(LIMITE: 19/Out - Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


Bolsas DAAD de especialização em artes e música

Estão abertas até 19 de outubro de 2007, as inscrições para as bolsas de
especialização em artes e música oferecidas pelo DAAD.

*Quem pode se candidatar:*

Jovens de até 32 anos, formados em música ou artes plásticas, que, tendo
esgotado as oportunidades de formação em seu país de origem, visam uma
especialização artística na sua área. Ao requerer a bolsa, o candidato
deverá informar a universidade e o professor orientador de sua preferência,
com os quais já deverá ter feito os primeiros contatos.

*Valor da bolsa:

*715 euros, com duração de 12 meses, não podendo ser prorrogada.

A passagem aérea e seguro saúde também serão custeados pelo DAAD.

*Prazo para inscrições*: Até 19 de outubro de 2007.

*Mais informações no edital:*

http://rio.daad.de/download/Bolsas%20artes%20musica%2007.doc


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: "Nesta Cidade e Abaixo de teus Olhos", Silvio Ferraz e Annita
Costa Malufe (15/Set, 20:00hs - Campinas, SP, Brasil)


********************************************


De: programacao em espacoculturalcpfl.com.br


sab - 15/09 - 20hs


NESTA CIDADE E ABAIXO DE TEUS OLHOS


O concerto poético faz parte do módulo MÚSICA URGENTE - Preservacionismo na
escrita contemporânea com curadoria de Regina Porto


Aforismos e poemas, imagens e sons inspirados em modalidades do pensamento
filosófico, do meio ecológico e da crise ética. A composição é extraída da
gênese das sonoridades, em obras construídas com base em elementos orgânicos
e do mundo natural. Formações instrumentais acústicas (piano, violoncelo) em
contraponto à leitura de poemas e live-electronics.

Nesta cidade e abaixo de teus olhos é o título de um ciclo de poemas de
Annita Costa Malufe. As obras são do compositor Silvio Ferraz, professor no
Instituto de Artes da Unicamp e autor dos livros Música e Repetição
contemporânea (EDUC-SP) e Livro das Sonoridades (Editora 7 letras).

Silvio Ferraz_Live-electronics
Lidia Bazarian_Piano
Fábio Presgrave­­_Violoncelo
Annita Costa Malufe_ Poemas


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música,
Dir.: Paulo Pedrassoli (20/Set, 18:30hs - CMRMC, Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: ppj em connection.com.br


PREFEITURA DO RIO/CULTURAS

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DA MÚSICA CARIOCA

Apresentam

Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música

Direção musical: Paulo Pedrassoli

O grupo existe há onze anos e já foi chamado de "Uma orquestra de violões
que produz um som deslumbrante" pela revista inglesa CLASSICAL GUITAR
MAGAZINE. Para esta apresentação, o octeto preparou as obras Imagem Carioca
(de Ricardo Tacuchian), Rythmaginaires (de Roland Dyens), Suite 2006 (de
Rogério Borda) e Canuã, a lenda de um guerreiro (de Gaetano Galifi).

Única Apresentação!

Quando: quinta-feira, dia 20 de setembro de 2007

Às 18:30h

Onde: CMRMC (Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca) (Rio de Janeiro)

Quanto: 20 reais (meia: 10 reais)

Informações: (3238-3880)


********************************************
********************************************


4. CONCURSO: 12o. Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (INSCRIÇÕES:
30/Set - Juiz de Fora, MG, Brasil)


********************************************


De: pmprensa em terra.com.br


Pró-Música abre inscrições para o

12º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio

O Centro Cultural Pró-Música vai distribuir mais de R$ 15 mil em prêmios
para as melhores performances em violino, viola, violoncelo e contrabaixo,
além do melhor pianista acompanhador. As inscrições para o 12º Concurso
Nacional de Cordas Paulo Bosísio já estão abertas e podem ser feitas até o
dia 30 deste mês. As provas acontecem entre os dias 12 e 14 de outubro. A
12ª edição conta com o patrocínio exclusivo dos Correios.

Os candidatos de violino e violoncelo concorrem em três categorias por
idade: de 14 a 25 anos (violino) e de 15 a 30 anos (violoncelo).  Já os de
viola e contrabaixo em uma única faixa, até 30 anos. Os músicos serão
submetendo a duas provas: eliminatória e final, ambas com programa
preestabelecido.

Este ano, houve mudança nos programas a serem executados durante os recitais
(ver a seguir). Além dos prêmios em dinheiro para os dois primeiros lugares
de cada categoria, haverá, ainda, a premiação especial concedida pelos
professores Paulo Bosísio (Arco de violino do Gustav Prager), Ole Bohn (R$
300 para o melhor estudo do concurso) e Guerra Peixe (R$ 300 para o melhor
intérprete de música brasileira).

O concurso, único no gênero no país, ultrapassa duas décadas de incentivo
àqueles que se dedicam ao estudo de instrumentos de cordas. Ao longo desta
trajetória, o evento vem descobrindo novos valores, estimulando a
participação de jovens em orquestras e grupos de câmara e, ainda, promovendo
o intercâmbio entre instrumentistas de variadas influências.

As inscrições podem ser feitas no site www.promusica.org.br, em que está
disponível o regulamento completo, inclusive com informações sobre o
programa exigido, ou através de formulário retirado na portaria do
Pró-Música (Avenida Rio Branco 2329 - Centro).



Assessoria Pró-Música

Lilian Pace (9112-5581)

Fabiola Costa (9982-2422)


********************************************
********************************************


5. EDITAL: Seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduaão em Música
da UDESC (INSCRIÇÕES: 08/Out-09/Nov - Florianópolis, SC, Brasil)


********************************************


Edital de seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduaão em Música da
UDESC (Mestrado), para entrada em março de 2008, de acordo com os termos
abaixo:

Áreas de Concentração:

Práticas Interpretativas (Piano).

Educação Musical

Musicologia-Etnomusicologia;


Período de Inscrição: de 08 de outubro a 09 de novembro de 2007

Provas: serão realizadas nos dias 03 a 07 de dezembro de 2007, no
Departamento de Música da UDESC

Publicação do Resultado: a divulgação do resultado da seleção será realizada
no dia 18 de dezembro de 2007, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em
Música da UDESC - CEART, como também na página de Internet do PPGMUS.

Outras informações:
http://www.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/mestradomusica/edital.htm


********************************************
********************************************


6. EDITAL: Processo Seletivo 2008, UFG (INSCRIÇÕES: 05-19/Nov - Goiânia, GO,
Brasil)


********************************************


EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DA TURMA 2008

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ESCOLA DE MUSICA E ARTES CÊNICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - MESTRADO EM MÚSICA.

Datas do Processo Seletivo 2008

Inscrições: 5 a 19 de novembro de 2007
Homologação das inscrições: 23 de novembro de 2007
Avaliação da 1ª FASE: 26 a 28 de novembro de 2007
Divulgação dos Aprovados na 1a FASE: 29 de novembro de 2007
Avaliações da 2ª. FASE (Exames): 03 a 07 de dezembro de 2007
Divulgação dos Aprovados na 2a FASE: 19 de dezembro de 2007

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música, nível mestrado, da
Escola de Música e Artes Cênicas, com sede na Sala 217 da Escola de Música e
Artes Cênicas (EMAC), Campus Samambaia, na Cidade de Goiânia, Estado de
Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições para o Programa de
Pós-graduação em Música, nível de mestrado para turma 2008.

O programa foi criado em 1996 e recomendado no ano de 2000 pela CAPES/MEC,
data em que recebeu o conceito 4 (quatro), que estará em vigor até a data da
próxima avaliação, prevista para 2007.  Destina-se a profissionais com
graduação plena na área de música e áreas afins, tendo como objetivos
principais: a preparação de profissionais mais especializados, de
pesquisadores e de docentes para o magistério superior, de modo a atender às
necessidades do mercado de trabalho regional e nacional.

O Programa de Pós-graduação em Música absorve projetos de pesquisa em três
áreas de concentração, cada qual com duas linhas de pesquisa, conforme se
segue:


MÚSICA, CRIAÇÃO E EXPRESSÃO

1. Performance Musical e suas Interfaces
2. Composição e Novas Tecnologias

MÚSICA, EDUCAÇÃO e SAÚDE

3. Música e Educação
4. Musicoterapia: Convergências e Aplicabilidades

MÚSICA, CULTURA E SOCIEDADE

5. Linguagem Sonora, Semiótica e Inter-relação nas Artes
6. Músicas e Culturas

O Programa poderá oferecer bolsas, cuja concessão se efetuará em função da
disponibilidade das mesmas, e segundo os critérios fixados pelas agências de
fomento e pela Comissão de Bolsas do Programa.

O edital completo pode ser acessado no site

www.musica.ufg.br/mestrado

Informações complementares pelo email
mestrado em musica.ufg.br


Mestrado em Música da UFG Prof. Dr. Anselmo Guerra - coordenador
www.musica.ufg.br/mestrado mestrado em musica.ufg.br


********************************************
********************************************


7. EDITAL: Edital de Seleção de Propostas Artísticas, Banco do Nordeste do
Brasil (LIMITE: 11/Out - Fortaleza, CE, Brasil)


********************************************


De: lucianoms em bnb.gov.br


BNB lança edital de seleção de propostas artísticas para compor programação
dos seus três centros culturais em 2008


FORTALEZA, 07.09.2007 - O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lança na próxima
segunda-feira, 10, o edital de seleção de propostas artísticas para
participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza,
BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e BNB-Sousa (no Alto
Sertão Paraibano), durante o ano de 2008.

Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e
demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido
edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 -
Centro - fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro -
Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de
Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão um elenco de oito
oficinas, no período de 18 de setembro a 2 de outubro.

Serão ministradas três oficinas em Fortaleza (dias 18, às 10h30; 26, às
14h30; e 02/10, às 18h), duas no Cariri (dias 25 e 02/10, ambas às 14h) e
três em Sousa (dias 18, 26 e 02/10, sempre às 15h). As oficinas terão
duração média de duas horas.

Os interessados poderão apresentar propostas nas áreas de artes cênicas,
artes visuais, literatura, música, manifestações artísticas da tradição
popular nordestina, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de
arte e oficinas de formação artística.

Além de propostas para essas atividades, os CCBNBs Cariri e Sousa receberão
propostas de Novas Idéias, que poderão ser oriundas de quaisquer segmentos
da cultura, e realizadas dentro ou fora das instalações desses dois centros
culturais.

Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas
estarão disponíveis no site dos Centros Culturais Banco do Nordeste (
www.bnb.gov.br/cultura), a partir da próxima segunda-feira, 10.

O BNB receberá propostas até 11 de outubro, e o resultado da seleção será
divulgado em 10 de dezembro deste ano. Informações adicionais poderão ser
obtidas pelo e-mail cultura em bnb.gov.br ou pelos fones (85)
3464.3108(Fortaleza), (88)
3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

As inscrições serão feitas mediante entrega de formulários-proposta,
específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra
legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado
dos respectivos anexos.

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá apresentar projetos para as três
unidades do CCBNB. A entrega do formulário-proposta poderá ser feita,
pessoalmente, nos seguintes dias da semana, locais e horários:


CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA

Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro
Fortaleza-CE
Fone: (85) 3464-3108
(De terça a sábado, no horário de 10:00 às 20:00 e domingo de 10:00 às
18:00)

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI

Rua São Pedro, 337 -  Centro
Juazeiro do Norte-CE

Fone: (88) 3512-2855

(De terça à sábado, no horário de 13:00 às 21:00)

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - SOUSA

Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro
Sousa-PB

Fone: (83) 3522-2980

(De terça à sábado, no horário de 13:00 às 21:00)


Pelo correio postal, os proponentes poderão enviar seus projetos, como
correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), em envelope
lacrado, devidamente identificado com o seu nome e endereço, com data de
postagem não posterior a 11 de outubro de 2007, para qualquer um dos
seguintes endereços:


CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA

Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2008

Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro
Fortaleza-CE - CEP 60025-130

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-CARIRI

Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2008

Rua São Pedro, 337 - Centro
Juazeiro do Norte-CE - CEP 63010-010


CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-SOUSA

Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2008

Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro
Sousa-PB - CEP 58800-050

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Henilton Menezes (gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB) - (85)
3464.3109 / 9944.4357 - henilton em bnb.gov.br

Carmen Paula (gerente-executiva do CCBNB-Fortaleza) - (85) 3464.3111 /
9993.9371 - cpaulavm em bnb.gov.br

Anastácio Braga (gerente-executivo do CCBNB-Cariri) - (88) 3512.2855 /
9903.0000 - anastacio em bnb.gov.br

Ricardo Pinto (gerente-executivo do CCBNB-Sousa) - (83) 3522.2980 /
9985.3385 - yuca em bnb.gov.br

Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) -
(85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms em bnb.gov.br


********************************************
********************************************


8. LANÇAMENTO DE CD: "Da Areia Também se Vê o Mar", Antônio Eduardo (15/Set,
19:00hs - Santos, SP, Brasil)


********************************************


De: anted em iron.com.br


LANÇAMENTO DO CD

"DA AREIA TAMBÉM SE VÊ O MAR"

 ANTONIO EDUARDO

SÁBADO: 15/09, a patir da 19 horas

na REALEJO. Av. Marechal Deodoro, 2, Gonzaga.

SANTOS, SP

É um CD extremamente meditativo,... Tecnicamente ,impecável. Você cria
ambientes e sonoridades que fazem o ouvinte ver o mar de Santos.(Ricardo
Tacuchián_UFRJ)

''Antonio Eduardo é o mais literário de nossos pianistas: escreve  por
sonidos como quem adensa o composto: introduz logo e fanopéia, conceito e
imagética; na tradição de Schumann com mirada de vanguarda cria efeito
intertextual de oceânica sinestesia. Como defendia Auden é artista de cores
e linhas além daqueles que só tocam notas. As notas aí são rizomas que
deitam raízes profundas.'' (Flávio Viegas Amoreira-poeta.)

...você conseguiu escolher um repertório abrangente e dar um toque todo
especial a cada diferente proposta . Belo trabalho!(Marcos Câmara-USP)


********************************************
********************************************


9. LANÇAMENTO DE DVD: "Jorge Antunes, Polemica e Modernidade", Carlos Del
Pino (Set/2007 - São Paulo, SP)


********************************************


De: antunes em unb.br


Informo que ja esta a venda o DVD do cineasta Carlos Del Pino intitulado
JORGE ANTUNES, POLEMICA E MODERNIDADE.

O documentario, com 55 minutos de duracao, foi premiado em 2005 no projeto
DocTV II promovido pelo MinC e pela Radiobras.

O DVD esta a  venda na 2001 VIDEO, pela Internet, no endereco:
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=15727

Para quem mora ou esta em Sao Paulo, o DVD pode tambem ser encontrado nas 6
lojas da 2001 Video:

Av. Jurema, 262 - Moema - Sao Paulo. Telefone: (11) 2246-2000
Av. Cidade Jardim 1.000 - Itaim - Sao Paulo. Telefone: (11) 3093-3366
Av. Paulista, 726 - Bela Vista - Sao Paulo. Telefone: (11) 3251-1044
Av. Pedroso de Moraes 1241 - Pinheiros - Sao Paulo. Telefone: (11) 6832-6066
Av. Sumare 1744 - Perdizes - Sao Paulo. Telefone: (11) 3873-2017
Av. Washington Luis, 1708, Jd. Marajoara - Sao Paulo. Telefone: (11)
5687-0911


********************************************
********************************************


10. PALESTRA: Prof. Dr. Paulo César Chagas, Universidade da Califórnia
(Riverside). (18/Set, 19:00hs - Ribeirão Preto, SP, Brasil)


********************************************


De: rrrr em usp.br


Convido a todos para a palestra ilustrada (com exemplos musicais) pelo Prof.
Dr. Paulo César Chagas, da Universidade da Califórnia (Riverside), pela
série "Ofício de Compositor", a ser realizada no próximo dia 18 de setembro,
terça-feira, às 19h, na Sala de Concertos da Tulha do Departamento de Música
de Ribeirão Preto da ECA-USP


Prof. Rubens R. Ricciardi - professor titular da ECA-USP


Paulo Chagas - compositor

Professor assistente da Universidade da Califórnia, Riverside

B.M., University of São Paulo (ECA-USP), Brazil,
M. A., Conservatorie Royal de Musique de Liège, Belgium
Ph.D., 2003, University of Liège, Belgium

Professor Chagas was born in Salvador, Bahia, Brazil and is composer,
theoretician and researcher in music technology.

Professor Chagas has composed more than 100 pieces - ballet music, operas,
musical theater works, multimedia works, pieces for orchestra, instrumental
and vocal ensembles, electronic and computer music. His works have been
performed in Europe, Russia, the USA, and Latin America to both public and
critical acclaim.Chagas worked for ten years (1990-99) as Sound Director of
the Studio for Electronic Music of the WDR (West German Radio and Television
Broadcasting) where he conducted extensive research into electronic and
computer music, algorithmic composition, interactivity, multimedia and sound
spatialization. He also wrote music software and special computer
applications for musical analysis and composition. As a visiting lecturer,
he taught at the Conservatory of Music and at the University of Liège. From
1996-2004 he belonged to the Board of Directors of the CRFMW (Musical
Research Center of Wallonie, Liège).Paulo C. Chagas has been invited to take
part in international festivals in Europe and the USA. He has been a member
of competition juries and selection committees and has given lectures and
presented papers in conferences in several countries. In 1996, his work
Eshu: la porte des enfers (the Gates of Hell) was performed by the American
Composers Orchestra at Carnegie Hall in New York. In 1999, his Techno-opera
RAW was premiered by the Opera Bonn. 2004 his orchestra piece Radiance was
premiered by the São Paulo State Symphony Orchestra.In the past few years,
Chagas has been commissioned by festivals (Ars Musica, MusikTriennale,
Witten, Moscow Autumn), theaters (Theaterhaus Stuttgart, National Theater
Weimar, Oper Bonn), research institutions (BEC - Bonn Research Centre for
Computer Media, CRFMW - Musical Research Center of Wallonie, Liège),
ensembles and musicians.His theoretical work focuses on subjects like
musical semiotics, music and media philosophy (Wittgenstein), new media, and
music technology. Chagas is presently working on research about gesture and
interactivity, involving the use of sensors and the relationship between
sound, image and movement. He is also developing a topology of sound
cognition based on the theory of autopoiesis.


********************************************
********************************************


11. SELEÇÃO: Regentes Corais, Rede Pública de Ensino, Estado de São Paulo
(INSCRIÇÕES: 15/Set - São Paulo, SP)


********************************************


De: m_camara em uol.com.br


PESQUISA PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE VINTE REGENTES CORAIS,  INTERESSADOS
EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DE CANTO CORAL EM PROJETO PILOTO DE
IMPLANTAÇÃO DO CANTO CORAL, NOS FINAIS DE SEMANA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA
CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO.


SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Procuram-se 20 Professores de Canto Coral ou Animadores Culturais das
Comunidades locais que tenham:

Disponibilidade às sextas-feiras, das 8h às 10h,  para reuniões obrigatórias
de orientação; e aos finais de semana (sábados e/ou domingos), para marcar
ensaios-aula fixos de 2h cada, entre 9h e 17h, em duas escolas públicas.

Experiência em Regência Coral;

Uma concepção do papel de Professor de Canto Coral como um trabalhador da
música a serviço da comunidade (o famoso "tirar-leite-de-pedra");

Consciência de que as dificuldades começarão no momento de sensibilizar e
convocar os participantes - alunos, professores, funcionários, familiares e
amigos - em cada escola pública envolvida no Projeto Piloto;

Capacidade de unir adultos, jovens, adolescentes e crianças num projeto
coral a 4 vozes, colocando crianças e mulheres entre sopranos e contraltos e
rapazes e homens nos naipes de tenores e baixos, sem desprezar os casos
espontâneos de falsetistas etc. A presença dos adultos é de extrema
importância: as crianças e adolescentes  têm a facilidade natural do
aprendizado; os adultos têm a visão do resultado final que se quer atingir.
Adultos, jovens, adolescentes e crianças são portanto parceiros
complementares na prática coral.


SOBRE O PROJETO

Quem espanta seus males canta
(Samuel Kerr)

Os Professores de Canto Coral selecionados terão em mãos um repertório comum
constituído por cânones e peças a três e a quatro vozes. Esse repertório
comum - escolhido segundo critérios técnicos, pedagógicos e sócio-culturais
- será apresentado publicamente  na tarde do domingo dia 16/12, em
apresentações organizadas pelas Diretorias de Ensino em locais que
possibilitem grande concentração de público. A definição da parte comum do
repertório prevê a possibilidade de apresentações conjuntas de escolas que
se complementem do ponto de vista do equilíbrio entre os naipes - neste
caso, os Professores de Canto Coral se alternarão na regência das peças.
Este Repertório Comum todavia não impedirá a inclusão espontânea de músicas
propostas pelas comunidades ou pelos próprios Professores de Canto Coral.
(Está entre as atribuições do Consultor Especializado dar subsídios e
colaborar com o Professor de Canto Coral, sempre que for necessário, na
elaboração de arranjos e adaptações de melodias ou canções propostas em cada
comunidade).


PORQUE A CAPPELLA?

O trabalho coordenado e disciplinado do canto coral a cappella é capaz de
transmitir conteúdos humanistas, pacifistas e altruístas. Como diz Pierre
Kaelin:

Entre todas as artes, a arte coral a cappella é aquela que corresponde mais
adequadamente à noção de comunidade e humanidade ao mesmo tempo. Nada mais
humano do que a voz. Os outros instrumentos musicais são prolongamentos
artificiais do homem. O homem que canta é seu próprio instrumento. A arte do
canto situa-se o mais próximo possível da pessoa humana. Nada mais
comunitário também. Nem as artes plásticas, nem a dança, nem a arte
dramática, nem mesmo a arte sinfônica parecem próprias para edificar e
exprimir a comunidade - toda a comunidade - como a arte coral.

Um dos grandes perigos da vida musical contemporânea é que as pessoas crêem
cultivar a música quando na verdade limitam-se a ouvi-la, como disse
Ansermet. Na escola pública a prática coral ainda sofre as limitações
preconceituosas da má interpretação do projeto de Canto Orfeônico, de origem
francesa (séc. XIX), implantado no Brasil por João Gomes Júnior, seguido por
Fabiano Lozano e João Batista Julião, até a adesão de Villa-Lobos na década
de 30. O canto orfeônico era o nome dado ao que hoje em dia chamamos "Canto
Coral Amador". Como diz Ricardo Goldemberg, "trata-se de uma prática da
coletividade em que se organizam conjuntos heterogêneos de vozes e tamanho
muito variável. Nesses grupos não se exigem conhecimento musical ou
treinamento vocal dos seus participantes". Por ser acessível a todos, a voz
cantada é o melhor instrumento de ensino musical e prática de cidadania. Já
em 1954, Kodály dizia ser o canto o melhor início para a educação musical.
Platão, nas Leis, bane a música instrumental, entre outras razões, por
exigir do músico uma especialização, impedindo a participação do cidadão
comum. Não foi por acaso que a decadência da cultura grega coincidiu com o
culto da virtuosidade e, na literatura medieval, há testemunhos dos "odiosos
músicos" com seu estrelismo, sem nenhum estudo aprofundado sobre a
importância da música na educação, exceto pelos pitagóricos da era cristã. O
músico romano mais conhecido foi o..."compositor e poeta" Nero, que tocava
lira para sua claque...


INFORMAÇÕES GERAIS

Carga horária:

60h: 12 ensaios-aula de 2h em duas escolas; 1 ensaio-geral de 3h e a
Apresentação Final (3h);

24h de Orientação com o Consultor Especializado, em reuniões semanais
obrigatórias, que incluirão discussões de acompanhamento sobre  problemas e
soluções; trabalhos sobre o repertório comum; unificação dos procedimentos
de aquecimento e classificação das vozes e diretrizes da Coordenação Geral
do Programa.

Valores:

R$ 30,00/hora

Valor total do Projeto: R$ 2.520,00 por escola (lembrando que cada Professor
de Canto Coral assumirá duas escolas)

Condições de pagamento:

35% em 10/11/07
40% em 10/12/07
25% em 10/01/08


PRODUTOS ESPERADOS: CRONOGRAMA MÍNIMO DE TRABALHO NOS ENSAIOS-AULA, A PARTIR
DE 22/9

1º mês de trabalho (de 22/9 a 13/10): realização de cânones de duas a quatro
vozes iguais. Por exemplo: um cânone escrito originalmente para quatro
entradas deverá ser cantado primeiro a uma voz, depois a duas, depois a três
e finalmente a quatro vozes.

2º mês de trabalho (de 20/10 a 10/11): o Professor de Canto Coral repassará
os cânones e introduzirá peças a três vozes, sendo que dois naipes femininos
ou infantis e um naipe masculino juvenil ou adulto;

3º mês de trabalho (de 17/11 a 8/12): o Professor de Canto Coral repassará
os cânones e as peças a três vozes que foram realmente assimilados pelo
grupo e iniciará o ensino de uma ou mais peças a quatro vozes para concluir
o repertório.

Dia 15/12, sábado (ou na manhã do dia 16/12): ensaio geral para a
apresentação final.

Dia 16/12, domingo (à tarde): Apresentações públicas (produto final)
organizadas pelas Diretorias de Ensino em locais que proporcionem grande
concentração de público. Serão decididas nas Reuniões de Orientação quais as
escolas que deverão realizar apresentações conjuntas a fim de equilibrar
seus naipes. Nesses casos, os Professores de Canto Coral se revezarão na
regência das obras. Traje: a combinar entre Professores de Canto Coral,
Consultor e Coordenação Geral do Programa.


DA SELEÇÃO


Os interessados pelo Projeto Piloto devem enviar para este e-mail um  breve
currículo (10 linhas, no máximo), críticas e sugestões, até as 23:59h do dia
15/9/07;

Os pré-selecionados serão convocados, via e-mail, para os procedimentos
necessários;

Os 20  Professores de Canto Coral selecionados serão convocados para a
primeira reunião de Orientação, dia 21/09, sexta-feira, das 8h às 10h, em
local a ser determinado e deverão trazer impressas em papel as partituras do
repertório comum que receberão anexadas em arquivos PDF.

PROF. MS. MARCOS CÂMARA DE CASTRO


********************************************
********************************************


12. CALL FOR PAPERS: Harmonia Mundi: Musical instruments in Latin America
(DEADLINE: 31/Out - Guadalajara, Mexico)


********************************************


The 4th annual interdisciplinary conference of the Seminario Nacional de
Musica en la Nueva Espana y el Mexico Independiente [National Seminar on
Music in New Spain and Independent Mexico] will take place in Guadalajara,
Jalisco, Mexico, on March 10-13, 2008.

The theme of the conference is "Harmonia mundi: Musical instruments in Latin
America, 16th--mid-19th centuries."  As you will see in the guidelines
below, the three areas targeted at the conference will be 1) Iconographic
and metaphoric representation of musical instruments; 2) Traditions in
playing, teaching, and learning musical instruments; 3) Survival,
construction and conservation of musical instruments.

The language of the conference is Spanish. Exception may be made for
especially qualified and relevant participations in English. 500-word
abstracts with short bibliography are due October 31, 2007. The Selection
Committee will inform applicants on November 14th, 2007 if their abstracts
have been accepted. Please see the more detailed guidelines below.

Inquiries in English (o espanol) should be directed to me at
<dedavies at northwestern.edu>.

Abstracts should be sent to
<musicat_web at yahoo.com.mx>

and in the case of an English-language submission, it should be CCd to me as
well.

Drew Edward Davies, PhD
Assistant Professor, Musicology
School of Music
Northwestern University
711 Elgin Road
Evanston, IL 60208

Coordinador Regional de Durango
Seminario Nacional de Musica en la Nueva Espana y el Mexico Independiente
Instituto de Investigaciones Esteticas
Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Mexico, DF 04510


********************************************
********************************************


13. CALL FOR WORKS: Seventeenth Annual Florida Electroacoustic Music
Festival (DEADLINE: 19/Out - Gainesville, FL, EUA)


********************************************


Seventeenth Annual Florida Electroacoustic Music Festival
April 10-12, 2008
University of Florida
Gainesville - Florida - United States of America

Composer-in-Residence, Annea Lockwood

James Paul Sain, Founder & Director


The Florida Electroacoustic Music Festival continues its track record of
bringing together an international rostrum of today's electroacoustic
composers to present their cutting-edge music. Past composers-in-residence
have included world renowned composers Hubert S. Howe, Jr., Cort Lippe, Gary
Nelson, Jon Appleton, Joel Chadabe, Larry Austin, Barry Truax, Richard
Boulanger, Paul Lansky, James Dashow, Morton Subotnick, John Chowning and
Charles Dodge.


CALL FOR WORKS

A call for electroacoustic art music works that fit into one of the
following categories:


WORKS FOR RECORDED MEDIA ALONE
- two to eight channel works for performance on up to 14 speakers (see media
formats supported)
- video works

WORKS FOR RECORDED MEDIA AND INSTRUMENT(S)
- special interest in works for flute, clarinet, saxophone, horn, trombone,
contra-bass, piano, and percussion

WORKS UTILIZING INTERACTIVE APPLICATIONS/INTERFACES including
electroacoustic improvisation, alternative controllers, and new approaches
to sound with other media in performance.

Supported resources include:

- Cycling 74's Max/Msp
- Kyma 5.13 w/ Capybara 320
- Proposals for other technologies will be considered

media formats supported: audio - CD, 16 and 24 bit RDAT, Tascam DA-88/DTRS,
Alesis ADAT; video - DVD and VHS (NTSC)

DEADLINE FOR THE RECEIPT OF SUBMITTED WORK(S): OCTOBER 19, 2007

Works using live performance must be accompanied by a tape of a performance
or high quality realization.

All submissions must include performance materials in one of the media
listed above, performance parts and/or a score, a brief biography (75-100
words), program notes (100 words or less), and submission form <
http://emu.music.ufl.edu/downloads/femf17sub.pdf>. Biographies or notes in
excess of the maximum will be truncated. Incomplete submissions will not be
considered. Please indicate whether the composer can provide the
performer(s). Contact information on the required submission form must
include a phone number, address, and if available, an email address, web
site, and fax number. A self-addressed stamped envelope (SASE) is required
for the return of all materials (or international postal response return
coupons). Materials not accompanied by a SASE will become property of the
Florida Electroacoustic Music Studio.

Composers may submit no more than two compositions for performance
consideration on the 17th Annual Florida Electroacoustic Music Festival.

Composers selected for performance are required to attend the festival; this
is to provide the festival with a sense of community. The festival is unable
to provide travel grants or honoraria.


Should a composer be unable to attend the festival their work will not be
presented.


Call for Papers/Presentations

A call for papers, studio reports, and lecture/demonstrations dealing with
the technology, musicology, and/or aesthetics of electroacoustic music.

Submissions from all current areas of research are encouraged. Possible
topics include: acoustic ecology, interactive composition/synthesis,
algorithmic composition, new musical interfaces, and new
synthesis/processing techniques. Authors selected will be given 30 minutes
to present their paper (20 minutes for delivery, and  10 minutes for  questions
and answers).

Deadline for receipt of submitted materials: October 19, 2007

Three copies of the completed paper, studio report, or lecture/demonstration
abstract must be accompanied by a brief biography of 75-100 words and a
contact sheet (abstract and biography should be promptly available on data
CD or via electronic transmission upon selection). Biographies in excess of
the maximum will be truncated. Contact information sheet must include a
phone number, address, and, if available, email address, web site, and fax
number. All submitted papers will become part of the Florida Electroacoustic
Music Studio Library.

SEND SUBMISSION OR INQUIRES TO:

17th Annual Florida Electroacoustic Music Festival
Michael Solomon, General Manager
University of Florida School of Music
P.O. Box 117900/130 Music Bldg.
Gainesville, FL  32611-7900
(352) 392-0223
 (352) 392-0461/fax
femf17 em arts.ufl.edu


More information on the electroacoustic music program at the University of
Florida and the Florida Electroacoustic Music Studio can be found at:
http://emu.music.ufl.edu/

The University of Florida is located in the North Central Florida city of
Gainesville.  Gainesville is served by Delta Airlines (via Atlantic
Southeast Airlines), USAir Express and Continental Airlines.  The city is
approximately a two and a half hour drive by car from Jacksonville,
Tallahassee, Orlando, and Tampa, Florida. Airport shuttle service can be
provided by the festival hotel for transportation from/to the Gainesville
Regional Airport (but not to other area airports).

Anticipated notification of selection for those with email access will begin
December 2007. Please add an appropriate delay for postal notification.

Current information on this FEMF17 call can be found at:
http://emu.music.ufl.edu/femf/emufest17.html

Complete FEMF17 program will be available at:
http://emu.music.ufl.edu/femf/fest17prg.html


********************************************
********************************************


14. CONCERTO: Gulbekian Orchestra, Dir.:Renato Rivolta. Obras de Alexandre
Delgado, Claude Vivier, Candido Lima, Xenakis (15/Set - Lisboa, Portugal)


********************************************


De: tactus em tiscali.it


FESTIVAL MUSICA VIVA 2007

Lisbon

Saturday , 15  september , 9 PM
Gulbenkian Foundation, Grande Auditòrio

Gulbenkian Orchestra

Renato  Rivolta, Conductor

Frances M.Linch , Soprano
Jano  Lisboa , Viola


Alexandre Delgado: Concerto para Viola e orquestra
Claude Vivier: Lonely Child, for Soprano  and orchestra
Cândido Lima: ... do Mar da Póvoa - Manta
Iannis Xenakis: METASTASIS


********************************************
********************************************


15. CONVOCATORIA: Trigésimo Foro Internacional de Música Nueva Manuel
Enríquez (LIMITE: 28/Set - Ciudad de México, Mexico)


********************************************


De: aizarra em usb.ve


TRIGÉSIMO FORO INTERNACIONAL DE MÚSICA NUEVA MANUEL ENRÍQUEZ

Convocatoria

La Coordinación Nacional de Música y Ópera del Instituto Nacional de Bellas
Artes convoca a compositores e intérpretes a postular obras musicales para
ser presentadas en el Trigésimo Foro Internacional de Música Nueva Manuel
Enríquez, que se llevará a cabo del 19 al 25 de mayo de 2008, de conformidad
con las siguientes

Bases de participación

1. Cada postulante podrá inscribir hasta dos obras, realizadas por
compositores de cualquier nacionalidad, sin distinción de lenguaje, técnica
o estética.

2. Podrán participar las obras compuestas a partir de 2003. Se dará
prioridad a las obras que no hayan sido estrenadas a la fecha de su
postulación al FIMNME.

3. El Comité de Selección será el encargado de elegir las obras a
participar, y estará integrado por dos músicos de reconocida trayectoria
internacional, así como por el Director Artístico del FIMNME.

4. El número de obras seleccionadas estará limitado a la programación de
conciertos que se realice en los siete días de duración del FIMNME, de
acuerdo con el criterio del Director Artístico.

5. La Dirección Artística del FIMNME designará intérpretes para las obras
seleccionadas, y podrá considerar las propuestas que al respecto sean
formuladas en la Ficha de Inscripción.

6. El FIMNME no cubrirá gastos de viaje, tales como transportación aérea,
hospedaje y alimentación, de quienes deseen asistir a él.

7. Las obras presentadas en ediciones pasadas del FIMNME no serán incluidas
en ésta.

8. No podrán participar las obras de quienes sean parte de la organización y
realización del FIMNME.

9. Los participantes en esta convocatoria asumen la totalidad de sus
lineamientos y aprueban el uso de sus materiales para fines de archivo,
transmisión, difusión y promoción por cualquier medio.

10. Cualquier situación no prevista en esta convocatoria será resuelta por
el Comité de Selección, conjuntamente con el Director Artístico del FIMNME.

11. La decisión del Comité de Selección será inapelable.


Documentación

Deberá ser entregada en carpeta engargolada y por duplicado, la siguiente
documentación:

* Curriculum vitae que contenga, al menos, la siguiente información: lugar y
fecha de nacimiento y trayectoria artística. Extensión máxima de una
cuartilla;

* Partitura, con sus correspondientes partichelas debidamente impresas;

* Las obras que incluyan electrónica en medios fijos deberán ir acompañadas
de ese material en disco compacto. Las realizadas en más de dos canales
deberán remitir una versión en formato estéreo; las obras que incluyan
electrónica en vivo, deberán indicar claramente la naturaleza del
dispositivo necesario para su presentación;

* Fotografía del compositor en alta resolución, digital o impresa, y;

* Ficha de inscripción debidamente rellenada, en letras altas y bajas, y con
las grafías y caracteres propios de la lengua a la que correspondan.


Información general

* La entrega física de los materiales se recibirá de lunes a viernes, de
10:00 a 14:30 horas, en la dirección consignada abajo. La fecha límite será
el viernes 5 de octubre de 2007;
*
 En caso de envío, que deberá ser por servicio de mensajería y con la
leyenda "sin valor comercial", deberá exhibir, como fecha de depósito, el 28
de septiembre o anterior, y no llegar después del 9 de octubre próximo;

* Las obras seleccionadas serán publicadas el jueves 31 de enero de 2008, en
las páginas web www.bellasartes.gob.mx y www.conaculta.gob.mx y en los
principales diarios de circulación nacional.

Coordinación Nacional de Música y Ópera
Av. 5 de Mayo 19, piso 3
Centro Histórico, C.P. 06000
México, D.F., México
Tel. (52) 5130 0900 (extensiones 2316 y 2318)
Correo electrónico: dan.cnmo em gmail.com


********************************************
********************************************


16. NEWS: Christopher Trapani (USA) Wins Gaudeamus Prize 2007 (Set/2007 -
Amsterdam, Holanda)


********************************************


De: info em gaudeamus.nl


CHRISTOPHER TRAPANI WINS GAUDEAMUS PRIZE 2007


At the final concert of the International Gaudeamus Music Week 2007, which
took place in Amsterdam, The Netherlands from 3 to 9 September, the
Gaudeamus Prize was awarded to the American composer Christopher Trapani
(1980). He receives the award of 4,550 Euros, intended as a commission for a
new work to be performed at the next edition of the International Gaudeamus
Music Week in 2008.

Trapani received the prize for Sparrow Episodes, a composition for ensemble
and electric guitar, performed on September 5 at the "Muziekgebouw aan 't Y"
by the Asko Ensemble conducted by Etienne Siebens. Trapani himself was the
soloist on electric guitar. There were three honorable mentions: Marko
Nikodijevic (Serbia, 1980) received the mention for cvetic, kucica,
performed on 3 September by the Ives Ensemble in the Muziekgebouw, Stelios
Manousakis (Greece, 1980) for his tape-work Do Digital Monkeys Inhabit
Virtual Trees, played back op 5 September in the Bimhuis, and Vedran
Mehinovic (Bosnia Herzegovina, 1981) received an honorable mention for RA,
performed on 8 September in the Muziekgebouw by Holland Symfonia conducted
by Fabrice Bollon.

The Gaudeamus Prize and the honorable mentions were awarded by jury members
Mary Finsterer (Australia), Kevin Volans (South-Africa), and Yannis
Kyriakides (the Netherlands). For this year's International Gaudeamus Music
Week, which was open to composers under 31, the Gaudeamus Foundation
received about 300 scores from all over the world; the jury subsequently
selected seventeen works to compete for the Gaudeamus Prize 2007.

There were two other competitions in de Gaudeamus Music Week: the Project
Jonge Componisten (PJC) by Holland Symfonia, and the European Competition
for Live Electronic Music Projects. In the PJC three prizes were awarded:
the 'NOG Jonge Componistenprijs' (4,000 Euros) and the Audience Prize both
went to Dieter Dolezel for aber vielleicht, the 'NOG Aanmoedigingsprijs' was
won by Max Knigge for Nazomer. The Prize for the electronic projects was won
by Duo Con:Fusion for their work #Un4scene#.

The next edition of the International Gaudeamus Music Week will take place
from 1 to 7 September 2008 in Amsterdam. Deadline for applications is 31st
of January 2008.



Gaudeamus
Contemporary Music Center

Piet Heinkade 5
1019 BR Amsterdam

The Netherlands
Telephone: +31 - 20 - 5191800

info em gaudeamus.nl
www.gaudeamus.nl


INTERNATIONAL GAUDEAMUS MUSIC WEEK 2006


Gaudeamus Prize: Christopher Trapani, USA, 1980

At Harvard College Christopher Trapani earned a Bachelor's degree in music,
and in English and American Literature and Language, studying composition
with Bernard Rands and poetry with Helen Vendler respectively. With the
support of a Frank Knox Memorial Fellowship he then pursued a Masters degree
at the Royal College of Music in London with Julian Anderson. In the summer
of 2003 he moved to Paris as the recipient of a two-year residency at the
Cité Internationale des Arts. He currently is studying composition with
Philippe Leroux in Paris. His awards include a BMI Student Composer Award
(2006), two Morton Gould Young Composers Awards from ASCAP (2005, 2006), the
Bearns Prize from Columbia University (2006), and the 2005 Wayne Peterson
Prize from Earplay. His scores have been performed by the Nouvel Ensemble
Moderne, Earplay, the Netherlands Radio Chamber Orchestra, the American
Composers Orchestra, members of the Orchestre Nationale de Lorraine, the
Chameleon Arts Ensemble of Boston, and pianist Sergey Schepkin. He has taken
courses at the Voix Nouvelles workshop at Royaumont Abbey (2004), Centre
Acanthes (2005), and Domaine Forget (2006), where his Sparrow Episodes was
selected as the 'coup de coeur' by members of the Nouvel Ensemble Moderne.
He also took part in the New Music Technology course at IRCAM in June 2006.


Honorable Mention: Marko Nikodijevic, Servia, 1980

Marko Nikodijevic was born in Subotica, Serbia, on 4 January 1980. From
1997-2003 he studied composition at the University of Arts in Belgrade with
Srdjan Hofman and Zoran Eric. From 2003-2005 he continued his studies with
Marco Stroppa at the Musikhochschule in Stuttgart. He has since been living
in Germany. He is primarily interested in the use of digital technology in
music.


Honorable Mention: Stelios Manousakis, Geece, 1980

Stelios Manousakis grew up in Chania, Crete, where he studied accordion,
piano and music theory. He began composing electronic music in 1998, when he
moved to Athens to study at the National University of Athens. After
receiving a BA in linguistics and graduating with honors in advanced music
theory as a student of Giorgos Fitsioris, Manousakis moved to The Hague, the
Netherlands. There he joined the sonology department at the Royal
Conservatory, where he studied with Paul Berg, Konrad Boehmer, Joel Ryan and
Kees Tazelaar. He recently graduated with a master's degree in sonology,
with a thesis on musical L-systems. In the Netherlands he has been working
as a composer, performer, and computer programmer. He has built a modular
real-time algorithmic composition environment in Max/MSP and has been using
a number of biologically inspired Artificial Life models to provide
organically evolving musical data structures, such as Lindenmayer systems,
cellular automata and evolutionary algorithms. He composes mostly electronic
and electroacoustic music and performs as a soloist and with his
improvisation trio 'Computer Aided Breathing' as well as with the Breakcore
Tapdance Collective. He has also collaborated with the Feedback Society.


Honorable Mention: Vedran Mehinovic, Bosnia, 1981

Vedran Mehinovic was born in Sarajevo and began learning the piano at the
comfortable age of eight, quickly developing into somewhat of a prodigy.
Together with his family, all of whom are musicians, he helped maintain
artistic life in Sarajevo during the Bosnian war. After escaping to the
United States, his focus gradually shifted from performing to composing.
Mehinovic has received Bachelor's and Master's degrees in composition from
the New England Conservatory, and is currently applying to various doctoral
programs. Last September he was one of the winners of the Ziggurat Ensemble
competition, aimed at creating new music for a unique mix of Eastern and
Western instruments. The premiere of his work took place in the Bimhuis
during the International Gaudeamus Music Week 2006. An enthusiast of diverse
ethnic arts, Mehinovic has organized concerts in Boston devoted to Korean,
Hindustani, Uyghur and Chinese musics. His own works have been performed in
Bosnia, Croatia, Switzerland, France, the Netherlands and the United States.


********************************************
********************************************


17. NEWS: Duo Con:Fusion (GERMANY) winner of the first ECPNM competition for
live-electronic music projects 2007 (Set/2007 - Amsterdam, Holanda)


********************************************


De: info em ecpnm.com


Duo Con:Fusion winner of the first ECPNM competition for live-electronic
music projects 2007.


The ECPNM - European Conference of Promoters of New Music is has hosted a
European competition for the composition and interpretation of
live-electronic music projects.

The organising partners of this competition are based in different regions
of Europe: the Music Academy Tallinn, Estonia; EULEC in Lüneburg / Hamburg,
Germany; CEM in Rotterdam, the Netherlands; Aspekte Salzburg, Austria; CEMAT
in Rome, Italy; MISO Music, Portugal; Gaudeamus, Amsterdam, the Netherlands.
The event is organized in co-operation with EFA - the European Festivals
Association.

In 2006 the ECPNM called for project proposals which demonstrate in an
innovative way new possibilities of the connection of instruments and
live-electronics. Meanwhile 29 proposals were received, coming from young
composers and musicians of 14 different countries. Six projects have been
selected by a jury (representatives of the above mentioned organisations);
these selected projects were premiered on 8 September at the Felix Meritis
concert hall during the International Gaudeamus Music Week 2007 in
Amsterdam, where also the annual General Assembly of ECPNM took place.

After the performance the jury selected #Un4scene# (2007, 15') by the German
Duo Con:Fusion (Sascha and Marcia Lemke) as prize winner. During the season
2007/2008 the prize winning project will be programmed by the organising
partners.

The other selected works were:

Hannes Raffaseder (au, 1970) + Kurt Hörbst : staTdT_kunst:
Amsterdam_08.09.07 (2007, 20')

Antonino Chiaramonte (it, 1962) + Nora Tigges Mazzone + Renato Vecchio:
ENVOYS (2007, 13')

Cathy van Eck (nl/be, 1979): Groene ruis (2007, 10')

Malle Maltis (ee, 1977) + Jandra Puusepp + Tammo Sumera: Lendajad / The
Flyers (2005-2007, 10')

Simão Costa (pt, 1979) + Agata Mandillo: p_ano (2006, 12')


Biography:

Marcia Lemke-Kern studied performance and composition in London, Hamburg and
Paris. She performs as a singer and has composed for soloists and ensembles
with and without the use of electronics, for concert performance, dance,
theatre and pedagogical settings.

Sascha Lino Lemke studied composition, electronic music and music theory in
Hamburg, Lüneburg and Paris. He has been awarded several prizes such as the
Kranichsteiner Prize in Darmstadt. His works have been performed by many
soloists and ensembles all around the world.

ECPNM, c/o Gaudeamus, Piet Heinkade 5, 1019 BR Amsterdam, the Netherlands

Tel.+31.20.5191800, fax +31.20.5191801, e-mail info em ecpnm.com, www.ecpnm.com


********************************************
********************************************


18. PUBLICATION: "Alberto Ginastera. Le(s) style(s) d'un compositeur
argentin", Antonieta Sottile (Set/2007 - Montreal, Canada)


********************************************


From: Marie-Hélène Benoit-Otis <kleine_kartoffel em yahoo.ca>


La thèse qu'Antonieta Sottile a soutenue en 2006 à l'Université de Montréal
vient de paraître aux éditions L'Hamattan, avec une préface de Jean-Jacques
Nattiez. Vous trouverez ci-joint l'annonce de la publication.


Marie-Hélène Benoit-Otis


ALBERTO GINASTERA

Le(s) style(s) d'un compositeur argentin

Antonieta SOTTILE

Préface de Jean-Jacques Nattiez

Collection " Univers musical "

ISBN : 978-2-296-03645-1 * 22,50 € * 260 pages


4ème DE COUVERTURE

Alberto Ginastera est sans doute considéré comme le principal compositeur
d'Argentine et l'un des compositeurs les plus marquants du continent
américain. Son style personnel s'est formé et a évolué dans l'espace des
possibles qu'a constitué le langage musical du XXe siècle, notamment orienté
par Stravinski, Bartòk et Berg. Il a également été marqué par la tendance
nationaliste argentine, qui tentait d'édifier un art national fondé sur les
emprunts au folklore argentin. Bien que le style singulier de Ginastera soit
assuré par d'importants éléments de continuité et de cohérence, il présente
diverses facettes. En particulier, on peut distinguer sa musique
nationaliste liée aux traditions criollas de sa phase néo-expressionniste
explorant les techniques sérielles ou de ses oeuvres faisant allusion à un
passé précolombien imprégné de magie. Afin de caractériser cette musique
particulièrement éclectique, le présent ouvrage propose une division de
l'oeuvre de Ginastera en quatre périodes distinctes. D'où la fusion du
singulier et du pluriel dans le titre de ce livre, Alberto Ginastera. Le(s)
style(s) d'un compositeur argentin, qui est le premier ouvrage de synthèse
sur la musique de ce grand compositeur latino-américain.


L'AUTEUR


Antonieta SOTTILE a fait ses études en musique à l'Universidad Nacional de
Rosario (Argentine) et a obtenu son doctorat en musicologie à l'Université
de Montréal (Canada), sous la direction de Jean-Jacques Nattiez.


TABLE DES MATIERES


Préface par Jean-Jacques Nattiez

Introduction

Chapitre I : La période du " nationalisme objectif " et le " folklore
imaginaire "

Chapitre II : Le " nationalisme subjectif ", l'aspiration à l'universel

Chapitre III : La première phase " néo-expressionniste " et les techniques
sérielles

Chapitre IV : Les " résonances d'essence argentine " dans la première phase
du " néo-expressionnisme "

Chapitre V : La phase finale du " néo-expressionnisme " (1973-1983)

Chapitre VI : L'intertextualité à travers les différentes périodes

Conclusion

Liste chronologique des oeuvres de Ginastera


********************************************
********************************************


19. RADIO: Poesía y Música Latinoamericana. Obras de Víctor Varela
(Venezuela), Pedro Nel Martínez (Colombia). Poesia de Gerardo Contreras
(Costa Rica). (16/Set, 19:00hs - Salzburg, Austria)
http://www.radiofabrik.at


********************************************


De: victor.varela em telia.com

Poesía y Música Latinoamericana # 297

El domingo 16 de septiembre del 2007 presentaremos en la Radiofabrik
Salzburg (107.5 FM), entre las 19:06 y las 20:00 horas (hora de Austria), en
nuestro programa bilingüe Poesía y Música Latinoamericana, música del
compositor venezolano Víctor Varela. Las poesías que leeremos pertenecen a
Gerardo Contreras (Costa Rica) y la música de fondo será de Pedro Nel
Martínez (Colombia). Les deseamos una feliz audición.

ATENCIÓN: El programa Poesía y Música Latinoamericana se puede escuchar
online en el sitio www.radiofabrik.at (Link MP3 Live-Stream. Se requiere el
programa Winamp, el cual se puede bajar gratis de internet).

Tengan por favor en cuenta la diferencia horaria con Austria

REPETICIÓN: La audición del programa Poesía y Música Latinoamericana se
repite todos los jueves entre las 10:06 y las 11:00 horas (de Austria!), en
la Radiofabrik de Salzburgo.


YAGE, Verein für lat. Kunst,
Wissenschaft und Kultur.

www.euroyage.com

Schiessstattstr. 44
A-5020 Salzburg
AUSTRIA
Tel. + Fax: 0043 662 825067


********************************************
********************************************


20. VIDEOS: "Sombras", Heinz Holliger (19/Set, 19:15hs - Instituto Goethe,
Montevideo, Uruguai)


********************************************


núcleo música nueva de montevideo

videos de música contemporánea
en el
instituto goethe

El miércoles 19 de setiembre a las 19:15 horas el Núcleo Música Nueva de
Montevideo realizará un nuevo programa de su ciclo de videos de música
contemporánea en colaboración con el Instituto Goethe, en la sede de esta
institución, Canelones 1524 (esquina Salto). La entrada es libre.

En esta oportunidad, el programa estará centrado en el destacadísimo
compositor, oboísta y director suizo Heinz Holliger (1939- ). Se exhibirá el
film "Sombras" ("Ombres"), hablado en francés y alemán con subtítulos en
inglés, que gira en torno al concierto para violín y orquesta, interpretado
por Thomas Zehetmair y la Orchestre de la Suisse Romande bajo la dirección
del propio Holliger. Esta composición homenajea al pintor Louis Soutter.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070914/5fd7d312/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l