[FWD cdmc] - 36/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Set 21 12:45:57 BRT 2007


*FWD cdmc  - 36   21/09/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -       P  A   I  S  A  G  E  M - apresenta: Regiane Lemos (PIANO). Obras
de Villa-Lobos, C. Santoro, E. Widmer, A. Escobar, R. Miranda, N. Salomé, O.
Lanna (domingo, 07/Out, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp <#_Toc178141834>

2 -            CHAMADA DE TRABALHOS: SIMCAM 4 - IV Simpósio de Cognição e
Artes Musicais (LIMITE: 15/Jan/2008 - São Paulo, SP) <#_Toc178141835>

3 -            ESTREIA: "Café: Ópera Coral", Jose Gustavo Juliao de Camargo
(28/Set - Ribeirão Preto, SP, Brasil) <#_Toc178141836>

4 -            FESTIVAL: 13º Festival Internacional de Coros 2007 (24-29/Set
- Juiz de Fora, MG, Brasil) <#_Toc178141837>

5 -            INAUGURAÇÃO: Biblioteca Digital da Escola de Música, UFRJ
(27/Set - Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc178141838>

6 -            LANÇAMENTO DE LIVRO: "Nhô Tonico e o burrico de pau: a
história de Carlos Gomes por ele mesmo", Lenita Nogueira (28/Set, 16:30hs -
Campinas, SP, Brasil) <#_Toc178141839>

7 -            MASTERCLASS: "Clarinetas Históricas", Profa. Dr. Mônica Lucas
(16-18/Out - Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc178141840>

8 -            MASTERCLASS: Calimerio Soares (piano). (02/Out - Uberlândia,
MG, Brasil) <#_Toc178141841>

9 -            NOTAS: Atividades Esdon Zampronha na Argentina
(Set/2007)<#_Toc178141842>

10 -            RECITAL: Mário da Silva (violão). Obras de Norton Dudeque,
Octávio Camargo, José Eduardo Gramani, Jaime Zenamon, Arthur Kampela, Mário
da Silva (24/Set - Campinas, SP, Brasil) <#_Toc178141843>

11 -            RECITAIS: Recitais ao Meio Dia no Anfiteatro do Departamento
de Comunicação e Artes (14-21/Out - Campo Grande, MS, Brasil)<#_Toc178141844>

12 -            SEMINÁRIO: "O espaço da educação superior e as competências
chaves na formação do professor de música", Maravillas Díaz e Gotzon
Ibarretxe (ESPANHA). (03/Out - Porto Alegre, RS, Brasil) <#_Toc178141845>

13 -     CALL FOR NOMINATIONS: Michael Nemmers Prize in Musical Composition
(DEADLINE: Fev/2008 - Evanston, IL, EUA) <#_Toc178141846>

14 -     CALL FOR PAPERS: " Why Live? - Performance in the Age of Digital
Reproduction", Leonardo Music Journal 18 (DEADLINE: 15/Out - San Francisco,
CA, EUA) <#_Toc178141847>

15 -     CICLO DE CONCIERTOS: Concierto 1, Piano (ocho manos). Obras de P.
Cacere, M. Kagel, J. Haydn, D. Duarte Loza, M. Feldman, M. Villanueva, A.
Duarte Loza, M. Ravel, W. Zimmermann, R. Febe, G. Kurtag-Bach, M. Franciosi
(25/Set. 20:00hs - Buenos Aires, Argentina) <#_Toc178141848>

16 -            CONCERT: "Lábrys", L'Orquestra del Caos (28/Set, 21:00hs -
Barcelona, Espanha) <#_Toc178141849>

17 -            CONCERTO: Grupo Encuentros. Pierrot Lunaire, Schoenberg.
(22/Set - Buenos Aires, Argentina) <#_Toc178141850>

18 -            CONCERTO: Núcleo Música Nueva de Montevideo. Obras de Diego
Legrand, Fabrice Lengronne, Mario Lavista, Bruno Maderna, Jorge Antunes e
Damian Rodriguez (26/Set, 20:00hs - Montevideo, Uruguai) <#_Toc178141851>

19 -            EVENTO: KomponistInnen-Marathon (06-07/Out - Viena,
Austria)<#_Toc178141852>

20 -            FESTIVAL: L'Espace du Son, Festival Acousmatique
International (17-21/Out - Bruxelas, Belgica) <#_Toc178141853>


********************************************
********************************************


1. P  A   I  S  A  G  E  M - apresenta: Regiane Lemos (PIANO). Obras de
Villa-Lobos, C. Santoro, E. Widmer, A. Escobar, R. Miranda, N. Salomé, O.
Lanna (domingo, 07/Out, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp


********************************************


De: ja.mannis em uol.com.br


radio usp fm 93,7 MHz
cdmc unicamp

P  A  I  S  A  G  E  M

domingo - 07/Out/2007 - 21:00hs

REGIANE LEMOS (piano)


Villa-Lobos, C. Santoro, E. Widmer, A. Escobar, R. Miranda, N. Salomé, O.
Lanna


PAISAGEM divulga obras disponíveis no acervo do CDMC da Unicamp e dedica
este programa a jovem pianista ROSIANE LEMOS em seu álbum MEMÓRIA DA MÚSICA
LATINO-AMERICANA, Volume 1, lançado em 2005 com patrocínio Matermaq, Casa
Software e Engesoft, através da Lei de Incentivo á Cultura de Belo
Horizonte. Gravação realizada em agosto de 2002 na Sala Sérgio Magnani,
Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte.

Rosiane Lemos nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos de piano
com Henedina Zarattini. Em seguida, na UFMG, conclui bacharelado em piano
com Eduardo Hazan e Celina Szrvinsk e mestrado com Lucas Bretas.

Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira e dentre suas
realizações destacam-se a participação no Festival de Música Brasileira de
Karlsruhe em 2000 e no 4º Encontro de Compositores Latino-Americanos da
Fundação de Educação Artística, em BH, em 2002.

Rosiane Lemos leciona Piano e Música de Câmara da Universidade Estadual de
Minas-Gerais (www.uemg.br/) e Piano na Fundação de Educação Artística (
http://www.fundacaoeducacaoartistica.org.br/)

Obras apresentadas:

* VILLA-LOBOS - Carnaval das Crianças
O ginete do Pierrozinho; O chicote do diabinho; A manha da Pierrete; Os
guizos do dominozinho; As peripécias do Trapeirozinho; As traquinices do
Mascarado Mignon; A gaita de um Precoce Fantasiado

* CLAUDIO SANTORO - Dança Brasileira nº1 e 2

* ERNEST WIDMER - Suite Mirim, opus 101 (O eterno e o cotidiano)

* AYLTON ESCOBAR - Mini suite das três máquinas
A máquina de escrever; A caixinha de música; O coração da gente

* RONALDO MIRANDA - Três micro-peças

* NELSON SALOMÉ - BAIÃO DE 2

* OILIAN LANNA - Quatro momentos musicais


paisagem

programas realizados pela radio usp fm em colaboração com o cdmc-unicamp
seleção musical, apresentação, roteiro, edição e montagem:
josé augusto mannis (compositor e professor da unicamp)

jamannis em unicamp.br
http://www.unicamp.br/cdmc/
http://www.usp.br/radiousp/
(ao vivo)


********************************************
********************************************


2. CHAMADA DE TRABALHOS: SIMCAM 4 - IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais
(LIMITE: 15/Jan/2008 - São Paulo, SP)


********************************************


De: rogeriobudasz em yahoo.com


SIMCAM4 - IV SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

28, 29 E 30 DE MAIO DE 2008

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA (DL, FFLCH)
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária - São Paulo/SP
CEP 05508-900

Coordenação Geral: Beatriz Raposo de Medeiros (Lingüística, USP)
Coordenadores: Ronald Ranvaud & J. Zula de Oliveira (Inst. Biomédicas, USP)

O Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo (USP) e a
recém-criada Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) (
www.abcm.ufpr.br) têm o prazer de convidá-lo para o SIMCAM4 (Simpósio de
Cognição de Artes Musicais), a ser realizado na cidade de São Paulo, nos
dias 28, 29 e 30 de maio de 2008. O tema central do Simpósio será:


COGNIÇÃO MUSICAL: ASPECTOS MULTIDISCIPLINARES

O SIMCAM4 será um fórum multidisciplinar dedicado à discussão científica de
questões relevantes aos processos e mecanismos cognitivos da percepção e
produção das artes musicais.

Haverá um palestrante internacional, o Prof. Dr. William Ford Thompson, da
Universidade de Toronto, Canadá, presidente da sociedade norte-americana de
cognição musical (SMPC). Haverá também convidados brasileiros para compor
mesas redondas.

Durante o Simpósio serão debatidos os seguintes temas:

1. A mente e a percepção musical
2. A mente e a produção musical
3. Artes Musicais, lingüística, semiótica e cognição
4. Tecnologia, artes musicais e mente
5. O desenvolvimento paralelo da mente humana e das artes musicais


ENVIO DE TRABALHOS

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:

1. Sessões orais temáticas
2. Sessões de pôsteres
3. Sessões de demonstração

A data limite para envio de trabalhos é 15 de janeiro de 2008, valendo a
data de postagem. Os trabalhos deverão ser enviados para Beatriz Raposo de
Medeiros (biarm em usp.br).

Normas Técnicas

Os trabalhos enviados ao SIMCAM4 deverão ser submetidos em formato
eletrônico, e deverão incluir: título, resumo de no máximo 500 palavras, 3
(três) palavras-chave. O texto principal não deverá superar 6 (seis) páginas
A4, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, incluindo
bibliografia segundo as normas ABNT. Informações que possam identificar o(s)
autor(es) deverão ser eliminadas do texto para garantir o anonimato no
processo de apreciação dos trabalhos.

O texto principal deverá apresentar os seguintes itens:
1. Fundamentação teórica,
2. Objetivos,
3. Método,
4. Resultados,
5. Conclusões,
6. Subáreas de conhecimento.


********************************************
********************************************


3. ESTREIA: "Café: Ópera Coral", Jose Gustavo Juliao de Camargo (28/Set -
Ribeirão Preto, SP, Brasil)


********************************************


De: salberto em usp.br


RELEASE CAFÉ ÓPERA-CORAL 28.SETEMBRO.2007


O Coral da USP-Ribeirão, no início das comemorações dos seus 25 anos,
estréia sua mais recente e arrojada produção: CAFÉ: Ópera-Coral de Mário de
Andrade (Poema) e José Gustavo Julião de Camargo (Música).

Única no gênero - é uma ópera inteiramente coral, sem solistas-, esta obra
traz um Mário de Andrade preocupado com as questões sociais, artísticas e
humanísticas, e tem como pano de fundo a quebra da cultura do café e as
conseqüências dela decorrentes, tais como porto parado, fome, êxodo rural,
revolução e morte. Mostra ainda cenas hilárias da vida política, que, apesar
do poema Café ter sido escrito entre 1937 e 1942, são verdadeiramente
atuais.

A música, escrita por José Gustavo Julião de Camargo da USP-Ribeirão entre
2006 e 2007, foi encomendada para esta produção do Coral da USP-Ribeirão,
que tem como grupos convidados o Coral Coopercitrus-Credicitrus e o Coral
Municipal "Maestro Pedro Pelegrino", ambos de Bebedouro, totalizando cerca
de 100 pessoas incluindo coralistas, instrumentistas e pessoal de apoio e
produção.

Com Idealização, Coordenação, Direção Musical e Regência do Maestro Sergio
Alberto-de-Oliveira, Direção Cênica de José Maurício Cagno, e Cenografia de
Costi Sarantopoulos, tem na co-produção a Coopercitrus (Cooperativa de
Cafeicultores e Citricultores do Estado de São Paulo) e conta com apoio de
diversos organismos, como Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, através do
Fundo de Cultura, Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto, Prefeituras
de Ribeirão Preto e Bebedouro, Fundação Feira do Livro, Fundação Theatro
Pedro II, entre diversos outros patrocinadores e apoiadores, como Banco do
Brasil e Espaço Kaiser de Cinema.

Café: Ópera-Coral será o evento de abertura da 7ª. Feira Nacional do Livro
de Ribeirão Preto, dia 28 de setembro de 2007, às 21:00h, com ingressos com
preço único de R$ 5, e fazendo parte também da XII Semana de Arte e Cultura
da USP, evento tradicional que tem como objetivo mostrar à comunidade parte
da produção cultural e de extensão da universidade.


********************************************
********************************************


4. FESTIVAL: 13º Festival Internacional de Coros 2007 (24-29/Set - Juiz de
Fora, MG, Brasil)


********************************************


De: cmjf em uai.com.br


13º FESTIVAL INTERNACIONAL DE COROS 2007

24 a 29 de Setembro de 2007

Juiz de Fora/MG


A Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora apresenta a
décima terceira edição do Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora -
FESTCOROS 2007, com a presença de corais internacionais da Itália, Venezuela
e Argentina e nacionais de Brasília (DF), Camaçari (BA) e Belo Horizonte
(MG), além dos principais corais de Juiz de Fora.

O Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora tem sua fonte de
inspiração no Festival Internazionalle dei Cori, de Clusone, Itália e está
intimamente relacionado com o movimento coral italiano, em particular com os
grupos que se dedicam ao canto alpino.

Este ano marca a consolidação da parceria Brasil/Itália, com a participação
do Coro Municipal Juiz de Fora no 7º Festival Internazionale dei Cori
ocorrida em fins de junho, o que proporcionou o intercâmbio com o movimento
coral de todo o mundo, haja vista que o referido evento contou com 74
corais, muitos deles já agendados para futuras participações no FESTCOROS.

Em treze edições Juiz de Fora já recebeu treze coros italianos, e na mesma
tradição do canto alpino a cidade recebe este ano o coro GERBERTO, de
Bobbio, que traz em sua delegação o sindaco (prefeito) daquela cidade,
Roberto Pasquale, irmanando ainda mais nossas comunidades.

O Coral del Tachira traz a Venezuela, pela primeira vez, a Juiz de Fora,
acrescentando mais uma bandeira em nossa história, com a habitual
competência e qualidade dos principais corais latino-americanos. Soma-se
agora no histórico do festival participações da Itália, Portugal e
Eslováquia (Europa); Chipre e Egito (Oriente Médio); Japão (Ásia); Estados
Unidos (América do Norte); Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e
Venezuela (América do Sul) e representações dos estados brasileiros do Rio
Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (Sul), São Paulo, Rio de Janeiro,
Minas Gerais, Espírito Santo (Sudeste), Distrito Federal (Centro-Oeste),
Alagoas, Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Bahia (Nordeste), formando uma
fabulosa e inusitada teia de diversidade cultural numa grande mostra do que
há de melhor na música coral.

Da Argentina estaremos recebendo este ano o Coro de la Facultad de Filosofia
Y Letras e o Studio Coral Sur. Participarão, ainda, representantes do
Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais. Como já é tradição no evento, os
concertos, todos com entrada franca, serão realizados a partir do Theatro
Central, palco de abertura e de encerramento, e se espalham por toda Juiz de
Fora e região, envolvendo escolas, universidades, igrejas, associações de
moradores, fábricas, centros culturais, shopping centers, ruas e praças,
chegando este ano a Matias Barbosa, Bicas, Maripá, Argirita e Senador
Cortes, levando civilização e qualidade de vida.

O Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora é evento oficial da
cidade, nos termos da Lei Municipal nº 9.342/98 e contribui para o
desenvolvimento do turismo de eventos na região, recebendo centenas de
pessoas de todo o Brasil e do exterior, atingindo a aproximadamente
20.000pessoas.

Visite nosso site: www.festcoros.com.br


********************************************
********************************************


5. INAUGURAÇÃO: Biblioteca Digital da Escola de Música, UFRJ (27/Set - Rio
de Janeiro, RJ)


********************************************

De: mvinicio em centroin.com.br


Biblioteca Digital da Escola de Música - UFRJ


Gostaria de partilhar com vocês a alegria de divulgarmos para todo o Brasil
e o exterior a criação da Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ.

Fechamos um patrocínio para a digitalização de 3.500 páginas do acervo da
Biblioteca Alberto Nepomuceno, que a partir de 27 de setembro próximo
estarão disponíveis para pesquisadores do mundo inteiro através da internet.

Foram selecionados vários manuscritos autógrafos de compositores brasileiros
(José Maurício, Marcos Portugal, Francisco Manoel, Nepomuceno, Miguéz,
Oswald, Braga, Levy, Henrique Alves de Mesquita, Francisco Valle, Carlos
Gomes, Villa-Lobos), a Coleção Guilherme de Mello completa (modinhas e
música de salão dos séculos XVIII e XIX), documentos autógrafos (cartas e
bilhetes de Brahms, Liszt, Wagner, Rossini e vários brasileiros, entre eles
Pixinguinha e Donga), os oito primeiros volumes da Revista Brasileira de
Música, iconografia e obras raras (tratados dos séculos XVI e XVIII).

A Biblioteca Digital será inaugurada em evento aqui na Escola de Música,
quando será feita uma demonstração do acervo digitalizado e os recursos
disponíveis para os pesquisadores. A partir de então todos os manuscritos e
documentos digitalizados poderão ser consultados, reproduzidos e impressos
via internet. Esta é uma etapa importante para a democratização do acesso a
um dos mais importantes acervos musicais da América Latina, que temos o
privilégio e a responsabilidade de guardar e preservar em nossa instituição.

Após a inauguração, o processo de digitalização do acervo prosseguirá.


André Cardoso
Diretor da Escola de Música da UFRJ


********************************************
********************************************


6. LANÇAMENTO DE LIVRO: "Nhô Tonico e o burrico de pau: a história de Carlos
Gomes por ele mesmo", Lenita Nogueira (28/Set, 16:30hs - Campinas, SP,
Brasil)


********************************************


De: lwmn em iar.unicamp.br


Lançamento

Será lançado no próximo dia 28 de setembro o livro "Nhô Tonico e o burrico
de pau: a história de Carlos Gomes por ele mesmo" de Lenita W. M. Nogueira.
Embora trate-se de uma biografia deste compositor campineiro, a escrita foge
aos padrões tradicionais do gênero, já que, além de uma linguagem acessível
tanto aos estudiosos como ao público leigo, o livro é totalmente baseado na
vasta correspondência de Carlos Gomes ao longo de sua vida. A partir dela a
trajetória do compositor  é apresentada como se estivesse sendo contada pelo
próprio biografado, quebrando a linearidade de uma biografia tradicional,
abarcando a trajetória de Carlos Gomes desde a infância em Campinas, onde
realizou seus primeiros estudos musicais, sua vida e produção musical
na  Itália,
até sua morte em Belém do Pará.

Como se trata de uma obra que visa o público leigo, o livro é fartamente
ilustrado com fotos e imagens da época e com  desenhos do cartunista
Mauricio Squarizzi.
A obra está sendo editada pela Prefeitura Municipal de Campinas e o
lançamento ocorrerá na sexta-feira, dia 28 de setembro, às 16:30h, na
Biblioteca Pública Municipal de Campinas, dentro das comemorações do Mês
Carlos Gomes.


********************************************
********************************************


7. MASTERCLASS: "Clarinetas Históricas", Profa. Dr. Mônica Lucas (16-18/Out
- Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: fernandounirio em hotmail.com



UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

CENTRO DE LETRAS E ARTES

INSTITUTO VILLA LOBOS

PROGRAMA DE EXTENSÃO


DEPARTAMENTO DE CANTO E INSTRUMENTO DE SOPRO


Master-Class de Clarinetas Históricas
Profa. Dr. Mônica Lucas - USP
Coordenação: Prof. Fernando José Silveira

Local: Instituto Villa-Lobos - UNIRIO

Período: 16 a 18 de outubro de 2007 - 14h às 17:30h

Informações de inscrições: secretaria do IVL no período de 01 a 15 de
outubro de 2007


********************************************
********************************************


8. MASTERCLASS: Calimerio Soares (piano). (02/Out - Uberlândia, MG, Brasil)


********************************************


De: casnett em triang.com.br


6º Concurso de Piano
Cora Pavan Capparelli
(Edição Nacional)

"Master Class"

com o compositor

Calimerio Soares

no dia 2 de outubro de 2007.


Veja detalhes em:

http://www.concursodepiano.triang.net/programacao.htm


********************************************
********************************************


9. NOTAS: Atividades Esdon Zampronha na Argentina (Set/2007)


********************************************


De: mlsekeff em gmail.com


Convidado pela UNIVERSIDADE NACIONAL de CÓRDOBA - Faculdade de Filosofia e
Humanidades, o compositor Edson Zampronha realizará uma série de atividades
neste mês de setembro:

CONFERÊNCIAS sobre "O Renascimento da Sensibilidade na Música Atual" (dia
10), CURSOS, tendo como tema "A Construção do Sentido na Música
Contemporânea (dias 11, 12, 13 e 17) e CONCERTOS (dia 17) de obras do
próprio compositor.

Estes CONCERTOS se estenderão também a convite à cidade de ROSÁRIO, no
Centro de Expresiones Contemporáneas (dia 13), MENDOZA, na Universidad
Nacional de Cuyo - Escuela de Música de la Facultad de Artes y Diseno (dia
18) e no Auditório "Adriana Boanoldi de Carrera" (dia 19).

Os CONCERTOS serão dedicados às obras do compositor, obras eletroacústicas e
instrumentais para piano, e serão interpretadas pelo próprio compositor.


********************************************
********************************************


10. RECITAL: Mário da Silva (violão). Obras de Norton Dudeque, Octávio
Camargo, José Eduardo Gramani, Jaime Zenamon, Arthur Kampela, Mário da Silva
(24/Set - Campinas, SP, Brasil)


********************************************


De: mariodasilvaoi em hotmail.com


MÁRIO DA SILVA


PROGRAMA Música Brasileira Contemporânea para Violão


UNICAMP, Casa do Lago dia 24 de setembro


Norton Dudeque (1958-): Peça para Violão 2 (continuum) (1996)

Octávio Camargo (1967-): Ágguas de Março (1999)

José Eduardo Gramani (1944-1998): Pinho (1990)

Jaime Zenamon (1953-):  Unicórnio (1997)

Arthur Kampela (1960-): Percussion Study 1

Mário da Silva (1962): DNA da Dança (2005)

André Abujamra (1965) Jardim do Céu de Gaudí (2007)

Chico Mello (1958) Dança


A produção contemporânea brasileira para violão é rica em sonoridades que
vão desde as pesquisas atonais até a experimentação percussiva e de violão
preparado. Os compositores aqui abordados fazem parte de uma geração que
buscou avanços após a produção violonística de Heitor Villa-Lobos. As
pesquisas de Mário da Silva, buscam decifrar e interpretar a produção atual
brasileira para violão, tema de sua dissertação de mestrado, e tem como
especial ênfase a produção paranaense.


Mário da Silva

CURRICULUM

É professor da Embap desde 1991, Bacharel em Violão (1992), onde estudou com
Orlando Fraga, Especialista em Música de Câmara (1998) e Mestre em Práticas
Interpretativas na Universidade­ do Rio de Janeiro - UNIRIO. A música
contemporânea brasileira para violão, com especial ênfase na música
paranaense, é sua atividade principal realizando apresentações em Curitiba
(Oficina de Música), São Paulo (Festival Souza Lima), Festival de Guitarra
de Buenos Aires, na Sala dos Espelhos do Teatro Foz Lisboa (Portugal), na
Universidade de Reading (Inglaterra), Conservatório de Schaffhausen, Schloss
de Wittenbach (Suiça), Instituto Brasil-Itália em Milão, no Kornelius
Conservatório em Mainz (Alemanha), Festival Dei Flammini, Roma, Manhattan
School of Music, Hunter College, Concert Hall do Mannes College no Mannes
Guitar Seminar em Nova York. Realizou gravações destacando-se em 1991 Long
Play Quarteto de Violões de Curitiba, 1994 CD Quarteto Vocal Angra pela
Editora Paulus,  1997 CD Nova Música Brasileira, 2000 CD música
contemporânea brasileira desconstruída sob encomenda .

Mario da Silva - e-mail: mariodasilvaoi em hotmail.com - Telefone 41 -
3339-4489 / 9901-7470

Informações em http://www.preac.rei.unicamp.br/casadolago/prog.htm


********************************************
********************************************


11. RECITAIS: Recitais ao Meio Dia no Anfiteatro do Departamento de
Comunicação e Artes (14-21/Out - Campo Grande, MS, Brasil)


********************************************


De: evandrohiga em uol.com.br


Projetos MOVIMENTO CONCERTO e CONCERTOS UNIVERSITÁRIOS

apresentam

RECITAIS AO MEIO DIA


Do dia 14 a 21 de outubro serão apresentados 6 (seis) recitais na Série do
Meio-Dia no Anfiteatro do Departamento de Comunicação e Artes (Unidade 8) e
Auditório do CCHS, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
em Campo Grande,MS.

A programação dos recitais é a seguinte:

. Dia 14 (sexta-feira) - Violonistas Marcelo Fernandes e Rafael Salgado no
Auditório do CCHS;

. Dia 17 (segunda-feira) - Violonistas Eduardo Martinelli e Gilberto Stefan
no Auditório do CCHS;

. Dia 18 (terça-feira) - Mezzo-soprano Edineide Oliveira e pianista Nillo
Araújo no Anfiteatro do DAC (unidade 8);

. Dia 19 (quarta-feira) - Violonistas Pietr Rahmeir e Marcos Borges no
Auditório do CCHS;

. Dia 20 (quinta-feira) - Violonistas Laís Fujiyama e Leidiane Garcia no
Auditório do CCHS;

. Dia 21 (sexta-feira) - Flautista Cláudia Finotti e pianista Evandro Higa
no Anfiteatro do DAC (unidade 8).

O objetivo desses recitais é propor alternativas de lazer aos alunos,
professores e funcionários da UFMS que passam o dia inteiro no campus,
oferecendo música de qualidade que poderão ser apreciadas no intervalo do
almoço.

Os recitais estão inseridos na programação dos projetos de extensão
Movimento Concerto e Concertos Universitários, do curso de música da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que tem programados 15 concertos
e 5 masterclasses de técnica e interpretação musical para a temporada de
2007.

Todos os concertos e masterclasses são gratuitas e abertas a estudantes de
música, professores e comunidade em geral.

Maiores informações pelo fone 3345-7590 ou 9984-7417 (Prof. Evandro - Curso
de Música da UFMS)


********************************************
********************************************


12. SEMINÁRIO: "O espaço da educação superior e as competências chaves na
formação do professor de música", Maravillas Díaz e Gotzon Ibarretxe
(ESPANHA). (03/Out - Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


De: extmusica em ufrgs.br


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

GRUPO DE PESQUISA DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE MÚSICA

FAPROM

promovem

Seminário Internacional

O espaço da educação superior e as competências chaves na formação do
professor de música

com

Maravillas Díaz e Gotzon Ibarretxe
(Universidade do País Basco)

Quarta-feira, 03 de Outubro de 2007
das 9h às 17h
na Sala Armando Albuquerque
do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS
(Rua Annes Dias, 112 - 15º andar - Porto Alegre/RS)


TAXA DE INSCRIÇÃO

Alunos UFRGS: R$25,00

Comunidade: R$30,00


INSCRIÇÕES:
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 - 6º andar - Porto Alegre - RS
Fone/Fax: (51) 3308.4325
E-mail: extmusica em ufrgs.br


********************************************
********************************************


13. CALL FOR NOMINATIONS: Michael Nemmers Prize in Musical Composition
(DEADLINE: Fev/2008 - Evanston, IL, EUA)


********************************************


De: eschantz em northwestern.edu


NORTHWESTERN UNIVERSITY SCHOOL OF MUSIC
Contact: Ellen Schantz (847) 491-5726 eschantz em northwestern.edu


NORTHWESTERN UNIVERSITY SCHOOL OF MUSIC SOLICITING NOMINATIONS FOR 2008
MICHAEL LUDWIG NEMMERS PRIZE
IN MUSICAL COMPOSITION


Prize includes $100,000 and performance with the Chicago Symphony Orchestra.


EVANSTON--The Northwestern University School of Music announces a call for
nominations for the 2008 cycle of the Michael Nemmers Prize in Musical
Composition. The biennial award honors classical music composers of
outstanding achievement who have significantly impacted the field of
composition. The prize, conferred through nomination, includes a cash award
of $100,000, a performance by the Chicago Symphony Orchestra, and a
residency of four non-consecutive weeks at the Northwestern University
School of Music where the recipient will interact with faculty and students.
Previous winners have been John Adams in 2004 and Oliver Knussen in 2006.

Nominations for the Nemmers Prize are reviewed by a three-member selection
committee, comprising individuals of widely recognized stature in the music
community. One member is designated by the Chicago Symphony and the
remaining two by the Northwestern University School of Music. The prize will
be awarded without regard to citizenship or institutional affiliation.

The Michael Nemmers Prize in Musical Composition is made possible through a
generous gift from the late Erwin E. Nemmers and Frederic E. Nemmers, who
also enabled in 1994 the creation of the Erwin Plein Nemmers Prize in
Economics and the Frederic Esser Prize in Mathematics, both leading awards
in their fields.

Nominations for the 2008 prize cycle will be accepted now until February 1,
2008, with the announcement of the winner scheduled for late spring.
Nominations preferably should come from recognized experts in the music
profession and should describe the nominee's accomplishments and
qualifications in no more than two pages. A resume is encouraged, but is not
required. Self-nominations will not be accepted, and former or present
members of the Northwestern University faculty or employees of the Chicago
Symphony are not eligible. All nominations should be sent to: Secretary to
the Selection Committee, Michael Ludwig Nemmers Prize in Musical
Composition, Office of the Dean, School of Music, Northwestern University,
Evanston, IL 60208.

For further details on the Michael Ludwig Nemmers Prize and the prize
criteria, go to www.music.northwestern.edu/about/nemmers/


********************************************
********************************************


14. CALL FOR PAPERS: " Why Live? - Performance in the Age of Digital
Reproduction", Leonardo Music Journal 18 (DEADLINE: 15/Out - San Francisco,
CA, EUA)


********************************************


CALL FOR PAPERS

Leonardo Music Journal 18 (2008)

Why Live? -- Performance in the Age of Digital Reproduction

Downloads and file exchanges have altered the economics of music of
consumption, but have they also rendered the concert hall obsolete? Or have
the isolation of ear buds and the ephemerality of digital files actually
served to highlight the social significance and sweaty substantiality of
live performance? Or are we witnessing the birth of a new "live" virtually
social but vitally sweat-free?

For LMJ 18 we solicit writing on the significance or irrelevance of
contemporary performance practice and its alternatives.


DEADLINES

15 October 2007: Rough proposals and queries to Nicolas Collins,
Editor-in-Chief, at ncollins em artic.edu.

2 January 2008: Submission of finished article to the LMJ Editorial Office
at lmj em leonardo.info

Prior to completing final manuscript -- please read the Editorial Guidelines
and Information for Authors at http://leonardo.info/Authors

Additional information about LMJ is available at http://leonardo.info/lmj

Note: LMJ is a peer-reviewed journal. All manuscripts are reviewed by LMJ
editors, editorial board members and/or members of the LMJ community prior
to acceptance.

Leonardo/ISAST is a 501(c)3 nonprofit organization. Donations are
tax-deductible in the U.S. To learn more about Leonardo/ISAST's projects,
programs and activities, visit http://leonardo.info


********************************************
********************************************


15. CICLO DE CONCIERTOS: Concierto 1, Piano (ocho manos). Obras de P.
Cacere, M. Kagel, J. Haydn, D. Duarte Loza, M. Feldman, M. Villanueva, A.
Duarte Loza, M. Ravel, W. Zimmermann, R. Febe, G. Kurtag-Bach, M. Franciosi
(25/Set. 20:00hs - Buenos Aires, Argentina)


********************************************


De: camu_informacion em yahoo.com.ar


CICLO DE CONCIERTOS

Consejo Argentino de la Música 2007

Concierto 1
25 de septiembre
AMIA 20hs

PIANO (ocho manos)
Violeta Nigro
Bruno Mesz
Sebastián Gangi
Haydée Schvartz

Obras de P. Cacere, M. Kagel, J. Haydn, D. Duarte Loza, M. Feldman, M.
Villanueva, A. Duarte Loza, M. Ravel, W. Zimmermann, R. Febe, G.
Kurtag-Bach, M. Franciosi.


AMIA
Pasteur 633
Buenos Aires
tel: 4959-8800


********************************************
********************************************


16. CONCERT: "Lábrys", L'Orquestra del Caos (28/Set, 21:00hs - Barcelona,
Espanha)


********************************************


De: caos em sonoscop.net


L'Orquestra del Caos presenta LÁBRYS, un concert octofònic d'Eduardo
Polonio.
El proper divendres 28 de setembre 2007 a las 21:00hrs al CCCB (Centre de
Cultura Contemporània de Barcelona)

Entrada lliure


Eduardo Polonio, un dels pioners de la música electroacústica a Espanya, ens
presentarà LÁBRYS, un concert octofònic dedicat a dos grans mites.
De Plató a Saramago, de Calderón a Huxley, la "caverna" ha fet córrer rius
de tinta. La idea de compondre una obra electroacústica sobre aquest tema va
dur l'autor a associar el mite amb un altre no menys famós: el Minotaure i
el seu laberint.

Des de l'entrada del palau de Cnosos, presidida pel signe del Brau, hom
baixa al regne del secret, de la purificació i del redescobriment d'un
mateix i de la llibertat. En aquest aprofundiment, hom topa amb el símbol
amenaçador de la Lábrys, l'arma que mata la Bèstia. Les vuit caixes
acústiques (altaveus) de la instal·lació octofònica són, evidentment,
sortides. Sortides del flux sonor. Però també són entrades. Entrades a un
univers màgic, rizomàtic, laberíntic. Un lloc de fàcil accés, però del qual
pot ser difícil sortir-ne.


Mes info a:
http://www.sonoscop.net/labrys.html



La Orquestra del Caos presenta LÁBRYS, un concierto octofónico de Eduardo
Polonio.
El próximo viernes 28 de setiembre 2007 a las 21.00hrs en el CCCB (Centre de
Cultura Contemporània de Barcelona)

Entrada Gratuita

Eduardo Polonio, uno de los pioneros de la música electroacústica en España,
nos presentará LÁBRYS, un concierto octofónico dedicado a dos grandes mitos.
De Platón a Saramago, de Calderón a Huxley, la "caverna" ha hecho correr
ríos de tinta. La idea de componer una obra electroacústica sobre este mito
ha llevado al autor a asociarlo con otro no menos famoso: el Minotauro y su
laberinto.

Desde la entrada del palacio de Cnosos, presidida por el signo del Toro, se
baja al reino de lo secreto, de la purificación y del redescubrimiento de
uno mismo y de la libertad. Bajo esta perspectiva, uno se encuentra con el
símbolo amenazador de Lábrys, el arma que mata la Bestia. Las ocho cajas
acústicas (altavoces) de la instalación octofónica son, evidentemente,
salidas. Salidas de flujo sonoro. Pero también son entradas. Entradas a un
universo mágico, rizomático, laberíntico. Un lugar de fácil acceso, pero del
cual puede resultar difícil escapar.


Más info en:
http://www.sonoscop.net/labrys.html



Orquestra del Caos presents LÁBRYS, an octofonic concert by Eduardo Polonio.
Next Friday 28th of Setember 2007 at 21.00hrs in CCCB (Centre de Cultura
Contemporània de Barcelona)

Free Admission


Eduardo Polonio, one of the pioneers of the electroacustic music in Spain,
presents LÁBRYS, an octofonic concert dedicated to two big myths.
>From Plato to Saramago, from Calderon to Huxley, the "cave" is that myth
which gives rise to a lot of written opinions. The idea of composing an
electroacustic piece based on this myth has led the author to associating it
with a not less famous one: the Minotaur and his labyrinth.

>From the entry of Cnosos's palace, presided by the sign of the Bull, one
goes to the kingdom of the secret, of purification, of freedom and
rediscovery of oneself. At this level, one finds the Lábrys' menacing
symbol, the weapon that kills the Beast. The eight acoustic boxes
(loudspeakers) of the octofonic installation are, evidently, exits. Exits of
sonic flow. But they are also entries. Entries to a magic, rizhomatic,
labyrinthine universe. A place of easy access, but where it could be
difficult to escape.



More info at:
http://www.sonoscop.net/labrys.html


********************************************
********************************************


17. CONCERTO: Grupo Encuentros. Pierrot Lunaire, Schoenberg. (22/Set -
Buenos Aires, Argentina)


********************************************

De: eimc em aliciaterzian.com.ar


PIERROT LUNAR EN VERSION TEATRAL DEL GRUPO ENCUENTROS

El próximo Sabado 22 de Setiembre a las 18 hs y organizado por el Teatro
Argentino de la Plata en la sala Astor Piazzolla , tendrá lugar la versión
teatral del PIERROT LUNAR de Arnold Schonberg en version del GRUPO
ENCUENTROS integrado por Marta Blanco, SergioPolizzi, Carlos Nozzi, Fabio
Mazzitelli, Eduardo Ihidoype y Claudio Espector,bajo la dirección musical de
Alicia Terzian. Proyecciones:Quique Caceres.

El Pierrot Lunar será precedido por una película realizada con música de
Schonberg escrita en 1929 para una película que nunca fué filmada . El
realizador Carlo Ippolito de la Television italiana tomó la música de
Schonberg y en el año 2003 realizó ésta pelicula de animacion que tituló UN
AUTRE VILLE y que se nutre del clima cultural,social y politico de la
Alemania de los años 1930 encontrandose,también, referencias al mundo actual
y a las relaciones de los "mass media" con el poder político.

Mereció el premio en el Concurso de la Bienal 2004 organizado conjuntamente
por el Auditorio del Museo del Louvre de Paris y Classifilms . Se presenta
en Argentina por convenio entre la Fundaciónn Encuentros y los organizadores
franceses.

La entrada es libre y gratuita


PIERROT LUNAR EN EL CICLO AUSPICIADO POR LA FUNDACION SZTERENFELD y
organizado por LA SCALA DE SAN TELMO .

El mismo programa, que forma parte del ciclo de La Scala de San Telmo y que
cuenta con los auspicios de la Fundación Szterenfeld, se repetirá en la
Biblioteca Nacional de la calle Aguero (Buenos Aires) el dia Miercoles 3 de
Octubre a las 19 hs .

La entrada es libre y gratuita.


********************************************
********************************************


18. CONCERTO: Núcleo Música Nueva de Montevideo. Obras de Diego Legrand,
Fabrice Lengronne, Mario Lavista, Bruno Maderna, Jorge Antunes e Damian
Rodriguez (26/Set, 20:00hs - Montevideo, Uruguai)


********************************************



núcleo música nueva de montevideo

compositores contemporáneos
en montevideo

El miércoles 26 de setiembre a las 20:00 horas el Núcleo Música Nueva
realizará en la Sala Zitarrosa un nuevo concierto instrumental de su
temporada con varios estrenos. La entrada es libre, como es habitual en el
ciclo del Núcleo.

En esta oportunidad, se oirán dos estrenos absolutos: "El pozo" de Diego
Legrand (Uruguay, 1928) y "Sueños incandescentes" de Fabrice Lengronne
(Francia, 1963, radicado en Uruguay). El programa incluirá la primera
audición de "Dusk" de Mario Lavista (México, 1943), además de las siguientes
obras: "Dialodia" de Bruno Maderna (Italia, 1920-1973), "Redundantiae II" de
Jorge Antunes (Brasil, 1942), "Tiempo de reflexión" de Silvia Suárez
(Uruguay, 1963) y "La oficina, o cómo sobrevivir en el campo enemigo" de
Damián Rodríguez (Argentina, 1963).

Actuará un grupo de destacados intérpretes uruguayos: el pianista Emiliano
Aires, los flautistas Natalia Bibbó, Sonia Callejas, Daniel Hasaj, Valentina
Pécora y Pablo Somma, el violista Gabriel Falconi, el contrabajista Carlos
Weiske, el guitarrista Ernesto Tarduña, y miembros del grupo de percusión
Horma Möbius.


********************************************
********************************************


19. EVENTO: KomponistInnen-Marathon (06-07/Out - Viena, Austria)


********************************************


De: fernando riederer <fernandoriederer em yahoo.com.br>


Maratona de Compsitores(as) II


Acontece dias 6 e 7 de Outubro em Viena, Austria, na Neue Saal do Wiener
Konzethaus a segunda "Maratona de Compositores(as) - festival de jovem
música contemporânea" (KomponistInnen-Marathon - festival für junge
zeitgenösische Musik), como parte das festividades dos 85 anos da
IGNM/ISCM/SCMC - Sociedade Internacional de Música Contemporânea.

Organizada pelo Verein Platypus, a Maratona é um festival para jovens
compositores que moram e trabalham em Viena.

Em Maio aconteceu a primeira versão, com mais de 45 peças apresentadas em 4
dias, agora em outubro serão 20 compositores que apresentão suas obras, com
a participação de solistas e Ensembles dedicados principalmente à música
nova.

O Verein Platypus é formado por Hannes Dufek, Fernando Riederer, Simon
Vosecek, Jaime Wolfson e ChristophBreidler.

Para mais informacoes (em alemão):
http://www.platypus.or.at
http://konzerthaus.at/
http://www.ignm.at/


********************************************
********************************************


20. FESTIVAL: L'Espace du Son, Festival Acousmatique International
(17-21/Out - Bruxelas, Belgica)


********************************************


De: http://www.musiques-recherches.be/agenda_event.php?lng=fr&id=493


L'ESPACE DU SON

17-21/10/2007


Festival Acousmatique International XIV édition


programme:

* 17-10-2007            Ouverture et anniversaire!
* 18-10-2007            Christian Calon (CAN)
* 19-10-2007            Jean-François Minjard (F)
* 20-10-2007            Bernard Parmegiani (F)
* 21-10-2007            Beatriz Ferreyra (Arg/F)/Ana Dall'Ara-Majek (F)

Lieu:
théâtre Marni, 25 rue Vergnies, 1050 Bruxelles
information:
+3223544368
info em musiques-recherches.be

Prix:
12€/8€ par jour
45€/30€ pass de 5 jours
prix unique ouverture 17 octobre: 5€

Réservation/inscription:
+32(0)23544368

info em musiques-recherches.be

Une initiative soutenue par la Communauté française de Belgique, Musiq3, la
Délégation générale du Québec à Bruxelles, la SACEM, le CGRI, le Conseil des
Arts du Canada, l'Ambassade de France à Bruxelles, le Théâtre Marni
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070921/2b60bd59/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l