[FWD cdmc] - 38/2007-

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Out 5 12:03:45 BRT 2007


*FWD cdmc  - 38   05/10/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -       P  A   I  S  A  G  E  M - apresenta: Regiane Lemos (PIANO). Obras
de Villa-Lobos, C. Santoro, E. Widmer, A. Escobar, R. Miranda, N. Salomé, O.
Lanna (domingo, 07/Out, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp <#_Toc179349000>

2 -            CONCERTO: "Impressões Mínimas: Orientes Refletidos", Núcleo
Hespérides (06/Out - Centro Cultural CPFL, Campinas, SP) <#_Toc179349001>

3 -            CONCERTO: Quarteto de cordas cidade de São Paulo. Obras de
Barber e Elgar (06/Out, 11:45hs - CCSP, São Paulo, SP) <#_Toc179349002>

4 -            CONCERTO: Orquestra Sinfônica de Campinas, Reg.: Karl Martin.
Obras de Hugo Wolf, Fabio Borgazzi, Dimitre Cervo, Janacek (06-07/Out -
Campinas, SP, Brasil) <#_Toc179349003>

5 -            EVENTOS: XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de
Educação Musical e Congresso Regional da International Society for Music
Education, América Latina 2007 (08-11/Out - Campo Grande, MS,
Brasil)<#_Toc179349004>

6 -            NOTICIA: Divulgação dos resultados para seleções na área de
música (26/Set - Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc179349005>

7 -            SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO: Programa de Pós-Graduação em Música,
UFBA (INSCRIÇÕES: 31/Out - Salvador, BA, Brasil) <#_Toc179349006>

8 -            CONVOCATORIAS: Premio y Coloquio de Musicología Casa de las
Américas 2008 (14-18/Abr/2008 - Havana, Cuba) <#_Toc179349007>

9 -            CONCERTOS: North / South Consonance, Vigesima octava
temporada (Out/2007-Mar/2008 - Nova Iorque, NY, EUA) <#_Toc179349008>

10 -            CONVOCATORIA DE OBRAS: Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007
(LIMITE: 06/Out - Valparaiso, Chile) <#_Toc179349009>

11 -            ESTRÉIA: "Magnificat", Amaral Vieira (05/Out - Cordoba,
Argentina) <#_Toc179349010>

12 -            FESTIVAL: Sonar Nits a Frankfurt (10-13/Out - Frankfurt,
Alemanha) <#_Toc179349011>

13 -            FESTIVAL: VIII Festival Internacional de Musica
Contemporánea (LIMITE: 22/Out - Santiago, Chile) <#_Toc179349012>


********************************************
********************************************


1. P  A   I  S  A  G  E  M - apresenta: Regiane Lemos (PIANO). Obras de
Villa-Lobos, C. Santoro, E. Widmer, A. Escobar, R. Miranda, N. Salomé, O.
Lanna (domingo, 07/Out, 21:00hs - Radio USP FM, SP)
http://www.usp.br/radiousp


********************************************


De: ja.mannis em uol.com.br


radio usp fm 93,7 MHz
cdmc unicamp

P  A  I  S  A  G  E  M

domingo - 07/Out/2007 - 21:00hs

REGIANE LEMOS (piano)


Villa-Lobos, C. Santoro, E. Widmer, A. Escobar, R. Miranda, N. Salomé, O.
Lanna


PAISAGEM divulga obras disponíveis no acervo do CDMC da Unicamp e dedica
este programa a jovem pianista ROSIANE LEMOS em seu álbum MEMÓRIA DA MÚSICA
LATINO-AMERICANA, Volume 1, lançado em 2005 com patrocínio Matermaq, Casa
Software e Engesoft, através da Lei de Incentivo á Cultura de Belo
Horizonte. Gravação realizada em agosto de 2002 na Sala Sérgio Magnani,
Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte.

Rosiane Lemos nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos de piano
com Henedina Zarattini. Em seguida, na UFMG, conclui bacharelado em piano
com Eduardo Hazan e Celina Szrvinsk e mestrado com Lucas Bretas.

Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira e dentre suas
realizações destacam-se a participação no Festival de Música Brasileira de
Karlsruhe em 2000 e no 4º Encontro de Compositores Latino-Americanos da
Fundação de Educação Artística, em BH, em 2002.

Rosiane Lemos leciona Piano e Música de Câmara da Universidade Estadual de
Minas-Gerais (www.uemg.br/) e Piano na Fundação de Educação Artística (
http://www.fundacaoeducacaoartistica.org.br/)

Obras apresentadas:

* VILLA-LOBOS - Carnaval das Crianças
O ginete do Pierrozinho; O chicote do diabinho; A manha da Pierrete; Os
guizos do dominozinho; As peripécias do Trapeirozinho; As traquinices do
Mascarado Mignon; A gaita de um Precoce Fantasiado

* CLAUDIO SANTORO - Dança Brasileira nº1 e 2

* ERNEST WIDMER - Suite Mirim, opus 101 (O eterno e o cotidiano)

* AYLTON ESCOBAR - Mini suite das três máquinas
A máquina de escrever; A caixinha de música; O coração da gente

* RONALDO MIRANDA - Três micro-peças

* NELSON SALOMÉ - BAIÃO DE 2

* OILIAN LANNA - Quatro momentos musicais


paisagem

programas realizados pela radio usp fm em colaboração com o cdmc-unicamp
seleção musical, apresentação, roteiro, edição e montagem:
josé augusto mannis (compositor e professor da unicamp)

jamannis em unicamp.br
http://www.unicamp.br/cdmc/
http://www.usp.br/radiousp/
(ao vivo)


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: "Impressões Mínimas: Orientes Refletidos", Núcleo Hespérides
(06/Out - Centro Cultural CPFL, Campinas, SP)


********************************************


De: programacao em espacoculturalcpfl.com.br


ORIENTE e OCIDENTE: música no mundo globalizado :

No século dezenove, a cultura oriental fascinou os artistas ocidentais. A
grande expansão colonial dos impérios europeus estendeu seus tentáculos
econômicos por todas as partes do mundo, da África à Ásia. Simultaneamente à
invasão daquelas paragens pela cultura dos colonizadores, a importação de
bens dessas civilizações distantes excitou a curiosidade das elites
intelectuais ocidentais pela arte dessas terras exóticas. Exotismo era a
palavra chave nessa relação. O interesse mútuo era superficial e
contraditório. A música desse período está repleta de referências
estilizadas ao Oriente. Lembremos da Thais de Massenet, da Aida de Verdi ou
mesmo da Madame Butterfly de Puccini. Nem os brasileiros escaparam da moda.
Basta lembrar da Odaléia de Carlos Gomes e do Abul de Nepomuceno.

No início do século vinte, o esgotamento da linguagem tonal induziu os
compositores modernistas a voltarem-se de novo para o Oriente em busca de
renovação. Reconhece-se em Debussy a primeira assimilação da ambiguidade do
pentatonismo oriental a outros materiais que dissolvem a direcionalidade
tonal. Essa vertente terá vida longa, levando compositores posteriores como
Messiaen, Scelsi e Stockhausen a buscarem inspiração na música da Índia,
China, Tailândia, Java, Japão, etc.

Num curioso movimento pendular, a música ocidental, contaminada de sabor
oriental, passou a influenciar os próprios músicos orientais. Surge uma
geração de compositores japoneses e chineses, como Yamada e Nakada, cuja
música revela uma mistura intrigante das próprias raízes orientais com as
leituras impressionistas feitas pelo Ocidente.

No mundo contemporâneo globalizado as trocas aceleraram-se ainda mais.
Navega-se hoje pela internet, não mais pelos oceanos bravios. Compositores
orientais como Takemitsu, Takahashi e Ichiyanagi, ou brasileiros como
Ferraz, Almeida Prado e Coelho de Souza compartilham uma cultura de
múltiplos reflexos que encurta ainda mais a distância entre Oriente e
Ocidente.


6_outubro

20h_Impressões Mínimas: Orientes Refletidos

Do lado de cá, a música do Oriente nos fascina como um eco distorcido.
Incapazes de captar-lhe o sentido, contentamo-nos em reproduzir os detalhes.
Debussy terá sido o primeiro a inaugurar esse diálogo de perguntas sem
respostas. Sua flauta de Pan lembra um tempo mítico que imaginamos existir
só em lugares muito distantes. As modernidades de Scelsi e Stockhausen
sucumbem ao magnetismo do Leste. E nós, brasileiros, vivemos em meio à
liberdade que vem de longe. A Liberdade do Oriente está logo ali, um pouco
antes do Paraíso - a próxima estação do metrô.

Núcleo Hespérides:

Rogério Wolf_flauta
Joaquim Abreu_percussão
Rosana Civile_piano
Yuka Almeida Prado_soprano convidada


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Quarteto de cordas cidade de São Paulo. Obras de Barber e Elgar
(06/Out, 11:45hs - CCSP, São Paulo, SP)


********************************************


De: CCSP em PREFEITURA.SP.GOV.BR


O Acervo Vivo da Discoteca Oneyda Alvarenga

Em parceria com o Theatro Municipal, o CCSP estréia nova série de música
clássica que tem por objetivo a execução das músicas tombadas no acervo de
partituras da Discoteca Oneyda Alvarenga.

Entrada franca - Sala Lima Barreto

dia 6/10 - sábado


às 11h30
Abertura
Exibição de trechos do filme Variações sobre um quarteto de cordas, do
cineasta Ugo Giorgetti. O documentário conta a história de Johannes Oelsner,
nascido na Alemanha em 1915 e radicado no Brasil desde 1939. Durante 35
anos, o músico foi violista do Quarteto Municipal, criado por Mário de
Andrade, atual Quarteto de Cordas Cidade de São Paulo. Oelsner, que estará
presente no evento, continua transmitindo sua rica experiência em atividade
didática.


às 11h45
Quarteto de cordas cidade de São Paulo
com: Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e
Robert Suetholz (violoncelo)

Programa

Samuel Barber (1910-1981)
Quarteto op.11
I - Molto allegro e appassionato
II - Molto adagio
III - Molto allegro (come prima)

Edward Elgar (1857-1934) [150 anos do nascimento]
Quarteto op.83
I - Allegro moderato
II- Piacevole: Poco andante
III - Allegro molto

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - CEP 01504-000
tel.: 3383-3402 - Paraíso - São Paulo - SP


********************************************
********************************************


4. CONCERTO: Orquestra Sinfônica de Campinas, Reg.: Karl Martin. Obras de
Hugo Wolf, Fabio Borgazzi, Dimitre Cervo, Janacek (06-07/Out - Campinas, SP,
Brasil)


********************************************


De: contato em osmc.com.br


Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

T e m p o r a d a   2 0 0 7

Saudações da Sinfônica de Campinas.

Nosso próximo programa será executado nos dias:
06 out - 20h  e  07 out - 17h,

no Teatro Interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.



CONCERTO OFICIAL

06 out - sáb - 20h  |  07 out -  dom - 17h

As Obras


P r o g r a m a


Hugo Wolf
Serenata Italiana
solista:  José Eduardo D'Almeida


Fabio Borgazzi
Fantasia para sopros e percussão


Dimitri Cervo
"Pattapiana" para flauta e cordas
solista:  Claudia Alvarenga


Leos Janácek
"Idyla" para cordas


Regente
Karl Martin


Serviço

Local: Teatro Interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes- Pça.
Imprensa Fluminense, s/nº - Cambuí
Ingressos: R$ 15,00 (inteira)  | R$ 7,50 (meia-entrada): Aposentados,
estudantes, maiores de 60 anos
Bilheteria: (19) 3232-4168


Realização
Prefeitura Municipal de Campinas
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Tel: (19) 3237-2730

http://www.sinfonicadecampinas.com.br
mailto:contato em osmc.com.br


********************************************
********************************************


5. EVENTOS: XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical
e Congresso Regional da International Society for Music Education, América
Latina 2007 (08-11/Out - Campo Grande, MS, Brasil)


********************************************


De: evandrohiga em uol.com.br


UFMS se transforma em pólo musical nacional e latino-americano em outubro


A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai movimentar o cenário
musical brasileiro e latino-americano no mês de outubro. É que entre os dias
8 e 11 serão realizados no campus da instituição em Campo Grande, o XVI
Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e o Congresso
Regional da Isme (International Society for Music Education) na América
Latina 2007.

Com o tema 'Educação Musical na América Latina: concepções, funções e
ações', o evento proporcionará ao público uma gama de palestras, cursos,
oficinas, conferências e apresentações com  conceituados nomes da música
brasileira e latino-americana.


Mais de 200 trabalhos de pesquisa foram aprovados para serem apresentados
nos quatro dias de evento, figurando entre eles teses enfocando instrumentos
musicais, musicoterapia, pesquisas em canto coral, educação musical
infantil. Durante esses dias, o público que participar do evento terá acesso
ao mais importante grupo de pesquisadores na área de educação musical na
América Latina.


Campo Grande foi a cidade escolhida para sediar o evento, pois sua
privilegiada posição geográfica - centro da América do Sul - aponta para uma
perspectiva de maior integração entre os países latino-americanos, fator que
contribui simbolicamente para o aprofundamento e fortalecimento dos laços
que os unem, ao mesmo tempo em que facilita o acesso dos congressistas
provenientes dos países e regiões vizinhas.

Apresentações musicais com o Coral UFMS, o grupo de percussão Bojo Male,
Bateria da Escola de Samba da Vila Carvalho, alunos e professores do Curso
de Música da UFMS, Grupo Kariyushi Taiko, Orquestra da Fundação Barbosa
Rodrigues, Orquestra de Violões de Campo Grande, banda municipal Ulisses
Conceição, entre outras, fazem parte das variedades sonoras programadas para
o evento.

No site www.abemisme2007.ufms.br podem ser obtidas as informações sobre
inscrições ao evento. Já a programação de apresentações e concertos
será  oferecida
gratuitamente à comunidade.

O evento é uma realização  da UFMS, da Abem (Associação Brasileira de
Educação Musical) e da Isme, tendo como patrocinadores a Fundação de Cultura
do Estado de Mato Grosso do Sul, a Fundação Municipal da Cultura de Campo
Grande e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior).

Órgãos - A ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) -
www.abem.clic3.net - é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, fundada
em 1991, com o intuito de congregar profissionais e de organizar,
sistematizar e sedimentar o pensamento crítico, a pesquisa e a atuação na
área da educação musical. Já a Isme (International Society for Music
Education) - www.isme.org - foi formada por uma conferência reunida pela
UNESCO em 1953 com o objetivo de estimular a educação musical como parte
importante da educação geral.

As inscrições para o evento duplo ainda estão abertas e mais informações
podem ser obtidas através do site www.abemisme2007.ufms.br

O Comper, a Enersul, a Limpec, a Caixa Econômica Federal e o Sicredi apóiam
o evento.

Humberto Nogueira - 8404-0600

(Assessoria de Imprensa - Abem e Isme)


********************************************
********************************************


6. NOTICIA: Divulgação dos resultados para seleções na área de música
(26/Set - Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: cidaclf em gmail.com


Funarte divulga a lista de selecionados para o Programa de Apoio a
Orquestras


A Funarte divulgou, ontem, 26 de setembro, o resultado de duas seleções
realizadas na área de música. Com elas, foram contemplados 19 projetos pelo
Programa de Apoio a Orquestras (clique aqui para ver a lista) , e 89
compositores cujas obras farão parte da programação da XVII Bienal de Música
Brasileira Contemporânea, em 2007.

O Programa de Apoio a Orquestras da Funarte concede recursos em dinheiro às
orquestras que apresentam projetos de reparação ou aquisição de instrumentos
musicais, ou de partes e acessórios de instrumentos, para colaborar com a
ampliação da qualidade técnica e artística de orquestras tradicionalmente
classificadas como 'sinfônicas', 'de cordas' e 'de câmara'.

Já os compositores selecionados para a XVII Bienal de Música Brasileira
Contemporânea participarão, entre os dias 21 e 30 de outubro, na Sala
Cecília Meireles, da edição do evento em 2007, ano do centenário de dois
mestres da música brasileira: Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) e José
Siqueira (1907-1985).


Projetos selecionados para o Programa de Apoio a Orquestras

- Associação Artística de Concertos do Ceará
- Sociedade Musical Bachiana Brasileira
- Centro Cultural Pró-Música
- Fundação Cultural de São Bento do Sul
- Orquestra Filarmônica Musicalizar
- Sociedade Pelotense Música pela Música
- Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo
- Escola de Música da UFRJ
- Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
- Artis Collegium Associação Cultural
- Fundação Universitária Estadual de Mato Grosso do Sul
- Instituto Cultural Sérgio Magnani
- Orquestra Sinfônica de Santo André
- Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso
- Associação Cultural Orquestra Câmara Jovem de Ipatinga
- Associação dos Amigos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim
- Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez
- Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes
- Orquestra da Universidade Federal de Pernambuco


A Comissão separou ainda duas propostas suplentes, para o caso de
impedimento de alguma das antes referidas, a saber, pela ordem de
preferência:

- Orquestra da Fundação Universidade Regional de Blumenau
- Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina


Compositores selecionados para a XVII Bienal de Música Brasileira
Contemporânea

Alexandre Schubert - RJ
Almeida Prado - SP
Andersen Viana - MG
Antônio Carlos Borges Cunha - RS
Antônio Ribeiro - SP
Arthur Kampela - SP
Bruno Ângelo - RS
Bruno Ruviaro - SP
Caio Senna - RJ
Calimerio Soares - MG
Celso Mojola - SP
Cristina Dignarte - MT
Daniel Barreiro - RJ
Daniel Quaranta - RJ
Dimitri Cervo - RS
Diogo Ahmed - RJ
Edson Tadeu - SP
Edson Zamprona - SP
Eduardo Guimarães Álvares - MG
Eli-Eri Moura - PB
Ernesto Hartmann - RJ
Ernst Mahle - SP
Fabio Bizzoni - RJ
Felipe de Souza Lara - EUA
Fernando Iazzetta - SP
Fernando Riederer - Áustria
Frederick Carrilho - SP
Guilherme Bauer - RJ
Gustavo Guerreiro - RJ
H. Dawid Korenchendler - RJ
Harry Crowl - PR
Henrique de Curitiba - PR
Henrique Iwao - SP
Ilza Nogueira - PB
João Guilherme Ripper - RJ
Jocy de Oliveira - RJ
Jônatas Manzolli - SP
José Orlando Alves - PB
Liduino Pitombeira - CE
Lúcio Zandonadi - RJ
Luiz Carlos Csekö - RJ
Marcelo Carneiro de Lima - RJ
Marcelo Chiaretti - MG
Marcilio Rufino dos Santos - RJ
Márcio Steuernagel - PR
Marcos Campello - RJ
Marcos da Silva Sampaio - BA
Marcos Lucas - RJ
Marcos Mesquita - Alemanha
Marcos Nogueira - RJ
Marcus Alessi Bittencourt - PR
Maria Helena Rosas Fernandes - MG
Mario Ferraro - RJ
Mario Ficarelli - SP
Maurício de Bonis - SP
Murillo Santos - RJ
Nestor de Hollanda Cavalcanti - RJ
Nikolai Brucher - RJ
Paulo C. Chagas - BA
Paulo César Guicheney - DF
Paulo de Tarso Salles - SP
Paulo Oliveira Rios Filho - BA
Pauxy Gentil-Nunes - RJ
Pedro Kröger - BA
Potiguara Menezes - SP
Raul do Valle - SP
Ricardo Reis A. de Mattos - RJ
Ricardo Tacuchian - RJ
RJ Marisa Rezende - RJ
Roberto Macedo Ribeiro - RJ
Roberto Toscano - SP
Roberto Victorio - MT
Rodolfo Vaz Valente - SP
Rodrigo A. de Muniagurria - RS
Rodrigo Cicchelli Velloso - RJ
Rogério Costa - SP
Rogério Krieger - PR
Rogério T. Constante - RS
Rogério V. Barbosa - RS
Roseane Yampolschi - PR
Sérgio Di Sabbato - RJ
Sérgio Freire - MG
Silvia de Lucca - SP
Silvio Ferraz - SP
Thiago Sias - RJ
Tim Rescala - RJ
Vagner Bonella Cunha - RS
Yahn Wagner - RJ
Yanto Laitano - RS


********************************************
********************************************


7. SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO: Programa de Pós-Graduação em Música, UFBA
(INSCRIÇÕES: 31/Out - Salvador, BA, Brasil)


********************************************


De: ppgmus em ufba.br


O Programa de Pós-graduação em Música da UFBA está com inscrições abertas
para o Processo Seletivo 2008 até o dia 31 de outubro.

Há 24 vagas para Mestrado e 19 para Doutorado (mais 1 de cada para
estrangeiros) nas áreas de concentração do programa que são: Composição,
Execução (Piano, Flauta, Violão, Clarineta e Trompete), Etnomusicologia e
Educação Musical. Há dentre essas vagas 5 para a novíssima área de
concentração em Musicologia Histórica (aguardando confirmação).

A aprovação na primeira etapa (análise dos anteprojetos) será divulgada no
dia 16 de novembro e a segunda etapa (provas e entrevistas) de 10 a 13 de
dezembro.

Mais informações em:
http://www2.ppgmus.ufba.br
Saudações acadêmicas,
Ricardo M. Bordini
Coordenador


********************************************
********************************************


8. CONVOCATORIAS: Premio y Coloquio de Musicología Casa de las Américas 2008
(14-18/Abr/2008 - Havana, Cuba)


********************************************


De: musica em casa.cult.cu


CONVOCATORIAS:  PREMIO Y COLOQUIO DE MUSICOLOGÍA CASA DE LAS AMÉRICAS 2008

La Casa de las Américas invita a todos los interesados a participar  en el
Premio de Musicología Casa de las Américas 2008 y en el V Coloquio
Internacional de Musicología.

Convocatoria al Premio de Musicología Casa de las Américas 2008

La Habana, del 14 al 18 de abril del 2008

La Casa de las Américas convoca a todos los interesados a participar en la
oncena edición del Premio de Musicología Casa de las Américas.

1. Podrán participar autores latinoamericanos y caribeños, naturales o
naturalizados, con libros que contribuyan a una comprensión más integral de
la música y la cultura de América Latina y del Caribe, a partir de los
diversos conceptos y procedimientos de las ciencias sociales contemporáneas.

2. Concursarán textos inéditos sobre: historiografía musical; interpretación
y explicación crítica de la creación musical; música tradicional y
folclórica; teoría y práctica de la enseñanza de la música; marcos teóricos
globales de la musicología; y otros problemas relacionados con la estética,
la sociología y la antropología de la música entre otros.

3. Las obras se considerarán inéditas aunque hayan sido publicadas hasta dos
tercios de las mismas.

4. Ningún autor podrá participar con una obra que haya obtenido algún premio
nacional o internacional.

5. Se otorgará un premio único e indivisible. El premio consistirá en tres
mil dólares o su equivalente en la moneda nacional que corresponda y la
publicación de la obra por la Casa de las Américas. Se otorgarán menciones
si el jurado las estima necesarias, sin que ello implique ningún compromiso
editorial ni retribución por parte de la Casa de las Américas.

6. La Casa de las Américas se reserva el derecho de publicación de la que
será considerada primera edición de la obra premiada, que tendrá hasta un
máximo de mil ejemplares, aunque se trate de una coedición. Tal derecho
incluye no solo evidentes cuestiones económicas, sino todas las
características gráficas y otros aspectos de la mencionada primera edición.
En las sucesivas ediciones los derechos corresponderán íntegramente al
autor.

7. La Casa de las Américas tendrá la primera opción sobre la obra premiada y
las mencionadas durante un año, a efectos de negociar su publicación en todo
el mundo. Los derechos de toda contratación se revertirán sobre el autor,
descontándose en cada caso un 10% que será para la Casa de las Américas.

8. Las obras se presentarán impresas en original y dos copias, a dos
espacios y foliadas. En caso de llevar ejemplos musicales e ilustraciones,
se deben adjuntar al primer ejemplar de la obra, con calidad suficiente para
su reproducción impresa, numerados y con la debida indicación de las fuentes
de referencia o archivos donde se encuentran los documentos originales.

9. Junto al texto impreso se enviará una versión digital en sistema
compatible con MS-Word para PC.

10. Si la obra no corresponde a un autor de lengua castellana, el texto se
enviará en el idioma original y una traducción que hará constar el nombre
del traductor.

11. Es admisible el uso de seudónimo, si así lo prefiere el autor. En ese
caso, es indispensable acompañar su identificación en sobre aparte.

12. Cada autor deberá enviar un currículum de hasta dos páginas, que indique
nombres y apellidos, fecha de nacimiento, dirección postal y dirección
electrónica, títulos o grados, publicaciones y ponencias recientes, docencia
actual, investigaciones en curso, cargos académicos y membresía.

13. Las obras deberán ser remitidas a la Casa de las Américas, 3ra y G, El
Vedado, Ciudad de La Habana, Cuba o a cualquiera de las Embajadas de Cuba,
antes del 1ro de febrero del 2008. En los dos casos los autores deberán
comunicarse con la Dirección de Música de la Casa de las Américas a través
de la dirección electrónica musica em casa.cult.cu, para tramitar de inmediato
la recepción de la obra.

14. El jurado quedará constituido en la Ciudad de La Habana, en abril del
2008.

15. La premiación tendrá lugar el 18 de abril del 2008 y el dictamen del
jurado será inapelable.

16. Las obras presentadas que no obtengan premio o menciones estarán a
disposición de sus autores hasta el 30 de abril de 2009. La Casa de las
Américas no se responsabiliza con su devolución.

17. Los autores que contravengan lo especificado en estas bases serán
descalificados. El envío de la obra presupone e implica su aceptación
íntegra.

Convocatoria al V Coloquio Internacional de Musicología 2008

La Habana, 14 al 18 de abril de 2008

Con motivo de la XI edición de su Premio de Musicología, la Casa de las
Américas convoca al V Coloquio Internacional de Musicología. Podrán
participar musicólogos, músicos, pedagogos y demás especialistas interesados
en profundizar en el conocimiento científico, la preservación y el
desarrollo de la cultura musical de América Latina y el Caribe.

El Coloquio se desarrollará a partir de un programa de actividades que
incluirá conferencias, mesas redondas, paneles de debate, conciertos,
presentaciones de discos, libros y publicaciones periódicas, proyección de
documentales y exposiciones de arte.

Las conferencias y mesas redondas contarán con la participación de
destacados especialistas invitados a integrar el Jurado del Premio de
Musicología Casa de las Américas. Las ponencias deben responder en su
totalidad a la investigación de la cultura musical latinoamericana y
caribeña, con un enfoque que corresponda a las nuevas perspectivas teóricas
y analíticas de la musicología de la región.

Los temas convocados para esta quinta edición del Coloquio son los
siguientes:
* Tendencias de la historiografía musical latinoamericana.
* Músicas populares urbanas en Latinoamérica y el Caribe.
* Estrategias para la preservación y desarrollo del patrimonio musical:
archivos y colecciones.
* La edición crítica de partituras en América Latina: retos y
contribuciones.

Los interesados en participar como ponentes deberán hacer llegar su
solicitud a la Dirección de Música de la Casa de las Américas
musica em casa.cult.cu, antes del 31 de octubre del 2007 . La solicitud estará
acompañada de: título de la ponencia, resumen de un máximo de 250 palabras y
breve ficha profesional con los datos completos y de localización del autor.

Las propuestas serán analizadas por un comité de lectura que si estima
necesario podrá solicitar al interesado información complementaria sobre la
ponencia (marco teórico, bibliografía, versión del texto). El comité de
lectura comunicará su decisión a los participantes aceptados antes del 20 de
noviembre del 2007. Las ponencias deberán ser textos inéditos, con una
extensión mínima de 3000 palabras y máxima de 6000 (de 10 a 20 hojas
foliadas), incluidos los ejemplos, ilustraciones, notas y referencias
bibliográficas. Al formalizar la inscripción en el Coloquio, se deberá
entregar el texto impreso y una versión digital en un sistema compatible con
MS- Word para PC.

En los paneles de debate los ponentes dispondrán de 20 minutos para la
lectura o exposición de sus trabajos y 10 minutos para la discusión.

La cuota de inscripción en el Coloquio será de $50.00 USD y debe ser abonada
personalmente en la Casa de las Américas al comenzar el evento. Los
participantes cubanos abonarán la misma cantidad en moneda nacional. La Casa
de las Américas no puede asumir los costos de pasaje y estancia de los
ponentes aceptados. A quienes así lo soliciten, se les remitirá una carta
oficial de invitación para que puedan gestionar sus fondos de viaje. Se
reconocerá por escrito, la gestión de aquellas instituciones que contribuyan
a financiar los gastos de los participantes. La participación deberá
confirmarse antes del 1 de febrero del 2008 a la Dirección de Música de la
Casa de las Américas.

CASA DE LAS AMÉRICAS
3ª y G, El Vedado, Ciudad de La Habana,
Cuba. Tels.: (53 7) 8309484, 8382706/09.
Fax: (53 7) 334554 / 8327272.
Correo electrónico: musica em casa.cult.cu
http://www.casadelasamericas.com
http://laventana.casa.cult.cu

Sitio del Premio de Musicología Casa de las Américas
http://www.casadelasamericas.org/premios/musicologia


********************************************
********************************************


9. CONCERTOS: North / South Consonance, Vigesima octava temporada
(Out/2007-Mar/2008 - Nova Iorque, NY, EUA)


********************************************


De: ns.concerts em att.net


NORTH/SOUTH CONSONANCE

http://www.northsouthmusic.org

2007-08 Concert Performances


Eight concerts in the visually appealing and acoustically superior setting
of

Christ and St. Stephen's Church

120 West 69th Street, New York City

and a special event!



PROGRAM  I

Sunday, October 28, 2007 at 3 PM

Piano Music by American Women Composers


HILARY TANN
Light from The Cliffs

MARILYN ZIFFRIN
Moods

RAMI LEVIN
Passages

ELIZABETH BELL
Arecibo Sonata

RAIN WORTHINGTON
Tangents & Dark Dreams

BINNETTE LIPPER
Piano Sonata No. 3

Max Lifchitz, piano



PROGRAM  II

Monday, November 12, 2007 at 8 PM

Mano a Mano: Piano Music by Mexican Composers


RICARDO CASTRO
Vals de Concierto

MANUEL M. PONCE
Scherzino Mexicano

SILVESTRE REVUELTAS
Canción y Alegro

CARLOS CHAVEZ
Piano Sonata No. 3

EDUARDO MATA
Sonata

JORGE VIDALES
Estudios Interválicos

MAX LIFCHITZ
Elegía

Max Lifchitz, piano



PROGRAM  III

Sunday, April 20, 2008 at 3 PM

Spring Counterpoint

TUDOR DOMINK MAICAN
Vox Maris

HOWARD QUILLING
Remembrance

RAFAEL APONTE-LEDEE
Aforismos

MAX LIFCHITZ
Yellow Ribbons No. 42

RICHARD OWEN
Patterns (**)

Lynn Owen, soprano

Max Lifchitz, conductor

The North/South Chamber Orchestra

(**) Performed in honor of the composer's 85th birthday



PROGRAM  IV

Monday, May 5, 2008 at 8 PM

Cinco De Mayo Celebration


JOSE LEZCANO
Tango Overture

AWILDA VILLARINI
Plena -- Bomba

CARLOS CHAVEZ
Canciones Tradicionales del Ecuador

MAX LIFCHITZ
Sonetos Sagrados

RAFAEL ADAME
Mariachi Guitar Concerto

Patricia Caicedo, soprano
William Anderson, guitar
Max Lifchitz, conductor
The North/South Chamber Orchestra



PROGRAM  V

Monday, May 20, 2008 at 8 PM

Solos and Ensembles


VICTORIA BOND
Two Sisters

KENNETH FROELICH
Rewind

ELIZABETH BELL
L'Neiges d'Antan

MAX LIFCHITZ
Yellow Ribbons No. 46

CARLOS SALZEDO
Harp and Piano Sonata

Renée Jolles, violin
Susan Jolles, harp
Max Lifchitz, piano



PROGRAM  VI

Tuesday, June 10, 2008 at 8 PM

Ethnic Echoes


MARY JEANNE VAN APPLEDORN
Ayer (*)

HAYG BOYADJIAN
Sevan

HILARY TANN
Shakkei

MAX LIFCHITZ
Intervención


James Pellerite, Native American flute
Virginia Shaw, oboe
Claudia Schaer, violin
Max Lifchitz, conductor
The North/South Chamber Orchestra

(*) Performed in honor of the composer's 80th birthday



PROGRAM  VII

Tuesday, June 17, 2008 at 8 PM

Brush Strokes


ELEANOR CORY
O'Keeffe's Flora

LEI LIANG
Brush Strokes

DOMINIQUE SCHAFER
Verdichtungen

GREGG WRAMAGE
Symphony No. 1

Max Lifchitz, conductor
The North/South Chamber Orchestra



PROGRAM  VIII

Tuesday, June 24, 2008 at 3 PM

Season Finale


CHRISTOPHER JAMES
Five Sappho Fragments

BINNETTE LIPPER
Circles of Light

CHRISTOPHER DIETZ
Gharra

MAX LIFCHITZ
Confrontación

Elizabeth Farnum, soprano
Rita Porfiris, viola
Claudia Knafo, piano
Max Lifchitz, conductor
The North/South Chamber Orchestra



SPECIAL EVENT

PROGRAMIX

Sunday, March 9, 2008 at 3 PM

Harold Schiffman at 80


HAROLD SCHIFFMAN
Fantasy-Suite
Duo Concertante
Bagatelles
Piano Sonata No. 1
Blood Mountain

Gayle Seaton, soprano
Jane Perry-Camp, piano
Max Lifchitz, piano
The North/South Consonance Ensemble

Concert to be held at the Morgan Library and Museum
<http://www.morganlibrary.org/index.html>
225 Madison Ave, NYC

Free Admission. Reservations required.

Please e-mail info em northsouthmusic.org to reserve your seat!

 (**) Performed in honor of the composer's 85th birthday

 (*) Performed in honor of the composer's 80th birthday


Free Admission to All Concerts

Programs, artists and locations subject to change without notice as
necessary

More information at
http://www.northsouthmusic.org


********************************************
********************************************


10. CONVOCATORIA DE OBRAS: Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007 (LIMITE:
06/Out - Valparaiso, Chile)


********************************************


De:Cristian Galarce López <cristiangalarce em yahoo.es>


Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007

<info em tsonami.cl>


Les escribo para recordarles que la convocatoria a compositores e
intérpretes para presentar obras en el Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007
se cierra este sábado 06 de octubre.

Se pueden presentar obras de cámara, electroacústicas (stereo y 5.1) y
mixtas.

Las postulaciones en este momento solo se reciben vía e-mail, que deben
enviar a info em tsonami.cl

El e-mail debe incluir:
1- Nombre del (los) compositor (es)
2- Nombre del (los) intérprete (s)
3- Nombre de la obra
4- Requerimientos técnicos de la obra
5- Breve reseña de la obra
6- Ciudad y país de residencia
7- Teléfono de contacto
8- e-mail de contacto
9- Partitura en *pdf, *sib (Sibelius) y/o audio en *mp3.

Las bases están disponibles en http://www.tsonami.cl

Cristian Galarce López
Valparaíso, Chile.


********************************************
********************************************


11. ESTRÉIA: "Magnificat", Amaral Vieira (05/Out - Cordoba, Argentina)


********************************************


De: robertazeiss em terra.com.br


O "Magnificat" de Amaral Vieira na Argentina


O "Magnificat" opus 254 do compositor paulista Amaral Vieira (para
mezzo-soprano, coro a 8 vozes e duas bandas sinfônicas) será apresentado em
estréia argentina no Teatro del Libertador da cidade de Córdoba, no próximo
dia 5 de outubro pelo Coro Polifônico e Banda Sinfônica de la Província de
Córdoba tendo como regente o maestro colombiano Hadrian Ávila. Esta obra,
dada ao público por diversas vezes em São Paulo, Rio de Janeiro e Campos do
Jordão (e gravada em CD pelo selo Paulus) teve como regente aqui o maestro
Roberto Farias, que a indicou ao Hadrian Ávila.


********************************************
********************************************


12. FESTIVAL: Sonar Nits a Frankfurt (10-13/Out - Frankfurt, Alemanha)


********************************************


De: newsletter em sonar.es


Sónar nits a Frankfurt 2007 :: 10 - 13 October

On the occasion of the Year of Catalan Culture at the Frankfurt Book Fair
and in co-operation with the Institut Ramon Llull, Sónar presents four
themed nights where artists from various disciplines bring together their
approaches using the distinguishing features of today's Catalan culture.

Sónar, Barcelona's Festival of Advanced Music and Multimedia Art, an
international benchmark with fourteen years of history, transfers its
artistic kaleidoscope to Frankfurt with the programming of four themed
evenings at the Bockenheimer Depot, a multidisciplinary venue, as well as a
space for exhibition and experimentation, which will be a meeting point for
the city's public, together with professionals, journalists, and culture
leaders who are participating in the Frankfurt Book Fair activities.

Four rising stars of Catalan cuisine, some of whom have been awarded
Michelin stars, will offer to the guests an exclusive menu to start the
evening off. The Bockenheimer Depot will open its doors from half past nine
pm onwards, for Catalan musicians and international guests to take the
stage. The appearance of the venue will be changed every day by graphic
designers and illustrators who will present works created especially for the
occasion, and conceived for projection on screens. The four disciplines on
which Sónar nits will be based are a synthesis of an open and daring view of
art and performance, which is at the same time closely linked to the senses:
gastronomy, images, music and technology.

Programme

The programme will be based around four themed evenings.

First night: ACTION

The stage will be shared by artists who have made either physical or
audiovisual action an essential part of their work.

Taking centre stage will be the renowned musician, composer and performer
Carles Santos, who will present "Ebrofalia Copulativa" a performance for
piano and indoor trial bike, with the participation of the four-times world
champion Adam Raga, and Tucker, the unusual b-boy who will be armed with a
collection of toy instruments. The session will begin with an introduction
by the Col·lectiu de Joves Cuiners and will conclude with a show by the DJs
Fibla and Ángel Molina, complemented by visuals from the design studio
Inocuo.

Second night: COOKING & DO-IT-YOURSELF
Various elements, some of which are edible and others mechanised, will
become musical instruments. Vegetables will be flutes, drums and trumpets in
the hands of The Vegetable Orchestra and Cabo San Roque will reveal their
particular conception of sonic DIY. The chef Jordi Vilà, from Barcelona's
Alkimia restaurant, will be responsible for the dinner prior to the shows,
the illustrator Jordi Labanda will take care of the visual surroundings, and
Matthew Herbert and Undo will provide the soundtrack.

Third night: WORD
During this evening, the word will be expressed in its most varied forms.
Verses will be made into images and sounds by the poet Carles Rebassa in a
multimedia show made with software by Golan Levin, Zach Lieberman, Jaap
Blonk and Joan La Barbara and the lyrical poetry of Josep Pedrals will merge
with the beats of Guillamino and the sonic and visual resources of the
reactable in an original reinvention of hip-hop. Hip-hop will also take
pride of place in the sets by DJ2D2 and the live show by Sólo los Solo.
Zaraida Cotonat, from the Fogony restaurant in Sort, will take care of the
opening dinner and the studio No-Domain will look after the graphics and
projections.Fourth Night: COLOUR

Timbric, chromatic and festive diversity will round off the Sónar nits in
Frankfurt. This will be a festive event at which a mixture of disciplines,
fusion of styles and aesthetic variety will predominate. Fina Puigdevall,
from the Les Cols restaurant in Olot, will take care of the dinner menu and
Boris Hoppek will provide the graphics. The partnership between the musical
project Árbol and the design team Onionlab, the retro-futuristic pop of The
Pinker Tones and the electro-salsa mix of Señor Coconut & His Orchestra will
be the highlights on stage, and Miqui Puig will act as DJ.

Permanent Installation

On the first two and the final evening, the audience can also try the
reactable created by the Musical Technology Group at Barcelona's Pompeu
Fabra University under the supervision of Sergi Jordà, a synthesiser panel
played intuitively which can be used by several performers simultaneously.
It works by analysing the arrangement and movement of physical objects on
its surface using artificial vision. The reactable has been presented at
festivals including Ars Electronica, Sónar and Transmediale, and has been
included in Bjork's instrumental line-up for her world tour.

PLEASE NOTE: Participation in the gastronomic program that starts off each
evening will be strictly by invitation only.

INFOTICKET

Ticket price per 1 night: 8€ (Distribution expenses not included)

Tickets pre-sale by Tickets Per Post GmbH
On-line: www.mytpp.com
By Phone: +49/ (0) 069 9443660
Points of sale in Frankfurt:
Frankfurt Messe
Saturn Hansa
Zeil Galerie
Frankfurt Ticket (B Ebene)

Dates and Location:
10, 11, 12 and 13 October 2007
Bockenheimer Depot
Carlo-Schmid-Platz 1
Bockenheimer Warte
D-60325 Frankfurt / Main (Germany)
Concerts: From 9.30 pm to 2 am

Sónar nits a Frankfurt

hwww.frankfurt2007.cat


********************************************
********************************************


13. FESTIVAL: VIII Festival Internacional de Musica Contemporánea (LIMITE:
22/Out - Santiago, Chile)


********************************************


De: vlastra em uchile.cl


Como todos los años les envío la Invitación- CONVOCATORIA para enviar obras
para el VIII Festival Internacional de Musica Contemporánea, que organiza la
Universidad De Chile en Santiago. Por favor Publicar lo antes posible.

El link para inscribirse vía internet es el siguiente :

http://www.arteuchile.cl/8_fimc_2008/

Atte Eduardo Càceres
Director  Artístico Festival



VIII FESTIVAL INTERNACIONAL  DE MÚSICA CONTEMPORÁNEA 2008


14 al 17 DE ENERO DE 2008
SALA ISIDORA ZEGERS - COMPAÑÍA #1264
20:00 HORAS


ANTECEDENTES GENERALES Y CONDICIONES DE POSTULACIÓN

* Actividad sin fines de lucro, con entrada gratuita
* Participación sin honorarios para Intérpretes y Compositores.
* Académicos y alumnos, intérpretes y compositores de distintas Escuelas de
Música de Chile y el extranjero, pueden presentar propuestas.
* Los compositores deberán proponer los músicos a cargo de la interpretación
de las obras.


INSCRIPCIONES

* Abiertas hasta el día lunes 22 de octubre de 2007 (SE SOLICITA NO
INSCRIBIRSE EL ÚLTIMO DÍA)
* Las postulaciones se realizaran en www.artes.uchile.cl Mayor información :
Srta. Vanessa Lastra, Secretaria: Compañía 1264 Oficina 410-B Santiago,
Chile, Fono 56 (2) 978 13 06 - 978 13 04, vlastra em uchile.cl Profesor Eduardo
Cáceres, Director Artístico:  ecaceres em uchile.cl


AL MOMENTO DE LA INSCRIPCIÓN SE DEBERÁN ENTREGAR LOS SIGUIENTES
ANTECEDENTES:

* Nombre de la(s)  obra(s) a proponer con su respectiva partitura y año de
composición.
* Grabación en CD de las obras Electrónicas.
* Instrumentos que considera la obra y/o soporte electrónico e intérpretes,
acústica-electrónica o mixta.
* Antecedentes del compositor, intérprete(s) y/o agrupación (currículum
artístico) para los extranjeros.
* Llenar Ficha Técnica para el concierto.


SELECCIÓN DE OBRAS Y PROGRAMACIÓN DE LAS PRESENTACIONES

* Selección de obras a cargo del "Comité de Selección de Obras" con
representantes de las diferentes áreas del Departamento de Música..
* La programación oficial será entregada el día Jueves 22 de Noviembre del
presente.
* El Departamento de Música se reserva el derecho de programar obras de su
interés.


ENSAYOS EN LA SALA ISIDORA ZEGERS

* La coordinación de los ensayos en la Sala Isidora Zegers, se deberá
realizar con la Srta. Karen Sánchez, Coordinación de Extensión (Fono : 56
(2) 978 13 19)
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071005/0bc922c8/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l