[FWD cdmc] - 40/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Out 19 11:20:00 BRST 2007


*FWD cdmc  - 40   18/10/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br


1 -            CONCERTO: Orquestra Petrobrás Sinfônica, Reg.: Ernani Aguiar.
Obras de Lorenzo Fernandez, Fransisco Mignone (10/Nov, 20:00hs - Sala
Cecília Meireles, Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc180555912>

2 -            CONCERTO: Orquestra de Câmara da ULBRA, Reg.: Tiago Flores.
Obras de Copland, Jevtic (21/Out, 19:00hs - Porto Alegre, RS,
Brasil)<#_Toc180555913>

3 -            ESTREIA: "De Produndis (Salmo 130)", Marcos Lucas. Camerata
Antiqua de Curitiba, Reg.: Julio Noretzsohn (26-27/Out - Curitiba, PR,
Brasil) <#_Toc180555914>

4 -            EVENTO: Colóquio Música & Filosofia (16-17/Nov - Ribeirão
Preto, SP, Brasil) <#_Toc180555915>

5 -            EVENTO: "Encontro Latino-Americano de Compositores,
Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica" (08-11/Nov - Memorial da América
Latina, São Paulo, SP) <#_Toc180555916>

6 -            NOTAS: Atividades, Fernando Hashimoto
(Out-Nov/2007)<#_Toc180555917>

7 -            OPERA: "Savitri", Holst; "Uma Educação Incompleta", Chabrier;
"O Diário do Desaparecido", Janáček (18-27/Out - CCBB, Brasilia,
DF)<#_Toc180555918>

8 -       CALL FOR PAPERS: "Arts Education - to what end?" (DEADLINE: 05/Nov
- Nova Iorque, NY, EUA) <#_Toc180555919>

9 -            COMPETITION: 2008 Composition Contest for Brass Chamber Music
(DEADLINE: 01/Fev/2008 - Campbell, CA, EUA) <#_Toc180555920>

10 -            COMPETITION: Music+Culture 2008 International Competition
for Composers (DEADLINE: 01/Abr/2008 - Burbank, CA, EUA) <#_Toc180555921>

11 -            FESTIVAL: Spark Festival of Electronic Music and Art 2008
(26/Fev-02/Mar/2008 - Minneapolis, MN, EUA) <#_Toc180555922>

12 -     JOB OPPORTUNITY: Assistant/Associate Professor, University of
Alberta (DEADLINE: 01/Nov- Alberta, Canada) <#_Toc180555923>

13 -            VIDEOS: Videos de Musica Contemporanea (24/Out, 19:15hs -
Montevideo, Uruguai) <#_Toc180555924>


********************************************
********************************************


1. CONCERTO: Orquestra Petrobrás Sinfônica, Reg.: Ernani Aguiar. Obras de
Lorenzo Fernandez, Fransisco Mignone (10/Nov, 20:00hs - Sala Cecília
Meireles, Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: abmnoticias em globo.com


ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA E ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA -

HOMENAGEM A LORENZO FERNANDEZ E FRANCISCO MIGNONE

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA
Regência, Ernani Aguiar
Solista, Eric Lehninger, violista

Dia 10 de novembro, sábado,20 horas
Sala Cecilia Meireles
Obras de: Francisco Mignone e Lorenzo Fernandez
Preço: R$ 6,00
Estudantes e idosos: R$ 3,00
Estudantes de Música: R$ 1,00


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: Orquestra de Câmara da ULBRA, Reg.: Tiago Flores. Obras de
Copland, Jevtic (21/Out, 19:00hs - Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


De: orquestra em ulbra.br


ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

ULBRA CULTURA
FUNDAÇÃO ULBRA

convidam para o sétimo concerto da temporada 2007

Concerto dedicado aos 490 anos de fundação da Igreja Luterana

Solista convidado:

Artur Elias Carneiro

( Flauta - Porto Alegre )


Regência e direção artística:

Tiago Flores

SALA DE CONCERTOS LEOPOLDINA
( Associação Leopoldina Juvenil )
"Domingo Clássico Juvenil"
( Rua Marquês do Herval, 280 - Porto Alegre /  RS )


21 de outubro de 2007  | domingo |  19 horas

E N T R A D A    F R A N C A


No ano em que celebra seus onze anos de fundação, a Orquestra de Câmara da
Ulbra e seu regente e diretor artístico Tiago Flores fazem de cada um dos
concertos apresentados, um momento único. Mantendo a mesma fórmula, no que a
destaca como uma das mais inovadoras em todo o país traz, no próximo domingo
21 de outubro, a mescla positiva da diversidade sonora que visitará do
Barroco ao contemporâneo.

No palco da Sala de Concertos Leopoldina (Rua Marquês do Herval, 280) em
Porto Alegre, estará como solista convidado o premiado flautista e mestre
Artur Elias Carneiro que, dentre marcas vitoriosas em sua carreira traz o
mérito de ser o Primeiro Flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre,
desde seus 19 anos. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Artur é conceituado concertista brasileiro e camerista iniciador de
importantes formações no cenário musical gaúcho há mais de uma década.
Virtuoso, especializou-se em Stuttgart, Alemanha, onde viveu por três anos
(resumo biográfico, anexo).

Na audição desse sétimo concerto da temporada, que tem entrada franca e
começa às 19 horas, o público ouvirá na abertura a composição Hoe Down, do
balé "Rodeo" do longevo modernista norte-americano Aaron Copland
(1900-1990), autor essencialmente nacionalista deu profunda valorização à
música de seu país, tornando-se vanguardista e uma das personalidades mais
influentes da música contemporânea americana. Na seqüência, entra em cena a
harmonia sonora do músico Artur Elias Carneiro, pela segunda vez solista
para a obra do contemporâneo sérvio Ivan Jevtic (1947) - este ano celebrado
em todo o mundo pelo seu aniversário de 60 anos -, interpretando o Segundo
concerto para flauta e orquestra de cordas, do aclamado e humanitário
europeu. Pela primeira vez tocada no Estado, esta obra teve sua estréia para
as Américas realizada também por Artur, em 2004, quando foi solista com a
Orquestra Sinfônica da Bahia, convidado no Sexto Festival Internacional de
Flautistas. Já na segunda parte da apresentação, a Orquestra da Ulbra
privilegiará o estilo barroco executando de Henry Purcell (1659-1695) a
abertura da mais famosa ópera deste gênio inglês: Dido and Aeneas. Admirada
em todo o mundo por sua perfeição e tida como o ponto máximo da música
dramática, foi feita sob encomenda em 1689, eternizando-se como uma das mais
famosas de todos os tempos. Reservada para concluir o concerto, será tocada
uma das excelências do maior compositor de todos os tempos, Johann Sebastian
Bach (1685-1750): a Suíte Orquestral n° 2 em si menor (BWV nº 1067),
demonstrando um de seus períodos mais criativos (1717-1723), quando criou
todas as quatro Suítes, bem como os seis Concertos de Brandemburgo,
verdadeiros modelos da escrita orquestral do Barroco.

Esta apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, é dedicada aos 490 anos
de fundação da Igreja Luterana Mundial (As chamadas "95 Teses" de Martin
Luther (1483-1546) foram afixadas na porta da igreja castelo em Wittemberg,
Alemanha, em 31 de outubro de 1517, impulsionando o debate teológico que
acabou por resultar no nascimento das tradições luteranas em todo o mundo,
marcando o fim da Idade Média e o marco da Reforma Protestante. No Brasil, a
Igreja Luterana celebra 475 anos em 2007, pois só chegou em 1532; e no Rio
Grande do Sul 183 anos, trazida pela terceira leva de imigrantes alemães
aportados em São Leolpoldo, em 1824).

A promoção deste evento é da Universidade Luterana do Brasil, Ulbra Cultura
e Fundação da Ulbra (Fulbra), com apoio do Ministério da Cultura do Governo
do Brasil, Lei de Incentivo à Cultura (MinC) e Associação Leopoldina
Juvenil.

Contando com dois estacionamentos próximos, o acesso à Sala de Concertos
Leopoldina é facilitado.

VEJA ABAIXO RESUMO BIOGRÁFICO DE ARTUR ELIAS CARNEIRO

Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso

SINGULAR PRODUÇÕES

(51) 3225.9433  |  8116.2696

singularprod em terra.com.br

Artur Elias Carneiro

Egresso da Escola de Música da OSPA (hoje Conservatório Pablo Komlós),
graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - sempre
sob a orientação do professor Hans Hess. Posteriormente, aprofundou seus
estudos musicais em Stuttgart, Alemanha, onde viveu por quase três anos.

Concluída essa fase de estudos formais, busca inspiração e aperfeiçoamento
em cursos com grandes mestres da flauta como Aurèle Nicolet, Felix Renggli e
Michel Debost.

O 1º flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) conquistou essa
posição, através de concurso público, aos 19 anos.

Paralelamente à atividade sinfônica, mantém intensa atividade camerística,
tendo fundado diversos ensembles que marcaram a vida musical do Rio Grande
do Sul nos últimos quinze anos.

Sua versatilidade como intérprete é notável: percorre com naturalidade
terrenos tão diversos como a música de vanguarda (diversas primeiras
audições e obras a ele dedicadas), a música barroca (interpretada com
instrumentos de época), e a música popular instrumental. Nesta última
categoria, é bastante conhecido por sua frutífera colaboração com a pianista
e compositora Dunia Elias. Em 2004, foi premiado como Melhor Instrumentista,
no Musicanto Sul-Americano de Nativismo, em Santa Rosa (RS).

Apresenta-se freqüentemente como solista junto a diversas orquestras. Nessa
condição, já trabalhou ao lado dos seguintes regentes: Eleazar de Carvalho,
Isaac Karabtchevsky, Kurt Redel, Túlio Belardi, Manfredo Schmiedt, Norton
Morozowicz, Antônio Carlos Borges Cunha, Lutero Rodrigues, Cláudio Ribeiro e
Tiago Flores, entre outros.

Em 1987 venceu o Concurso Jovens Solistas da OSPA.

Em 1989, uma pequena façanha: venceu o disputado Concurso de Música de
Câmara da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, com dois grupos de uma só
vez: o Trio Tonus, vencedor do 1º prêmio na categoria trio, e o Duo Porto
Alegre, laureado com o Prêmio Homero de Magalhães pelo melhor trabalho
apresentado, considerado hors-concours.

Em 1996 foi um dos vencedores do Concurso Nacional Jovens Flautistas,
promovido pela ABRAF e realizado na Escola Nacional de Música, no Rio de
Janeiro (RJ).

Em 1997, quando da realização da série 'Encontros de Flautas', no Centro
Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, foi o único brasileiro
convidado, apresentando-se como solista da Orquestra de Câmara Opus Rio,
interpretando Mozart e Telemann.

Em 2000, mais um trabalho pioneiro: como solista da série Telefônica
Celular, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, que tradicionalmente
mescla o repertório clássico com artistas populares, pela primeira vez, o
mesmo solista foi a atração em ambos os gêneros, alternando Stamitz e
Pixinguinha, e apresentando inclusive suas próprias orquestrações de alguns
'clássicos do choro'.

Solista convidado do VI Festival Internacional de Flautistas fez a estréia
para as Américas do 2º Concerto para Flauta do compositor iugoslavo Ivan
Jevtic, com a Orquestra Sinfônica da Bahia.

Foi um dos três indicados ao Prêmio Açorianos 2005, categoria Melhor
Instrumentista (erudito).


********************************************
********************************************


3. ESTREIA: "De Produndis (Salmo 130)", Marcos Lucas. Camerata Antiqua de
Curitiba, Reg.: Julio Noretzsohn (26-27/Out - Curitiba, PR, Brasil)


********************************************


De: m.v.lucas em uol.com.br


Estréia da obra De Profundis (Salmo 130), para soprano, barítono, coro e
orquestra, nos dias 26 e 27 de Outubro.

Intérpretes:Camerata Antiqua de Curitiba e Regência de Júlio Moretzsohn.


Local,data e programa completo:

Sexta Feira, 26 de outubro às 20h
Local: Paróquia Bom Pastor (Rua Victório Viezzer, 819 - Vista Alegre)
Programa: Nicolo Jommelli, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Marcos
Lucas
Entrada franca

Sábado, 27 de outubro às 18h30
Local: Teatro Londrina (Rua Claudino dos Santos, 79)
Programa: Nicolo Jommelli, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Marcos
Lucas
Ingressos: R$10 (ou R$5 mais um quilo de alimento)


Marcos Lucas

Profesor de Composição da UNIRIO
Diretor do Grupo Novo da UNIRIO


********************************************
********************************************


4. EVENTO: Colóquio Música & Filosofia (16-17/Nov - Ribeirão Preto, SP,
Brasil)


********************************************


De: rrrr em usp.br


COLÓQUIO MÚSICA & FILOSOFIA

16 e 17 de novembro de 2007

Hotel Stream Palace - Sala Acrópole
Rua General Osório nº 850
Ribeirão Preto - SP


PROGRAMAÇÃO
(palestras e discussões)


16 de novembro de 2007, sexta-feira

14h30 - Mário Miranda (FFLCH-USP - São Paulo) - "Filosofia e Música na
Grécia Clássica".

15h30 - Rubens Ricciardi & Rafael Ramos (ECA-USP - Ribeirão Preto) -
"Conceito de sistema" - com colaboração de Alexandre Costa.

16h30 - Alexandre Costa (UERJ - Rio de Janeiro) - "Da relação entre lógos e
daímon em Heráclito: a escuta como definidora do homem".

17h30 - Pausa

19h00 - Moacyr Novaes (FFLCH-USP - São Paulo) - "A música como exercício de
filosofia em Agostinho de Hipona".

20h00 - Guido Imaguire (UFC - Fortaleza) - "Esboços de uma Ontologia Formal
da Música"

21h00 - Edson Zampronha (IA-UNESP - São Paulo) - "Representação e Notação
Musical".


17 de novembro de 2007, sábado


9h00 - Fernando de Moraes Barros (UESC - Ilhéus) - "Música e pensamento em
Nietzsche"

10h00 - Maria de Lourdes Sekeff (IA-UNESP - São Paulo) - "Música e
Filosofia: tema e variações".

11h00 - Rodolfo Coelho de Souza (ECA-USP - Ribeirão Preto) & Rogério Coelho
de Souza (SBP - São Paulo) - "A escuta musical e a escuta freudiana".


uma realização do

Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP & ADEMUS

Comissão organizadora e editorial: Rubens Ricciardi, Rodolfo Coelho de
Souza, Maria de Lourdes Sekeff e Edson Zampronha

Inscrições (somente para ouvintes) pelo telefone (0xx16) 36023169 / 36023136
ou pelo e-mail: wgf em usp.br


********************************************
********************************************


5. EVENTO: "Encontro Latino-Americano de Compositores, Arranjadores e
Regentes de Banda Sinfônica" (08-11/Nov - Memorial da América Latina, São
Paulo, SP)


********************************************


De: http://www.conservatoriodetatui.org.br/noticia.php?id=30


Compositores, arranjadores e regentes se reúnem no Memorial da América
Latina

O trio formado por Conservatório de Tatuí, Centro de Estudos Musicais Tom
Jobim e Memorial da América Latina realizam em novembro o "Encontro
Latino-Americano de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda
Sinfônica". O evento acontece em São Paulo de 8 a 11 de novembro, no
Memorial da América Latina.

Este é o primeiro evento a reunir compositores, arranjadores e regentes de
banda sinfônica da América Latina, com apoio da Wasbe e inteiramente
patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura.

O principal objetivo é apresentar de forma ampla o repertório
latino-americano para sopros com grupos sinfônicos profissionais e jovens,
abrindo espaço para a troca e divisão de experiências, atuação em conjunto,
desenvolvimento profissional do universo de Bandas Sinfônicas na América
Latina e intercâmbio profissional e institucional.

Compositores e arranjadores podem inscrever suas obras para serem
apresentadas durante o encontro. Regentes e músicos também podem participar.

O encontro contará com palestras, painéis, mesas redondas, além de nove
concertos. Estão confirmadas as participações da Banda Sinfônica do Estado
de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, Banda Sinfônica Jovem do
Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Jovem, Banda Sinfônica de Nova
Odessa, Banda Sinfônica de Cubatão, Banda Sinfônica Sopra Mulheres e Banda
da Força Aérea Brasileira.

O evento tem coordenação de Dario Sotelo, Abel Rocha, Mônica Giardini e
Fernando Calvozo.


********************************************
********************************************


6. NOTAS: Atividades, Fernando Hashimoto (Out-Nov/2007)


********************************************


Fernando Hashimoto - Concerts and lectures:

-18 October - Music in Midtown - Fernando Hashimoto & Trey Files, percussion
duo. Elebash Recital Hall, New York, 1pm

-26 October - "Fernando Hashimoto celebrating 20 years of career"

I. part: Brazilian works for percussion dedicated to Fernando Hashimoto
II. part: new works for timpani and marimba by Fernando Hashimoto
III. part: Brazilian popular music - power trio: "a 3", Walt Whitman
Theatre, New York, 8pm.

-31 October - Percussive Arts Society International Convention - PASIC 2007,
Columbus, Ohio. "Paukenzeit: celebrating the solo timpanist" - Focus Day,
12:30pm.

-3 November - PASIC 2007 - Lecture: How to develop a career as musician
-Professional Development Session, 12pm

-26 November - Con Tempo, contemporary ensemble, dir. Tania Leon. Sam
Levenson Recital Hall, New York, 7pm

-19 December - gcontemporaryensemble, Elebash Recital Hall, New York, 8pm


********************************************
********************************************


7. OPERA: "Savitri", Holst; "Uma Educação Incompleta", Chabrier; "O Diário
do Desaparecido", Janáček (18-27/Out - CCBB, Brasilia, DF)


********************************************


De: emr em terra.com.br


CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

apresenta:


SAVITRI

UMA EDUCAÇÃO INCOMPLETA

O DIÁRIO DO DESAPARECIDO

três estréias latino-americanas reunidas no espetáculo


3 ÓPERAS  EM UM ATO


Temporada: de 18 a 27 de outubro de 2007


O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília apresenta, pela primeira vez
na América Latina, três óperas de câmara: Savitri, de Gustav Holst, Uma
Educação Incompleta, de Emmanuel Chabrier e O Diário do Desaparecido, de
Leoš Janáček, reunidas no espetáculo 3 ÓPERAS EM UM ATO, com concepção e
direção cênica de André Heller-Lopes. A estréia será no dia 18 de outubro e
a temporada prossegue de quinta a domingo até o dia 27 de outubro de 2007.

Inéditas e originais, cada uma das óperas tem duração aproximada de 30
minutos e  serão apresentadas na versão concebida por cada compositor, com
um inspirado e refinado acompanhamento de Linda Bustani, uma das mais
importantes pianistas da América do Sul, com projeção internacional.

Compostas entre o final do século 19 e as primeiras décadas do século
passado - numa linguagem musical rica e variada - as obras têm uma mesma
temática: a descoberta do amor. Drama, comédia e misticismo para tratar de
uma das mais importantes buscas do ser humano.

O público brasiliense será o primeiro na América Latina a ouvir essas jóias
da ópera, e tem ainda outro forte motivo para não perder a oportunidade de
assistir a 3 ÓPERAS EM UM ATO.  O Diário do Desaparecido será apresentado na
mesma montagem que o diretor André Heller-Lopes criou, em 2004, para o The
Royal Opera House, Covent Garden, em Londres. A partir do sucesso desta
apresentação o diretor cênico teve o desejo de reunir O Diário do
Desaparecido à Savitri e à Uma Educação Incompleta.

O elenco terá a participação de destacados artistas, como o barítono
brasiliense Leonardo Neiva (com várias atuações no exterior), a soprano
Flavia Fernandes (artista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e solista
das mais importantes orquestras brasileiras), a mezzo-soprano Carolina Faria
(promessa do canto lírico nacional) e o tenor Marcos Paulo (considerado uma
das mais belas vozes do Brasil e um dos vencedores do importante Luciano
Pavarotti International Vocal Competition na Filadélfia) e a pianista Linda
Bustani.


AS ÓPERAS:


SAVITRI, de Gustav Holst

Foi composta em 1909 por Gustav Holst, famoso autor da suíte instrumental
"Os Planetas". Savitri é uma obra mágica, fruto da fascinação do autor pela
Índia. A história deriva de um episódio do "Mahabharata", onde o amor de uma
mulher, a  princesa Savitri, vence a Morte que vinha buscar seu marido.


UMA EDUCAÇÃO INCOMPLETA, de Emmanuel Chabrier

Ópera cômica escrita em 1879. Um conto de fadas, ambientado no século 18.
Alterna diálogos hilariantes com música da melhor qualidade. Conta a
história de um jovem casal de recém-casados, nobres e extremamente educados,
mas despreparados para saber "o que fazer" na noite de núpcias. Adorado por
Debussy e Ravel, Chabrier e sua ópera caracterizam-se por uma impagável
leveza e senso de humor. O compositor também produziu peças para piano,
canções, orquestra e voz; além de ter influenciado compositores do século 20
como Francis Poulenc e Georges Auric.


O DIÁRIO DO DESAPARECIDO, de Leoš Janáček

"Zápisnik Zmislého" (O Diário do Desaparecido) apresenta um universo
diametralmente oposto ao das duas obras anteriores. Leoš Janáček nos leva a
uma noite misteriosa onde um jovem se vê perdidamente apaixonado por uma
cigana. Obra original, híbrida entre a ópera e um ciclo de 23 canções, onde
o personagem faz a platéia participar do drama, avaliando sua decisão de
partir com sua paixão, abandonando sua terra e sua família.

A obra é autobiográfica, pois foi inspirada na própria história de Janáček
que, aos 63 anos, apaixonou-se perdidamente por Kamila Stösslová, também
casada. A paixão platônica entre os dois coincidiu com o melhor período
artístico de Janáček. O compositor dedicou toda a sua obra à amada, fazendo
com que ele a considerasse a inspiração para todos os seus trabalhos.


DIRETOR CÊNICO, ANDRÉ HELLER-LOPES

Dono de uma trajetória ímpar no Brasil, André Heller-Lopes é o único diretor
cênico brasileiro especializado em Ópera. Atualmente cursa PHD no King´s
College, de Londres.

André foi o primeiro brasileiro a participar do "Merola Opera Program" da
San Francisco Opera, trabalhando, entre outros, com John Copley, cuja
produção de "Così fan Tutte" remontou para a turnê americana do Western
Opera Theatre. Ainda com Copley estagiou, em 2002, na produção de "Il
Pirata", para o Metropolitan de Nova York. Realizou mais de 15 produções no
The Royal Opera House, Covent Garden, onde trabalhou ao lado de estrelas
como Plácido Domingo, Angela Georghiu e de grandes diretores.

André Heller-Lopes tem trabalhado também para o resgate da ópera no Brasil,
seja produzindo programas para a Rádio MEC ou, como Coordenador de Ópera da
Prefeitura do Rio onde criou o projeto "Ópera no Bolso", encenando sete
"pocket operas", vistas por mais de 15.000 crianças e jovens.

Em maio de 2007 dirigiu, no Teatro Municipal de São Paulo, a ópera "A Filha
do Regimento", de Gaetano Donizetti, recebendo elogiosas críticas no Brasil
e no exterior.


SERVIÇO:

3 ÓPERAS EM UM ATO - Apresentação das óperas: Savitri, de Gustav Holst Uma
Educação Incompleta, de Emmanuel Chabrier e O Diário do Desaparecido, de
Leoš Janáček.

Concepção e direção cênica: André Heller-Lopes

Figurinos: Marcelo Marques e André Heller-Lopes

Iluminação: Fabio Retti

Cenário: André Heller-Lopes, André Sanches e Fernando Souza.

Direção musical: André Heller-Lopes e Linda Bustani

Elenco: Leonardo Neiva (barítono), Flávia Fernandes (soprano), Carolina
Faria (mezzo-soprano), Marcos Paulo (tenor) e Linda Bustani (piano).

Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (309 lugares)

SCES, Trecho 2 Conjunto 22 Cep: 70200-002

Tel: (61) 3310-7087 site: www.bb.com.br/cultura

Temporada: de 18 a 21 e de 25 a 27 de outubro.

Horário: de quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h.

Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (estudantes e maiores de 65 anos).

Classificação: Livre.


Assessoria de imprensa

Eli Rocha e Liliane Schwob

(21) 2547-4953 / 9124-4558 / 9179-4763

schwob em terra.com.br e emr em terra.com.br


********************************************
********************************************


8. CALL FOR PAPERS: "Arts Education - to what end?" (DEADLINE: 05/Nov - Nova
Iorque, NY, EUA)


********************************************


Call for Papers: Arts Education -- to what end?

Artists, scholars, educators, and others who share a profound concern for
the present and future state of arts education are invited to submit
proposals for a conference that will consider the end of arts education.
This interdisciplinary conference presents an important opportunity to
reassess, rethink, and redefine the nature and future of our field. It
provokes the fundamental question: Arts education- to what end?  The Arts
Education conference will be held at New York University's Kimmel Center for
University Life on March 7 and 8, 2008.

The abstract deadline has been extended to November 5.  Email abstracts and
the cover sheet to Daniel Bloch at: djb282 at nyu.edu

For more detailed information and to download the abstract cover sheet
please visit the conference website:

http://steinhardt.nyu.edu/conference/artseducation/callforpapers

For questions about the conference please call (212) 992-9380.


********************************************
********************************************


9. COMPETITION: 2008 Composition Contest for Brass Chamber Music (DEADLINE:
01/Fev/2008 - Campbell, CA, EUA)


********************************************


De: http://www.humboldt.edu/~extended/special/brass/compcontest.html


The Humboldt Brass Chamber Music Workshop announces the
2008 Composition Contest for Brass Chamber Music

Compositions should be an original, previously unpublished, work for brass
septet (2221)- 2 trumpets (cornets, flugelhorns), 2 horns (in F), 2
trombones (bass clef), & tuba. The composition should be a multi movement
work, from 13-15 minutes in length. Composer's original material written for
another complement and adapted for brass septet is acceptable.

Difficulty level: should be playable by the average college ensemble. You
may write for trumpets in other keys (C, E-flat, picc), but please include
Bb parts; trombone parts in bass clef. Euphonium (bass clef) may be
substituted for one trombone part.
First Prize: $1000
Second Prize: $500
Third Prize: $250

All works will be PLAYED and judged by the BCMW coaching staff.

Winners' works to be performed during the July 2008 Brass Chamber Music
Workshop, held in Arcata, California. Amateur musicians in a workshop format
will perform music.
DIRECTIONS FOR SUBMISSIONS:

Please include a complete score, a completed set of parts and a recording
with a $25 entry fee, check made out to: BCMW. Recording may be a
synthesized midi recording.

In order to ensure anonymity, do NOT put your name on the score or on any of
the parts. Put all contact information (name, address, phone, email) in a
SEALED envelope with the TITLE of your composition on the outside of the
envelope.

Please print all scores and parts double sided, taking page turns into
consideration. Also, please bind and/or tape scores and parts. Please do not
submit loose pages.

For further information, please E-mail . mailto:ttuba em earthlink.net

One copy of all submissions becomes the property of the BCMW, for use at the
workshop and may be performed at a later date. Composer retains copyrights
of all works submitted.

All entries should be received no later than February 1, 2008.

Winning submissions will be notified by May 15, 2008.

Send submissions to:
BCMW
c/o Tony Clements
321 Dallas Drive
Campbell, CA 95008

APPLICATION FORM
http://www.humboldt.edu/~extended/pdf/brassapp.pdf


********************************************
********************************************


10. COMPETITION: Music+Culture 2008 International Competition for Composers
(DEADLINE: 01/Abr/2008 - Burbank, CA, EUA)


********************************************


De: http://www.musicandculture.org/competition/


music+culture is pleased to announce

the music+culture 2008 International Competition for Composers.

Composers of all ages and nationalities are invited to submit new classical
works for solo piano. Three prizes will be awarded:

1st Prize: $250 USD, a professional recording by pianist Brian Hanke, and
distribution of the recording on iTunes.

2nd Prize: $100 USD

3rd Prize: $50 USD

For more information about the competition rules and regulations, click here

http://www.musicandculture.org/competition/rules.shtml


********************************************
********************************************


11. FESTIVAL: Spark Festival of Electronic Music and Art 2008
(26/Fev-02/Mar/2008 - Minneapolis, MN, EUA)


********************************************


De: http://spark.cla.umn.edu/


Spark Festival of Electronic Music and Art 2008
February 26 - March 2, 2008
University of Minnesota
Minneapolis, MN.

Douglas Geers & Ali Momeni, Artistic Directors
J. Anthony Allen, Programming Director
Phillip O'Toole, Technical Director
Zachary Crockett & Christopher Baker, Assistant Directors

For one week each year, the Spark Festival of Electronic Music and Arts
gathers creators and performers of new media arts from around the world to
the Twin Cities of Minneapolis/St. Paul (USA) to showcase their work to the
public.

Spark celebrates all uses of new technologies for artistic expression,
including music, video, theater, dance, plastic artworks, and more. Centered
around Minneapolis' west bank theater district and the adjoining University
of Minnesota West Bank Arts Quarter, Spark presents a wide variety of
performances, workshops, discussions, and scholarly lectures. Nearly all
Spark events are free, and all Spark events are open to the general public.

Want to know more about Spark?

Special Events for 2008:

Richard Devine
During the past three years, Richard Devine has remixed top Warp artists
like Aphex Twin and Mike Patton (Faith No More). He has released 4
full-length albums on Schematic, Warp, Asphodel, and Sublight records and
has performed his own ear-tearing music mayhem worldwide. ...more...

Paul DeMarinis
Paul DeMarinis has been working as an electronic media artist since 1971 and
has created numerous performance works, sound and computer installations and
interactive electronic inventions. He has performed internationally, at The
Kitchen, Festival d'Automne a Paris. ...more...

Iancu Dumitrescu
Iancu Dumitrescu is a Romanian composer whose compositions are based on
ultra-spectralism and acousmatics from a phenomenological point of view (Ed.
Husserl), in which sound is subject to analysis and dissociation,
(harmonical multisounds - diagonal sounds) processes which confer a genuine
force of suggestion and penetration. ...more...

Announcements about more Featured Artists will be made soon. In the
meantime, we are currently accepting submissions in all catagories. To
submit, please see the Submission Page.

Past Spark Festivals have featured a diverse array of guests, including
Alvin Lucier, Morton Subotnick, DJ Spooky, Scanner, free103point9,
Smith/Wymore Disappearing Acts, Phillipe Manoury, Paul Lansky, and others.

Venue Details
The Spark Festival locations include many venues in the Ceder/Riverside area
of Minneapolis. The venues this year include:

- Regis Center for Art
- Ferguson Hall
- Ted Mann Concert Hall
- Southern Theatre
- Weisman Museum of Art
- Ultan Recital Hall
- Nomad World Pub
- Coffman Memorial Union/The Whole
- Regis Center for Art/InFlux
- And more.

Concerts
Over 15 concerts, 5 paper sessions, and 4 featured lectures are scheduled,
including artists and presenters from all over the world.

Spark NightLife
Two years ago we added "Spark NightLife" held at the Nomad World Pub, and we
are happy to announce this tradition will continue. Every night of the
festival from 10pm to 1am (and later) we will take over the Nomad for a
series of specially selected "club music works," curated by JP Hungelmann.

Special Presentations
In addition to the panel session, artists from all over the world will
present their work and research. Events will include special presentations
by some of our guest artists about their work, as well as demo sessions and
workshops.

Submission Notification
The submission system is now online. Please note the deadline for works is
postmarked October 26, 2007. We will make the notifications as soon as
possible.


********************************************
********************************************


12. JOB OPPORTUNITY: Assistant/Associate Professor, University of Alberta
(DEADLINE: 01/Nov- Alberta, Canada)


********************************************


Assistant or Associate Professor - Composition and Music Technology, Canada

Deadline: 1 November 2007

The Department of Music in the Faculty of Arts at the University of Alberta
invites applications for a tenure track position at the Assistant or
Associate Professor level in Composition and Music Technology. Applicants
should have, or be close to completing, a doctoral degree in an appropriate
field. Responsibilities will include teaching in both undergraduate and
graduate student programs, and maintaining an active research program. The
successful candidate will be an established composer having demonstrated
potential for ongoing national and international recognition and scholarly
activity. Primary research expectations include composition and creative
work in the electronic medium, with acoustic composition being of secondary
importance. An interest in developing both new technology-based performance
and teaching activities within the Music Department, and new artistic,
cross-disciplinary performance and teaching collaborations between the
Department of Music and other areas within the Fine Arts will be regarded
highly.

Details:
Email: leonard.ratzlaff em ualberta.ca
Web: www.uofaweb.ualberta.ca/music/careers.cfm


********************************************
********************************************


13. VIDEOS: Videos de Musica Contemporanea (24/Out, 19:15hs - Montevideo,
Uruguai)


********************************************


De: nmnm em adinet.com.uy


núcleo música nueva de montevideo


videos de música contemporánea

en el

centro cultural de españa

El miércoles 24 de octubre a las 19:15 horas el Núcleo Música Nueva de
Montevideo realizará un nuevo programa de videos de música contemporánea en
colaboración con el Centro Cultural de España, en la sede de esta
institución, Rincón 629 (entre Bartolomé Mitre y Juan Carlos Gómez). Se
verán aspectos de la producción de compositores latinoamericanos.

La entrada es libre.

El programa del miércoles 24, tercero de las Jornadas 2007 de video del
Núcleo, mostrará tres diferentes personalidades. El programa comprende una
entrevista al compositor boliviano Cergio Prudencio realizada en ocasión de
su última visita a Montevideo, y dos producciones audiovisuales: una del
compositor costarricense Alejandro Cardona y otra de la colombiano-uruguaya
Ana Torres.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071019/4fe8a294/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l