[FWD cdmc] - 41/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Out 26 10:28:40 BRST 2007


*FWD cdmc  - 41   26/10/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -            CHAMADA DE ARTIGOS: Claves (LIMITE: 30/Nov - Joao Pessoa, PB,
Brasil) <#_Toc181157557>

2 -            CONCERTO: Orquestra de Câmara da USP, Reg.: Otávio Simões.
Obras de Villa-Lobos, Ibert (26 e 28/Out - Sao Paulo, SP) <#_Toc181157558>

3 -            CONCERTO: Ensemble Mentemanuque. Obras de Rubens Ricciardi
(30/Out, 20:30hs - Ribeirão Preto, SP, Brasil) <#_Toc181157559>

4 -            CONCERTO: "O Exotismo Globalizado: Orientes Revisitados",
Yuka Almeida Prado (soprano) e Fátima Corvisier (piano); (27/Out, 20:00hs -
Espaço Cultural CPFL, Campinas, SP) <#_Toc181157560>

5 -            CONCERTO: Camerata de Curitiba. Obra de Marcos Lucas
(26-27/Out - Curitiba, PR, Brasil) <#_Toc181157561>

6 -            CONCERTO: "Descobrindo Sons", Anne Schneider (orgão). Obras
de Jehan Alain, Júlio Posenato (28/Out, 10:45hs - Porto Alegre, RS,
Brasil)<#_Toc181157562>

7 -            EVENTO: 1o. Encontro de Música Improvisada - "Promovendo
Diálogos" (05-08/Nov - UNICAMP, Campinas, SP) <#_Toc181157563>

8 -            EVENTO: 3a. Jornadas de Musica Electroacustica (05-06/Nov -
Cordoba, Argentina) <#_Toc181157564>

9 -       NOTA: Estreia de obra de Marlos Nobre (22/Out - Berlim,
Alemanha)<#_Toc181157565>

10 -            RECITAL: Belchior dos Santos (baritono), Elazir dos Santos
(piano). Obras de Wilson Dantas, Ricardo Tacuchian, Chiquinha Gonzaga,
Joubert de Carvalho, Arnaldo Rebello, Hekel Tavares, Villa-Lobos, Babi de
Oliveira (21/Nov, 19:00hs - Niteroi, RJ, Brasil) <#_Toc181157566>

11 -            MASTERCLASS: Luiz Tenaglia (tenor). (06-09/Nov - CCSP, Sao
Paulo, SP) <#_Toc181157567>

12 -     CALL FOR PAPERS: Contemporary Music and Spirituality (DEADLINE:
20/Nov - Londres, Reino Unido) <#_Toc181157568>

13 -     CALL FOR PAPERS: Conference Music and Language II (DEADLINE:
01/Dec/2007 - Boston, MA, EUA) <#_Toc181157569>

14 -            COMPETITION: The 5th Sun River Students New Composition
Competition (DEADLINE: 31/Mar/2008 - Chengdu, China) <#_Toc181157570>

15 -            CONCERTO: I Percussionisti della Scala. Obras de Reich,
Chaves, Stockhausen, Cage, Varese (28/Out - Milao, Italia) <#_Toc181157571>

16 -            FESTIVAL: Primer Festival de Música Contemporánea Panamá
2007 (23-25/Out - Panama, Panama) <#_Toc181157572>

17 -            SCHOLARSHIPS: New Zealand International Doctoral Research
Scholarships (DEADLINE: 15/Jul/2008 - Nova Zelandia) <#_Toc181157573>

18 -     NEWS: Grupo Encuentros Tournees in February 2009 (Out/2007 -
Argentina) <#_Toc181157574>


********************************************
********************************************


1. CHAMADA DE ARTIGOS: Claves (LIMITE: 30/Nov - Joao Pessoa, PB, Brasil)


********************************************


De: nogueira.ilza em gmail.com


CHAMADA DE ARTIGOS

Se encontra em aberto, até 30 de novembro, a chamada de artigos para o
periódico Claves, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.

Os artigos podem ser enviados para o endereço eletrônico do programa ou da
editoria.

ppgm em cchla.ufpb.br ou nogueira.ilza em gmail.com


Ilza Nogueira
Editor


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: Orquestra de Câmara da USP, Reg.: Otávio Simões. Obras de
Villa-Lobos, Ibert (26 e 28/Out - Sao Paulo, SP)


********************************************


De: sergiompb em uol.com.br


OCAM homenageia franceses

nos concertos de outubro

Além da Suíte nº 1, de Villa-Lobos, orquestra homenageia compositores
franceses nos concertos de outubro, que acontecem dia 26 da USP e 28, no
MASP. Toninho Carrasqueira sola em Concerto para flauta e orquestra, de
Jacques Ibert

Três franceses e Villa-Lobos, que por sua vez foi influenciado pelo
impressionismo francês, compõem o quadro de compositores que a OCAM -
Orquestra de Câmara da USP, apresenta no programa de outubro, dia 26 na USP
e 28, no MASP. Os franceses são Charles Gounod, Jacques Ibert e Claude
Debussy, que tem em comum, além da nacionalidade, a determinação de
preservar a identidade da música francesa ante a germanização musical que
ocorria na Europa.

A primeira parte do concerto abre com Petite Symphonie, de Charles Gounod,
também conhecida como sinfonia nº 3. Foi escrita em 1885 para o grupo La
Trompette e é reconhecida como obra importante do repertório camerístico
para sopros. O concerto segue com a Suíte nº 1, de Heitor Villa-Lobos. Nos
últimos anos de vida, mesmo tomado por uma doença incurável, Villa-Lobos
cumpriu extensa agenda de concertos, além de continuar compondo. A Suíte nº
1 para orquestra de câmara foi escrita em Paris, em 1959, mesmo ano em que o
compositor faleceu. Na primeira parte do concerto, a orquestra é regida por
Otávio Simões, que este ano se forma em regência pelo Departamento de Música
da ECA/USP e que já foi bolsista, como regente assistente da OCAM.

Na segunda parte do concerto, quem assume a batuta é o maestro Gil Jardim,
também diretor artístico e regente titular da orquestra. Começa com o
Concerto para flauta e orquestra, de Jacques Ibert, obra prima do compositor
composta em 1934. Para o solo de flauta, a OCAM conta com o virtuoso Toninho
Carrasqueira, também professor do departamento de música da USP e
instrumentista elogiado pela crítica internacional. A apresentação
encerra-se com Petite Suíte, de Claude Debussy, músico independente, com
vocação para ignorar as convenções. Deixou-se influenciar pela música
oriental, inovou o colorido orquestral e criou uma nova técnica pianística.
A obra em questão foi apresentada em 1889, por Debussy e Durant, embora
tenha sido mais reconhecida pelo público só depois da orquestração de Henri
Büsser, em 1907.

A Orquestra de Câmara da USP recebe apoio do Santander desde 2002, através
do Programa Universidades.


Antonio Carlos Carrasqueira - solo flauta

Com uma história de centenas de concertos em várias partes do mundo, vários
CDs premiados e um repertório que vai da música do período barroco até a
música eletro-acústica, Carrasqueira é desses raros artistas que navegam
livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular.
Elogiado pela crítica internacional pelo seu trabalho como concertista,
tocando Mozart, Telemann, Bach, Poulenc, seu premiado CD dedicado a
Pixinguinha e Pattápio Silva é considerado pela crítica brasileira como um
dos melhores CDs dos últimos anos. Residindo em Paris, de 1973 e 1979,
aprofunda sua formação, estudando sob a orientação de mestres como Roger
Bourdin, Christian Lardé, Fernand Caratgé, James Galway, Joseph Calvet e
Huguette Dreyfus. Nessa época é laureado com o Primeiro Prêmio de Flauta
(Medalha de Ouro), do "Conservatoire de Versailles", com a "Licence de
Concert", láurea máxima da "École Normale de Musique de Paris" e com o
Prêmio Especial do Concurso Internacional G.B.Viotti em Vercelli, Itália.

É presença constante nos palcos e estúdios de gravação, como membro do
premiado Quinteto Villa-Lobos, solista de algumas das principais orquestras
brasileiras, além da Die Heidelbergen Kammerorkester, The Tokio All Flute
Orquestra, Orchestre de Chambre de Rouen, bem como ao lado de artistas de
diferentes tendências estéticas, como Egberto Gismonti, Marco Pereira, Maria
José Carrasqueira e Antonio Nóbrega, entre outros. Professor da USP e de
vários Festivais brasileiros e internacionais, é responsável por diversas
gravações e primeiras audições brasileiras e mundiais da música de
compositores como A.Jolivet, C Koechlin, L.Berio, Ronaldo Miranda, O.
Messiaen, Bruno Maderna, E.Krieger, R.Tacuchian, Gilberto Mendes, Willy C.
de Oliveira, A.Escobar, Y.Taira E.Seincman, Flo Menezes, J.D.Carrasqueira,
C.Guarnieri, O.Lacerda, Leo Brower, A.Sas, A.Ginastera e Vilanni-Côrtes
entre outros.

Dedicando-se ao ensino e à divulgação da música brasileira e
latino-americana, vêm, nos últimos anos, se apresentando regularmente em
concertos e ministrando masters classes em universidades européias,
latino-americas e dos USA, como a Orebro Universitet, da Suécia, Mannis
School, de Nova York, Berklee College of Music, de Boston e Universidad
Nacional de Cujo, Argentina. Seus alunos realizam trabalhos importantes como
solistas, cameristas, professores, integrando grupos, orquestras, gravando,
participando ativamente da vida cultural de seus países.


Otávio Simões - regência

Foi bolsista junto a OCAM, onde atuou como regente assistente nos anos de
2004 e 2005. Iniciou seus estudos musicais em 1995, tendo lições de piano
com Neuza Amaral. Em 1998 ingressou no CoralUSP, tornando-se assistente de
Márcia Hentschel no mesmo ano. Seguiu seus estudos de teoria musical com
Roberto Rodrigues e de orquestração com Daniel Havens. Foi participante do
Festival de Inverno de Campos do Jordão-SP nas edições de 1999 e 2003, em
regência orquestral, tendo aulas com Roberto Tibiriçá e Jamil Maluf,
respectivamente.

Participou de masterclasses com os maestros Johannes Schlaefli (Suíça) e
Carlos Moreno. Em 2001 e 2002 participou do Concurso Internacional de
Regência "Eleazar de Carvalho", da Orquestra Sinfônica Petrobras Pró-Música
(RJ). Trabalhou como diretor de palco (stage manager) na Temporada Lírica do
Theatro Municipal de São Paulo nas óperas Andrea Chénier (2006), A Filha do
Regimento (abril/2007), e como regente assistente na ópera O Chapéu de Palha
de Florença (maio/2007). Em setembro deste ano, fez a direção musical da
montagem da ópera Il Tabarro, na série "Vesperais Líricas", do Theatro
Municipal. Conclui este ano o curso de Regência na Escola de Comunicações e
Artes da USP, onde estuda sob orientação de Aylton Escobar e Gil Jardim.


Gil Jardim - diretor artístico e regente titular da OCAM

Gil Jardim é diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara da
Universidade de São Paulo - OCAM. Atualmente, é também o Chefe do
Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde
leciona Regência Orquestral e é docente desde 1984. Tem se destacado por
suas marcantes atuações em concertos com diversas orquestras sinfônicas
nacionais e internacionais. Em 2005, lançou o livro "O Estilo Antropofágico
de Heitor Villa-Lobos", em edição promovida pela Philarmonia
Brasileira/VIVO, além de gravar e lançar o CD "Villa-Lobos em Paris", que
foi contemplado com o "Diapason d'Or", em março de 2006 e Prêmio Bravo
Prime, em novembro do mesmo ano.

Durante os seis anos que dirige a OCAM implantou um conceito de trabalho
renovador colocando-a em evidência no cenário musical brasileiro e
transformando-a num referencial para o trabalho orquestral desenvolvido em
departamentos de música universitários. Entre os últimos nomes que estiveram
presentes na programação do grupo, podemos citar Gilberto Tinetti, Eduardo
Monteiro, Nahim Marun, Boris Giltburg, Alex Klein, Cláudio Cruz, Cláudia
Riccitelli, Céline Imbert, Benjamin Zander, Alceu Reis, Antonio Del Claro e
Evgenia Popova.

Com versatilidade, desenvolve também um trabalho fortemente marcado pela
habilidade em extrair da fusão entre elementos da música étnica e erudita
brasileira, resultados de grande magia e expressão artística. Nessa linha de
trabalho destacam-se os ciclos de concertos com personalidades musicais como
Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Naná Vasconcelos. Entre os trabalhos
no exterior, o maestro já dirigiu orquestras como a Brooklyn Academy of
Music Symphony Orchestra, de Nova York, a Royal Philharmonic Concert
Orchestra, de Londres, a Camerata Mexicana, a Orquestra Regionalle del Lazio
i Roma e a Orquestra de Camara Mayo, de Bueno Aires.


OCAM

Com um corpo sinfônico de 35 músicos estudantes, a OCAM é um dos principais
organismos artísticos da Universidade de São Paulo. Entre as melhores
orquestras do Estado, é dirigida pelo maestro Gil Jardim, que busca, através
da prática orquestral, desenvolver a qualidade de execução e interpretação
dos jovens instrumentistas para o mercado profissional.

Dentro do espírito acadêmico de evolução de técnicas, periodicamente os
alunos são levados a interagir com os estilos dos vários períodos da
história estimulando o aprendizado e a profissionalização. Com essa proposta
de aperfeiçoamento, os músicos da OCAM estão sempre em contato com solistas
e maestros convidados. São personalidades consagradas no Brasil e no
exterior como Gilberto Tinetti, Olivier Toni, Cláudia Riccitelli, Cláudio
Cruz, Eduardo Monteiro, Fernando Coevisier, Céline Imbert, Alex Klein,
Benjamin Zander (EUA), Boris Giltburg (Rússia) e Eugenia Popova (Bulgária),
entre outros.


Programa do concerto de outubro da OCAM:

Primeira parte

Charles Gounod (1818-1893)
- Petite Symphonie (noneto de sopros)

Villa-Lobos (1887-1959)
- Suíte nº 1

Regente: Otávio Simões (aluno formando)


Segunda parte

Jacques Ibert (1890-1962)
- Concerto para flauta e Orquestra (1934)

Solista: Toninho Carrasqueira, flauta

Claude Debussy (1862-1918)
- Petite Suite

Regente: Gil Jardim

Diretor Artístico e Regente Titular da OCAM: maestro Gil Jardim


Serviço

Orquestra de Câmera da USP - OCAM

26 de outubro, sexta-feira, às 20h30
Anfiteatro Camargo Guarnieri - Rua do Anfiteatro, 109 - Cidade Universitária

Tel. (11) 3091-4330 r. 207

Grátis

350 lugares


28 de outubro, domingo, às 16h
Auditório do MASP - Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1.578

Tel. (11) 3251-5644

R$ 6,00 e R$ 3,00

374 lugares

Est. Conveniado - Av. Paulista, 1.636

Mais Informações para a imprensa:

Sérgio Fogaça - Nota Musical Comunicação
Assessoria de Imprensa da OCAM - Orquestra de Câmara da USP
Tel.: (11) 3675-1929 / 8398-3887 / e-mail - sergiompb em uol.com.br


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Ensemble Mentemanuque. Obras de Rubens Ricciardi (30/Out,
20:30hs - Ribeirão Preto, SP, Brasil)


********************************************


De: rrrr em usp.br


Concerto do

ENSEMBLE MENTEMANUQUE

Theatro Pedro II - Ribeirão Preto

30 de outubro de 2007, às 20h30

Programa com composições e arranjos de Rubens Ricciardi


I

In Memoriam Antônio Guedes Barbosa (1993) para flauta, oboé, clarineta,
fagote, trompa, piano e contrabaixo

Canção dos homens mortos (1985) para soprano e piano

Contra sedução (1988) para soprano, mezzo-soprano e piano

A Dama Branca (1984) para mezzo-soprano e piano

Isto é simples (1984) para mezzo-soprano e piano

Arranjo de uma valsa-canção para piano (homenagem à Profa. Lourdes Gandra)

Arranjo de duas canções populares para mezzo-soprano, violoncelo e piano


II

Arranjo de um lundu (primeira metade do século XIX) para quarteto de cordas
e viola caipira

Arranjo da "Valsa-Choro" (1920) de Edmundo Russomanno para clarineta,
quarteto de cordas e viola caipira

Arranjo da "Melodia Sentimental" do padre José Maria Xavier de São João d'El
Rey (segunda metade do século XIX) para clarineta e quinteto de cordas

Elegia (1985) para clarineta e quinteto de cordas

Música para a reinauguração do Theatro Pedro II (1992) para violino e piano


ENSEMBLE MENTEMANUQUE

Piano e direção artística: Rubens Ricciardi
Violino e regência: Cláudio Cruz
Soprano: Yuka de Almeida Prado
Mezzo-soprano: Adriana Clis
Clarineta: Maurício Alves Loureiro
Flauta: Sara Lima
Oboé: Alexandre Bocalari
Fagote: Ernesto Donas Goldstein
Trompa: Edgard Ribeiro
Viola Caipira: Gustavo Costa
Violino: Anderson Farinelli
Viola: Ricardo Kubala
Violoncelo: Robson Fonseca
Contrabaixo: Tibô Delor
Leitura de poemas: José Maurício Cagno

Apoio:
Dr. Sebastião de Almeida Prado Neto e Dr. Luiz Gaetani


Realização:
- Fundação D. Pedro II
- Grupo Pró-Música
- Curso de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP
- Associação de Amigos do Departamento de Música de Ribeirão Preto da
ECA-USP (ADEMUS)


********************************************
********************************************


4. CONCERTO: "O Exotismo Globalizado: Orientes Revisitados", Yuka Almeida
Prado (soprano) e Fátima Corvisier (piano); (27/Out, 20:00hs - Espaço
Cultural CPFL, Campinas, SP)


********************************************


De: http://www.espacoculturalcpfl.com.br/


ORIENTE e OCIDENTE: música no mundo globalizado :

No século dezenove, a cultura oriental fascinou os artistas ocidentais. A
grande expansão colonial dos impérios europeus estendeu seus tentáculos
econômicos por todas as partes do mundo, da África à Ásia. Simultaneamente à
invasão daquelas paragens pela cultura dos colonizadores, a importação de
bens dessas civilizações distantes excitou a curiosidade das elites
intelectuais ocidentais pela arte dessas terras exóticas. Exotismo era a
palavra chave nessa relação. O interesse mútuo era superficial e
contraditório. A música desse período está repleta de referências
estilizadas ao Oriente. Lembremos da Thais de Massenet, da Aida de Verdi ou
mesmo da Madame Butterfly de Puccini. Nem os brasileiros escaparam da moda.
Basta lembrar da Odaléia de Carlos Gomes e do Abul de Nepomuceno.

No início do século vinte, o esgotamento da linguagem tonal induziu os
compositores modernistas a voltarem-se de novo para o Oriente em busca de
renovação. Reconhece-se em Debussy a primeira assimilação da ambiguidade do
pentatonismo oriental a outros materiais que dissolvem a direcionalidade
tonal. Essa vertente terá vida longa, levando compositores posteriores como
Messiaen, Scelsi e Stockhausen a buscarem inspiração na música da Índia,
China, Tailândia, Java, Japão, etc.

Num curioso movimento pendular, a música ocidental, contaminada de sabor
oriental, passou a influenciar os próprios músicos orientais. Surge uma
geração de compositores japoneses e chineses, como Yamada e Nakada, cuja
música revela uma mistura intrigante das próprias raízes orientais com as
leituras impressionistas feitas pelo Ocidente.

No mundo contemporâneo globalizado as trocas aceleraram-se ainda mais.
Navega-se hoje pela internet, não mais pelos oceanos bravios. Compositores
orientais como Takemitsu, Takahashi e Ichiyanagi, ou brasileiros como
Ferraz, Almeida Prado e Coelho de Souza compartilham uma cultura de
múltiplos reflexos que encurta ainda mais a distância entre Oriente e
Ocidente.


Sáb | 27 de Out | 20h              [voltar]

Música Erudita| O Exotismo Globalizado: Orientes Revisitados

Com Yuka Almeida Prado_soprano e Fátima Corvisier_piano.

Neste quadro de incertezas, os contornos se diluem. A música do compositor
oriental assimila o gosto ocidental como um maneirismo kitsch. Somos capazes
de olhar nossa imagem nesse espelho longínquo e sorrir frente à fina ironia
de Takemitsu? Quando percebemos que a distância entre as paisagens de Tóquio
e São Paulo é menor do que imaginamos, a melancolia de uma canção japonesa
encontra seu contraponto perfeito pela via expressa do quimono que veste a
personagem da ária de Puccini.


********************************************
********************************************


5. CONCERTO: Camerata de Curitiba. Obra de Marcos Lucas (26-27/Out -
Curitiba, PR, Brasil)


********************************************


De: caliope em alternex.com.br


Camerata de Curitiba
SOLISTAS, CORO E ORQUESTRA
Regência Julio Moretzsohn

- REQUIEM Nicolo Jommelli (1714 - 1774)
- MATINAS DE SÁBADO SANTO Lobo de Mesquita (1746? - 1805)
- DE PROFUNDIS CLAMAVI - estréia Marcos Lucas (1964)

 Dia 26 de outubro - 20:00 h. Paróquia Bom Pastor
 Dia 27 de outubro - 18:30 h. Memorial de Curitiba


********************************************
********************************************


6. CONCERTO: "Descobrindo Sons", Anne Schneider (orgão). Obras de Jehan
Alain, Júlio Posenato (28/Out, 10:45hs - Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


De: extmusica em ufrgs.br


X SÉRIE INTERNACIONAL DE ÓRGÃO GERDAU

concerto de encerramento da temporada 2007

ANNE SCHNEIDER

www.anneschneider.cjb.net ( Brasil )

"Descobrindo Sons"

Participações especiais :


Ricardo Arenhaldt (percussão), Antônio Frizon, Arno Scherch e José Mário
Guedes (serrotistas musicais)


IGREJA MARTIN LUTHER

Rua Coronel Camisão, 30 | Higienópolis | Porto Alegre / RS


28 de outubro de 2007 | domingo | 10h45min
E N T R A D A    F R A N C A


Porto Alegre assiste com entrada franca, no último domingo de outubro, ao
show "Descobrindo Sons". A apresentação que é parte da X Série Internacional
de Órgão, com patrocínio da Gerdau, encerra a temporada 2007 do projeto há
dez anos aplaudido em Porto Alegre.

No palco da Igreja Martin Luther (rua Coronel Camisão, 30), a partir das
10h45min. o público terá a inédita soma da clássica grandeza do órgão de
tubos, na polivalência de Anne, a modernidade da percussão de Ricardo
Arenhaldt, e os celestiais serrotes musicais de Antônio Frizon, Arno Scherch
e José Mário Guedes. Essa não é primeira incursão de uma das mais elogiadas
organistas brasileiras com diferentes expressões sonoras. Arenhaldt, por
exemplo, já foi seu convidado em elogiadas audições. Frizon já trabalhou com
a organista na abertura musical para a emissora RBS TV, que transmitiu a
decisão do campeonato gaúcho entre os times de futebol Grêmio e Juventude,
em 2001. O evento de 28 de outubro, que marca este novo encontro de
heterogêneos e virtuosos instrumentistas, promete inusitados sons, numa
demonstração de seus talentos artísticos. Para sorte do público!

Nessas descobertas sonoras, os músicos experimentarão a soma dos
instrumentos e também farão solos. No explorar auditivo, dão nova leitura
aos sons que os homens copiaram da natureza: Johann Sebastian Bach
(1685-1750), com "Toccata" que imita uma tempestade; ou os "cucos"
demonstrados nas obras de Nicolo Bonani (1737-1821) e L. Claude D´Aquin
(1694-1772). Na seleção ainda será executado Jehan Alain (1911-1940) com
"Litanies", mostrando a ladainha de um trem; e a representação da crença
humana, na música do arquiteto e organista gaúcho Júlio Posenato (1947) que
escreveu "Orassion dela Note" dedicada à Leo e Anne Schneider. Completam as
performances, surpreendentes sons brasileiros, dos pampas e improvisações!
Lado a lado a percussão (a mais antiga demonstração sonora humana), o órgão
de tubos, também um dos mais antigos instrumentos, eternizado por Mozart
como o "rei dos instrumentos", e as lâminas dos serrotes que, adaptados na
grandeza da criatividade humana, imortalizam-se no rico panteão da Música.

Anne Schneider é filha e discípula de Leo Schneider (1910-1978), nome de rua
em Porto Alegre e placa de bronze no Theatro São Pedro. Organista da Igreja
Martin Luther há vinte e cinco anos, fez cerca de 600 concertos, quase a
metade, no exterior. Apresentou-se em grandes festivais internacionais de
órgão, em catedrais, Doms e basílicas de quatorze países (Brugges, Bourges,
Morelia, Dijon, Blois, Montevidéu, Buenos Aires, Berlim, Altenberg,
Karlsruhe, Cracóvia e Varsóvia, entre outras). Produz e apresenta o programa
Toccata na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há
oito anos. Fez várias gravações para teatro, rádios (Sodre - Montevidéu e
Nacional de México), redes de televisões estrangeiras e em K7 e Cds.

Ricardo Arenhaldt iniciou estudos de bateria com seu pai, aos oito anos.
Desde então foi evoluindo e tocando sempre. Realizou trabalhos com grandes
cantores e músicos brasileiros, dentre os quais estão Adriana Calcanhoto,
Muni, Geraldo Flach, Nana Caymmi, Ivan Lins, Os Fagundes, Orquestra de
Câmara do Theatro São Pedro e Expresso 25, Artur de Faria, Ná Ozzeti e
Quartchêto, entre outros. Venceu por repetidas vezes o Prêmio Açorianos, e é
dos mais requisitados percussionistas por grupos locais, nacionais e
internacionais, acumulando em sua trajetória espetáculos em todo o Brasil,
Alemanha e Argentina. É professor no Colégio Americano/IPA, em Porto Alegre.

Antonio Frizon é o representante mais famoso da arte de tocar o serrote
musical no Rio Grande do Sul. Aprendeu a técnica com Arlindo Gazzana e a
cultiva há mais de cinqüenta anos. Tem inclusive um livro editado em 1977
sobre o tema: "A Arte de Tocar o Serrote Musical: Histórico, Método e
Segredos" prefaciado por Paixão Cortes. Participam também do grupo de
serrotistas os músicos Arno Rodolfo Dreyer Scherch (operador de Refinaria de
Petróleo) e José Mario Guedes (engenheiro agrônomo e jornalista,
apresentador da TVE).

Esta apresentação é apoiada pela Igreja Martin Luther (Luterana) que é
conhecida mundialmente como a Igreja da Música, ou a Igreja que canta, por
estender o canto aos fiéis em todos os continentes. O próprio Martin Luther
foi compositor e poeta.



Nesse décimo ano da Série Internacional de Órgão Gerdau aconteceram os
concertos de Luc Ponet, da Bélgica, em maio, e em agosto de Matthias
Eisenberg vindo da Alemanha, ambos com grande sucesso.

Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso
SINGULAR PRODUÇÕES

(51) 3225.9433 | 8116.2696


********************************************
********************************************


7. EVENTO: 1o. Encontro de Música Improvisada - "Promovendo Diálogos"
(05-08/Nov - UNICAMP, Campinas, SP)


********************************************


I ENCONTRO DE MÚSICA IMPROVISADA - UNICAMP

PROMOVENDO DIÁLOGOS

De 05 a 08 de novembro - 2007

Espaço Cultural Casa do Lago

Entrada Franca

Organização e curadoria
Giuliano Tosin
Marco Scarassatti

Colaboração
José Avelino Bezerra

Apoio Técnico
Denis Koishi

Apoio: Instituto de Artes - UNICAMP


APRESENTAÇÃO:

Dentre as múltiplas facetas musicais do panorama atual, um gênero/atitude
proveniente, por um lado, das correntes vanguardistas experimentais da
música erudita do século XX e, por outro, do alcance e forte influência que
o jazz exerceu sobre músicos instrumentistas e compositores durante este
século, agrega um número cada vez maior de adeptos, apaixonados diletantes,
criadores, compositores e espectadores: a música improvisada.

Tanto na concepção da criação individual quanto na coletiva, a música
improvisada lida com estruturas ordenadas, ao mesmo tempo em que está aberta
para processos imediatistas e efêmeros. O resultado é um quase devir
musical, com aspectos expressivos, gestuais e comunicacionais na relação
intérprete-criador, instrumento ou instrumental diverso e público,
proporcionando a este, outras oportunidades de percepção e recepção,
diferentes das oportunizadas pela escuta massificada.

A idéia desse encontro de música improvisada é reunir músicos que atuam
nessa vertente musical, possibilitando o intercâmbio, a troca e o diálogo
musical entre esses músicos e o público.

Marco Scarassatti


** PROGRAMAÇÃO **

Dia 05/11 (segunda-feira)

12:00h. ABERTURA: Performance - Olho Caligari
Denis Koishi - baixo
Giuliano Tosin - voz
Julio Oliveira - guitarra
Marcel Rocha - guitarra
Marco Scarassatti - objetos e esculturas sonoras

14:00h. Sessão de vídeos
"GIG", Paul Davies
John Stevens e Derek Bailey
1992, 50:25 min.

"RECORDING FIELD, H"
Interface (Curtis Bahn, Tomie Hahn, Dan Trueman) with Pauline Oliveros.
2003, 66:55 min

16:30h. Colóquio com os organizadores - Giuliano Tosin (IA/UNICAMP)
e Marco Scarassatti (FE/UNICAMP)

19:30h. Performance - Taag
Ignacio de Campos - live electronics
Sergio Kafejian - live electronics
Giuliana Audrá - flautas

20:30h. Conversa com os improvisadores - Taag


Dia 06/11 (terça-feira) :

14:00h. Palestra com o Prof. Dr. Silvio Ferraz (IA/UNICAMP)

15:30h. Sessão de vídeos
"HAN BENNINK SOLO", Wouter Hasbos
2000, 25 min

"SPIRITWORLD", Jeff Schlanger
William Parker, Oluyemi Thomas, Lisa Sokolov e Joe Mc Phee
2005, 74:08 min

19:30h. Performance - Sônax
Marco Scarassatti - objetos e esculturas sonoras, viola de cocho e flautas
Nelson Pinton Filho - piano
Marcelo Bomfim - objetos e esculturas sonoras, viola de 10 cordas e flautas

20:30h. Conversa com os improvisadores - Sônax


Dia 07/11 (quarta-feira) :

14:00h. Sessão de vídeos
"STEP ACROSS THE BORDER", Nicolas Humbert e Werner Penzel
Fred Frith and Friends
2003, 90 min

16:30h. Painel "Música improvisada e guitarra" com Julio Oliveira,
Marcel Rocha e Paulo Hartmann

19:30h. Performance - Orchestra Descarrego
Denis Koishi - baixo
Giuliano Tosin - voz
Julio Oliveira - guitarra
Marcel Rocha - guitarra
Paulo Hartmann - guitarra
Participação especial: Loop B - percussão de sucata

20:30h. Conversa com os improvisadores - Orchestra Descarrego


Dia 08/11 (quinta-feira) :

10:00h. Palestra com o Prof. Dr. José Augusto Mannis (IA/UNICAMP)

12:00h. Performance - Duo Marco04 B
Henrique Iwao - Teclado e eletrônica
Lucas Araújo - Baixo elétrico

14:00h. Sessão de vídeos
"IRÈNE SCHWEISER", Gitta Gsell
2006, 75 min

"CHRONICLE - Chicago Underground Trio", Raymond Salvatore Hermon
Rob Mazurek, Chad Taylor e Jason Ajemian
2006, 72:55 min

16:30h. Conversa com os improvisadores - Duo Marco04 B

19:30h. Performance - Abaetetuba & Thomas Rohrer
Antonio Panda Gianfratti - percussão contemporânea e bateria
Rodrigo Montoya - violão e shamisen
Thomas Roher - saxofones e rabeca

20:30h. ENCERRAMENTO: Conversa com os improvisadores -
Abaetetuba & Thomas Rohrer


********************************************
********************************************


8. EVENTO: 3a. Jornadas de Musica Electroacustica (05-06/Nov - Cordoba,
Argentina)


********************************************


De: eimc em aliciaterzian.com.ar


CORAT

Y

Secretaría de Extensión de la Universidad Nacional de Córdoba

organizan las

IIIas. JORNADAS DE MUSICA ELECTROACUSTICA

Ciudad de Cordoba

Lunes 5 de Noviembre de 2007


10 Hs. Acto de Apertura

Ponencias

El virtuosismo en la música electroacústica.
Teodoro Cromberg - Miguel A. Calzón

La evolución de las estructuras musicales.
Roberto Rue

La Argentina musical nos pertenece a todos y al mundo.
Política musical Argentina.
Alicia Terzian

17 Hs.

Películas: "Tres compositores, tres obras, tres vidas".

Una otra ciudad (Arnold Schoenberg).
Igor Strawinsky, compositor.
Alicia Terzian: Concierto para Violín y Orquesta Op. 7 (1954 - 55)
Orquesta Filarmónica de Moscú. Dir. Mak Ka Lok
Solista de Violín: Rafael Gintoli.
Sala de conciertos de Taipei, Taiwan.

19 Hs. Conciertos.

Autopsia de un globo amarillo. Bryan Holmes (Chile).
Todo lo que se puede hacer con un bajo de pú. Juan J. Eslava (España)
Luciano. Luisa Ventura (Córdoba).
Espejo de tiempo I. Patricia Martínez (Stanford).
Guáyte noise. Ricardo de Armas (Bahía Blanca).
Radiozapping. Eleazar Garzón (Córdoba).
Señales e intersecciones. Matías Hancke, Teodoro Cromberg (Buenos Aires)


Martes 6 de Noviembre de 2007

10 Hs. Ponencias.

Funciones e implicancias arteológicas: rango, información y ruidos
estadísticos.
Carlos A. Ferpozzi

Una introducción a la composición desde la perspectiva de la música
electroacústica.
Eleazar Garzón

Arte y música electroacústica.
Luisa Ventura

Alicia Terzian, su evolución estética.
Canto a mí misma, obra sinfónica con tratamiento de transformación del
sonido en tiempo real.

18 Hs. Película
Bela Bartok, el hombre justo.

19:30 Hs. Concierto.

Mixtura. Eduardo Kacheli (Buenos Aires)
Naturaleza muerta. Basilio del Boca (Córdoba).
Sin título. Fernando Kruse (España).
Guitarrísticamente. Guillermo Eisner (Uruguay).
Sonoesis. Roberto Rue (Córdoba).
Buenos Aires me vas a matar. Alicia Terzian (Córdoba, Buenos Aires)

20:30 Hs. Cierre de las Jornadas


********************************************
********************************************


9. NOTA: Estreia de obra de Marlos Nobre (22/Out - Berlim, Alemanha)


********************************************


De: marialuizanobre em uol.com.br


No dia 22 de outubro na Deutsche Oper de Berlim, tivemos a primeira audição
mundial da nova obra do compositor Marlos Nobre,o Sexteto para cordas.

Convidado da Embaixada do Brasil na Alemanha,Marlos Nobre estará presente e
ainda fará palestra sobre suas obras no Instituto Ibero-Americano de Berlim.

Maria Luiza Nobre


********************************************
********************************************


10. RECITAL: Belchior dos Santos (baritono), Elazir dos Santos (piano).
Obras de Wilson Dantas, Ricardo Tacuchian, Chiquinha Gonzaga, Joubert de
Carvalho, Arnaldo Rebello, Hekel Tavares, Villa-Lobos, Babi de Oliveira
(21/Nov, 19:00hs - Niteroi, RJ, Brasil)


********************************************


De: conservatoriocmn em ig.com.br


DIA: 21 DE NOVEMBRO AS 19 h

RECITAL DE CANTO COM BARÍTONO

BELCHIOR DOS SANTOS

AO PIANO ELAZIR DOS SANTOS

Programa: compositores clássicos brasileiros-Wilson Dantas, Ricardo
Tacuchian, Chiquinha Gonzaga, Joubert de Carvalho, Arnaldo Rebello, Hekel
Tavares, Villa-Lobos e Babi de Oliveira

LOCAL: CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE NITERÓI
Rua São Pedro, 96 - Centro - Niterói.
Tel: 2719-2330 ou 2717-3545

ENTRADA FRANCA


********************************************
********************************************


11. MASTERCLASS: Luiz Tenaglia (tenor). (06-09/Nov - CCSP, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: CCSP em PREFEITURA.SP.GOV.BR


Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria de Cultura
Centro Cultural São Paulo
convidam para


Canto erudito com Luiz Tenaglia

Radicado na Europa há mais de vinte anos, o tenor brasileiro Luiz Tenaglia
atua como solista nas mais renomadas temporadas de ópera do velho
continente. Com esta vasta experiência, o cantor, acompanhado ao piano por
Juvenal de Moura, ministrará masterclasses para estudantes e conhecedores de
canto lírico com participação gratuita mediante processo seletivo
simplificado. A ficha de inscrição estará disponível em formulário no site
do CCSP de 22 a 26 de outubro. O formulário preenchido deverá ser enviado
para marquezi em prefeitura.sp.gov.br . Os candidatos selecionados serão
comunicados via e-mail e/ou telefone entre os dias 31/10 e 05/11. No dia 11
de novembro, haverá recital de canto, piano e narração com o tenor e o
pianista junto com Edmar Bulla.

Masterclasses
Período das aulas: de 6/11 a 9/11, das 13h às 19h - Sala de Oficinas 1

Recital de canto, piano e narração
Paixão na música antiga italiana dos séculos 17 e 18
com: Luiz Tenaglia (voz), Juvenal de Moura (piano), Edmar Bulla (narração).
11/11 - domingo, às 11h30. Entrada franca. Sala Jardel Filho.

Página de Luiz Tenaglia:
http://www.tenaglia.se/

Para mais informações, acesse nosso site.
http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_musica_popular.asp#dia19


********************************************
********************************************


12. CALL FOR PAPERS: Contemporary Music and Spirituality (DEADLINE: 20/Nov -
Londres, Reino Unido)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


CFP: Contemporary Music and Spirituality

The revival of religious or spiritually-inspired music in the last twenty
years by so many composers (such as Adams, Andriessen, Birtwistle, Grisey,
Gubaydulina, Harvey, Henze, MacMillan, Messiaen, Pärt, Penderecki,
Stockhausen and Tavener) and many artists is a sign of a profound change in
the arts and their engagement with society. This conference will seek to
explore why and how these composers and others have sought to convey
religious or spiritual expression through music. How does this music engage
with and transform the traditional narratives of modernity, and how has this
music created a vision for the role of music in the twenty-first century?
How can contemporary music shape our understanding of the divine in a
so-called secular age, and what does this say about the nature of music and
spirituality?

This conference will take place at Southbank Centre, London in collaboration
with the Royal Musical Association from 1-3 February 2008. Keynote speakers
at the conference include the composers Jonathan Harvey, James MacMillan and
Francis Pott. It will dovetail with the opening of the Messiaen festival at
Southbank Centre. As part of the conference, there will be a roundtable
discussion on Messiaen's Quatuor pour la fin du Temps on Sunday 3 February
from 2.30 p.m, chaired by Robert Sholl with participants Pierre-Laurent
Aimard, and Jonathan Harvey. This event will include live performances of
extracts from the Quartet performed by the Nash Ensemble, and will be
followed at 6 p.m. by a complete performance of the work.

Proposals for papers (of 20 minutes) on any subject related to the main
conference theme should be sent to robert.sholl at tvu.ac.uk by November 20.
Proposals should be in English, and contain an abstract of 300 words
maximum. They also should include your name, a short biographical note, and
your contact details.


********************************************
********************************************


13. CALL FOR PAPERS: Conference Music and Language II (DEADLINE: 01/Dec/2007
- Boston, MA, EUA)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


Music and Language II:

A conference in celebration of the 25th Anniversary of Lerdahl and
Jackendoff's "A Generative Theory of Tonal Music"
July 10-13, 2008
Tufts University Perry and Marty Granoff Music Center
Boston, Massachusetts

This conference follows the successful conference on Music and Language held
at Cambridge University in summer 2007. The conference will be hosted by
Provost Jamshed Bharucha and the Office of the Provost, Professor Joseph
Auner and the Department of Music, and Professor Robert Cook and the
Department of Psychology. We invite participants and presenters from all
fields (music, psychology, linguistics, cognitive science, anthropology,
etc.)

Paper and poster submissions will be due by December 1, 2007. Further
details about the conference and the paper/poster submission form are
available on our website at: http://musicandlanguage.tufts.edu/

We will also be honoring Ray Jackendoff, Seth Merrin Professor of Philosophy
at Tufts, and Fred Lerdahl, Fritz Reiner Professor of Music at Columbia
University. This year marks the 25th Anniversary of their seminal work, "A
Generative Theory of Tonal Music."


Program Committee:

Eric Clarke, Oxford University
Lola Cuddy, Queen?s University
Peter Culicover, Ohio State University
Ray Jackendoff, Tufts University
Fred Lerdahl, Columbia University
Betsy Marvin, Eastman School of Music
Lawrence Parsons, University of Sheffield
Aniruddh Patel, Neurosciences Institute
Isabelle Peretz, University of Montreal


Advisory Committee:

Jamshed Bharucha, Tufts University
Gottfried Schlaug, Harvard University /Beth Israel Hospital
Mark Hauser, Harvard University
Ellen Winner, Boston College
Tod Machover, Massachusetts Institute of Technology
Mark Tramo, Harvard University


********************************************
********************************************


14. COMPETITION: The 5th Sun River Students New Composition Competition
(DEADLINE: 31/Mar/2008 - Chengdu, China)


********************************************


De: huxiao79 em sina.com


The 5th Sun River Students New Composition Competition
Chengdu, PR China, 2008


Sponsored by Contemporary Music Center of Sichuan Conservatory of Music and
Chengdu Sun River New Music Popularization Department

Organized by Composition Department of Sichuan Conservatory of Music,
Chengdu Sun River Music Company

Chairman of the Organizing Committee
Mr. Ao Changqun (Composer, President of Sichuan Conservatory of Music, and
Director of Contemporary Music Center of Sichuan Conservatory of Music )

Chairman of the Jury
Mr. Zygmunt Krauze,Composer, Poland, President of the Witold Lutosławski
Society Poland

Qualification All students (without restrictions on nationalities regions
and ages) are qualified

Deadline March 31, 2008  Entries must be received before March 31st 2008

Tel & Fax +86-28-8543 0253

Mailing Address 'The 5th Sun River Student New Composition Competition
Chengdu, PR China' (2008), Office of the Contemporary Music Center of the
Sichuan Conservatory of Music, No.6 Xinsheng Road, Chengdu, PR. China,
610021

Website www.sccm.cn

Rules of the Competition

Aim of the Composition
New Talent New Idea
New Composition New Music

Requirements

The competition of this year is chamber music, and the establishment of
music instruments to be selected of entering for the competition as the
following:
 1 flute (or 1 piccolo), 1 clarinet in Bb (or bass clarinet in Bb),
1 piano, 2 violins, 1viola, 1 violoncello, 1 double bass

1-8 instrumentalists from the above instruments can be chosen and combined
willingly, and the composition should be under 12 minutes.
( without any electronic instrument, equipment and computer )

Qualifications
1. All students (without any restrictions on nationalities, regions and
ages).
2. The composition should be written any style and in last three years.
3. The composition must be unpublished, must not be commissioned, and
must not have been awarded in any other contest prizes.
4. Each candidate is allowed to offer only one piece for the
competition.

How to enter
Candidates should fill out the entry form (enclosed) and offer the copies of
the ID and the Student ID card, as well as seven copies of the composition
scores.
The composition should be delivered by the registered letter to the
Competition Office, and 'Sun River Student New Composition Competition
Chengdu, PR China, 2008' should be noted on the envelope. The score of the
computer file should be sent via email to cmcsccm em sina.com at same time (the
score format as Finale, Sibelius or PDF will be available.

Deadline March 31, 2008 (Entries must be received before March 31, 2008)

Mailing Address 'The 5th Sun River Student New Composition Competition
Chengdu, PR. China, 2008', Office of the Contemporary Music Center of the
Sichuan Conservatory of Music, Xinsheng Road No.6, Chengdu, P.R.China,
610021

Tel. & Fax +86-28-85430253

Website www.sccm.cn

Candidates should offer one CD record of the composition.

All materials offered by the candidates (including scores and CD) will not
be returned.


Award and Prizes
First Prize (1)¥RMB10000 yuan (including the tax) and the certificate.
Second Prize (2)¥RMB 3000 yuan (including the tax) and the certificate.
Third Prize (3)¥RMB 1500 yuan (including the tax) and the certificate.

The juries have the rights to decide the prizes and the number of the vacant
winners, and the jury's decision is final.


Copyright of the Attribution
During the selection of the competition, any prize-winning composition could
be published and played permanently and freely by the sponsors.


Additional Directions
1. Please do not write your name and any non-musical notes on the
composition score, otherwise the candidates cannot enter for the selecting
procedure.
2. The prize-winning compositions will be offered the parts and the winners
may be invited to attend to Award Concert (the exact time will be informed).
The sponsors are responsible for the board and lodging for three days during
the concert, but the traveling expenses have to be met by the winners
themselves.
3. The entry form is enclosed, which should be posted after being filled out
with the record and copies of the composition score.


********************************************
********************************************


15. CONCERTO: I Percussionisti della Scala. Obras de Reich, Chaves,
Stockhausen, Cage, Varese (28/Out - Milao, Italia)


********************************************


De: tactus em tiscali.it


FESTIVAL MILANO MUSICA

Teatro alla Scala

domenica, 28 ottobre 2007, ore 17

I Percussionisti della Scala
Renato Rivolta, direttore


Steve Reich
Drumming (frammento) (1970/71)

Carlos Chávez
Tambuco (1964)

Karlheinz Stockhausen
Zyklus (1959)

John Cage
3rd Construction (1941)

Edgard Varèse
Ionisation per 13 esecutori (1931)


In collaborazione con RAI Radio Tre.
Trasmissione in differita il 13 gennaio 2008.


********************************************
********************************************


16. FESTIVAL: Primer Festival de Música Contemporánea Panamá 2007 (23-25/Out
- Panama, Panama)


********************************************


De: elcio_sa em yahoo.es


PRIMER FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÁNEA_PANAMÁ 2007


MARTES 23.10

Instituto Nacional de Música, Albrook 800_ 5:30 pm

1. Soliloquios No 1, p/ Fl solo
ROQUE CORDERO (Panamá)
flauta: Valentin Martinez

2. Soliloquio, p/ Cl solo
GONZAlO BRENES (Panamá)
clarinete: Hipolito Villarea

3. lmprovisacion No 1, p/ Sax alto solo
RYO NODA (Japón)
sax: Alger Simmons

4. Inscriptions I mov. (posessed by the devil)
SHULAMIT RAN (Israel-EEUU)
violin: Graciela Nuñez

5. Dos Piezas p/ Fl solo
- Máscaras
- Saloma sin salamar
SAMUEL ROBLES (Panamá)
flauta: Valentin Martinez

6. Variaciones p/ Cl amplificado
RICARDO RISCO (Panamá)
clarinete: Hipolito Villareal

7. Marsias, p/ Oboe y copas de cristal
MARIO LAVISTA (México)
oboe: Juan Castilla

8. Suite, p/ Sax alto y guitarra
ALAN HOVHANESS (EEUU)
sax: Maises Hernandez
guitarra: Luis Camacho

9. Feliz Dia del Padre, p/ Fl y Cl
EDUARDO CHARPENTIER (Panamá)
flauta: Yodaris Sanchiz
clarinete: Alexis Fang

10. Duo, p/ Oboe y fagot
ROQUE CORDERO (Panamá)
oboe: Kevin Tiboche
fagot: Daniel Agudo


MIÉRCOLES 24

Instituto Nacional de Música, Albrook 800_ 5:30 pm

01. Densidad 21.5 p/ Fl solo
EDGAR VARÈSE (Francia)
flauta: Valentín Martínez

02. Exasperante, p/ Cl solo
NORMAN HEIN (Alemania)
clarinete: Isia Tejada

03. Soliloquio, p/ Ob solo
EFRAÍN CRUZ (Panamá)
oboe: Juan Castillo

04. Ocarinas Nº 1 y Nº 2, p/ Fl
GABRIEL TAPIA (Panamá)
flauta: Eliette Apolayo

05. Soliloquio Nº3, p/ Cl solo
ROQUE CORDERO (Panamá)
clarinete: Christian Ortega

06. Paisaje Cubano con Lluvia
LEO BROUWER (Cuba)
"Tetracorde": 4teto de guitarras
Teresa Toro, Alexander Herzfeld, David Camarena, Olmedo Cruvelier

07. Sertanita, p/ 4teto de guitarras
ÉLCIO R. DE SÁ (Brasil-Panamá)
"Tetracorde"

08. Tres Miniaturas, p/ Fl y Cl
ROQUE CORDERO (Panamá)
flauta: Valentín Martínez
clarinete: Christian Ortega

09. Cinco Microestructuras
I. Tema
II. Espejos (Variación I)
III. Meditación (Var. II)
IV. Plegaria
V. Moto perpetuo (Var. III)
RICARDO RISCO (Panamá)
p/ 4teto de saxofones
"Da Capo": 4teto de saxofones
Moisés Hernández, Daniel Agudo, Alger Simmons, Iván Navarro


JUEVES 25

TEATRO BALBOA, 6:00 PM

01. Sonatina Rítmica, p/ piano solo
I. Presto con furia
II. Adaghietto
III. Allegro deciso
ROQUE CORDERO (Panamá)
piano: María Inés Rodríguez

02. Suite Lírica Nº 2, p/ piano solo
JORGE BENNETT (Panamá)
I. Capricho fugaz
II. Soledad
III. Intermezzo
IV. To a lost friend
V. Tempo di valse
piano: Abdias Campbell

03. Danza del Viejo Boyero, p/ piano solo

04. Criolla, "de 3 danzas argentinas", p/ Pf
ALBERTO GINASTERA (Argentina)
piano: María Inés Rodríguez

05. Hunters Moon, p/ Cor y Pf
GILBERT WINTER (Inglaterra)
Trompa: Leony Delgado
Piano: Mª Inés Rodríguez

06. Duerme, mi niño (arrullo)
RICARDO RISCO (Panamá)
p/ 2 sopranos y percusión
Sopranos: Libia Montaño y Mirian Solano
Percusión: Carlos Camacho y Fermín Aguilar

07. Idea Fija, p/ Cl y perc
ALEXIS CASTILLO (Panamá)
Clarinete: Ísis Tejada
Percusión: Fermín Aguilar y Alexis Dixon

08. Música Fúnebre, p/ Ob y perc
MARIANA VILLANUEVA (Mexico)
Oboe: Kevin Tiboche
Perc: Carlos Camacho y Fermín Aguilar

09. Divertissement, p/ 5teto de metales
GEORGE BARBOTEAU (Francia)
Juán Pagán, Javier Campos, Leony Delgado, Ellis Newman, Saúl Silgado

10. Obstinado, Obstinado, p/ 7
ClEFRAÍN CRUZ (Panamá)
Polly: Conjunto de clarinetes


JUEVES 25

TEATRO BALBOA 8:00 PM

IV MUESTRA DE COMPOSITORES PANAMEÑOS
<<Orquesta Sinfónica de Panamá>>
*Dirección: Ricardo Risco Cortés*

1. Crepúsculo (Poema Nº 10 de Neruda)
JOSÉ MANUEL CABALLERO

2. Danza Atravesá, p/ Orq. de cámara
SAMUEL ROBLES

3. Two pieces for orchestra
ERIK PARRIS

4. Concertino, p/ Sax Sop y orq.
I. Movimiento
GABRIEL TAPIA
Solista: Moisés Hernández

---iNTERMEDIO---

1. Tres Oraciones Marianas
I. Ave María
II. Stabat Mater
III. Regina Coelli
RICARDO RISCO
P/ Mezzosoprano y orq. de cuerdas
Solista: Luz Acosta

2. Suave, que es Bolero
EMILIANO PARDO-TRISTÁN

3. Reminiscencias, p/ Orq. de cámara
ÉLCIO RODRIGUES DE SÁ

Élcio Rodrigues de Sá
Compositor y Director Musical
www.freewebs.com/elciosa
http://es.groups.yahoo.com/group/grupopentagrama


********************************************
********************************************


17. SCHOLARSHIPS: New Zealand International Doctoral Research Scholarships
(DEADLINE: 15/Jul/2008 - Nova Zelandia)


********************************************


De:
http://www.newzealandeducated.com/int/en/institutions_courses/scholarships/incoming/international_doctoral_research_scholarships


New Zealand International Doctoral Research Scholarships - Incoming
Scholarships for International Students


Descrição

New Zealand institutions provide the opportunity to study under
internationally recognised academics and researchers in a wide range of
disciplines. Qualifications attained from a New Zealand university rank with
the best internationally.

Funded by the New Zealand Government and administered by Education New
Zealand, the New Zealand International Doctoral Research Scholarships,
NZIDRS, are a significant educational opportunity. The New Zealand education
system provides students with the knowledge and skills to achieve results
equal to the world's best.

For more information or clarification about this scholarship please visit
the webpage of scholarships. http://www.newzealandeducated.com/scholarships/

For general information about New Zealand, please click here (also available
in Portuguese).
http://www.newzealandeducated.com/index.cfm?layout=generalInfo&languageID=7


Data Limite -

Applications must be received by Education New Zealand no later than 15 July
each year. In years where the 15th falls upon a weekend, applications will
be accepted until 5pm the Monday immediately following the 15th.


Elegibilidade -

Applications will be considered from international doctoral students who
meet the criteria listed below, including those who have already applied for
entry to a New Zealand university. A limited number of scholarships are
available to students already enrolled at a New Zealand university.


Valor Financiado -

Entitlements under the New Zealand International Doctoral Research
Scholarships are as follows:

1. Full tuition fees for three (3) years of full-time doctoral study;
2. NZ$18,000 per annum living allowance (NZ$1500 per month);
3. Up to NZ$600 per annum health insurance allowance;
4. NZ$2000 (across 3 year tenure) travel allowance. This is intended to be
used for conference attendance and field research;
5. NZ$800 (across 3 year tenure) book and thesis allowance;
6. NZ$500 One-off establishment allowance. Only to be paid to those students
who are travelling to NZ specifically to take up the NZIDRS. No student
already located in NZ is eligible to receive this amount.


Requisitos -

To be eligible for a scholarship students must:

1. Be international students. Click here to check whether your country is
included this year (Brazilian students are eligible).
http://www.newzealandeducated.com/scholarships/homepage.html
2. Hold an 'A' average or equivalent in their studies to date;
3. Meet the requirements for entry into a research based doctoral degree
programme at a New Zealand university. Please note, this will include proof
of English Language proficiency;
4. Provide either: An Educational Credential Evaluation (ECE) Certificate or
a NARIC Certificate. See 'Guidelines for Applicants' for further information
including contact details and exceptions;
5. Provide evidence that they have contacted the relevant department in
their chosen institution and discussed their proposed research, research
interests and the availability of supervision;
6. Hold one of the following English language test scores, achieved no
longer than two (2) years prior to the time of application:
a) An IELTS Academic Test with an overall score of at least 6.5 with no band
less than 6; or
b) A TOEFL test score of at least 575, including a score of 4.5 in the Test
of Written English; or
c) A score of 233 in the Computer based TOEFL, including an Essay Writing
score of 4.5; or
d) Cambridge Certificate in Advanced English (CAE) Grade B; Cambridge
Certificate of Proficiency in English (CPE) Grade C

Prospective candidates are advised to start corresponding with academics in
the relevant departments of New Zealand universities regarding the
availability of appropriate supervision well in advance of submitting their
application papers. Evidence that supervision is available is required as a
part of the NZIDRS application process.

Please see the NZIDRS Terms & Conditions for further information.


Critérios de Seleção -

Selection Process: A selection committee of senior academics, appointed by
Education New Zealand, will consider applications. Applications will be
evaluated according to the following criteria:

1. The applicant has a record of sustained academic excellence, particularly
in the chosen field of study, as supported by transcripts and letter of
reference.
2. The applicant has a well-defined research programme or research
interests, and wishes to study at a New Zealand university with the
expertise and resources to support that research.
3. The applicant meets all eligibility requirements. Applicants will be
notified in writing of the outcome of the selection process.


Restrições -

Additional funds are not available to support accompanying dependants.


Forma de Solicitação -

How to Apply

1. Download the application form.
2. Complete the application form in English. Sign and date the form.
3. Attach the supporting documents as stipulated on the application form.
4. Send six copies of your application form and six copies of all supporting
documents to:

Postal Address:
Scholarships Manager Education New Zealand Trust
PO Box 10-500, Wellington, New Zealand 6143
Fax: +64 4 471 2828 Ph: +64 4 472 0788

Courier Address:
Scholarships Manager Education New Zealand Trust
6th Floor 138 The Terrace, Wellington 6011, New Zealand

Click at the following link to download the NZIDRS Terms and conditions, and
Frequently Asked Questions.


Contatos -

Should you have any questions regarding the New Zealand International
Doctoral Research Scholarships, please contact the Education New Zealand
Scholarships Manager at scholarships em educationnz.org.nz.
Home Page - New Zealand International Doctoral Research Scholarships
Fonte - As informações descritas acima foram obtidas na home page da
Financiadora.
Última Revisão - 17/10/2007

Financiadora
Nome - Education New Zealand - ENZ
Endereço - Level 6, 138 The Terrace
Complemento - PO Box 10-500
Cidade - Wellington
País - Nova Zelândia
Telefone - +64(4) 472 0788
Fax - +64(4) 471 2828
E-mail - enquiry em educationnz.org.nz
Home Page - http://www.educationnz.org.nz/


********************************************
********************************************


18. NEWS: Grupo Encuentros Tournees in February 2009 (Out/2007 - Argentina)


********************************************


30th anniversary of the GRUPO ENCUENTROS
GRUPO ENCUENTROS TOURNEES IN FEBRUARY 2009

In 2008-2009 the Grupo Encuentros formed by Mezzo(Marta Blanco) ,violin
(Sergio Polizzi), violoncelo (Carlos Nozzi),flute (Fabio Mazzitelli),
clarinet (Eduardo Ihidoype) , piano (Claudio Espector ) under the conducting
of Alicia Terzian will celebrate its 30th anniversary of INTERNATIONAL
TOURNEES throughout the 5 continents performing in the most important
Festivals, Radio and Television of all Europe (Eastern and Western), Russia,
Armenia, SE Asia, South Africa, USA, Canada and all Latin America as one of
the most professional and successful chamber music ensembles in Latin
America.

To celebrate this 30th anniversary the GRUPO ENCUENTROS is planning a new
tournee in February 2009 in Europe with different programmes. Those who may
like to schedule the Grupo Encuentros in their countries, can get in touch
with us to: eimc em aliciaterzian.com.ar

The Grupo Encuentros has been invited for April 2009 to give a Seminar
devoted to the Latin American and Argentine contemporary music at the
University of Costa Rica in the specialties of violin, piano, singing,
flute, clarinet, history and conducting, closing the activities with a
concert.

For more information: www.aliciaterzian.com.ar
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071026/0837bd9f/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l