[FWD cdmc] - 46/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Nov 30 19:18:18 BRST 2007


*FWD cdmc  - 46   30/11/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        CHAMADA DE PROJETOS: Programa Desenvolvimento e Cidadania da
Petrobras (LIMITE: 11/Jan/2008 - Rio de Janeiro,
RJ)<#116926bed8a81a87__Toc184188955>

2 -        CHAMADA DE TRABALHOS: SIMCAM4 - 4o. Simpósio de Cognição e Artes
Musicais (LIMITE: 15/Jan/2008 - São Paulo, SP)<#116926bed8a81a87__Toc184188956>

3 -        CONCERTO: Concertos Música de POA. Obras de Bruno Alcalde, Bruno
Angelo, Felipe Faraco, Fernando Mattos, Rafael Oliveira, Rodrigo Avellar,
Samuel Peruzzolo (06/Dez, 19:30hs - Porto Alegre, RS,
BRASIL)<#116926bed8a81a87__Toc184188957>

4 -        EDITAL DE SELEÇÃO - 21ª Edição do Festival de Inverno de São João
del-Rey (LIMITE: 15/Jan/2008 - São João del-Rey, MG,
Brasil)<#116926bed8a81a87__Toc184188958>

5 -        EVENTO: Colóquio Espaços da Arte Contemporânea (03-05/Dez -
UNICAMP, Campinas, SP) <#116926bed8a81a87__Toc184188959>

6 -        EVENTO: Ciclo de Debates - A Saga da Música de Concerto no Brasil
de Hoje e na América Latina (06-09/Dez - Brasília, DF e 11-15/Dez - Recife,
PE, BRASIL) <#116926bed8a81a87__Toc184188960>

7 -        EXPOSIÇÃO: URBEZOOM, Alexandre Fenerich, Giuliano Obici, Luciana
Ohira e Sérgio Bonilha (28/Nov-02/Dez - SESC Pompéia, São Paulo,
SP)<#116926bed8a81a87__Toc184188961>

8 -        MOSTRA: Trilhas Musicais e Sonoras para o filme "Um Homem com uma
Câmera", Dziga Vertov (05-07/Dez - Espaço Cultural Casa do Lago, Campinas,
SP) <#116926bed8a81a87__Toc184188962>

9 -        RECITAL: Aldo Barbieri (flauta) e Achille Picchi (piano). Obras
de Camargo Guarnieri, Pattapio Silva, Osvaldo Lacerda (04/Dez, 20:00hs -
MASP, São Paulo, SP) <#116926bed8a81a87__Toc184188963>

10 -      RESULTADO FINAL: 6o. Concurso de Piano "Cora Pavan Capparelli"
(Nov/2007 - Uberlândia, MG, BRASIL) <#116926bed8a81a87__Toc184188964>

11 -      CALL FOR PAPERS: 8th International Music Theory Conference
(DEADLINE: 02/Mar/2008 - Vilnius, LITUANIA)<#116926bed8a81a87__Toc184188965>

12 -      COMPETITON: 15th International Violin Competition (DEADLINE:
31/Mai/2008 - Napoles, ITALIA) <#116926bed8a81a87__Toc184188966>

13 -      CONCERTOS: Orquestra de Câmara do CSVP Orquestra, Reg. Israel
Menezes. Obras de João de Deus Castro Lobo, João Feliciano Souza, Manoel
Dias de Oliveira (02, 03 e 07/dez - Rio de Janeiro e Niterói, RJ,
BRASIL)<#116926bed8a81a87__Toc184188967>

14 -      CURSO DE VERANO: Instrumentos Autoctonos de America Latina y
Creacion Musical (21/Jan-01/Fev - San Martín de los Andes,
ARGENTINA)<#116926bed8a81a87__Toc184188968>

15 -      EVENTO: Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007 (28/Nov-01/Dez -
Valparaiso, CHILE) <#116926bed8a81a87__Toc184188969>

16 -      ONLINE JOURNAL: The Art Section (Nov/2007 - ESTADOS
UNIDOS)<#116926bed8a81a87__Toc184188970>


********************************************
********************************************


1. CHAMADA DE PROJETOS: Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras
(LIMITE: 11/Jan/2008 - Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De:
http://www2.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimento_cidadania/index.asp


PETROBRAS

A melhoria da qualidade de vida no Brasil depende de todos nós. E você, que
busca soluções e tem idéias para ajudar a sociedade brasileira, tem agora a
oportunidade de tornar o seu projeto um verdadeiro sucesso.

Já estão abertas as inscrições para a Seleção Pública de Projetos 2007 do
Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras. Aproveite.

Esse ano, o projeto destinará 27 milhões de reais para iniciativas focadas
em geração de renda, oportunidades de trabalho, educação para a qualidade
profissional ou garantia dos direitos da criança e do adolescente.

As inscrições estarão abertas a partir de 21 de novembro e o limite máximo
de solicitação de recursos é de R$ 690.000,00 por projeto ao ano. Para mais
informações, acesse www.petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania.

Inscreva já o seu projeto. Ele pode mudar a cara do Brasil.

Petrobras


********************************************
********************************************


2. CHAMADA DE TRABALHOS: SIMCAM4 - 4o. Simpósio de Cognição e Artes Musicais
(LIMITE: 15/Jan/2008 - São Paulo, SP)


********************************************


De: rogeriobudasz em yahoo.com


2ª Chamada de Trabalhos: SIMCAM4
IV SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS

28, 29 E 30 DE MAIO DE 2008

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA (DL, FFLCH)
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária - São Paulo/SP
CEP 05508-900

Coordenação Geral: Beatriz Raposo de Medeiros (Lingüística, USP)
Coordenadores: Ronald Ranvaud & J. Zula de Oliveira (Inst. Biomédicas, USP)
Secretaria Geral do evento: Ben-Hur Euzébio (FFLCH-USP)

O Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo (USP) e a
recém-criada Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) (
www.abcm.ufpr.br) têm o prazer de convidá-lo para o SIMCAM4 (Simpósio de
Cognição de Artes Musicais), a ser realizado na cidade de São Paulo, nos
dias 28, 29 e 30 de maio de 2008. O tema central do Simpósio será:

COGNIÇÃO MUSICAL: ASPECTOS MULTIDISCIPLINARES

O SIMCAM4 será um fórum multidisciplinar dedicado à discussão científica de
questões relevantes aos processos e mecanismos cognitivos da percepção e
produção das artes musicais.

Haverá um palestrante internacional, o Prof. Dr. William Ford Thompson, da
Universidade de Toronto, Canadá, presidente da Sociedade Americana de
Cognição Musical (SMPC). Haverá também convidados brasileiros para compor
mesas redondas.

Durante o Simpósio serão debatidos os seguintes temas:
1.A mente e a percepção musical
2.A mente e a produção musical
3.Artes Musicais, lingüística, semiótica e cognição
4.Tecnologia, artes musicais e mente
5.O desenvolvimento paralelo da mente humana e das artes musicais


ENVIO DE TRABALHOS

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:
1.Sessões orais temáticas
2.Sessões de pôsteres
3.Sessões de demonstração
A data limite para envio de trabalhos é 15 de janeiro de 2008, valendo a
data de postagem. Os trabalhos deverão ser enviados para Beatriz Raposo de
Medeiros (biarm em usp.br).


Normas Técnicas

Os trabalhos enviados ao SIMCAM4 deverão ser submetido em formato
eletrônico, e deverão incluir: título, resumo de no máximo 500 palavras, 3
palavras-chave. O texto principal não deverá superar 06 (seis) páginas A4,
em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, incluindo bibliografia
segundo as normas ABNT. Informação que possa identificar o(s) autor(es)
deverão ser eliminadas do texto para garantir o anonimato no processo de
apreciação dos trabalhos.

O texto principal deverá constar dos seguintes itens:
1.Fundamentação teórica
2.Objetivos
3.Método
4.Resultados
5.Conclusões
6.Sub-áreas de conhecimento.


Beatriz Ilari


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Concertos Música de POA. Obras de Bruno Alcalde, Bruno Angelo,
Felipe Faraco, Fernando Mattos, Rafael Oliveira, Rodrigo Avellar, Samuel
Peruzzolo (06/Dez, 19:30hs - Porto Alegre, RS, BRASIL)


********************************************


De: mailto:roavellarm em gmail.com


CONCERTOS MÚSICA DE POA

A música de hoje feita pelos músicos daqui


Neste final de ano ocorrerão dois concertos de música contemporânea
organizados pelos compositores Abel Roland e Bruno Angelo, estudantes de
composição do IA-UFRGS.


MÚSICA DE POA II


Data: 06/12 - Quinta-Feira

Horário: 19:30

Local: Sala Luis Cosme (4° Andar da Casa de Cultura Mário Quintana)



COMPOSITORES:

Bruno Alcalde
Bruno Angelo
Felipe Faraco
Fernando Mattos
Rafael Oliveira
Rodrigo Avellar
Samuel Peruzzolo


INTÉRPRETES:

Alexandre Rocha - Piano
Bruno Alcalde - Guitarra
Cibele Pereira - Flauta
Daniel Benitz - Piano
Deisi Coccaro - Canto
Felipe Faraco - Baixo Elétrico
Fernando Kruger - Violão
Jessé Martins - Piano
Pablo Lanzoni - Regência
Samuel Peruzzolo - Vibrafone e Marimba
Sólon Manica - Flauta Transversa


********************************************
********************************************


4. EDITAL DE SELEÇÃO - 21ª Edição do Festival de Inverno de São João del-Rey
(LIMITE: 15/Jan/2008 - São João del-Rey, MG, Brasil)


********************************************


De: palombini em terra.com.br


Edital de seleção de propostas de Oficinas, Palestras, Lançamentos de
Livros, Mostras de Vídeo/Cinema e Exposições de Artes Plásticas para a 21ª
edição do Festival de Inverno de São João Del-Rey


Descrição -

A vigésima primeira edição do Inverno Cultural da Universidade Federal de
são João del Rey (UFSJ) acontecerá no período de 12 a 26 de julho de 2008. A
organização do evento convida os interessados a enviar propostas para
seleção das Oficinas, Palestras, Lançamentos de Livros, Mostras de
Vídeo/Cinema e Exposições de Artes Plásticas realizados durante o evento.

O Inverno Cultural é um programa de extensão que a Universidade realiza, sem
interrupções, desde 1988, por meio de oficinas, exposições, shows e
seminários nas mais variadas linguagens da cultura e da arte.

Os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias:

1. Oficinas - (de artes cênicas, de artes plásticas, de artes visuais, de
arte-educação, de literatura e cultura, de música e de projetos especiais,
como patrimônio cultural, ecologia, artesanato, etc).
2. Palestras
3. Lançamentos de livros
4. Mostras de vídeo/cinema
5. Exposições
Data Limite -

As propostas devm ser enviadas até o dia 15 de janeiro de 2008.


Elegibilidade -

Podem inscrever propostas quaisquer profissionais, pessoas físicas ou
jurídicas devidamente constituídas, nacionais ou estrangeiras (desde que
regularmente residentes e domiciliadas no Brasil ou que no país exerçam suas
atividades com regularidade), individualmente ou em grupo, independentemente
do número de integrantes.


Valor Financiado -

A Organização do Inverno Cultural pagará remuneração aos proponentes das
atividades de oficinas e palestras, não o fazendo com relação às
atividadesde lançamentos de livros, mostras de vídeo/cinema e exposições de
artes plásticas. A remuneração pelas atividades exercidas será paga mediante
Recibo de Pagamento a Autônomo ou Nota Fiscal.

Com relação às atividades de oficinas, o pagamento será realizado sobre a
carga horária total oferecida, sendo de R$40,00 o valor da hora-aula para
oficinas ministradas por um professor e R$70,00 para oficinas ministradas
por mais de um professor. Nesse último caso, o valor da hora-aula será
repartido entre os professores.

Com relação às atividades de palestras, o valor da remuneração será ajustado
caso a caso entre a Organização do Inverno Cultural e os palestrantes.

A Organização do Inverno Cultural fornecerá hospedagem e alimentação para os
proponentes e participantes das atividades de oficinas e palestras, caso
eles comprovadamente não residam na cidade de São João del-Rei ou em cidades
vizinhas, não o fazendo com relação às atividades de lançamentos de livros,
mostras de vídeo/cinema e exposições de artes plásticas. Serão fornecidos
dois vales- alimentação diários (referentes ao almoço e jantar), no valor de
R$ 10,00 cada.

Serão ainda fornecidos pela organização do Inverno Cultural: Um coquetel
para as atividades de lançamento de livros e exposições de artes plásticas;
Uma pessoa responsável pela comercialização de exemplares nas atividades de
lançamento de livros; sendo que os rendimentos das vendas serão revertidos
integralmente ao proponente. A montagem do espaço, equipamentos necessários
de iluminação, segurança, materiais de divulgação e transporte das peças
Para as atividades de exposições de artes plásticas.
Requisitos -

Para a atividade de lançamento de livros, o proponente deverá doar no mínimo
vinte exemplares da obra a ser lançada para a Pró-Reitoria de Extensão e
Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Federal de São João del-Rei,
devendo enviá-los por correio até o dia 04 de julho de 2008.


Restrições -

Após selecionados, os proponentes não poderão cancelar as atividades, a não
ser por justa causa, devidamente comprovada.
Forma de Solicitação -

Os interessados devem enviar para a organização do Inverno Cultural as
informações e documentos especificados no Capítulo V (Documentação, Dados e
Materiais Obrigatórios) e nos Anexos do Edital.

Para cada inscrição (em qualquer das categorias) deverão ser entregues um
envelope lacrado, contendo o formulário-proposta de inscrição padrão para


Contatos -

Para maiores esclarecimentos os interessados deverão entrar em contato com o
Setor de Projetos Artísticos e Culturais ou na Secretaria da Pró-Reitoria de
Extensão e Assuntos Comunitários, pelo telefone (32) 3379 2501 ou 3379 2503,
ou por e-mail.
Home Page - http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/
Fonte - As informações descritas acima foram obtidas na home page da
Financiadora.
Última Revisão - 13/11/2007

Financiadora
Nome - Universidade Federal de São João Del-Rey
Endereço - Campus Santo Antônio
Complemento - Praça Frei Orlando 170
Cidade - São João Del-Rey
Código - 36.307-352
Estado - Minas Gerais
País - Brasil
Telefone - (32) 3379 2341
Fax - (32) 3379 2525
E-mail - reitoria em ufsj.edu.br
Home Page - http://www.ufsj.edu.br/


********************************************
********************************************


5. EVENTO: Colóquio Espaços da Arte Contemporânea (03-05/Dez - UNICAMP,
Campinas, SP)


********************************************


De: ceprod em iar.unicamp.br


COLÓQUIO ESPAÇOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Dias 3, 4 e 5 de dezembro

A partir das 9h00

Auditório do IA

O instituto de Artes da Unicamp promove mais um Colóquio para discutir os
rumos da Arte Contemporânea. Trata-se do terceiro evento organizado pelo
grupo de pesquisa Vanguarda e modernidade nas artes brasileiras no Brasil e
no exterior.

Esse novo encontro, foi organizado pela atual vice diretora do Instituto de
Artes - prof. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto, dedicada ao estudo da
História da Arte Moderna e Contemporânea; pela artista plástica prof. Dra.
Sylvia Furegatti e teve também importante colaboração da pesquisadora Ms.
Renata Zago, que trabalha no Arquivo da Fundação Bienal de SP. O Colóquio
tem como seu objetivo maior analisar as variadas formas de inserção, difusão
e discussão da arte em nossa contemporaneidade, tanto na esfera pública e/ou
institucional, quanto nos chamados espaços virtuais. Atualmente, o local da
arte está muito distante se constituir apenas de galerias, museus e espaços
expositivos tradicionais. Como se dá, por exemplo, a inserção da arte no
espaço urbano atual e como sua lógica formal se completa na relação com a
cidade?

Em paralelo às apresentações do auditório, dois projetos artísticos serão
desenvolvidos: uma performance do grupo O Olho Caligari e uma intervenção
artística de Mônica Nador.

Inscrições: gratuitas. Até 30 de novembro de 2007 mediante a inscrição
prévia pelo site do Colóquio. http://www.iar.unicamp.br/dap/coloquio2

Contato/informações:19. 3521-6573/email: ceprod em iar.unicamp.br

Programação

Dia 03/12

9:30h
Abertura do seminário

9:30h
Palestra: Profa. Dra. Maria Angélica Melendi - EBA/UFMG
Sobre as ruínas do futuro.

Intervalo para almoço

14.00h.
Mesa-redonda: ARTE E MEIO URBANO

Profa. Dra. Vera Pallamin - FAU/USP
Dentro, fora e deslocamentos - a ação artística nos espaços comuns da
cidade.

Prof. Dr. Paulo Knauss - UFF. Escultura pública em perspectiva
contemporânea.
Mônica Nador - Artista Plástica.  Projeto JAMAC


Dia 04/12

9.30h
Mesa-redonda: ESPAÇOS INSTITUCIONAIS

Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço - FAU/USP
Cronos e os museus.

Profa. Dra. Dária Jaremtchuk - EACH/USP
Espaços: Arte experimental e museus

Prof. Dr. Mário Ramiro - ECA/USP
O artista enquanto agente cultural

Intervalo para almoço

14.00h
Mesa-redonda: ESPAÇOS VIRTUAIS
Patrícia Canetti - Artista Multimídia
Sobre o Canal Contemporâneo

Prof. Dr. Martin Grossman - ECA/USP
Forum permanente: museus de arte entre o público e o privado -

Profa. Dra. Giselle Beiguelman - PUC/SP
Intervenções artísticas em espaços virtuais.

Dia 05/12

9.30h
Mesa-redonda: ESTUDOS, DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES

Profa. Dra. Glória Ferreira - EBA/UFRJ
O espaço discursivo da reprodução da obra de arte.

Prof. Dr. Stéphane Huchet - UFMG
O arquipélago documental.

Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva - IEL/UNICAMP
Narrar o trauma. Escrituras híbridas da memória do século XX.

Intervalo para almoço

14.00h
Mesa-redonda: ESTRATÉGIAS DE CIRCULAÇÃO

Prof. Ms. Jorge Menna Barreto - Artista Plástico
O derretimento do site-specific .

Profa. Dra. Geórgia Kyriakakis - FAAP
Na calada da noite

Profa. Dra. Mabe Bethônico - EBA/UFMG Museumuseu


18.00h
Performance com "OLHOCALIGARI" - grupo formado por Marcel Rocha, Marco
Sacarassati, Giuliano Tosin, Denis Koish e Julio Oliveira.


********************************************
********************************************


6. EVENTO: Ciclo de Debates - A Saga da Música de Concerto no Brasil de Hoje
e na América Latina (06-09/Dez - Brasília, DF e 11-15/Dez - Recife, PE,
BRASIL)


********************************************


De: coordfib2007 em gmail.com


Grupo de Produção Cultural IdA/UnB

Convida:

A saga da música de concerto no Brasil de hoje e na América Latina

Brasilia 06-09/Dez
Recife 11-15/Dez

É com muita honra que gostaria de convidá-los para participar deste
importante debate sobre o futuro da Música de Concerto e as políticas para
preservação, fomento, distribuição e democratização do acesso a nossos
produtos culturais.


Inscrições: www.virtuosi.com.br/culturaepensamento

ou gpcunb em gmail.com

ATT
Beatriz Salles
Diretora do Grupo de Produção Cultural do IdA
Chefe do Departamento de Música da UnB


********************************************
********************************************


7. EXPOSIÇÃO: URBEZOOM, Alexandre Fenerich, Giuliano Obici, Luciana Ohira e
Sérgio Bonilha (28/Nov-02/Dez - SESC Pompéia, São Paulo, SP)


********************************************


De: Alexandre Fenerich [mailto:alexfenerich em terra.com.br]

de 28  de novembro a 2 de dezembro estará exposto no hall do teatro do Sesc
Pompéia a instalação URBEZOOM, trabalho que integra a Mostra SESC de Artes -
Circulações.

URBEZOOM é resultado de 10 dias de um processo colaborativo no qual
proponentes e participantes registraram em áudio e vídeo uma série de
percursos simultâneos até o espaço da instalação.

os registros são projetados de modo a permitir com que se escute os quatro
percursos ao mesmo tempo e cada um individualmente, dissociando imagem e som
em uma instalção com 5 falantes e 4 micro telas.


concepção e realização:
Alexandre Fenerich e Giuliano Obici + Luciana Ohira e Sérgio Bonilha

participação:
Alexandre Magnus e Leonora Fink


28 de novembro a 2 de dezembro
hall do teatro do Sesc Pompéia


********************************************
********************************************


8. MOSTRA: Trilhas Musicais e Sonoras para o filme "Um Homem com uma
Câmera", Dziga Vertov (05-07/Dez - Espaço Cultural Casa do Lago, Campinas,
SP)


********************************************


De: ja.mannis em uol.com.br


Mostra de Trabalhos de Composição Musical 2007

Trilhas musicais e sonoras para o filme

UM HOMEM COM UMA CAMERA

de DZIGA VERTOV

05, 06 e 07 de dezembro de 2007 - 18:00 e 19:00hs

Espaço Cultural Casa do Lago - UNICAMP

Esta é uma produção acadêmica do Departamento de Música do Instituto de
Artes da Unicamp. Não são produtos comerciais, mas resultados de estudo de
filmes para concepção e realização de trilha musical e sonora desenvolvidos
no âmbito das disciplinas de Composição Musical MU871 e MU071 durante o
segundo semestre de 2007. As três melhores trilhas realizadas pelos alunos
em aula foram selecionadas por uma comissão de professores e artistas
participantes do projeto e estão sendo apresentadas no evento, bem como a
versão original do filme. Uma outra versão, resgatando a performance musical
durante a projeção de filmes, está igualmente sendo apresentada, com a
participação do Grupo experimental OlhoCaligari formado por alunos de
graduação e pós-graduação em música na Unicamp.

Vertov se expressa neste filme através de seu discurso artístico baseado no
tratamento de imagens como objetos elementares. O sentido nasce da montagem.
A arte da edição. Isso é muito próximo ao tratamento que em música se dá aos
objetos sonoros na concepção de Pierre Schaeffer, uma música que nasce dos
próprios sons que a constituem.

Aos alunos de composição da Unicamp foi dada a tarefa de conceber seqüências
musicais escritas para um trio de sopros do NIDIC/Unicamp (flauta, oboé e
fagote), acrescidos de piano e percussão. Além disso sessões de improvisação
com corpos sonoros foram realizadas gerando material de base para as trilhas
acompanhadas e realizadas sob minha orientação.

A mixagem foi realizada em Surround 5.1 que consiste no novo padrão da TV
Digital brasileira iniciando suas transmissões em novo formato neste mês de
dezembro.

Agradeço especialmente ao Prof. Dr. Fernão Pessoa Ramos (DeCine/Ia/Unicamp)
pela colaboração, à Profa. Maria José Carrasqueira (piano), Prof. João
Dalgalarrondo (percussão), Grupo OlhoCaligari (Denis Koishi, Marco
Scarassatti, Marcel Rocha), Prof. Dr. Silvio Ferraz (NIDIC/COCEN), Francisco
José Amstalden (fagote), João Carlos Goehring (oboé), João Batista de Lira
(flauta), Prof.Dr. Jonatas Manzolli (NICS/COCEN), José Avelino Bezerra (Casa
do Lago) pela valiosa contribuição e participação ativa no projeto, sem os
quais não teria sido possível realizá-lo.


********************************************
********************************************


9. RECITAL: Aldo Barbieri (flauta) e Achille Picchi (piano). Obras de
Camargo Guarnieri, Pattapio Silva, Osvaldo Lacerda (04/Dez, 20:00hs - MASP,
São Paulo, SP)


********************************************


De: 314159 em uol.com.br


Recital de flauta e piano por Aldo Barbieri e Achille Picchi

Homenagem a Camargo Guarnieri (centenário do nascimento), Pattapio Silva
(centenário do falecimento) e Osvaldo Lacerda (80º aniversário).

Grande Auditório do MASP, 04 de dezembro de 2007, 20:00 horas.

Este recital presta uma justa homenagem a três importantes compositores
brasileiros: M. Camargo Guarnieri (1907-1993), Osvaldo Lacerda (1927) e
Pattapio Silva (1881-1907), na forma de um recital de flauta e piano no
Grande Auditório do MASP. Mas não se trata apenas de um recital com obras
dos compositores. Mais que isso, busca-se o enfoque na integração dos
compositores com seu ambiente.

Assim, os artistas dão ênfase à produção de Guarnieri, não só como
compositor, mas também como o iniciador da mais importante escola de
composição genuinamente brasileira. Para tanto, além de suas obras, o
programa inclui obras de seus alunos de composição - entre os quais o
próprio pianista, Achille Picchi. Outro aluno homenageado é Osvaldo Lacerda,
discípulo mais destacado de Guarnieri.

Por outro lado, traz duas obras de Pattapio, cuja produção hoje se considera
situada entre o erudito e o popular. Esta mistura, ousada pela disparidade
estilística, tem como eixo o ano de 1907 - falecimento de Pattápio e
nascimento de Guarnieri - que pode ser visto como uma fronteira estilística
entre duas abordagens estéticas diferentes.


Aldo Barbieri (Flauta)

Flautista, regente, musicólogo e semioticista, iniciou seus estudos de
flauta com João Dias Carrasqueira, prosseguindo-os no Brasil com Wladimir
Lattuada e Grace Henderson e na Itália com Dante Milozzi. Também no
Brasil  estudou
regência coral com Marcos Julio Sergl. Diplomou-se em Regência em 1987 pela
UNICAMP, onde estudou com Henrique Gregori, Achille Picchi, Niza de Castro
Tank e Almeida Prado. Residiu na Itália entre 1991 e 1997, tendo-se
diplomado em flauta pelo Conservatório de Pesaro. Desenvolve intensa
atividade como solista e regente. Atuou sob a direção de Eleazar de
Carvalho, Igor Sarmientos, Giovanni Momo, Ricardo Tacuchian, Benito Juarez e
Camargo Guarnieri, à frente de orquestras como a Orquestra Sinfônica do
Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra
de Concertos de São Paulo (OCSP), Orquestra Sinfônica de Campinas (OSMC),
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), New World Young Orchestra
(Brasil), Orquestra Sinfônica de Burgas (Bulgária) e Orchestra Regionale
della Puglia (Itália) e com solistas como Ivan Mancinelli (marimba) e Dante
Milozzi (flauta). Foi flautista da OCSP, da BSESP, da Orquestra Jovem da LBV
(Brasil) e da Orchestra D. Alaleona  (Itália); é flautista do Projeto
Memoria da Ópera Brasileira. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP
e membro da Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música (RISM).


Achille Picchi (Piano)

Estudou com José Antonio Bezzan (piano), Camargo Guarnieri (composição) e
Henrique Gregori (regência). É pianista de carreira nacional e
internacional, como solista e camerista.

Iniciou sua atividade profissional de solista e camerista em 1972 e até hoje
já realizou aproximadamente 600 concertos e recitais, no Brasil e países
europeus, tendo treze discos gravados como pianista e nove com suas
composições. Seu repertório abrange toda a mais importante literatura
tradicional do instrumento, além de um grande número de obras de autores
nacionais, em cuja literatura se especializou, realizando bom número de
primeiras audições, tanto no Brasil como no exterior. Destacam-se as
apresentações de suas obras vocais de câmera em Portugal, de câmera
instrumental na França e na Alemanha, de obras solo para piano nos EUA e no
Brasil. Recentemente teve canções para voz e grupo de câmera gravadas no
Brasil.

Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica de Brasília e regente titular
da Orquestra Jovem de Brasília (1989-90) e regente assistente do Coral
Lírico de Teatro Municipal de São Paulo. Exerce a regência como convidado,
especialmente para ópera.

Foi professor de várias instituições superiores, incluindo a Universidade de
Campinas, onde criou a cadeira de História da Música Brasileira no curso de
graduação.

É compositor, com extenso catálogo de obras para todas as formações. Várias
de suas obras foram estreadas no Brasil e no exterior, e são executadas com
freqüência, tendo sempre êxito de público e crítica. É detentor de diversos
prêmios nacionais e internacionais.

É musicólogo, com artigos publicados em várias revistas especializadas e
jornais e foi diretor adjunto da Sociedade Brasileira de Musicologia, São
Paulo. Em 1996 defendeu seu Mestrado na Universidade de São Paulo (USP):
Mário Metaprofessor de Andrade, tema ligado à musicologia nacional, sob
orientação do Prof. DR. Celso Favaretto. Atualmente é professor de
composição e análise na UNESP (Universidade Estadual de São Paulo).

Em 1993 ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)
como melhor recitalista do ano. Em 1997 recebeu o Prêmio Carlos Gomes como
melhor recitalista. Em Belo Horizonte ganhou o prêmio de melhor regente de
ópera de 1995, com amontagem realização de "Pedro Malazarte", de Camargo
Guarnieri.


********************************************
********************************************


10. RESULTADO FINAL: 6o. Concurso de Piano "Cora Pavan Capparelli" (Nov/2007
- Uberlândia, MG, BRASIL)


********************************************


De: casnett em triang.com.br


6º Concurso de Piano
Cora Pavan Capparelli
(Edição Nacional)

Estamos divulgando o resultado final do
Concurso de Piano. Cliquem em:

http://www.downloadpartituras.triang.net/premiacao.htm

A Comissão Organizadora.


********************************************
********************************************


11. CALL FOR PAPERS: 8th International Music Theory Conference (DEADLINE:
02/Mar/2008 - Vilnius, LITUANIA)


********************************************


Lithuanian Composers' Union, Lithuanian Academy of Music and Theatre

8th International Music Theory Conference

"Principles of Music Composing: Musical Archetypes"

April 23-25, 2008
Vilnius, Lithuania

The purpose of the conference is to give new impulses to the development of
musicological thought, which could serve to compositional practice and
teaching process. The seven preceding conferences took place in Vilnius
(Principles of Music Composing: Theory and Practice 1999; Principles of
Music Composing: Between Ethno and Techno 2001; Principles of Music
Composing: Continuity and Innovation in Contemporary Music 2002; Principles
of Music Composing: Aspects of Historical Spread 2004; Principles of Music
Composing: Creative process 2005; Principles of Music Composing: Phenomenon
of a Cycle 2006; Principles of Music Composing: Musical Text 2007).

Sub themes:
Concept of Archetype. Correlating concepts - archetype, prototype,
tradition, mentality, etc. (semantic differentiation, usage).
Theoretical conceptions, outlooks, sources and the development of a musical
archetype.
Insights into archetypes within the range of musical instruments and the
evolution of theoretical systems.
Ethnomusical archetypes and their assimilation in composing practice of
different epochs.
Archetypes and a national identity of music.
Archetypes in the context of the juncture of Eastern and Western musical
cultures.
Manifestation of archetypes in composing practice of contemporary music
(20th - 21st.c.).

Paper proposals may be submitted electronically or in printed format.
Electronic submissions are preferred. The abstract must not exceed 500
words. The duration of papers will be limited to 20 minutes, leaving 10
minutes for questions and discussions. Please indicate whether your proposal
belongs to one or more of the conference sub themes.

Abstracts together with short CV should be sent to:

Mr. Marius Baranauskas
mbaranaus at yahoo.com

The deadline for proposal submissions is March 2, 2008. The proposals will
be reviewed by members of the organizing committee and all applicants will
be notified of the outcome in the middle of March 2008.

The main language of the conference is English.
The material of the conference - abstracts and papers will be published.


********************************************
********************************************


12. COMPETITON: 15th International Violin Competition (DEADLINE: 31/Mai/2008
- Napoles, ITALIA)


********************************************


De: http://www.fondazionecurci.it/mainrego.php?LANG=en&idc=4


15TH INTERNATIONAL VIOLIN COMPETITION
>From 2008-10-30  to  2008-11-07
Previous page

Competition Rules

RULES FOR ADMISSION

Violinists of any nationality, born after 1/1/1976, may participate in the
competition.
The following are required for enrolment in the competition:
1) competition application form with programme of test pieces drawn up
according to the form arranged by the secretariat (also available on web);
2) birth certificate or passport copy;
3) curriculum vitae;
4) 3 photographs (passport-size);
5) enrolment fee: 100 Euros to be paid charges excluded by and no later than
may 31th 2008 by :
- direct payment
- international postal money order headed to: Fondazione "Alberto Curci" -
via Cesario Console 3, 80132 Napoli - Italia
- bank transfer to be registered to Fondazione Curci - Napoli via Santa
Brigida 68 - Unicredit Banca, Agency of Naples -
Iban:IT/86/R/02800/03400/000010523515 ; swift code: UNCRIT2B600
All the relevant documents and the enrolment fee will be sent to:
Fondazione A.Curci
Segreteria del Concorso di violino
via Cesario Console 3, 80132 Napoli - Italia

BY AND NO LATER THAN MAY 31TH 2008 (date on postmark will be considered).
Any variations to the programme of test pieces will be accepted providing
they are communicated to us by and no later than Agu 31st 2008 (date on
postmark).
Before the performances, each competitor must show a valid personal
identification document to the Secretariat Desk and must partecipate to the
drawing of lots that will establish the order in which candidates will play.
Winners of the first prize in any of the previous "Alberto Curci"
International Violin Competitions are excluded from the competition.
Registration in www.fondazionecurci.it
On line pre-registration is strongly recommended. Go to
www.fondazionecurci.it. A reserved area where users may access by means of
an identity code that the system manager will indicate after successful on
line registration. In the reserved area each user will have his/her
exclusive space to communicate with the competition management staff. For
any information on the competition and the registration, write to:
competition em fondazionecurci.it


PROGRAMME

FIRST ELIMINATION ROUND

1. BACH: 1st and 2nd movement of one of the three Sonatas for solo violin,
or "Chaconne" from the partita in D minor;
2. PAGANINI: two capriccios chosen by the competitor.

SECOND ELIMINATION ROUND
1. Sonata from the 16th - 17th centuries by an Italian composer: Bonporti
(Inventions), Corelli, Tartini, Veracini, Vitali (Chaconne), Vivaldi;
2. Sonata for violin and piano to be chosen by the competitor from among
Beethoven, Brahms, Franck, Schumann;
3. A major composition for solo violin or violin and piano by Bartok, Berio,
Bloch, Curci, Dallapiccola, Hindemith, Petrassi, Prokofiev, Schoenberg,
Sciarrino, Stravinsky, Szimanowsky, Webern, Ysaye;
4. A compulsory piece by an Italian composer which will be sent to the
enrolled competitors at least three months prior to the competition opening
date.

THIRD, FINAL ROUND
BEETHOVEN: Concerto in D major op. 61 for violin and orchestra.


COMPETITION REGULATIONS

The competition will take place in 2008 from from Thursday 30th october to
Friday 7th november 2008. The competitors will be called upon to perform in
each of the three tests according to the order established following the
drawing of lots by the Secretary of the Fondazione "Alberto Curci" on
Thursday 30th october 2008.
The performances in the competition will be public.
No more than 12 competitors will be admitted to the second round. The
overall duration of this round will not exceed 60 minutes.
The third round is organised in two phases:

SEMIFINALS: no more than six semi-finalists will be admitted who shall
perform the 1st tempo and cadenza of the Beethoven Concerto accompanied by
the piano.

FINALS: no more than three finalists will be admitted who shall perform the
whole Concerto by Beethoven accompanied by the orchestra.
All the compositions in the programme must be performed by heart, with the
exception of the Sonata as in section 2 above and the compulsory piece as in
section 4 above of the second elimination round. A pianist will be available
for the competitors who do not have their own accompanists, provided they
make this request in filling in the application form.
The final competitors shall stay in Naples until the end of the event and
the public prize-giving ceremony.


ACCOMMODATION

The "A. Curci" Foundation will reimburse hotel and breakfast expenses to
competitors who reach the second elimination round and the third final
round, for the period of duration of these tests, in a hotel having special
agreement with the Foundation.
In order to be entitled, the competitors shall:
1. indicate so when filling in the application form; the Foundation will
indicate the name of the hotel and the fixed prices;
2. book the hotel room by 30th august 2008; hotels will require name and
credit card number and expiry date and date of arrival to Naples;
3 submit the receipt of the hotel bill released after payment to the
Competition Secretariat in order to obtain the reimbursement by the
Foundation.
Any cancellation shall be made by Sept. 30th 2008. After this date the hotel
will require the payment for two days, in case of cancellation made by Oct
15th 2008, and for 4 days in case of cancellation made afterward.


JURY
The jury will consist of famous Italian and foreign musicians. The choice of
candidates for the second and the final rounds, as well as the final
ranking, will be made by the jury whose verdict may not be appealed against.
During any of the three rounds, the jury may recall any competitor for an
additional test, to be chosen from the compositions presented by the
competitor and mentioned in these regulations. Any competitor who refuses
the jury's verdict regarding his/her ranking, or who does not comply with
their decisions regarding the performance of the concerto, or does not
attend at the prize-giving ceremony, shall be excluded from the competition;
this behaviour will be reported to the Federation Mondial of International
Music Competitions.


PRIZES

1ST PRIZE € 10,000
2ND PRIZE € 3,000
3RD PRIZE € 2,000
Special Prize € 1,500: for the best performance of the compulsory piece.
Critic's award
The prize, created with the support and cooperation of Edizioni Curci of
Milan, will be awarded by a panel of journalists, musical critics or
musicologists, different from the competition jury. The prize is a violin
valued 5000,00 euros, Alessandro Gagliano 1710 model, offered by Bottega
Liutaia Anema e Corde in Naples.


CLOSING CEREMONY
Prizes will be awarded to the finalists during a ceremony where the winner
of the competition will play the Concerto in D major by Beethoven, The other
winners may be asked to perform a composition for solo violin or for violin
and piano chosen by the jury from the competitors' programmes. The winner of
the special prize may be asked to perform the compulsory piece by an Italian
composer as in section 4 of the second elimination round.


********************************************
********************************************


13. CONCERTOS: Orquestra de Câmara do CSVP Orquestra, Reg. Israel Menezes.
Obras de João de Deus Castro Lobo, João Feliciano Souza, Manoel Dias de
Oliveira (02, 03 e 07/dez - Rio de Janeiro e Niterói, RJ, BRASIL)


********************************************


De:: orquestradecamaradocsvp em gmail.com


Nos concertos de Natal que realizaremos, faremos mais uma vez o resgate de
diversas obras inéditas sinfônico - corais do período colonial brasileiro,
Entre os compositores citados, João de Deus Castro Lobo, João Feliciano
Souza e Manoel Dias de Oliveira.

Haverá a participação de 3 corais, 6 solistas e da Orquestra de Câmara do
CSVP de Niterói-RJ,regidos pelo Maestro Israel Menezes (
www.israelmenezes.com )

Os concerto serão :


1) Dia 2 de dezembro de 2007-11h
Catedral Metropolitana do RJ
Av. Chile s/n
Rio de Janeiro-RJ
Entrada franca

2) Concerto dia 3 de dezembro de 2007-19h
Teatro Popular Niemeyer,
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/nº ;
Entrada franca
Centro - Niterói
Tel : 2613 2251

2) Dia 7 de dezembro de 2007-15h
Centro Cultural Justiça Federal
Projeto Música no Museu
Av. Rio Branco, 241
Rio de Janeiro-RJ


Os Programa serão :

G.F.Handel- Abertura de "Berenice"

C.W.Gluck- Dança dos Espíritos Abençoados(de "Orfeu e Eurídice")-(Adaptação
para clarinetas)

Solistas- Cristiano Alves e Vinicius  Carvalho

João de Deus Castro Lobo:(Rersponsórios 1, 2 e 4

João Feliciano Souza - Auctor Beate Saeculi

Manoel Dias de Oliveira- Haec Dies

Daniele Cortat, Soprano ;  Patrícia de Freitas, contralto ;

Michel  Delaviera, Tenor; Anderson Alves, Baixo.

Regência : Maestro Israel Menezes

www.israelmenezes.com


********************************************
********************************************


14. CURSO DE VERANO: Instrumentos Autoctonos de America Latina y Creacion
Musical (21/Jan-01/Fev - San Martín de los Andes, ARGENTINA)


********************************************


De: maestriaencreacionmusical em untref.edu.ar


DIPLOMATURA DE POSGRADO.

CURSO DE VERANO 2008

INSTRUMENTOS AUTOCTONOS DE AMERICA LATINA Y CREACION MUSICAL


La Diplomatura de Posgrado en Instrumentos Autóctonos de América Latina y
Creación Musical surge en el marco de la Maestría en Creación Musical,
Nuevas Tecnologías y Artes Tradicionales de la Universidad Nacional de Tres
de Febrero. Dicha Maestría propone articular los conocimientos acerca de la
relación entre praxis artística, nuevas tecnologías y saber Tradicional en
un espacio de formación de personas que vivan la vocación artística como un
verdadero proceso de transformación interior.

A partir de esta concepción, el curso pretende brindar un espacio de
reflexión y un singular abordaje del proceso de creación no solo desde una
perspectiva intelectual sino procurando la reunión de elementos dispersos
que han generado una ruptura con nuestro acervo cultural. Para tal fin, se
ofrecerán seminarios en diversas áreas (creación musical, praxis
instrumental, luthería y trabajo corporal) mediante los cuales el proceso de
creación puede devenir un camino de conocimiento que amplíe las fronteras
cognitivas al explorar tierras desconocidas de la creación.


La Diplomatura se realizará a lo largo de dos semanas entre el 21 de enero y
el 1 de febrero de 2008 (ver anexo 1), días en los cuales se cursarán cinco
seminarios distribuidos en la siguiente carga horaria:

SEMINARIO       NUMERO DE HORAS
Taller de Lutheria      16 horas
Introducción a la Creación Musical y aplicación de Nuevas Tecnologías   24
horas
Antropología    16 horas
Práctica de improvisación en ensamble instrumental      16 horas
Arquitectura corporal   20 horas

La Diplomatura en Instrumentos Autóctonos y Creación Musical se llevará a
cabo en la Ciudad de San Martín de los Andes, provincia de Neuquén,
Patagonia Argentina en las instalaciones del Centro de Estudios de la
Cooperativa Telefónica de San Martín de los Andes COTESMA.


********************************************
********************************************


15. EVENTO: Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007 (28/Nov-01/Dez -
Valparaiso, CHILE)


********************************************


De: tsonami2007 em gmail.com


ACTIVIDADES ÚLTIMA SEMANA
ENCUENTRO DE ARTE SONORO TSONAMI 2007

Charlas y conciertos

WWW.TSONAMI.CL


Miércoles 28 de noviembre

18.30 hrs. /Instituto Chileno Norteamericano  de Cultura/ Esmeralda 2069,
Valparaíso
Workshop: "Clarinete y Saxofón", dictado por Gino Basso

19.30 hrs. /Instituto Chileno Norteamericano  de Cultura/ Esmeralda 2069,
Valparaíso
Concierto convocatoria Nacional e Internacional: Obras electroacústicas y de
cámara de los compositores Pía Sommer (Chile), Tiago de Mello (Brasil),
Sergio Santi (Argentina), Alamiro Arias (Chile), Gino Basso (Chile),Gilberto
Castillo (Colombia), Fernando Julio Rojas (Chile), Jorge Antunes (Brasil),
Rodolfo Valente (Brasil), Francisco Pereira (Chile)


Jueves 29 de noviembre

19.00 hrs. /Palacio Carrasco /Av. Libertad 250
Charla: "Sonidos y Cultura", dictada por el antropólogo Jaime Hernández


Viernes 30 de Noviembre

19.30 hrs. /Teatro Municipal de Valpaáiso /Pedro Montt con Uruguay

Lanzamiento del disco "Holos": Obras electroacústicas y de cámara de los
Jóvenes compositores de Valparaíso Esteban Agosin, Catherine Bachmann, Julio
Valdés, Ernesto Muñoz, Andrés Rivera, Olga Quiroz, Raúl Peña, Alejandro
Cortés, Francisco Pardo, Guillermo Purcell


Sábado 1 de Diciembre

19.30 hrs. /Palacio Carrasco /Av.   Libertad 250
Lanzamiento Revista Virtual El árbol: www.elarbol.cl

19.45 hrs. /Palacio Carrasco /Av.   Libertad 250
Charla: "Paradigmas Biopolíticos en la Construcción de Música de Arte
Electroacústica", dictada por el compositor y musicólogo Jorge Martinez

Fiesta de Cierre

Imprimir invitaciones en www.tsonami.cl

+ información en: W W W.TSONAMI.CL


********************************************
********************************************


16. ONLINE JOURNAL: The Art Section (Nov/2007 - ESTADOS UNIDOS)


********************************************


THE ART SECTION

An Online Journal of Art and Cultural Commentary

is pleased to announce that our sixth issue (November-December 2007) is
currently available at:


http://www.theartsection.com

In this issue:

Introduction to the Issue, by Deanna Sirlin

A Video Essay on Zaha Hadid's Dune Formations by Daniele Frison

"The Use and Abuse of the Term 'Experimental' in Art and Performance" by Jon
Erickson

"Pictures of an Exhibition" by Giuseppe Gavazza


Deanna Sirlin
Editor-in- Chief
The Art Section



Contact The Art Section if you have any comments.
theartsection em gmail.com
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071130/778703e8/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l