[FWD cdmc] - 45/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Seg Nov 26 16:03:53 BRST 2007


*FWD cdmc  - 45   23/11/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        AUDIÇÃO: Seleção do Schleswig-Holstein Musik Festival 2008
(07/Dez - São Paulo, SP) <#_Toc183610104>

2 -        CONCERTO: "Quatro Estações para o Século XXI". Obras de Vivaldi,
Piazzolla, Edson Zampronha (24/Nov, 20:00hs - Campinas, SP,
BRASIL)<#_Toc183610105>

3 -        CONCERTO: "Concerto comemorativo do Departamento de Música de
Ribeirão Preto da ECA-USP & Convidados" (27/Nov, 21:00hs - Sala São Paulo,
São Paulo, SP) <#_Toc183610106>

4 -        CONCERTOS: Duo Similis (Nov-Dez/2007 - Piracicaba, Sorocaba, Rio
Claro, Jundiaí, SP, BRASIL) <#_Toc183610107>

5 -        CONCURSO: 6o. Concurso de Piano "Cora Pavan Capparelli"
(20-24/Nov - Uberlândia, MG, BRASIL) <#_Toc183610108>

6 -        CONCURSO PARA PROFESSORES: UFPB, Universidade Federal da Paraíba
(LIMITE: 04/Dez - João Pessoa, PB, BRASIL) <#_Toc183610109>

7 -        EVENTO: 1o. Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música,
Informações sobre Hospedagem (14-16/Dez - Goiânia, GO, BRASIL)<#_Toc183610110>

8 -        FESTIVAL: "Proffusão: Uma Semana de Celebração à Música"
(20-26/Nov - São Leopoldo, RS, BRASIL) <#_Toc183610111>

9 -        LANÇAMENTO DE CD: "Terra dos Homens", Ricardo Tacuchian (Nov/2007
- Rio de Janeiro, RJ) <#_Toc183610112>

10 -      LANÇAMENTO DE DVD: "2a. Bienal de Música Brasileira Contemporânea
de Mato Grosso", Trio Sextante (06/Dez, 19:00hs - Cuiabá, MT,
BRASIL)<#_Toc183610113>

11 -      NOTICIA: Premio ao Compositor Sérgio Vasconcelos (Nov/2007 - São
Paulo, SP) <#_Toc183610114>

12 -      RECITAL: "Cantiones d'amor e tristura", Madrigal "Voz Absurda"
(29/Nov, 20:30hs - Pouso Alegre, MG, BRASIL) <#_Toc183610115>

13 -      ARTIST RESIDENCE: GlogauAIR (DEADLINE: 07/Dez - Berlim,
ALEMANHA)<#_Toc183610116>

14 -      AWARDS: BMI Student Composer Awards (DEADLINE: 15/Fev/2008 - Nova
Iorque, NY, EUA) <#_Toc183610117>

15 -      CALL FOR SUBMISSIONS: "Roots/Routes" ICMC 2008
(01/Dez/2007-25/Jan/2008 - Belfast, REINO UNIDO) <#_Toc183610118>

16 -      COMPETITION: International Guitar Competition "Santoro Academy
Prize" (DEADLINE: 15/Abr/2008 - Campobasso, ITALIA) <#_Toc183610119>

17 -      CONCERTO: Nucleo Musica Nueva de Montevideo. Obras de Juan José
Castro e Jorge Horst (ARGENTINA), Cergio Prudencio (BOLIVIA), Héctor Tosar,
Luis Campodónico, Juan José Iturriberry (URUGUAI). (28/Nov, 20:00hs -
Montevideo, URUGUAI) <#_Toc183610120>

18 -      CONCURSO: Tercer Premio Iberoamericano Rodolfo Halffter de
Composición (LIMITE: 18/Abr/2008 - Cidade do México, MEXICO)<#_Toc183610121>

19 -      FACULTY VACANCY: University of Illinois - Music Theory and
Musicianship, Associate or Assistant Professor (DEADLINE: 31/Dez - Urbana,
IL, EUA) <#_Toc183610122>

20 -      FESTIVAL: Musicahora 2007 (17/Nov-07/Dez - La Serena,
CHILE)<#_Toc183610123>


********************************************
********************************************


1. AUDIÇÃO: Seleção do Schleswig-Holstein Musik Festival 2008 (07/Dez - São
Paulo, SP)


********************************************


De: extmusica em ufrgs.br


Mozarteum Brasileiro organiza a audição brasileira de seleção do
Schleswig-Holstein Musik Festival 2008

Audição de seleção de cordas para bolsa de estudos da Academia Orquestral do
Festival será no dia 7 de dezembro, em São Paulo

Os selecionados permanecerão no Castelo de Salzau em temporada de estudos de
11 de julho a 31 de agosto de 2008


No dia 7 de dezembro, sexta-feira, o Mozarteum Brasileiro promove a audição
de seleção de cordas da Academia Orquestral de 2008 do Schleswig-Holstein
Musik Festival, na Faculdade Santa Marcelina (R. Dr. Emílio Ribas, 89 -
Perdizes), em São Paulo, para músicos de até 26 anos de idade. As inscrições
vão até o dia 3 de dezembro. As informações sobre os documentos necessários
para a inscrição estão disponíveis no site www.mozarteum.org.br e as
inscrições deverão ser feitas através do site www.shmf.de/oa. O valor da
inscrição é de 10 euros, a ser paga através de débito em cartão de crédito
Visa ou Mastercard.

Todos os anos, este tradicional festival de música clássica, um dos mais
importantes da atualidade, oferece a oportunidade a jovens músicos do mundo
todo integrarem a Academia Orquestral do Festival. Os regentes convidados
para o próximo ano são Christoph Eschenbach (principal), Lawrence Foster,
Heinrich Schiff, Mikhail Pletnev e Herbert Blomstedt. A bolsa inclui os
custos de viagem, alimentação, estadia e instrução no Castelo de Salzau,
localizado em Schleswig-Holstein, extremo-norte da Alemanha. No período, os
selecionados terão a oportunidade de participar de oficinas de música de
câmara, orquestral e de palestras. Os músicos selecionados terão também a
oportunidade de apresentar-se fora de Schleswig-Holstein: durante o verão
europeu de 2008, a Orquestra do Festival se apresentará no Young Euro
Classic Festival em Berlim, sob a regência de Heinrich Schiff. Além disso,
todos os membros da Academia Orquestral de 2008, serão convidados a
participar de uma turnê pela Alemanha em junho de 2009, sob direção de
Christoph Eschenbach.

Não foram definidas cotas de seleção nacionais, bem como o número de músicos
que participarão da Academia Orquestral. Os aprovados receberão o aviso e o
convite até 29 de março de 2008, através de notificação por escrito.


Angelo Mugia
Coordenador de Programação
Mozarteum Brasileiro
Fone: (11) 3815.6377
Fax: (11) 3813.7497
e-mail: angelo.mugia em mozarteum.org.br


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: "Quatro Estações para o Século XXI". Obras de Vivaldi,
Piazzolla, Edson Zampronha (24/Nov, 20:00hs - Campinas, SP, BRASIL)


********************************************


De: programacao em espacoculturalcpfl.com.br


SABADO
24/NOV
20:00hs

QUATRO ESTAÇÕES PARA O SÉCULO XXI:
de Vivaldi e Piazzolla à pós-modernidade
O Inverno

Astor Piazzolla (1921-1990)
Invierno Porteño
Arr. Arthur Barbosa

Edson Zampronha (1963)
Inverno, para orquestra de cordas e cravo - Estréia
(obra encomendada pelo Espaço Cultural CPFL para o inverno do século XXI)

Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto n° 4, em fá menor, opus 8 (RV 297), "O Inverno", para violino,
cordas e contínuo
I. Allegro non molto
- Vento pavoroso
- Correr e bater os pés para amenizar o frio
- Bater os dentes
II. Largo
- A chuva
III. Allegro
- Andar sobre o gelo
- Andar devagar e com cuidado
- Cair no chão
- Correr velozmente
- O vento siroco
- O vento do norte e todos os ventos

Solistas:
Pablo de Leon_ violino
Edmundo Hora_cravo e órgão

Henrique Lian_regente

Inverno
Agitado tremor traz a neve argêntea;
Ao rigoroso expirar do severo vento
Corre-se batendo os pés a todo momento
Bate-se os dentes pelo excessivo frio.

Ficar ao fogo quieto e contente
Enquanto fora a chuva a tudo banha;

Sobre o gelo o passo lento acompanha
Pelo temor de cair incontinente.

Girar forte e escorregar e cair à terra;
De novo ir sobre o gelo e correr com vigor
Sem que nele se abra uma cratera.

Saem de seus portais de ferro com furor
Siroco, Borea e todos os ventos em guerra;
Este é o Inverno, mas, ainda assim, traz alegria e amor.


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: "Concerto comemorativo do Departamento de Música de Ribeirão
Preto da ECA-USP & Convidados" (27/Nov, 21:00hs - Sala São Paulo, São Paulo,
SP)


********************************************


De : rrrr em usp.br


180 anos da Faculdade de Direito da USP

110 anos da Academia Brasileira de Letras


Concerto Comemorativo do Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP
& Convidados

Sala São Paulo - São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2007, 21h

Direção artística: Rubens Ricciardi

Yuka de Almeida Prado e Renata Ferrari (sopranos)
Ovanir Buosi (clarineta)
Carlos Sulpício (trompete)
Eliana Sulpício (percussão)
Gustavo Costa (violão e viola caipira)
Ricardo Ballestero (piano)
Rubens Ricciardi (piano e órgão)
Cláudio Cruz (violino)
Quarteto Portinari (violinos: Matthew Thorpe e Simona Cavuoto; viola: Peter
Pás; violoncelo: Marialbi Trisolio)
Ney Vasconcelos (contrabaixo)

Madrigal ADEMUS da USP de Ribeirão Preto (Rubens Ricciardi - regente) &
Corais da UNESP de Franca e Jaboticabal (Cristina Emboaba - regente)


PROGRAMA

Francisco Manuel da Silva (Rio de Janeiro, 1795-1865) - Hino Nacional
Brasileiro

Anônimo brasileiro do século XIX - Lundu (dança das umbigadas)
Quarteto Portinari e Gustavo Costa (viola caipira)

Edmundo Russomanno (Bragança Paulista, 1893 - Ribeirão Preto, 1963) -
Valsa-choro
Clarineta solista: Ovanir Buosi
Quarteto Portinari e Gustavo Costa (viola caipira)

José Maria Xavier (São João d'El Rey, 1819-1879) - Pensamento Sentimental
Clarineta solista: Ovanir Buosi
Quarteto Portinari e Ney Vasconcelos (contrabaixo)

Rubens Ricciardi (Ribeirão Preto, 1964) - Música para a reinauguração do
Theatro Pedro II
Violino: Cláudio Cruz / Piano: Rubens Ricciardi

Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 - Viena, 1741) - Concerto para violão e
orquestra de cordas
Violão solista: Gustavo Costa

Georg Friedrich Händel (Halle, 1685 - Londres, 1759)
Recitativo e Ária "Lascia Ch'io pianga" da ópera Rinaldo
Soprano solista: Renata Ferrari

Anônimo da Bahia - Recitativo e Ária (1759)

Soprano solista: Yuka de Almeida Prado

Antônio Carlos Gomes (São Carlos, 1836 - Belém do Pará, 1896)
Quem sabe... - Soprano solista: Yuka de Almeida Prado, Piano: Ricardo
Ballestero

Hino Acadêmico

Anônimo alemão do século XVIII - Gaudeamus igitur (hino acadêmico latino)

Anônimo - Trovas acadêmicas

Arranjos de Rubens Ricciardi e José Gustavo Julião de Camargo


********************************************
********************************************


4. CONCERTOS: Duo Similis (Nov-Dez/2007 - Piracicaba, Sorocaba, Rio Claro,
Jundiaí, SP, BRASIL)


********************************************


De: casnett em triang.com.br


DUO SIMILIS

Marcos Kiehl  - flauta

 Helena Jank  - cravo

O "Duo Similis", formado pelo flautista Marcos Kiehl e a cravista Helena
Jank tem o prazer de convidá-los para suas próximas apresentações:

Dia 23 de Novembro de 2007, Teatro do SESI de Piracicaba, 20h.

Dia 7 de Dezembro de 2007, Teatro do SESI de Sorocaba, 20h.

Dia 14 de Dezembro de 2007, Teatro do SESI de Rio Claro, 20h.

Dia 15 de Dezembro de 2007, Catedral de Jundiaí, 20h.

No programa obras de J. S. Bach, W. A. Mozart, G. Ph. Telemann, Michel de La
Barre, Johann G. Müthel, Giulio Romano e John Bull.


********************************************
********************************************


5.CONCURSO: 6o. Concurso de Piano "Cora Pavan Capparelli" (20-24/Nov -
Uberlândia, MG, BRASIL)


********************************************


De: http://www.concursodepiano.triang.net/programacao.htm


PROGRAMAÇÃO

6º CONCURSO DE PIANO

Cora Pavan Capparelli

(Edição Nacional)

UBERLÂNDIA / 2007


PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 20/11
Master Class com o compositor Calimerio Soares
Salão "Sebastião Vitorino", CEMCPC - 15:30 horas
Endereço: Av. Afonso Pena, 3060


Dia 21/11
Workshop com a fisioterapeuta Carla Brito Dornelas sobre o tema
"Pilates: O socorro dos seus músculos".
Salão "Sebastião Vitorino", CEMCPC - 16:30 horas
Endereço: Av. Afonso Pena, 3060


Dia 22/11
Concerto de Abertura, com o
Duo Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini
Auditório "Cícero Diniz", PMU - 20 horas
Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600


Dia 23/11
Concurso de Piano - Semi Final
Auditório "Cícero Diniz", PMU - Das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600

Dia 24/11
Concurso de Piano - Final e Premiação
Auditório "Cícero Diniz", PMU - Das 08 às 12 horas
Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600


ENTRADA FRANCA


PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA
CENTRO ADMINISTRATIVO
AUDITÓRIO "CÍCERO DINIZ"
Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600


********************************************
********************************************


6. CONCURSO PARA PROFESSORES: UFPB, Universidade Federal da Paraíba (LIMITE:
04/Dez - João Pessoa, PB, BRASIL)


********************************************


De: Eli-Eri Moura <elierimoura em hotmail.com>


Concurso para Professor no Departamento de Música da UFPB - Divulgação


Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB abre concurso para
professor

Estão abertas, até 4 de dezembro de 2007, as inscrições para o concurso
público de provas e títulos, destinado ao preenchimento de vagas para
professor, promovido pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa.  As
inscrições podem ser feitas, nos dias úteis, no horário das 8h às 12h e das
14 h às 17h.

As vagas estão distribuídas nas seguintes áreas:

3. Departamento: Música

Concurso 01

- Área de conhecimento: Composição

Concurso 02

- Área de conhecimento: Teoria da Música

Concurso 03

- Área de conhecimento: Piano


Informações no CCHLA - telefones: (83) 3216.7064/ 3216.7330;

No Departamento de Música - telefones: (83)3216.7123/ 3216.7122.

Para conhecer todos os detalhes acesse o edital disponível na internet:

http://www.ufpb.br/editais/cchla/reitor%2014-2007%20efetivo.pdf

Eli-Eri Moura
www.compomus.mus.br


********************************************
********************************************


7. EVENTO: 1o. Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música,
Informações sobre Hospedagem (14-16/Dez - Goiânia, GO, BRASIL)


********************************************


De: soniaraybrasil em gmail.com


Informações sobre Inscrições e Hospedagem no I Fórum Nacional de Editores de
Periódicos de Música - Veja folder completo no site da ANPPOM

Todas as atividades serão concentradas no HOTEL LA RESIDENCE, que tem preços
reduzidos para os participantes. Abaixo seguem as informações sobre reservas
e pagamentos do evento .

Local: Hotel La Residence
Endereço: Rua 2, nº 170, Setor Oeste - Goiânia - GO
HOTEL LA RESIDENCE: Ra 2 Esq /5 = Setor Oeste - Goiania
Suíte 01 pessoa     R$ 75,00; Suíte 02 pessoas   R$ 85,00 ; Suíte 03 pessoas
R$ 95,00 Pagamento direto no hotel, ou seja, 50% no check-in e o restante no
chek-out. Proposta válida para o Fórum de Editores Periódicos de Música, no
período de 14 a 16/12/2007. Para efetuar a reserva, fale com: Denise ou
Michele - Fone: (62) 3096-1310 ou 3096-1300.


Preço das Inscrições:
 R$80 (Professores e pesquisadores); R$100 (alunos de
pós-graduação); R$120 (Profissionais / Outros).
Sócios da ANPPOM pagam metade!

- Preencher a ficha disponível no site www.anppom.com.br
- Fazer o depósito correspondente à sua categoria na conta:
Banco do Brasil Agencia: 2447-3 Conta: 15.978-6
(on line) CNPJ: 16.301.921/0001-24
- Digitalizar a ficha, os anexos e o comprovante de pagamento e enviar
tudo para o e-mail anppom em gmail.com


SONIA RAY
Presidente da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Música
Tel/Fax: 62-3091.1289 ou 9249.0911
São Paulo (11) 9369.5520
www.soniaray.com


********************************************
********************************************


8. FESTIVAL: "Proffusão: Uma Semana de Celebração à Música" (20-26/Nov - São
Leopoldo, RS, BRASIL)


********************************************


De: extmusica em ufrgs.br


"PROFFUSÃO FESTIVAL DE MÚSICA"
"Uma Semana de Celebração à Música"
Faculdades EST - São Leopoldo/RS


Programação


20/11 (terça)

19h00 Abertura do evento: Grupo Vocal "MOUSIKÈ" - Regência Liana Rübenich

20h30 Quinteto de metais "SOLUS"


21/11 (quarta)

15h00 - 17h00 Workshop de Canto com Ruth Kratochvil e Vanessa Longoni

19h00 Violão: Thiago Colombo - Recital "Tríplice Fronteira"

20h30 Vídeo-debate "Argentina, Tierra de Guitarras"

Mesa: José Carlos Martins, Thiago Colombo, Carlos W. Soares


22/11(quinta) - "Dia da Música"

15h00 - 17h00 Workshop de Harmonia e Improvisação com

James Liberato e Daniel Hunger

20h00 "PROFFUSÃO": Recital de Professores

A partir das 22h00 no Bar do André: Festa do Dia da Música (com palco
aberto) - SMC

Endereço: Independência, 149 - São Leopoldo


23/11 (sexta)

15h00 - 17h00 Workshop de Criação Musical com Richard Lipke

19h00 Piano: Rodolfo Faistauer

20h30 Violão: Paulo Inda


24/11(sábado)

19h00 "Cantoria Coral" - Regência Luiz Carlos Andrade

20h30 Recital de formatura: Gustavo Macena (ESEP)


25/11 (domingo)

15h00 "Festa da Música": Bandas de alunos e convidados

20h00 Camerata Brasileira


26/11 (segunda)

09h00-17h00 Workshop de Trompete com Fernando Dissenha (Yamaha Educacional)

09h00-17h00 Workshop de Saxofone com Erik Heimann (Yamaha Educacional)

14h00-17h00 Workshop de Flauta Transversa com João Batista Sartor

19h00 Encerramento do evento: Orquestra de Sopros da EST

Local: Auditório de Música da Faculdades EST

Endereço: Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho - São Leopoldo/RS

Para os workshops é necessária a inscrição prévia pelo endereço
est em est.edu.br ou

pelo tel 21.11.14.86. Vagas limitadas.

Maiores informações: www.est.edu.br

Coordenação Geral: Ana Maria Ribeiro Althoff; Carlos Soares


********************************************
********************************************


9. LANÇAMENTO DE CD: "Terra dos Homens", Ricardo Tacuchian (Nov/2007 - Rio
de Janeiro, RJ)


********************************************


Ricardo Tacuchian lança CD com poemas musicados e outras obras

O poeta espanhol Federico García Lorca, cujos 110 anos de nascimento serão
festejados em 2008, é evocado nas quatro canções que abrem o novo CD do
compositor carioca Ricardo Tacuchian, intitulado "Terra dos Homens". O
"Ciclo Lorca", composto em 1979 e só agora gravado, traz poemas de Carlos
Drummond de Andrade, Alphonsus de Guimaraens Filho e Murilo Mendes
consagrados à memória do poeta-mártir da Guerra Civil Espanhola. O lirismo
de Drummond reaparece em outro ciclo de poemas musicados, "Três cantos de
amor", de 2002. Já a faixa-título, "Terra dos Homens", tem versos inéditos
do poeta Gerson Valle escritos por encomenda de Tacuchian. Composta em 2006,
é a obra mais recente do disco, que também contém música instrumental de
diferentes períodos criativos do autor. Mesmo nos momentos mais ousados, o
apego à melodia e a elementos da tradição está presente em seus trabalhos.
Com tiragem de 2.000 exemplares, o CD é o quinto este ano do selo ABM
Digital, da Academia Brasileira de Música, que vem se firmando como
principal plataforma de lançamento de artistas e compositores da música
clássica nacional.

Tacuchian explica a gênese do disco: "A motivação inicial veio do
(clarinetista) Paulo Passos, que queria gravar obras minhas e me perguntou
se eu tinha repertório suficiente para sustentar um CD inteiro." Após fazer
um levantamento entre suas 200 composições, ele reuniu algumas em que a
clarineta tem papel de destaque, criou uma nova ("Terra dos Homens") para
clarone, que é uma clarineta com registro mais baixo, e ainda adaptou a esse
instrumento uma sonatina para violoncelo e piano de 1963. "Um CD funciona
para um artista clássico como seu cartão de visita", observa Tacuchian.
Este, portanto, é o novo cartão dele, de Paulo Passos e de mais dois músicos
que participaram do empreendimento: a pianista Sara Cohen e o barítono
Marcelo Coutinho. A ABM não financia gravações, apenas cuida da fabricação
industrial e da arte final. Geralmente, os intérpretes arcam com despesas de
produção artística. Como este é um disco de compositor, foi este quem se
encarregou disso.

Com 68 anos recém-completos (dia 18 de novembro), Tacuchian é presidente da
ABM, professor de composição na Uni-Rio e responsável pela parte musical do
projeto de restauração da Catedral da Sé, que está sendo executado pela
prefeitura do Rio. "Queremos fazer um grande centro histórico de turismo e
cultura, com visitas guiadas", resume ele, que vem buscando patrocínios para
a construção de um órgão moderno naquele local.

Este é o quarto CD dedicado exclusivamente à sua música.

O compositor comenta as obras:

Terra dos Homens - ,ão queria um texto irônico ou folhetinesco. Recorri a
Gerson Valle e lhe disse apenas que queria algo atual e filosófico. Uma
semana depois, ele me entregou o poema, que era exatamente o que eu tinha em
mente. Por sua vez, ele me disse que traduzi muito bem a poesia em música.
Começa com uma longa passagem do clarone, até que a voz humana emerge, como
vinda da terra. O texto fala da saga do homem, que começa e acaba na terra.

Sonatina para clarone e piano - Tinha 24 anos, era aluno de composição na
UFRJ e José Siqueira era meu professor. Esta sonatina, feita originalmente
para violoncelo e piano, foi um trabalho de classe. É muito melódica e
nacionalista. Sempre fui um melodista. Mesmo quando compunha música de
vanguarda, experimental, na década de 1970, colocava um gancho melódico no
meio da massa sonora. Não queria perder contato com o público. No fim
daquela década, deixei de lado o experimentalismo. A primeira música que
marcou uma nova fase foi o "Ciclo Lorca".

Ciclo Lorca - Minha motivação foi política. O ano era 1979. Vivíamos na
ditadura. Fui um ativista informal. A morte de García Lorca na Guerra Civil
Espanhola, que foi a última guerra romântica da História, na qual
voluntários de 53 nacionalidades lutaram conta o nazi-fascismo, serviu de
metáfora para falar da falta de liberdade que vivíamos no Brasil. É quase
uma ópera trágica. É um lamento, que termina com uma mensagem de esperança.

Três cantos de amor - São três poemas que Drummond escreveu em épocas
diferentes, e cada um trata o amor de uma forma. Tentei traduzir o clima de
cada um com minha música. Ela está a serviço do texto. Numa das canções, por
exemplo, repete-se a pergunta "Que barulho é esse na escada?". No fim, o
poeta responde que é alguém abafando o rumor que salta do seu coração. Nessa
parte, o piano reproduz a pulsação cardíaca. É uma coisa sutil, porque, na
arte, nada pode ser óbvio. Esse ciclo foi uma encomenda de uma fundação
alemã para um evento em comemoração ao centenário de nascimento de Drummond
de Andrade em 2002. Estreou em Bayreuth.

Pimenta do reino - Composta em 1995, é parte de uma série instrumental
associada a temperos diversos. Já fiz "Manjericão", para piano,
"Alcaparras", para flauta, "Manjerona", para clarone, "Alecrim", para
trompete, e "Páprica", para violão.

Delaware Park Suite - Em 1987, cheguei aos Estados Unidos, onde morei até
1990. No primeiro dia lá, participei de um programa de visita ao Delaware
Park. Pela manhã, conheci um museu. Depois, foi feito um piquenique na grama
do parque. À noite, vi um show de jazz ao ar livre. No ano seguinte, vivendo
em Los Angeles, registrei em música aquelas primeiras impressões que tive
dos Estados Unidos.


Os intérpretes:

Paulo Passos (clarineta, clarone e saxofone) - Catarinense de Itajaí, Paulo
Passos é bacharel em clarineta pela Uni-Rio. Importantes compositores têm
dedicado a ele obras para clarineta, clarone e saxofone. É membro de um duo
com a pianista Sara Cohen e de outro com o percussionista Joaquim Abreu.
Participa como convidado de outros grupos camerísticos e já atuou, como
solista, em várias orquestras brasileiras. Tem se apresentado em quase todos
os estados do Brasil e na Alemanha, França, Holanda, Argentina e Colômbia. É
professor nos Seminários de Música Pró-Arte e na Escola de Música
Villa-Lobos.

Sara Cohen (piano) - Estudou piano com Esther Nailberger e Homero de
Magalhães. Graduou-se em piano com medalha de ouro pela UFRJ em 1984 e
recebeu o título de doutor em música pela Uni-Rio, em 2007. Ganhou diversos
prêmios, em concursos no Brasil. Sua carreira, como recitalista e camerista,
é voltada principalmente à música brasileira e à música contemporânea em
geral. Participa, com a pianista Miriam Braga, do Duo FortePiano e do Duo
Paulo Passos & Sara Cohen. É professora de música da UFRJ.

Marcelo Coutinho - Começou a carreira musical em 1976, aos 8 anos, ao
ingressar no coral "Canarinhos de Petrópolis", onde também estudou violino e
viola. Graduou-se em canto na UFRJ, na classe da professora Diva Abalada,
com o título magna cum laude. Fez seu aperfeiçoamento técnico em Linz, na
Áustria, com Althea Bridges e, em música de câmara, com Thomas Kerbl. Em
1990, ganhou o concurso Villa-Lobos, em Vitória-ES, na categoria canto,
levando ainda o prêmio de melhor intérprete do compositor. Tem atuado em
várias óperas no cenário lírico brasileiro, além de concertos sinfônicos e
camerísticos, com um repertório que vai da Renascença aos tempos atuais.


Cida Fernandes Assessoria de Imprensa  21.2527-3432  8624-3980


********************************************
********************************************


10. LANÇAMENTO DE DVD: "2a. Bienal de Música Brasileira Contemporânea de
Mato Grosso", Trio Sextante (06/Dez, 19:00hs - Cuiabá, MT, BRASIL)


********************************************


De: sextantemt em hotmail.com


TRIO SEXTANTE

Concerto de lançamento do DVD da II Bienal de Música Brasileira
Contemporânea de Mato Grosso

Local: Auditório do Departamento de Artes da UFMT
06/12/2007
19 horas


Programa


Duodecaf......Sadrake Anthem
Duo com doze (Cleiciano Pereira)
Fragmentações (Marcelo Mendonça)
**Estudo Nº 3  (Ana Cecília Vinces).
*Tetraktys (Roberto Victorio)
*Rio em Pauta    (Carlos César Belém) (poema: Flavio Ventura)
Três Canções (Marisa Rezende) (poema: Fernando Pessoa)
Prelúdio VII (Roberto Victorio) (poema: poeta asteca anônimo)
**Partida (Pedro Paulo Silva)
**Entre Planos (Cristina Dignart)
**Duas Distâncias (Silvio Ferraz)(poemas: Annita Malufe e Martin Codax)
**Peças Breves (Roberto Victorio) (poema: Beatriz Victorio)

** estréia mundial
*   estréia em MT

TRIO SEXTANTE

Rose Vic (soprano)
Teresinha Prada (violão)
Roberto Victorio (violão/cello/viola caipira)

Participação:
Anderson Rocha (violino)
Cristina Dignart (difusão eletroacústica)



SEXTANTE

O Sextante é um grupo que teve seu início em 1986, no Rio de Janeiro, sob a
direção do compositor Roberto Victorio e a cada concerto assume uma nova
roupagem instrumental de acordo com o programa montado e com as obras
encomendadas para cada evento.

Primando pela execução de obras brasileiras contemporâneas, apresentou mais
de uma centena delas em primeira audição mundial, desde seu início, junto a
importantes solistas, tais como: Graham Griffiths, Ronaldo Victorio, Paulo
Pedrassoli, Pauxy Gentil-Nunes, Marcelo Coutinho, dentre outros, nos
principais eventos ligados à música contemporânea no Brasil.

Em 1999 representou o Brasil na Tribuna Internacional de Compositores da
UNESCO, em Paris, com o CD "GRUTAS PERMITIDAS", gravado no Rio de Janeiro,
Cuiabá e Chapada dos Guimarães, com obras de compositores de Mato Grosso,
Amapá e Rio de Janeiro, onde  foi indicado pela crítica como um dos mais
importantes CDs de música de concerto do ano.

O grupo, que tem um núcleo permanente vinculado ao Departamento de Artes da
UFMT, trabalha diretamente com a novíssima geração de compositores de Mato
Grosso nos Laboratórios de Composição da graduação, dando vazão a uma
riquíssima produção que desponta no centro-oeste do país.

A II Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso deu
continuidade ao processo de divulgação da música de concerto e seus inúmeros
afluentes que são radical e paradoxalmente excluídos dos meios de veiculação
da mídia. Apesar de balizar a produção musical como um todo e servir de
alicerce para outras possibilidades sonoras, a música de concerto e sua
enorme gama de experimentação abre caminhos para a inovação, a reflexão e
outras escutas absolutamente singulares. Escutas que permitem o acesso a um
universo sonoro inimaginável, mas real, apesar do distanciamento imposto
entre as fontes criadoras e os ouvintes.

Um acontecimento desta natureza, que reuniu os maiores nomes da música
contemporânea do Brasil e teve como meta estimular o desenvolvimento
intelectual e espiritual das pessoas a partir das simbioses estabelecidas
entre os participantes e o público, além de formar uma egrégora em torno do
evento que permitiu não só a manutenção do fluxo criativo, mas a
hierofanização do mesmo a partir dos pensamentos e das sonoridades
envolvidas.
Doze dias de música da mais alta qualidade homenageando Marisa Rezende, a
maior compositora brasileira viva. Doze concertos com os melhores grupos e
intérpretes de música contemporânea de Brasil. Doze viagens sonoras,
iniciáticas, que colocaram o Estado de Mato Grosso – incluindo a produção
dos novíssimos compositores locais – em destaque no cenário musical
brasileiro, e ainda bem, sem a possibilidade de retorno ao mundo da
previsibilidade.

Roberto Victorio


********************************************
********************************************


11. NOTICIA: Premio ao Compositor Sérgio Vasconcelos (Nov/2007 - São Paulo,
SP)


********************************************

De: ANTONIO EDUARDO <anted em iron.com.br>


PREMIO AO COMPOSITOR SERGIO VASCONCELOS


Acabei de receber o "Prêmio CLIO" da Academia Paulistana de História pela
composição do meu "Hino dos Bandeirantes" sobre texto poético do grande vate
paulista Guilherme de Almeida.

Para que vocês possam conhecer esse trabalho que escreví em 1974 e que agora
mereceu a atenção e a distinção a mim conferida pelos membros dessa
prestigiosa Academia, mando em anexo, a poesia e indico abaixo o LINK no
qual o mesmo é interpretado pela Banda e pelo Coro do Conservatório "Dr
Carlos de Campos" de Tatui sob a direção dos Maestros Dario Sotelo (Banda) e
Cadmo Fausto (Coro).

Sérgio de Vasconcellos-Corrêa

http://www.youtube.com/watch?v=b1JarxNR7W4


********************************************
********************************************


12. RECITAL: "Cantiones d'amor e tristura", Madrigal "Voz Absurda" (29/Nov,
20:30hs - Pouso Alegre, MG, BRASIL)


********************************************


De: antoniocelsoribeiro em gmail.com


Madrigal Feminino "Vox Absurda" estreia o programa profano "Cantiones d'amor
e di tristura" no Auditório do Conservatório Estadual de Música de Pouso
Alegre, MG, dia 29/11/07 - Quinta Feira, às 20:30 hs, na Série: "Quintas
Musicais". Entrada Franca.


MADRIGAL FEMININO 'VOX ABSURDA'

Conservatório Estadual de Música - POUSO ALEGRE, MG.

O Madrigal feminino "Vox Absurda" foi fundado em março de 2006 pelo
professor Antonio Celso Ribeiro do Conservatório Estadual de Música de Pouso
Alegre, MG. É formado por professoras do Departamento de Canto e Instrumento
deste conservatório e desde sua estréia em junho de 2006 na Capela das
Dorotéias em Pouso Alegre, com o programa "Follus et Dementia Cantoribus"
("Cantoria de Loucos e Dementes"), o madrigal vem realizando diversas
apresentações na região, como Jacutinga, Itajubá, Brasópolis, Ouro Fino e
Belo Horizonte, onde foi convidado para encerrar a temporada 2007 do Projeto
"Quatro Cantos - Coral na Praça" promovido pelo BDMG Cultural. Madrigais
exclusivamente femininos são relativamente raros no Brasil, com menos de 10
grupos conhecidos. O Madrigal "Vox Absurda" vem se dedicando a um repertório
raro, procurando representar diversos períodos da História da Música, desde
a Idade Média até o século XX, passando por cantigas tradicionais e
folclóricas de vários povos. As obras são executadas a uma, duas, três,
quatro e cinco vozes, com acompanhamento de piano ou órgão. Para 2008, o
Madrigal está preparando o "Vox Sacrae" - um repertório inusitado e de rara
beleza que compreende obras da Liturgia Bizantina, com textos cantados em
português, inglês, grego, polonês e russo. São peças de devoção extrema, de
cores exóticas e grande profundidade. Este repertório está sendo preparado
para ser realizado em capelas e mosteiros e sua estréia se dará no Mosteiro
de São Bento do Rio de Janeiro em abril, partindo depois para os Mosteiros
de São Paulo, Vinhedo, Brasília, e Catedral Metropolitana de Uberlândia, MG.

Cantiones d'amor e di tristura

"Canções de amor e tristeza" é uma coletânea de canções tradicionais de
vários países que versam sobre o amor, a falta dele, a tristeza, a ausência
e o abandono. Independente do país ou do idioma falado, todas as canções
mostram, em sua organicidade, a essência do ser humano, sua fragilidade, sua
falibilidade, seus medos, sua dor. De períodos históricos diferentes, e de
culturas distintas, elas trazem em comum a paixão pela vida e
principalmente, pelo canto, pois, antes de tudo, estas canções eram (e são)
cantadas no dia-a-dia, minimizando as tristezas e levando a vida. As canções
são cantadas em português, espanhol, inglês, basco, italiano e búlgaro.
Todos os arranjos são de Antonio Celso Ribeiro.


Sopranos I

Fabiana Pereira
Janete Mende
Marilene Nunes Beraldo


Sopranos II
Débora Casalecchi
Lucilaine Goulart de Paula
Milana Toudvaseva

Contraltos I
Alessandra Bezerra
Lissandra Brito
Stela Pereira da Costa

Contraltos II
Cícera Kawakami
Dirceia Silva
Lucimara de Paula Goulart

Acompanhadora: Vânia Lucy Cunha Bernardes

Percussão: José Ricardo da Silva

Regência e Arranjos: Antonio Celso Ribeiro

Programa

1. Ainda bem não cheguei [Tradicional - Vale do Jequitinhonha - Brasil] Esta
bela canção, recolhida por Maria Lira, e cantada tradicionalmente pelas
lavadeiras da região de Almenara. Nos mostra os sonhos e desilusões das
moças em relação ao casamento e ao amor.

2. Años de soledad [Astor Piazzolla - Argentina] Anos de Solidão é uma obra
intensa de Piazzolla, escrita originalmente para piano, e aqui arranjada
para piano e duas vozes. A beleza da obra traduz um sentimento de
melancolia, solidão e madurez.

3. Maitia, non zira? [José Uruñuella - País Basco]. Bela canção basca que
trata de um amor não correspondido.

4. Aprendiendo a vivir [Hector Ochoa - Colômbia]. Canção simples, que à
maneira da música pantaneira busca transmitir uma mensagem, uma lição, um
ensinamento, principalmente no que toca ao amor...

5. Cantiga do Caicó [Cancioneiro Nordestino - Brasil]. Canção famosa em todo
o Nordeste. Retrata o sonho da mocinha que quer se casar e o desespero e o
medo do noivo que não se sente preparado para o matrimônio.

6. Ofrenda [Ramiro Real - Espanha]. Bela e simples canção que fala do amor e
da ingratidão do tempo.

7. El manicero [Moisés Simons - Cuba]. Uma deliciosa rumba que retrata um
vendedor de amendoim apregoando a sua mercadoria, e, com uma certa
ambigüidade oferece também o seu coração...

8. Giovanottina che vieni alla fonte [Tradicional Toscana - Itália]. Esta
singela valsa em dialeto toscano exalta a beleza de uma jovenzinha que vai à
fonte buscar água e parte o coração dos homens.

9. Adiós nonino [Astor Piazzolla - Argentina]. "Nonino" era o apelido do pai
de Piazzolla. Esta homenagem póstuma, um tango doloroso e pungente, é uma
das obras mais belas e conhecidas do compositor portenho e a que mais sofreu
arranjos em todo o mundo.

10. Karamfil [Tradicional - Bulgária]. Esta alegre e complexa canção escrita
em compasso septenário nos fala de Karamfil - um herói ruivo e seu amor
pelas montanhas de granito da região dos Bálcãs.


********************************************
********************************************


13. ARTIST RESIDENCE: GlogauAIR (DEADLINE: 07/Dez - Berlim, ALEMANHA)


********************************************


De: http://www.glogauer.net/artist_programme.asp


Artist in Residence Programme GlogauAIR in Berlin


Artists from different artistic backgrounds (Installation, Video Art, Net
Art, Sculpture, Creative Writing, Architecture, Electronic Music, Dance,
Painting, Photography, Performance, etc.) are invited to send us a proposal
that covers the following material:

1. Curriculum vitae with a passport picture, current postal address and
contact details (telephone, E-mail, etc.).

2. Documents about the artist's career highlights with
illustrations/recordings, a catalogue, or other proper information. The
artist should send us a CD with a minimum of 4 and a maximum of 7
photographs (jpg format, minimum 300 dpi) or video works in DVD format,
which is no longer than ten minutes.

3. A description of the project you would like to work on at Glogauer. The
project needs to be able to be completed in 6 months. The usual length of
residencies is 6 months. We offer also stays of 3 months. The artists are
invited to make us a project proposal to include it in Glogauer's programme
of activities. We are also interested in projects that involve people or
groups who might otherwise not be involved in 'art' or have a high degree of
interaction with local practitioners of the art form involved. We expect
that depending on the art form the residency would end with an exhibition,
performance or installation.

4. An indication of any costs associated with the project (including flight
costs, living expenses and studio rent). The artist has to indicate how
these are going to be covered and what arrangements had been made with
regard to venues, etc. Glogauer may help in looking for funding, but the
artists have to look for their own funding options or being already in
possession of a scholarship.

There are two open calls for proposals each year, for three and six months
residencies.

Guest artists
Artists who are planning to come to Berlin to develop a specific artistic
project during their stay, may send us their proposals in order to
participate as guest artists. The guest artists stays's have a duration of
one or two months with the completion of a project (exhibitions, concerts,
lectures, performances, etc.) in the city. Due to this particular short term
stay, the artists are encouraged to send us their proposals anytime.

Please send your application to:
Glogauer
Artist in Residence Programme
Glogauerstr.16
10999 Berlin
Germany
www.glogauer.net

Deadline for the application:  December 7, 2007 (post mark)

Download application
http://www.glogauer.net/releases/call_for_proposals.pdf


********************************************
********************************************


14. AWARDS: BMI Student Composer Awards (DEADLINE: 15/Fev/2008 - Nova
Iorque, NY, EUA)


********************************************


BMI Student Composer Awards

Descrição -

The BMI Foundation, a not-for-profit corporation founded in 1985, is
dedicated to encouraging the creation, performance and study of music
through awards, scholarships, internships, grants, and commissions.

The BMI Student Composer Awards is a competition for young composers of
classical music. Founded in 1951, the competition has become one of the most
coveted and prestigious awards for young composers in the Western
Hemisphere.

Awards are to be made for compositions, vocal, instrumental or electronic
(or any combination thereof), submitted by students actively engaged in the
study of music. Working with chairman Milton Babbitt, the current board
includes: John C. Adams, Del Bryant, Elliott Carter, George Crumb, Norman
Dello Joio, Donald J. Erb, Susan Feder, Ralph N. Jackson, Andrew Imbrie,
Leon Kirchner, Lalo Schifrin, Gunther Schuller, Joseph Schwantner, Robert
Thompson, and Ellen Taaffe Zwilich.


Data Limite -

The posrmarked for the 56th Annual BMI Student Composer Awards shall not be
later than February 15, 2008.


Elegibilidade -

Applicants must be citizens of countries in the Western Hemisphere (North,
South, and Central America, the Caribbean Island Nations, and the Hawaiian
Islands).
Valor Financiado -

Prizes totaling US$20,000 and ranging from US$500 to US$5,000 will be
awarded at the discretion of the judges.


Requisitos -

The composer must be:
1. Either enrolled in accredited public, private or parochial secondary
schools, in accredited colleges or conservatories of music, or engaged in
the private study of music with recognized and established teachers (other
than a relative);
2. Under 28 years old as of February 15, 2008; and
3. Currently studying music either privately or in school.

If any text, lyric or libretto is used in the composition, the composer must
submit to BMI along with the entry either (a) proper written permission from
the author or other copyright proprietor of the text, lyric or libretto for
its use in the composition or (b) information as to the source from which
the text, lyric or libretto was taken, with evidence that it is in the
public domain. If the composer is also the author of the text, a statement
to that effect must be included with the entry. Entries which involve texts
will not be accepted without this information.


Critérios de Seleção -

No fewer than three judges of competence shall pass on the merits of
compositions submitted. The decisions and conclusions of the judges shall be
final. Compositions will be judged on evidence of true creative talent.
Academic finesse, while not disregarded, will be considered secondary to
vital musicality and clarity of expression of the composer's work. There is
no limitation whatsoever on style.

The judges will take into account:

1. Formal content of the composition. This concerns the continuity and
coherent expression of the composer's ideas,

2. Melodic, harmonic and rhythmic idioms will be judged solely in terms of
their consistency and suitability for the intent of the particular
composition,

3. Instrumentation, orchestration and vocal writing will be judged on the
suitability of the choice and use of instruments or voices to the ideas
presented in the composition, and

4. Age of the composer at the time of completion of the manuscript. When two
compositions are of equal merit in the opinion of the judges, but there is
an age disparity, preference will be given to the younger contestant.


Restrições -

No composition will be considered without a certification that to the best
of the certifier's knowledge the composition is an original work. Please see
a certification model for that at 2008 official rules of the 56th Annual BMI
Student Composer Awards.

Any composer having won this award 3 times previously is not eligible to
enter the contest again (Honorable Mention excluded).
Forma de Solicitação -

The application shall contain:
1. A fully completed 2008 Entry Blank;
2. A fully completed 2008 Certification Form;
3. A fully completed Score Identification Form;
4. The written text permission, if words are used in the composition; and
5. A self-addressed, stamped envelope large enough for return of the
manuscript.

All items above can be access on the 56th Annual BMI Student Composer Awards
Official Rules.

Original work certification, together with a statement of the applicant's
age and citizenship shall be submitted on an official certification form by
a music teacher for a secondary school applicant or for an applicant engaged
in the private study of music with someone other than a relative or by an
official of the music department for an undergraduate or graduate student in
a college or conservatory.
Contatos -

Additional information about this program can be requested by writing to:

Mr. Ralph N. Jackson, Director
BMI Student Composer Awards
320 W. 57th Street
New York, NY 10019

or to: classical em bmi.com
Home Page -http://www.bmifoundation.org/news/200711/20071108a.asp
Fonte -As informações descritas acima foram obtidas na home page da
Financiadora.
Última Revisão -20/11/2007

Financiadora
Nome -BMI Foundation, Inc.
Endereço -320 W. 57th Street
Cidade -New York
Código -10019
Estado -New York
País -Estados Unidos
E-mail -info em bmifoundation.org
Home Page -http://www.bmifoundation.org/home.asp


********************************************
********************************************


15. CALL FOR SUBMISSIONS: "Roots/Routes" ICMC 2008 (01/Dez/2007-25/Jan/2008
- Belfast, REINO UNIDO)


********************************************


De: admin em icmc2008.net


ICMC 2008


CALL FOR SUBMISSIONS

The Sonic Arts Research Centre at Queen's University, Belfast, in
association with the International Computer Music Association and the
Sonorities Festival of Contemporary Music, is proud to be hosting ICMC 2008.
The Conference will take place between 24-29 August 2008 in Belfast,
Northern Ireland.


THEME

The theme for 2008 is 'Roots/Routes'.  The Conference explores notions of
placement and displacement in the context of music practice.  It provides an
opportunity for the investigation of the interface between technologies
which develop through international collaboration and the specificity of
music cultures rooted in a place.

The theme can be addressed through papers, compositions, installations and
performances which explore the sense of place and context in relation to
sound and technology.  A growing list of conference topics can be seen on
the website (see 'Themes' and 'Recent Comments' on www.icmc2008.net).  We
welcome contributions to the debate on this site.  In addition to
submissions addressing the conference theme, the organising committee
welcomes submissions on all traditional areas of computer music.


MUSIC

The Conference provides an opportunity to showcase works for tape and video
which exploit the unique 46-channel diffusion system at SARC.  Details of
the diffusion system can be found at www.sarc.qub.ac.uk/icmc2008/soniclab

In line with the theme for 2008, the Conference also exposes the synergies
between computer music and traditional musics.  For 2008 there will be a
particular emphasis on Irish traditional music and a new ensemble has been
established which comprises internationally renowned contemporary and Irish
traditional music specialists. The 'Roots'  Ensemble is designed to explore
the juxtaposition of two distinct performance practices and musical
languages through the creation of new repertoire.   It comprises flute(s),
saxophone(s), trombone, piano, violin, cello, percussion, Irish fiddle,
Irish harp, accordion, and uilleann pipes.  Composers may submit works for
any of these instruments but we especially welcome new works for
combinations of Irish traditional and contemporary instruments, including
larger works for 8 or more instruments.  Please see the 'Trad' page on
www.icmc2008.net for information about the Irish instruments and links to
video clips.

In addition, and with the assistance of the BBC, a Chamber ensemble from the
Ulster Orchestra will be available.  This comprises: 2 violins, 2 violas, 2
cellos, 1 double bass, 2 flutes (1 doubling piccolo), 2 oboes (1 doubling
cor anglais), 2 Bb clarinets (1 doubling bass clarinet), 2 bassoons (1
doubling contrabassoon), 1 french horn, 1 trumpet, 1 trombone, 1 tuba,
timpani (1 player), 3 percussion, 1 keyboard.  Submissions for this ensemble
must be for no fewer than 14 instruments.

Please note: submissions for smaller forces must be for the 'Roots' Ensemble
instruments.  Music for other instrumental resources will be considered, but
composers will be responsible for sourcing their own performers.  Where
possible, modest financial help may be offered to facilitate this.


SUBMISSION

The submission period for all music/paper/demo contributions is 1 December
2007 - 25 January 2008.

Details on the submission process will be posted on www.icmc2008.net on 1
December.

Contact: admin em icmc2008.net


Dr Pamela Smith
Administrator
International Computer Music Conference 2008

www.icmc2008.net


********************************************
********************************************


16. COMPETITION: International Guitar Competition "Santoro Academy Prize"
(DEADLINE: 15/Abr/2008 - Campobasso, ITALIA)


********************************************


De: flaviosala em gmail.com


INTERNATIONAL GUITAR COMPETITION

"SANTORO ACADEMY PRIZE"

HOMAGE TO JOAQUIN RODRIGO


(PERIOD: MAY 24/25, 2008)


Place: bojano (campobasso - Italy), Santoro Palace
Age: 5 categories
Registration: April 15, 2008
Instruments: guitar solo and duo

PRIZES: 3.400,00 €

SPECIAL PRIZE: 200 € TO THE BEST PERFORMANCE OF RODRIGO'S MUSIC


INFO: www.accademiasantoro.org
accademiasantoro em gmail.com


********************************************
********************************************


17. CONCERTO: Nucleo Musica Nueva de Montevideo. Obras de Juan José Castro e
Jorge Horst (ARGENTINA), Cergio Prudencio (BOLIVIA), Héctor Tosar, Luis
Campodónico, Juan José Iturriberry (URUGUAI). (28/Nov, 20:00hs - Montevideo,
URUGUAI)


********************************************


De: nmnm em adinet.com.uy


núcleo música nueva de montevideo
 compositores latinoamericanos
en la sala zitarrosa

El miércoles 28 de noviembre a las 20:00 horas el Núcleo Música Nueva
realizará en la Sala Zitarrosa su último concierto instrumental de esta
temporada, a cargo de un grupo de destacados intérpretes. Como es habitual
en el ciclo del Núcleo, la entrada es libre.

En esta oportunidad, se contará con la participación del barítono Carlos
Carzoglio, de los pianistas Emiliano Aires y Edgardo Martinez Lázaro y del
guitarrista Fernando Britos.

Se escucharán obras de compositores latinoamericanos de distintas
generaciones: los argentinos Juan José Castro (1895-1968) y Jorge Horst
(1963- ), el boliviano Cergio Prudencio (1955- ) y los uruguayos Héctor
Tosar (1923-2002), Luis Campodónico (1931-1973) y Juan José Iturriberry
(1936- ). Las composiciones de Horst, Prudencio, Campodónico e Iturriberry
se escucharán en primera audición.


********************************************
********************************************


18. CONCURSO: Tercer Premio Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición
(LIMITE: 18/Abr/2008 - Cidade do México, MEXICO)


********************************************


De: http://instrumenta.org/es/premioiberoamericanodecomposicion-bases


TERCER PREMIO IBEROAMERICANO RODOLFO HALFFTER DE COMPOSICIÓN

BASES

Candidatos:

* Pueden participar todos los compositores nacidos después del 1º de enero
de 1969.
* El concurso está abierto a los compositores iberoamericanos (de nacimiento
o naturalizados), así como a los residentes iberoamericamos en otras
regiones.
* Cada concursante podrá enviar una única obra original, la cual no deberá
haber sido interpretada, grabada, estrenada, editada ni difundida por ningún
medio.


Dotación:

* La obra deberá ser compuesta para orquesta de cámara, sin solista, con una
dotación máxima de: 1-1-1-1 (maderas), 1-1-1-0 (metales), piano, percusiones
y quinteto de cuerdas.


Duración

* La obra deberá tener una duración mínima de 10 minutos y máxima de 20
minutos. La duración deberá estar indicada en la partitura.
* La partitura deberá estar escrita en do.

Fecha límite de recepción:

El 18 de abril de 2008 es la fecha límite de recepción de las obras
participantes.


Requisitos:

a) Solicitud de inscripción electrónica. Favor de llenarla y enviarla desde
nuestro sitio web: www.instrumenta.org. Al enviar su solicitud, cada
concursante recibirá automáticamente un número de inscripción.
b) Cada compositor(a) se identificará con un seudónimo, con el objeto de
salvaguardar el anonimato durante el proceso de selección.
c) Los concursantes deberán  enviar 6 ejemplares impresos de su partitura,
debidamente encuadernados y elaborados por medio de computadora.
d) Las partituras, firmadas con seudónimo, deberán enviarse en un sobre
rotulado con el seudónimo y con el número de inscripción en la parte
inferior izquierda del sobre.
e) Adjunto al sobre con las partituras deberá ir un sobre cerrado, rotulado
también con el seudónimo y número de inscripción, y que deberá contener en
su interior:


* Nombre(s) y apellidos
* Lugar y fecha de nacimiento
* Nacionalidad
* Dirección completa, número telefónico y correo electrónico
* Documentos probatorios (fotocopia de acta de nacimiento o pasaporte o
comprobante de residencia).
* Curriculum Vitae actualizado, resumido en un máximo de una cuartilla (28
líneas a doble espacio).


f) El ganador se hace responsable de elaborar los materiales de orquesta
enviándolo antes del 27 de junio de 2008 y sin costo alguno para los
organizadores del concurso. Los organizadores no se harán cargo de ningún
costo que se origine en caso de hacerse necesaria una reelaboración y/o
corrección de los materiales de orquesta.

Destinatario:
Tercer Premio Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición
Tlaxcala 173, Primer Piso, Col. Hipódromo Condesa
C.P. 06170, México, D.F., México

Premio:El Tercer Premio Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición es
de: $15, 000 USD (quince mil dólares).
La premiación del ganador del Tercer Premio Iberoamericano Rodolfo Halffter
de Composición se llevará a cabo en el marco de Instrumenta Oaxaca Verano
2008, donde la obra ganadora será estrenada. Éste deberá ser el estreno
absoluto de la obra ganadora.

Instrumenta Oaxaca promoverá la interpretación de la obra ganadora con las
orquestas asociadas a sus proyectos musicales

Jurado:

El Jurado está integrado por:

Mario Lavista, presidente (México)

Alexander Goehr (Reino Unido)

Marlos Nobre (Brasil)

Emmanuel Nunes (Portugal)

Shulamit Ran (Israel/ Estados Unidos)

* El jurado podrá declarar desierto el premio.
* La decisión del jurado será inapelable.
* Cualquier punto no previsto en la convocatoria será resuelto por el
jurado.

Resultados:
El ganador será informado por escrito del resultado de la competencia el 30
de mayo de 2008, además de quedar registrado en la página de Internet:
www.instrumenta.org.

Nota:
 Los expedientes incompletos no serán considerados por el jurado.
 El ganador se compromete a autorizar la interpretación y difusión de la
obra a través de los medios durante dos años.
 Las partituras no ganadoras serán destruidas.


********************************************
********************************************


19. FACULTY VACANCY: University of Illinois - Music Theory and Musicianship,
Associate or Assistant Professor (DEADLINE: 31/Dez - Urbana, IL, EUA)


********************************************


De: nbode em uiuc.edu


Faculty Vacancy - Music Theory and Musicianship

Proposed Starting Date: August 16, 2008

Rank and Salary: Associate or Assistant Professor, full-time, tenured or
tenure-track position.

Rank and salary are commensurate with qualifications and experience.

Qualifications: The School of Music seeks to appoint an innovative
scholar-practitioner in musicianship pedagogy. A doctorate in music,
college-level experience teaching musicianship, and a strong research
profile are required. This is the first of several positions with which the
School of Music plans to redefine music theory education for the
21st-century musician with a strong commitment to pedagogical innovation.

Duties: Coordinate and help define innovative undergraduate curricula in
music theory and musicianship. Teach courses in theory, musicianship and
analysis at the graduate and undergraduate levels; establish a cognate in
theory within the graduate program; teach graduate seminars in areas of
expertise. Maintain a high level of professional scholarly activity.
Supervise independent projects, theses, and dissertations. Participate in
service to the School of Music, the University, and the profession as
appropriate for university faculty.

Application: Please refer to Search #11509. Send a letter of application
with Curriculum Vitae (including email address) and arrange to have 3
letters of recommendation sent to:

Karl Kramer, Director
School of Music
University of Illinois
1114 W. Nevada
Urbana, IL 61801
Telephone: 217-244-2676
www.music.uiuc.edu

Examples of research and teaching materials will be requested later from
candidates selected for a second level of review.

Deadline: For full consideration, applications must be postmarked no later
than December 31, 2007.

The University of Illinois is an Affirmative Action, Equal Opportunity
Employer.


********************************************
********************************************


20. FESTIVAL: Musicahora 2007 (17/Nov-07/Dez - La Serena, CHILE)


********************************************


De: fundamus em vtr.net


Festival Músicahora 2007 "los nuevos tiempos de la música"

organizada por el Departamento de Música de La Universidad de La Serena.

DEL 17NOV AL 7DIC 07    20:00HRS   ENTRADA LIBERADA

Larraín Alcalde s/n, La Serena.

www.musicahora.org
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071126/088b9a5f/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l