[FWD cdmc] - 44/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Qua Nov 14 14:10:11 BRST 2007


*FWD cdmc  - 44   14/11/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        CONCERTO: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP),
Reg.: John Neschling. Obra de Henri Duttileux (22-24/Nov - Sala São Paulo,
São Paulo, SP) <#_Toc182796937>

2 -        CONCERTO: Petrobrás Sinfônica, Reg.: León Spierer. Obra de
Schoenberg (20/Nov, 20:00hs - Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro,
RJ)<#_Toc182796938>

3 -        CURSOS: 18o.CINVES - Curso Internacional de Mùsica Scala
(13-27/Jan/2008 - Juiz de Fora, MG, BRASIL) <#_Toc182796939>

4 -        LANÇAMENTO DE CD: "Sympathia" e "86", Grupo PIAP. Obras de
Guarnieri, Konietzny, MacGregor, Cage, Ligeti, Nishimura (23/Nov, 13:00hs -
UNESP, São Paulo, SP) <#_Toc182796940>

5 -        LANÇAMENTO DE CD: " Curumim - Camargo Guarnieri", Orquestra de
Câmara Paulista (26/Nov, 19:30hs - Livraria Cultura, São Paulo,
SP)<#_Toc182796941>

6 -        MASTERCLASS: Ricardo Kubala (viola). (20/Nov - Porto Alegre, RS,
BRASIL <#_Toc182796942>

7 -        NOTA: Atividades de Sergio Roberto de Oliveira
(Nov/2007)<#_Toc182796943>

8 -        NOTA: Edson Zampronha, execução de obras (Nov/2007)<#_Toc182796944>

9 -        NOTA: Antonio Eduardo Divulga Musica Brasileira em Paris
(Out/2007) <#_Toc182796945>

10 -      RÁDIO: Paisagem. Obras de Barbara Kolb (02/Dez, 21:00hs - São
Paulo, SP) http://www.usp.br/radiousp/ <#_Toc182796946>

11 -      CONCERTO: Plural Ensemble, Dir.: Joan Cerveró. Obras de Diógenes
Rivas, David Del Puerto, Fabián Panisello, Jesús Rueda, Hans Zender, Hilda
Paredes (26/Nov, 19:30hs - Konzerthaus Berlin, Berlim, ALEMANHA)<#_Toc182796947>

12 -      CONFERENCE: Re:place 2007 - The Second International Conference on
the Histories of Media, Art,Science and Technology (15-18/Nov - Berlim,
ALEMANHA) <#_Toc182796948>

13 -      EVENTO: Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007 (14-17/Nov -
Valparaiso e Viña del Mar, CHILE) <#_Toc182796949>

14 -      FESTIVAL: 3er Festival Internacional Visiones Sonoras (21-28/Nov -
Morelia, MEXICO) <#_Toc182796950>

15 -      MASTERCLASS: "Gestural Interfaces for Creativity", CRM (Centro
Ricerche Musicali). (03-08/Dez - Roma, ITALIA) <#_Toc182796951>


********************************************
********************************************


1. CONCERTO: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Reg.: John
Neschling. Obras de Duttileux, Ravel, Brahms (22-24/Nov - Sala São Paulo,
São Paulo, SP)


********************************************


De: http://www.osesp.art.br/


OSESP TEMPORADA 2007


22NOVEMBRO QUINTA 21h00
23NOVEMBRO SEXTA 21h00
24NOVEMBRO SÁBADO 16h30

JOHN NESCHLING regente
Claire-Marie Le Guay piano

Henri Dutilleux
As Sombras do Tempo

Maurice Ravel
Concerto para Piano em Sol maior

Johannes Brahms
Sinfonia nº 4 em mi menor, Op.98


Sala São Paulo

BILHETERIA DA SALA SÃO PAULO
Praça Júlio Prestes s/nº
De segunda a sexta das 10h00 às 18h00, ou até o início do concerto.

Sábados quando houver apresentação, das 10h00 às 16h30, ou até o início do
concerto.

Domingos e feriados quando houver apresentação, desde duas horas antes do
concerto.


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: Petrobrás Sinfônica, Reg.: León Spierer. Obra de Schoenberg,
Tchaikovsky e Beethoven (20/Nov, 20:00hs - Sala Cecília Meireles, Rio de
Janeiro, RJ)


********************************************


De: http://www.petrobrasinfonica.com.br/


NO PRÓXIMO CONCERTO, DIA 20/11, LEÓN SPIERER ESTARÁ À FRENTE DA ORQUESTRA NA
SALA CECILIA MEIRELES

20 de novembro - 20h - Concerto com Leon Spierer

Sala Cecília Meireles

Arnold Schoenberg
Noite Transfigurada (Verklärte Nacht), transcrição orquestral

Piotr Ilyitch Tchaikovsky
Serenata para cordas, em dó maior, opus 48

Ludwig van Beethoven
Sinfonia nº 1, em dó maior, opus 21

Regente e solista: León Spierer

Ingresso: R$ 5

O concerto traz ao Rio um dos mais famosos spallas (primeiro violino e líder
d eorquestra) do mundo: Leon Spierer, que foi o braço direito de Herbert Von
Karajan na Filarmônica de Berlim. Ele vai ser o regente e o solista (ao
mesmo tempo) a Orquestra Petrobras Sinfônica num programa que tem o clásico
Beethoven, o romántico Tchaikovsky e o moderno Schöenberg.


León Spierer

Nasceu em Berlim, de uma família de imigrantes russos. A família mudou-se
para Buenos Aires quando ele era criança - é cidadão argentino - e ali
começou seus estudos, com Ljerko Spiller; mais tarde, em Londres, estudou
com Max Rostal. Foi concertino da Filarmônica de Estocolmo de 1958 a 1963 e
primeiro violino concertino da Filarmônica de Berlim de 1963 a 1993. Em 1969
ganhou o Prêmio da Crítica Musical na Alemanha. Foi jurado de diversos
concursos internacionais como os de Munique, Gênova, Odense e do famoso
Concurso Paganini. Foi solista da Filarmônica de Berlim sob a regência de
Herbert von Karajan, Sir John Barbirollli, Antal Dorati, Hans
Schmidt-Isserstedt e Daniel Barenboim. Gravou como regente e solista com
Lorin Maazel por vários selos, inclusive o, Deutsche Gramophon; aposentou-se
da Filarmônica de Berlim e vem se dedicando a reger concertos dedicados à
música do século XVIII e do principio do século XIX.

"...em poucos compassos se pode sentir uma verdadeira autoridade e domínio
para obter o melhor  da orquestra" Observer, Kristiansand, Noruega

"...o ex concertino da Filarmônica de Berlim fascinou tanto os músicos
quanto o público".The Times Picayune, Nueva Orleans

"León Spierer é um dos regentes de demonstram especial dom de comunicar-se
com a mente dos músicos para obter execuções de imensa maturidade". The
Herald, Glasgow.


********************************************
********************************************


3. CURSOS: 18o.CINVES - Curso Internacional de Mùsica Scala (13-27/Jan/2008
- Juiz de Fora, MG, BRASIL)


********************************************


De: http://www.pianoclass.com/sistema/cinves.pl?i=1


18° CINVES - De 13 a 27 de janeiro de 2008


Realizar este curso há 16 anos dá à Scala Escola de Música respaldo
suficiente para trilhar por mais 16 anos neste caminho árduo que é o de se
promover arte e cultura num país onde as dificuldades em todos os níveis são
muitas. Muitos cursos e festivais vieram e se foram, fruto destas
dificuldades. Porém, os Cinves, como são conhecidos os Cursos Internacionais
de Música Scala, conseguem se manter graças ao trabalho de abnegados amantes
da boa música e da educação e desenvolvimento musical. Neste contexto,
incluio os professores que nos acompanharam desde o início, aqueles que nos
incentivaram a continuar e, principalmente, aos alunos que sempre confiaram
na Scala e no evento que serviu de exemplo e inspiração para que outros
surgissem e se consagrassem. Outro papel importante para a consolidação do
Cinves é a Prefeitura de Juiz de Fora e a Fundação Alfredo Ferreira Lage,
parceiros e patrocinadores que investem no projeto voltado principalmente
para a formação de base e o incremento do movimento musical de Juiz de
Fora."- Ciro Tabet, regente e diretor geral dos Cinves desde sua fundação.

http://www.pianoclass.com/sistema/cinves.pl?i=1&cmd=faq2007-08

Ciro Tabet


********************************************
********************************************


4. LANÇAMENTO DE CD: "Sympathia" e "86", Grupo PIAP. Obras de Guarnieri,
Konietzny, MacGregor, Cage, Ligeti, Nishimura (23/Nov, 13:00hs - UNESP, São
Paulo, SP)


********************************************


De: bou em amcham.com.br


Grupo PIAP lança dois CDs

Um dos pioneiros da música contemporânea no Brasil, o grupo lança os CDs
"Sympathia" e "86", nas vésperas de completar 30 anos de existência.


No dia 23 de novembro o Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de
Artes da UNESP - lança em concerto seus dois novos CDs, "Sympathia" e "86",
dando continuidade ao seu trabalho de divulgação da música contemporânea no
Brasil, que no ano que vem completará 30 anos de existência.

Fundado em 1978 por John Boudler (atual diretor do grupo, professor titular
do Instituto de Artes da UNESP e ex-timpanista da OSESP), o PIAP é um dos
mais longevos grupos totalmente dedicado à música contemporânea em atividade
no Brasil. Ao longo de seus anos de existência o grupo realizou centenas de
concertos, estreou no Brasil obras ícones da música de vanguarda
internacional e foi o responsável pela encomenda e estréia de diversas peças
de compositores brasileiros.

Além de sua fundamental importância para a divulgação do repertório
contemporâneo no Brasil, o grupo foi e é um dos principais formadores de
percussionistas do país, tendo passado por sua sala de ensaios músicos hoje
em atuação nas principais orquestras brasileiras (tais como a OSESP, OSB,
OER e Amazonas Filarmônica, entre outras), além de muitos que hoje mantém
intensa atividade em orquestras e grupos no exterior.


Sobre os CDs

"Sympathia": Neste álbum - totalmente gravado com a mais moderna tecnologia
- o registra obras de compositores brasileiros e estrangeiros que o grupo
teve o prazer de conhecer pessoalmente, muitos dos quais participando de
forma intensa de seus ensaios e gravações (excetuando-se apenas Johanna M.
Beyer). Reunindo obras de diversas tendências, "Sympathia" revela-se um
verdadeiro caleidoscópio da diversidade da música de percussão da
atualidade, por meio da escrita de compositores como John Wyre, Johanna M.
Beyer, Fredrik Ed, Dimitri Cervo, Edson Zampronha, John Bergamo, Leonardo
Martinelli e William L. Cahn.

"86": Trata-se da remasterização da histórica gravação em LP que o grupo
realizou como parte da premiação do "2º. Prêmio Eldorado de Música", do qual
foi vencedor. Nele constam obras-chaves da música do século XX - como
"Ionisation", de Edgard Varèse, e duas "Constructions", de John Cage.
Constam as primeiras duas obras escritas para percussão no Brasil - de
Camargo Guarnieri (homenagem aos seus 100 anos) e de Marlos Nobre. Constam
ainda obras presentes no LP "Compositores da Bahia 7", com obras de Paulo
Costa Lima e Fernando Cerqueira.

Os CDs do Grupo PIAP já podem ser adquiridos pela Revista Concerto, nas
Lojas Clássicos e na Livraria UNESP por apenas R$ 28.

Lojas Clássicos: Rua João Álvares Soares, 1.404 no bairro do Campo Belo
(11+5535-5518) e na Sala São Paulo (11+3337-2719) e no site
www.lojaclassicos.com.br e ainda na Livraria UNESP, Praça de Sé, 108
(11+3107-2623)


Sobre o concerto de lançamento

Para marcar o lançamento oficial dos CDs "86" e "Sympathia" será realizado
em 23 novembro um concerto, no qual o grupo aproveitará a ocasião para
também realizar sua homenagem aos 100 anos de Camargo Guarnieri,
interpretando sua obra "Estudo para Instrumentos de Percussão", composta em
1953.

Artistas: Grupo PIAP (Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP).

Direção: John Boudler. Co-direção: Carlos Stasi e Eduardo Gianesella.

Integrantes: Adriano Letzel, Bruno Cabrera, Charles Augusto, Danilo Valle,
Gilberto Rodrigues, Helvio Mendes, Herivelto Brandino, Leonardo Gorosito,
Marcos Matos, Nat Calan, Patrícia Vieira, Rafael Alberto, Ronan Gil e Sérgio
Coutinho.

Data: 23 novembro (sexta-feira) de 2007
Horário: 13h
Local: Auditório Maestro João Baptista Julião do Instituto de Artes da UNESP
Endereço: Rua Dom Luís Lasanha, 400, Ipiranga, São Paulo, SP.
Espetáculo gratuito.


Programa:

"Homenagem dos 100 anos de Camargo Guarnieri"

- Camargo Guarnieri (Brasil, 1907-1993)
Estudo para Instrumentos de Percussão (1953)

- Heinrich Konietzny (Alemanha, 1910-1983)
Triade (1969), a ser interpretado pelo PercuTRIZ - Trio Percussivo da UNESP

- Laurie MacGregor (EUA, 1951)
Intrusion of the Hunter (1974), sob a regência de Nat Calan

Intervalo

- John Cage (EUA, 1912-1992)
Second Construction (1940)

- Lukas Ligeti (Áustria/EUA, 1965)
Pattern Transformation (1988)

- Akira Nishimura (Japão, 1953)
Ketiak (1979), sob a regência de Danilo Valle


Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP

Foi criado por John Boudler em 1978, para o aperfeiçoamento
acadêmico-artístico de seus integrantes e como veículo de divulgação do
repertório para percussão no Brasil. Formado pelos alunos do Curso de
Bacharelado em Percussão da UNESP, o Grupo PIAP também conta com eventuais
convidados, proporcionando uma oportunidade de aprimoramento camerístico.
Pelo grupo já passaram 65 integrantes que se apresentam, estudam e/ou ainda
trabalham por todo o Brasil e em mais de 40 países nos cinco continentes.

Ao longo de seus 29 anos de atividades o PIAP tem colhido grandes sucessos,
firmando-se no cenário artístico nacional através de concertos e gravações
em disco, rádio e televisão. Apresentou-se nos principais Festivais de
Música do Brasil - Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre suas atividades, merecem
destaque: 1º lugar no II Prêmio Eldorado de Música e a gravação de dois LPs
- 1986; turnê pelos EUA, apresentando onze concertos de Saint Louis a Nova
York - 1987; Prêmio Lei Sarney, como Revelação na Categoria Grupo
Instrumental - 1988; Prêmios Mambembe e APCA (Associação Paulista de
Críticos de Artes) de Melhor Trilha Sonora pela participação na peça
Péricles, Príncipe de Tiro de William Shakespeare - 1995; Projeto LinC da
Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo - 1997; lançamento do primeiro
CD do Grupo - 1998; indicação na categoria Melhor Grupo de Música de Câmara
pelo IV Prêmio Carlos Gomes - 1999; apresentação no Festival Percusiones del
Mundo na Cidade do México com transmissão ao vivo via internet - 2000; e
eleito pela APCA o Melhor Conjunto de Câmara na categoria Música Erudita -
2003.

Desde 1995 o Grupo conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão
Universitária da UNESP e desde 2007, conta também com o apoio do Programa
Ciência na UNESP vinculado à Vice-Reitoria da UNESP.

Contato:
Para entrevista, depoimentos e informações pormenorizadas sobre o PIAP e
seus CDs "Sympathia" e "86" contatar seu diretor artístico pelos seguintes
veículos:

John Boudler
(11) 3284-4497 ou (11) 8174-9858
bou em amcham.com.br


********************************************
********************************************


5. LANÇAMENTO DE CD: " Curumim - Camargo Guarnieri", Orquestra de Câmara
Paulista (26/Nov, 19:30hs - Livraria Cultura, São Paulo, SP)


********************************************


De: miriam em bemelmans.com.br


A Orquestra de Câmara Paulista lança CD em homenagem a Camargo Guarnieri no
ano do centenário de aniversário do seu nascimento


Dia 26 de novembro, às 19h30, a Orquestra de Câmara Paulista, sob regência
de Branco Bernardes, lança o CD Curumim - Camargo Guarnieri, da Coleção
Clássicos Brasileiros 2, pela brazilmúsica!, na Livraria Cultura do Conjunto
Nacional. O CD traz obras do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), no
ano em que é comemorado o centésimo aniversário de seu nascimento. Haverá um
concerto grátis no mesmo local, às 20hs, no Teatro Eva Herz. No repertório,
composições do CD, com a participação da soprano Adriana Bernardes, que
interpretará Quebra o Coco, Menina, Vai Azulão e Vamos Dar a
Despedida.  Patrocínio
do Grupo Lacan. Site: http://www.orquestrapaulista.com.br.

A Orquestra de Câmara Paulista gravou o CD Curumim - Camargo Guarnieri
dentro da Coleção Clássicos Brasileiros, que começou com o lançamento, em
2006, do CD Sarau Brazil, com canções do século XVIII e XIX e os cantores
Adriana Bernardes e Sandro Bodilon. O técnico de gravação do CD Curumim foi
José Luiz Costa, conhecido como "Gato" no meio musical, do Estúdio Cia do
Gato / Paulus. Costa é um dos mais renomados técnicos de gravação do País e
o maior especialista no segmento de música erudita. Já realizou gravações
para a Osesp e a OSB.

Dando continuidade à missão de resgatar a música clássica brasileira do
esquecimento, neste novo CD pela brazilmúsica!, a Orquestra de Câmara
Paulista amplia seu garimpo de preciosidades e ousadias, que traz a formação
de 30 músicos para esse CD. Além de destacar a música paulista, com obras de
Camargo Guarnieri - o maior compositor das Américas do século XX à exceção
do colossal Villa-Lobos, a orquestra buscou obras relacionadas ao mundo
infantil. "Dizemos relacionados ao mundo infantil por não se tratar de
música apenas para crianças, mas de uma música também para crianças, uma vez
que na complexidade de algumas peças que a orquestra selecionou é possível
encontrar um olhar adulto sobre o universo infantil," explica Branco
Bernardes, Diretor Artístico e Regente da Orquestra de Câmara Paulista.

Com versos de Juvenal Galeno (1836-1931), nosso pioneiro na busca de uma
criação poética de caráter folclórico, Quebra o Coco, Menina é transbordante
de brasilidade, entusiasmo e alegria. Vai, Azulão, com poesia de Manuel
Bandeira (1886-1968), foi escrita, segundo depoimento de Vera Sílvia, no
metrô de Paris. É de longe uma das mais famosas canções de Guarnieri. A
última faixa, Vamos dar a Despedida, traz versos do folclore brasileiro,
recolhidos por Sílvio Romero (1851-1914).


Músicas do CD

Cavalinho da Perna Quebrada

Suíte Mirim - I - Ponteando
 II - Tanguinho
III - Modinha
IV - Cirandinha

Série dos Curumins - I - Brincando
II - Valsa
III - Flavinha
IV - Valsinha Pretensiosa
V - Acalanto para Bárbara
VI - Valsinha
VII - Dança da Pulga

As Três Graças - I - Acalanto para Tânia
II - Tanguinho para Míriam
III - Toada para Daniel Paulo

Quebra o Coco, Menina

Vai, Azulão

Vamos Dar a Despedida


Mozart Camargo Guarnieri nasceu no dia 1º de fevereiro de 1907 em Tietê e
faleceu em 13 de janeiro de 1993. O pai de Camargo Guarnieri era músico,
tocava flauta e contrabaixo. Em 1920, com 13 anos, escreveu sua primeira
peça, a valsa  Sonho de Artista. Inicialmente estudou com os pianistas
Ernani Bragam Antônio Sá Pereira e com o italiano Lamberto Baldi. Conheceu
Mário de Andrade em 1928. Nessa época escreveu a Dança Brasileira. Camargo
Guarnieri deu aulas no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Em
1935, Mário de Andrade convenceu o prefeito de São Paulo a criar o Coral
Paulistano, sob regência de Camargo Guarnieri. O compositor foi influenciado
pelo pianista norte-americano e polonês Arthur Rubinstein. Em meados de
1938, Camargo Guarnieri se mudou para a França, onde estudou com Charles
Koechlin e o maestro François Ruhlmann, da Orquestra da Ópera de Paris. Em
1939, com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, voltou ao Brasil, em
grande dificuldade financeira. Em 1942, ganhou seu primeiro concurso
internacional de composição e foi estudar a convite nos Estados Unidos.
Camargo Guarnieri retornou ao Brasil em 1943, quando recebeu uma série de
prêmios e tornou-se o regente da Orquestra Municipal de São Paulo. Em 1947,
retornou aos Estados Unidos, onde foi convidado a reger a Orquestra
Sinfônica de Boston.

Na década de 1950, foi assessor do Ministro da Educação e, após a morte de
Villa-Lobos em 1959, tornou-se presidente honorário da Academia Brasileira
de Música. No ano de 1975, a Universidade de São Paulo fundou sua orquestra
sinfônica, criada especialmente para Camargo Guarnieri. Em dezembro de 1992,
ganhou o Prêmio Gabriela Mistral, oferecido pela Organização dos Estados
Americanos (OEA), como o Maior Músico das Américas.

A Orquestra de Câmara Paulista foi fundada no segundo semestre de 1995,
quando a partir de convite feito por Aylton Escobar, Branco Bernardes
organizou a Orquestra de Cordas da Universidade Livre de Música da
Secretaria de Estado da Cultura. As exigências de aprofundamento e expansão
artística propiciaram a inclusão de instrumentos de sopro em 1998. A partir
dessa fase, o grupo desvincula-se da Universidade Livre de Música e passa a
se chamar Orquestra de Câmara Paulista, tendo como local de ensaios o
Theatro São Pedro.

Seu repertório procura trazer à luz obras menos conhecidas do grande
público, tanto dos séculos passados como também obras contemporâneas.
Primeiras audições do Réquiem de Jean Gilles, da ópera Le Devin du Village,
de Jean-Jacques Rousseau e dos Quartetos de Ricardo Simões fazem parte de
sua história.

Por outro lado, a abordagem do repertório tradicional é resultado de uma
cuidadosa pesquisa de interpretação histórica. Em seus anos de existência, a
Orquestra de Câmara Paulista apresentou seus espetáculos em teatros, salas
de concertos, centros culturais e espaços alternativos tais como: Centro
Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Theatro Municipal de
São Paulo (Quarteto Paulista), Theatro São Pedro (São Paulo), Memorial da
América Latina (Orquestra Filarmônica Paulista), Teatro Polytheama
(Jundiaí), TBC - Teatro Brasileiro de Comédia, Centro Cultural São Paulo,
Centro Cultural Maria Antônia (USP), Largo de São Francisco (USP), Capela da
Pontifícia Universidade Católica (PUC), Parque Modernista, Teatro Paulo
Eiró, Teatro Artur Azevedo e Teatro Municipal de Botucatu. Destacando-se a
edição do I Festival de Inverno de Ilha Solteira (2001), onde seus
profissionais atuaram em aulas e espetáculos.

O primeiro CD da Coleção Clássicos Brasileiros com a Orquestra de Câmara
Paulista foi o CD Sarau Brazil, com canções do século XVIII e XIX, com os
cantores Adriana Bernardes e Sandro Bodilon.

Branco Bernardes, Diretor Artístico e Regente da Orquestra de Câmara
Paulista, graduou-se Bacharel em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp na
classe de Ayrton Pinto. Em 1991 iniciou especialização em regência
orquestral sob orientação de Maestro Eleazar de Carvalho, de quem foi
discípulo durante cinco anos. Foi professor de Música de Câmara na Faculdade
Carlos Gomes e de Violino e Viola das Escolas Municipais de Música e de
Iniciação Artística, onde também criou e dirigiu o Coro Infantil e a
Orquestra Infanto-Juvenil. Maestro dotado de grande sensibilidade, invenção
e energia, possui um repertório amplo, que abrange desde obras-primas da
música antiga até os mestres do século XX. Regeu a primeira audição
brasileira da ópera Cavalcante de Ezra Pound no Espaço Cultural CPFL, em
Campinas. Idealizou o Festival de Inverno de Ilha Solteira, tendo sido seu
Diretor Artístico (2001). Desde 1995 está a frente da Orquestra de Câmara
Paulista. Em 2006, gravou o primeiro CD da Coleção Clássicos Brasileiros, o
CD Sarau Brazil, com a Orquestra de Câmara Paulista, no repertório, canções
do século XVIII e XIX.

Adriana Bernardes é um soprano coloratura definida no I Festival de Inverno
de Ilha Solteira em 2001 . Em 2006 gravou com a Orquestra de Câmara Paulista
o CD Sarau Brazil, dentro da Coleção Clássicos Brasileiros, onde interpretou
canções do século XVIII e XIX. Em 2004, atuou como solista no Messiah de
Händel (Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo), na ópera Joana de
Flandres de Carlos Gomes (Teatro Alfa) e na primeira audição brasileira da
ópera Cavalcante de Ezra Pound (Espaço Cultural CPFL em Campinas). Realizou
seu debut no Theatro Municipal de São Paulo em 2004. Em 2003 apresentou-se
no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro interpretando obras de
Monteverdi (Beatus Vir, Magnificat), Schütz (Die Sieben Worte,
Weihnachts-Historie) e Bach (Cantata BWV 4 Christ lag in Todesbanden). E
apresentou-se como solista na ópera Le Devin du Village de Jean-Jacques
Rousseau e em obras de Offenbach (Les Contes d' Hoffmann) e Orff (Carmina
Burana) pela Oficina Cultural Grande Otelo (Secretaria de Estado da
Cultura). É primeiro soprano do Coro de Câmara Paulista, tendo atuado como
regente do Coro Infantil da Igreja de São José (Ipiranga), e participado do
Coral da Cultura Inglesa.

O Grupo Lacan, que patrocina o CD Curumim, possui unidades de negócios na
área de comunicação, investimentos e finanças corporativas. Na área de
comunicação, sua especialidade é construir ferramentas personalizadas de
informação estratégica para seus clientes. Na área financeira, atua como
administrador de recursos e oferece uma ampla variedade de serviços nas
áreas de dívida, como reestruturação e captação, e de equity, como busca de
investidores estratégicos, compra e venda de participações, joint-ventures e
advisory para abertura e fechamento de capital. Site do Grupo Lacan:
http://www.grupolacan.com.br.

Lançamento do CD Curumim - Camargo Guarnieri - Coleção Clássicos Brasileiros
2

Concerto grátis de lançamento no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, às
20hs

Orquestra de Câmara Paulista, regência Branco Bernardes

Soprano Adriana Bernardes

Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional

Tel: (11) 3170-4033

Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos
telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail
miriam em bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br e imagens para a
imprensa na página
http://www.orquestrapaulista.com.br/paginas/link_imagens.asp.


********************************************
********************************************


6. MASTERCLASS: Ricardo Kubala (viola). (20/Nov - Porto Alegre, RS, BRASIL


********************************************


De: extmusica em ufrgs.br


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Música
Programa de Pós-Graduação em Música

Masterclass de Viola
(Viola clássica, com arco)
com RICARDO KUBALA (UNESP e ECA/USP)


data: terça-feira, 20 de novembro de 2007

horário: das 9 às 12h e das 14h às 17h

local: Sala Armando Albuquerque
Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS
Rua Prof. Annes Dias, 112 - 15º andar - Centro - Porto Alegre/RS

público-alvo:
executantes: estudantes e profissionais de viola;
ouvintes: interessados em geral

taxas:
executantes: Comunidade externa: R$ 50,00;
Alunos do DMUS: R$ 25,00
ouvintes: entrada franca

inscrições (apenas para executantes): até 17 de novembro de 2007, pelo
e-mail extmusica em ufrgs.br, ou na sala 62 do Instituto de Artes da UFRGS (Rua
Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre/RS).
Os alunos executantes serão selecionados pelo professor ministrante após o
encerramento das inscrições.


RICARDO KUBALA - VIOLISTA

Bacharel em viola pela Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, onde, mais
tarde, foi professor de Música de Câmara. Realizou curso de aperfeiçoamento
na Academia da Filarmônica de Berlim, Alemanha, com bolsa de estudos
patrocinada pela Sociedade Vitae, e na Escola Superior de Música de
Karlsruhe, Alemanha, sob a orientação da Profª. Madeline Prager, com bolsa
de estudos dos governos alemão (DAAD) e brasileiro (CAPES).

Participou ativamente de vários festivais e cursos ministrados, entre
outros, por A. Lysy, M. Rostal, N. Brainin e Quarteto Chillingirian.

Obteve o título de Mestre em Música na Unicamp, instituição na qual,
atualmente, é aluno do curso de Doutorado em Música.

Atuou como 1º violista da Orquestra Solistas do Brasil (prêmio APCA de
melhor conjunto de câmera em 1995) e como membro do Quarteto de Cordas de
São José dos Campos (prêmio APCA de melhor conjunto de câmera em 1997).

Integrou a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra de
Câmara de Blumenau, e, como 1º violista, a Orquestra de Câmara da
Universidade Luterana de Porto Alegre.

Foi artista convidado a compor a Orquestra de Câmara Solistas de Trondheim
(Noruega), apresentando-se em vários países da Europa e Estados Unidos, além
de participar de gravação de CD pelo selo Deutsche Grammophon.

Com freqüência tem lecionado em festivais e ministrado master classes em
universidades. Atualmente, além de se apresentar regularmente como músico
camerista e solista, leciona viola no Departamento de Música da ECA/USP -
Ribeirão Preto.


********************************************
********************************************


7. NOTA: Atividades de Sergio Roberto de Oliveira (Nov/2007)


********************************************


De: Sergio Roberto de Oliveira


O compositor Sergio Roberto de Oliveira tem, desde o final de outubro,
programação intensa no exterior. No dia 27 de outubro, sua obra "Colors",
composta por encomenda do grupo americano Mélomanie (www.melomanie.org)
estreará em Wilmington (EUA), com a presença do compositor, convidado pelo
grupo, na platéia.

Entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, Sergio Roberto de Oliveira
estará dando 5 palestras sobre sua obra nas universidades Appalachian State
University, North Caroline State University, The University of North
Caroline Greensboro, The University of North Caroline at Chapel Hill e
College of William and Mary.

Após essas palestras, Sergio segue para a Europa, onde estará se reunindo
com músicos que já interpretaram suas obras, como o inglês Stephen Preston.
No dia 17 de novembro, mais uma estréia com a presença do compositor. Dessa
vez, a obra "Frevo", encomendada pelo flautista John Turner terá sua estréia
mundial na cidade de Manchester (Ingl.).

Sergio Roberto de Oliveira então retornará para os Estados Unidos, para mais
uma palestra: Duke University.

Após o seu retorno, três outras obras estarão sendo apresentadas nos Estados
Unidos: "Fantasia para flauta solo" e "12 Bagatelas", interpretadas pelo
flautista Tom Moore em concerto em Williamsburg no dia 24/11 e "Mot pour
Laura", em concerto da Duke New Music Ensemble, no dia 29/11.

Resumo:

Dia 27/10 - Sábado, 8 PM - Concerto do grupo Mélomanie (estréia mundial da
obra "Colors")
Westmisnter Presbyterian Church - Wilmington, Delaware, EUA
www.melomanie.org

Dia 31/10 - Palestra na Appalachian State University (Boone, NC) - 5 PM
Dia 01/11 - Palestra na North Caroline State University (Reighley, NC) -
1,30 PM
Palestra na The University of North Caroline Greensboro - 5 PM
Dia 02/11 - Palestra na The University of North Caroline at Chapel Hill -
9,30
Dia 06/11 - Palestra College of William and Mary (Williamsburg, NC)
Dia 17/11 - Concerto na Cross Street Chapel (Manchester, Inglaterra),16h.
Dia 20/11 - Palestra na Duke University (EUA)
Dia 24/11 - Concerto do flautista Tom Moore
Dia 24/11 - Concerto Tom Moore ("Fantasia para flauta solo" e "12
Bagatelas")
Dia 29/11 - Concerto Duke New Music Ensemble ("Mot pour Laura")


********************************************
********************************************


8. NOTA: Edson Zampronha, execução de obras (Nov/2007)


********************************************


De: mlsekeff em gmail.com


Dia 23 de nov., 13h, IA-UNESP:
Concerto do GRUPO PIAP com JOHN BOUDLER, para lançamento de 2 CDs.
No CD SYMPATHIA é apresentada a obra Recycling,  de Edson Zampronha,
estreada no México, em 2000.

Dia 23 de biv,m Ybuçai dis Conmpositores Búlgaros. Philip Koutev Concert
Hall, Sofia, Bulgária.
Concerto dedicado à MÚSICA de CÂMARA cONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. ,
Ao lado dos compositores Guilherme Bauer, Almeida Prado, Ricardo Tacuchian,
Eli-Eli Moura, Harry Crowl
será apresentado o Septeto EVOLON, de Edson Zampronha.

Dia 24 de nov., 20h, Espaço Cultural CPFL (R. Jorge Figueiredo Correa, 1632,
Campinas)
Estréia da obra INVERNO, para orquestra de cordas e cravo, composta por
encomenda para o referido
Concerto. Regente: Maestro Henrique Lian. Cravo: Edmundo Hora.
Esta obra integra a série As Quatro  Estações: de Vivaldi e Piazolla à
Pós-modernidade.
O programa traz também INVERNO de Vivaldi e INVERNO PORTEÑO de Piazzola.


********************************************
********************************************


9. NOTA: Antonio Eduardo Divulga Musica Brasileira em Paris (Out/2007)


********************************************


De: anted em iron.com.br


ANTONIO EDUARDO DIVULGA MUSICA BRASILEIRA EM PARIS.


Antonio EDUARDO  piano


18 outubro 2007 à 20h00 - L'entrepôt
Obras  de Almeida PRADO - Michel LYSIGHT - Dominique DUPRAZ

19 octubro 2007 à 19h30 -Recital Villa Lobos
Rue de Varenne - 75OO7  Paris
Obras de Heitor VILLA LOBOS - 120ème Anniversaire


20 Outubro 2007
De 16h00 à 18h30 - Conservatoire Charles Munch -
Conférence de Gérard SUTTON et Claire PAOLACCI
Récital de piano " Hommage à Heitor VILLA LOBOS & Camargo GUARNIERI "

O Grupo Musical New Consonant Music, organizou este ano uma série de
concertos em Paris dedicados á música contemporânea brasileira e  francesa,
prepararando para o Ano da França no Brasil, em 2009(" L'Année de la France
au Brésil - 2009 ".).

O pianista Antonio Eduardo, músico voltado para a divulgação da música
contemporânea, com livros e Cd's dedicados a este repertório, realizou nos
dia 18, 19  e 20 de outubro, três recitais em Paris dedicados ao repertório
contemporâneo brasileiro e francês.

No dia 18/10 realizou no espaço L'Entrepot, em Paris,  o recital "São Paulo-
Paris- Bruxelas", com obras do compositor Almeida Prado(Sonata n. 06, sobre
um poema de S.Juan de La Cruz), Michel Lysight(This not a Bossa e
Chronographie V)  e a estréia da obra Paris Forever, do compositor frances
Dominique Dupraz, dedicada ao pianista para sua estréia nesta ocasião.
Trata-se de uma peça que viaja nos sons das paisagens urbanas da "Ville
Lumière", situando Avenue de l'opera, Gare St. Lazare, os jardins do Palácio
Real e a Notre Dame. Enfim, paisagens parisienses interpretadas por um
caiçara das praias santistas.... peça que teve bela acolhida pelo público
presente.

No dia 19, um recital particular, para um público especialmente convidado, o
pianista realizou concerto comemorativo a Villa Lobos por ocasião do
120.ºaniversário do grande maestro. Este concerto foi precedido por
uma brilhante
exposição da historiadora da Citée de la Musique , Claire Paollacci.

Dia 20, recital no auditório do Conservatório Charles Munch, realizou o
Recital - Conferencia sobre o Modernismo Musical Brasileiro, apresentando
obras  de Heitor Villa Lobos,Camargo Guarnieri e Francisco
Mignone.Aconferencia
"A influencia da música popular na música erudita brasileira", ficou a cargo
de Claire Paollacci e Gerard Sutton que discorreram com grande precisão
científica a trajetória estética destes importantes compositores
brasileiros.

Em Bruxelas, teve a oportunidade de estar com o editor Alain van Kerkchoven,
que publica as obras para piano do compositor Gilberto Mendes e a Antonio
Eduardo Collection, dedicada exclusivamente a música contemporanea
brasileira.Para o ano de 2008 há o projeto de ampliar esta coleção tendo em
vista sua boa receptividade na Europa, além da realização de recitais
divulgando a coleção coordenada pelo pianista. Fazem parte do catálogo da
Antonio Eduardo Collection, obras de Gilberto Mendes,Silvia Berg, Sergio
Vasconcelos Correa e Rodolfo Coelho de Souza.

Assim, o pianista vem divulgando em todas as partes a música de seu tempo,
segundo o compositor Gil Nuno Vaz: " consciente da importância de divulgar
novas propostas estéticas, Antonio Eduardo desenvolve solidamente sua
carreira dentro desse espírito missionário que poucos intérpretes parecem
possuir... Na busca de melhor expressão da obra que interpreta, mergulha nas
estruturas formais das composições que deram origem às idéias musicais".


Antonio Eduardo

Outubro / 2007


********************************************
********************************************


10. RÁDIO: Paisagem. Obras de Barbara Kolb (02/Dez, 21:00hs - São Paulo, SP)
http://www.usp.br/radiousp/


********************************************


De: ja.mannis em uol.com.br


radio usp fm 93,7 MHz

cdmc unicamp


P  A  I  S  A  G  E  M


domingo - 02/Dez/2007 - 21:00hs


BARBARA KOLB


MILLEFOGLIE and other works


PAISAGEM divulga obras disponíveis no acervo do CDMC da Unicamp e destaca
neste programa a compositora norte-americana BARBARA KOLB em seu álbum
Millefoglie and other works lançado em 1992 pela New World Records, Nova
Iorque, 80422-2.


Natural de Connecticut, EUA, BARBARA KOLB, estudou no Hartt College of Music
da Universidade de Hartford. Recebeu vários prêmios, incluindo três bolsas
Tanglewood, quatro MacDowell, duas Guggenheim e uma Fulbright. KOLB foi a
primeira mulher a receber o Premio Americano de Roma em composição musical
(1969-71).


Obras apresentadas:


Millefoglie
Nouvel Ensemble Moderne, dir.: Lorraine Vaillancourt

Extremes
Violoncelo: Taco Kooistra. Flauta: Harrie Starreveld.

Chromatic fantasy
Ensemble Music Today, dir.: Gerard Schwarz.

Narração: Ray Reinhardt


paisagem


programas realizados pela radio usp fm em colaboração com o cdmc-unicamp

seleção musical, apresentação, roteiro, edição e montagem:

josé augusto mannis (compositor e professor da unicamp)


jamannis em unicamp.br
http://www.unicamp.br/cdmc/
http://www.usp.br/radiousp/
(ao vivo)


********************************************
********************************************


11. CONCERTO: Plural Ensemble, Dir.: Joan Cerveró. Obras de Diógenes Rivas,
David Del Puerto, Fabián Panisello, Jesús Rueda, Hans Zender, Hilda Paredes
(26/Nov, 19:30hs - Konzerthaus Berlin, Berlim, ALEMANHA)


********************************************


De:
http://www.cervantes.de/nueva/es/cultura/programm?event=2007-11-26&month=11&year=2007


A Tempo Cervantes
Plural Ensemble

Director: Joan Cerveró
Violín: David Núñez

lu, 26 de noviembre, 19:30 h
Konzerthaus Berlin, Werner-Otto-Saal
Gendarmenmarkt, 10117 Berlin
Entrada: € 15


Programa

Diógenes Rivas "Ordre" para flauta, clarinete, volín, violoncello, piano y
vibráfono
David Del Puerto "Dos dedicatorias" para volín solo
Fabián Panisello "Estudios para piano" para piano solo

Pausa

Jesús Rueda "Itaca" para flauta, clarinete, volín, violoncello y piano
Hans Zender "Trifolium"para flauta, violoncello y piano
Hilda Paredes "Corazón de ónix" para flauta, clarinete, piano, violín, viola
y violoncello


El concierto A Tempo Cervantes aspira a ser el primero de una serie anual
conciertos de música contemporánea de los países hispanohablantes en Berlín.
Su programa quiere explorar afinidades y singularidades estéticas y
constructivas entre, por un lado, la música contemporánea española y
latinoamericana y, por otro, el mundo musical europeo, a través de obras, de
compositores de Argentina, España, México, Venezuela y Alemania.

En conunto con la Staatsoper Berlin
En colaboración con el Instituto Cervantes, el Festival Internacional de
Música Contemporánea "A Tempo", Venezuela y la Embajada de la República
Bolivariana de Venezuela en Alemania.


********************************************
********************************************


12. CONFERENCE: Re:place 2007 - The Second International Conference on the
Histories of Media, Art,Science and Technology (15-18/Nov - Berlim,
ALEMANHA)


********************************************


De: transmediale <info em transmediale.de>


Newsletter 11/12/2007

re:place 2007
The Second International Conference on the Histories of Media, Art,Science
and Technology

in cooperation with
transmediale - festival for art and digital culture berlin

Location: Haus der Kulturen der Welt, Berlin
Date: 15-18 November 2007

re:place 2007, the Second International Conference on the Histories of
Media, Art, Science and Technology, will take place in Berlin from 15 - 18
November 2007 as a project of Kulturprojekte Berlin GmbH in cooperation with
Haus der Kulturen der Welt. This conference is a sequel to 'Refresh!', the
first in this series, chaired by Oliver Grau and produced by the Database of
Virtual Art, Leonardo, and Banff New Media Institute, and held at the Banff
Center in Canada in September 2005, which brought together several hundred
artists, scientists, researchers, curators and theoreticians of different
disciplines.

re:place 2007 will be an international forum for the presentation and the
discussion of exemplary approaches to the rapport between art, media,
science and technology. With the title, 're:place', we propose a thematic
focus on locatedness and the migration of knowledge and knowledge production
in the interdisciplinary contexts of art, historiography, science and
technology.

Check http://mediaarthistory.org
for full programme, abstracts and CVs of the conference participants.

Opening Session
15 November, Thursday, 14.00-15.00, Auditorium

Welcome by Gunalan Nadarajan (SG/US), Bernd Scherer/HKW (DE), Andreas
Broeckmann (DE)

Introductory talk by Oliver Grau (DE/AT): MediaArtHistory - Image
Science - Digital Humanities
--
Panel 1: Place Studies: Art/Science/Engineering
15 November, Thursday, 15.00-17.30, Auditorium

moderation: Edward Shanken (US)
Michael Century (CA/US): Encoding motion in the early computer: knowledge
transfers between studio and laboratory
Stephen Jones (AU): The Confluence of Computing and Fine Arts at the
University of Sydney, 1968-1975
Eva Moraga (ES): The Computation Center at Madrid University, 1966-1973: An
example of true interaction between art, science and technology
Robin Oppenheimer (US/CA): Network Forums and Trading Zones: How Two
Experimental, Collaborative Art and Engineering Subcultures Spawned the '9
Evenings: Theatre and Engineering' and E.A.T.
--
Panel 2: Intersections of Media and Biology
15 November, Thursday, 15.00-17.30 , Theatersaal

Moderation: Ingeborg Reichle (DE)
Assimina Kaniari (GR/UK): Morphogenesis in Action: D'Arcy Thompson and the
experimental in Leonardo from LL Whyte to now
Jussi Parikka (FI): Insect Media of the Nineteenth Century
Michele Barker (AU): From Life to Cognition: investigating the role of
biology and neurology in new media arts practice
Boo Chapple (AU): Sound, Matter, Flesh: A history of crosstalk from medicine
to contemporary art and biology
--
Special Lecture Presentation
Timothy Druckrey (US): Cinemedia: Archaeologies of Computation and AI in
Cinema
15 November, Thursday, 21.00 at TESLA Media>Art<Lab Berlin
--
Panel 3: Histories of Abstraction
16 November, Friday, 10.00-12.30, Auditorium

Moderation: Sean Cubitt (UK/AUS)
Laura Marks (CA): Artificial life from classical Islamic art to new media
art, via 17th-century Holland
Arianna Borrelli (IT/DE): The media perspective in the study of scientific
abstraction
Amir Alexander (US): Death in Paris: When Mathematics became Art
Paul Thomas (AU): Constructed Infinite Smallness
--
Panel 4: Comparative Histories of Art Institutions
16 November, Friday, 10.00-12.30, Theatersaal

moderation: Stephen Kovats (DE/CA)
Lioudmila Voropai (RU/DE): Institutionalisation of Media Art in the
Post-Soviet Space: The Role of Cultural Policy and Socio-economic Factors
Renata Sukaityte (LT): Electronic art in Estonia, Latvia and Lithuania: the
interplay of local, regional and global processes
Christoph Kluetsch (DE): The roots and influences of information aesthetics
in Germany, Canada, US, Brazil and Japan
Catherine Hamel (CA): Crossing Into The Border ? an intersection of vertical
and horizontal migration
--
Panel 5: Place Studies: Media Art Histories
16 November, Friday, 14.30-17.00, Auditorium

Moderation: Andreas Broeckmann (DE)
Daniel Palmer (AU): Media Art and Its Critics in the Australian Context
Ryszard W. Kluszczynski (PL): From Media Art to Techno Culture.
Reflections on the Transformation of the Avant-Gardes (the Polish case)
Caroline Seck Langill (CA): Corridors of Practice I: Technology and
Performance Art on the North American Pacific Coast in the 1970s and Early
80s
Machiko Kusahara (JP): A Turning Point in Japanese Avant-garde Art:
1964-1970
--
Panel 6: Media Theory in Cultural Practice
16 November, Friday, 14.30-17.00, Theatersaal

Moderation: Tapio Maekelae (FI)
Kathryn Farley (US): Generative Systems: The Art and Technology of Classroom
Collaboration
Nils Roeller (DE/CH): Flusser's Individual Academy: Thinking instruments in
institutional and personal relations
Wendy Hui Kyong Chun (US): The Enduring Ephemeral, or the Future is a Memory
Antony Hudek (US/CH), Antonia Wunderlich (DE): Between Tomorrow and
Yesterday: charting Les Immatériaux as technoscientific event
--
Keynote 2:
Siegfried Zielinski (Universitaet der Kuenste, Berlin): On Deep Time
Relations between Arts, Sciences and Technologies - Questioning the
Established Concepts of Media
Moderation: Miklos Peternak (HU)
16 November, Friday, 20.00, Auditorium
--
Panel 7: Interdisciplinary Theory in Practice
17 November, Saturday, 10.00-12.30, Auditorium
Moderation: Sara Diamond (CA)
Christopher Salter (US/CA): Unstable Events: Performative Science,
Materiality and Machinic Practices
Simone Osthoff (BR/US): Philosophizing in Translation: Vilem Flusser's
Brazilian Writings
Karl Hansson (SE): Haptic Connections - On Hapticality and the History of
Visual Media
Janine Marchessault (CA)/ Michael Darroch (CA): Anonymous History as
Methodology: The Collaborations of Sigfried Giedion, Jaqueline Tyrwhitt, and
the Explorations Group (1951-53)
--
Panel 8: Place Studies: Russia / Soviet Union
17 November, Saturday, 10.00-12.30, Theatersaal

Introduction/Moderation: Inke Arns (DE): The Avant-Garde in the Rear View
Mirror
Olga Goriunova (RU): Vitalist technocratism in the times of materialist
idealism. On the philosophy of technology by Piotr Engelmeier in pre-and
early Soviet Russia
Margareta Tillberg (SE/DE): Cybernetics and Arts: The Soviet Group Dvizhenie
(Movement) 1962-1972
Margarete Voehringer (DE): "Space, not Stones". Nikolai Ladovski's
Psychotechnical Laboratory for Architecture, Moscow 1926
Irina Aristarkhova (RU/US): Stepanova's 'Laboratory'
--
Panel 9: Cross-Cultural Perspectives
17 November, Saturday, 14.30-17.00, Auditorium

moderation: Bernd Scherer (DE)
Sheila Petty (CA): African Digital Imaginaries
Cynthia Ward (US): Minding Realities: Geometries of Cultural Cognition
Erkki Huhtamo (FI/US): Intercultural Interfaces: Correcting the pro-Western
Bias of Media History
Manosh Chowdhury (Bangladesh/JP): Can there be an 'Art History' in the
South?: Myth of Intertextuality and Subversion in the Age of Media Art
--
Panel 10: Cybernetic Histories of Artistic Practices
17 November, Saturday, 14.30-17.00, Theatersaal

moderation/introduction: Geoff Cox (UK): Software Art has No History
Christina Dunbar-Hester (US): Listening to Cybernetics: Music, Machines, and
Nervous Systems, 1950-1980
David Link (DE): Memory for Love Letters. Computer Archaeology of a Very
Early Program
Brian Reffin Smith (UK/DE): Hijack! How the computer was wasted for art
Kristoffer Gansing (SE): Humans Thinking Like Machines - Incidental Media
Art in the Swedish Welfare State
--
Keynote 3:
Lorraine Daston (Max Planck Institute for the History of Science, Berlin):
Dreams of a Perfect Medium
17 November, Saturday, 20.00, Auditorium

the information list of transmediale
international media art festival berlin
transmediale: http://www.transmediale.de
list-info:
http://mailman.transmediale.in-berlin.de/mailman/listinfo/newsletter


********************************************
********************************************


13. EVENTO: Encuentro de Arte Sonoro Tsonami 2007 (14-17/Nov - Valparaiso e
Viña del Mar, CHILE)


********************************************


De: tsonami2007 em gmail.com


ACTIVIDADES SEGUNDA SEMANA
ENCUENTRO DE ARTE SONORO TSONAMI 2007


Miércoles 14 de noviembre

20.00 hrs /Palacio Carrasco /Av. Libertad  250.
Charla: "Música para Teatro: Hacia una Dramaturgia del Sonido", dictada por
Alejandro Miranda, Licenciado en Artes mención Sonido, Compositor y
Musicólogo .


Jueves 15 de noviembre.

18.00 hrs. /Palacio Carrasco /Av.   Libertad 250
Charla: "El Teatro de los Cuerpos: Dominación, Sufrimiento Social y
Resistencia(s) ", dictada  por Emilia Tijoux, Doctora en Sociología
del    Instituto
de Estudios Europeos    de la Universidad París 8, Francia

19.30 hrs./ Club de Viña/ Plaza Sucre
Concierto Nacional e Internacional: Obras de cámara y electroacústicas de
los compositores Guillermo Eisner (Uruguay), Aníbal Correa (Chile), Nicolás
Difonis   (Chile), Leandro    Turano (Brasil), Oscar Chaves (Chile), Nicolás
Aguirre  (Chile), Bryan Holmes (Chile), Paul Hernández (Chile)


Viernes 16 de Noviembre

18.30 hrs./ Instituto INACAP/ Av. España 2250
Workshop: Guitarra eléctricas, Ismael Cortez

19.30 hrs./ Instituto INACAP/ Av. España 2250
Planeta Minimal  & Concierto Nacional e Internacional: Obras
electroacústicas, acústicas y multimedios  de Marcelo Carneiro de   Lima
(Brasil), Tomás Lefever (Chile), Renzo Filinich (Chile), Colectivo
OlhoCaligari (Brasil), Sebastián Ramirez (Chile), Cristian López (Chile),
Rolando Cori (Chile), Paul Hernández (Chile), Carlos Zamora (Chile)


Sábado 17 de Noviembre

19.00 hrs./ Sala Santa Marta del Centro Cultural de Playa Ancha

Santa Marta c/ Lautaro, s/n, PlayaAncha

Workshop: Música electroacústica, Cristian López

20.00 hrs./  Sala Santa Marta del Centro Cultural de Playa Ancha Santa Marta
c/ Lautaro, s/n, PlayaAncha
Ensamble de percusión "Xilos"   & Concierto Nacional e Internacional: Obras
electroacústicas y acústicas de los compositores Ana María Romano
(Colombia), Enzo Arias ( Chile), Diego Restrepo (Colombia), Ricardo de Armas
(Argentina), Sebastián Véliz (Chile), Gustavo Becerra (Chile), Gregorio
Fontaine (Chile), Steve Reich (EEUU), Félix Carbone (Chile)

www.tsonami.cl


********************************************
********************************************


14. FESTIVAL: 3er Festival Internacional Visiones Sonoras (21-28/Nov -
Morelia, MEXICO)


********************************************


(ESPANOL)
Los invitamos a participar en el 3er Festival Internacional Visiones
Sonoras.

COMPOSITORES E INTERPRETES INVITADOS DE CLASE MUNDIAL

(TREVOR WISHART, FRANCIS DHOMONT, MILLER PUCKETTER, ROBERT ROWE, CORT LIPPE,
ESTHER LAMNEK, ARTURO PARRA, AND MANY OTHERS)

CONCURSO DE COMPOSICION VS-YAMAHA

+ DE 30 CONFERENCIAS Y CLASES MAESTRAS

6 TALLERES

7 CONCIERTOS

Del 21 al 28 de Noviembre en el Centro Nacional de las Artes en el DF y en
el Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras en Morelia.

info em visionessonoras.org
http://www.visionessonoras.org


(ENGLISH)
You are welcome to participate at the 3rd Visiones Sonoras International
Music Festival.

WORLD CLASS COMPOSERS AND PERFORMERS

(TREVOR WISHART, FRANCIS DHOMONT, MILLER PUCKETTER, ROBERT ROWE, CORT LIPPE,
ESTHER LAMNEK, ARTURO PARRA, AND MANY OTHERS)

THE VS-YAMAHA COMPOSITION PRIZE

30+ PRESENTATION AND MASTER CLASSES

6 WORKSHOPS

7 CONCERTS

November 21-28 at the National Center for the Arts (Mexico City) and the
Mexican Center for Music and Sonic Arts (Morelia)

info em visionessonoras.org
http://www.visionessonoras.org


********************************************
********************************************


15. MASTERCLASS: "Gestural Interfaces for Creativity", CRM (Centro Ricerche
Musicali). (03-08/Dez - Roma, ITALIA)


********************************************


De: info em crm-music.it


Rome - Casa dell'Architettura (to be confirmed)

3rd - 8th December 2007

in collaboration with

SOVRAINTENDENZA AI BB.CC DEL COMUNE DI ROMA
UNIVERSITÀ DI ROMA LA SAPIENZA - DIPARTIMENTO ITACA
CONSERVATORIO DI MUSICA DELL'AQUILA - DIPARTIMENTO DI MUSICA E NUOVE
TECNOLOGIE
FEDERAZIONE CEMAT

The master class consists of a series of specialist interdisciplinary
seminars spread over a week. The aim is to provide thoughts and experiences
on the creative approach and on work methods originating in cultural areas
that border on the domain of music, visual arts, light and architecture.

In particular, the seminars discuss theories which deal with the
representation of models for the development of expressive forms based on
multisensorial perception. From the gestural models of Eyesweb, where the
performer's movement and action create expressive contents for the creation
of a new musical language, to the musical applications of the gestural
interface Iperviolino (Iperviolin), to Installazioni immateriali (imaterial
installations), i.e. the potentialities which the narration of light
combined with research music offers for the creation of new artistic forms
and for the fruition of space (natural and artificial).

The seminars will be held by international experts and are directed at
musicians, multi-media artists, operators in the world of entertainment and
students (university and conservatory).


Themes

Gestural interface:Iperviolin
Comprehension of the espressive content of gesture
Applications and interactive models: Eyes_Web
Sensors for musical applications
Expressiveness and Technologies for a Narration of Light Laboratory
Laboratory on Iperviolin with the participation of violinist ALESSIO
GABRIELE


Teachers

MICHELANGELO LUPONE, composer, teacher, director of Department of Music and
New Technologies - Conservatory of L'Aquila
LICIA GALIZIA, artist
FABIO GRAZIOSI electronic engineer - University of L'Aquila
RENZO VITALE electronic engineer, musician
ROBERTO DOATI, composer, professor at Conservatory of Genova - Department of
Music and New Technologies
ANTONIO CAMURRI, electronic engineer director of InfoMus Laboratory - DIST -
University of Genova
CORRADO TERZI, architect, director of Master on Lighting design - University
of Rome "La Sapienza"
FILIPPO CANNATA, light designer
MARIA LUISA PALUMBO, architect, teacher at master on advanced Technologies
of interactive comunication - University of Rome Torvergata
LORENZO SENO, physicist ,scientific director of CRM, professor at
Conservatory of L'Aquila Dep. of Music and New Technologies

The Master Class allows students to gain 1 credit

Tuition fee € 250 - Special price agreement for Conservatory students € 150
- 1 seminary € 30

Registration deadline: November 30th 2007

Timetable 2:30 p.m. - 4:20 p.m. / 4:30 p.m. - 6:30 p.m.

Gestural interfaces for Creativity

MUSICA SCIENZA 2007

Info CRM via Lamarmora 18 - 00185 Roma - Phone +39 06 4464161 06 P./fax +39
06 4467911

www.crm-music.it - info em crm-music.it
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071114/85db723f/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l