[FWD cdmc] - 43/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Nov 9 15:57:18 BRST 2007


*FWD cdmc  - 43   09/11/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -            CONCERTO: "O Outono". As quatro Estações Para o Século XXI:
de Vivaldi e Piazzolla à pós-modernidade. Obras de Piazzolla, Silvia de
Lucca (10/Nov, 20:00hs - Campinas, SP, BRASIL) <#_Toc182386923>

2 -            CONCERTO: Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Obras de
Camargo Guarnieri (10/Nov, 11:30hs - CCSP, São Paulo, SP) <#_Toc182386924>

3 -            EVENTO: 1o. Encontro Latino Americano de Compositores,
Arranjadores e Regentes de Bandas Sinfônicas (08-11/Nov - Memorial da
América Latina, São Paulo, SP) <#_Toc182386925>

4 -            EVENTO: 4a. Semana da Musica UFU (23/Nov-01/Dez - Uberlândia,
MG, BRASIL) <#_Toc182386926>

5 -            EVENTO: 2a Semana do Violão (12-16/Nov - Goiânia, GO,
BRASIL)<#_Toc182386927>

6 -            FESTIVAL: 45º Festival Villa-Lobos (11-24/Nov - Rio de
Janeiro, RJ) <#_Toc182386928>

7 -            MASTERCLASS: Mariana Cioromila (ROMÊNIA), canto (29/Nov -
Faculdade Cantareira, São Paulo, SP) <#_Toc182386929>

8 -            RECITAL: Teresa Cristina Rodrigues (violoncelo) e Patrícia
Vanzella (piano). Obras de Webern, Prokofiev, Camargo Guarnieri (13/Nov,
12:00hs - Teatro da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP)<#_Toc182386930>

9 -            RECITAL: "Musica Brasileira Contemporanea para Violao", Mario
da Silva. Obras de Norton Dudeque, Villa-Lobos, Zenamon, Arthur Kampela,
Mário da Silva, André Abujamra, Chico Mello (09/Nov, 19:00hs - UNIRIO, Rio
de Janeiro, RJ) <#_Toc182386931>

10 -            RECITAL DE LANÇAMENTO: CD "Luminamara (Música Contemporânea
do Brasil)". Obras de Willy Corrêa de Oliveira, Luis Gustavo Petri, Kilza
Setti, Aylton Escobar, Antonio Ribeiro, Paulo Porto Alegre (15/Nov, 18:00hs
- SESC Vila Mariana, São Paulo, SP) <#_Toc182386932>

11 -            SELEÇÃO PARA MESTRADO: Mestrado em Música, UFPR (INSCRIÇÕES:
30/Nov - Curitiba, PR, BRASIL) <#_Toc182386933>

12 -            SELEÇÃO DE INSTRUMENTISTAS: Orquestra Sinfônica Brasileira
(OSB). Vagas para Violinos, Violas, Violoncelos, Contrabaixos, Flautas,
Clarinetas e Trompas (INSCRIÇÕES: 07/Nov-03/Dez - Rio de Janeiro,
RJ)<#_Toc182386934>

13 -     NOTA: Estreia de "Parandares", Danilo Guanais (12/Dez - Recife, PE,
BRASIL) <#_Toc182386935>

14 -     CALL FOR PAPERS: 18th international Conference on Wind Music
(DEADLINE: 15/Jan/2008 - Echternach, LUXEMBURGO) <#_Toc182386936>

15 -            COMPETITION FOR COMPOSERS: "Citta di Udine" (DEADLINE:
30/Abr/2008 - Udine, ITALIA) <#_Toc182386937>

16 -            CONCERT: "Mano a Mano: Piano Music from Mexico", Max
Lifchitz (piano). Obras de Ricardo Castro, Carlos Chavez, Max Lifchitz,
Manuel M. Ponce, Silvestre Revueltas,Jorge Vidale (12/Nov, 20:00hs - Nova
Iorque, NY, EUA) <#_Toc182386938>


-------------------------------------------------------------------

O CDMC-Brasil/UNICAMP lamenta comunicar aos leitores o falecimento do prof.
Dr. José Luiz Martinez, ocorrido nesta quarta-feira, 07 de novembro de 2007,
na cidade de São Paulo. Martinez era compositor e professor no curso de
Comunicação e Semiótica da PUCC-SP e deixa um importante legado de
pesquisas, com destaque para os estudos semióticos aplicados à música
hindustani. À familia e à toda comunidade musical brasileira, a equipe do
CDMC expressa suas condolências.

-------------------------------------------------------------------


********************************************
********************************************


1. CONCERTO: "O Outono". As quatro Estações Para o Século XXI: de Vivaldi e
Piazzolla à pós-modernidade. Obras de Piazzolla, Silvia de Lucca (10/Nov,
20:00hs - Campinas, SP, BRASIL)


********************************************


De: programacao em espacoculturalcpfl.com.br


Sab 10/Nov 20hs


AS QUATRO ESTAÇÕES PARA O SÉCULO XXI:
de Vivaldi e Piazzolla à pós-modernidade
O Outono


Silvia de Lucca, mestre em artes e especialista em composição musical,
estréia O Outono do Século XXI para orquestra de cordas, obra encomendada
pelo Espaço Cultural CPFL para o módulo As Quatro Estações para o Século
XXI: de Vivaldi e Piazzolla à pós-modernidade, com curadoria do maestro
Henrique Lian.



Astor Piazzolla (1921-1990)
Otono Porteño

Silvia de Lucca (1960)
O Outono do Século XXI para orquestra de cordas - estréia

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Concerto No. 3 em Fá maior, Opus 8, n°3 (RV 293), "O Outono", para violino,
cordas e contínuo
Allegro
Adagio molto
Allegro

Solista: Andréa Campos_violino
Edmundo Hora_cravo e órgão
Henrique Lian_regente


Outono

Com danças e cantos celebra o aldeão
O grande prazer de uma feliz colheita;
Mas pelo licor de Baco um certo torpor aceita,
Encerrando com o sono a diversão.

O ar interrompe danças e cantos,
O clima temperado é aprazível;
A gozar dulcíssimos sonos
A estação faz convite irresistível.

O caçador, na nova manhã, persegue a caça,
Com trompas, espingardas e cães em furor;
Foge a besta, mas seguem-lhe o rastro à cata.

Já exausta e apavorada com o grande rumor,
Por tiros e mordidas ferida, a pobre ameaça
Uma frágil fuga, mas cai e morre aos pés do opressor!


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Obras de Camargo
Guarnieri (10/Nov, 11:30hs - CCSP, São Paulo, SP)


********************************************


De: http://www.centrocultural.sp.gov.br


10/11 - sábado

Acervo vivo da Discoteca Oneyda Alvarenga

às 11h30
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Entrada franca
Sala Paulo Emilio Salles Gomes

Considerado um dos mais notáveis grupos de câmara da América Latina, acumula
três premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Carlos
Gomes de 2003. Corpo estável de longa tradição da Secretaria Municipal de
Cultura de São Paulo - fundado em 1935 por Mário de Andrade -, sua atual
formação reúne músicos de intensa atividade no Brasil e de prestígio
internacional.

Programa

Ludwig van Beethoven
Quarteto op.18, nº 4
Allegro ma non tanto
Scherzo: Andante scherzoso quase allegretto
Menuetto: Allegretto; Trio
Allegro; Prestissimo

Camargo Guarnieri
Quarteto nº1 (100 anos do nascimento)
Enérgico
Amarguradamente
Depressa

Sobre os músicos:

Betina Stegmann (violino)
Formada pela Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, aperfeiçoou-se
em Tel-Aviv, Israel. Atuou como recitalista e solista na América Latina, EUA
e Europa e gravou para as emissoras WDR (Alemanha) e RAI (Itália). Foi
integrante do Quinteto D'Elas e é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos.

Nelson Rios (violino)
Formado pela Faculdade Mozarteum, freqüentou a Carnegie Mellon University em
Pittsburgh, EUA, com bolsa Vitae. Foi fundador do Quinteto Ravel (atual
Quinteto da Paraíba) e integrou as orquestras Sinfônica da Paraíba, de
Câmara de Blumenau e Jazz Sinfônica, entre outras. É membro das orquestras
de Câmara Villa-Lobos e Sinfônica da USP.

Marcelo Jaffé (viola)
Premiado aos 14 anos em concurso nacional da Universidade de Brasília,
aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de
Tanglewood, nos EUA. Foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica de
São Paulo e é professor de viola na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Robert Suetholz (violoncelo)
Nascido em Milwaukee, EUA, obteve mestrado pela Universidade de
Northwestern, em Chicago (EUA). Foi spalla dos violoncelos da Israel
Sinfonietta e, no Brasil, das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São
Paulo e da Sinfonia Cultura. É professor de violoncelo no Departamento de
Música da ECA/USP.


********************************************
********************************************


3. EVENTO: 1o. Encontro Latino Americano de Compositores, Arranjadores e
Regentes de Bandas Sinfônicas (08-11/Nov - Memorial da América Latina, São
Paulo, SP)


********************************************


De: agenda em bandasinfonica.org.br


Atividades do I Encontro Latino Americano de Compositores, arranjadores e
regentes de bandas sinfônicas entre 8 e 11 de novembro no Memorial da
América Latina.

Além de palestras, exposições e mesas redondas, 9 concertos com o melhor e
mais recente repertório latino americano para bandas sinfônicas (16
primeiras audições mundiais entre composições originais e arranjos), todos
com entrada franca.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Banda Sopra Mulheres
Bandas da Força Aérea
Banda Sinfônica de Cubatão
Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa
Orquestra de Sopros Brasileira
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo


Clique para incrições (palestras, exposições e mesas redondas)
http://www.conservatoriodetatui.org.br/encontros.php?id=13


Sérgio Wontroba

Coordenador de Comunicação
Banda Sinfônica do
Estado de São Paulo
011-3331-6166
Skype: sergio-wontroba
http://www.bandasinfonica.org.br


PROGRAMA DE CONCERTOS

Concerto de Abertura - 08 de novembro 21h00
Concerto de Abertura - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Regência: Abel Rocha e Érika Hindrikson
Regentes Convidados: Glenn Price e Matthew George

2º Concerto - 09 de novembro 12h00
Banda Sopra Mulheres
Regência: Cibele Sabioni
Regente Convidado: Pablo Dell´Oca Sala

3º Concerto - 09 de novembro 16h15
Bandas da Força Aérea
Regente: Flavio José Duarte de Oliveira

4º Concerto - 09 de novembro 21h00
Banda Sinfônica de Cubatão
Regência: Marcos Sadao
Regentes Convidados: Marcelo Jardim e Laszlo Marosi

5º Concerto - 10 de novembro 12h00
Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa
Regência: Marcio Beltrami
Solistas: Quarteto Brasileiro de Saxofone

6º Concerto - 10 de novembro 16h15
Orquestra de Sopros Brasileira
Regente: Dario Sotelo
Regentes Convidados: Felipe Neri, Glenn Price, Rosa Briceño

7º Concerto - 10 de novembro 21h00
Orquestra de Sopros Brasileira
Regente: Dario Sotelo
Regentes Convidados: Matthew George, Felix Hauswirth, Pablo Dell´Oca Sala
Solistas: Quinteto Villa-Lobos; Dale Underwood

8º Concerto - 11 de novembro 12h00
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Regente: Abel Rocha e Erika Hindrikson
Regente Convidado: Felix Hauswirth
Solistas: André Mehmari e Quarteto de Tubas da Banda Sinfônica

Concerto de Encerramento - 11 de novembro 19h00
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo
Regente: Mônica Giardini
Regentes Convidados: Luis Perez, Rosa Briceño, Gabriela Mora
Solista: Roberto Sion


********************************************
********************************************


4. EVENTO: 4a. Semana da Musica UFU (23/Nov-01/Dez - Uberlândia, MG, BRASIL)


********************************************


De: casnett em triang.com.br


"IV Semana da Música UFU"

23 de Novembro a 01 de Dezembro


Comemoração do Cinquentenario do Curso de Musica

RECITAIS - PALESTRAS - OFICINAS - MASTER CLASSES- WORKSHOPS - COMUNICAÇÕES
ORAIS

http://www.demac.ufu.br/semanadamusica/


********************************************
********************************************


5. EVENTO: 2a Semana do Violão (12-16/Nov - Goiânia, GO, BRASIL)


********************************************


2ª Semana do Violão

Escola de Música e Artes Cências/UFG

Goiânia, 12 a 16 de novembro de 2007


A Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás
realizará, de 12 a 16 de novembro de 2007, a 2ª SEMANA DO VIOLÃO, com
recitais e master-classes de Edelton Gloeden e Mario Ulloa, e palestras com
Jodacil Damaceno e com o luthier Marcos Evangelista.

Informações
Escola de Música e Artes Cências/UFG
Fone (62) 3521-1125
Fax (62) 3521-1175
emac.diretoria em gmail.com
www.musica.ufg.br


********************************************
********************************************


6. FESTIVAL: 45º Festival Villa-Lobos (11-24/Nov - Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: marciataborda em globo.com


45º FESTIVAL VILLA-LOBOS
HOMENAGEIA SEU PATRONO NOS
120 ANOS DE SEU NASCIMENTO

Comemorando os 120 anos de nascimento de seu patrono, o FESTIVAL VILLA-LOBOS
será dedicado à voz, um dos meios mais caros ao compositor, através do qual
deu vazão a seu grande talento de melodista.

O evento foi dividido em quatro recitais temáticos:

O título CORDAS QUE CANTAM é um jogo de palavras feito a partir de "cordas
vocais" e cordas instrumentais, uma vez que o programa se caracteriza por
peças para canto que têm o acompanhamento de instrumentos de cordas, sejam
elas "dedilhadas", como o violão, sejam as "friccionadas" como o violino, a
viola e o violoncelo, que também terão seu espaço solista. Aqui teremos,
entre outras, a popularíssima "Ária" da Bachianas Brasileiras N° 5, a
virtuosística Suíte para Canto e Violino e títulos praticamente inéditos
como a Ave Maria e o Padre Nosso para voz e quarteto de cordas. Além dos
temas vocais, a apresentação do Quarteto de Cordas N° 5 e do Prelúdio N° 1
para violão darão uma amostra não só de como o compositor se apropriou do
cancioneiro folclórico em sua música instrumental, como também de sua
habilidade em fazer cantar os instrumentos.

O programa CANTOS FRANCO-BRASILEIROS se propõe a mostrar a forte influência
que a cultura francesa exerceu sobre a cultura brasileira na virada do
século XIX para o século XX, algo equivalente ao que a cultura
norte-americana passou a exercer em todo o mundo a partir da Segunda Guerra
Mundial. De Villa-Lobos destaca-se o Poema da Criança e Sua Mamã, sobre
texto do próprio compositor, que o assina sob o pseudônimo de Epaminondas
Villalba Filho. Este, aliás, é um dos pouquíssimos temas vocais de sua
autoria onde flerta com o vanguardismo. Dois outros compositores foram
escolhidos para o programa: Glauco Velásquez e Alberto Nepomuceno, com
destaque para este último, que aparece com uma belíssima série de quatro
canções, também com ares de ineditismo, intitulada Le Miracle de la Semence.

Em CANTOS SEM FRONTEIRAS segue-se com a diversidade das influências
culturais estrangeiras. Escritas por pura inspiração ou mesmo sob encomenda,
Villa-Lobos, além do francês, abordou em seu cancioneiro o italiano, o
espanhol e o inglês. E foi em inglês que escreveu seu único musical,
Magdalena, de caráter totalmente "broadwayniano" e que, somente em 2003,
teve sua estréia no Brasil, durante o Festival Amazonas de Ópera. Na época
da "première" mundial, Villa-Lobos viu sua criação musical ser exaltada pela
exigente crítica norte-americana, a mesma que, de outro lado, não perdoou o
libreto, inspirado numa história passada na Colômbia. Complementando o
programa, mais três grandes criadores: Francisco Mignone, Alberto Nepomuceno
- que, apesar de sua forte atenção pelo nacional, beberam fortemente da
cultura européia - e Carlos Gomes, o maior autor de óperas brasileiro de
todos os tempos.

CANTOS BRASILEIROS revela o lado mais nacional de Villa-Lobos, através de
três séries. Duas delas - Canções Indígenas e Três Poemas Indígenas -
colocarão o ouvinte diante da temática que foi tão cara ao compositor e que
sempre se manteve presente, de forma direta ou indireta, em sua produção
musical. Finalmente, as Canções Típicas Brasileiras, um delicioso retrato
musical do Brasil, que contém, além de temas populares de autoria de Mário
de Andrade e de Catullo da Paixão Cearense, parte do resultado da pesquisa
musicológica empreendida por Roquette Pinto em suas viagens pelo interior do
Brasil, durante a expedição Rondon. Tudo isso emoldurado pelo talento
villa-lobiano. Complementando o programa, serão ouvidas canções folclóricas
brasileiras, arranjadas por outro grande mestre carioca: Luciano Gallet,
compositor e arranjador inovador, prematuramente morto, aos 38 anos.

E, dando seguimentos aos ideais do Villa-Lobos educador, o Festival
apresentará, ainda, os tradicionais concertos didáticos. De sua programação
fazem parte três atrações. A primeira, a Orquestra de Sopros da Pro Arte
(antiga Flautistas da Pro Arte); as outras duas, os conjuntos Amadeus e Os
Pequenos Mozart, formados por meninos e jovens a partir dos 3 anos, vestidos
com roupas de época (séc. XVIII). "Os Pequenos Mozart" foi criado há sete
anos, e seus integrantes, depois de se aperfeiçoarem no estudo do violino,
passam a fazer parte do "Amadeus".

Prestigiando as comemorações pelo aniversário de Villa-Lobos, duas
importantes instituições cariocas rendem sua homenagem ao compositor: a
Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, com seus cerca de 120
integrantes, e a Escola de Música da UFRJ, através da Orquestra de Sopros da
UFRJ.


Link com a programação do Festival
http://www.museuvillalobos.org.br/45FVL.html.


Museu Villa-Lobos
Rua Sorocaba, 200
Botafogo
Rio de Janeiro
RJ 22271-110
Brasil
telefaxes: (55-21) 2246-8364 / 2539-1715 / 2266-1024 / 2266-3894 / 2266-3845
/ 2286-3097
sítio: http://www.museuvillalobos.org.br


Visite a página de LINKS de nosso sítio. Nela você irá encontrar, entre
outros, links relativos a Villa-Lobos, além de lojas virtuais de CDs,
partituras e livros sobre o compositor.

Visit the LINKS page of our website. There you'll find links related to
Villa-Lobos as well Internet addresses of CDs, sheet music and book stores
where you can buy items about the composer.


********************************************
********************************************


7. MASTERCLASS: Mariana Cioromila (ROMÊNIA), canto (29/Nov - Faculdade
Cantareira, São Paulo, SP)


********************************************


De: processoseletivo em cantareira.br


Masterclass na Faculdade Cantareira


MARIANA CIOROMILA

Ilustre cantora internacional de ópera nascida em Satu-Mare, Transilvânia,
encanta o mundo com sua voz.

Em várias partes do mundo, ela interpretou inúmeros papéis em sua carreira
de destaque único no palco.

Colecionadora de importantes prêmios de festivais internacionais, tais como:
em 1977, "Francisco Vinas" Barcelona; em 1978 "Maria Callas" Atenas; em
1978, "Tschaikowsky" Moscou, entre outros.

Mariana já cantou com inúmeros famosos entre eles: Agnes Baltsa, Zubin
Metha, Giuseppe di Stephano, Katia Riciarelli, Edita Grube-rova, Eva Marton
e tantos outros, recebeu ótimas críticas de jornais e revistas de vários
países.


 http://www.cioromila.com


MASTERCLASS DE ÓPERA

(oficina de canto)

MARIANA CIOROMILA


29 de novembro de 2007
14h às 17h 30min

Auditório 2
Faculdade Cantareira
Rua Marcos Arruda, 729, bairro Belém, São Paulo, SP

Tel: 11 6090.5900


********************************************
********************************************


8. RECITAL: Teresa Cristina Rodrigues (violoncelo) e Patrícia Vanzella
(piano). Obras de Webern, Prokofiev, Camargo Guarnieri (13/Nov, 12:00hs -
Teatro da Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP)


********************************************


De: tecrisrs em uol.com.br


RECITAL DE VIOLONCELO E PIANO

Teresa Cristina Rodrigues e Patrícia Vanzella

Programa:
A. Webern, Prokofiev e Camargo Guarnieri

dia 13 de novembro, 12 horas - grátis
Série Aquarela - OSUSP
Teatro da Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Arnaldo, ao lado do metro clinicas


********************************************
********************************************


9. RECITAL: "Musica Brasileira Contemporanea para Violao", Mario da Silva.
Obras de Norton Dudeque, Villa-Lobos, Zenamon, Arthur Kampela, Mário da
Silva, André Abujamra, Chico Mello (09/Nov, 19:00hs - UNIRIO, Rio de
Janeiro, RJ)


********************************************


De: mariodasilvaoi em hotmail.com


Unirio- 9 de novembro, 19h.

Mário da Silva PROGRAMA

Música Brasileira Contemporânea para Violão

Norton Dudeque (1958-)
Peça para Violão 2 (continuum) (1996)

Octávio Camargo (1967-)
Ágguas de Março (1999)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Prelúdio 2 (1941)

Jaime Zenamon (1953-)
Unicórnio (1997)

Arthur Kampela (1960-)
 Percussion Study 1 I(1990) e Percussion Study 5

Mário da Silva (1962)
DNA da Dança (2005)

André Abujamra (1965)
Jardim do Céu de Gaudí (2007)

Chico Mello (1958)
Dança

Participação Especial: Clayton Vetromilla, Miguel de Láquila e Rafael
Sampaio

Norton Dudeque Peça para Violão 2 é desenvolvida dentro do sistema modal,
utilizando-se da reiteração e combinando ostinatos em terças e quartas com
melodias construídas em valores longos com superposição de intervalos de
nonas e quintas.

Octávio Camargo faz uma versão da canção popular de Tom Jobim em que o texto
(ausente) é comentado musicalmente através de inserção de corpos estranhos
como o "g" no título e de processos reiterativos buscando defasagem na
escuta.

Heitor Villa-Lobos Neste Prelúdio 2 a seção inicial (reexposta no final) é
inspirada no Choro e constrastada pela seção central, esta construída
através de acordes suspensos, com movimentos paralelos e construção em
arpegios e pedais de cordas soltas ocasionando politonalidade experimental.

Na maioria de suas obras, Jaime Zenamon combina formas tradicionais com
elementos programáticos. Em Unicórnio, seções melódicas são intercaladas por
seções de características e influências do impressionismo e da música
espanhola.

Arthur Kampela em Percussion Study 1 explora os efeitos percussivos do
violão executados com os dedos e unha da mão direita e esquerda (no tampo,
laterais e fundo da caixa do instrumento). Utilizando-se da mesma
nomenclatura dos instrumentos de percussão (instrumentos de sons
determinados e indeterminados), os sons são distribuídos no decorrer da peça
de forma imprevisível e complexa. Percussion Study 5 tem como aspecto a
busca do deslocamento do ethos performático do violonista através da
expansão das possibilidades do sujeito que toca (somente um violonista pode
tocar a viola, nunca um violista). Assim, os sons vêm à superfície
potencializados, expondo instrumento e instrumentista a uma retórica
estritamente musical.

Mário da Silva (1962) A obra DNA da Dança (2005) é uma espiral da memória
sonora organizada em movimento retrógrado e em forma de dança, e que ao
final é apresentado o tema original inacabado, influenciado por canções e
danças. A obra é dedicada à bailarina e coreógrafa Rocio Infante.

André Abujamra. A obra Jardim do Céu de Gaudí é inspirada na Catedral
Inacaba de Antonio Gaudí. Uma construção modal com ressonância que remete às
Fantasias de Cabezón e Narvaez. Nas seções extremas uma melodia modal é
contrapontuada com baixos de Romanesca, procedimento bastante utilizado por
aqueles compositores. Na seção central há procedimentos cromáticos e
contraponto inacabado simbolizando um derretimento tal qual se vê na
arquitetura do arquiteto catalão Antonio Gaudí.

Chico Mello. Em Dança a reiteração é elemento constante mas interrompida
através de melodia defasada em contratempo utilizando efeitos idiomáticos do
violão como pizzicatto à la Bartok. O derretimento da freqüência é proposto
buscando ambigüidade e confusão com vozes.


CURRICULUM

Mário da Silva é professor da Embap desde 1991, onde estudou com Orlando
Fraga e Mestre em Música na UNIRIO. Realizou concertos em Curitiba (Oficina
de Música), São Paulo (Festival Souza Lima), Festival de Guitarra de Buenos
Aires, na Sala dos Espelhos do Teatro Foz Lisboa (Portugal), na Universidade
de Reading (Inglaterra), Conservatório de Schaffhausen, Schloss de
Wittenbach (Suiça), Instituto Brasil-Itália em Milão, no Kornelius
Conservatório em Mainz (Alemanha), Festival Dei Flammini, Roma, Manhattan
School of Music, Hunter College, Concert Hall do Mannes College no Mannes
Guitar Seminar em Nova York, 2007. 1997 CD Nova Música Brasileira, 2000 CD
música contemporânea brasileira desconstruída sob encomenda. Foi coordenador
geral do I Simpósio Acadêmico de Violão da Embap e intérprete da XVII da
Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Funarte).

Contatos
e-mail: mariodasilvaoi em hotmail.com


********************************************
********************************************


10. RECITAL DE LANÇAMENTO: CD "Luminamara (Música Contemporânea do Brasil)".
Obras de Willy Corrêa de Oliveira, Luis Gustavo Petri, Kilza Setti, Aylton
Escobar, Antonio Ribeiro, Paulo Porto Alegre (15/Nov, 18:00hs - SESC Vila
Mariana, São Paulo, SP)


********************************************


De: rosanacivile em uol.com.br


Nucleo Hesperídes - Música das Américas
www.hesperides.mus.br
hesperides em hesperides.mus.br
(11) 9540 4200


Antonio Ribeiro, Rogério Wolf, Rosana Civile, Heloisa Petri, Paulo Porto
Alegre,
Joaquim Abreu, Andrea Kaiser e José Antonio Soares

Convidam

Dia 15 de novembro de 2007, às 18 horas,
Recital de lançamento do CD Luminamara (Música Contemporânea do Brasil).
Obras de Willy Corrêa de Oliveira, Luis Gustavo Petri, Kilza Setti, Aylton
Escobar, Antonio Ribeiro e Paulo Porto Alegre.
Teatro Do SESC Vila Mariana:
Rua Pelotas, 141, tel. 5080 3000, www.sesc.org.br.


********************************************
********************************************


11. SELEÇÃO PARA MESTRADO: Mestrado em Música, UFPR (INSCRIÇÕES: 30/Nov -
Curitiba, PR, BRASIL)


********************************************


De: rosanecardoso em ufpr.br


MESTRADO EM MÚSICA / UFPR

Seleção 2008

INCRIÇÕES até 30/11/2007

Informações: http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/

Fone: (41) 33228506


********************************************
********************************************


12. SELEÇÃO DE INSTRUMENTISTAS: Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Vagas
para Violinos, Violas, Violoncelos, Contrabaixos, Flautas, Clarinetas e
Trompas (INSCRIÇÕES: 07/Nov-03/Dez - Rio de Janeiro, RJ)


********************************************


De: marketing em osb.com.br


A Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia concurso de seleção para
preenchimento de posições nos naipes de Violinos, Violas, Violoncelos,
Contrabaixos, Flautas, Clarinetas e Trompas.

Para saber mais sobre o concurso, clique sobre a imagem ou acesse
www.osb.com.br/concurso2007.


********************************************
********************************************


13. NOTA: Estreia de "Parandares", Danilo Guanais (12/Dez - Recife, PE,
BRASIL)


********************************************


De: dguanais em musica.ufrn.br


Estreia da obra "Parandares", para 2 flautas, percussão e orquestra,
encomendada para o concerto em comemoração aos 80 anos de Ariano Suassuna e
a ele dedicada. Dia 12 de dezembro, em Recife (PE).

Maiores informações com Ana Lúcia Altino
(ana_altino em terra.com.br).

Danilo Guanais
compositor


********************************************
********************************************


14. CALL FOR PAPERS: 18th international Conference on Wind Music (DEADLINE:
15/Jan/2008 - Echternach, LUXEMBURGO)


********************************************


CALL FOR PAPERS
International Society for the Promotion and Research of Wind Music

Proposals for papers or lecture-performances are invited for the 18th
international conference on wind music of the International Society for the
Promotion and Research of Wind Music (IGEB) to be held in Echternach,
Luxemburg, July 10-15, 2008.

The deadline for proposals is January 15, 2008.

Papers focusing on the theme of the conference, "Wind (Band) Music: Regional
traditions - worldwide perspectives," are especially invited, but papers on
any aspect of wind music and research in progress are welcome. The lectures
can represent the entire field of humanities in relation to wind music --  not
only musicology, but also ethnology, philosophy, sociology, and educational
sciences. Presentations should not exceed 20 minutes, leaving 10 minutes for
discussion. Papers will be considered for future publication in the Alta
Musica series.

Proposals of no more than 250 words should be sent no later than January 15,
2008 to Doris Schweinzer, Institut f?r Musikethnologie (IGEB),
Leonhardstrasse15, A-8010 Graz, Austria (doris.schweinzer em kug.ac.at).
Registration materials and further information about the conference may be
found at www.igeb.net.

The conference, in Echternach, the Grand-Duchy of Luxembourg, will be
supported by wind band concerts that will provide the international guests
with some impressions of the rich Luxembourg band tradition. A specially
selected panel of experts, having reviewed dissertations submitted for
consideration, will award the Fritz Thelen Prize to the scholar having
completed an outstanding doctoral dissertation in the field of wind music.
The winning dissertation will be published by IGEB.


********************************************
********************************************


15. COMPETITION FOR COMPOSERS: "Citta di Udine" (DEADLINE: 30/Abr/2008 -
Udine, ITALIA)


********************************************


De: competition em taukay.it


INTERNATIONAL COMPETITION
FOR COMPOSERS
"CITTA' DI UDINE"
Seventh edition

RULES AND CONDITIONS

Art.1 Edizioni Musicali Taukay, with the support of the Comune di Udine and
in collaboration with Delta Produzioni Associazione Culturale, hereby opens
the Seventh International Competition for Composers "Citta' di Udine".

Art. 2 The competition is divided in two sections:
- instrumental compositions for chamber group
- electro-acoustic music.

Art. 3 The competition will accept unpublished compositions by musicians of
any nationality and of any age. Previously performed compositions will be
accepted. Compositions do not need to be sent anonymously.

Art. 4 Section for compositions for chamber group.
Compositions for chamber instrumental group must not exceed a duration of
eight minutes.
The instrumental group is made up of:
- a string quartet (2 violins, viola and cello)
- piano
- flute (piccolo, alto flute, and bass flute) / one performer
- clarinet (clarinet in E flat, clarinet in B flat, clarinet in A and bass
clarinet)/ one performer
- percussion instruments from the following list: vibraphone, glockenspiel,
tom toms (max 5 pieces)  suspended cymbals, tam tam, templeblocks, small
percussion instruments such as triangle, wood blocks, maracas etc… / one
performer

- instruments listed above may be used in any combination
- if desired, just one instrument may be used
- it is possible to use a stereo audio track on DAT or CD in the performance
of the chamber music ensemble
- six copies of each score must be sent for the section of compositions for
the chamber instrumental group
- should the score be selected for performance, the composer must supply
separate scores for individual instruments
- scores will not be returned
- should works contain unknown symbols or marks, the composer must provide
explanatory notes in order that the work can be understood correctly.

Art. 5 Electro-acoustic music section
Electro-acoustic musical compositions must have a duration of less than ten
minutes and must be presented in stereo on DAT or compact disc. Any
multi-channel versions of the composition should be sent along with the
stereo version.

- only one copy of each composition need be sent for the Electro-acoustic
music section.

Art. 6 More than one composition may be entered for the competition

Art. 7 The winning composition from each section will receive a prize
totalling one thousand euro (1000 Euro).
- Edizioni Musicali Taukay will organise the public performance of 6-8 of
the best compositions entered in the competition, this will be held in Udine
in the autumn of 2008.
- the performance will be recorded on compact disc with the intention of
producing a discographic product.

Art. 8  Works should be posted to the competition secretary at:
Taukay Edizioni Musicali - via del Torre 57/5 - 33047 Remanzacco (Udine)
ITALY
The closing date is 30 April 2008.
- the postmark will be deemed to be the date of submission.
- the final decision of the jury will be made public by 31st July 2008.

Art. 9 The jury reserves the right to refuse any entry which does not fulfil
the indicated requirements.

Art. 10 Each individual composition in each section must be sent together
with the receipt for the payment of the entry fee of thirty euro (€30),
which should be paid in the following ways:

>From Italy:
- vaglia postale postale paid to: Taukay Edizioni Musicali - via del Torre
57/5 - 33047 Remanzacco (UD) -  ITALIA
- by credit card using the following link:
http://www.taukay.it/2008/competition.html
- by bank transfer using the following banking coordinates:
IT 81 P 02008 12325 000040780136- UNICREDIT BANCA - Agenzia Udine del Ledra

>From foreign county:
- by credit card using the following link:
http://www.taukay.it/2008/competition.html
- by bank transfer using the following international banking coordinates:
BIC SWIFT code: UNCRITB1N46
International bank account number: IT 81 P 02008 12325 000040780136
UNICREDIT BANCA - Agenzia Udine del Ledra

- for information about other payment methods please e-mail:
competition em taukay.it
- an entry fee must be paid for each composition submitted
- where possible, the "reason for payment" should indicate:  Settimo
Concorso "Citta' di Udine" 2008.

Art. 11 The following documentation is also required:
- name, surname, address, telephone number, e-mail address (where
available), date and place of birth, citizenship
- curriculum vitae and studiorum
- recent photograph of the composer
- photocopy of  identification document of the composer
- a statement certifying that the submitted composition is unpublished and
has not been awarded any prizes in any musical competition
- a statement agreeing to permit the performance of the composition to be
broadcast or telecast and archived without compensation
- a statement agreeing to the treatment of personal information in
accordance with Italian privacy laws.

Printable application forms for the competition are available from the web
site:
http://www.taukay.it/competition.html

Art. 12 The Jury's decision is final.

Art. 13 On entering the competition and presenting the composition, the
composer accepts all the above terms and conditions.
- failing to follow the above terms and conditions will result in the
forfeiting of any rights deriving from participation in the competition.

Art. 14  The competent court for any dispute is the Court of Udine.

For further information please visit Edizioni Musicali Taukay's web site:
http://www.taukay.it
Or contact us by e-mail at: competition em taukay.it


********************************************
********************************************


16. CONCERT: "Mano a Mano: Piano Music from Mexico", Max Lifchitz (piano).
Obras de Ricardo Castro, Carlos Chavez, Max Lifchitz, Manuel M. Ponce,
Silvestre Revueltas,Jorge Vidale (12/Nov, 20:00hs - Nova Iorque, NY, EUA)


********************************************


De: ns.concerts em att.net


Mano a Mano: Piano Music from Mexico
Beneficio para las victimas de las inundaciones del estado de Tabasco,
Mexico

musica de

Ricardo Castro, Carlos Chavez, Max Lifchitz, Manuel M. Ponce, Silvestre
Revueltas & Jorge Vidales

Max Lifchitz, piano

Lunes, Noviembre 12 a las 8 PM
Contribucion: $10 per person
Info: (212) 663-7566
http://www.northsouthmusic.org

Christ and St. Stephen's Church
120 West 69th Street, Nueva York
(entre Broadway y Columbus)

Consonancia Norte/Sur presenta un concierto beneficio el proximo Noviembre
12 para ayudar a los damnificados de las inundaciones del estado de Tabasco
en Mexico.

El concierto se llevara a cabo en el auditorio de Christ & St. Stephen's
Chuch (120 West 69th St) en Manhattan, Nueva York.

Max Lifchitz -- el pianista Mexicano radicado en Nueva York y director de
Consonancia Norte/Sur -- presentara una vista panoramica de la musica
pianistica mexicana del siglo XX. El programa va a incluir obras tanto
romanticas como modernas.

Se sugiere una contribucion minima de $10 por persona.

Individuos interesados en contribuir que por cualquier razon no puedan estar
presente, pueden mandar su donativo en forma de cheque a

North/South Consonance, Inc
PO Box 698 - Cathedral Station
New York, NY 10025-0698


El program incluira obras de Ricardo Castro (1864-1907);  Manuel M. Ponce
(1882-1948); Carlos Chavez (1899-1978), Silvestre Revueltas (1899-1940);
Eduardo Mata (1942-1995); Max Lifchitz (b. 1948); y Jorge Vidales (b. 1969).

Las acitividades de Consonancia Norte/Sur son posibles a traves de subsidios
del New York State Council on the Arts y del New York City Department of
Cultural Affairs. Este concierto se presenta con apoyo del Mexican Institute
of New York y es parte del Annual Latin American Culture Week patrocinado
por PAMAR.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20071109/82f573a1/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l