[FWD cdmc] FWD cdmc 03 2008

CDMC-Brasil/UNICAMP (MUSICON) musicon.cdmc em gmail.com
Sex Fev 22 18:01:43 BRT 2008


*FWD cdmc  - 03   22/02/2008
**CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA
PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL
**BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO
CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859
ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H
DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: CRISTIANO MELLI
www.unicamp.br/cdmc
*
Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br

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1 -       Cursos de extensão em música – inscrições abertas (26 a 28/Fev –
Porto Alegre, RS) <#_Toc191465932>

2 -            SELEÇÃO: Instrutor de Oficina de Música – projeto social
(Canoas, RS) <#_Toc191465933>

3 -            QUINTETO VILLA-LOBOS: Turnê de lançamento do CD "Quintetos de
Sopro Brasileiros, 1926-1974" <#_Toc191465934>

4 -            CONCURSO PÚBLICO: professor de Instrumentos Musicais
(inscrições até 29/Fev – Erechim, RS) <#_Toc191465935>

5 -       OSRP se apresenta pela série JUVENTUDE TEM CONCERTO (24/Fev –
Ribeirão Preto, SP) <#_Toc191465936>

6 -            CORAL DA PUCRS: Seleção de vozes (25 a 29/Fev – Porto Alegre,
RS) <#_Toc191465937>

7 -       3º FESTIVAL DE MÚSICA CLÁSSICA DE SOROCABA (29/Fev a 15/Mar –
Sorocaba, SP) <#_Toc191465938>

8 -       VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA (inscrições até 04/Abr –
Juiz de Fora, MG) <#_Toc191465939>

9 -       Música Experimental no evento bimestral P-LUGAR (27/Fev –
SP)<#_Toc191465940>

10 -     PETER SCHUBACK apresenta obras brasileiras para violoncelo e
violoncelo e fita  (14/Mar – RJ) <#_Toc191465941>

11 -     KAIJA SAARIAHO:  estréias e reapresentação de ADRIANA MATER – ópera
(Paris e Helsinque) <#_Toc191465942>

12 -            OSTINATO: Informativo online do CDMC - França<#_Toc191465943>

13 -     Access to Music - New Perspectives in Education, Distribution and
Politics (17 a 20/Abr – inscrições até 20/Mar - Brno, República
Tcheca)<#_Toc191465944>

14 -            CHAMADA DE TRABALHOS: Prosody of Expressivity in Speech and
Music (inscrições até 29/Fev) <#_Toc191465945>

15 -     ISM Annual Conference 2008: Commanding Performance (08-11/Abr -
Derbyshire, Reino Unido) <#_Toc191465946>

16 -            INTERNATIONAL COMPOSITION COMPETITION "BRESCIA CONTEMPORARY
GUITAR" 2008 <#_Toc191465947>

17 -            CHAMADA DE TRABALHOS: "WHAT DOES MUSICAL MATERIAL MEAN
TODAY? DEVELOPMENTS AFTER ADORNO" (inscrições até 05/Mai – Londres,
Inglaterra) <#_Toc191465948>

18 -            Inscrições abertas: MESTRADO em criação musical, novas
tecnologias e artes tradicionais (Argentina) <#_Toc191465949>

19 -            CHAMADA DE PARTITURAS: North/South Consonance (deadline:
01/Jun – NY, EUA) <#_Toc191465950>

20 -     44th International Summer Courses for New Music (inscrições até
15/Abr – Darmstadt, Alemanha) <#_Toc191465951>



01 - Cursos de extensão em música – inscrições abertas (26 a 28/Fev – Porto
Alegre, RS)



ATENÇÃO
Inscrições de 26 a 28 de fevereiro de 2008
das 9 às 17h


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Música

CURSOS DE EXTENSÃO EM MÚSICA 2008

www.extensao.musica.ufrgs.br


Já está no ar nosso site, com informações sobre os seguintes cursos:


CURSO DE BAIXO CONTÍNUO
Oficina de Teoria e Percepção Musical
Música para Bebês
Curso de Extensão em Instrumentos Musicais & Organista Litúrgico
Laboratório de Iniciação Vocal
Coro Ludus Vocalis
Coro do Departamento de Música
Madrigal do Departamento de Música
Prática de Orquestra
Seminários de Regência
Curso de Regência Orquestral: Repertório Sinfônico
Masterclass de Viola com Timothy Deighton (Nova Zelândia/EUA)

INSCRIÇÕES para a maioria dos cursos: de 26 a 28 de FEVEREIRO de 2008
das 9 às 17h
(veja instruções específicas de cada curso)

Contatos pelo e-mail
extmusica em ufrgs.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=extmusica%40ufrgs.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>


Coordenação de Atividades de Extensão do Departamento de Música da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248/62
Porto Alegre - RS
90020-180
tel.: (51) 3308 4325
extmusica em ufrgs.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=extmusica%40ufrgs.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
www.extensao.musica.ufrgs.br



02 - SELEÇÃO: Instrutor de Oficina de Música – projeto social (Canoas, RS)



ESTAMOS SELECIONANDO
INSTRUTOR(A) DE OFICINA DE MÚSICA
Para projeto social de inclusão de menores com vulnerabilidade social.

Valorizado experiência na função, e formação na área.


Para trabalhar em Canoas
20hrs semanais

Salário R$:786,00 (CLT)



Atividades:

-Tocar e ensinar violão, e demais instrumentos, canto, dinâmicas, para
crianças de idade 9 a 14 anos,

-Acompanhamento durante execução e apresentação das atividades.

Interessados favor entrar em contato com Sabrina

F: 3320-6033 e-mail:sabrina em divinaprovidencia.org.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=sabrina%40divinaprovidencia.org.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>




03 - QUINTETO VILLA-LOBOS: Turnê de lançamento do CD "Quintetos de Sopro
Brasileiros, 1926-1974"


O Quinteto Villa-Lobos tem o prazer de convidar para a turnê de lançamento
de seu novo Cd duplo: "Quintetos de Sopro Brasileiros,
1926-1974",patrocinado pela Petrobras. O grupo é formado por Antonio
Carrasqueira, flauta; Luís Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos,
clarineta; Philip Doyle, trompa e Aloysio Fagerlande, fagote. Maiores
informações em www.quintetovillalobos.com.br

concertos:
        Dia 28 de fevereiro, 19hrs: Instituto Goethe São Paulo
        Dia 1o de março, 20hrs: Teatro SESC Centro - Porto Alegre
        Dia 2 de março, 20hrs: Teatro Paiol, Curitiba
        Dia 4 de março, 20hrs: Teatro SESC Prainha - Florianópolis

valor do ingresso: R$10,00/R$5,00



04 - CONCURSO PÚBLICO: professor de Instrumentos Musicais (inscrições até
29/Fev – Erechim, RS)



Estão abertas as inscrições para Concurso Público da Prefeitura Municipal de
Erechim/RS, entre as vagas oferecidas constam Professor de Instrumentos
Musicais:

Violino, Violão, Teclado, Piano, Flauta Doce, Canto, Acordeon, Sapateado e
Ballet, para a Escola de Artes da cidade. Confiram no site da prefeitura ou
pelo endereço:



http://www.objetivas.com

ou

http://www.objetivas.com/docs/006_2008_edital_abertura_inscricoes_erechim.htm



05 - OSRP se apresenta pela série JUVENTUDE TEM CONCERTO (24/Fev – Ribeirão
Preto, SP)


Convido a todos para o concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto,
sob minha direção como regente convidado, no próximo dia 24 de fevereiro de
2008, domingo, às 10h30, no Theatro Pedro II, pela série "Juventude tem
Concerto"(12º ano desta série mensal de concertos dedicada ao público
infanto-juvenil, 9º ano consecutivo com patrocínio exclusivo da Telefônica).
O destaque deste concerto é o solista de viola caipira Gustavo Costa
(professor de violão do Curso de Música pela USP de Ribeirão Preto e que
agora inicia também suas atividades de ensino em Viola Caipira), que
executará na viola caipira o Concerto em Ré maior de Vivaldi, assim como um
repertório de clássicos caipiras para viola caipira solista e orquestra em
versões sinfônicas assinadas por Renado Kefi e por mim.

agradeço a atenção de todos!

Prof. Rubens Ricciardi - USP/Ribeirão Preto

_______________

JUVENTUDE TEM CONCERTO
(abertura da temporada 2008)

Theatro Pedro II (Ribeirão Preto)
24 de fevereiro de 2008
domingo, às 10h00
Patrocínio: Telefônica
Uma realização:
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (regente titular: Cláudio Cruz)

Regente convidado: Rubens Ricciardi
Solista: Gustavo Costa (viola caipira)

PROGRAMA


Wolfgang Amadeus Mozart
Haffner - abertura

Sergei Prokofiev
Gavota

Antônio Vivaldi
Concerto para guitarra barroca (viola caipira) e orquestra de cordas
I - Allegro
II - Adagio
III - Allegro

Pascoal Todarello & Gerson Coutinho da Silva

Saudades de minha terra
(versão para viola caipira e orquestra por Renato Kefi, a partir do arranjo
de Ivan Vilela)

F. A. Bezerra de Menezes
Festa do Peão - vento gelado de Barretos
(versão para viola caipira e orquestra por Rubens Ricciardi)

João Salvador Perez & Francisco Ribeiro
Chico Mineiro
(versão para viola caipira e orquestra por Rubens Ricciardi)

Angelino de Oliveira
Tristeza do Jeca
(versão para viola caipira e orquestra por Renato Kefi)

Teddy Vieira de Azevedo & Luis Raimundo
Menino da Porteira
(versão para viola caipira e orquestra por Renato Kefi)

GUSTAVO COSTA - VIOLA CAIPIRA SOLISTA

Gustavo Costa vem sendo considerado um dos principais violonistas
brasileiros de sua geração. Foi premiado em concursos no Brasil, na França e
no prestigiado Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega, na
Espanha, onde recebeu, em 2003, o segundo prêmio do júri e o prêmio votado
pelo público. Como camerista, Gustavo Costa tem atuado junto a grandes
músicos brasileiros, dentre eles o Quarteto Brasileiro de Violões, o
violinista Cláudio Cruz e o tenor Fernado Portari. Como solista, possui em
seu repertório os principais concertos para violão e orquestra, tendo sido
solista frente à Orquestra Filarmônica de Estrasburgo (França), à Orquestra
Ciudad de Torrent (Espanha), à Orquestra Sinfônica da USP, à Orquestra
Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Sinfônica de Limeira e à Orquestra
Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro.
Natural de Ribeirão Preto, Gustavo Costa iniciou seus estudos musicais com
Geraldo Ribeiro de Freitas. Em 1994, ingressou no Instituto de Artes da
UNESP, onde estudou sob a orientação da violonista Gisela Nogueira até 1998.
No mesmo ano, foi convidado por Franz Hálasz a especializar-se em violão na
Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg (Alemanha), onde estudou até 2001.
Durante este período foi bolsista do KAAD e obteve dois diplomas: o
Diplommusiker e o Meisterklassendiplom, a mais elevada titulação em
performance deste país. Ainda em 2001, seguiu para França, onde estudou até
2004 na classe de Pablo Márquez, do Conservatório de Estrasburgo. Defendeu
Mestrado, em 2007, e atualmente cursa o Doutorado em Musicologia sob
orientação do Prof. Rubens Ricciardi, junto à ECA-USP, onde atua também como
docente (Violão e agora também Viola Caipira) no Departamento de Música de
Ribeirão Preto.



06 - CORAL DA PUCRS: Seleção de vozes (25 a 29/Fev – Porto Alegre, RS)



VAGAS PARA TODAS AS VOZES:

Estaremos selecionando vozes para integrar o CORAL DA PUCRS.
Os testes serão realizados no Salão de Atos da PUCRS, nos dias:
De 25/02 a 29/02 - das 16h às 20h

O Coral da PUCRS desenvolve intensa programação cultural com realização de
oratórios, óperas, concertos, cds, etc.

Informações:
Instituto de Cultura Musical
Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 04
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: (51) 3320 3582  Fax: (051) 3320 3884
E-mail: cultura-musical em pucrs.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=cultura-musical%40pucrs.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
www.pucrs.br/icm



07 - 3º FESTIVAL DE MÚSICA CLÁSSICA DE SOROCABA (29/Fev a 15/Mar – Sorocaba,
SP)



PETROBRAS
apresenta

3º FESTIVAL DE MÚSICA CLÁSSICA DE SOROCABA
Metso Cultural

De 29 de fevereiro a 15 de março de 2008
Direção Artística: Marco de Almeida

Pelo terceiro ano consecutivo Sorocaba terá o Festival de Música Clássica.
Neste ano, além do patrocínio da Metso, o Festival conta com o patrocínio da
Petrobras e apoio da empresa Edscha.  Serão 10 concertos no total, sendo 07
concertos gratuitos, 05 palestras e 08 oficinas de música, todas também
gratuitas. O Festival terá duração de 15 dias, com muitas atividades de alta
qualidade musical e está se tornando um dos mais importantes do interior do
Estado.

Os concertos e atividades acontecerão em vários locais da cidade, como:
Teatro Municipal, Teatro de Arena, Teatro da Fundec, Parque do Campolim,
Biblioteca Infantil, Biblioteca Municipal, com o objetivo de valorizar e
democratizar cada vez mais a música clássica em Sorocaba.

A programação prevê dois concertos com os maiores músicos brasileiros
residentes fora do país: o recital com Arnaldo Cohen um dos nossos mais
importantes pianistas, e um concerto com Antonio Meneses, um dos maiores
violoncelistas do mundo. Serão concertos especiais, pois além de serem
artistas que nunca tocaram na cidade, o que significa um grande prestígio
para Sorocaba, também representam o melhor da música clássica brasileira no
mundo.

Além desses dois concertos, o Festival irá realizar:
- uma apresentação no Campolim - ao ar livre - com o Ensemble São Paulo
(quarteto de cordas) e o Grupo Pau Brasil (um dos mais importantes grupo
instrumental brasileiro), num concerto surpreendente e com repertório
totalmente dedicado a Villa-Lobos;
- a ópera Carmem, em versão pocket, também ao ar livre, desta vez no Teatro
de Arena, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tendo Rubens Medina
e Magda Painno como solistas, entre outros;
- uma grande missa (Réquiem) com 90 pessoas no palco (entre coro, orquestra
e solistas) com a Orquestra e Coral Collegium Musicum de São Paulo: obra do
Pe. José Maurício Nunes Garcia, compositor da Corte Real Portuguesa no
Brasil, que foi a primeira grande obra Sinfônica composta no país;
- e também: concertos didáticos para crianças, concertos de cordas, sopros e
percussão.




Além das apresentações musicais o Festival contempla 05 palestras gratuitas
com grandes personalidades da música clássica brasileira, que desenvolverão
temas variados sobre música erudita para todo o tipo de público: estudantes,
profissionais e interessados na música clássica. Os palestrantes convidados
são alguns dos grandes maestros brasileiros: Júlio Medaglia, Walter
Lourenção, João Maurício Galindo, Sergio Molina, Flavio Florence.
O Festival também prevê 08 oficinas de música com alguns dos artistas
participantes da programação musical: integrantes do Ensemble São Paulo,
Quadro Cervantes, Percorso Ensemble, Antonio Meneses, Rosana Lanzelotte,
Arnaldo Cohen, Abel Rocha e Mauro Wrona. Para as oficinas e palestras é
necessário fazer as inscrições na Fundec ou na MdA.

A direção artística e produção é de Marco de Almeida.


Programação Completa:

Dia 29/02, sexta-feira: Orquestra de Câmara Villa-Lobos
Solistas: Betina Stegman, violino
                Ana Valéria Poles, contrabaixo

TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA, 21h - Entrada gratuita
___________________________________________________

Dia 01/03, sábado: Quadro Cervantes - Modinhas e Lundus Brasileiros dos
Séculos XVIII – XIX
             Clarice Szjanbrum - soprano
             Helder Parente - voz, flautas e percussão
             Mario Orlando - viola da gamba, flautas, voz e percussão
             Nicolas S. Barros - violão de oito cordas, viola caipira e
arranjos

TEATRO DA FUNDEC, 21h - Entrada gratuita


Dia 02/03, domingo: Grupo Pau Brasil e Ensemble São Paulo
PAU BRASIL: Teco Cardoso, sopros
Paulo Bellinati, violões
Nelson Ayres, piano
Rodolfo Stroeter, baixo
Ricardo Mosca, bateria
Ensemble São Paulo:
Betina Stegman, 1º violino
Nelson Rio, 2º violino
Marcelo Jaffé, viola
Robert Suetholz, cello

PARQUE DO CAMPOLIM, 11h ao ar livre - Entrada gratuita






Dia 06/03, quinta-feira: Concerto didático para crianças –
"Villa das Crianças"
Integrantes: Renata Campos, narração
Maria Cristina Poles, flauta
Domingos Elias, clarinete
Marcos Forkin, fagote
Reinaldo Pontes, violão

BIBLIOTECA INFANTIL MUNICIPAL DE SOROCABA, 16h - Entrada gratuita

VILLA DAS CRIANÇAS
Em forma de um conto infantil, esta apresentação mostra as obras do
compositor brasileiro Villa-Lobos com o intuito de atrair o público infantil
para o mundo da música orquestral.
Nesta versão para flauta, clarinete, violoncelo, violão e narrador os
instrumentos com a narração ilustram o desenrolar da história à medida que
as músicas vão aparecendo.
Este grupo de música de câmara com clarinete, flauta, violoncelo e violão
faz uma fusão entre os instrumentos de uma orquestra sinfônica e os típicos
instrumentos de um regional de chorinho. A idéia foi unir as duas
linguagens, clássica e popular, em um grupo versátil com cordas e sopros e
também utilizando dois dos instrumentos prediletos de Villa-Lobos, o
violoncelo e o violão.


Dia 07/03, sexta-feira:
Coral Collegium Musicum de São Paulo
Orquestra Engenho Barroco
Regência: Maestro Abel Rocha
Solistas - Soprano. Adélia Issa
                Alto. Silvia Tessuto
                Tenor. Sergio Wentraub
                Baixo. Carlos Eduardo Marcos

TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA, 21h
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)


Dia 08/03, sábado: Carmem, de G. Bizet - pocket-ópera, ao ar livre
Elenco: Carmen - Magda Painno
D.José - Rubens Medina
Micaela – Tais Bandeira
Escamillo – Leonardo Neiva
Frasquita - Milena Tarasiuk
Mercedes - Marilu Figueiredo
Piano - Marcio Gomes
Direção e Narração - Mauro Wrona

TEATRO DE ARENA, 21h - Entrada gratuita


Dia 09/03, domingo: Percorso Ensemble
Integrantes: Cássia Carrascoza, flauta
  Horácio Gouveia, piano
  Eduardo Gianesella, percussão
  Ricardo Bologna, percussão e direção artística

TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA, 20h - Entrada gratuita



Dia 13/03, quinta-feira: Concerto didático para crianças – "Pedro e o
Lobo"

Integrantes: Renata Campos, narração
                      Maria Cristina Poles, flauta
                      Rodrigo Nagamori, oboé
                      Domingos Elias, clarinete
                      Marcos Forkin, fagote
                      David Misiuk, trompa

BIBLIOTECA INFANTIL MUNICIPAL DE SOROCABA, 16h - Entrada gratuita

Pedro e o Lobo
É um conto infantil sinfônico, criado por pelo compositor russo Sergei
Prokofiev com o intuito de atrair o público infantil para o mundo da música
orquestral.
Nesta versão reduzida para Quinteto de Sopros e Narrador os instrumentos
musicais ilustram o desenrolar da estória à medida que o narrador relata as
peripécias de Pedro e seus amigos.
O Quinteto de Sopros é composto por Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote e
Trompa, que são os instrumentos originalmente escolhidos por Prokofiev para
alguns dos personagens: a flauta, o passarinho; o oboé, a pata; o clarinete,
o gato; o fagote, o vovô e a trompa, o lobo.


Dia 14/03, sexta-feira: Arnaldo Cohen, recital de piano

TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA, 21h
Ingressos R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)


Dia 15/03, sábado: Antonio Meneses, violoncelo
                                 David Chew, violoncelo
                                 Rosana Lanzelotte, cravo

TEATRO MUNICIPAL DE SOROCABA, 21h
Ingressos: R$30,00 (inteiro) e R$15,00 (meia)


Ingressos:
Os ingressos para as apresentações dos dias 07, 14 e 15 de março estão à
venda nos seguintes locais:
Livros e Cia (Esplanada Shopping) – Tel: (15) 3233.5165
MdA International – Tel: (15) 3211.1360

Porto Seguro: apresentando o cartão de segurado o cliente tem direito a
compra de até 02 ingressos com 20% de desconto.
Promoção não cumulativa.

Palestras:
Dia 04, terça-feira: Maestro Júlio Medaglia
Palestra: "Música Hoje"
Biblioteca Municipal de Sorocaba -19h
Entrada gratuita

Dia 05, quarta-feira: Sergio Molina
Palestra: "5ª Sinfonia de Beethoven – 200 anos"
Biblioteca Municipal de Sorocaba,19h
Entrada gratuita

Dia 10, segunda-feira: Maestro Flavio Florence
Palestra: "Os Instrumentos da Orquestra"
Biblioteca Municipal de Sorocaba,19h
Entrada gratuita

Dia 11, terça-feira: Maestro João Maurício Galindo
Palestra: "Encontro para Apreciação Musical"
Biblioteca Municipal de Sorocaba,19h
Entrada gratuita

Dia 12, quarta-feira: Maestro Walter Lourenção
Palestra: "A voz humana na Música Erudita"
Biblioteca Municipal de Sorocaba,19h
Entrada gratuita


Oficinas/ Encontros com os artistas:

Dia 01: Ensemble São Paulo, Teatro da Fundec, 15h
Entrada Gratuita

Dia 01: Nicolas de Souza Barros (Quadro Cervantes), Teatro da Fundec, 16h
Entrada Gratuita

Dia 07: Abel Rocha, Teatro Municipal, 16h
Entrada Gratuita

Dia 08: Mauro Wrona – "Voilà l'òpera", Teatro Municipal, 10h
Entrada Gratuita

Dia 09: Percorso Ensemble, Teatro Municipal, 16h
Entrada Gratuita

Dia 15: Arnaldo Cohen, Teatro Municipal, 10:30h
Entrada Gratuita

Dia 15: Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte, Teatro Municipal, 16h
Entrada Gratuita






Palestras e Oficinas:
As inscrições para as palestras e oficinas podem ser realizadas:
FUNDEC – Rua: Brigadeiro Tobias, 73 (08:30 às 11:00 / 13:30 às 17:00)
MdA International – Por telefone (15) 3211.1360


Resumo do release de cada grupo/artista e repertório dos concertos
3º Festival de Música Clássica de Sorocaba

29/02 - Orquestra de Câmara Villa-Lobos – Concerto de Abertura

Fundada em 1992, já em seu primeiro ano de atividades recebe o prêmio de
melhor conjunto instrumental, concedido pela APCA – Associação Paulista de
Críticos de Artes.
De lá para cá vem se apresentando em toda a América do Sul, incluindo 30
cidades brasileiras.
 "Técnicamente impecável, dos primeiros violinos ao contrabaixo, eles tocam
com o coração". Esta foi a entusiasmada frase com a qual o Maestro Zubin
Metha qualificou a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, que conheceu numa das
turnês brasileiras, nos anos 90.

Programa:
J. S. Bach - Aria da 4ª corda

G. Bottesini - Gran Duo Concertante para violino e contrabaixo
                      Solistas: Betina Stegmann, violino
                                     Ana Valéria Poles, contrabaixo

A. Nepomuceno - Serenata para cordas
Bela Bartok  - Danças Rumenas


01/03 – Quadro Cervantes
Modinhas e Lundus Brasileiros dos Séculos XVIII- XIX

Fundado em 1974, o Quadro Cervantes é considerado pela crítica como "o mais
importante conjunto de música antiga do país" (O GLOBO). Além da sua
inegável qualidade artística, o conjunto prima pelo humor e a comunicação
que estabelece com suas platéias. Os repertórios apresentados pelo Quadro
Cervantes incluem obras que vão desde o período medieval até o cancioneiro
brasileiro do século XIX. Empregando cópias fiéis de instrumentos antigos,
recitais do grupo apresentam grande variedade tímbrica, incluindo desde
trios vocais a dezenas de instrumentos das famílias de sopro, percussão,
cordas dedilhadas e cordas friccionadas.
O conjunto já realizou cinco gravações, e seus integrantes são regularmente
convidados para lecionar e apresentar-se no Brasil e no exterior. O conjunto
é formado por Helder Parente: flautas, barítono e percussão; Clarice
Szajnbrum: soprano; Mário Orlando: viola da gamba, vielle, flautas doce e
contratenor, e; Nícolas de Souza Barros: alaúdes, violão e viola caipira,
guitarras renascentista e barroca.




Programa:
As Iaiás
- Xisto Bahia - Iaiá você quer morrer
                      - A Mulata
                      - Iaiazinha, você mesma

Canções extraídas de "Modinhas do Brasil":
- Anônimo - Homens Errados e loucos
                  - A minha Nerina
                  - A saudade que no peito
                  - Ah! Nerina eu não posso
Três Conselhos
- Raphael Coelho Machado - Conselhos aos Homens
                                             - Conselho as Moças
- Carlos Gomes                   - Conselhos

O Casamento
- Anônimo                           - Ta te ti to tu
- Francisco A.de Carvalho - Eu quero me casar
- Ernesto de Souza              - Noivo em Cócegas
- Ernesto Nazareth             - Carioca (violão solo)

Três Lundus
- Anônimo                                                       - Lundu
- Joaquim A. Callado                                - Flor Amorosa
- Cândido Inácio da Silva                         - Lá no Largo da Sé


02/03 - Grupo Pau Brasil e Ensemble São Paulo, concerto ao ar livre

Grupo Pau Brasil
Baseando-se nos preceitos da antropofagia cultural proclamada na Semana de
Arte Moderna em 1922, os integrantes do Pau Brasil vem contínua e
sucessivamente, apontando caminhos musicais que fundem elementos
brasileiros, internacionais, primitivos e contemporâneos a um só tempo,
promovendo uma leitura onde a música brasileira urbana, rural, indígena, a
africana e ainda a norte americana e européia, se transformam mestiçamente
em uma linguagem única.

Ensemble São Paulo
Os integrantes do Ensemble SP são premiados em diversos concursos  nacionais
e internacionais, incluindo os prêmios APCA e Carlos Gomes.  Coordenados
pelo violista Marcelo Jaffé, professor de música da USP e ex-diretor
artístico da Jazz Sinfônica, eles também desenvolvem atividades didáticas em
Festivais de Música tais como o de Campos do Jordão, Poços de Caldas,
Morelia (México), e em universidades no Brasil (USP e Unesp) e no exterior
(University of Georgia).

Programa:
-H. Villa-Lobos- Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4
-H. Villa-Lobos, arr. N.Ayres- Ária da Bachianas Brasileiras nº 4
-H. Villa-Lobos, arr. Paulo Bellinati- Prelúdio Nº3
-H. Villa-Lobos, arr. Paulo Bellinati- Choros nº 1
-H. Villa-Lobos- Quarteto nº 5
-H. Villa-Lobos, arr. Paulo Bellinati/N.Ayres- Cantilena da Bachianas
Brasileiras nº 5
-H. Villa-Lobos, arr. N.Ayres- Martelo da Bachianas Brasileiras nº 5
- A. C. Jobim, arr. N. Ayres- Saudades do Brasil
- H. Villa-Lobos/Manduca Piá, arr. Paulo Bellinati- Modinha
-H. Villa-Lobos/Ferreira Gullar, arr.  N.Ayres- O Trenzinho do Caipira da
Bachianas Brasileiras nº 2


06/03 - Concerto didático para crianças – "Villa das Crianças"

Este concerto didático será realizado por um grupo profissional de música de
câmara, formado por clarinete, flauta, violoncelo e violão e faz uma fusão
entre os instrumentos de uma orquestra sinfônica e os típicos instrumentos
de um regional de chorinho. A idéia foi unir as duas linguagens, clássica e
popular, em um grupo versátil com cordas e sopros e também utilizando dois
dos instrumentos prediletos de Villa-Lobos, o violoncelo e o violão.

Programa:
- H. Villa- Lobos - da "Bachianas Brasileiras nº 5"
- H. VIlla- Lobos -Tocata (O Trenzinho do
Caipira)"<http://www.museuvillalobos.org.br/trem.mid>da "Bachianas
Brasileiras nº 2"
"Coletânea de músicas folclóricas"<http://www.museuvillalobos.org.br/mare.mid>
Compositores Anônimos - Cantigas de Roda
Havia um Pastorzinho; O Cravo Brigou com a Rosa; Terezinha de Jesus; Sapo
cururu; Cai, Cai, Balão; Ciranda,Cirandinha
Samba Lelê;  Nesta Rua tem um Bosque
"Um choro autêntico de Pixinguinha "<http://www.museuvillalobos.org.br/mare.mid>
Pixinguinha/B.Lacerda
Segura ele
Arranjo: A.Bruno
"Choros nº 1" <http://www.museuvillalobos.org.br/choros1.wav>


07/03 - Orquestra e Coral Collegium Musicum de São Paulo
Especializado no repertório pré-clássico com 43 anos de atividades
ininterruptas, nos últimos anos o Collegium Musicum vem afirmando cada vez
mais sua versatilidade e seu ecletismo, sendo convidado a participar de
programas de televisão e rádio, espetáculos teatrais, concertos sinfônicos e
óperas, além de manter a produção de seus próprios concertos, encontros e
festivais.

Programa:
Pe. José Maurício Nunes Garcia - Salmo 112 (Laudate Pueri)

Réquiem

08/03 – Carmem, de G. Bizet – Pocket ópera, ao ar livre
Estreada em Paris, em 1875, Carmen é a ópera de maior sucesso de todos os
tempos. Carmen, ainda que escrita por um francês, contém todos os elementos
populares da Espanha: Los toros, o flamenco, as formas musicais habanera,
seguidilla, o sol e a sensualidade. Obra monumental, com muitos coros,
bales, coro infantil, enfim nesta versão focaliza os momentos  mais
significativos da obra, concentrando-se nos personagens principais. E será
uma apresentação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Programa:
I ato
Habanera - Carmen
Parle moi de ma mere- D. José e Micaela
Seguidilla – Carmen e D. José

II ato
Votre Toast –Escamillo, Carmen, Frasquita e Mercedes
Je vais danser en votre   honeur –Carmen e D. José
La fleur que tu m´avais jetée - D. José

III ato
Melon, coupon –Carmen, Frasquita e Mercedes
C´est de contrabandiers - Micaela

IV ato
Si tu m´aime,Carmen- Carmen e Escamillo
C´est toi, c´est moi- Carmen e D. José



09/03 - Percorso Ensemble

Criado em 2002, o PERCORSO Ensemble tem como objetivo a divulgação de obras
do século XX e XXI, incluindo primeiras audições mundiais, assim como a
realização de trabalhos envolvendo outras formas artísticas, como a dança e
o teatro, meios eletrônicos e de multimídia.
O grupo é formado por músicos da OSESP e de diversas orquestras paulistas,
que têm interesse pela execução de um tipo de repertório raramente tocado no
Brasil.
A formação do Percorso é variada, podendo ir de um simples duo até uma
pequena orquestra.

Programa:
- Leonard Bernstein – Halil para flauta, piano e percussão
- Olivier Messiaen – Le Merle Noir
- Astor Piazzolla – Adios Nonino
- Heitor Villa-Lobos – Uirapuru (transcrição de Eduardo Guimarães Álvares
para flauta, piano, marimba e vibrafone).


13/03 - Concerto didático para crianças – "Pedro e o Lobo"

É um conto infantil sinfônico, criado por pelo compositor russo Sergei
Prokofiev com o intuito de atrair o público infantil para o mundo da música
orquestral.
Nesta versão reduzida para Quinteto de Sopros e Narrador os instrumentos
musicais ilustram o desenrolar da estória à medida que o narrador relata as
peripécias de Pedro e seus amigos.
A montagem procura enfatizar o aspecto didático, apresentando os
instrumentos e solicitando a participação das crianças.
Elas não só reconhecem os timbres dos instrumentos, identificando-os com os
personagens, como também as frases melódicas que compõem seus temas. Para
facilitar esta associação, cada instrumentista tem uma camiseta com a
ilustração do seu personagem e uma máscara.



14/03 - Arnaldo Cohen

Arnaldo Cohen foi o único aluno, na história da universidade brasileira, a
graduar-se com grau máximo em piano e violino pela Escola de Música da UFRJ.
Teve no grande pianista brasileiro Jacques Klein seu principal mestre. Cohen
conquistou por unanimidade o 1º Prêmio no Concurso Internacional Busoni, na
Itália e, desde então, apresentou-se em mais de 2.000 concertos pelo mundo,
como solista das mais importantes orquestras do mundo.

Programa:

- Bach-Busoni - Chaconne
- Alberto Nepomuceno - Air (da Suite Antiga)
- Radames Gnattali - Valsa No. 7
- Luis Levy - Valsa Lenta No. 4
-  Francisco Braga - Corrupio (Valsa Capricho)
 - Ernesto Nazareth - Odeon
                                   Apanhei-te Cavaquinho
       Intervalo

- Chopin - Scherzo No.1 Op.20
                 Scherzo No.2 Op.31
                 Scherzo No.3 Op.39
                 Scherzo No.4 Op.54


15/03 - Antonio Meneses, David Chew e Rosana Lanzelotte

Antonio Meneses
Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Aos 16 anos conheceu o
famoso violoncelista italiano Antonio Janigro que o convidou a frequentar as
suas aulas em Düsseldorf e mais tarde em Estugarda. Em 1977, ganhou o 1º
Prémio no Concurso Internacional de Munique e em 1982 o 1º Prémio e Medalha
de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscovo.
Antonio Meneses apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras
do mundo como, a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica
da BBC, a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, a Sinfônica de Viena, a
Filarmônica Checa, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de São
Petersburgo, a Filarmônica de Israel, a Orchestre de la Suisse Romande, a
Orquestra da Rádio da Baviera, a Filarmônica de Nova Iorque, a National
Symphony Orchestra (Washington D.C.) e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre
outras. Entre os distintos maestros com quem colaborou, contam-se Herbert
von Karajan, Riccardo
Muti<http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=153>,
Mariss Jansons<http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=543>,
Claudio Abbado, André Previn, Andrew Davis, Semion Bychkov, Herbert
Blomstedt, Gerd Albrecht, Yuri
Temirkanov<http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=830>,
Kurt Sanderling, Neeme Järvi, Mstislav Rostropovich, Vladimir
Spivakov<http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=221>e
Riccardo
Chailly<http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=152>
.
Antonio Meneses é também um convidado regular de importantes festivais de
música, incluindo os de Porto Rico (Festival Pablo Casals), Salzburgo,
Lucerna, Viena, Berlim, Praga (Festival de Primavera), Nova Iorque (Mostly
Mozart), la Grange de Meslay (festival de Sviatoslav Richter em França) e
Colmar (festival de Vladimir
Spivakov<http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=221>em
França). Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara,
tendo
colaborado com os quartetos Emerson, Vermeer, Amati e Carmina. Apresenta-se
todas as temporadas no Japão com o Casals Hall Quartett. Desde Outubro de
1998, é membro do Beaux-Arts Trio, sucedendo ao violoncelista Peter Wiley.
Para além da sua agenda de concertos, Antonio Meneses orienta cursos de
aperfeiçoamento na Europa, nas Américas e no Japão

David Chew
O violoncelista David Chew nasceu na Inglaterra e fez seus estudos com
William e Tony Pleeth no Guildhall School of Music de Londres. Fez ainda
pós-graduação na Universidade de Hull, onde se especializou em música
brasileira. Por três anos, foi membro da Orquestra Nacional Jovem da
Grã-Bretanha, onde era primeiro-celista e trabalhou com renomados regentes,
entre eles Pierre Boulez. Mais tarde, juntou-se à Orquestra Sinfônica da BBC
e ao célebre grupo The London Mozart Players.
Fundou também a orquestra de câmara Brazil Consort e o Rio Cello Ensemble,
com os quais realizou tournées e gravou intensamente nos últimos anos. Tem
ainda muitos compromissos como professor e uma agenda cheia no Brasil e no
exterior.

Rosana Lanzelotte
Uma das mais aplaudidas artistas brasileiras, a cravista Rosana
Lanzelotte<http://www.lanzelotte.com/index.htm>destaca-se pela
concepção de projetos inovadores.
Registrou em quatro CDs solo desde obras raras de Bach e Haydn até peças que
lhe foram destinadas por compositores brasileiros, passando pelas sonatas
inéditas do português Avondano, distinguido com o Diapason de Ouro.
É professora pesquisadora da UniRio, além de idealizadora da série Música
nas Igrejas que, desde 1993, leva concertos de música clássica a todos os
bairros do Rio de Janeiro.
Suas realizações na área musical a fizeram merecedora do prêmio Golfinho de
Ouro, atribuído pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio, e da comenda
Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada pelo Governo francês.

Programa:
A. Vivaldi – Sonatas para Violoncelo e Baixo-Contínuo


04/03 – Julio Medaglia – Palestra: "Música Hoje"

O primeiro contato de Júlio Medaglia com um instrumento foi em casa através
de sua empregada, Magali
Sanches<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Magali_Sanches&action=edit>,
que depois viria a tornar-se atriz de rádio-novela. Pouco tempo depois Júlio
iniciaria aulas de violino <http://pt.wikipedia.org/wiki/Violino> com uma
prima de sua mãe, ex-violinista da orquestra do Cine
Avenida<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cine_Avenida&action=edit>
.
Aproveitando a oportunidade de estudar na
Europa<http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa>,
Júlio Medaglia recebe aulas de regência sinfônica em
Taormina<http://pt.wikipedia.org/wiki/Taormina>,
com Sir John Barbirolli, um dos mais respeitados maestros do século 20. Em
1965 <http://pt.wikipedia.org/wiki/1965>, forma-se, com distinção, pela
Academia de Freiburg, em regência sinfônica.
Os anos 90 marcam, também, sua participação em grandes espetáculos
cênico-musicais, como: Carmina Burana, de Carl
Orff<http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Orff>;
a Ópera Aida, de Verdi <http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdi>; a História do
Brasil; e a ópera afro-brasileira Lídia de Oxum, de Lindembergue
Cardoso<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lindembergue_Cardoso&action=edit>e
Ildázio
Tavares<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ild%C3%A1zio_Tavares&action=edit>
.
No final dos anos 90, Júlio Medaglia mais uma vez ganha as manchetes do
Brasil e do mundo ao montar uma orquestra filarmônica de nível internacional
em plena floresta amazônica. Atualmente, tem regido, como convidado, dentro
e fora do país, e trabalhado em diversos projetos culturais. Júlio Medaglia
é constantemente convidado para ministrar palestras em todo o Brasil. É
ensaísta e colaborador dos mais importantes órgãos de imprensa nacionais.
Tem livros publicados como tradutor e autor.


05/03 – Sergio Molina - Palestra: "5ª Sinfonia de Beethoven – 200 anos"

É formado em Composição e Mestre em Musicologia pela USP. É Professor de
Análise Musical, História do Jazz e Música Brasileira na Faculdade Santa
Marcelina e na Uni-FMU em São Paulo e professor responsável pelo curso de
Composição na UEPA (Belém). Tem diversas premiações em concursos de
composição e festivais de canção. Participou em 2005 como compositor
convidado do 1º International Guitar Festival de Round-Top (USA), estreando
o concerto O Percurso das Almas Cansadas, para quarteto de violões e
orquestra de cordas. Em Fevereiro de 2007 voltou aos EUA para a estréia do
Quinteto para um outro tempo, obra comissionada pelo Quaternaglia (quarteto
de violões) e pelo pianista americano James Dick. Segundo Gil French do
American Record Guide, "São 19 minutos de uma excursão por um mundo de
sonhos e memórias. É assim que Mahler teria escrito para piano e quatro
violões."
Idealizador do Curso de Degustação Musical, no Espaço Cultural É
Realizações, é também professor colaborador do Festival de Música de
Londrina.
No momento prepara as gravações do projeto Sem pensar, nem pensar (músicas
de Sergio Molina, letras de Itamar Assumpção e voz de Miriam Maria).


10/03 – Maestro Flavio Florence - Palestra: "Os Instrumentos da Orquestra"

Graduado em regência pela Unicamp, Flávio Florence estudou também no Real
Conservatório de Música de Haia (Holanda). Foi aluno dos flautistas
Jean-Noël Saghaard em São Paulo e Alex Murray em Haia. Na regência, seus
mestres foram Frans Moonen em Haia, Benito Juarez e Henrique Gregori na
Unicamp.
Presentemente conclui curso de pós-graduação em nível de Mestrado na
ECA-USP, orientado por George Olivier Toni.
Como flautista, integrou as Orquestras Sinfônicas de Santo André, Jovem
Municipal de São Paulo e Municipal de Campinas. Nesta última foi também
Regente Assistente, dirigindo diversos concertos oficiais e extraordinários.
Venceu por duas vezes no Concurso Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do
Estado de São Paulo. Também atuou como convidado frente à Orquestra
Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1987 foi
escolhido Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santo André, cargo que
ocupa até hoje.
Flávio Florence é ainda Regente do Coral da Fundação Santo André,
colaborador do jornal Diário do Grande ABC, onde mantém uma coluna semanal
sobre música de concerto, e diretor artístico da Associação Pró-Música do
Grande ABC.


11/03 – Maestro João Mauricio Galindo – Palestra: "Encontro para Apreciação
Musical"

Regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Jovem
do Estado de São Paulo desde 1990, é um dos mais atuantes regentes
paulistas. A frente deste grupo, Galindo dirigiu mais de uma centena de
concertos na Capital e no Interior do Estado, executando obras
significativas do repertório sinfônico e acompanhando importantes solistas
do cenário nacional.
Entre 1997 e 1998 foi regente-assistente da Orquestra Amazonas Filarmônica
de Manaus. Com esta orquestra, formada quase totalmente por músicos do Leste
Europeu e considerada uma das melhores do país, João Maurício dirigiu
dezenas de concertos no Teatro Amazonas.
O Maestro João Maurício Galindo foi também regente da Orquestra de Bolsistas
dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão de Julho de 1997 (assistente) e
de 1998 (principal), sendo amplamente reconhecido tanto como regente, quanto
como didata, uma cominação indispensável para o trabalho sério e produtivo
com orquestras de estudantes.


12/03 – Maestro Walter Lourenção - Palestra: "A voz humana na Música
Erudita"

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos de
especialização em Estética, História da Filosofia Moderna, pela mesma
universidade e PNL pela Sociedade Brasileira de Neurolingüística.
A convite do Departamento de Estado dos E.U.A visitou várias cidades
estudando Organização, Métodos e Sistemas de Produção Cultural. Foi
colaborador do jornal "O Estado de S.Paulo" – Suplemento Literário,
recebendo o prêmio "Presença da Itália" do Governo Italiano.
Walter Lourenção foi diretor artístico do Masp          e regente no Teatro
Municipal de São Paulo.
Desenvolve há cerca de dez anos, o programa "Sinfonia Empresarial", através
do qual já ministrou palestras e cursos para mais de 150 empresas e
instituições por todo o Brasil. Tem desenvolvido programas específicos para
a FGV de São Paulo, Fundação Dom Cabral e para o MBA da USP.




08 - VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA (inscrições até 04/Abr – Juiz de
Fora, MG)



VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA
Música e história no Brasil
XIX Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Realização: Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora (MG)
Período: 18 a 20 de julho de 2008
Coordenação: Paulo Castagna (IA/UNESP)

Introdução

            Estão abertas, até 4 de abril de 2008, as inscrições para
comunicações no VIII Encontro de Musicologia Histórica (VIII EMH), evento
que será promovido pelo Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora nos dias
18, 19 e 20 de julho de 2008 e que reunirá comunicações relacionadas ao tema
"Música e história no Brasil".

Apresentação de propostas para comunicações

            Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar, para
o e-mail 8emh em uol.com.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=8emh%40uol.com.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>,
até o dia 4 de abril de 2008, as seguintes informações, em um único arquivo
(preferencialmente word): 1) título; 2) autor; 3) endereço eletrônico; 4)
instituição de origem; 5) resumo da comunicação entre 500 e 1.000 palavras;
6) currículo do autor em forma cursiva em um único parágrafo, com até 300
palavras; 7) ficha de inscrição. Para o caso de propostas de comunicações
com mais de um autor, enviar ficha de inscrição e currículo de cada um dos
autores.
            Enviar o resumo apenas em arquivo .doc ou .txt, para PC/Windows,
não incluindo no mesmo nenhum tipo de nota de rodapé, imagem, tabela,
exemplo musical ou ilustração. Não será aceito currículo em forma de
tópicos. Não serão aceitas inscrições por carta ou fax.
            A seleção das comunicações será realizada por uma comissão
constituída pelos seguintes pesquisadores e da qual não fará parte o
coordenador do evento:

Prof. Dr. Álvaro Carlini (UFPR)
Prof. Dr. Luiz Guilherme Goldberg (UFPel)
Prof. Dr. Marcos Holler (UDESC)

            Serão avaliadas somente as propostas de comunicações que
atenderem a estas normas e prazos e serão indicadas, para apresentação, 26
(vinte e seis) comunicações selecionadas, a partir dos critérios abaixo
especificados. Não serão aceitas comunicações já publicadas ou
apresentadas em outros eventos.
            Em 2008 este evento adotará os mesmos critérios de dimensão e
tempo de apresentação das comunicações para todos os participantes, não mais
distinguindo as categorias de participantes convidados e inscritos que
existiram em suas edições anteriores. Participarão, portanto, do VIII
EMH, os autores das 26 (vinte e seis) comunicações selecionadas, os
membros da comissão organizadora e o coordenador do evento, com um total
de 30 (trinta) comunicações, que deverão ser apresentadas em um tempo
máximo de 20 (vinte) minutos e cujas versões para impressão nos Anais
terão até 25 páginas.
            As despesas de viagem e estadia para a apresentação de
comunicações ficarão a cargo de seus autores, recomendando-se a obtenção de
recursos em suas instituições de origem. Se necessário, o VIII EMH poderá
emitir carta impressa confirmando a seleção da comunicação, a partir de 28
de abril de 2008.
            Os autores das comunicações selecionadas deverão efetuar o
pagamento da taxa de inscrição de R$ 40,00 no primeiro dia do evento, em
Juiz de Fora. As informações solicitadas deverão ser enviadas exclusivamente
para o endereço eletrônico do VIII EMH
(8emh em uol.com.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=8emh%40uol.com.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>)
e não para o endereço institucional do Centro Cultural Pró-Música.
            Uma vez recebida a proposta de comunicação, será enviada ao
autor uma mensagem de confirmação, sem a qual a inscrição não estará
efetivada.
Não sendo recebida a mensagem de confirmação, recomenda-se o reenvio da
proposta.
            Não será possível atender solicitações para agendamento de
comunicações em dias ou horários específicos, pois isso será realizado pela
Comissão Organizadora a partir das necessidades do evento. Pedidos de
restrição a um dos dias do Encontro, no entanto, poderão ser atendidos,
quando justificados e pertinentes.
            Todos os textos selecionados e apresentados no VIII EMH serão
publicados nos Anais do evento, desde que estejam de acordo com as normas e
prazos aqui estipulados. Não serão impressos os textos que, mesmo
selecionados, deixarem de ser apresentados no Encontro. Casos excepcionais
serão avaliados pela comissão organizadora.

Seleção das comunicações

            Embora faça parte de um festival de música de uma instituição
não-universitária, o Encontro de Musicologia Histórica adota critérios
acadêmicos de seleção e apresentação de comunicações. As propostas de
comunicações, que serão repassadas para a comissão organizadora sem o
nome, currículo e demais informações referentes a seus autores, serão
avaliadas exclusivamente pelo mérito de seu conteúdo, de acordo com os
seguintes critérios:

• Adequação ao tema do VIII EMH
• Relevância do assunto abordado
• Diversidade e originalidade da pesquisa
• Clareza da proposta e da redação

            As comunicações selecionadas estarão indicadas, a partir de 28
de abril de 2008, na página do VIII EMH, em: http://www.promusica.org.br

Cronograma

• Inscrição e recepção dos textos: até 4 de abril de 2008
• Confirmação dos textos selecionados: a partir de 28 de abril de 2008
• Realização do VIII EMH: 18 a 20 de julho de 2008
• Entrega da versão definitiva do texto: até 31 de outubro de 2008
• Distribuição dos Anais do VIII EMH: a partir de julho de 2010

            Para as versões definitivas dos textos, que poderão ser enviadas
até 31 de outubro de 2008, deverão ser adotados o modelo para digitação e as
normas de redação dos textos. Para maiores informações, ou para download dos
arquivos com as normas e o modelo, consultar a página do VIII EMH.
            Somente serão aceitas para publicação nos Anais as comunicações
que atenderem a estas normas, prazos e modelo.

Informações, inscrições e envio de textos

VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA
Centro Cultural Pró-Música
Av. Rio Branco, 2329
36010-011 - Juiz de Fora - MG
Tel.: (55-32) 3215-3951. Fax: (55-32) 3216-4787
URL: http://www.promusica.org.br
E-mail: 8emh em uol.com.br<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=8emh%40uol.com.br&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>



FICHA DE INSCRIÇÃO
VIII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA
Centro Cultural Pró-Música
Juiz de Fora (MG), 18 a 20 de julho de 2008
DADOS PESSOAIS
Nome __________________________________________ Idade ____ Sexo____
Endereço _________________________________________________________
CEP ______________________ Cidade _________________ Estado _________
Tel ( )_______________ Fax ( )___________ E-mail _______________________
RG_______________ CPF_______________ Nacionalidade_________________
Maior título acadêmico / Instituição_______________________________________
_________________________________________________________________
Instituição à qual está vinculado e função__________________________________

_________________________________________________________________
FORMA DE PARTICIPAÇÃO
( ) Desejo participar do VIII EMH somente como ouvinte
( ) Desejo submeter a seguinte comunicação (título)
__________________________
_________________________________________________________________
(anexar resumo entre 500 e 1.000 palavras e currículo do autor em até 300
palavras)
RECURSOS ÁUDIO VISUAIS NECESSÁRIOS
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
RESTRIÇÕES
Tem restrição de datas para a apresentação de sua comunicação? ( ) 18, ( )
19, ( ) 20.
Motivo: ___________________________________________________________
_________________________________________________________________



09 - Música Experimental no evento bimestral P-LUGAR (27/Fev – SP)


P-LUGAR: música experimental, com apresentações de Leo Alves Vieira (RJ),
Colorir (SC) e Pan&Tone (RS) (27 de fevereiro - 21h - São Paulo, SP)

P-LUGAR é um evento bimestral dedicado à mostra da produção de música
experimental brasileira, especialmente em situações nas quais é aliada a
outras mídias (vídeo, performance, etc). Em cada apresentação, pelo menos
dois grupos / artistas são convidados a apresentar seus mais recentes
desenvolvimentos musicais.

Na primeira edição do P-LUGAR de 2008, o compositor carioca Leo Alves Vieira
apresentará sua música eletroacústica, acompanhada por vídeo e performance.
Em seguida, os grupos Pan&Tone (RS) e Colorir (SC) farão a primeira
apresentação conjunta em São Paulo, privilegiando a interação espontânea
entre os músicos e a utilização de procedimentos eletrônicos pouco
convencionais, como o "circuit-bending".

Informações:
O que: P-LUGAR: Leo Alves Vieira (RJ); Pan&Tone (RS) & Colorir (SC).
Local: R. Augusta, 325 (Lugar)
Data: 27 de fevereiro, quarta-feira
Hora: 21h
Duração: 1h40min
Preço: R$15 / R$7,50 (meia)

sítos de referência:
www.myspace.com/plugar
www.myspace.com/panetone
www.myspace.com/colorir
www.myspace.com/leoalvesvieira



10 - PETER SCHUBACK apresenta obras brasileiras para violoncelo e violoncelo
e fita  (14/Mar – RJ)



Maratona de obras para violoncelo solo e violoncelo com fita será realizada
no Museu de Arte Moderna em Estocolmo com o violoncelista sueco Peter
Schuback dia 14 de março.  Entre outros compositores apresentados são Jocy
de Oliveira, Gilberto Mendes, Rodolfo Caesar, Roberto Victoria, Vânia Dantas
Leite, Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Jose Maria Neves , Paulo Costa Lima,
Harry Crowl, Raul de Valle, Joaquim Korenchendler, Rufo Herrera, Rodrigo
Cicchelli.
O concerto será realizado junto à exposição Rio de Janeiro 1956-1964 no
mesmo local

peter.schuback em glocalnet.net<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=peter.schuback%40glocalnet.net&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>




11 - KAIJA SAARIAHO:  estréias e reapresentação de ADRIANA MATER – ópera
(Paris e Helsinque)


Paris: World Premiere /Création mondiale...

Thursday March 13th/Jeudi 13 Mars 2008, Paris, Salle Pleyel, 8 pm/20h

Concert Kaija Saariaho:

Mirage, for soprano, cello and orchestra/pour soprano, violoncelle et
orchestre (world premiere/création mondiale)
Notes on light, concerto for cello/concerto pour violoncelle (french
premiere/création française)
Orion, for grand orchestra/pour grand orchestre (french premiere/
création française)


Christoph Eschenbach, Conductor/Direction
Anssi Kartunen, Cello/Violoncelle
Karita Mattila, Soprano
http://www.orchestredeparis.com

Helsinki:Revival/Reprise

Adriana Mater, opera/opéra

Monica Groop/Laura Nykänen Adriana
Pia Freund/Mari Palo        Refka
Jyrki Korhonen/Jouni Kokora Tsargo
Tuomas Katajala/Dan Karlström Yonas

Ernest Martinez Izquierdo/Anna-Maria Helsing Conductor/Direction

Kaija Saariaho Music/Musique
Amin Maalouf  Libretto/Livret
Peter Sellars  Director/Mise en scène
George Tsypin  Sets/Décors
Martin Pakedinaz  Costumes
James, F. Ingalls  Ligthing design/Lumières
Gilbert Nouno Ircam  Computer Music Designer/Design Informatique
musicale
Petteri Laukkanen, Josi Keinonen  Sound engineers/Ingénieurs du son

Details/Détails: Finnish National Opera 23.2., 28.2., 1.3., 4.3.,
6.3., 12.3., 14.3., 26.3., 28.3.
http://www.ooppera.fi



12 - OSTINATO: Informativo online do CDMC - França



Amis lecteurs, bonjour

La lettre d'information Ostinato en ligne de mars est en ligne !
Vous pouvez y accéder directement par le lien :
www.cdmc.asso.fr/media/texte/pdf/ostinato_en_ligne/ostinato_2008_03.pdf



Prochain rendez-vous du Cdmc :

Colloque international : Scelsi et la France
. du mercredi 2 avril 08 au vendredi 4 avril 08 - Institut culturel italien,
Paris
L'année 2008 marque le vingtième anniversaire de la disparition de Giacinto
Scelsi (1905 - 1988). À cette occasion, et à la suite de la parution des
trois volumes des écrits de Scelsi aux éditions Actes Sud : Les anges sont
ailleurs… (textes sur la musique et sur l'art), L'homme du son (poésies), Il
Sogno 101 (autobiographie), la Fondation Isabella Scelsi de Rome - en
partenariat avec l'Institut Culturel Italien de Paris et le Centre de
documentation de la musique contemporaine - soutient et
organise un colloque international d'étude « Scelsi et la France » du 2 au 4
avril 2008 à Paris...

www.cdmc.asso.fr/?q=fr/saison_cdmc/conferences_colloques/scelsi_france



Derniers enregistrements mp3 du Cdmc mis en ligne :

De l'excès du son - Franck Bedrossian - Ensemble 2e2m
. Mardi 20 novembre 07 - Institut finlandais
www.cdmc.asso.fr/?q=fr/ressources/enregistrements/conferences_colloques/exces_son

Journée d'étude : Installer le son
. Mardi 20 novembre 07 - Institut finlandais
www.cdmc.asso.fr/?q=fr/ressources/enregistrements/conferences_colloques/installer_son



A très bientôt,

L'équipe du Cdmc
__________________________

Cdmc
16 place de la Fontaine aux Lions
75019 Paris

Courriel : cdmc em cdmc.asso.fr<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=cdmc%40cdmc.asso.fr&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
Site : www.cdmc.asso.fr
Tel : +33 (0) 1 47 15 49 84
Fax : +33 (0) 1 47 15 49 89



13 - Access to Music - New Perspectives in Education, Distribution and
Politics (17 a 20/Abr – inscrições até 20/Mar - Brno, República Tcheca)



Access to Music - New Perspectives in Education, Distribution and Politics
17 to 20 April 2008, Brno, Czech Republic

2008 Annual Conference of the European Music Council (EMC)

The European Music Council (EMC) together with the Czech Music Council and
the Janácek Academy of Music and Performing Arts invite you to
participate in the EMC Annual Conference 2008 "Access to Music - New
Perspectives in Education, Distribution and Politics" taking place from
17 to 20 April 2008 in Brno, Czech Republic.
Vladimir Sucha, Director for Culture and Communication at the EU
Commission, will give a keynote on the EU Agenda on Culture and is
looking forward to directly get in contact with high level experts and
representatives from music organisations. The Council of Europe is
invited to present its "White Paper on Intercultural Dialogue" and to
explore the role of music in it.
Concerts on Friday and Saturday evening, organised by the Czech Music
Council and the Janácek Academy, will give an impression of musical
diversity in the Czech Republic.
For your participation in the Conference, please register online before
20 March 2008.
You will find all relevant information (hotel costs and conference fees)
on the EMC website http://emc-imc.org/textseite.php?seiten_id=271.
If you have any questions concerning your registration do not hesitate
to contact us at the EMC office in Bonn.
We are very much looking forward to meeting you in Brno for a
constructive gathering with fruitful discussions!
With best wishes
Ruth Jakobi
Secretary General

-- 
European Music Council
Weberstr. 59a
Haus der Kultur
D-53113 Bonn, Germany
Tel: +49 228 966996-64
Fax: +49 228 966996-65
www.emc-imc.org



14 - CHAMADA DE TRABALHOS: Prosody of Expressivity in Speech and Music
(inscrições até 29/Fev)



1st CALL FOR ABSTRACTS :

Prosody of Expressivity in Speech and Music

Third EMUS Conference - Expressivity in MUsic and Speech
http://recherche.ircam.fr/equipes/analyse-synthese/EMUS

Paris, France, June 17th-18th, 2008, during AGORA music festival
[Abstract submission deadline: February 29th, 2008]
Keywords: emotion, expressivity, prosody, music, acquisition,
perception, production, interpretation, performance, cognitive sciences,
neurosciences, acoustic analysis, linguistics, phonetics.

DESCRIPTION:
The analysis of expressivity in speech and musical performance are two
emerging and pluri-disciplinary areas of scientific research. The recent
parallelism in this research of the role played by prosody (verbal
and/or instrumental) in expressivity raises new questions at the
boundary of these two areas. These questions are constantly raised in a
more or less direct manner by an artistic community that has "handled"
for a long time now the expressive gesture. In order to bring together
the many participants in the artistic and scientific domains, this
colloquium focuses on two questions : How can one define the
expressivities common to both speech and music (what are the semantic
and categorical fields) ? What are the acoustical elements common to
both music and speech that make possible the description of these
expressivities ? These questions will be dealt with from the point of
view of the composer, the scientific researcher, the performer and the
musicologist.

FRAMEWORK:
This workshop will be the third event of a string dedicated to the
relations between language and music:
May 5th: Prosody and Expressivity in Speech and Music (Speech Prosody
2008, Campinas, Brazil)
May 16th: Prosody, Babbling and Music (Ecole Normale Supérieure Lettres
et Sciences Humaines, Lyon)
June 17-18th: Prosody of Expressivity in Music and Speech (IRCAM, Paris)
September 25th and 26th: Semiotics and microgenesis of verbal and
musical forms (RISC, Paris).
Our aim is to make links between several fields of research and create a
community interested in the relations between music and language. The
project will be materialized in a final publication of the keynote
papers of those four events.
This colloquium takes place during the June 2008 Agora Festival. As a
counterpoint to this scientific colloquium, IRCAM is organizing - in
collaboration with the Conservatoire des Arts et Metiers (CNAM) - an
evening event aimed towards a wider public. This event's goal is to give
an accessible overview of current musical and scientific research in the
area of expressivity.

SUBMISSION PROCEDURE:
The workshop will host about ten posters.
Authors should submit an extended abstract to:
beller em ircam.fr<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=beller%40ircam.fr&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>in
pdf
format by February 29, 2008.
We will send an email confirming the reception of the submission. The
suggested abstract length is maximum 1 page, formatted in standard
style. The authors of the accepted abstracts will be allocated as poster
highlights. Time will be allocated in the programme for poster
presentations and discussions. Before the workshop, the extended
abstracts (maximum 4 pages) will be made available to a broader
audience on the workshop web site. We also plan to maintain the web page
after the workshop and encourage the authors to submit slides and
posters with relevant links to their personal web pages.

KEY DATES:
Feb 05: Workshop announcement and Call for Abstracts
Feb 29: Abstract submission deadline
Mar 31: Notification of acceptance
Apr 30: Final extended abstracts due
Jun 17/18: Workshop

SCIENTIFIC COMMITTEE:
Grégory Beller (IRCAM);
Nicolas Obin (IRCAM);
Xavier Rodet (IRCAM);

ARTISTIC COMMITTEE:
Andrew Gerzso (IRCAM);
Florence Quilliard (IRCAM);

ORGANISERS:
- IRCAM (Grégory Beller, Andrew Gerzso, Florence Quilliard, Xavier Rodet
  and Nicolas Obin)


CONTACT :
For questions/ suggestions about the workshop, please contact
beller em ircam.fr<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=beller%40ircam.fr&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
Please refer to http://recherche.ircam.fr/equipes/analyse-synthese/EMUS
for up-to-date information about the workshop.



15 - ISM Annual Conference 2008: Commanding Performance (08-11/Abr -
Derbyshire, Reino Unido)



BOOKING is now open for the annual conference of the Incorporated Society of
Musicians, the UK's professional body for performers, composers and music
teachers.
The musicians will meet at the Palace Hotel in Buxton, Derbyshire, on 8-11
April.

The theme of the 2008 conference is 'Commanding Performance'. The keynote
speech will be given by Sir John Tusa, the former managing director of the
Barbican Centre in London, and an outspoken critic of state intervention in
the arts. Tusa, who recently took the independent chair of the Conservative
Party's Arts Taskforce, will address the issue in his speech on Tuesday 8
April called 'State of the Arts; Arts of the State'.

Also on 8 April, the pianist David Owen Norris will discuss whether
performers should aim to 'Surprise or Satisfy' their audiences, while
sociologist Professor Frank Furedi of the University of Kent will ask 'Is
there a place for Truth in Music?'

The ISM welcomes the poet and critic James Fenton on Wednesday 9 April: he
will explore the relationship between sounds and symbols – both in music and
words.

There will be plenty of live music throughout the week, too, with
performances from the tenor Mark Padmore, lute player Liz Kenny, and the
ISM's outgoing President – and 2008 conference chairman – the distinguished
accompanist Roger Vignoles.
Students from Chetham's School of Music in Manchester will also perform.

In an eclectic evening on 9 April, participants will sing Choral Evensong at
St John's Church before visiting Buxton Opera House to see a production of
the comedy 'Doctor in the House'.

On the conference's final evening, the musicians will enjoy a private tour
of Chatsworth House, which is also the spectacular setting for the closing
reception and annual dinner.  Music historian Roderick Swanston will then
take over as ISM President for 2008-09.

The full conference programme and booking form can be downloaded from the
ISM website at ism.org/annualconference



16 - INTERNATIONAL COMPOSITION COMPETITION "BRESCIA CONTEMPORARY GUITAR"2008



INTERNATIONAL COMPOSITION COMPETITION
"BRESCIA CONTEMPORARY GUITAR" 2008 FOR CLASSICAL GUITAR

www.bresciaguitaracademy.com

The Brescia Guitar Academy, in collaboration with the City of Brescia -
Italy, announces the first edition of the International Composition
Competition "Brescia Contemporary Guitar 2008" for classical guitar,
conceived with the aim of increasing the production of new works for guitar
and diffusing them in the musical world.

1. The competition is dedicated to the composition of a piece for solo
guitar. The duration is free. Compositions submitted should never have been
published or performed in a public concert. Works will have to be written
for a six string guitar.

2. The competition is open to composers of any nationality, without any age
limit.
Every composer can take part in the competition with more then one work.

Application

The contestants have to send to the competition:

a)      6 (six) copies of the score. They must not contain any information
or reference that might allow identification of the author. Every copy must
display a motto or a pseudonym, and must indicate the approximate lenghth of
the piece.

b)      A sealed envelope, on which the same motto or pseudonym chosen for
the score must appear. This envelope must enclose:

- the application form, duly completed and signed in the appropriate places
together with: first name, last name, complete address (telephone, fax,
e-mail); a signed declaration that the composition is unpublished; telephone
number for any communication after 31st march 2008;

- two recent pictures of the composer, signed on the back;

- curriculum vitae;

- a copy of the payment document of the entry fee.



The  package must arrive at the following address by 24th April 2008:
Accademia della Chitarra di Brescia - Fondazione Civiltà Bresciana, Vicolo
s. Giuseppe 5, 25122 Brescia. In every case the date indicated by the
postmark will be regarded as the time of posting. Failure to observe any of
the regulations published above may result in exclusion from this
competition. All written material should be printed clearly in block letters
and in one of the official languages of the competition
(English, French, German, Spanish, Italian).



3. The jury will be as follows:

Giancarlo Facchinetti (composer)
Antonio Giacometti (composer)
Giovanni Podera (guitarist - composer)
Giulio Tampalini (guitarist)
Paolo Ugoletti (composer)



4. PRIZES

The jury will award prizes to a maximum of 3 (three) compositions, following
a list in order of merit.

The author of the winning composition will receive a prize of 1000 euro (one
thousand euro) and the composition will be published by Bèrben Edizioni
Musicali, unless there are exclusive agreements with other editors. Moreover
the work will be performed by Giulio Tampalini within the International
Festival "Brescia Chitarra 2008" to be hold in Brescia - Italy in July 2008,
and it will be recorded by the same guitarist and diffused via internet,
agreeing with the composer, onto a series of music and guitar channels.

The composition classified in second place will receive a prize of 500 euro
(five hundred euro) and it will be published by Bèrben Edizioni Musicali..

The third prize winner composition will receive an Academic Diploma.

The jury can award further compositions with special mentions and
recommendations.
The first and second prize winner composers will have to send to the
competition a digital format score for the publication. The announcement of
the winning compositions will be made at the "Accademia della Chitarra di
Brescia" on 24th May 2008 and officially announced on the web site
www.accademiadellachitarra.it and on a series of internet music and guitar
channels.

5. The jury may award all or part of the prizes previously indicated. The
decision of the jury is final.

6. One copy of all submitted scores will remain in the archives of the
"Accademia della Chitarra di Brescia", address: Vicolo San Giuseppe 5 -
25122 Brescia, Italy



7. The entry fee for the competition is 50 euro (fifty euro) for the first
score and 30 euro (thirty euro) for each of the successive scores.

Payment can be made as follows:

- Bank account (also on-line): n. C/C 8715050  ABI: 05437 CAB: 11210 CIN: P
IBAN:
IT45P0543711210000008715050 - Swift Code: POBSIT22 of Bank BIPOP CARIRE
Agency n. 10 of Brescia, Viale Bornata 42, of "Brescia Chitarra" - Viale
Bornata 17/a, 25123 Brescia.

- Paypal transfer: e-mail:
giuliotampalini em libero.it<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=giuliotampalini%40libero.it&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>

The entry fee is not refundable.

8. The application to participate in the competition confirms that the
contestants unconditionally accept all the rules and regulation currently
established and any eventual modifications, included the possibility of not
doing the competition. Only in this last case the entry fee will be
refunded.

9. In the event of any disagreement or difference of opinion concerning the
rules, the only valid text will be the present announcement in English,
complete with its 9 paragraphs (the competent authority is the law courts of
Brescia)

Brescia Guitar  Academy



Accademia della Chitarra di Brescia
Fondazione Civiltà Bresciana
Vicolo San Giuseppe, 5,
25122 Brescia - Italy
tel. (+39) 030360279 / (+39) 3393419799
e-mail: info em accademiadellachitarra.it<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=info%40accademiadellachitarra.it&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
web: www.accademiadellachitarra.it
www.berben.it






INTERNATIONAL COMPOSITION COMPETITION
FOR CLASSICAL GUITAR
"BRESCIA CONTEMPORARY GUITAR" 2008

APPLICATION FORM
MODULO D'ISCRIZIONE

WORK  SUBMITTED

PSEUDONYM

..............................................................

WORK'S TITLE

..............................................................

..............................................................

TIME DURATION

..............................................................

COMPOSER'S DATA

FAMILY NAME

..............................................................

NAME

..............................................................

BIRTH DATE AND PLACE

..............................................................

COUNTRY

..............................................................

ADDRESS

..............................................................

..............................................................

..............................................................

PHONE / E-MAIL

..............................................................

..............................................................

METHOD OF PAYMENT

¨ BANK          ¨ CHEQUE POSTAL

ENCLOSED DOCUMENTS

-  SIX COPIES OF THE SCORE, WITH THE INDICATION OF YOUR PSEUDONYM
AND LENGHTH OF THE PIECE

-  2 PHOTOS SIGNED ON THE BACK

-  A COPY OF THE PAYMENT DOCUMENT OF THE ENTRY FEE

-  CURRICULUM VITAE

DECLARATION



The work is unpublished and it has never been performed in a public concert



Place and date

.......................

SIGNATURE

.........................





(Please print and send to:

Accademia della Chitarra di Brescia
Fondazione Civiltà Bresciana
Vicolo San Giuseppe, 5,
25122 Brescia - Italy)



17 - CHAMADA DE TRABALHOS: "WHAT DOES MUSICAL MATERIAL MEAN TODAY? DEVELOPMENTS
AFTER ADORNO" (inscrições até 05/Mai – Londres, Inglaterra)


RMA study day: 'What does 'musical material' mean today? Developments after
Adorno'
Friday 4 July 2008
Institute of Musical Research, School of Advanced Study, Senate House,
University of London, Malet Street, London WC1E 7HU
Stewart House, Room ST274/5. 11am-6pm

To view the call for papers (deadline 5 May 2008), and for further
information,
please visit

http://music.sas.ac.uk/imr-events/imr-conferences-colloquia-performance-events/what-does-musical-material-mean-today-developments-after-adorno.html#c1382

Please direct any queries to Roddy Hawkins mus2rwmh em leeds.ac.uk



18 - Inscrições abertas: MESTRADO em criação musical, novas tecnologias e
artes tradicionais (Argentina)



INSCRIPCIONES ABIERTAS 2008

MAESTRIA EN CREACIÓN MUSICAL, NUEVAS TECNOLOGÍAS Y ARTES TRADICIONALES

UNIVERSIDAD NACIONAL DE TRES DE FEBRERO
http://www.untref.edu.ar/posgrados/posgrados_16.htm


Director: Alejandro Iglesias Rossi

TITULO QUE SE OTORGA:
Master en Creación Musical, Nuevas Tecnologías y Artes Tradicionales

DURACIÓN:
dos años (4 cuatrimestres)

INICIO DE CLASES 2008
Martes 1° de abril 2008

REQUISITOS PARA EL INGRESO
Título universitario o terciario con cuatro años de cursada.
Envío de CV y una entrevista.


INFORMES:

maestriaencreacionmusical em untref.edu.ar<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=maestriaencreacionmusical%40untref.edu.ar&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
borges em untref.edu.ar<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=borges%40untref.edu.ar&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>
lortellado em untref.edu.ar<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=lortellado%40untref.edu.ar&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>

Sede Centro Cultural Borges. Viamonte Esq. San Martín. 3er piso, pabellón de
las Américas. UNTREF Posgrados.  4314-0022



19 - CHAMADA DE PARTITURAS: North/South Consonance (deadline: 01/Jun – NY,
EUA)



NORTH/SOUTH CONSONANCE
Call for Scores for 2008-09 season

- All composers are eligible for consideration
- Solo and chamber works up to 18 performers will be considered
- Vocalists, percussion and/or electronics are acceptable
- One work will be selected for recording on the North/South label
- $25 non-refundable fee per composition submitted required

Submissions must be postmarked by June 1, 2008
Complete submission guidelines at
http://www.northsouthmusic.org/call.asp


NORTH/SOUTH CONSONANCE, INC.
P.O. Box 698 - Cathedral Station
New York, NY 10025 - 0698
USA



20 - 44th International Summer Courses for New Music (inscrições até 15/Abr
– Darmstadt, Alemanha)



Press Information (8th February 2008)

Call for application: 44th International Summer Courses for New Music (5th -
20th July 2008)

"Off to Darmstadt in the summer" as they say every other year, when actual
music work is in the focus of the International Summer Courses for New
Music. For more than 60 years the Courses rank among the world wide leading
facilities in furtherance and presentation of new music. High-ranking
faculties and an ample program with courses, lectures, panels as well as
almost 30 concerts by international top class ensembles and interpreters
will once again enable intensive studies at the highest stage from the 5th
until the 20th of July 2008 for all participants.

Further information as well as the application are now available at
www.imd.darmstadt.de.

FACULTY
Composition teachers will be Vykintas Baltakas, Brian Ferneyhough, György
Kurtág, Klaus Lang, Misato Mochizuki, Isabel Mundry, Wolfgang Rihm, Marco
Stroppa and Manos Tsangaris.

Interpretation courses for New Music will be held by Jeremias Schwarzer
(recorder), Carin Levine (flute), Peter Veale (oboe), Ernesto Molinari
(clarinet), Marcus Weiss (saxophone), Pascal Gallois (bassoon), William
Forman (trumpet, brass), Christian Dierstein (percussion), Emmanuel Séjourné
(percussion), Jürgen Ruck (guitar), Pi-hsien Chen (piano), Nicolas Hodges
(piano), Teodoro Anzellotti (accordion), Melise Mellinger (violin), Barbara
Maurer (viola), Rohan de Saram (cello) and Uli Fussenegger (doublebass).

PROJECTS
Under the title "the modern recorder project" the International Music
Institute Darmstadt (IMD) announces a competition for new recorder
compositions at the upcoming International Summer Courses for New Music.
Eligible are composers of any nationality who are not older than 40 years.

The following instrumentations are possible: recorder solo, recorder
ensemble (up to 6 players), recorder with other instruments (up to 8
players), recorder and electronic tape. Works must not be performed nor
published before and must not exceed a duration of 15 minutes. The best
compositions will be firstly performed during the International Summer
Course for New Music in Darmstadt 2008 and will be published by Tre Media
Edition Karlsruhe. Entry deadline is the 7th April 2008.

For further conditions please visit www.imd.darmstadt.de

A Conductors Forum under the direction of Lucas Vis addresses young
conductors who are active within the field of new music. The areas covered
by the forum include conducting exercises and studying of works, rehearsals
with instrumentalists and composers as well as the participation in studio
concerts and concerts by faculty
members. The participants selected by a jury will each receive a stipend for
the free participation in the Summer Courses. Conductors of any nationality
are eligible to apply, but must not be older than 35 years. An application
as a "passive" participant is possible.

Further application conditions can be found at www.imd.darmstadt.de, entry
deadline is the 15th April 2008.

This year the Young Composers Forum will once again provide course
participants with regular opportunities to present works for discussion in
collaboration with the present composers. Music examples (maximum of 10
minutes), 5 minutes for lecturing, discussion afterwards.

Further application conditions can be found at www.imd.darmstadt.de, entry
deadline is the 7th April 2008.

CONCERTS
Within almost 30 concerts by international top class ensembles and
interpreters of new music the Summer Courses offer a broad range of actual
music work. Guests will be amongst others: the Arditti Quartet, ensemble
ascolta, Ensemble Modern, ensemble recherche, Neue Vocalsolisten Stuttgart,
EXPERIMENTALSTUDIO für akustische Kunst Freiburg, musikFabrik, Trio Accanto
as well as numerous renowned solo artists.

During the opening concert on the 5th of July 2008, the Frankfurt Radio
Symphony will present works by James Clarke, Robin Hoffmann, Isabel Mundry
and Iannis Xenakis under the direction of Lucas Vis.

The Arditti Quartet dares a string quartet-marathon on the 12th of July
2008: they are going to perform all string quartets by Brian Ferneyhough in
two consecutive concerts.

The prize winner's forum will present selected works from the younger
artistic generation within two concerts, on the 9th July 2008 in
collaboration with the ensemble ascolta and on the 17th July 2008.

The final concert on the 19th July 2008 with the SWR Baden-Baden and
Freiburg Symphony Orchestra under the direction of Johannes Kalitzke is
dedicated to the works of Vykintas Baltakas, Misato Mochizuki and Wolfgang
Rihm.

The complete program is to be announced.

IN GENERAL
The 1946 founded International Summer Courses for New Music are among the
world wide leading facilities for furtherance and presentation of new music
forms. Its unique profile as a combination of music festival and musical
summer academy with masterclasses, lectures, panels and scientific
activities has always served as a model to set groundbreaking standards for
the mediation of new music.

As a place steeped in history of legendary artistic encounters, the
International Summer Courses stand for a continuing furtherance of an
internationally musical and theoretical exchange.

The International Summer Courses for New Music are held biennally by the
International Music Institute Darmstadt (IMD), a facility of the
Wissenschaftsstadt Darmstadt. Since 1996 they are under the master direction
of Solf Schaefer.

Within the Summer Courses the renowned Kranichsteiner Musikpreis is being
awarded by the Wissenschaftsstadt Darmstadt, in addition the newly founded
Staubach Preis from the Harry and Alice Eiler Foundation is being awarded
for a string quartet composition.

Further information as well as the application form can be found at
www.imd.darmstadt.de








Press contact:



Internationales Musikinstitut Darmstadt (IMD)

Nieder-Ramstädter Str. 190 | D-64285 Darmstadt

Fon: ++49 (0) 6151-132416 | Fax: ++49 (0) 6151-132405

www.imd.darmstadt.de |
presse-ferienkurse em web.de<https://www.unicamp.br/webmail/src/compose.php?send_to=presse-ferienkurse%40web.de&SQMSESSID=bbe7c26fcd64c49faf63fdb4bafc6426>



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