[Modelo-latex-l] Compilar para DVI

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Qua Out 15 11:32:58 BRT 2014

Olá Miller,

> Tem um compilador que estou usando recentemente que tem a busca inversa em
> pdf integrado e o melhor é que não tem que configurar nada o nome é
> texstudio e funciona em todas as plataformas windows,mac linux.

Compilador LaTeX, Distribuição LaTeX e Editor/IDE LaTeX são três coisas
diferentes.

Compilador LaTeX é o programa que lê o arquivo .tex e cria o arquivo .pdf (ou
.dvi). Em resumo, existem dois compiladores: latex e pdflatex.

Distribuição LaTeX é um conjunto de programas relacionados com (La)TeX,
incluindo compiladores, e uma coleção de pacotes (La)TeX. Em resumo, existem
duas distribuições: TeX Live e MiKTeX.

Editor/IDE LaTeX é o aplicativo que você utiliza para editar o arquivo .tex.
Normalmente ele possui um botão para chamar o compilador e outro para chamar o
leitor de PDF. Editores/IDEs LaTeX normalmente incluem outras funcionalidades
como auto-completar, ...

Logo, o TeXstudio [1, 2] é um editor/IDE para LaTeX e não um compilador como
você afirmou.

Att,
Raniere

[1] http://texstudio.sourceforge.net/