[SECURITY-L] Unibanco corrige sistema em 8 mil caixas automaticos

Daniela Regina Barbetti Silva daniela em ccuec.unicamp.br
Seg Maio 5 09:15:08 -03 2003


----- Forwarded message from Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br> -----

From: Nelson Murilo <nelson em pangeia.com.br>
Subject: [S] Unibanco corrige sistema em 8 mil caixas automáticos
To: seguranca em pangeia.com.br
Date: Fri, 2 May 2003 09:24:30 -0300


[http://idgnow.terra.com.br/idgnow/business/2003/04/0062]

Unibanco corrige sistema em 8 mil caixas automáticos 

Terça-feira, 29 de Abril de 2003 - 11h02 



Há duas semanas, conforme noticiou com exclusividade o site CSO Online, um dos caixas automáticos do Unibanco travou e, durante pelo menos dois dias, exibiu a mensagem de que um vírus havia sido "encontrado no equipamento" e o sistema estava parado. 
Depois de recolher a máquina . instalada em um Shopping Center da região central de São Paulo . e investigar o caso, o laboratório do Unibanco conclui - como já suspeitava - que houve uma falha em um dos sistemas utilizados no terminal automático. 

"A máquina tem sensores em todas as suas partes que possam sofrer violabilidade. Como houve tentativa de abrir o terminal em duas regiões (leitora de cartão magnético e dispensador de dinheiro) nosso sistema acabou trazendo uma mensagem errada", explica José Fernando Trita, diretor de tecnologia do banco. 

De acordo com o executivo, assim que a máquina foi danificada, sensores enviaram um sinal para a central de monitoramento do Unibanco, localizada em São Paulo. Esta central acionou a manutenção para reparar o problema mas, como reconhece o próprio executivo, houve atraso na presença do pessoal técnico. 

"O programa que gerencia estes problemas acabou entrando em uma condição na qual identificava duas violações simultaneamente e, por uma falha, exibiu a mensagem de vírus", afirma. 

Segundo Trita, embora todos os terminais possuam antivírus instalados, a mensagem exibida não veio desta ferramenta, mas de um sistema interno, criado pelo próprio banco. "Depois desta ocorrência o software foi totalmente revisado e não há mais nenhum problema desta natureza", diz. 

Para evitar futuras ocorrências, o executivo declara que todos os terminais do banco . mais de 8 mil em todo o País -passarão por um upgrade. 

"Como temos meios de fazer este trabalho remotamente, a atualização deve durar cerca de três dias. Vamos alternar o ciclo de inserção das mudanças para não prejudicar horários de pico nos caixas automáticos". 


----- End forwarded message -----


Mais detalhes sobre a lista de discussão SECURITY-L