[ANPPOM-L] novos lançamentos

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Dez 4 18:41:10 BRST 2005


Novo livro e novo CD de Jorge Antunes

No próximo dia 14 de dezembro, às 19:30h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional de Brasília, estará acontecendo o lançamento de duas novas importantes produções de Jorge Antunes:
o livro Sons Novos para os sopros e as cordas
e o CD Cantata dos Dez Povos.
O evento precederá o concerto do Grupo de Experimentação Musical da Universidade de Brasília, dirigido por Jorge Antunes e com entrada franca, programado para as 20 h. Nesse concerto Antunes estará mesclando Música Eletroacústica, Embolada, Coco, Galope e Martelo-galopado, com a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana. Oito microcâmeras, projetores, um Synthi A, um G4, um GRM-Tools e uma espacialização octofônica garantirão o espetáculo total.


SONS NOVOS PARA OS SOPROS E AS CORDAS
Lançamento do novo livro de Jorge Antunes que desvenda os novos sons da música de vanguarda
14 de dezembro de 2005, Sala Martins Pena, 19:30h
(antes do concerto do GeMUnB, encerrando a série Temporada UnB Música de Câmara 2005)

No mais recente livro do compositor Jorge Antunes ?doutor em Estética Musical pela Sorbonne, professor titular da UnB e membro da Academia Brasileira de Música? são apresentadas novas possibilidades sonoras descobertas, redescobertas ou criadas nos últimos anos. Publicado com o apoio do FAC-DF, o livro, que é perfeito para intérpretes e compositores atualizarem seus conhecimentos, pode ser usado como um livro de consulta permanente para o acesso às inovações sonoras e composicionais com os principais instrumentos da orquestra: flauta, oboé, clarinete, fagote, saxofones, trompa, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
O compositor Ricardo Tacuchian, autor do prefácio, afirma: Em  Sons novos para os sopros e as cordas  o autor oferece à comunidade musical de compositores e instrumentistas um completo estudo sobre as novas sonoridades que podem ser obtidas nos instrumentos acústicos da orquestra sinfônica. Jorge Antunes é uma autoridade nesse universo, por várias razões. Em primeiro lugar, trata-se de um compositor vitorioso internacionalmente, com um repertório musical abrangente, mas que concilia sua carreira artística com uma carreira acadêmica de igual brilho. As técnicas instrumentais estendidas apresentadas no livro abrirão novos horizontes sonoros para o instrumentista, que ampliará sua paleta sonora, e para o compositor que se propõe a pesquisar outras possibilidades além das convencionais, ampliando, assim, os seus meios de expressão artística.
O livro, fartamente ilustrado com exemplos musicais, traz um grande capítulo com os resultados das pesquisas científicas de Antunes com dezenas de surdinas para a trompa, o trompete e o trombone. O estudo acústico vai mais além, ensinando a construir surdinas para o oboé, a clarineta e os saxofones.
Aos sons novos para os instrumentos de corda são dedicados capítulos que se aprofundam em análises inéditas, detalhando tecnicamente todos os golpes de arco e todos os novos modos de execução.

226 páginas
Sistrum Edições Musicais
Preço:R$ 40,00
Pedidos para: sistrum em sistrum.com.br



CANTATA DOS DEZ POVOS
Lançamento do CD com a obra monumental de Jorge Antunes que homenageia a língua portuguesa
14 de dezembro de 2005, Sala Martins Pena, 19:30h
(antes do concerto do GeMUnB, encerrando a série Temporada UnB Música de Câmara 2005)

  A gravadora Sistrum acaba de lançar o CD que traz uma obra monumental de Jorge Antunes, para quarteto vocal solista, onze declamadores lusófonos, grande coro misto, orquestra e sons eletrônicos. Antunes escreveu a  CANTATA DOS DEZ POVOS entre junho de 1998 e março de 1999. A composição foi encomendada pela Universidade de Brasília e foi estreada em 1999 na abertura do ano de festejos dos 500 anos do Brasil. A obra, que tem uma duração total de cerca de 64 minutos, não apresenta pausas entre movimentos.
  A Cantata é uma grande homenagem à língua portuguesa.  Assim, Antunes utiliza textos de poetas de Portugal, Brasil, Macau, Goa, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé-e-Principe, Moçambique, Angola e Timor Leste. Um texto do século XVI, de autoria de Damião de Góis, é dividido em quatro partes para pontuar cronologicamente a narrativa musical não linear. Os textos foram compilados por Antunes e apenas um deles foi escrito especialmente para a obra:  o poema intitulado Língua Portuguesa, que o poeta carioca Gerson Valle, a pedido de Antunes, escreveu para o grande Coro Final de caráter apoteótico.
  Os poetas são: Rui Rasquilho e Fernando Pessoa (Portugal), Marcelo da Veiga e Alda do Espírito Santo (São Tomé e Príncipe), Fernanda de Castro (Goa/Portugal), Antonio Roberval Miketen e Gerson Valle (Brasil), José Lopes e Jorge Barbosa (Cabo Verde), Noêmia de Sousa (Moçambique), Vasco Cabral (Guiné Bissau), Camilo Pessanha (Macau/Portugal), Agostinho Neto (Angola) e Xanana Gusmão (Timor Leste).
  Sob o ponto de vista estético, Jorge Antunes diz que esta sua nova obra marca a consolidação de sua nova linguagem musical em que melodias e harmonias são emolduradas por sonoridades contemporâneas.  O antigo e o novo se encontram e se complementam.  Belos cantos tonais, assim, habitam contextos sonoros de texturas modernas. A parte de orquestra visita antigas sintaxes de obras anteriores de Antunes: "Ambiências sonoras que deram certo", diz o compositor. A novidade e a audácia fincadas sobre a tradição representam a paz e o entrelaçamento fraterno que hão de ser construídos pela grande comunidade lusófona espalhada nos quatro cantos do mundo.
  Os intérpretes são: Martha Herr (soprano); Regina Helena Mesquita (mezzo-soprano); Paulo Queiroz (tenor); Moisés Ribeiro (baixo); Coral de 150 vozes com o Coro Lírico da Escola de Música de Brasilia e o Madrigal de Brasília; o ator brasileiro B. de Paiva; o ator português Fernando Muralha; 9 outros declamadores lusófonos e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Regência de Jorge Antunes.


Preço do CD: R$ 30,00.
Sistrum Edições Musicais / SACEM
Pedidos para: sistrum em sistrum.com.br

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20051204/1e4a614c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L