[ANPPOM-L] Nota de falecimento: Gerard Behague (1937-2005)

Manuel Veiga mveiga em ufba.br
Qui Jun 16 12:56:59 BRT 2005

Prezada Adriana:

O falecimento de Gerard trouxe profundo sentimento de perda a professores e
estudantes dos cursos de pós-graduação em música na UFBA. Estávamos
habituados a vê-lo como participante indispensável das Jornadas de
Etnomusicologia, dos Simpósios Brasileiros de Música, de Encontros da ANPPOM
e da ABET aqui realizados, ou não, e em festivais que recuam à década de 60.
Vimo-lo crescer sempre, de um interesse no Barroco Mineiro aos mais elevados
graus de reconhecimento nos escalões internacionais da musicologia e da
etnomusicologia.
Aqui esteve durante longos períodos ligados aos seus estudos do Candomblé
baiano, também divididos entre a Escola de Música e o Centro de Estudos
Afro-Orientais. Tornou-se, de fato, um respeitado ogã do Axê Opô Afonjá.
Interessado no Grupo de Compositores da Bahia, não mediu esforços para
torná-los mais presentes em seus livros e nas grandes enciclopédias das
quais participou.
Os cursos de pós-graduação em música da UFBA não teriam surgido quando o
fizeram,  não fosse o ânimo com que contagiou a administração superior da
UFBA. Ajudou a formar, na Universidade do Texas, em Austin, alguns de nossos
professores mais eminentes.
Fui honrado pela sua amizade pessoal e boa vontade por mais de quarenta
anos. Assim me cumpre, como decano, pedir a ajuda da ANPPOM e da Academia
Brasileira de Música, à qual Gerard também pertenceu, para comunicar a seus
familiares e à sua Universidade, a primeira homenagem que lhe foi feita
aqui, no âmbito da Pós-Graduação, na defesa de tese ocorrida ontem, de Luís
Ricardo Silva Queiroz.  "Performance musical nos Ternos de Catopês de Montes
Claros", orientada por Angela Lühning, é um exemplo de que suas lições
permanecem vivas e produtivas.
Manuel Veiga