[ANPPOM-L] Práticas Interpretativas + Clássico ou Erudito

Fernando Pacheco fpacheco em uai.com.br
Sáb Out 22 16:24:20 BRST 2005

Caros Colegas,
Parabéns Helena por sua importante observação, concordo plenamente com você.
Quero aproveitar a oportunidade da discussão sobre "termo" e dar meu parecer sobre um outro "termo", que a muito tempo me incomoda.
Uma vez em aula com meu saudoso e querido mestre Koellreutter, perguntei sobre a diferença entre "Clássico" e "Erudito". O Professor Koellreutter foi o único que conseguiu me explicar a respeito:
1.De acordo com o dicionário da língua portuguesa, "Erudito" é uma pessoa que tem muito conhecimento, uma pessoa muito estudiosa.
2.Enquanto que "Clássico" é aquilo que tem tradição.
3.A grande confusão surgiu porque até 1989 a única música estudada em cursos oficiais (reconhecidos) era a música clássica, com isso começaram a chamar a música clássica de erudita, porque era ó único gênero música estudado (oficialmente).
4.Porém a partir de 1989 a UNICAMP criou o primeiro curso de música popular (reconhecida), a partir dessa data, a música popular também passou a ser estudada.
5.Resumindo: Um músico que tem muito conhecimento, independente do Gênero: Clássico ou Popular, pode ser um músico erudito, porque é muito estudioso, (é um erudito da música cla'sscia e/ou um erudito da música popular), porém o violão ou o piano, ou qualquer outro instrumento não é erudito, porque quem estuda, quem tem o conhecimento, não é o intrumento e sim o
músico.
6. Existe mais uma confusão: As pessoas perguntam: Mas "Clássico" não é um "estilo de época"?
7. Não, em música, "Clássico" é um "Gênero Musical", "Classicismo" é um "estilo de época", "Romantismo" é um estilo de época "Romantico" é aquele cara que manda "flores" no dia seguinte, "Modernismo" é um estilo de época "Moderno" é sempre o momento presente.
Existe uma outra discussão a respeito da palavra "Maestro", mas deixo esta para uma outra oportunidade.
Abraços,
Fernando Pacheco