Re: [ANPPOM-L] propostas para nova tabela de áreasde conhecimento

ALICE LUMI SATUMI lumi em funape.ufpb.br
Dom Out 23 03:32:57 BRST 2005

Diretoria da Anppom

Embora concorde q não há mais tempo para polêmicas, gostaria de expressar algumas observações

Tabela especialidades

1.      Se cada especialidade pertence à área de Música, é necessário repetir os termos "música" e "musical" (com exceção de Música Brasileira até Música Regional)?

2.      O termo teclado aparece duas vezes.

3.      Já que evitamos o termo  "performance" seria coerente substituir o termo "luteria" por tecnologia instrumental. E "Sound Design"?

4.      Acréscimos para a lista: Apreciação, Áreas geográficas contrastantes (q englobaria Música Oriental, Africana, etc), Arquivística, Arranjo, Canto, Ecologia Acústica (Poluição Sonora ou Música e meio ambiente), Etnomusicologia aplicada, Instrumento (no lugar de "Instrumentos de cordas [...] percussivos", ou violino, piano, violino ... percussão, de acordo com a realidade conservatorial), Indústria cultural (ou música midiática), Instrumentação, Minorias étnicas (englobando música indígena, afro-brasileira, latinoamericana e de (i)migrantes), Multimeios (música com recursos cênicos, visuais, virtuais), Música acusmática, Música Antiga, Música de Câmera, Música Contemporânea (incluindo a com "meios eletrônicos"), Música vernacular, Musicoterapia, Profilaxia, Sonologia, Transmissão, Transcrição. Assim, temos

                                        Proposta 2
      Acústica

      Análise Musical

      Antropologia da Música

      Apreciação

      Áreas geográficas contrastantes

      Arquivologia

      Arranjo

      Canto

      Composição Musical

      Comunicação Sonora

      Desenvolvimento de Aplicativos

      Ecologia acústica

      Estética e Musica

      Etnomusicologia

      Etnomusicologia aplicada

      Filosofia e Música

      Improvisação

      Indústria cultural

      Instrumento

      Instrumentação

      Minorias étnicas

      Multimeios

      Música acusmática

      Música antiga

      Música brasileira

      Música de câmera
     Música contemporânea

      Música Popular

      Música teatralizada

      Música vernacular,

      Musicologia Cognitiva

      Musicologia Histórica

      Musicologia Sistemática

      Musicoterapia

      Organologia

      Pedagogia Musical

      Percepção Musical

      Produção Sonora

      Profilaxia

      Psicologia da Música

      Regência

      Semiótica

      Sociologia da Música

      Sonologia

      Sonoplastia

      Sound Design

      Técnica vocal

      Tecnologia instrumental

      Transcrição

      Transmissão
      Teoria da Música

Tabela sub-área

5.      Na descrição da sub-área, se todas contém o termo "estudo", a omissão dela pode evocar o chavão romântico de que para intérprete e compositor basta a inspiração. Sugiro, pois, uma pequena inversão na quinta linha: Interpretação Musical na coluna "sub-área" com a descrição: tem por objetivo o estudo da prática e processos interpretativos, com diferentes procedimentos metodológicos reconhecidos e utilizados.

6.      Se "uma certa concordância" (sonologia)  ou "certa discussão" implicar em questão fechada para votação, acredito q não se trate de critério democrático e transparente. Continuo não concordando com musicoterapia e sonologia como sub-área, pois não parece ser tão expressivo nos programas acadêmicos, e nem nas publicações.

Para não causar mais tumulto permitam-me encaminhar a seguinte proposta de votação com quatro ítens, sendo a proposta 1, a da diretoria

  1.. nomenclatura da quinta sub-área:
 práticas interpretativas                   processos interpretativo             interpretação musical

  2.. musicoterapia:          como sub-área             como especialidade

  3.. sonologia:                    como sub-área                        como especialidade

  4.. tabela de especialidades                      proposta 1                   proposta 2

Adriana, aproveito para acusar o recebimento do certificado. Obrigada.
abraços
Alice Lumi