[ANPPOM-L] práticas interpretativas

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Out 23 12:09:39 BRST 2005

Oi, Helena:

Como ja disse, entre "interpretação" e "performance" prefiro a primeira palavra.
Mas existe uma questão que ainda não vi se abordada. Refiro-me ao estudo da livre improvisação em que não existe interpretação.
Entendo a "interpretação" como "intermediação": prática que é um dos vértices do triângulo da comunicação.
O intérprete é um intermediário entre o compositor e o público.
Quando não existe compositor e sim apenas improvisador, este é aquele e, assim, não existe interpretação.
Na música eletroacústica o fenômeno é velho conhecido: não existe triângulo da comunicação, porque o que existe é reta da comunicação.
O "intérprete" é o magnetofone ou o disco rígido e portanto não existe "intérprete", mas sim "ledor" ou "conversor". Na música eletroacústica existe, hoje, novas abordagens que adotam "intérprete": manipulando potenciômetros, ele faz a difusão e espacialização da obra.
Pensando em Aristóteles, que introduziu o conceito de "léxis", cheguei a pensar em defender outra expressão no lugar de "interpretação" ou "performance": seria a expressão "elocução musical" que então, creio, abrangeria tudo.
Mas daria panos pra manga.
Abraço,
Jorge Antunes