[ANPPOM-L] Sub-áreas

Mauricio Alves Loureiro mauricioloureiro em ufmg.br
Seg Out 24 18:44:31 BRST 2005


Queridos da ANPPOM, 

 

Tentei mandar pra lista esse e-mail sobre sub-áreas na sexta-feira passada.
Mas parece que não foi. Ai vai de novo:

 

Mauricio Loureiro

 

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Caros colegas da ANPPOM,

 

A nova tabela proposta pela comissão, diz que 21 área novas foram criadas
entre elas as 4 de artes: música, plásticas, cênicas e dança. Esta proposta
já pode ser considerada um avanço para a nossa área e sem duvida a recente
movimentação articulada pelo Manuel Veiga contribuiu para este resultado.
Nos resta agora fechar a proposta em relação às sub-áreas. Os representantes
da área nas agencias (eu e Marta) e as associações (Adriana) fomos
convidados para enviar as ultimas sugestões para a nova tabela até dia 30/10
(vide carta em anexo).

A grande área a qual pertencemos, possui 7 áreas, 3 de Linguagens e 4 de
artes. A proposta especifica um número de sub-áreas para cada área, que vai
de 4 para MÚSICA, CÊNICAS e DANÇA a 15 para LÍNGUAS (vide
http://www.cnpq.br/areas/cee/proposta.htm). Não existe qualquer critério
para a definição do número de sub-áreas para cada área. O documento define
sub-área como “uma segmentação da área do conhecimento estabelecida em
função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e
amplamente utilizados.” 

A partir das discussões na lista da ANPPOM a respeito das sub-áreas
percebemos que há um consenso em torno de uma proposta originalmente
sugerida pelo Kater, que definiu 5 subáreas e sugeriu mais uma que abrigasse
“... ‘Luteria’ ou ‘Construção de Instrumentos’, senão ainda ‘Construção de
Objetos Musicais’ (como prefiro), poderia ser simplesmente ‘Instrumentos
Musicais’?” A partir de discussões adicionais, foi sugerido a definição de
uma sub-area denominada ‘Sonologia’, que pudesse abranger os estudos do som
musical que incluiria luteria (acústica ou não), acústica, analise e síntese
de som, organologia, processos composicionais eletroacústicos. A partir
disso, temos as 6 sub-áreas: 

 

CRIAÇÃO

INTERPRETAÇÃO

MUSICOLOGIA

EDUCAÇÃO MUSICAL

MUSICOTERAPIA

SONOLOGIA.

 

 

 

Só para comparação, Artes Visuais, uma área do mesmo tamanho da nossa (até
um pouco menor em termos de programas de pós e demanda de auxilio e de
bolsas de pesquisa), tem 11 sub-áreas: Fundamentos das Artes Visuais;
Pintura; Desenho; Fotografia; Cinema; Audiovisual; Escultura; Cerâmica;
Gravura; Tecelagem; Design.

 

Seria interessante se fizéssemos acompanhar uma pequena descrição de cada
sub-área para melhor fundamentar as alterações de conceituação de áreas já
existentes, como por exemplo composição e musicologia, que parecem agora
mais abrangentes que antes, e aquelas novas (musicoterapia e sonologia).
Acho que esta descrição deve ser sucinta e objetiva podendo talvez listar os
tópicos ou assuntos que pudessem se desenrolar dentro delas (algo como um
parágrafo em torno de 200 palavras?).

 

Falta também definir o nome da subárea interpretação, que não acho que
encontrou consenso até agora. Se não estou enganado, ainda percebe-se um
impasse entre ‘práticas interpretativas’, ‘performance musical’ e ‘processos
interpretativos’? 

 

O prazo é 30 de outubro.

 

Um abraço

 

Mauricio Loureiro

Membro do CA de Artes, Comunicação e Ciência da Informação do CNPq 

 

 

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Maurício Alves Loureiro <mauricioloureiro em ufmg.br>
Escola de Música - Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antonio Carlos 6627, Belo Horizonte, MG - 31270-010
Tel: 31-3499 4717 (UFMG); 3499 4720 (fax); 3397 2209 (res) 

 

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