[ANPPOM-L] anglicisma e outras cismas

Rodolfo Caesar rcaesar em terra.com.br
Qua Out 26 17:05:07 BRST 2005

Ola's!

'Sound design'?
Acho que nao deveriamos extrapolar nossa abrangencia. Nao seriamos
apenas uma associacao academica querendo legislar contra a industria
cinematografica?... A coisa ja' foi inventada - e nem foi por no's
brasileiros - ela nao vai deixar de ser menos norteamericana so' por
acharmos um nome bem nacional. Entretanto, conforme me dizem
profissionais desta area, ja' que a coisa aqui ainda nao se instalou de
vez nos cursos universitarios (justamente porque somos tao defasados em
termos de consciencia sonora), poderiamos, sim, tentar influenciar em
alguma instancia quando esses cursos forem oferecidos. Nesse momento eu
nao seria contra 'design sonoro' ou 'projeto sonoro'...
Mas no fundo nao acredito em nada disso. Vendo filmes de Kobayashi,
Tarkovski, entre outros, e' tao claro que a diferenca entre som e musica
ha' muito ja' foi pro beleleu... Entao: 'sound design' e' so' uma
questao de atendimento ao mercado de trabalho da industria
cinematografica. Entre academicos, preferiria gastar tempo pensando em
como oferecer cursos em que nao se fizesse distincao entre som e musica,
por exemplo..

Por curiosidade traduzi 'disk jockey' (os DJs...), e vai dar em 'ginete
de disco' ou 'cavaleiro montado em objeto redondo e chato'.

abs,

Rodolfo