[ANPPOM-L] Re: Música do Brasil na França

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Set 4 11:00:40 BRT 2005


Caro amigo Zé Augusto:

Voltei. O Festival Futura foi ótimo. A música brasileira fez sucesso.
Como sou assinante do Correio Braziliense, aqui me aguardava um pacote de jornais. Olhei todos e verifiquei que a sua carta não foi publicada.
Infelizmente você não enviou, imagino, para o endereço que lhe passei:
sredat em correioweb.com.br

Você enviou para a editora de cultura, Sra. Clara Arreguy. Não é esse o caminho.
Sua mensagem entrou por um olho da Clara e saiu pelo outro.
Ontem estive em um lançamento de livro. Ao comentar com amigos sobre minha recente estada na França, alguns escritores e músicos amigos comentaram a matéria do jornal com as declarações do MinC sobre o "apoio" dado a você e à música erudita brasileira. Enfim, a comunidade cultural que leu a matéria não teve acesso à sua contestação.
Acho que ainda está em tempo. Assim, repito as informações que lhe enviei antes:
Cartas para o Correio Brazilienese devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat em correioweb.com.br

Abraço,
Jorge Antunes



Jose Augusto Mannis wrote:

> Prezada Senhora Clara Arreguy,
>
> Sobre declarações por parte do MinC na matéria de Tatiane Lopes, Vanguarda
> em destaque, de 06/ago/2005, Caderno C, p.3, gostaria de esclarecer que os
> eventos do qual participei, em homenagem ao CDMC pelos 16 anos de trabalho
> em favor do intercambio franco-brasileiro no campo da música contemporânea,
> foi aprovado pelas parcerias francesas, contando para isso com
> infra-estrutura e apoio financeiro, técnico e logístico local, de entidades
> como o Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (formado pelo
> Ministério da Cultura e da Comunicação da França, SACEM - Société des
> Auteurs, Compositeurs et Editeurs de Musique e pela Radio France), sediado
> na Cité de la Musique, Paris, e do Ensemble InterContemporain. Não recebi
> nenhuma resposta, nem tampouco qualquer auxílio, seja por parte do MinC, do
> Comissariado Geral Brasileiro para o Ano do Brasil na França ou de qualquer
> um dos patrocinadores brasileiros envolvidos nesse ciclo de eventos. Contei
> apenas com a parte francesa das verbas, assumida pela AFAA - Association
> Française d'Action Artistique (operadora delegada pelo Ministério dos
> Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Cultura e da Comunicação no campo
> de intercâmbios culturais internacionais) e pelo CDMC-França, contando com o
> firme empenho da Diretora do CDMC, Marianne Lyon, e a amável e
> imprescindível colaboração do Ensemble InterContemporain e do percussionista
> francês Thierry Miroglio, sem os quais a mesa-redonda e o concerto em Paris
> não teriam acontecido. Agradeço aos amigos que gentilmente nos cederam de
> última hora suas casas e apartamentos, dividindo conosco sua privacidade por
> dez dias. Agradeço também às escolas de música que, através de masterclasses
> e workshops completaram o valor necessário para cobrir as diárias dos
> solistas Andrea Kaiser (soprano), Joaquim Abreu (percussão) e Paulo Passos
> (clarinete) que, por sua vez, gentilmente aceitaram transformar seus cachês
> em passagens aéreas. Finalmente me pergunto por que essa justificativa tem
> que ser dada por uma pessoa que, apesar da boa vontade e da amabilidade com
> que acompanhou nossos tramites, responde pelas Artes Cênicas, enquanto se
> trata de um problema referente à área de Música. Quanto às demais atividades
> no campo da música contemporânea, seria necessário conhecer qual é o efetivo
> apoio que o MinC ou o Comissariado Geral do Brasil para o ano do Brasil na
> França ou uma das entidades do consórcio de patrocinadores envolvidos no
> evento, estaria eventualmente proporcionando aos projetos citados na
> matéria.
>
> Agradeço antecipadamente pela atenção a esta resposta, solicitando sua
> publicação neste respeitado jornal.
>
> Atenciosamente,
>
> José Augusto Mannis
> Coordenador do CDMC-Brasil/Unicamp
> Centro de Documentação de Música Contemporânea
> Universidade Estadual de Campinas
>
> http://www.unicamp.br/cdmc/
>
> ***********************************************************
>
> CORREIOBRAZILIENSE • CADERNO C . Brasília, sábado, 6 de agosto de 2005 • 3
>
> VANGUARDA EM DESTAQUE
>
> Convidado do Festival Futura, em Crest, Jorge Antunes reclama ausência de
> eruditos no programa do Ano do Brasil na França
>
> TATIANE LOPES
>
> “...Segundo a coordenadora da área de Artes Cênicas do Ano Brasil na França
> do Ministério da Cultura, Mequita Andrade, a programação organizada pelos
> comissariados francês e brasileiro levou em consideração a diversidade
> cultural ? tema de discussões da Convenção da Unesco ? e as propostas
> sugeridas pelos dois países.
>
> “A partir dos cerca de três mil projetos, os dois comissariados fizeram uma
> pré-seleção e apresentaram aos programadores de espaços e instituições
> culturais da França. Muitos não foram aprovados pelos próprios franceses”,
> declara a coordenadora.
>
> Para Mequita, não existe polêmica sobre o espaço dedicado à música erudita
> nas comemorações.
>
> Em abril, Paris sediou o encontro com o Centre de Documentation sur la
> Musique Contemporaine (CDMC Brasil), em homenagem ao diretor José Augusto
> Mannis, em que foram apresentadas obras de cinco compositores eruditos
> brasileiros.
>
> No festival Le Musiques, em Marselha, dois grupos de música erudita
> contemporânea também mostraram trabalhos. Além disso, peças do gênero serão
> o atrativo do Festival do 38º Rugissants, na cidade francesa de Grenoble...”
>
> ***************************************************
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