Re: [ANPPOM-L] 5 sub-áreas + 24 especialidades

ALICE LUMI SATUMI lumi em funape.ufpb.br
Seg Set 26 01:50:16 BRT 2005

Caro José Luiz, Helena Jank e colegas
Concordo com as suas quatro primeiras sub-áreas, sendo q aproveito para
apoiar a sugestão de Helena para o nome "Processos Interpretativos" ao invés
de "performance". Se for para permanecer enxuto (o q deve facilitar na hora
de designar o número e qualificação dos pareceristas lá em Brasiília) acho
quatro áreas de bom tamanho. Ao menos parece consenso q as sub Teoria e
Regência serão substituídas por Educação Musical e Musicologia. A partir da
quinta sub começa a confusão com os hibridismos. Por ex.: Essa sub de
Sonologia (defendida por compositores) qdo se refere à organologia até
concordo, mas incluir música eletroacústica não pertenceria à sub de
criação? Aliás organologia não enfoca apenas o instrumento, mas o seu
entorno social (etnomusicologia), e histórico (musicologia). Musicoterapia
tem um pé na psicologia e outro na educação (e q acho especialmente útil na
educação especial). Caso sonologia, musicoterapia, semiótica, etc., subir
para sub-área sugiro q a etnomusicologia tb, pela significativa e crescente
produção na atualidade.
Qto às especialidades ópera, teatro instrumental, música e multimídia não
estariam em "performance"? Eu acho q a lista de especialidades poderia ser
ampliada. Das q eu me lembro para complementar: Acústica, Ecologia Acústica,
Sonoplastia, Ética, Improvisação, Morfologia, Transcrição.