[ANPPOM-L] o óbvio esquecido

Jorge Antunes antunes em unb.br
Seg Set 26 09:30:49 BRT 2005


Caros colegas:

Com relação ao tema em discussão, gostaria de, aqui, lançar algumas reflexões para tentar contribuir com a discussão.
Seguem frases soltas.
Nelas estão embutidos conceitos e conteúdos óbvios, mas que, parece, às vezes são esquecidos.

1- Não são apenas compositores que fazem pesquisa sobre composição.
2- Não são apenas intérpretes que fazem pesquisas sobre interpretação ou práticas interpretativas.
3- Os orgãos de fomento à pesquisa científica não podem dar apoio à criação e à composição de obras.
4- Os orgãos de fomento à pesquisa científica não podem dar apoio a concertos e a práticas interpretativas.
5- Um compositor pode fazer pesquisa sobre a técnica de vibrato no violino.
6- Um violinista pode fazer pesquisa sobre forma, estrutura e linguagem em uma obra de Ligeti.
7- Uma ópera pode ser objeto de pesquisa e estudo de um lingüista.
8- Uma ópera pode ser objeto de pesquisa e estudo de um sociólogo.
9- Os orgãos de fomento à pesquisa científica não podem dar apoio à composição de uma ópera.
10- Um poema sinfônico pode ser objeto de pesquisa e estudo de um psicólogo.
11- O que caracteriza a classificação da área de um projeto de pesquisa não é o nome do pesquisador ou a sua especialidade, mas sim a temática a que ele se propõe estudar.
12- Se um compositor de música eletroacústica se propõe a pesquisar a música de Josquin des Près, a área não será a música eletroacústica, mas sim a musicologia.
13- Se um contrabaixista especialista em práticas interpretivas se propõe a pesquisar a utilização de repetições cíclicas, fitas fechadas, loops e boucles na música eletroacústica, a área não será "música eletroacústica", nem "práticas interpretativas", nem contrabaixo, mas sim musicologia ou estética.

Abraço,
Jorge Antunes



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