[ANPPOM-L] Fw: Chamada de trabalhos para o III Encontro Nacional da ABET

Alice Lumi Satomi alicelumi em oi.com.br
Sex Abr 28 00:18:43 BRT 2006


----- Original Message ----- 
From: ABET 2006 
To: abet2006 em gmail.com 
Sent: Wednesday, April 26, 2006 4:57 PM
Subject: Chamada de trabalhos para o III Encontro Nacional da ABET


III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET)

"Universos da Música: Cultura, Sociabilidade e a Política de Práticas Musicais"



Chamada de Trabalhos



A Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) anuncia a primeira chamada de trabalhos para o seu III Encontro Nacional a ser realizado em São Paulo, de 21 a 24 de novembro de 2006. O tema geral proposto para o evento é: "Universos da Música – Cultura, Sociabilidade e a Política de Práticas Musicais". 



O III Encontro da ABET será sediado pelo SESC São Paulo, enquanto a parceria acadêmica da Associação para o evento fica a cargo das universidades USP (Deptos. de Antropologia da FFLCH e de Música da ECA e IEB), UNESP (Depto. de Música) e UNICAMP (Instituto de Artes). 



Estão convidados a submeterem trabalhos, pesquisadores, professores e alunos da área de Etnomusicologia, da produção e da prática com música de tradição oral e popular e de áreas de pesquisa afins, relacionados aos seguintes sub-temas: 



Formas de urbanidade e de mundialização na música

Aborda o universo musical urbano e sua dinâmica, indo além, para a chamada mundialização de estilos criados ou então adaptados no contexto urbano. Questões como recriação, apropriação e absorção de estilos através da mídia e dos novos recursos tecnológicos, bem como a análise de buscas de diálogos entre o dito tradicional e o moderno, o regional e o global, estarão em foco nesta sessão de trabalhos. 



As pesquisas musicais e os saberes de mestres e de autoridades

Enquanto até o final do século XX pesquisadores ainda se referiam a músicos e autoridades locais como informantes, deixando-os, muitas vezes, no anonimato, as abordagens de pesquisa mais recentes consideram os novos papéis experimentados pelos "informantes", dando-lhes funções de interlocutores e mesmo de pesquisadores da sua própria cultura. De que forma tratar propriedades intelectuais, a quem pertencem e quem são as autoridades que as aprofundam ou passam adiante? De que maneira se dão estes processos e de que diferentes universos simbólicos participam? Cumpre, portanto, diferenciar entre os conceitos de autoria e de autoridade, de documentação e de apropriação, de saberes e de conhecimentos adquiridos, questões que permeiam o trabalho etnomusicológico tanto na produção de monografias, quanto no estabelecimento de arquivos ou na produção fonográfica. 



Transculturação, nacionalismos, regionalismos, deslocamentos e estilos individuais 

A discussão em torno de gêneros musicais "puros", "aculturados", "híbridos" etc. sempre acompanhou a análise de processos de formação identitária e/ou de construção de novas identidades culturais, étnicas, sociais ou políticas. Mesmo que a etnomusicologia tenha contribuído para a relativização dos antigos conceitos, a pesquisa ganha nova atualidade face ao constante surgimento de configurações e utilizações novas de música. Estes passam a ser fruto da própria renovação de contextos e da redefinição territorial. 



Escrita e oralidade, roteiro e improviso, texto e contexto na performance musical 

A música que acontece ao vivo está sempre inserida em uma performance. Rituais, festejos, danças ou apresentações dramáticas são apenas alguns dos aspectos que a música assume. A complexa relação entre o elemento fixo e o variável, entre a escrita e a oralidade, entre o mito e o rito, ou seja, entre texto e contexto na performance musical, será objeto de discussão nesta sessão de trabalhos. 



Interações e fricções entre trabalho de campo, sociedade e pesquisa 

O foco das discussões será a repercussão social do trabalho de campo e seus resultados. É de amplo consenso, que os objetivos acadêmicos da pesquisa, a metodologia empregada e, finalmente, os anseios e a expectativa do grupo social escolhido para a investigação, colocam os pesquisadores diante de situações ímpares, situações estas que envolvem questões de ética, de benefícios práticos, de direcionamento de conhecimentos e de responsabilidade social, e até mesmo de situações de conflito. É a partir das experiências pessoais dos etnomusicólogos, de músicos e de membros de comunidades pesquisadas, que estes temas poderão melhor ser colocados em pauta. 



Teoria, métodos e técnicas da documentação etnomusicológica

Na nossa disciplina, que adota métodos de pesquisas de diferentes áreas acadêmicas próximas, não se trata de reproduzir abordagens metodológicas, mas de adequa-las para o foco de interesse especificamente etnomusicológico. Além da pesquisa de campo, há outros métodos de trabalho que puderam dar perfil próprio à área de pesquisa, mesmo que oriundos de disciplinas afins: a transcrição, a análise formal e estrutural, a abordagem historiográfica   e outras. Hoje, o escopo teórico da etnomusicologia ja tem consistência própria, e pode, inclusive, contribuir  ao repertório metodológico de outras ciências humanas.  



Musica popular, dança e a sua repercussão midiática

Música popular, o estudo da dança e aspectos relacionados à mídia estão entre os assuntos tratados mais recentemente pela etnomusicologia internacional. A nova geração de pesquisadores do Brasil já se preocupa há mais tempo com os temas, que, inclusive, contam com uma produção relevante de dissertações nas universidades do país. Quais as novas abordagens no tratamento científico do assunto, onde se desenvolvem projetos aplicados e até que ponto etnomusicólogos estão envolvidos em processos de implantação de programas através das mídias? Estes e outros tópicos serão discutidos amplamente nesta sessão. 



Os resumos dos trabalhos serão recebidos no período de 18 de abril a 31 de maio . Após a sua avaliação pelo comitê científico, os resultados serão divulgados por e-mail até o dia 31 de julho de 2006. 





Aprovado o trabalho, este deverá ser enviado em versão completa até o dia 15 de setembro de 2006, para sua inclusão no CD-Rom oficial do evento. 



Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:



Comunicação de Pesquisa Concluída

Consiste em trabalhos completos, explicitando os objetivos da investigação, bem como as fontes, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa. Deve destacar os resultados e conclusões advindas do processo investigativo. 



Comunicação de Pesquisa em Andamento

Compreende a apresentação de resultados parciais de pesquisa, explicitando os objetivos da investigação, bem como as fontes, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e utilizados. Deve destacar a contribuição científica prevista quando do término da pesquisa. 



Pôster

Serão recebidas propostas em forma de pôster, com a dimensão máxima de 60 X 65 cm, que obedeçam aos mesmos critérios e ao cronograma das outras formas de comunicação 



Outras propostas, tais como referentes a grupos de pesquisa, a workshops e documentários em video / DVD para exibição na mostra de filmes durante o evento, serão igualmente aceitas, devendo observar o cronograma geral. 



NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS



Todos os trabalhos devem ser enviados à Coordenação Científica do III Encontro Nacional da ABET para: abet2006 em gmail.com  



A aceitação do trabalho estará sujeita à avaliação do Comitê Científico do evento. 

O e-mail com o trabalho deve ser acompanhado de dois arquivos anexos: um com o resumo do trabalho e outro com os dados de identificação; 



Os arquivos anexos devem ser digitados com fonte "times New Roman", em páginas com a seguinte configuração de margens: superior e esquerda, 3 cm, inferior e direita, 2 cm; 



No arquivo com o resumo devem constar:



Título: centralizado, fonte tamanho 14, negrito;

Texto: com, no máximo, 250 palavras, fonte tamanho 12 (normal), justificado, com entrada de parágrafo de 1,5 cm;



No arquivo com os dados de identificação devem constar:


Título do trabalho;
Nome completo do autor;

Endereço;

Telefone;

E-mail;

Instituição a qual é vinculado(a) / tipo de vínculo;

Titulação;

Sub-tema do encontro no qual pretende inscrever o trabalho.

Palavras-chaves

Traços bio-bibliográficos (no máximo 100 palavras)

Indicação da necessidade de equipamentos



Obs: Os trabalhos enviados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). 



A Comissão Organizadora informa que os resumos dos trabalhos aceitos poderão ser disponibilizados no site do Encontro. 



Outras informações poderão ser encontradas no site www.abetmusica.org 



Comissões do III Encontro Nacional da ABET



Coordenação Geral

Tiago de Oliveira Pinto



Coordenação científica:

Alice Lumi Satomi

Tiago de Oliveira Pinto



Comitê Científico:

Kilza Setti 

Marcos Branda Lacerda

José Geraldo Vinci de Moraes 

José Roberto Zan



Comissão Organizadora do Evento:

Alice Lumi Satomi

Flavia Camargo Toni 

Acácio Tadeu Piedade

Alberto Ikeda

Nicholas Rauschenberg

Marcelo Manzatti

Francisca Marques

Virgínia Barbosa

Priscila Ermel Barrak




---
Outgoing mail is certified Virus Free.
Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
Version: 6.0.574 / Virus Database: 364 - Release Date: 30/01/04
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060428/027cae89/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L