[ANPPOM-L] Concerto de Abertura da II Bienal de Ribeirão Preto

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Seg Ago 14 22:00:22 BRT 2006


caros amigos e colegas,

temos a honra de convidar a todos para o concerto de abertura da II Bienal de Música de Ribeirão Preto - comemorando os 80 anos de Olivier Toni e os 150 anos de Ribeirão Preto - no próximo dia 26 de agosto, sábado, às 21h, no Theatro Pedro II, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob a direção de Günter Neuhold (regente convidado) e apresentando também Emma Schmidt (solista de piano).

Destacamos, neste concerto de abertura, a execução da obra "Invenções sobre um tema de Gilberto Mendes", de Rodolfo Coelho de Souza.

A II Bienal de Música de Ribeirão Preto é uma realização do Curso de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP e da Fundação D. Pedro II, e conta com o apoio fraterno da OSRP, OSESP e OCAM.

agradecemos a atenção de todos,

Prof. Rubens Ricciardi - USP de Ribeirão Preto

______________________________

PROGRAMA DE ABERTURA
II BIENAL DE MÚSICA DE RIBEIRÃO PRETO
Theatro Pedro II, 26 de agosto de 2006, 21h

I Parte

Rodolfo Coelho de Souza.......Invenções sobre um tema de Gilberto Mendes (2002)

Wolfgang Amadeus Mozart....Concerto para piano e orquestra KV. 488 em Lá maior
I - Allegro
II - Adagio
III - Allegro assai

II Parte

Franz Schubert...........Grande Sinfonia nº 9 em dó maior
I - Andante - Allegro ma non troppo
II - Andante con moto
III - Scherzo - Allegro vivace - Trio
IV - Finale - Allegro vivace


EMMA SCHMIDT - pianista

A pianista vienense Emma Schmidt estudou na Escola Superior de Música de Graz (Áustria). Foi aluna de Paul Badura-Skoda, Carlo Zecchi, Karl Engel e Sergio Lorenzi, em Salzburgo (Áustria) e Siena (Itália). Recebeu também bolsa de estudos por um ano em Veneza (Itália). Em 1969, recebeu o Prêmio Bösendorf,  em Viena. Em 1979, o 1º Prêmio do Concurso de Música de Câmara "Vittorio Gui". de Florença. Após atividades como docente nas escolas superiores de música de Graz e Hannover, Emma Schmidt vem se dedicando exclusivamente à sua carreira como pianista solista. Inúmeros concertos como solista de orquestras como a Sinfônica de Viena, Mozarteum de Salzburgo, Orquestra Bruckner de Linz, Orquestra da Radio e TV de Moscou, Real Filarmônica de Flandres,  Filarmônica de Nice, Nacional de Buenos Aires, OSESP de São Paulo, Sinfonica Portuguesa e Orquestra da Fundação Gulbenkian de Lisboa, Filarmônica de Dresden, Capela Estatal de Baden em Karlsruhe, Filarmônica Estatal de Halle, Filarmônica Estatal de Bremen, Estatal de Mecklenburgo em Schwerin, Sinfônica de Duisburgo, Lübeck, Nurembergue, Kassel, Braunschweig, Magdeburgo, Graz, Toscanini de Parma, Teatro San Carlo de Nápolis, Orquestra Haydn de Bozano, Bari, Cagliari, La Coruña, Zagreb, Beogrado, Ljubliana e Orquestra do festival de Música do Colorado 1999. Recitais e concertos camerísticos em Viena, Salzburgo, Londres, Paris, Berlim, Hamburgo, Düsseldorf, Hannover, Bruxelas, Budapeste, Varsóvia, Belgrado, Zagreb, Istambul, Roma, Milão, Florença, Turim e Segóvia, além de turnês em Hongkong e Coréia. Gravações especiais para rádios como BBC de Londres, Munique, Viena, Graz, RAI (itália), Hamburgo, Stuttgart, Baden-Baden, Saarbrücken e Frankfurt. Em 2002, Emma Schmidt recebeu a Condecoração de Honra em Ciência e Arte do Chanceler Austríaco.

GÜNTER NEUHOLD - regente convidado

Günter Neuhold nasceu em 1947, em Graz (Áustria). Formou-se regente em 1969, pela Escola Superior de Música de Graz. Prosseguiu seus estudos sob orientação de Franco Ferrara, em Roma, e de Hans Swarowski, em Viena. De 1972 a 1980, atuou em inúmeros palcos da Alemanha, em especial Hannover e Dortmund, onde atuou como regente titular. Foi premiado em diversos concursos internacionais de regência, como Florença, 1º Prêmio, em 1976; San Remo (Marinuzzi), 1º Prêmio, em 1976; Viena (Swarowski), 2º Prêmio, em 1977; Salzburg (Böhm), 1º Prêmio, em 1977; e Milão (Cantelli), 3º Prêmio, em 1977. Destaca-se a partir daí uma  brilhante carreira internacional como regente de concertos sinfônicos e ópera nos principais palcos da Europa, Ásia e Américas, tanto como regente convidado, como também como regente titular de importantes casas de ópera. De 1981 e 1986, na Itália, foi regente titular do Teatro Regio de Parma e da Orquestra Sinfônica "Arturo Toscanini". De 1986 a 1990, atuou junto à Orquestra Filarmônica de Flandres, em Antuérpia (Bélgica), que sob sua direção tornou-se um conjunto de fama mundial, com inúmeras turnês pela Alemanha, Áustria, Itália, Inglaterra e França. Foi regente titular, de 1989 a 1995, do Teatro Estatal de Baden em Karlsruhe (Alemanha), onde gravou ciclos de Richard Strauss e o Anel do Nebelungo, de Wagner. Sua última atuação como regente titular de uma grande casa de ópera ocorreu no Teatro da Cidade Livre Hanseática de Bremen (Alemanha), de 1995 a 2002. Günter Neuhold já foi regente convidado das seguintes orquestras e teatros: Filarmônica de Viena, Sinfônica de Viena, Capela Estatal de Dresden, várias orquestras entre as principais rádios (Colônia, Hamburgo, Hannover, Baden Baden, Stuttgart, Berlin, Torino, Madri, Moscou, Vancouver e Austrália), Ópera Estatal de Budapest, Maggio Musicale Fiorentino, Teatro de Palermo, Sinfônica Siciliana, La Fenice de Veneza, Capitole de Toulouse, Bordeaux Aquitaine, Filarmônica de Monte Carlo, Real de Sevilla, Liceu de Barcelona, Sinfônica de Madri, Sinfônica de San Sebastian, Sinfônica de Tenerife, Sinfônica de Malmö, Filarmônica de Tokio, Nacional de Buenos Aires, Ópera Estatal de Viena, Scala de Milão, Ópera de Zurique, Teatro Colón de Buenos Aires, Ópera Estatal de Dresden, Teatro Nacional de Munique, Ópera Estatal de Berlim, Ópera Alemã de Berlim, Ópera Cômica de Berlim, Ópera de Leipzig, Grande Teatro de Genebra, Ópera de Monte Carlo, OSESP de São Paulo, Teatro Real de Madri, Ópera de Monte Carlo, Chatelet, Ópera Nacional de Paris, Ópera de Bordeaux, Capitole Toulouse, Strasbourg, Den Norske - Ópera de Oslo, Ópera de Göteborgs, Teatro São Carlos de Lisboa, Teatro de Gênova, Teatro da Catania, Philadelphia Opera, além de turnês nos Estados Unidos, Japão e Rússia.

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), fundada em 1938, é a segunda mais antiga orquestra profissional em atividade no Brasil. Suas principais séries têm como séde o Theatro Pedro II, como os "Concertos Internacionais" e o projeto "Juventude tem Concerto". Já se apresentaram como solistas frente à OSRP os mais destacados músicos brasileiros. A OSRP é atualmente presidida por Délcio Bellini. Recentemente, destaca-se a atuação de Roberto Minczuk como seu regente titular (1995-2000).  Atualmente, seu regente titular é o também violinista Cláudio Cruz, responsável agora por um dos momentos mais frutíferos e de mais alto nível técnico e artístico na história da OSRP. A OSRP vem se destacando também na apresentação de variado repertório brasileiro, desde o período colonial até a mais recente produção contemporânea.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060814/f394ce34/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: AnuncioRevista.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 245216 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060814/f394ce34/attachment.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L