[ANPPOM-L] performance: violência e etimologia

Rodolfo Caesar caesar em acd.ufrj.br
Qui Dez 7 17:15:15 BRST 2006

Acho 'violência' talvez forte demais. Só porque alguns - em nome de não
sei que música - marcam encontro para legislar sobre matéria tão
dinâmica como o vernáculo? Isso não lembra o timbre daquela preocupação
daquele compositor que ranhetou contra o uso 'indevido' de
'eletroacústica'? Quis o erudito que só fosse usada para denotar o
gênero que professa, e nada mais! Violência não chega a ser, mas é sem
dúvida arrogância.
Enquanto 'intérprete' e/ou 'performer', não tenho preferências, mas se
em um remoto dia a atividade tiver que ter só uma palavra, única e
totalmente adequada e dedicada, vou preferir saber que a escolha
resultou de um processo dinâmico social, e não de uma decisão
'democraticamente' votada em reuniões.

abs,

Rodolfo