RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS

Mauricio Alves Loureiro mauricioloureiro em ufmg.br
Seg Dez 18 20:39:08 BRST 2006


Caro Guilherme,

 

Eu não tinha percebido esse reflexo de sentimento anti-americano nessas
nossas discussões. Pensei que estávamos discutindo mais sobre que tipo de
música poderia ser produzida por profissionais formados por este ou aquele
programa de ensino. O papo da quinta justa foi apenas para ironizar a
pobreza de muitas músicas de mercado que se fazem hoje por aí, entre elas, o
rock de má qualidade (existe muito rock bom assim como muita quinta justa
boa, como aquelas de Leonin e Perotin de mil anos atrás, por exemplo).

 

No entanto, vejo agora que os eventuais reflexos de sentimento
anti-americano podem ter sido legítimos sim, tendo em vista a estrutura
curricular deste cursinho, que eu desconhecia. E agora, depois que você me
lembrou disso, eu também não vou conseguir evitar de me juntar às vítimas
destes respingos de anti-americanismo, e ainda mais com a realidade política
diariamente nos suplicando por este sentimento.

 

Abraços

 

Mauricio

 

  _____  

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Guilherme Goldberg
Enviada em: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 19:48
Para: JAMANNIS; loureiro.mauricio em oi.com.br; farlley em pianobrasileiro.com;
anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: Re: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS

 

Caros,

 

Tenho acompanhado o debate sobre o novo curso de curtíssima duração Formação
de Músicos e Produtores de Rock. O paralelo feito pelo prof. Mannis, entre
músicos e médicos, é muito apropriado e poderia ser feito também em relação
a qualquer outra profissão.

 

Entretanto, parece-me que algumas opiniões manifestadas anteriormente
refletem um sentimento anti-americano, já que o rock tem lá sua origem, ou
mesmo algum preconceito quanto a possível validade acadêmica de alguns
conteúdos, embora eu também não veja com bons olhos cursos de tão pouca
duração. Mais lógico, talvez, como curso técnico, mas isto certamente estará
na contra-mão do grandioso projeto de nosso Presidente da República em
"espraiar" os cursos superiores pelo Brasil.

 

Mesmo assim, fiquei curioso e acessei o site de tal curso para pesquisar
seus módulos e currículos e ter a exata noção do que se trata. Infelizmente
constatei que algumas opiniões emitidas pelos ilustres colegas mostram o não
conhecimento ao que se propõem este curso. Para começar, é um curso para
músicos e não simplesmente um curso de música. Me pareceu interessante a
inclusão de disciplinas que tratam da produção de gravações, do direito
autoral ou da administração da carreira, o que não faz parte dos nossos
cursos tradicionais.

 

Enfim, abaixo transcrevo a sua estrutura para melhor qualificar as futuras
opiniões.

 

Abraços a todos

 

Luiz Guilherme Goldberg

 

Fonte: http://www.unisinos.br/rock/

 

"A estrutura do curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock, dividida
em quatro módulos articulados entre si:

Módulo I - Construção de referências musicais 
(330 horas-aula)
Introduz e ambienta o aluno na trajetória teórico-prática do curso. Nesse
módulo, o aluno cria sua versão para uma música do gênero rock
pré-existente. O objetivo é consolidar e sistematizar o conjunto de suas
referências musicais. No processo de criação e produção musical do gênero, é
fundamental que o músico ou produtor saiba construir as fundações de seu
estilo ou identidade musical. 


Atividade

 Horas-aula


 Interpretação e produção de textos

 60


 Produção musical 1

 30


 Historia do rock 1

 60


 Laboratório de rock 1

 60


 Projeto 1 - Cover

 60


 Produção de gravação 1

 60

  _____  


Módulo II - Identidade musical e elaboração de repertório 
(630 horas-aula)
É nesse momento que você desenvolve suas composições próprias, baseado na
trajetória construída pela consolidação de suas referências musicais no
módulo I. A construção da identidade própria do aluno enquanto músico e
produtor requer atenção, disciplina e respeito ao processo de aprendizagem
de cada pessoa. 


Atividade

 Horas-aula


 Comunicação e Marketing

 60


 Música e Legislação

 60


 Produção musical 2

 60


 Historia do rock 2

 60


 Criação musical

 90


 Laboratório de rock 2

 60


 Laboratório de rock 3

 60


 Produção de gravação 2

 60


 Projeto 2 - Demonstração

 60


 Desenvolvimento da carreira musical

 30


 Direito autoral

 30

  _____  


Módulo III - Produção musical 
(360 horas-aula)
De forma prática, você será qualificado para atuar de maneira colaborativa e
coletiva no desenvolvimento das competências de reflexão, produção e
composição aliado a conhecimentos  de Comunicação e Direito. Através do
Projeto 3 – Produção de Coletânea, o aluno desenvolve trabalhos de gravação,
produção e divulgação. A atividade completa mais uma produção de prática que
será inserida no portfólio do músico ou produtor em formação.


Atividade

 Horas-aula


 Criação e gestão da marca

60


 Produção musical 3

60


 Criação musical 2

60


 Laboratório de rock 4

60


 Produção de gravação 3

60


 Projeto 3 - Produção coletânea

60

  _____  


Módulo IV - Preparação da carreira 
(340 horas-aula)
Prepara o aluno para o início de sua carreira como produtor ou músico de
rock. Através do Projeto 4 – Festival , você será preparado para produção de
um evento configurado como um festival de música, ou seja, uma reunião de
bandas e músicos que servirá como o ápice da trajetória do aluno dentro do
curso. É nesse momento que o aluno percebe a evolução do conjunto de suas
competências desenvolvidas ao longo dos quatro módulos do curso e que
servirá de plataforma para a exposição do  formando na sua inserção no
mercado de trabalho.  


Atividade

 Horas-aula


 Administração da carreira

 60


 Redes de relacionamento pessoal/profissional

 60


 Antropologia e ética

 60


 Desenvolvimento de produto web

 20


 Oficina de produto web

 20


 Negociação

 30


 Projeto 4 - Festival

 60


 Produção musical 4

 20

  _____  

 

 

 

 

----- Original Message ----- 

From: "JAMANNIS" < <mailto:jamannis em uol.com.br> jamannis em uol.com.br>

To: "'ja.mannis'" < <mailto:ja.mannis em uol.com.br> ja.mannis em uol.com.br>;
"'Mauricio Alves Loureiro'" < <mailto:loureiro.mauricio em oi.com.br>
loureiro.mauricio em oi.com.br>; "'Farlley Jorge Derze'" <
<mailto:farlley em pianobrasileiro.com> farlley em pianobrasileiro.com>; <
<mailto:anppom-l em iar.unicamp.br> anppom-l em iar.unicamp.br>

Sent: Monday, December 18, 2006 11:35 AM

Subject: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS

 

> 
> Colegas,
> 
> Reforço a colocação do Mauricio esclarecendo que o principal foco de
critica
> do Silvio não é quanto ao gênero ou estilo, de música ou de vida, mas
quanto
> a letargia dos meios acadêmicos que se mexem com muita dificuldade face às
> tendências da atualidade e à realidade dos fatos. 
> 
> De fato, continuar ensinando composição 'pura' (desculpe mas não achei
nada
> melhor no momento...) unicamente num curso de composição me parece
> extemporâneo face à realidade da ação efetiva dos músicos de hoje.
> 
> Também me permito falar tendo sido baixista de rock, tocando as quintas (e
> mais alguns intervalos), e por ter sido produtor de concertos de rock.
> 
> Desde cedo senti necessidade de ter uma abordagem musical mais ampla que o
> rock, ou seja, pela música. A diversidade na formação de um músico é
> essencial para seu desenvolvimento pleno e efetivo.
> 
> Tanto é que os eventuais alunos de composição que saem escrevendo
> pseudo-bach, pseudo-chopin, pseudo-qq, acabam não contribuindo em nada à
> efetiva participação da música na vida das pessoas, a não ser a função
> lúdica de jogar e brincar sem pretensão. O que não é ruim, mas também não
é
> necessário. Pode ser descartado sem prejuízos.
> 
> A imagem da formação médica é uma metáfora muito boa. 
> 
> Para formar um médico pleno, do zero, sem saber nada de medicina é preciso
> pelo menos 10 anos. Mas 10 anos depois de saber biologia, citologia,
> química, química orgânica, mecânica - física (para quem vai ser
ortopedista
> é necessário...), botânica no colegial(útil para farmacologia),
genética...
> 
> Acho que para formar um músico essas condições são necessárias:
> 
> Antes de entrar para a faculdade de música ele precisa saber ler. Ler e
> ouvir música, como o médico sabe ler seus textos e sabe ler também nas
> coisas e nos fenômenos o que eles significam o que eles são. Antes de
entrar
> da faculdade, o médico já sabe ler em seu idioma, e já sabe entender que
> aquilo que está acontecendo com uma célula é, por exemplo, uma fagocitose.
> Ele consegue ler nos seres vivos. O músico precisa então ler nos sons e
ler
> na música. Não somente partituras, mas saber 'como ouvir as coisas'. A
> diferença entre uma escuta técnica e uma escuta estética.
> 
> Precisa saber os rudimentos equivalentes à biologia, que seriam os
elementos
> básicos da teoria musical, e não somente a européia, mas igualmente os
> rudimentos de diversas culturas, numa formação básica de fato revista e
> efetiva.
> 
> Um músico, não se faz em menos de 10 anos. Alguém que não sabe nem ler
> música, precisa, depois de passar por essa fase de 'aprender a ler', mais
> uns 10 anos, como o médico.
> 
> Portanto, todos estão de acordo, porque a verdade é uma e única:
> 
> Ninguém, que seja normal, aprende tudo em tão pouco tempo. É uma ilusão e
> uma falta de honestidade, assumir um compromisso de formar um profissional
> sem que domine os elementos mínimos.
> 
> Ou seja, até quando as universidades vão ficar paradas olhando essa enorme
> demanda ser atendida por oportunistas que enxergaram brechas no mercado?
> 
> O que o Silvio defende, o que o Mauricio defende, o que eu defendo e estou
> certo que o que o Sr. Farlley Derze defende, é uma formação honesta e de
> fato com conteúdo pertinente, coerente e suficiente.
> 
> É impossível defender uma proposta enganosa só porque ela é inovadora. 
> 
> Mesmo sendo, talvez, a única, ela, mesmo assim, continua sendo enganosa.
> 
> José Augusto Mannis
> 
> 
> 
> -----Mensagem original-----
> De:  <mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br>
anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
> Em nome de Mauricio Alves Loureiro
> Enviada em: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 10:37
> Para: 'Farlley Jorge Derze';  <mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>
anppom-l em iar.unicamp.br
> Assunto: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
> 
> Pessoal, 
> 
> Mesmo tendo sido grande fã do rock dos tempos do woodstock, não tenho
> prestado muita atenção no rock dos últimos anos. Portanto, me desculpem a
> ingenuidade quanto ao rock de hoje, mas não é a quinta justa o intervalo
> mais usado neste tipo de musica? (às vezes o único que a gente ouve no
> baixo...). Não é meio complicado prometer a um cara que não sabe o que é
uma
> quinta justa, que ele poderá se tornar um roqueiro em 2 anos? 
> 
> Abraços
> 
> Mauricio
> 
> -----Mensagem original-----
> De:  <mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br>
anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
> Em nome de Farlley Jorge Derze
> Enviada em: domingo, 17 de dezembro de 2006 23:49
> Para:  <mailto:anppom-l em iar.unicamp.br> anppom-l em iar.unicamp.br
> Assunto: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
> 
> Prezado Silvio, permita-me compartilhar de sua crítica. Eu não veria com
> tanto 
> espanto a expressão "produtor de rock", se formos capazes de admitir que a

> expressão "Cursos de Música" nos Editais de Vestibulares de nossas 
> universidades brasileiras é bastante inapropriado, porque os jovens que se

> interessam por um "Curso de Música" não sabem que se trata de uma formação
> em 
> música centro-européia, a começar pelo critério de avaliação dos
candidatos 
> (provas de habilidades específicas), em que se exige o conhecimento da
> teoria 
> musical (quinta justa, solfejo, etc.). Vejo mais propriedade na 
> expressão "Produtor de Rock" caso o curso não esteja voltado a 
> aplicar "delays", "flangers", "chorurs", "drop-ecos", "cross 
> delay", "randerização de PAN", naqueles instrumentos de pele típicos do 
> universo do samba, pagode, forró e Cia. Imagino que o Curso esteja se 
> predispondo a lidar com o aparato de tecnologia e de nomenlcatura da qual
se
> 
> valem aqueles que navegam nos acordes do Rock. Diferentemente da
> nomenclatura 
> inapropriada que jaz nos Editais de nossas universidades que prometem um
> "Curso 
> de Música". Seria mais justo, academicamente falando, que os editais se 
> restringissem à formacao que efetivamente nossas universidades 
> oferecem "Faculdade de Música Erudita e Européia". Há anos vejo currículos

> produzindo pianistas "românticos, clássicos e impressionistas", assim como

> os "cantores", e tantos outros instrumentistas. Se eles vão por brincos a 
> partir do terceiro trimestre (como mencionado pelo professor Jorge
Antunes),
> 
> não nos caberia tanto espanto: cada música parece ter seu ritual e sua 
> idumentária, bastando dar uma olhada ao redor: vejamos como se veste um
> maestro 
> brasileiro e sus orquestra. Nada contra, ok ! Mesmo sob 42 graus de Rio de

> Janeiro; vejamos como se vestiam os patriarcas do Canto Gregoriano ! Nada 
> contra. Falar sobre como se portam ou como se vestem músicos é no mínimo 
> imprudente. Daqui a pouco será possível criticar os longos cabelos do
> professor 
> Jorge Antunes como não condizentes com a música que ele aprendeu a gostar.

> Deixemos os piercings, brincos, lantejolas e batinas para celebrar cada
qual
> 
> sua ocasião, não importa se hoje ou a partir do terceiro semestre da Novo
> Curso 
> de Produtor de Rock. Ou a idéia é continuar iludindo os jovens brasileiros
> de 
> que nas universidades brasileiras se dá um Curso de Longa Duração de
Música?
> O 
> fato inconteste e objetivo é: quem desejar ingressar na "Faculdade de
> Música" 
> já precisa ser Músico (vide teste de habilidade específica). Ou seja, a
> rigor, 
> nao é um Curso de Formação, mas de Controle do status quo ! Felizmente o
> Curso 
> de Medicina não exige que seus candidatos dê um talho no couro de um bode,
> por 
> exemplo, para saber se possui habilidades específicas para no futuro
cortar
> com 
> precisao um músculo, transplantar um rim, suturar veias e outras 
> microparafernálias do tecido anatômico dos mamíferos. Tais habilidades sao

> FORMADAS durante o Curso e durante a prática ao longo da vida
profissional,
> mas 
> nada que exija uma habilidade manual anterior e repetitiva como uma escala

> diatonica, um solfejo tonal, condições para ingressar no "Curso de Música"

> (entre aspas mesmo). Eu gostaria imensamente que inúmeros cursos de
> produtores 
> e outras FORMAÇÕES, que abdiquem do conforto de receber cérebros pré-
> selecionados pela "habilidade específica", se multiplicassem no Brasil e 
> vencessem a resistência que alguns acadêmicos oferecem a tudo que escape
ao 
> latifúndio intelectual que se buscar preservar e perpetuar,
> confortavelmente, 
> já que o desafio de FORMAR um músico parece ser maior que o de formar um 
> cirurgião. Claro que são matérias de natureza diferentes: formar um médico
é
> 
> bem mais simples, sequer necessita de habilidades específicas, pois toda 
> anatomia do "homo sapiens" é igual; diferente é a anatomia do "homo
> academicus".
> 
> Farlley Derze
> 
> 
> 
> 
> agora é q a porca torce o rabo.
>>pq não um curso de produtor de samba?
>>pq não um curso de produtor de pagode, ou de forró, ou de xaxado?
>>produtor de música caipira e sertaneja?
>>concordo com curso de produtor, mas pq definir a 
>>música específica...pra atrair público???
>>pq um profissional em rock e não em outro tipo de música qualquer?
>>cheira a ocasião.
>>o curso é rapidinho né...dois anos, e com isto 
>>espera-se o q mesmo? "ouvidos apurado com senso 
>>estético"...? da estética de hegel ou kant ou 
>>estética marxista?????
>>
>>silvio
>>
>>
>>>O curso de Formação de Produtores e Músicos de 
>>>Rock caiu nas graças do Brasil inteiro. A equipe 
>>>do Jornal Hoje, da Rede Globo, esteve na 
>>>universidade no sábado de vestibular (2/12) e 
>>>fez gravações externas com o coordenador, o 
>>>músico Frank Jorge.
>>>
>>>O papel do músico na sociedade e as opções de 
>>>inserção no mundo profissional mudaram muito. E 
>>>para melhor. Através de novos recursos de mídia, 
>>>ampliação do mercado de trabalho e novas 
>>>estratégias de marketing, o músico pode e deve 
>>>ser visto como um profissional completo. Um 
>>>misto da imagem já conhecida de instrumentista, 
>>>compositor e arranjador, com habilidades até 
>>>então ignoradas pelo universo acadêmico, como 
>>>operador de softwares de áudio, produtor de 
>>>discos e crítico musical.
>>>
>>>Entendendo essa nova realidade, a Unisinos está 
>>>lançando o curso de Formação de Músicos e 
>>>Produtores de Rock. A intenção é formar um 
>>>profissional para a área da música que tenha 
>>>capacidade de gerenciar sua própria carreira, 
>>>que saiba discorrer sobre a história do rock com 
>>>apurado senso estético, relacionar-se 
>>>fluentemente com os meios de comunicação e 
>>>utilizar adequadamente as ferramentas 
>>>tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja 
>>>capaz de incutir nas pessoas um novo 
>>>entendimento do papel do músico hoje em dia.
>>>
>>>As aulas acontecem de segunda à quarta, das 14h 
>>>às 16h45. Porém, nas segundas e terças, as aulas 
>>>ocorrem das 17h30 às 20h30. O curso tem duração 
>>>de dois anos e meio (1.660 horas-aula).
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM 
>  <http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
> 
> 
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM 
>  <http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
> 
> 
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM 
>  <http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
> 
> E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.
> Para alterar a categoria classificada, visite
>
<http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=edgberg&_l=1,1
166449395.398735.15011.mindelo.hst.terra.com.br,13553,Des15,Des15>
http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=edgberg&_l=1,11
66449395.398735.15011.mindelo.hst.terra.com.br,13553,Des15,Des15
> 
> Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
> Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 15/12/2006 / Versão:
4.4.00/4920
> Proteja o seu e-mail Terra:  <http://mail.terra.com.br/>
http://mail.terra.com.br/
> 
> 
> __________ Informação do NOD32 IMON 1926 (20061218) __________
> 
> Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema antivírus
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> 
> 

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