[Spam] RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
silvio
silvio.ferraz em terra.com.br
Ter Dez 19 10:10:32 BRST 2006
Caro guilherme
nada contra o programa
apenas me referia a restrição a apenas um gênero musical e duração do curso
e foi isto q o mannis retomou
no mais o que preocupa são os cursos moldados sobre modismos
Se vc ler a ementa, é muito engraçada....coisas
como "chegar ao ápice", "construção da identidade
própria";
no módulo III "produção" promete-se um diálogo
com a comunicação e o direito, mas não constam
disciplnas q falem disto. Ora estas duas áreas
são extensas, cheias de posições específicas, com
pequenas sutilezas...
de fato o que fica claro é a falta de sutileza no
curso...talvez seja isto o novo grundmodele para
as universidades.
no mais...nada de anti-americanismo, sobretudo
nos dias de hoje em que deveríamos ser tão gratos
aos nossos bross do norte e venerarmos com
gratidão aos novos modos de paul bunyan.
abs
silvio
>Caro Guilherme,
>
>Eu não tinha percebido esse reflexo de
>sentimento anti-americano nessas nossas
>discussões. Pensei que estávamos discutindo mais
>sobre que tipo de música poderia ser produzida
>por profissionais formados por este ou aquele
>programa de ensino. O papo da quinta justa foi
>apenas para ironizar a pobreza de muitas músicas
>de mercado que se fazem hoje por aí, entre elas,
>o rock de má qualidade (existe muito rock bom
>assim como muita quinta justa boa, como aquelas
>de Leonin e Perotin de mil anos atrás, por
>exemplo).
>
>No entanto, vejo agora que os eventuais reflexos
>de sentimento anti-americano podem ter sido
>legítimos sim, tendo em vista a estrutura
>curricular deste cursinho, que eu desconhecia. E
>agora, depois que você me lembrou disso, eu
>também não vou conseguir evitar de me juntar às
>vítimas destes respingos de anti-americanismo, e
>ainda mais com a realidade política diariamente
>nos suplicando por este sentimento.
>
>Abraços
>
>Mauricio
>
>
>De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
>[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome
>de Guilherme Goldberg
>Enviada em: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 19:48
>Para: JAMANNIS; loureiro.mauricio em oi.com.br;
>farlley em pianobrasileiro.com;
>anppom-l em iar.unicamp.br
>Assunto: Re: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
>
>Caros,
>
>Tenho acompanhado o debate sobre o novo curso de
>curtíssima duração Formação de Músicos e
>Produtores de Rock. O paralelo feito pelo prof.
>Mannis, entre músicos e médicos, é muito
>apropriado e poderia ser feito também em relação
>a qualquer outra profissão.
>
>Entretanto, parece-me que algumas opiniões
>manifestadas anteriormente refletem um
>sentimento anti-americano, já que o rock tem lá
>sua origem, ou mesmo algum preconceito quanto a
>possível validade acadêmica de alguns conteúdos,
>embora eu também não veja com bons olhos cursos
>de tão pouca duração. Mais lógico, talvez, como
>curso técnico, mas isto certamente estará na
>contra-mão do grandioso projeto de nosso
>Presidente da República em "espraiar" os cursos
>superiores pelo Brasil.
>
>Mesmo assim, fiquei curioso e acessei o site de
>tal curso para pesquisar seus módulos e
>currículos e ter a exata noção do que se trata.
>Infelizmente constatei que algumas opiniões
>emitidas pelos ilustres colegas mostram o não
>conhecimento ao que se propõem este curso. Para
>começar, é um curso para músicos e não
>simplesmente um curso de música. Me pareceu
>interessante a inclusão de disciplinas que
>tratam da produção de gravações, do direito
>autoral ou da administração da carreira, o que
>não faz parte dos nossos cursos tradicionais.
>
>Enfim, abaixo transcrevo a sua estrutura para
>melhor qualificar as futuras opiniões.
>
>Abraços a todos
>
>Luiz Guilherme Goldberg
>
>Fonte: <http://www.unisinos.br/rock/>http://www.unisinos.br/rock/
>
>"A estrutura do curso de Formação de Músicos e
>Produtores de Rock, dividida em quatro módulos
>articulados entre si:
>
>Módulo I - Construção de referências musicais
>(330 horas-aula)
>Introduz e ambienta o aluno na trajetória
>teórico-prática do curso. Nesse módulo, o aluno
>cria sua versão para uma música do gênero rock
>pré-existente. O objetivo é consolidar e
>sistematizar o conjunto de suas referências
>musicais. No processo de criação e produção
>musical do gênero, é fundamental que o músico ou
>produtor saiba construir as fundações de seu
>estilo ou identidade musical.
>Atividade
> Horas-aula
> Interpretação e produção de textos
> 60
> Produção musical 1
> 30
> Historia do rock 1
> 60
> Laboratório de rock 1
> 60
> Projeto 1 - Cover
> 60
> Produção de gravação 1
> 60
>
>
>Módulo II - Identidade musical e elaboração de repertório
>(630 horas-aula)
>É nesse momento que você desenvolve suas
>composições próprias, baseado na trajetória
>construída pela consolidação de suas referências
>musicais no módulo I. A construção da identidade
>própria do aluno enquanto músico e produtor
>requer atenção, disciplina e respeito ao
>processo de aprendizagem de cada pessoa.
>Atividade
> Horas-aula
> Comunicação e Marketing
> 60
> Música e Legislação
> 60
> Produção musical 2
> 60
> Historia do rock 2
> 60
> Criação musical
> 90
> Laboratório de rock 2
> 60
> Laboratório de rock 3
> 60
> Produção de gravação 2
> 60
> Projeto 2 - Demonstração
> 60
> Desenvolvimento da carreira musical
> 30
> Direito autoral
> 30
>
>
>Módulo III - Produção musical
>(360 horas-aula)
>De forma prática, você será qualificado para
>atuar de maneira colaborativa e coletiva no
>desenvolvimento das competências de reflexão,
>produção e composição aliado a conhecimentos de
>Comunicação e Direito. Através do Projeto 3 -
>Produção de Coletânea, o aluno desenvolve
>trabalhos de gravação, produção e divulgação. A
>atividade completa mais uma produção de prática
>que será inserida no portfólio do músico ou
>produtor em formação.
>Atividade
> Horas-aula
> Criação e gestão da marca
>60
> Produção musical 3
>60
> Criação musical 2
>60
> Laboratório de rock 4
>60
> Produção de gravação 3
>60
> Projeto 3 - Produção coletânea
>60
>
>
>Módulo IV - Preparação da carreira
>(340 horas-aula)
>Prepara o aluno para o início de sua carreira
>como produtor ou músico de rock. Através do
>Projeto 4 - Festival , você será preparado para
>produção de um evento configurado como um
>festival de música, ou seja, uma reunião de
>bandas e músicos que servirá como o ápice da
>trajetória do aluno dentro do curso. É nesse
>momento que o aluno percebe a evolução do
>conjunto de suas competências desenvolvidas ao
>longo dos quatro módulos do curso e que servirá
>de plataforma para a exposição do formando na
>sua inserção no mercado de trabalho.
>Atividade
> Horas-aula
> Administração da carreira
> 60
> Redes de relacionamento pessoal/profissional
> 60
> Antropologia e ética
> 60
> Desenvolvimento de produto web
> 20
> Oficina de produto web
> 20
> Negociação
> 30
> Projeto 4 - Festival
> 60
> Produção musical 4
> 20
>
>
>
>
>
>----- Original Message -----
>From: "JAMANNIS" <<mailto:jamannis em uol.com.br>jamannis em uol.com.br>
>To: "'ja.mannis'"
><<mailto:ja.mannis em uol.com.br>ja.mannis em uol.com.br>;
>"'Mauricio Alves Loureiro'"
><<mailto:loureiro.mauricio em oi.com.br>loureiro.mauricio em oi.com.br>;
>"'Farlley Jorge Derze'"
><<mailto:farlley em pianobrasileiro.com>farlley em pianobrasileiro.com>;
><<mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>anppom-l em iar.unicamp.br>
>Sent: Monday, December 18, 2006 11:35 AM
>Subject: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
>
> >
>> Colegas,
>>
>> Reforço a colocação do Mauricio esclarecendo que o principal foco de critica
>> do Silvio não é quanto ao gênero ou estilo, de música ou de vida, mas quanto
>> a letargia dos meios acadêmicos que se mexem com muita dificuldade face às
>> tendências da atualidade e à realidade dos fatos.
>>
>> De fato, continuar ensinando composição 'pura' (desculpe mas não achei nada
>> melhor no momento...) unicamente num curso de composição me parece
>> extemporâneo face à realidade da ação efetiva dos músicos de hoje.
>>
>> Também me permito falar tendo sido baixista de rock, tocando as quintas (e
>> mais alguns intervalos), e por ter sido produtor de concertos de rock.
>>
>> Desde cedo senti necessidade de ter uma abordagem musical mais ampla que o
>> rock, ou seja, pela música. A diversidade na formação de um músico é
>> essencial para seu desenvolvimento pleno e efetivo.
>>
>> Tanto é que os eventuais alunos de composição que saem escrevendo
>> pseudo-bach, pseudo-chopin, pseudo-qq, acabam não contribuindo em nada à
>> efetiva participação da música na vida das pessoas, a não ser a função
>> lúdica de jogar e brincar sem pretensão. O que não é ruim, mas também não é
>> necessário. Pode ser descartado sem prejuízos.
> >
>> A imagem da formação médica é uma metáfora muito boa.
>>
>> Para formar um médico pleno, do zero, sem saber nada de medicina é preciso
>> pelo menos 10 anos. Mas 10 anos depois de saber biologia, citologia,
>> química, química orgânica, mecânica - física (para quem vai ser ortopedista
>> é necessário...), botânica no colegial(útil para farmacologia), genética...
>>
>> Acho que para formar um músico essas condições são necessárias:
>>
>> Antes de entrar para a faculdade de música ele precisa saber ler. Ler e
>> ouvir música, como o médico sabe ler seus textos e sabe ler também nas
>> coisas e nos fenômenos o que eles significam o que eles são. Antes de entrar
>> da faculdade, o médico já sabe ler em seu idioma, e já sabe entender que
>> aquilo que está acontecendo com uma célula é, por exemplo, uma fagocitose.
>> Ele consegue ler nos seres vivos. O músico precisa então ler nos sons e ler
>> na música. Não somente partituras, mas saber 'como ouvir as coisas'. A
>> diferença entre uma escuta técnica e uma escuta estética.
>>
>> Precisa saber os rudimentos equivalentes à biologia, que seriam os elementos
>> básicos da teoria musical, e não somente a européia, mas igualmente os
>> rudimentos de diversas culturas, numa formação básica de fato revista e
>> efetiva.
>>
>> Um músico, não se faz em menos de 10 anos. Alguém que não sabe nem ler
>> música, precisa, depois de passar por essa fase de 'aprender a ler', mais
>> uns 10 anos, como o médico.
>>
>> Portanto, todos estão de acordo, porque a verdade é uma e única:
>>
>> Ninguém, que seja normal, aprende tudo em tão pouco tempo. É uma ilusão e
>> uma falta de honestidade, assumir um compromisso de formar um profissional
>> sem que domine os elementos mínimos.
>>
>> Ou seja, até quando as universidades vão ficar paradas olhando essa enorme
>> demanda ser atendida por oportunistas que enxergaram brechas no mercado?
>>
>> O que o Silvio defende, o que o Mauricio defende, o que eu defendo e estou
>> certo que o que o Sr. Farlley Derze defende, é uma formação honesta e de
>> fato com conteúdo pertinente, coerente e suficiente.
>>
>> É impossível defender uma proposta enganosa só porque ela é inovadora.
>>
>> Mesmo sendo, talvez, a única, ela, mesmo assim, continua sendo enganosa.
>>
>> José Augusto Mannis
>>
>>
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De:
>><mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br>anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
>>[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
>> Em nome de Mauricio Alves Loureiro
>> Enviada em: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006 10:37
>> Para: 'Farlley Jorge Derze';
>><mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>anppom-l em iar.unicamp.br
>> Assunto: RES: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
>>
>> Pessoal,
>>
>> Mesmo tendo sido grande fã do rock dos tempos do woodstock, não tenho
>> prestado muita atenção no rock dos últimos anos. Portanto, me desculpem a
>> ingenuidade quanto ao rock de hoje, mas não é a quinta justa o intervalo
>> mais usado neste tipo de musica? (às vezes o único que a gente ouve no
>> baixo...). Não é meio complicado prometer a um cara que não sabe o que é uma
>> quinta justa, que ele poderá se tornar um roqueiro em 2 anos?
>>
>> Abraços
>>
>> Mauricio
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De:
>><mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br>anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
>>[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
>> Em nome de Farlley Jorge Derze
>> Enviada em: domingo, 17 de dezembro de 2006 23:49
>> Para: <mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>anppom-l em iar.unicamp.br
>> Assunto: [ANPPOM-L] PIERCINGS versus BATINAS
>>
>> Prezado Silvio, permita-me compartilhar de sua crítica. Eu não veria com
>> tanto
>> espanto a expressão "produtor de rock", se formos capazes de admitir que a
>> expressão "Cursos de Música" nos Editais de Vestibulares de nossas
>> universidades brasileiras é bastante inapropriado, porque os jovens que se
>> interessam por um "Curso de Música" não sabem que se trata de uma formação
>> em
>> música centro-européia, a começar pelo critério de avaliação dos candidatos
>> (provas de habilidades específicas), em que se exige o conhecimento da
>> teoria
>> musical (quinta justa, solfejo, etc.). Vejo mais propriedade na
>> expressão "Produtor de Rock" caso o curso não esteja voltado a
> > aplicar "delays", "flangers", "chorurs", "drop-ecos", "cross
>> delay", "randerização de PAN", naqueles instrumentos de pele típicos do
>> universo do samba, pagode, forró e Cia. Imagino que o Curso esteja se
>> predispondo a lidar com o aparato de tecnologia e de nomenlcatura da qual se
>>
>> valem aqueles que navegam nos acordes do Rock. Diferentemente da
>> nomenclatura
>> inapropriada que jaz nos Editais de nossas universidades que prometem um
>> "Curso
>> de Música". Seria mais justo, academicamente falando, que os editais se
>> restringissem à formacao que efetivamente nossas universidades
>> oferecem "Faculdade de Música Erudita e Européia". Há anos vejo currículos
>> produzindo pianistas "românticos, clássicos e impressionistas", assim como
>> os "cantores", e tantos outros instrumentistas. Se eles vão por brincos a
>> partir do terceiro trimestre (como mencionado pelo professor Jorge Antunes),
>>
>> não nos caberia tanto espanto: cada música parece ter seu ritual e sua
>> idumentária, bastando dar uma olhada ao redor: vejamos como se veste um
>> maestro
>> brasileiro e sus orquestra. Nada contra, ok ! Mesmo sob 42 graus de Rio de
>> Janeiro; vejamos como se vestiam os patriarcas do Canto Gregoriano ! Nada
>> contra. Falar sobre como se portam ou como se vestem músicos é no mínimo
>> imprudente. Daqui a pouco será possível criticar os longos cabelos do
>> professor
>> Jorge Antunes como não condizentes com a música que ele aprendeu a gostar.
>> Deixemos os piercings, brincos, lantejolas e batinas para celebrar cada qual
>>
>> sua ocasião, não importa se hoje ou a partir do terceiro semestre da Novo
>> Curso
>> de Produtor de Rock. Ou a idéia é continuar iludindo os jovens brasileiros
>> de
>> que nas universidades brasileiras se dá um Curso de Longa Duração de Música?
>> O
>> fato inconteste e objetivo é: quem desejar ingressar na "Faculdade de
>> Música"
>> já precisa ser Músico (vide teste de habilidade específica). Ou seja, a
>> rigor,
>> nao é um Curso de Formação, mas de Controle do status quo ! Felizmente o
>> Curso
>> de Medicina não exige que seus candidatos dê um talho no couro de um bode,
>> por
>> exemplo, para saber se possui habilidades específicas para no futuro cortar
>> com
>> precisao um músculo, transplantar um rim, suturar veias e outras
>> microparafernálias do tecido anatômico dos mamíferos. Tais habilidades sao
>> FORMADAS durante o Curso e durante a prática ao longo da vida profissional,
>> mas
>> nada que exija uma habilidade manual anterior e repetitiva como uma escala
>> diatonica, um solfejo tonal, condições para ingressar no "Curso de Música"
>> (entre aspas mesmo). Eu gostaria imensamente que inúmeros cursos de
>> produtores
>> e outras FORMAÇÕES, que abdiquem do conforto de receber cérebros pré-
>> selecionados pela "habilidade específica", se multiplicassem no Brasil e
>> vencessem a resistência que alguns acadêmicos oferecem a tudo que escape ao
>> latifúndio intelectual que se buscar preservar e perpetuar,
>> confortavelmente,
>> já que o desafio de FORMAR um músico parece ser maior que o de formar um
>> cirurgião. Claro que são matérias de natureza diferentes: formar um médico é
>>
>> bem mais simples, sequer necessita de habilidades específicas, pois toda
>> anatomia do "homo sapiens" é igual; diferente é a anatomia do "homo
>> academicus".
>>
>> Farlley Derze
>>
>>
>>
>>
>> agora é q a porca torce o rabo.
>>>pq não um curso de produtor de samba?
>>>pq não um curso de produtor de pagode, ou de forró, ou de xaxado?
>>>produtor de música caipira e sertaneja?
>>>concordo com curso de produtor, mas pq definir a
>>>música específica...pra atrair público???
>>>pq um profissional em rock e não em outro tipo de música qualquer?
>>>cheira a ocasião.
>>>o curso é rapidinho né...dois anos, e com isto
>>>espera-se o q mesmo? "ouvidos apurado com senso
>>>estético"...? da estética de hegel ou kant ou
>>>estética marxista?????
>>>
>>>silvio
>>>
>>>
>>>>O curso de Formação de Produtores e Músicos de
>>>>Rock caiu nas graças do Brasil inteiro. A equipe
>>>>do Jornal Hoje, da Rede Globo, esteve na
>>>>universidade no sábado de vestibular (2/12) e
>>>>fez gravações externas com o coordenador, o
> >>>músico Frank Jorge.
>>>>
>>>>O papel do músico na sociedade e as opções de
>>>>inserção no mundo profissional mudaram muito. E
>>>>para melhor. Através de novos recursos de mídia,
>>>>ampliação do mercado de trabalho e novas
>>>>estratégias de marketing, o músico pode e deve
>>>>ser visto como um profissional completo. Um
>>>>misto da imagem já conhecida de instrumentista,
>>>>compositor e arranjador, com habilidades até
>>>>então ignoradas pelo universo acadêmico, como
>>>>operador de softwares de áudio, produtor de
>>>>discos e crítico musical.
>>>>
>>>>Entendendo essa nova realidade, a Unisinos está
>>>>lançando o curso de Formação de Músicos e
>>>>Produtores de Rock. A intenção é formar um
>>>>profissional para a área da música que tenha
>>>>capacidade de gerenciar sua própria carreira,
>>>>que saiba discorrer sobre a história do rock com
>>>>apurado senso estético, relacionar-se
>>>>fluentemente com os meios de comunicação e
>>>>utilizar adequadamente as ferramentas
>>>>tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja
>>>>capaz de incutir nas pessoas um novo
>>>>entendimento do papel do músico hoje em dia.
>>>>
>>>>As aulas acontecem de segunda à quarta, das 14h
>>>>às 16h45. Porém, nas segundas e terças, as aulas
>>>>ocorrem das 17h30 às 20h30. O curso tem duração
>>>>de dois anos e meio (1.660 horas-aula).
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>>
>><http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>>
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>> Lista de discussões ANPPOM
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>><http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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>> Lista de discussões ANPPOM
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