Re: [ANPPOM-L] música popular e música fol clórica

palombini palombini em terra.com.br
Sáb Dez 23 20:48:25 BRST 2006

No maravilhoso _Race Musics: Black Cultures from Bebop to Hip-Hop_, Guthrie Ramsey explicita muito bem uma série de pressupostos que parecem nortear uma parte da discussão em curso (que eu chamei de metanarrativas). Ele está citando Charles Hamm, resumido por David Brackett:

* A música de "arte" gira em torno de fornecer uma experiência transcendente; mas só aqueles com o treino certo podem experimentar o real sentido da "grande" música.

* Os valores da música "popular" são criados pela e organizados em torno da indústria musical --- valor musical e valor monetário são portanto equacionados, e as paradas de sucesso se tornam a medida da "boa" música popular.

* A música "folclórica" gira em torno do fornecimento de uma expeiência autêntica da comunidade.

Estas categorias, evidentemente, não se adecuam à proposta de Ramsey, que é, no que diz respeito à música negra, "to forward a poetics of the music that explains some of the circumstances and consequences of its power and its relevance for specific historically situated listeners".

Ele propõe, ainda, uma definição de modernismo tomada de Marshall Berman que achei fantástica:

"toda a tentativa de homens e mulheres modernos de se tornarem sujeitos e objetos de modernização, de se inteirarem do mundo moderno e se sentirem em casa nele."

Com os votos de um Natal modernista,
Carlos

De:"Marcus S. WOLFF" m_swolff em hotmail.com

Para:palombini em terra.com.br, anppom-l em iar.unicamp.br

Cópia:

Data:Sat, 23 Dec 2006 01:41:55 +0000

Assunto:Re: [ANPPOM-L] música popular e música fol clórica

    Prezados(as) colegas,
   Apenas gostaria de lembrar que para Peter Manuel, por ex. (Popular Musics of Non-Western World. New York/ Oxford, Oxford University Press, 1988) essa distinção entre o folclórico e o popular (que o próprio Bruno Nettl procurou estabelecer seguindo uima longa tradição de etnomusicólogos e folcloristas) gera muitas ambigüidades que "deveriam nos lembrar que aquelas categorias genéricas nao são fechadas, sendo em alguma medida também arbitrárias" (Manuel 1988:4).
  Portanto, acho que as coisas já nao podem mais ser pensadas como num jogo de xadrez, como parecece que o colega R. Riccardi está colocando...muitas músicas identificadas com tradições musicais de um grupo / comunidade foram/ tem sido disseminadas por meio de comunicação de massa...afinal estamos num mundo pós-moderno e pós-colonial!
abraços,
Marcus  Wolff.