[ANPPOM-L] Brasil for export

Jose Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Sex Fev 3 04:15:05 BRST 2006

Caro Silvio, colegas,

> Então não vejo o caso do Damian como pessoal, é caso de todos nós q viveremos em um país achatado pela índia, china e coréia pq estes investiram em pesquisa e educação.

Provavelmente voce tem razao. Hoje, por acaso, estava na casa de meu professor de canto e vi os livros dos filhos dele que estao na escola. Abri um livro de "ciencia e tecnologia", por curiosidade. Vi que havia problemas de quimica extremamente dificeis e que eu nunca estudei no colegio! Processos quimicos para a producao industrial e as aplicacoes dos componentes! COisas que imagino no Brasil apenas estudam os alunos de engenharia quimica.

Mas com uma polulacao de um bilhao e tantos, aqui a competicao por empregos e um lugar ao sol e' terrivel. Os alunos que se esforcam tem nao apenas alto nivel na India, mas em qualquer lugar do mundo. Dai muitos professores indianos no Brasil na area de fisica.

A mesma coisa ocorre nas artes tradicionais, na musica e na danca. Ha' tanta competicao que aqueles que nao estudam doze ou mais horas por dia no seu instrumento, nao tem chance alguma de se tornarem artistas profissionais. E isso vale tambem para os cantores. Haja cordas vocais para aguentar tanto estudo! Neste caso, acredito que a selecao natural impera. Aqueles que tem uma voz que aguenta todas essas horas diarias sem quebrar serao os mestres do futuro...

Abracos de Nova Delhi,
Martinez