[ANPPOM-L] Ano novo em Nova Delhi

Jose Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Qua Jan 4 10:04:25 BRST 2006

Caros colegas,

Gostaria de desejar a todos um FELIZ 2006!

Estou em Nova Delhi, trabalhando numa pesquisa sobre a musica no Kathakali. Esta' e' uma forma de danca/teatro tradicional do sul da India (Kerala), que surgiu na mesma epoca que a opera no ocidente, mas cujas raizes podem ser tracadas em ate' 2000 atras, nas formas classicas do teatro sanscrito. Todo o texto de uma peca de Kathakali e' cantado e o acompanhamento instrumental e' feito exclusivamente com percussao. E' uma forma de arte extraordinaria e a parte cenica, os movimentos dos atores e suas maquiagens sao realmente "alaukika", isto e', de outro mundo! Em termos de pratica musical, estou estudando o sopanam, estilo de canto usado no Kathakali, e ainda continuando minhas aulas de dhrupad, uma forma de canto tradicional do norte da India.

Bem, estarei de volta em meados de marco. Ate' la', um abraco e boas ferias a todos!
Jose' Luiz

José Luiz Martinez
Rede Interdisciplinar de Semiótica da
Música