[ANPPOM-L] Mas logo "L'Internationale"?!!!!!!!!!

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Ter Jul 11 15:16:21 BRT 2006

caro prof. Jorge Antunes,

parabéns pela exposição, cuja discussão já fica valendo para a temática de nosso III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto - O músico como missionário da cultura (título ainda provisório) - a ser realizado em setembro de 2007,

abraços a todos,

Rubens Ricciardi - USP de Ribeirão Preto
  ----- Original Message -----
  From: Jorge Antunes
  To: anppom-l em iar.unicamp.br
  Sent: Tuesday, July 11, 2006 2:38 PM
  Subject: Re: [ANPPOM-L] Mas logo "L'Internationale"?!!!!!!!!!

  Oi, Didier:
  Achei bem interessantes seus comentários.

  Mudança de letra de uma música tem um nome técnico: paródia (parodie, en français).

  A lei do direito autoral brasileira, em seu art. 47 (Lei 9.610/98), permite a paródia, até mesmo sem autorização do autor. São permitidas, legalmente, a paráfrase e a paródia.

  Na lei francesa é a mesma coisa: "Le principe de la parodie: la parodie constitue une exception au droit d'auteur, ainsi qu'il ressort de l'article L. 122-5 4° du Code de la Propriété Intellectuelle : "Lorsque l'ouvre a été divulguée, l'auteur ne peut interdire : 4º La parodie, le pastiche et la caricature, compte tenu des lois du genre."

  Admite-se a mudança de letra com intenções até humorísticas, desde que seja passada a impressão de que a nova versão não é a original. O humorístico e lúdico, em minha versão, está bem presente. Observe-se, por exemplo, o uso da expressão "líder nacional", no lugar de "Internacional".

  A melodia da Internacional, composta por Pierre Degeyter, é lindíssima. A letra (em francês) de Eugène Potier também é maravilhosa. Mas as versões correntes em português, cantadas no Brasil e em Portugal, são horríveis. Nela encontramos coisas estranhíssimas como "famélicos" e "povo ativo". En espanhol, também é muito ruim.

  A doutrina do Internacionalismo continua intacta na nova letra que fiz. Não poderia ser de outra forma, porque o Programa do PSOL inclui essa proposta: "A defesa de um internacionalismo ativo. (...) A retomada do internacionalismo é objetivo do novo partido. Para além do nosso continente, temos que empenhar todo o esforço no apoio ao movimento anti-globalização, com seus fóruns sociais e suas mobilizações de massas iniciadas a partir de Seattle. No caso das sistemáticas agressões, guerras de ocupação das grandes potências capitalistas, como no caso do Iraque, devemos defender de forma inequívoca a auto-determinação dos povos e condenar qualquer tipo de intervenção militar."

  Foi exatamente por todas essas razões por mim apontadas, e por todas as observações que você colocou, que minha mensagem não era e não é spam, cabendo perfeitamente no escopo temático da Anppom. Bom seria se jovens pesquisadores musicais se interessassem por temas nessa área: paródia, paráfrase, hinos revolucionários, versões de letras de músicas, métrica, prosódia, ...

  Abraço forte,
  Jorge Antunes

  Didier Guigue wrote:

    Ola!
    Já que o Jorge, futuro Ministro da Música, Política, Reflexão Acadêmica e
    Música para Adultos e Crianças do governo Heloisa Helena, postou na lista,
    assegurando que não é Spam, vou azucrinar.

    Usar uma música tão dramaticamente alcunhada na História politico-social
    do Séc XX para uma campanha eleitoral, de quem quer que seja, jogando fora
    uma letra a qual está intrinsicamente associada, para botar no lugar nome
    de candidato, releva de uma prática política discutível, alienante, a
    mesma que é supostamente combatida por HH. Constitui também, penso, uma
    falta de respeito para com o autor da obra e sua intenção original,
    ancorada, como todos sabemos, num pensamento internacionalista, a-nacional
    portanto, do progresso social.

    Jorge, pô, você é compositor, não podia colocar uma música sua? Sei das
    restrições a participação de artistas (que portanto dificultam, mas não
    impedem, a difusão de obras originais) e tambem que esta música, mais do
    que outras, ajuda a induzir o sentimento de resgate de um espirito
    esquerdista "puro", "radical", veiculado pela sua letra e pelo próprio
    Psol, mas enfim, era tão bom que a "nova esquerda" começasse com o pê.
    direito (!), não desviando obras e mensagens de artistas, para fins
    eleitorais...

    Obs. Por coincidência rara, eu sou amicíssimo de Brigitte Degeyter,
    bisneta do compositor.  Não fosse a obra do domínio público desde 1986,
    ela botava você na Justiça, ha ha! Tá vendo, Jorge, como é perigoso mandar
    Spams? ;)

    Abraços e bola pra frente!

    Didier

    Didier Guigue