[ANPPOM-L] Mas logo "L'Internationale"?!!!!!!!!!

Jorge Antunes antunes em unb.br
Ter Jul 11 14:38:47 BRT 2006

Oi, Didier:

Achei bem interessantes seus comentários.

Mudança de letra de uma música tem um nome técnico: paródia (parodie, en français).

A lei do direito autoral brasileira, em seu art. 47 (Lei 9.610/98), permite a paródia, até mesmo sem autorização do autor. São permitidas, legalmente, a paráfrase e a paródia.

Na lei francesa é a mesma coisa: "Le principe de la parodie: la parodie constitue une exception au droit d'auteur, ainsi qu'il ressort de l'article L. 122-5 4° du Code de la Propriété Intellectuelle : "Lorsque l'œuvre a été divulguée, l'auteur ne peut interdire : 4º La parodie, le pastiche et la caricature, compte tenu des lois du genre."

Admite-se a mudança de letra com intenções até humorísticas, desde que seja passada a impressão de que a nova versão não é a original. O humorístico e lúdico, em minha versão, está bem presente. Observe-se, por exemplo, o uso da expressão "líder nacional", no lugar de "Internacional".

A melodia da Internacional, composta por Pierre Degeyter, é lindíssima. A letra (em francês) de Eugène Potier também é maravilhosa. Mas as versões correntes em português, cantadas no Brasil e em Portugal, são horríveis. Nela encontramos coisas estranhíssimas como "famélicos" e "povo ativo". En espanhol, também é muito ruim.

A doutrina do Internacionalismo continua intacta na nova letra que fiz. Não poderia ser de outra forma, porque o Programa do PSOL inclui essa proposta: "A defesa de um internacionalismo ativo. (...) A retomada do internacionalismo é objetivo do novo partido. Para além do nosso continente, temos que empenhar todo o esforço no apoio ao movimento anti-globalização, com seus fóruns sociais e suas mobilizações de massas iniciadas a partir de Seattle. No caso das sistemáticas agressões, guerras de ocupação das grandes potências capitalistas, como no caso do Iraque, devemos defender de forma inequívoca a auto-determinação dos povos e condenar qualquer tipo de intervenção militar."

Foi exatamente por todas essas razões por mim apontadas, e por todas as observações que você colocou, que minha mensagem não era e não é spam, cabendo perfeitamente no escopo temático da Anppom. Bom seria se jovens pesquisadores musicais se interessassem por temas nessa área: paródia, paráfrase, hinos revolucionários, versões de letras de músicas, métrica, prosódia, ...

Abraço forte,
Jorge Antunes