[ANPPOM-L] Carta aberta à ADUnB

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Mar 19 15:31:25 BRT 2006

CARTA ABERTA à Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB):

Brasília, UnB, 19 de março de 2006

Prezados colegas:

Em novembro de 2005, em uma Assembléia Geral antecedendo o fim da greve docente, propus que a ADUnB organizasse um seminário e uma série de debates sobre o tema "GREVE". Minha proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembléia.

Infelizmente a ADUnB nunca cumpriu com aquela deliberação unânime.

Minha intenção, ao apresentar a proposta, era colocar em discussão o tema "greve", em reflexão e debate a serem feitos por toda a comunidade da UnB, tendo em vista os resultados pífios no saldo de conquistas dos últimos movimentos de paralisação, e também o importantíssimo fato de que a Lei de Greve, no Brasil, ainda não foi regulamentada.

O governo apresentou no ano passado uma proposta de regulamentação que fere amplamente o tradicional direito.

Caso a série de debates viesse a ser promovida, eu iria introduzir nela um sub-tema de extrema importância e que é praticamente esquecido no Brasil: refiro-me à chamada Greve Solidária.

Entendo que vivemos, neste final do mês de março de 2006, o momento exato de inaugurarmos e exercitarmos essa ação reivindicatória democrática.
Precisamos manifestar explícita e clamorosamente nosso apoio aos professores e funcionários recentemente demitidos da PUC-SP.

A comunidade universitária da PUC, através de Assembléia Geral dos três segmentos, deliberou pela greve. A construção dessa greve aponta para uma resistência contra os ataques da Igreja, da Fundação São Paulo e de banqueiros.

Assim, solicito que a ADUnB convoque, com urgência, uma Assembléia Geral, para que possamos discutir a seguinte proposta: deflagração de uma Greve Solidária de 24 horas, da comunidade universitária da UnB, em solidariedade aos professores e funcionários demitidos da PUC-SP.

Concretamente, sugiro a data de 23 de março, quinta-feira, para a Assembléia, e a data de 24 de março, sexta-feira, para a Greve Solidária de 24 horas.

Cordialmente,

Jorge Antunes
Professor do Departamento de Música