[ANPPOM-L] FWD cdmc - 17/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Maio 19 15:44:45 BRT 2006


FWD cdmc - 17/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/  
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	RECITAL: ADELIA ISSA (soprano), RICARDO BALLESTERO (piano) Programa
Grandes Poetas, Grandes Cancoes (24/Mai-01/Jun - Porto Alegre, RS; Londrina,
PR; Florianopolis, SC e Pelotas, RS)

2 -	VERSAO FINAL DO SITE XIV ANPPOM - BRASILIA 2006:
www.anppom2006.unb.br

3 -	CONCERTOS: OSESP. Obras de COPLAND, XENAKIS, PENDERECKI, ALMEIDA
PRADO (Jun/2006 - Sao Paulo, SP)

4 -	CONCERTO: Serie Hesperides de Musica das Americas 2006. Obras de
ALMEIDA PRADO (28/Mai, 18:00hs - Sao Paulo, SP)

5 -	9e Festival Agora - 4e Rencontres Technologiques Resonances
(01-17/Jun - Paris, FRANCA)

6 -	CONCERTO: CLAUDIA SGARBI (percussao). Obras de MARCOS MESQUITA,
MAURICIO VASCONCELOS, PAULO CHAGAS, LUIS CARLOS CSEKO e JOCY DE OLIVEIRA
(18/Jun, 20:00hs - Berlim, ALEMANHA)

7 -	LANCAMENTO DE CD: GRUPO BANZA, Iberian and African-Brazilian Music
of the 17th Century (NAXOS)

8 -	CONCERTOS: Encerramento do 2o. Ciclo de Concertos. Obras de RAVEL,
IVES, STRAVINSKI, BARBER (19/Jun, 20:30hs - Belo Horizonte, MG, BRASIL)

9 -	XIV FESTIVAL LATINOAMERICANO DE MUSICA (19-28/Mai - Caracas,
VENEZUELA)

10 -	CONCERTO DE CAMARA: HYLEA FERRAZ (soprano) e ALEXANDRA BANACHI
(piano). Obras de GINASTERA, NEPOMUCENO, SANTORO, HENRIQUE DE CURITIBA
(25/Mai - Maringa, PR, BRASIL)

11 -	CONCERTO: GRAZIELA BORTZ (trompa), ZELIA CHUEKE (piano) e SONIA RAY
(contrabaixo). Obras de KAMPELA, FICARELLI, ASKIM, HALLOREN e ALMEIDA PRADO
(21/Mai, 18:00 - Curitiba, PR, BRASIL)

12 -	CONCERTO: Musica Contemporanea para Percussao Solo. FERNANDO ROCHA.
Obras de ALMADA, GILBETS, XENAKIS, HUREL, VOLANS (21/Mai, 11:00hs - Belo
Horizonte, MG, BRASIL)

13 -	INSCRICOES ABERTAS: XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS DE CRICIUMA
(21-24/Nov/2006 - Criciuma, SC, BRASIL)

14 -	CONCERTOS: Composicion Contemporanea Argentina (03/Jun, 17:00hs -
Buenos Aires, ARGENTINA)

15 -	CONCURSO: Educacao Musical, Universidade Federal da Bahia
(INSCRICOES: 06/Jun - Salvador, BA, BRASIL)

16 -	CONCURSO: DOCENTES - Museologia e Historia, Teoria e Pratica da
Interpretacao Teatral, Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, RS, BRASIL)

17 -	COQUETEL DE INSTALACAO: Laboratorio de Performance Musical e
Psicologia e Laboratorio de Educacao Musical Profa. Alda Oliveira (01/Jun,
17:30hs - Salvador, BA, BRASIL)

18 -	CONCERTO: Grupo ANIMA (19-21/Mai - Campinas, SP, BRASIL)

19 -	CONVOCATORIA: PROFESSORES para Universidad Central del Ecuador
(Quito, EQUADOR)

20 -	POS-GRADUACAO LATO SENSU: CULTURA E ARTE BARROCA, Universidade
Federal de Ouro Preto (03-28/Jul/2006 e 08/Jan-02/Fev/2007 - Ouro Preto, MG,
BRASIL)

21 -	CALL FOR PAPERS AND PRESENTATIONS : Festival 500 ...Sharing the
Voices... (01-08/Jul/2007 - St. John, CANADA)

22 -	LANCAMENTO DE LIVRO: DONVAL SERGE, Histoire de l'Acoustique Musicale
(Ed. Fuzeau, Courlay, FRANCA)

23 -	PROJETO BATUQUE para jovens musicos busca CAPTACAO DE RECURSOS.
Instituto Cultural Arte Brasil (Londrina, PR, BRASIL)

24 -	DOCUMENTARIO e MESA-REDONDA: Koellreutter e a musica transparente
(21/Mai, 19:00hs - MIS, Sao Paulo, SP)

25 -	DEBATE: O Desafio da Producao - A Opera Como Empreendimento (06/Jun,
13:00hs - Sao Paulo, SP)

26 -	14TH INTERNATIONAL MUSIC COMPETITION BUCHAREST - VIOLIN and
COMPOSITION (07-13/Mai/2007 - Bucareste, ROMENIA)







********************************************
********************************************




1 - 	RECITAL: ADELIA ISSA (soprano), RICARDO BALLESTERO (piano). Programa
Grandes Poetas, Grandes Cancoes (24/Mai-01/Jun - Porto Alegre, RS; Londrina,
PR; Florianopolis, SC e Pelotas, RS)




******************************************** 









De: Adelia-Edelton [mailto:adeliaedelton em uol.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 18 de maio de 2006 00:32
Assunto: Recital ...Grandes Poetas, Grandes Cancoes...
 
 
 
ADELIA ISSA - Soprano
RICARDO BALLESTERO - Piano 

PROGRAMA GRANDES POETAS, GRANDES CANCOES 

Circulacao de Musica de Concerto MinC-Funarte e Petrobras



24 de maio - Porto Alegre (RS): Auditorium Tasso Correa - Instituto de Artes
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 
Rua Senhor dos Passos, 248, terreo - 20:30 h

26 de maio - Londrina (PR): Cine Teatro Universitario Ouro Verde da
Universidade Estadual de Londrina - 
Rua Maranhao, 85, Centro - 20:30h

30 de maio - Florianopolis (SC): Auditorio do Departamento de Musica do
CEART/UDESC - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina -
Rua Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi - 20:00 h

1 de junho - Pelotas (RS): Salao Milton de Lemos - Conservatorio de Musica
da Universidade Federal de Pelotas - 
Rua Felix da Cunha, 651 - 20:00 h



CANCOES DE GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS INSPIRADAS EM POEMAS DE ALGUNS
DOS MAIORES NOMES DA NOSSA LITERATURA



OLAVO BILAC
Alberto Nepomuceno - Numa Concha

MACHADO DE ASSIS
Alberto Nepomuceno - Coracao Triste

RONALD DE CARVALHO
Heitor Villa-Lobos - Festim Pagao

MARIO DE ANDRADE
Oscar Lorenzo Fernandez - Toada pra Voce
Camargo Guarnieri - Antianti e Tapejara (de ...Quatro Poemas de
Macunaima..., para Canto e Orquestra)

CECILIA MEIRELES
Helza Cameu - Chuva Fina, Matutina
Oscar Lorenzo Fernandez - Berceuse da Onda
Lina Pires de Campos - Retrato

HILDA HILST
Kilza Setti - Trova de Muito Amor para um Amado Senhor

VINICIUS DE MORAES 
Claudio Santoro - Em Algum Lugar

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Francisco Mignone - Quadrilha
Frutuoso Viana - Toada No. 3
Osvaldo Lacerda - Uma Nota, uma So Mao

MANUEL BANDEIRA
Cesar Guerra-Peixe - Vou-me Embora pra Pasargada
Camargo Guarnieri - O Impossivel Carinho
Francisco Mignone - Dona Janaina



O Projeto:

Dois dos mais importantes musicistas brasileiros unem-se para apresentar um
programa exclusivamente dedicado a cancao de camara brasileira. Este
programa tem como estrutura a utilizacao, pelos mais importantes
compositores de nosso pais, de poesias de alguns dos maiores nomes de nossa
literatura. Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Heitor
Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, entre outros, musicaram poesias de Manuel
Bandeira, Mario de Andrade, Cecilia Meireles, Machado de Assis Carlos
Drummond de Andrade, e Vinicius de Moraes, entre varios outros. O resultado
sao cancoes elaboradas, intensas, impregnadas de uma autentica brasilidade,
que ressaltam a essencia de nossas tradicoes culturais, atraves da perfeita
integracao entre as duas linguagens, musica e palavra. 


ADELIA ISSA - Soprano


Uma das mais importantes cantoras liricas brasileiras, Adelia Issa
frequentou a Manhattan School of Music, em Nova York, onde tambem participou
de workshops de cena lirica ministradas por Lou Galterio, da New York City
Opera. Fez cursos de aperfeicoamento operistico com Carolina Segrera e
Graziella Sciutti e, mais recentemente, com Nico Castel, na Metropolitan
Opera de Nova York, com bolsa de estudos do Ministerio da Cultura. Em musica
de camara, trabalhou sob a orientacao do renomado pianista Dalton Baldwin.

Tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais,
concertos sinfonicos e em operas, sob a regencia de Isaac Karabtchevsky,
Eleazar de Carvalho, Eugene Kohn, John Neschling, Alceo Bocchino, Roberto
Minczuk, Osvaldo Colarusso, Roberto Ricardo Duarte, Aylton Escobar, e varios
outros maestros de igual renome. Dentre suas atuacoes mais importantes
destacam-se as operas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo
Bergonzi, Carmen de Bizet, com Placido Domingo e Fidelio de Beethoven, com
regencia de Stefan Lano; a participacao no grande concerto de reinauguracao
do Teatro Amazonas, em Manaus, interpretando trechos da opera Il Guarany de
Carlos Gomes, com regencia de Silvio Barbato; a interpretacao das Bachianas
Brasileiras No. 5 de Villa-Lobos, em concerto oficial comemorativo ao
centenario do compositor, transmitido ao vivo por todas as Radios e TVs
Educativas do pais; e a atuacao em Pierrot Lunaire, de Schoenberg, com
poesia em portugues de Augusto de Campos, com regencia de Ronaldo Bologna.

Vem desenvolvendo um extenso repertorio como interprete de musica de camara
brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violao, e conjuntos
instrumentais com diversas formacoes. Foi solista em primeiras audicoes
mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jocy de Oliveira,
Paulo Costa Lima, e no Requiem de Claudio Santoro, com regencia do
compositor, e tambem nas primeiras audicoes brasileiras de Strophen, do
polones K. Penderecki, com regencia de Fabio Mechetti, e no Requiem do
hungaro F. Hidas, com regencia de Laszlo Marosi.

No campo pedagogico, tem sido convidada a ministrar cursos e seminarios em
alguns dos principais Festivais de Musica do pais, entre eles o de Campos do
Jordao, Maringa, Campo Grande, Itu, Aguas de Sao Pedro e Joao Pessoa.

Adelia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mario de
Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravacao dos CDs Remeiros do
Sao Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando
obras do barroco mineiro (projeto Acervo da Musica Brasileira - Petrobras).
Recebeu, em 1999, uma das mais importantes premiacoes da musica de concerto
no Brasil, o Premio Carlos Gomes, como Destaque Vocal Feminino. 


RICARDO BALLESTERO - Pianista

Nascido em Sao Paulo, Ricardo Ballestero tem dedicado sua carreira a arte do
acompanhamento, preparacao vocal e musica de camara, tendo sido aluno de
dois dos mais renomados pianistas-colaboradores da atualidade, Martin Katz e
Dalton Baldwin.  Tem se apresentado em recitais com cantores solistas do
Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera e com musicos
das orquestras sinfonicas de Baltimore, Porto Rico e Sao Paulo e das operas
de Frankfurt e Madrid.

E Professor-Doutor do Departmento de Musica da Universidade de Sao Paulo, e
atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizou
recitais-palestras e cursos sobre o repertorio vocal de camara na Italia,
nos EUA e no Brasil. 

Ballestero completou o seu Doutorado em Acompanhamento e Musica de Camara na
Universidade de Michigan, Estados Unidos, onde teve a oportunidade de
acompanhar as aulas de Shirley Verrett, George Shirley e as master-classes
de Grace Bumbry e Janos Starker.  Foi integrante do programa para jovens
cantores e pianistas da Houston Grand Opera, em Houston, Texas. Completou o
seu Mestrado no Westminster Choir College, em Princeton, tambem nos Estados
Unidos, e o seu Bacharelado na Universidade de Sao Paulo.

Trabalhou como pianista regular do Coro Masculino da Universidade de
Michigan, e colaborou com o Westminster Symphonic Choir na preparacao do
oratorio Elias, de Mendelssohn, executado junto a Orquestra da Filadelfia,
sob a regencia de Wolfgang Sawallish.

Como pianista-correpetidor, participou de mais de vinte producoes das operas
de Houston,  Festival Amazonas de Opera, e das universidades de Michigan e
Colorado. No campo da musica instrumental, Ballestero foi o pianista oficial
da Sphinx Strings Competition-2000, em Detroit, Estados Unidos, e recebeu o
premio de melhor pianista-acompanhador no Premio Eldorado de Musica em 1995,
em Sao Paulo.
















********************************************
********************************************




2 - 	VERSAO FINAL DO SITE XIV ANPPOM - BRASILIA 2006:
www.anppom2006.unb.br




******************************************** 











De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Anppom2006
Enviada em: segunda-feira, 15 de maio de 2006 11:40
Assunto: [ANPPOM-L] FINALMENTE SITE ANPPOM 2006 NO AR!





A versao final do site XIV ANPPOM - Brasilia 2006 esta finalmente disponivel
em www.anppom2006.unb.br

Provavelmente nao sem alguns necessarios e justos ajustes, mas o acesso
agora devera estar mais leve e plenamente normalizado. Por favor, enviem
qualquer comentario. Algumas informacoes serao atualizadas nos proximos dias
e na medida em que se fizerem necessarias.

- Estamos estudando uma forma de envio do formulario de inscricao on-line
como forma de antecipacao da impressao de crachas. Assim, a apartir da
proxima semana isto estara solucionado.

- Alerto que o espaco Lancamentos Editoriais esta aberto para sugestoes.

- A data final para remessa dos trabalhos e 31 MAIO 2006.





Beatriz Magalhaes Castro
Presidente, Coordenacao Executiva XVI CONGRESSO ANPPOM - Brasilia 2006















********************************************
********************************************




3 - 	CONCERTOS: OSESP. Obras de COPLAND, XENAKIS, PENDERECKI, ALMEIDA
PRADO (Jun/2006 - Sao Paulo, SP)




******************************************** 











De: Imprensa/Osesp [mailto:comunicacao em osesp.art.br] 
Enviada em: sexta-feira, 12 de maio de 2006 18:14
Assunto: Concertos da Osesp em JUNHO




Segue abaixo a programacao completa da Osesp para o mes de Junho... Destaque
para os concertos com Nelson Freire e regencia de John Neschling no final do
mes, para a Sinfonia no.8 de Bruckner, na primeira semana do mes e para a
obra de Krzysztof Penderecki, Os sete portoes de Jerusalem.

Para mais informacoes, fotos ou entrevistas, entrem em contato.


Alexandre Felix
Assessor de Comunicacao

Cleide Nascimento
Assessora de Imprensa 




01 JUN quinta 21h00 Jacaranda
02 jun sexta 21h00 Pequia
03 jun sabado 16h30 Ipe

ROMAN BROGLI-SACHER , regente

ANTON BRUCKNER 
Sinfonia no. 8 em do menor, WAB 108




08 jun quinta 21h00 Carnauba
09 jun sexta 21h00 Paineira
10 jun sabado 16h30 Imbuia

Antoni Wit, regente
Kuba Jakowicz, violino
Coro da Osesp

WOJCIECH KILAR 
Orawa 

MIECZYSLAW KARLOWICZ 
Concerto para Violino em La maior, Op.8 

JOHANNES BRAHMS
Gesang der Parzen, Op.89 
Nanie, Op.82 
Cancao do Destino, Op.54 




11 jun domingo 17h00 Serie de Camara

WAGNER POLISTCHUK, regente
CORO DA OSESP

IGOR STRAVINSKY
Concerto em Mi b maior - Dumbarton Oaks 

AARON COPLAND
Appalachian Spring: Suite 

HEITOR VILLA-LOBOS
Choros no. 3 - Pica-pau

YANNIS XENAKIS
Persephassa




15 jun quinta 21h00 Pau-Brasil
16 jun sexta 21h00 Sapucaia
17 jun sabado 16h30 Jequitiba

Osmo Vanska, regente
Antti Siirala, piano

LUDWIG VAN BEETHOVEN 
Concerto no. 3 para Piano em do menor, Op.37 
Sinfonia no. 3 em Mi b maior, Op.55 - Eroica 




22 jun quinta 21h00 Cedro
23 jun sexta 21h00 Araucaria
24 jun sabado 16h30 Mogno

John Neschling, regente
IWONA HOSSA, soprano
IZABELLA KLOSINSKA, soprano
JADWIGA RAPPE, mezzo soprano 
ADAM ZDUNIKOWSKI, tenor
PIOTR NOWACKI, baixo
TADEU AGUIAR, narrador
CORO DA OSESP

WOLFGANG A. MOZART 
Divertimento no. 7 em Re maior, KV 205 

KRZYSZTOF PENDERECKI 
Os sete Portoes de Jerusalem 




29 jun quinta 21h00 Carnauba
30 jun sexta 21h00 Paineira
01 JUL sabado 16h30 Imbuia

John Neschling, regente
Nelson Freire, piano
Rodrigo Esteves, baritono
CAIQUE MEIRA RONQUI voz infantil
Coro Infantil da Osesp

RICHARD STRAUSS 
O burgues fidalgo, Op.60 

J.A. ALMEIDA PRADO 
Salmo 23 (1a. Audicao mundial) 

SERGEI PROKOFIEV 
Concerto no. 2 para Piano em sol menor, Op.16













********************************************
********************************************




4 - 	CONCERTO: Serie Hesperides de Musica das Americas 2006. Obras de
ALMEIDA PRADO (28/Mai, 18:00hs - Sao Paulo, SP)




******************************************** 











De: [mailto:nucleohesperides em yahoogrupos.com.br] Em nome de Rosana Civile
Enviada em: terca-feira, 9 de maio de 2006 12:01
Assunto: [nucleohesperides] Serie Hesperides de Musica das Americas - 2006.
Encontro de maio: Almeida Prado


Paulo Porto Alegre, Jose Augusto Mannis, Joaquim Abreu, Rogerio Wolf, Jose
Antonio Soares, Antonio Ribeiro, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Rosana Civile



Nucleo Hesperides - Musica das Americas 
CENA - Centro de Encontro das Artes

Sygma Consultoria 
KTN Consultoria Tecnologica 
promovem a

SERIE HESPERIDES DE MUSICA DAS AMERICAS - 2006

Encontros no CENA - Centro de Encontro das Artes -
Rua Ibiate, 52 - Itaim Bibi
Sao Paulo

Maio
Dia 28, domingo, 18 horas

ALMEIDA PRADO

Programa:

Parte I
Momentos para piano solo (1o., 4o. e 5o. cadernos)
Regis Gomide (piano)

Parte II
Cartas Celestes XI para marimba, vibrafone e piano
Carta de Jerusalem para soprano, ator recitante, piano e 3 percussionistas
Andrea Kaiser (soprano), Caio Monteiro (ator recitante) Marcos Aragoni
(piano), Joaquim Abreu, Marco Monteiro, Nelson Carneiro (percussao)

Apos a apresentacao, conversa informal com o compositor.  

ENTRADA FRANCA

Favor confirmar a presenca:
hesperides em hesperides.mus.br













********************************************
********************************************




5 - 	9e Festival Agora - 4e Rencontres Technologiques Resonances
(01-17/Jun - Paris, FRANCA)




******************************************** 





De : http://agora2006.ircam.fr/?L=0



9e FESTIVAL AGORA - 4e RENCONTRES TECHNOLOGIQUES RESONANCES


JEUDI 1ER - SAMEDI 17 JUIN




LE MIROIR ET LA PORTE

Le premier soir, le spectateur prend place dans une gigantesque boite, lieu
dans le lieu, dont les parois, portes et fenetres, sont amovibles. Au-dehors
sont disposes l'orchestre et le chœur. Inspiree par la description de la
Renommee (Fama) chez Ovide, cette architecture dramaturgique du compositeur
Beat Furrer ouvre le nouveau festival de l'Ircam. Par le biais des auvents
et de la scenographie concue par Christoph Marthaler, deux espaces
communiquent et se derobent : la voix a l'interieur de la boite et l'immense
exteriorite, l'ame culbutee et la matiere sonore repliee. Ces deux espaces
constituent ensemble le sujet du monologue interieur inspire de Schnitzler.
Tout procede par la circulation rapide de simulacres sonores, signalant la
puissance de forces exterieures dont on ne sait rien encore. Dans la voix de
Mademoiselle Else bruit la totalite du monde qu'elle exprime.

Rassemblant toutes les equipes de l'Ircam, Agora et Resonances pour la
premiere fois reunis, affirment la nouvelle politique de l'institut : la
convergence de la creation et de la recherche. Soutenu par de nouveaux
partenaires comme l'Opera national de Paris et Radio France, elargi
jusqu'aux dimensions de l'orchestre, le festival met en perspective la
creation vecue et la reflexion theorique, le domaine instrumental et la
technologie, l'une se refletant dans l'autre.


http://agora2006.ircam.fr/544.html?&L=1





THE MIRROR AND THE DOOR

The first evening, the audience takes its place inside a gigantic box, a
space within a space, with mobile walls, doors and windows. The orchestra
and chorus are situated on the outside of the box. Inspired by the
description of Rumor (Fama) by Ovid, this dramaturgic architecture by the
composer Beat Furrer opens Ircam's new festival. Through the awnings and
direction imagined by Christoph Marthaler, the two spaces communicate while
hiding from each other: the voice inside the box and the vastness of the
exterior, the chaotic soul and the neatly folded sound material. The theme
of the internal monologue inspired by Schnitzler is embodied in these two
spaces. Everything is conducted through a rapid circulation of sound
enactments, indicating the influence of the outside powers, of which we know
nothing. In Mademoiselle Else's voice one hears murmurs of the vastness of
the world she expresses.

Agora and Resonances, united for the first time, bring together all the
Ircam teams and confirm the institute's new policy: the convergence of
creation and research. Supported by new partners like the Opera National de
Paris and Radio France, expanded to orchestral dimensions, the festival puts
in perspective practiced creation and theoretical reflection, the
instrumental domain and the technological domain, mirroring each other.


http://agora2006.ircam.fr/544.html?&L=1



















********************************************
********************************************




6 - 	CONCERTO: CLAUDIA SGARBI (percussao). Obras de MARCOS MESQUITA,
MAURICIO VASCONCELOS, PAULO CHAGAS, LUIS CARLOS CSEKO e JOCY DE OLIVEIRA
(18/Jun, 20:00hs - Berlim, ALEMANHA)




******************************************** 









De: marcos mesquita [mailto:marcosmesquita em yahoo.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 17 de maio de 2006 09:28
Assunto: Percussao em Berlim


Com apoio da Copa da Cultura, a percussionista brasileira Claudia Sgarbi vai
apresentar, em Berlim, um concerto com obras solo de compositores
brasileiros.


Programa:

MARCOS MESQUITA - Recuerdos con las pieles
MAURICIO RIBEIRO DE VASCONCELOS - As sombras que atravessam o dia
PAULO CHAGAS - Rio VIII (Intermezzo III)
LUIS CARLOS CSEKO - Noticias dos dias vaos 4
JOCY DE OLIVERIRA - An act of sound



Domingo, 18 de junho, 20:00 horas.
Haus 19, Campus Nord, Humboldt Universitat
(www.7hours.com).
Entrada 1 pela Phillipstrasse.
Entrada 2 pela Reinhardstrasse (U6, Oranienburger Tor).


A percussionista Claudia Sgarbi nasceu em Sao Paulo em 1966. Estudou na
Escola de Comunicacoes e Artes da USP e no Conservatorio de Musica de
Bruxelas com Robert van Sice. Radicada em Berlim desde 1996, trabalha com os
grupos Ensemble United Berlin, Kammerensemble Neue Musik, Oriol, Musica
Temporale, entre outros. E fundadora da quarteto de percussao qUAdRUM e do
Trio Nexus (com flauta e piano). Como solista, apresenta-se regularmente em
festivais como o Ultraschall, Maerzmusik, ambos de Berlim, Donaueschingen,
Musikpodium de Zurique, Romanischer Sommer de Colonia, Tage fur Neue Musik
de Dresden, Tage fur Neue Musik de Bamberg, Festival de Musique
Contemporaine (Bruxelas e Brugge), e salas de concerto como o Konzerthaus
Berlin, Goethe Institut Roma e Florenca, entre outras.















********************************************
********************************************




7 - 	LANCAMENTO DE CD: GRUPO BANZA, Iberian and African-Brazilian Music
of the 17th Century (NAXOS)




******************************************** 









De: ofraga [mailto:ofraga em superig.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 16 de maio de 2006 22:03
Assunto: Grupo Banza pela Naxos



GRUPO BANZA PELA NAXOS 


O selo Naxos(http://www.naxos.com) esta lancando neste mes de Maio o CD
IBERIAN AND AFRICAN-BRAZILIAN MUSIC OF THE 17TH CENTURY, pelo Ensemble Banza
(Grupo Banza - http://www.rem.ufpr.br/banza/) com pesquisa e direcao musical

de Rogerio Budasz. 

Este trabalho ja havia sido premiado pela Petrobras no projeto Petrobras
Musica 2004 que possibilitou nao apenas a gravacao deste CD, mas tambem uma
turne pelas principais capitais brasileiras. 

O Grupo e de Curitiba e e formado por Ademir Mauricio (canto), Ana Paula
Peters (flauta doce e traverso), Atli Ellendersen (violino barroco), Orlando
Fraga (viola de mao), Paulo Demarchi (percussao), Roger Burmester (teorba e
bandurra), Rogerio Budazs (viola de mao, arranjos e direcao musical). 

O CD consta de 20 pecas anonimas do Seculo XVII que direta ou indiretamente
aparecem na obra de Gregorio de Mattos. Sao elas, 

01. Cumbe Oitavo Tom 
02. Marinicolas / Marisapoles Quarto Tom 
03. Fantasia Quarto Tom Italiana 
04. Pavana Primeiro Tom / Pavana Primeiro Tom Italiana 
05. Gagliarda 
06. Foi-Se Bras Da Sua Aldeia 
07. Tarantela 
08. Arromba Quarto Tom 
09. Gandum Setimo Tom 
10. Caozinho De Sofala 
11. Sarambeque Segundo Tom 
12. Paracumbe Setimo Tom 
13. Cubanco Setimo Tom 
14. Ay Verdades Que En Amor 
15. Saltarello 
16. Roajo Segundo Tom / Rojao Primeiro Tom 
17. Vacas Primeiro Tom 
18. Ay De Ti Pobre Cuidado 
19. Vilao Setimo Tom 
20. Canario 


Orlando Fraga 



















********************************************
********************************************




8 - 	CONCERTOS: Encerramento do 2o. Ciclo de Concertos. Obras de RAVEL,
IVES, STRAVINSKI, BARBER (19/Jun, 20:30hs - Belo Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 








De: Fundacao de Educacao Artistica [mailto:fea em gold.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 18 de maio de 2006 13:44
Assunto: A Musica no Seculo XX dia 19/05



2o. CICLO DE CONCERTOS

...A MUSICA NO SECULO XX...



Encerra-se 6a. feira, dia 19, as 20:30, o Ciclo promovido pela Fundacao de
Educacao Artistica, na Sala Sergio Magnani. Ingresso a 1 real.

No programa, musica de camara de Ravel, Charles Ives (A Pergunta Nao
Respondida), Stravinsky (Octeto), dos americanos Samuel Barber e Ned Rorem e
dos membros do celebre grupo dos ...Seis..., Poulenc e Durey.

Atuarao os regentes Afranio Lacerda e Oiliam Lanna, os cantores Eladio
Perez-Gonzalez e Vanya Soares, as pianistas Cristina Guimaraes e Sandra
Almeida (4 maos), alem de quarteto de cordas e octeto de sopros.


Os ingressos estarao a venda na Fundacao de Educacao Artistica a partir das
8 horas da manha, na 6a. feira.

Valor do ingresso: R$1,00.
Endereco: rua Goncalves Dias, 320 - bairro Funcionarios - BH
Telefone: 3226.6866















********************************************
********************************************




9 - 	XIV FESTIVAL LATINOAMERICANO DE MUSICA (19-28/Mai - Caracas,
VENEZUELA)




******************************************** 











De [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de Alfredo
Rugeles
Enviada em: terca-feira, 16 de maio de 2006 13:58
Assunto: [compvenz] XIV Festival Latinoamericano de Musica, Caracas Mayo de
2006



XIV FESTIVAL LATINOAMERICANO DE MUSICA

CARACAS MAYO DE 2006


El  XIV Festival Latinoamericano de Musica se celebrara en Caracas entre los
dias Viernes 19 y domingo 28 de Mayo de 2006, en los que disfrutaremos de un
amplio recorrido por la musica academica latinoamericana. 

Los conciertos se llevaran a cabo en la Sala Jose Felix Ribas del Teatro
Teresa Carreno, el Museo de Arte Contemporaneo, el Centro Cultural Corp
Group, la Galeria de Arte Nacional y el Auditorio de la Facultad de
Humanidades de la Universidad Central de Venezuela.

El Festival de este ano acoge con gran orgullo el Encuentro del Colegio de
Compositores Latinoamericanos de Musica de Arte.  Contaremos con la honrosa
presencia de su Presidente y Fundador, el compositor mexicano Manuel De
Elias y de los Maestros Marlos Nobre, compositor brasileno reciente ganador
del Premio Iberoamericano Tomas Luis de Victoria y el compositor peruano
Celso Garrido Lecca en el 80 aniversario  de su nacimiento, a quienes estara
dedicado este Festival.

Dentro de nuestro criterio de expansion, nos es grato presentar a
prestigiosos solistas y grupos internacionales de reconocida trayectoria
dentro de la difusion de la musica contemporanea, como son el guitarrista
argentino residenciado en Mexico Victor Pellegrini, el director de orquesta
y compositor cubano Guido Lopez Gavilan, el pianista y compositor argentino
residenciado en Canada Alcides Lanza, el Ensamble del Siglo XX de Viena,
Austria dirigido por el Maestro Peter Burwik, la arpista estadounidense
Deborah Hoffman, el director estadounidense Irwin Hoffman, el compositor y
director de orquesta mexicano Manuel De Elias, el violinista Alejandro Sacha
Ferreira, el guitarrista argentino Sergio Puccini, y el pianista y
compositor espanol residenciado en Colombia, Moises Bertran.

En los diez activos dias del Festival,  estaremos presentando dieciocho (18)
conciertos en Caracas. El Festival Latinoamericano de Musica es el unico
evento que en los ultimos anos ha logrado presentar todas  las orquestas
sinfonicas de la ciudad. Contaremos con las actuaciones de de la Orquesta
Sinfonica de la Juventud Venezolana Simon Bolivar, la Orquesta Sinfonica
Gran Mariscal de Ayacucho, la Orquesta Sinfonica Venezuela, la Orquesta
Filarmonica Nacional y los grupos de camara de la Orquesta Sinfonica
Municipal de Caracas (OSSB, OSGMA, OSV, OFN y OSMC). Solistas como la
arpista Marisela Gonzalez, el guitarrista Ruben Riera, el percusionista
Gustavo Olivar, la soprano Sara Catarine, el flautista Enver Cuervo y la
arpista Annette Leon, la compositora y pianista Marianela Arocha, el
contrabajista Joel Novoa, el clarinetista Gorgias Sanchez, el saxofonista
Gregory Parra, el violoncellista William Molina y la pianista Vilma Sanchez,
y el director mexicano residenciado en Venezuela Jose Antonio Ceron Ortega.
Igualmente estaran presentes agrupaciones venezolanas como la Schola
Cantorum de Caracas dirigida por la Maestra Maria Guinand, el Quinteto de
Metales de la OSSB, el Ensamble de Percusion Tamborum dirigido por el
Maestro Edgar Saume, el Cuarteto de Cuerdas Millenium, el Duo Sans-Palacios,
el Cuarteto de Clarinetes de Caracas y el Ensamble de Camara de la OSMC.
Este ano, por primera vez en sus catorce ediciones, el Festival sale de
nuestra ciudad capital y se expande a las ciudades vecinas de Maracay y Los
Teques. Como subsedes estaremos presentando a la Orquesta Sinfonica de
Aragua (OSA) en Maracay con el cellista German Marcano bajo la conduccion
del Maestro Luis Miguel Gonzalez. Asimismo, algunos de los conciertos de
nuestro cronograma seran repetidos en el Estado Miranda.

Paralelamente, celebraremos entre el Lunes 22 y el Jueves 25 el Ciclo de
Ponencias, Conferencias y encuentros con los jovenes compositores en la Sala
de usos multiples de la Facultad de Humanidades y Educacion (Comision de
Estudios de Postgrado) de la Universidad Central de Venezuela, entre las
10am y las 12:30pm. Estas seran jornadas de reflexion sobre el quehacer y el
devenir de la musica academica latinoamericana. Por otra parte, distinguidos
miembros del Ensamble del Siglo XX de Viena, dirigido por Peter Burwik
estaran impartiendo Clases Magistrales a los jovenes interpretes de las
orquestas juveniles de Venezuela.

Como en las ediciones anteriores,  durante los diez activos dias del
Festival se presentaran obras de un muy representativo grupo de compositores
venezolanos de todas las generaciones y de las mas diversas tendencias
esteticas, al lado de los mas relevantes compositores de Latinoamerica. Este
ano se interpretaran un total de ciento dos (102) obras, cuarenta y cuatro
de compositores venezolanos, cuarenta y ocho de compositores
latinoamericanos y diez de compositores europeos. Como ningun otro, el
Festival Latinoamericano de Musica se ha distinguido por contar con un
numero muy alto de estrenos mundiales, (veintitres en la presente edicion) y
estrenos en Venezuela, (con un total de cuarenta y uno).

Nuestros programas se han caracterizado por alcanzar a un publico de muy
diversa indole, que abarca no solo especialistas del tema, sino todos
aquellos interesados en el arte y el pensamiento latinoamericanos. Claros
con nuestro compromiso de difusion de tan altos valores nuestros conciertos
son, en su mayoria, de entrada gratuita (Corp Banca, UCV, GAN y MAC)
cobrando solo una entrada simbolica de cinco mil bolivares en el Teresa
Carreno, a fin de facilitar el acceso a jovenes, ninos, estudiantes y
miembros de la tercera edad entre otros.

Esta sera sin duda una invalorable oportunidad para conocer la produccion
musical de la musica academica contemporanea de Venezuela y America latina!


Mas informacion en nuestra pagina web:
http://festilatmus06.8m.com



Nuestros gentiles patrocinantes y aliados son:

Fundacion del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e
Infantiles de Venezuela, (FESNOJIV ), Ministerio de Cultura, Fundacion
Teatro Teresa Carreno, Fundacion Corp Group Centro Cultural, Fundacion Banco
Mercantil , CVG-Edelca, SodexhoPass Venezuela, S.A., Fundacion Poliedro de
Caracas,  ASINCRO, C.A. Ingenieros Consultores, Universidad Simon Bolivar,
Universidad Central de Venezuela, Gobierno Bolivariano de Miranda, Instituto
Mirandino de Cultura,  Embajada de Austria, Embajada del Peru, Embajada de
Brasil, El Nacional, The Daily Journal , Sr. Eduardo Chibas, SACVEN,
Sociedad de Autores y Compositores de Venezuela, Fundacion Meijer-Werner,
Galeria de Arte Nacional (GAN), Museo de Arte Contemporaneo (MAC).




Ahi viene el Festival!!
http://festilatmus06.8m.com/

















********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTO DE CAMARA: HYLEA FERRAZ (soprano) e ALEXANDRA BANACHI
(piano). Obras de GINASTERA, NEPOMUCENO, SANTORO, HENRIQUE DE CURITIBA
(25/Mai - Maringa, PR, BRASIL)




******************************************** 










De: Canto [mailto:canto em sercomtel.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 15 de maio de 2006 17:27
Assunto: Concerto Intermezzo




SERIE INTERMEZZO 18 ANOS

CONCERTO DE CAMARA

CANTO E PIANO


25 de Maio (quinta -feira) - Teatro Luzamor - Maringa - 21 horas ( entrada
franca)



DVORAK      Als Die Alte Muter ( Ciclo de Cancoes)
Cancao da Lua (Rusalka)

DONAUDY     Amorosi Miei Giorni

DEBUSSY    Primeira Arabesque  ( 1888)

PUCCINI    Mi Chiamano Mimi. (La Boheme) 

GINASTERA    Cancion al Arbol del Olvido

NEPOMUCENO    Trovas

VILLA-LOBOS    Melodia Sentimental (Floresta Amazonica)

SANTORO    Paulistana no. 01 (1953)

HENRIQUE DE CURITIBA    ...Al Telefono 345...... (1999)
Morena, Moreninha (2005)
My Shining Star




HYLEA FERRAZ - soprano
ALEXANDRA D. BANACHI - piano
















********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: GRAZIELA BORTZ (trompa), ZELIA CHUEKE (piano) e SONIA RAY
(contrabaixo). Obras de KAMPELA, FICARELLI, ASKIM, HALLOREN e ALMEIDA PRADO
(21/Mai, 18:00 - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 










De: Zelia Chueke [mailto:zchuekepiano em hotmail.com] 
Enviada em: sexta-feira, 12 de maio de 2006 16:24
Assunto: concerto final do Encam


ENCONTRO DE COGNICAO E ARTES MUSICAIS

Departamento de Artes da Universidade Federal do Parana 

CONCERTO FINAL

Domingo 21 de maio , 2006 as 18: 00 hs
Auditorio Brasilio  Itibere
Rua Ebano Pereira 240, Centro



PROGRAMA

KAMPELA, Arthur - Layers for a Transparent Orgasm (1991)
Graziela Bortz, trompa

FICARELLI, Mario - Reverence (2001) Primeira audicao  mundial
Zelia Chueke, piano, mao esquerda 

ASKIM,Peter - Eight Solitudes (2003) 
Sonia Ray, contrabaixo
Zelia Chueke, piano

HALLOREN, Matt - Now Here is Nowhere (1997)
Sonia Ray, contrabaixo

ALMEIDA PRADO- Extratos da Cartilha ritmica para piano
Diferentes articulacoes - Apos o preludio BWV999 de J. S. Bach (1999)
Acentuacoes diversas em 6/8 - Catira (1999)
Acentuacoes diversas em 2/4 - Yara Paraguassu., chorinho (1999)
Valsa em quatro andamentos - Sonhos em lilas (1999)
Pulsacao fixa (1992)
Acentos diversos com ressonancias - Ad laudes matutinas (1972)
Denominador comum (1992)
Passacalha-chacona ritmica (2003)
Mudancas de compassos em torno de uma nota pivo (1999)
Batucada ou A Festa de Todos os Ritmos (1992)

Sara Cohen, piano
















********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: Musica Contemporanea para Percussao Solo. FERNANDO ROCHA.
Obras de ALMADA, GILBETS, XENAKIS, HUREL, VOLANS (21/Mai, 11:00hs - Belo
Horizonte, MG, BRASIL)




******************************************** 







De: Fundacao de Educacao Artistica [mailto:fea em gold.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 18 de maio de 2006 11:40
Assunto: Manhas Musicais 21/05




MANHAS MUSICAIS apresenta,

CONCERTO: MUSICA CONTEMPORANEA PARA PERCUSSAO SOLO

FERNANDO ROCHA - PERCUSSAO



Fernando Rocha e professor de percussao da Universidade Federal de Minas
Gerais. Atualmente reside em Montreal, Canada, onde esta concluindo o seu
doutorado em Performance Musical pela McGill University. Ao longo de sua
carreira, tem se dedicado especialmente a performance de musica
contemporanea, participando, como solista ou membro de grupo de camara, de
inumeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Bacharel em Percussao pelo Instituto de Artes da UNESP, foi integrante do
grupo de percussao PIAP, dirigido por John Boudler.  Aperfeicou-se em
vibrafone e improvisacao em Nova York. Desde 2000 tem tido grande atividade
internacional. Desde 2004, tem realizado varios concertos solo e de musica
de camara no Canada, e em 2005 participou como artista convidado da PASIC
(principal convencao internacional de percussao) realizada em Columbus
(USA). 



O Concerto
Embora o repertorio para percussao solo ainda seja pequeno e muito recente,
algumas pecas ja comecam a se destacar. O programa deste concerto inclui
algumas obras que ja podem ser consideradas importantes dentro do repertorio
da musica contemporanea. Nas ultimas decadas, compositores das mais diversas
origens tem-se interessado mais e mais pelo uso da percussao. E interessante
notar que, em muitos casos (como nas obras deste concerto), a utilizacao da
percussao esta quase que totalmente desvinculada de elementos da musica
tradicional, especialmente dos ritmos tradicionais. A percussao torna-se um
veiculo para um discurso musical de grande complexidade ritmica, exploracao
de novos timbres e desprendimento da rigidez do sistema tonal,
caracteristicas, de fato, bastante comuns a boa parte do repertorio
contemporaneo, independente do instrumento utilizado. 



REPERTORIO

1.	Linde (1996) - Daniel Almada (Argentina, 1964) - vibrafone e tape
2.	Rebonds A (1987) - Iannis Xenakis (Grecia/Franca, 1922-2001) -
percussao multipla
3.	Ariane Endormie (2004) - Nicolas Gilbert (Canada, 1979) - vibrafone
solo
4.	Loops II (2000-2002) - Philipe Hurel (Franca, 1955) - vibrafone solo
5.	She who sleeps with a small blanket (1985) - Kevin Volans (Africa do
Sul, 1949) - percussao multipla



Data e horario: Domingo - 21/05/06 as 11:00 horas.

Ingressos: R$5 (meia entrada para todas as categorias).
Venda: 5a. e 6a. feira ate as 21 horas e Sabado ate as 12 horas na
secretaria da FEA. Na bilheteria, Domingo a partir das 10 horas.

Local: Sala de Musica Sergio Magnani
Endereco: R. Goncalves Dias, 320 - bairro Funcionarios - BH - MG
Informacoes: (31)3226.6866















********************************************
********************************************




13 - 	INSCRICOES ABERTAS: XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS DE CRICIUMA
(21-24/Nov/2006 - Criciuma, SC, BRASIL)




******************************************** 










De: Edson Tadeu Ortolan [mailto:eortolan em uol.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 19 de maio de 2006 01:59
Para: eortolan em uol.com.br
Assunto: XIV Festival Internacional de Corais de Criciuma


ABERTAS INSCRICOES PARA XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS DE CRICIUMA

21 a 24 de novembro de 2006

Teatro Municipal Elias Angeloni

Criciuma - Santa Catarina - Brasil



Chegamos a mais uma edicao do FICC, o XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS
DE CRICIUMA e a cidade de Criciuma tem novamente a oportunidade de mostrar
todo seu carinho e alegria por sediar o mais importante encontro de corais
realizado na regiao sul do Brasil. Consolidar a pratica coral como veiculo
da interacao entre cidadaos de diversos pontos do planeta e o principal
objetivo deste festival. E deste modo que queremos tornar vivo, mais uma
vez, o nosso lema: TODAS AS VOZES DO MUNDO NUM CANTO DE AMOR A PAZ. Neste
sentido, e com muita satisfacao que a Comissao Central Organizadora
apresenta o Regulamento do XIV FICC.



REGULAMENTO DA PARTICIPACAO

Art. 1o. - O XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS e um Festival de carater
nao competitivo, e sera realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2006,
na cidade Criciuma, Santa Catarina, Brasil.

Art. 2o. - A participacao esta aberta para corais adultos bem como infantis
e/ou juvenis, nacionais e internacionais.

Art. 3o. - O Festival arcara com as despesas de hospedagem e alimentacao
para os corais selecionados, por ate 3 (tres) dias de alimentacao e ate 3
(tres) pernoites em hotel.

parag.  1o. As despesas acima referidas correspondem a um total de ate 30
(trinta) componentes (regente, coralistas e musicos) por grupo coral.

parag.  2o. O coral que contar com mais de 30 componentes arcara com as
despesas dos integrantes que ultrapassarem este numero.

parag.  3o. Todas as despesas dos acompanhantes sao de responsabilidade do
coral, ainda que possua um numero inferior a 30 componentes.

parag.  4o. O coral que desejar hospedar-se ou alimentar-se em locais nao
previstos pela CCO tera como responsabilidade o pagamento das despesas
contraidas.

parag.  5o. Para os corais que chegarem por via aerea o festival respondera
pelo traslado dos hoteis para os locais de apresentacao.


DA INSCRICAO

Art. 4o. - O prazo para inscricao e o dia 8 de setembro de 2006.

Art. 5o. - Para efeito de inscricao e realizacao do processo avaliativo os
corais deverao apresentar:

1 - ficha (em anexo) preenchida pelo(a) presidente, coordenador(a), ou
maestro(ina) onde consta a concordancia com as normas do presente
regulamento

2 - ficha de repertorio (em anexo)

3 - curriculum vitae do coral;

4 - curriculum vitae do regente.

5 -(2) duas fotos do coral em formato .jpeg ou psd

6 - 1 (uma) copia de cada partitura a ser executada, com a especificacao dos
instrumentos que serao utilizados, caso alguma das  musicas venha a ser
apresentada
com acompanhamento instrumental;

7 - 1 (um) DVD demonstracao ou uma fita de video VHS acompanhada de
audio-CD, demonstracao, com no minimo 5 (cinco) musicas gravadas, sendo
dentre as cinco: a) pelo menos 1 (uma) de autor brasileiro; b)  pelo menos 1
(uma)  ...a capella...;  c) 2 (duas) delas devem fazer parte do repertorio a
ser executado;

parag. 1o.  As fichas de inscricao, repertorio, os curriculos do coral e do
regente bem as fotos do coral (itens 1, 2, 3, 4 e 5) deverao ser
encaminhadas via e-mail.

parag. 2o.  A copia das partituras e o material de audio e video (itens 6 e
7) deverao ser encaminhados via sedex.

parag. 3o. Nao serao aceitas inscricoes que deixem de apresentar todos os
itens acima.

Art. 6o..  - Para fins do processo avaliativo os corais da cidade de
Criciuma e regiao circunvizinha - AMREC que assim o desejarem, poderao optar
por substituir o previsto no item 7 do artigo 5o.. pela participacao na III
Mostra de Corais de Criciuma que ira ocorrer no dias 11 e 12 de agosto de
2006.

Art. 7o. - O material a ser encaminhado via correio, modalidade sedex,
devera ser expedido para o seguinte endereco:

XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS DE CRICIUMA
COMISSAO CENTRAL ORGANIZADORA
Caixa Postal 344
CEP-  88.801-970
Criciuma - SC - BRASIL

Art. 8o. - O material a ser encaminhado via internet devera ser expedido
para o seguinte endereco eletronico: festivaldecriciuma em terra.com.br

Art. 9o. - So serao consideradas as inscricoes via SEDEX com data de
postagem ate 08 de setembro de 2006, comprovada pelo carimbo de expedicao.

Art. 10o. -  Cada coral devera apresentar-se com no minimo 4 (quatro)
musicas.

parag.  1o. A duracao da apresentacao devera ser de no minimo 15 (quinze)
minutos e no maximo 20 (vinte) minutos.

parag.  2o. Todos os corais deverao apresentar pelo menos 2 (duas) musicas
...a capella....

parag.  3o. Todos os corais deverao apresentar pelo menos 1 (uma) musica de
autor brasileiro.

parag.  4o. Devera constar da ficha de inscricao a indicacao de mais 2
(duas) musicas, sendo uma delas de autor brasileiro, e uma ...a capella...
para uma eventual substituicao caso haja coincidencia de repertorio com
outro coral selecionado.

Art. 11o. - Apos o recebimento das inscricoes, a Comissao Tecnico-Musical
reunir-se-a para a avaliacao dos grupos inscritos.

parag.  1o.. Os corais previamente convidados pela Comissao Central
Organizadora (convite especial) nao farao parte do processo seletivo,
devendo, no entanto, encaminhar a Comissao todos os itens previstos no art.
5o. deste regulamento.

parag.  2o.. O envio de carta-convite para os corais, acompanhada do
regulamento e ficha de inscricao nao caracteriza uma selecao previa do
coral.

Art. 12o. - A comunicacao para todos os corais do aceite da inscricao por
parte da Comissao Central Organizadora sera feita atraves de fax, correio ou
e-mail, ate o dia 22 de setembro de 2006.

DOS CORAIS SELECIONADOS E APRESENTACOES

Art. 13o. - Todos os corais serao programados para apresentacoes no Teatro
Municipal Elias Angeloni e em ate outros 6 (seis) locais da cidade e regiao
- Extensao do XIV FICC

Art. 14o.. O local, data e hora das extensoes bem como a programacao das
apresentacoes no teatro serao determinados pela CCO.

Art. 15o. - O repertorio a ser apresentado no Teatro Municipal Elias
Angeloni sera o constante da ficha de repertorio, observados os ajustes
feitos e comunicados previamente pela CCO.

parag.  1o. Na apresentacao no Teatro Municipal nao sera permitido o uso de
microfones, tendo em vista a alta qualidade acustica do espaco, nem
alteracao do repertorio proposto na ficha de inscricao, incluindo o
repertorio opcional.

Art. 16o.. O repertorio das extensoes do XIV FICC sera definido pelo proprio
coral, ouvida a Direcao Artistica do FICC quanto as peculiares do local.

Art. 17o. - Nao sera permitido o uso de material sonoro previamente gravado
em nenhum local de apresentacao.

DAS DISPOSICOES GERAIS

Art. 18o. - Os corais selecionados deverao observar estritamente a
programacao de atividades estabelecidas para os dias do festival. Para tanto
cada coral devera ter um representante previamente indicado que, durante o
periodo de realizacao do festival, respondera pelo grupo perante a CCO.

Art. 19o.. Todo o  material apresentado na inscricao nao sera devolvido,
ficando em poder da CCO que nao podera cede-lo para nenhum fim, a nao ser
com a aquiescencia previa do responsavel do coral.

Art. 20o. - O coral selecionado que vier a descumprir as normas do presente
regulamento e deixar de atender a programacao estabelecida estara
automaticamente impedido de participar do proximo festival.

Art. 21o. - Os casos omissos serao resolvidos pela Comissao Central
Organizadora do XIV Festival Internacional de Corais de Criciuma




Comissao Central Organizadora do XIV Festival Internacional de Corais de
Criciuma
E-mail: festivaldecriciuma em terra.com.



























********************************************
********************************************




14 - 	CONCERTOS: Composicion Contemporanea Argentina (03/Jun, 17:00hs -
Buenos Aires, ARGENTINA)




******************************************** 










De: Alejandro Juarez [mailto:aiejuarez em hotmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 17 de maio de 2006 19:02
Assunto: 3/6 ETKIN-FRANZETTI-ESPELA.JUAREZ...



MUSICA EN PERSPECTIVAS III

COMPOSICION CONTEMPORANEA ARGENTINA

MARIANO ETKIN, GUILLO ESPEL, MARTIN PAVLOVSKY, 
PABLO TARRATS, ALEJANDRO JUAREZ y CARLOS FRANZETTI


Diversidad de enfoques y experiencias; propuestas que en algunos casos
indagan o urden tramas con distintos materiales que brinda la musica popular
de nuestro tiempo. Heretica o ilusionismo musical?. Mejor… 

Musica en perspectivas 

  (conspiracion en musica de camara)

 Sabado 3 de junio 17 hs. - Biblioteca Nacional
Sala ...Jorge Luis Borges... - Aguero 2502
Entrada libre y gratuita
Informes y contactos: aiejuarez em hotmail.com
















********************************************
********************************************




15 - 	CONCURSO: Educacao Musical, Universidade Federal da Bahia
(INSCRICOES: 06/Jun - Salvador, BA, BRASIL)




******************************************** 











De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de kroger em ufba.br
Enviada em: terca-feira, 16 de maio de 2006 13:10
Assunto: [ANPPOM-L] Concurso para Educacao Musical na Universidade Federal
da Bahia




CONCURSO PARA EDUCACAO MUSICAL 

DEPARTAMENTO DE COMPOSICAO, LITERATURA E ESTRUTURACAO MUSICAL DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.


O concurso e para o nivel de assistente e dedicacao exclusiva. As inscricoes
estao aberats ate o dia 6/06/2006.

Mais informacoes podem ser encontradas no edital no. 06/2006 da UFBA no
link abaixo

http://www.concursos.ufba.br/2006/docentes/editais/edital0606_docentesufba.p
df

e na pagina:

http://www.concursos.ufba.br/#docentes


Pedro Kroger


















********************************************
********************************************




16 - 	CONCURSO: DOCENTES - Museologia e Historia, Teoria e Pratica da
Interpretacao Teatral, Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, RS, BRASIL)





******************************************** 






De: JAMannis UNICAMP [mailto:ja.mannis em uol.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 18 de maio de 2006 23:28
Assunto: Para FWD CDMC ENC: [ANPPOM-L] Concurso para Teatro e Museologia na
Universidade Federal de Pelotas




Encaminho para divulgacao os concursos a serem realizados na UFPel, nas
areas de Museologia (2 vagas) e Historia, Teoria e Pratica da Interpretacao
Teatral (1 vaga).

Isabel Nogueira
Diretora do Conservatorio de Musica da UFPel.



EDITAL 033/2006
www.ufpel.edu.br/pra/concursos









********************************************
********************************************




17 - 	COQUETEL DE INSTALACAO: Laboratorio de Performance Musical e
Psicologia e Laboratorio de Educacao Musical Profa. Alda Oliveira (01/Jun,
17:30hs - Salvador, BA, BRASIL)




******************************************** 










De: disant em ufba.br [mailto:disant em ufba.br] 
Enviada em: quarta-feira, 17 de maio de 2006 23:34
Assunto: instalacao de laboratorios - UFBA




O Diretor da Escola de Musica da UFBA, Prof. Horst Karl Schwebel, e a
Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao em Musica da UFBA (PPGMUS), Profa.
Diana Santiago, sentem-se honrados em convidar V. Sa. e familia para o
Coquetel de Instalacao do ...Laboratorio de Performance Musical e
Psicologia... e do ...Laboratorio de Educacao Musical Profa. Alda
Oliveira..., que acontecera as 17h30 do dia 01 de junho de 2006, na Sala 102
da Escola de Musica, a Rua Basilio da Gama, S/N, Canela, Salvador, Bahia.

Os equipamentos dos laboratorios foram adquiridos com recursos obtidos da
FINEP em 2005. Esses laboratorios somam-se aos ja existentes laboratorios do
PPGMUS, o ...Laboratorio de Etnomusicologia... e ...Laboratorio de
Informatica em Musica....














********************************************
********************************************




18 - 	CONCERTO: Grupo ANIMA (19-21/Mai - Campinas, SP, BRASIL) 




******************************************** 









De: Joao Dalga [mailto:joaodalga em terra.com.br] 
Enviada em: domingo, 14 de maio de 2006 18:23
Assunto: apresentacao ANIMA



TUGUDUM

Apresenta:

Show do grupo 

ANIMA

Musica do povo do Brasil 
(show baseado na turne 2005 pelo Brasil)

Dias 19 e 20 de maio as 21:00 horas e 21 de maio as 18:00 horas

LOCAL: 

TUGUDUM
Rua Maestro Francisco Manuel da Silva 690  Jd. Sta. Genebra
(perto do shopping D. Pedro)
fones: 32081631 e 32090655

Ingressos
Inteira R$ 20,00   e meia R$ 10,00  - antecipado R$ 15,00

Apoio:

SABOR DA NATUREZA

e

AVES RARA


Colaboradores:
 
ZABELE-ARRANJOS FLORAIS
KALMMA ZEN SPA- 
DATERRA
SWEEMY ALIMENTOS SAUDAVEIS 



Grupo ANIMA apresenta o show inspirado na tournee por 16 Estados brasileiros
dentro da serie RETORPECTIVA ...SONORA BRASIL..., organizada e patrocinada
pelo SESC NACIONAL. 

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2005, o Anima percorreu os
seguintes estados: Santa Catarina   Parana   Distrito Federal   Mato Grosso
Tocantins   Bahia   Pernambuco   Alagoas   Paraiba   Rio Grande do Norte
Ceara   Amazonas   Para   Acre   Roraima   Amapa

Nos dias 19, 20 e 21 de maio, o Grupo ANIMA apresentara em Campinas o
espetaculo musical ...MUSICA DO POVO DO BRASIL....   
 
Fandangos, jongos, mocambiques oriundos das pequenas comunidades rurais
brasileiras, mescladas a dancas e cantigas medievais ibericas, tracando o
caminho de amores que atravessaram o oceano e aqui aportaram.

A musica do passado e de nossas tradicoes focalizada de maneira dinamica e
aberta as intervencoes do presente.

Grupo ANIMA - Premio APCA, Premio Movimento, V Premio Carlos Gomes: Melhor
conjunto de camara brasileiro (1997, 1998, 2.000).














********************************************
********************************************




19 - 	CONVOCATORIA: PROFESSORES para Universidad Central del Ecuador
(Quito, EQUADOR)




******************************************** 









De: [mailto:ccen-l-bounces em reitoria.unicamp.br] Em nome de Area de mensagens
- GR - CGU
Enviada em: segunda-feira, 8 de maio de 2006 10:32
Assunto: [Ccen-l] Inoforme CORI





La Universidad Central del Ecuador requiere de profesores universitarios en
diferentes especialidades, que se encuentren en su ano sabatico y puedan
prestar servicios en esa institucion por un ano.

Mucho estimare la colaboracion que pueda brindarnos al respecto.

Los academicos de su institucion que pudieran estar interesados en esta
convocatoria pueden solicitar mayor informacion con:

Lic. Susana Zurita Pena
Relaciones Internacionales
Universidad Central del Ecuador
Tels: (593) (02) 254 12 63, 290 47 80
Correo e: rel_int em ac.uce.edu.ec 




Eliane Melo Zem
Assistente
America Latina, Caribe e Oceania
CORI - Coordenadoria de Relacoes Internacionais
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
tel: +55 19 3788-4700, fax: +55 19 3788-4701
e-mail: zem em reitoria.unicamp.br














********************************************
********************************************




20 - 	POS-GRADUACAO LATO SENSU: CULTURA E ARTE BARROCA, Universidade
Federal de Ouro Preto (03-28/Jul/2006 e 08/Jan-02/Fev/2007 - Ouro Preto, MG,
BRASIL)




******************************************** 










De: Elisa Freixo [mailto:efreixo em terra.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 17 de maio de 2006 11:42
Assunto: Curso Cultura e Arte Barroca



POS-GRADUACAO EM CULTURA E ARTE BARROCA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO
PRETO


UFOP recebe inscricoes a partir do dia 2 de maio


O Instituto de Filosofia e Artes (IFAC) da Universidade Federal de Ouro
Preto recebe, a partir de 2 de maio, inscricoes para o XV Curso de
Pos-Graduacao Lato Sensu em Cultura e Arte Barroca. Sao 35 vagas para o
curso de 360 horas/aula, divididas em dois modulos: o primeiro de 3 a 28 de
julho de 2006 e o segundo de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2007. 

Criado em 1985, o curso e o unico no genero realizado no Brasil e congrega,
entre discentes e docentes, especialistas de todas as areas do conhecimento
no ambito nacional e internacional. 

O curso conta com uma grade de materias que abrange os mais variados
aspectos relacionados ao tema. Essa e uma oportunidade unica de estudar com
alguns dos maiores especialistas em Barroco no Brasil. Sao ministradas as
seguintes materias: Estetica do Barroco, com Joao Adolfo Hansen, Arquitetura
e Talha, com Myriam Ribeiro e Cristina Simao, Musica Colonial, com Elisa
Freixo, Pintura e Escultura, com Marcos Hill, Sociedade Mineira Colonial,
com Rafael Souza, Literatura Colonial, com Sergio Alcides, Filosofia da
Arte, com Romero Freitas e Metodologia da Pesquisa, com Francisco de
Andrade. 

Sao 35 vagas destinadas nao so para arquitetos, restauradores,
historiadores, artistas plasticos, musicos e escritores, mas para demais
interessados no assunto. 

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira (e eventualmente aos sabados),
das 8h as 12h e das 14h as 18h. O aluno tera dois anos para entregar a
monografia, contados a partir do inicio do curso. 


INSCRICOES

Para participar basta, a partir de 2 de maio, preencher a ficha de inscricao
que estara disponivel no site da UFOP (www.ufop.br). Tambem e necessario uma
foto 3x4 recente, xerox do documento de identidade, curriculum vitae e
comprovante de deposito da taxa de inscricao, no valor de R$ 50,00, que deve
ser depositada em nome da Fundacao Educativa de Radio e TV de Ouro Preto, na
conta no. 500.176-0, da agencia 2012 da Caixa Economica Federal.

As inscricoes tambem podem ser feitas pessoalmente no Instituto de
Filosofia, Artes e Cultura, a Rua Coronel Alves, no. 55, em Ouro Preto, das
9 as 11h e das 14 as 16h, ou por meio de correspondencia, enviada,
impreterivelmente,  ate o dia 27 de maio de 2006. 


Formas de pagamento
A vista, o valor total do curso e de R$1.800. Para saber informacoes sobre
outras formas de pagamento, consulte o site www.ufop.br.  

Outras informacoes sobre o curso Cultura e Arte Barroca pelo telefone (31)
3559-1732 ou ainda pelo e-mail barroco em ifac.ufop.br 




















********************************************
********************************************




21 - 	CALL FOR PAPERS AND PRESENTATIONS : Festival 500 ...Sharing the
Voices... (01-08/Jul/2007 - St. John, CANADA)




******************************************** 






De : http://www.festival500.com/about.asp




FESTIVAL 500 SHARING THE VOICES

July 1 - 8, 2007

What is FESTIVAL 500?

FESTIVAL 500 Sharing the Voices is a celebrated international
non-competitive festival of choral music that takes place in the intimate
setting of North America’s oldest city, St. John’s, Newfoundland and
Labrador. This heralded choral festival and academic symposium bring
together singers, conductors and scholars from cultures worldwide. Here they
participate in the very best of the world’s musical artistry and
scholarship. Infused with a joyful spirit, this sharing of voices results in
powerful and enriching experiences for all involved.

FESTIVAL 500 traditionally shines a light on the music of a particular
culture and features it in a special way. In 2007 FESTIVAL 500 celebrates
Celtic influence in choral music.

FESTIVAL 500 Sharing the Voices is a non-profit organization that is
governed by a Board of Directors.

FESTIVAL 500 Design and Programming

Executive Director:

* Peter Gardner

Artistic Directors:

* Ki Adams
* Douglas Dunsmore
* Susan Knight (on leave)
* Andrea Rose

FESTIVAL 500 Staff:

* Festival Manager
Paulette Campbell
pcampbell em festival500.com

* Operations Manager
Janet Miller
jmiller em festival500.com
















********************************************
********************************************




22 - 	LANCAMENTO DE LIVRO: DONVAL SERGE, Histoire de l'Acoustique Musicale
(Ed. Fuzeau, Courlay, FRANCA)




******************************************** 








From: Caroline Traube <caroline.traube em UMontreal.CA>
Reply-To: cercledemusicologie em groupesyahoo.ca
Subject: [cercledemusicologie] Parution d'un livre sur l'Histoire de
l'Acoustique Musicale
Date: Sat, 13 May 2006 21:33:19 -0400


De: Donval Serge <donval.serge em yahoo.fr>

J’ai le plaisir de vous informer de la sortie de mon livre: Histoire de
l'Acoustique Musicale, aux editions Fuzeau (79, Courlay, France)

www.Fuzeau.fr ou www.Fuzeau.com 

ou contacter: 

nleroux em fuzeau.com ou mcharenton em fuzeau.com

ref 6626, 222 pages.


www.cercledemusicologie.com

















********************************************
********************************************




23 - 	PROJETO BATUQUE para jovens musicos busca CAPTACAO DE RECURSOS.
Instituto Cultural Arte Brasil (Londrina, PR, BRASIL)




******************************************** 











De: projetobatuque [mailto:projetobatuque em bol.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 12 de maio de 2006 16:10
Assunto: En:PROJETO MUSICAL BUSCA APOIO



PROJETO PARA JOVENS MUSICOS BUSCA CAPTACAO DE RECURSOS



O Instituto Cultural Arte Brasil, que atua desde 1996 com projetos culturais
e artisticos em Londrina e cidades do Norte Paranaense, e que tem projetos
aprovados na Lei Rouanet (Ministerio da Cultura ), sendo que alguns deles
tratam diretamente da formacao cultural e profissional de jovens carentes,
esta buscando captacao de recursos atraves do Imposto de Renda Pessoa Fisica
e Pessoa Juridica com prazo de captacao ate 31/12/2006, no segmento de
musica instrumental e portanto enquadrado no artigo 18, com valor de R$
68.082,35 e com abatimento de 100% do Imposto de Renda.

MISSAO DA INSTITUICAO

Difundir o conhecimento e a cultura local, regional, nacional e
contemporanea , tendo atencao especial para com as culturas a margem das
grandes midias e com a difusao destas em comunidades carentes e para jovens
em formacao, colaborando; inclusive; para o profissionalismo de musicos,
atores, escritores e dancarinos, que de outra forma nao teriam oportunidade
de iniciar, aperfeicoar e se profissionalizar em arte.
 
OS PROJETOS JA DESENVOLVIDOS

Batuque na caixa ( 1999 a 2005) educacao musical para 5.100 jovens carentes,
na cidade de Londrina ( PR), com a inclusao de jovens nos cursos de musica,
letras e artes na Universidade Estadual de Londrina, como profissionais em
estudios, conservatorios e projetos culturais e; mais de 200 shows de alunos
em toda a cidade de Londrina.
Quem tem medo de musica classica? (99 a 00 e 2004 a 05) palestras e
workshops para popularizacao da musica erudita, nos mais diversos locais da
periferia de Londrina e em Escolas Municipais e Estaduais com a formacao de
publico para a musica de concerto e instrumental, com oficinas para criancas
e jovens e o acesso direto em concertos da Orquestra Sinfonica da
Universidade Estadual de Londrina e Festival de Jazz de Londrina.
Curumim (1999 e 2000) educacao musical para criancas do meio rural, na
cidade de Tamarana ( Pr), uma area rural de 5.000 habitantes e com pouco
acesso a cultura, informacao e artes, em geral.As aulas foram realizadas em
espacos alternativos e tinham como proposta o fazer a partir da propria
realidade, sendo: flauta, violao, percussao, literatura e teatro. 

Cd Arte Brasilis ( 2001 e 2002) Disco gravado com alunos da ong e pessoas de
comunidades carentes de Londrina, com repertorio voltado a MPB, entremeado
com poemas dos alunos.O disco teve 03 tiragens de 1.000 exemplares cada e a
renda ajudou a custear estudos de aperfeicoamento dos alunos mais
talentosos.

Ritmos Brasileiros ( 2002) espetaculo cenico-musical contando a historia do
samba, de Sinho a Zeca Pagodinho, para comunidades carentes.

Aqui tem Livro ( 2000 a 2004) estimulo a leitura e producao de texto para
criancas e jovens de comunidades carentes e cidades do interior, em todo o
Brasil, com distribuicao gratuita de livros, revistas e jornais para os
participantes dos projetos da ong e oficinas de criacao e analise de textos.

Treinamento musical para jovens carentes (2000 a 2004) apoio tecnico e
financeiro para profissionalizacao de jovens musicos de comunidades
carentes, atendidos pelo Batuque na caixa.Sem nenhum patrocinio e contando
apenas com parcerias institucionais, este projeto beneficiou dezenas de
jovens que foram introduzidos em conservatorios, universidades e no campo de
trabalho. 

Sociedade Livre de Musica ( 1999 a 2004 ) Departamento de pesquisa, estudo e
divulgacao da musica erudita, folclorica e popular do Brasil.

Batuc’urbano ( 2001 a 2003) Grupo musical, oriundo do Batuque na caixa,
voltado a pesquisa, promocao e interpretacao da musica popular brasileira
atual.

... Mae... (2004) espetaculo musical em homenagem ao dia das maes, realizado
em parceria do Instituto Arte Brasil, com uma das mais conceituadas
instituicoes educacionais de Londrina, Escola Interativa.

OS PROJETOS DA LEI ROUANET

O Projeto Treinamento Musical para jovens carentes pode ser visto como um
desdobramento das acoes executadas pelo principal projeto desenvolvido pelo
Instituto Cultural Arte Brasil:Batuque na Caixa.O batuque nasceu em fins de
1998 como proposta pedagogica e de insercao social para jovens carentes de
Londrina,que ate entao estavam sem atividades ou envolvidos com algum tipo
de delinquencia.A proposta do ...Batuque na Caixa... e dar possibilidades de
acesso ao lazer,cultura e arte; profissionalizacao e inclusao social para
criancas e jovens da periferia de Londrina.Desde o inicio ate 2005,o Batuque
atendeu 5100 criancas e adolescentes,com idade entre 07 e 22 anos,de varios
bairros,assentamentos e vilas,bem como instituicoes sociais e de reparacao
p/ jovens,que em sua maioria constituem pobres em geral,familias oriundas do
meio rural e a populacao negra.O Batuque busca preencher varias etapas das
dificuldades dos alunos:direito ao acesso a arte,educacao,lazer,cidadania ,
cultura,conhecimento,respeito a propria historia e ao seu
meio,profissionalizacao como pode ser visto no historico em anexo.

Alem do descrito acima,outro fato que motiva o coordenador deste projeto a
seguir adiante e sua propria trajetoria de vida:negro,de origem humilde e
sem pai, o menino Clodoaldo Morais lutou muito para aprender musica e viu
amigos submergirem nas drogas e na delinquencia.Enfrentou preconceitos e se
tornou compositor classico premiado no Brasil e exterior e,nao se
conformando com a situacao do jovem pobre em sua cidade,fundou o ...Batuque
na Caixa....Em 19/11/2003,recebeu o Premio...Zumbi dos Palmares...concedido
pela Camara Municipal de Londrina por sua luta em favor dos negros e do povo
excluido , principalmente os jovens da periferia.

O projeto de treinamento para jovens carentes de Londrina tem como objetivo
principal dar a capacitacao para alunos atendidos pelo Batuque e que
demonstraram talento e interesse em prosseguir seus estudos de musica mas
nao possuem as condicoes financeiras.Eles terao aulas no periodo de 09
meses, participando de estagio no ...Batuque..., frequentando aulas como
alunos no Festival Internacional de Musica de Londrina,em julho, e se
apresentando como instrumentistas em eventos na cidade.Durante a
preparacao,o grupo vai ter os subsidios para se articular e buscar seu
espaco profissional para 2006/07.Nossa solicitacao visa cobrir o minimo de
despesas para viabilizar a melhor qualidade deste projeto para o treinamento
dos jovens e tem como contrapartida social,o fato destes jovens morarem em
areas de risco e violencia de Londrina e,ao terem esta oportunidade ,estarao
buscando uma alternativa para transformar a propria trajetoria e influirem
positivamente em suas familias e comunidades.A realizacao deste projeto
tambem contribui com o fortalecimento do Instituto Cultural Arte Brasil,na
medida em que prepara jovens ,que depois irao atuar na instituicao,e que sao
comprometidos com a luta do jovem e do cidadao brasileiro de baixa
renda.Conforme consta do conteudo programatico,a cada fase do projeto sao
realizados relatorios e avaliacoes:relatorios respondidos por professores e
alunos,provas teoricas e praticas,reunioes e encontros e avaliacao final por
profissionais de pedagogia e psicologia , de licenciatura em musica e artes
,que sao voluntarios da instituicao.

Ao final do treinamento,os instrutores do Batuque na caixa ,junto com os
jovens e musicos convidados de varios generos musicais,irao apresentar um
show conceitual,envolvendo ritmos brasileiros tradicionais com tendencias
musicais urbanas,e que estejam motivadas pelas composicoes ineditas que
abordem temas comuns a realidade dos jovens.

PROJETO HISTORIA NA MESA

Trabalha a consciencia e valorizacao da cultura e da arte popular, tipica
dos povos pioneiros de Londrina e de alguma forma, relacionados com a
cultura e a historia da cidade atraves de pratos culinarios criativos, que
utilizam: o cafe, o milho e a mandioca e, relacionar com historias
pitorescas, que constam da historia de Londrina.Executado em 2005, o projeto
pretende aprofundar estas questoes com palestras especificas sobre meio
ambiente( relacionado a economia domestica), a historia da cidade e a
identificacoes com costumes da tradicao popular e sobretudo a oral, muitas
vezes esquecida e subdimensionada.

PROJETO RECICLANDO O SOM

Finalidade do projeto: Iniciar e consolidar um processo de musica na Zona
Norte de Londrina, especificamente entre os bairros Ouro Verde e Parigot de
Souza ( Colegio Estadual Adelia Dionisio Barbosa), utilizando a percussao
para integrar os interesses e valores culturais daquela comunidade, atraves
de oficinas musicais para adolescentes e jovens, principalmente de baixa
renda e, valorizar os alunos e a regiao com Encontros Culturais e
apresentacoes musicais, inclusive em parcerias com outros trabalhos da Rede
da Cidadania, onde os alunos serao os protagonistas.

PROJETO MEMORIA DE MULHER

Finalidade do projeto:
Produzir e editar o livro...Memoria de mulher... da ex-cantora de radio e
aposentada, Maria Helena de Oliveira Morais, cujo texto estabelece uma
relacao entre o testemunho de fatos historicos que o Brasil viveu nos
ultimos 50 anos e as memorias de Maria Helena, seu nascimento e infancia em
Ourinhos(SP), sua mudanca para o Estado do Parana, sua luta para criar os
filhos apos a morte precoce do marido e sua atuacao na vida da comunidade e
contribuicao para a cultura local e para a preservacao das raizes negras e
africanas, atraves da musica, culinaria e tradicao oral.



COMENTARIOS DE ARTISTAS,ORGANIZACOES CIVIS , AUTORIDADES E DA IMPRENSA

...A qualidade do projeto e do cd e formidavel.Aqui tudo deu certo....
Compositor Argentino Marcelo Horacio Gomes 17/07/2002

...O projeto Batuque na caixa resgata a sensibilidade de ritmos e palavras e
o cd Arte Brasilis nos transporta a um mundo julgado perdido pela
sociedade.Este projeto resgata o verdadeiro Brasil.... Jornal O Radar
01/07/2002

...O Batuque na caixa e uma referencia cultural para todo o Brasil...
Cantora Alcione,30/06/1999 ( Jornal da Universidade Estadual de Londrina )

...Uma das vantagens do cd Arte Brasilis e a transparencia dos arranjos que
sao acusticos e que reforca os timbres dos instrumentos. Jornal de Londrina
19/16/2002

...Quando apareceu a chance de aprender musica no projeto Batuque na caixa,o
garoto de 12 anos:Thiago Martins caminhava todos os dias mais de 01 hora
para chegar ao local de aulas,por que nao tinha o dinheiro do onibus.Hoje,e
professor de musica e compositor popular.O Batuque na caixa mudou a vida do
menino Thiago....
Folha de Londrina (um dos mais tradicionais e conceituados diarios
paranaenses)14/09/2003

...Encontro de percussao entre os meninos do Batuque na caixa e o musico
Nana Vasconcelos resultou numa roda de musica surpreendente.Vasconcelos
ensinou aos garotos que a musica tem que ter alegria.... 
JL 05/2001
...A Pastoral da Crianca da Comunidade Avelino Vieira da seu apoio ao
Batuque na caixa....
Liduina Amaro ( diretora regional da Pastoral) 30/10/2000

...O chorinho Por ai mostra as raizes musicais do Brasil e o samba-jongo
Segundo Olhar traduz o lamento dos negros escravos.... 
Sobre o cd Arte Brasilis,Folha de Londrina 01/2001

...O Premio Reconhecimento Publico vem mostrar o quanto o projeto Batuque na
caixa esta ajudando os jovens pobres de Londrina...
entrega do Premio ao musico Aldo Moraes 04/11/1999

... Em Londrina, uma metodologia diferenciada, que integra as diversas
facetas da musica brasileira, atraves do projeto Batuque na caixa, esta
alcancando um grande sucesso no ensino de violao para criancas e jovens...
Revista Guitar Player, abril/2000

... Recebam nossos cumprimentos pela iniciativa do Batuque na caixa e pelas
atividades desenvolvidas que tem atendido um grande numero de criancas e
adolescentes fazendo valer seus direitos nesse trabalho pela garantia da
dignidade humana...
Rachel Mello, UNICEF/Brasil, 06/01/2004


VISIBILIDADE, MIDIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DO APOIADOR

Com preocupacao social, mas sem descuidar dos aspectos tecnicos e esteticos
musicais, o projetos Treinamento Musical para Jovens Carentes, Historia na
mesa e Reciclando o som enxergam nas parcerias, a realizacao da
Responsabilidade Social ( tao necessaria em nosso pais) vinculada a uma
proposta de qualidade com ampla visibilidade aos envolvidos, tanto pela
duracao permanente dos projetos ( de segunda a quinta-feira, ao longo de 12
meses) quanto pela oportunizacao de visibilidade das marcas parceiras:

a) Camisetas usadas por alunos, instrutores e em shows
b) Banner afixado nos locais de aulas e shows
c) Folder com divulgacao das atividades do projeto
d) Boletim quinzenal enviado por meio eletronico aos principais veiculos da
imprensa local e nacional
e) Material didatico confeccionado especialmente para as aulas
f) Marca na contracapa e em encarte do cd musical, a ser gravado ( no caso
do projeto Treinamento)
g) Citacao em materias e reportagens sobre o projeto

e como pratica do Instituto Cultural Arte Brasil, a empresa parceira
recebera mensalmente o relatorio financeiro e de atividades dos projetos,
bem como sera avisada, com antecedencia sobre atividades artisticas a serem
desenvolvidas pelos mesmos, ainda sem qualquer apoio para suas
viabilizacoes.

No aguardo de retorno, agradecemos antecipadamente;

Clodoaldo Moraes ( Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil )

Avenida da igualdade, 102 CEP 86077-010 Londrina/PR
Fone 0xx43 3339-8480 / 9935-4722 ongartebrasil em bol.com.br


Para saber mais e ouvir musicas do cd Batuque na caixa, acesse:
www.tramavirtual.com.br/batuque_na_caixa












********************************************
********************************************




24 - 	DOCUMENTARIO e MESA-REDONDA: Koellreutter e a musica transparente
(21/Mai, 19:00hs - MIS, Sao Paulo, SP)




******************************************** 







De: Teca Alencar de Brito [mailto:teca em tecaoficinademusica.com.br] 
Enviada em: sabado, 13 de maio de 2006 21:44
Para: tecamusica em yahoo.com.br
Assunto: Koellreutter e a Musica Transparente no MIS



TECA - OFICINA DE MUSICA

No proximo dia 21/05, domingo, as 19hs, havera uma projecao do documentario
Koellreutter e a musica transparente (Documenta - 2000), do qual fui
consultora musical. Apos a exibicao acontecera uma mesa redonda.

O MIS fica na Av.Europa, 158 e o evento tem entrada franca.


21 de maio, as 19h  - sala Multimidia

Mesa Redonda

HJK -  musico, maestro e educador 

Discussao sobre o pensamento, a obra e a vida do professor, compositor e
maestro 
Hans-Joachim Koellreutter. 

Principal divulgador e incentivador da musica contemporanea no Brasil, o
musicista teve como alunos Claudio Santoro, Tom Jobim, Eunice Catunda, Julio
Medaglia, Guerra Peixe, Tom Ze e muitos outros.

Presencas confirmadas: Teca Alencar de Brito (educadora e musicista)

Mauro Muszkat (compositor e medico neurologista) 

Carlos Kater (professor, musicologo e autor do livro ...Musica Viva e
Koellreutter...) 

e Regina Porto ( musicista, pesquisadora, produtora cultural) 

A mesa redonda sera precedida da exibicao do documentario ...Koellreutter e
a Musica Transparente... ,  produzido pela Documenta Video Brasil com
direcao e idealizacao de Caca Vicalvi ( ano 2000 - 52 minutos )  no
programa  Documentario em Cartaz projeto permanente do MIS, dedicado a
difusao do genero documentario.

Sala Multimidia de 16 a 21 de maio- terca a sexta, as 20h e sabado e
domingo, as 18h



TECA - OFICINA DE MUSICA Rua Capote Valente, 423 Pinheiros SP
fonefax: 11-3083-2294
fones: 3064-2853 / 3064-2944














********************************************
********************************************




25 - 	DEBATE: O Desafio da Producao - A Opera Como Empreendimento (06/Jun,
13:00hs - Sao Paulo, SP)




******************************************** 











De: ROSE MEUSBURGER [mailto:rosemeusburger em ig.com.br] 
Enviada em: quarta-feira, 17 de maio de 2006 18:23
Assunto: O desafio da producao - A opera como empreendimento





O DESAFIO DA PRODUCAO - A OPERA COMO EMPREENDIMENTO



Dia 6/6 as 13h no Auditorio Franco Montoro da Secretaria da Justica e Defesa
da Cidadania - Pateo do Colegio - Centro - SP estaremos debatendo sobre o
tema em referencia. 


Estarao presentes na mesa de debates: 
Maestro Jamil Maluf 
Diretor Iacov Hillel 
Produtor Eddynnio Rossetto 
E como mediador Sergio Casoy. 
O evento e uma acao da SP-RAC - Rede de Agentes Culturais de Sao Paulo e e
gratuito. 


Dia 5/5 as 9h - Mais uma acao da SP-RAC (Rede de Agentes Culturais de Sao
Paulo) acontece. E o Rede Afora visitando a Central de Producao do Teatro
Municipal de Sao Paulo. Para essa atividade e necessaria a inscricao previa
via email rose em gaiabrasil.com.br. e cobrada tambem uma taxa de adesao de R$
10,00. 

Rose Meusburger 

Comissao Gestora 
SP-RAC 

Diretora Executiva 
Gaia Brasil Eventos Culturais 
www.gaiabrasil.com.br 



















********************************************
********************************************




26 - 	14TH INTERNATIONAL MUSIC COMPETITION BUCHAREST - VIOLIN and
COMPOSITION (07-13/Mai/2007 - Bucareste, ROMENIA)




******************************************** 








De : http://www.jmevents.ro/index.php?page=youth_concurs_2007



THE 14TH INTERNATIONAL MUSIC COMPETITION BUCHAREST



The 14th International Music Competition Bucharest, 7 - 13 May 2007 will
include the following disciplines: VIOLIN, COMPOSITION.


VIOLIN

GENERAL RULES

APPLICANTS MUST BE BORN IN OR BETWEEN THE YEARS:

* Age category A - born after 1.01.1997
* Age category B - born between 1.01.1993 - 31.12.1996
* Age category C - born between 1.01.1989 - 31.12.1992
* Age category D - born between 1.01.1977 - 31.12.1988 

Younger competitors may apply for a superior age category.

CONDITIONS FOR ENTRY

Registration in the competition will be made based on: application form,
copy of passport, a recent photo and copy of the bank confirmation for the
payment of the registration fee of 70 Euro.

The registration fee will be paid into the account RO34 CBIT 4220 1023 0200
3000 of the ...Ion Tiriac... Commercial Bank, Izvor Branch - Bd. Libertatii,
no.20, Bucharest, for Jeunesses Musicales Romania, Swift Code CBITROBU, and
should be sent free of charge to the payee. The entry fee is non-refundable.
Drafts are not accepted.

Registration deadline is March 1st, 2007. Confirmation of the applicants'
registration in the competition will be made before April 15, 2007.

The participants will bring their own accompanist. A list of first-class
accompanists will be provided to those participants who will have requested
them on their application form. Their engagement will be made at the
participants’ own expense.

Organizers provide lodging for the first 10 registered candidates.
Accommodation begins on May 5, 2007 and is ensured for the period the
participants remain in competition. For the other participants, the
organizers will make hotel reservations upon request, based on special
accommodation packages offer.

Upon arrival in Bucharest each competitor should report to the Competition's
Secretariat and present a valid passport.

The total amount of the awards is 10.000 Euro: cash (in Romanian currency),
instruments or scholarships. The prize-winners will have priority in being
included in the programmes organized by Jeunesses Musicales Romania, both
nationally and abroad.

All performers will receive participation diplomas. Prizes will be awarded
by a Jury whose members are well known personalities of the musical world.
The Jury will evaluate both the technical aspect and the expressive quality
of the interpretation. If necessary, the competitors may be asked by the
Jury members to perform only excerpts from some works. All the decisions of
the Jury are final and non-appealable.

Each award-winner must receive his or her prize personally. The concerts
will be broadcast by the Broadcasting Corporation or recorded for later
transmission. A live or deferred broadcast by other Romanian or foreign
Broadcasting Corporations is possible, as well as a complete or partial
re-broadcast of the concerts. By applying to take part in the competition,
the applicants give their implied consent for this recording as well as for
its transmission under the conditions mentioned above. The prize­winners
have no claim to additional fees.

For further information please don’t hesitate to contact us
http://www.jmevents.ro/index.php?page=contact




COMPOSITION


GENERAL RULES

The 14th International Music Competition Bucharest, 7 -13 May 2007, includes
competition for young composers.

Any composer who is not over 35 years of age on 1st May 2007 can participate
in the contest. The competition is open to composers of all nationalities.

Category A - solo works for flute, clarinet, violin, piano or duo for
flute-piano, clarinet - piano, violin - piano. The duration must be less
than 10 min.

Category B - string orchestra works (6, 5, 4, 3, 1). The duration must be
less than 15 min.

The music must be completely unknown. 

Conditions for entry

Registration in the competition will be made based on application form, a
short CV, copy of the passport, a recent photo and copy of the bank
confirmation for the payment of the registration fee of 45 Euro.

The registration fee will be paid into the account RO34 CBIT 4220 1023 0200
3000 of the ...Ion Tiriac... Commercial Bank, Izvor Branch - Bd. Libertatii,
no.20, Bucharest, for Jeunesses Musicales Romania - composition, Swift Code
CBITROBU, and should be sent free of charge to the payee. The entry-fee is
not refundable. Drafts are not accepted.

Participation in the competition must be anonymous.

Each competitor must send to the Competition’s Secretariat: Jeunesses
Musicales Romania, C.P. 13 - 63, Bucharest 13, Romania an envelope,
containing:

* the above required documents for registration
* a sealed envelope with six copies of the scores. On this envelope will be
written the title and a motto. Besides musical notations the scores must not
have any other notation ( e.g. name of the composer, title, etc).
* a brief presentation of the work in six copies

Registration deadline is April 2nd, 2007 postal stamp. Confirmation of the
applicant’s registration in the competition will be made before June 30th,
2007.

The work must be sent as a score done by hand or printed by means of a
programme of musical notation.

Incomplete scores will not be accepted. All the scores presented must be
legible at first sight. A score that is badly photocopied can be refused.

The 6 copies of the scores will not be returned.

Prizes

* Category A - 1000 Euro, cash and performance
* Category B - 1500 Euro, cash and performance 

Special Prizes

The jury reserves the right to award special prizes. All finalists will
receive diplomas.

Prizes will be awarded by a Jury, whose members are well known composers.
All the decisions of the jury are final and non-appealable.

The jury’s decision will be announced until December 2nd, 2007 and the
priezes will be awarded during on May 13th , 2008 during the
Prize-winners’Gala Concert. The participants will be notified by e-mail and
on the Jeunesses Musicales Romania web page www.jmEvents.ro .

After the verdict has been made public, the award will be delivered
according to terms that have been agreed upon with the winner.

The intellectual property rights remain in the composer’s possession.
Whenever the work is performed, or recorded, or printed in programmes, the
following must be stated: ...International Music Competition Bucharest 2007
- Composition ....

By applying to take part in the competition, the applicants give their
implied consent regarding the total acceptance of these rules.

For further information please don’t hesitate to contact us
http://www.jmevents.ro/index.php?page=contact





-------------- Pr?xima Parte ----------
Um anexo n?o-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 52628 bytes
Descriç?o: n?o dispon?vel
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060519/cb735edd/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L