[ANPPOM-L] FWD cdmc - 42/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sex Nov 10 15:57:39 BRST 2006


FWD cdmc - 42/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretora: Lenita Waldige Mendes Nogueira

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************





1 -	CONCERTO: Ensemble Aleph. Obras de ALEXANDRE LUNSQUI (BRASIL), JUAN
MANUEL ABRAS e EDUARDO MOGUILLANSKY (ARGENTINA). (14/Nov - Nice, FRANCA)
2 -	ARTIGO: "Duprat fundador da vertente experimental da musica na nova
capital possivel de um pais possivel _ ou quase possivel _ e a importancia
das vanguardas paulistas para as linguagens revolucionarias", GUILHERME VAZ
(Nov/2006) <> 
3 -	NOTICIAS: CAPES. Programa de Centros Associados de Pós-graduação
Brasil/Argentina (27/Nov - Brasilia, DF) <> 
4 -	CHAMADA DE PROPOSTAS: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Música
(12/Nov - Goiania, GO, BRASIL) <> 
5 -	NOTICIA: Ernst Mahle recebe Prêmio Martius-Staden 2006 (08/Nov - Sao
Paulo, SP) <> 
6 -	LANCAMENTO: CD "Sem Espera", SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA (11/Nov,
19:00hs - Theatro Municipal, Rio de Janeiro, RJ) <> 
7 -	CONCURSO: Professor Associado (CANTO), UNICAMP (Nov/2006 - Campinas,
SP, Brasil) <> 
8 -	CONCERTO: Musique contemporaine et Improvisation. Obras de JORGE
ANTUNES (17/Nov, 20:30hs - Maison du Brésil, Paris, FRANCA) <> 
9 -	ESTRÉIA: ÓPERA "O Pescador e Sua Alma", MARCOS LUCAS (16/Nov -
Brasília, DF) <> 
10 -	CONCERTO: Orquestra de Câmara da Ulbra. ELISA MACHADO (soprano).
Obras de FERNANDO MATTOS, VILLA-LOBOS, GENZMER, BARTOK (12/Nov, 19:00hs -
Porto Alegre, RS, BRASIL) <> 
11 -	CONCERTO: Composición contemporánea argentina. Obras de GERARDO
GANDINI, PABLO FREIBERG, MARCELO DELGADO, ANA FOUTEL, ALEJANDRO JUÁREZ,
RUBÉN FERRERO, FERNANDO MAGLIA, CARLOS SIMKIN, PABLO TARRATS (03/Dez,
17:00hs - Biblioteca Nacional, Buenos Aires, ARGENTINA) <> 
12 -	CONCERTO: ANTONIO EDUARDO (piano). Obras de VILLA-LOBOS, MIGNONE,
MENDES, AVELLAR (28/Nov, 19:30hs - Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro,
RJ) <> 
13 -	CONCERTO: Conclave Quinteto de Sopros (24/Nov, 12:00hs - Galeria
Olido, Sao Paulo, SP) <> 
14 -	CONCERTO: SYLVIE ROBERT (FRANCA, soprano) e HORÁCIO GOUVEIA (piano).
Obras de SCELSI e NONO (18/Nov, 20:30hs - Campinas, SP, BRASIL) <> 
15 -	CALL FOR WORKS: Sonorities Festival 2007 (21-25/Abr/2007 - Belfast,
REINO UNIDO) <> 
16 -	CERIMÔNIA DE HOMENAGEM A VILLA-LOBOS: Palestra "Villa Lobos e a
Espanha", VASCO MARIZ e Concerto, Quarteto Carioca (22/Nov, 17:30hs - do
Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica, Rio de Janeiro, RJ) <> 
17 -	CONFERENCIA: 4th Sound and Music Computing Conference
(11-13/Jul/2007 - Lefkada, GRECIA) <> 
18 -	CONCERTO: Orquestra Rio Camerata - Comemorativo de 20 anos de
fundação (18/Nov, 18:00hs - Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, RJ) <> 
19 -	CALL FOR SUBMISSIONS: Repercussions (Journal). (Nov/2006 - Berkeley,
EUA) <> 
20 -	REVISTA DIGITAL: Ensaios de Arthur Torelly Franco.
www.revistadigital.com.br <> 
21 -	E-BOOKS: "Piano e Parcerias" e "Um Caminho", MARCELO TORCA
(Nov/20006 - Sao Paulo, SP) <> 
22 -	LANCAMENTO: Livro "A Eléctrica e os Discos Gaúcho", HARDY VEDANA
(Nov/2006 - Porto Alegre, RS, BRASIL) <> 
23 -	CALL FOR PAPERS/PERFORMANCES: 10th Annual Graduate Students in Music
Symposium (31/Jan/2007 - Nova Iorque, EUA) <> 




********************************************
********************************************




1 - 	CONCERTO: Ensemble Aleph. Obras de ALEXANDRE LUNSQUI (BRASIL), JUAN
MANUEL ABRAS e EDUARDO MOGUILLANSKY (ARGENTINA). (14/Nov - Nice, FRANCA)




******************************************** 










De: ensemble aleph [mailto:ensemble.aleph em wanadoo.fr] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 15:34
Assunto: Fw: Concert du 4e Forum international des jeunes compositeurs au
festival Manca



Ensemble Aleph 

Concert dans le cadre du Festival Manca organisé par le CIRM, Centre
National de Création Musicale (Nice) 
 
 
4e Forum International des jeunes compositeurs et projection de courts
métrages

Le mardi 14 novembre 2006 à 18h30 et 20h30
Espace Magnan 31, rue Louis de Coppet 06000 Nice
Information et réservation: tél 04 93 88 74 68
www.cirm-manca.org

A 18h30

Alexandre Lunsqui (Brésil) Mutuus
Pour voix, clarinette, trompette, violon, violoncelle, piano et percussion

Jasna Velickovic (Serbie) Sleeping beauty
Pour voix, clarinette, accordéon, trompette, didgeridoo, violon,
violoncelle, piano et percussion

Juan Manuel Abras (Argentine) The song of Anna O.
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano et
percussion
 
Eduardo Moguillansky (Argentine) Límites II
Pour trompette(s) solo et petit ensemble : clarinette, violon, violoncelle
et piano
 
Karoline Schulz (Allemagne) Monolog an der Oberfläche der Haut bevor es sie
erreicht
Pour voix, clarinette, accordéon, trompette, violon, violoncelle et
percussion
 
Filippo Perocco (Italie) Con furore
Pour voix, clarinette, trompette, didgeridoo, violon, violoncelle, piano et
percussion




Les autres rendez-vous du festival MANCA " Les points cardinaux "

du 9 au 18 novembre 2006

Sur le site www.cirm-manca.org

Contact Ensemble Aleph : Hélène Jarry - +33 (0)3 85 48 94 41 /
http://ensemblealeph.com/












********************************************
********************************************




2 - 	ARTIGO: "Duprat fundador da vertente experimental da musica na nova
capital possivel de um pais possivel _ ou quase possivel _ e a importancia
das vanguardas paulistas para as linguagens revolucionarias", GUILHERME VAZ
(Nov/2006)





******************************************** 









De: Guilherme Vaz [mailto:vazvaz em cultura.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 10 de novembro de 2006 01:04
Assunto: ARTIGO FWD CDMC _MANNIS_ DENIS _ CONSULTA _ 



DUPRAT FUNDADOR DA VERTENTE EXPERIMENTAL DA MUSICA NA NOVA CAPITAL POSSIVEL
DE UM PAIS POSSIVEL _ OU QUASE POSSIVEL _ E A IMPORTANCIA DAS VANGUARDAS
PAULISTAS PARA AS LINGUAGENS REVOLUCIONARIAS .


1.Certos eventos dramáticos da historia tem o poder de "destampar" e eclodir
significações que ficaram mudas durantes tempos _ DUPRAT _ é um evento.

2. Esta "mudez" destas significações devem-se á muitos fatores todos eles
operantes de alguma forma para que estes significados não sejam aparentes e
não sejam também discutidos e levados á  público como em todas as sociedades
democráticas . Isto nos faz refletir repetidamente sobre a imperfeição
destas democracias e a sua subjugação a forças de poder ligadas a cidades
grupos pensantes e dominantes e reificaçoes repetidoras _ que garantem uma
visão incompleta dos fenômenos _ por estamentos de poder , ou para nao
estremecer o poder _ isto melhor posto .

3 A cidade de Brasília foi criada em Copacabana _ mais precisamente no
escritório de Oscar no posto seis _ final da av. Nossa Senhora de Copacabana
. O mesmo que é utilizado até este momento pelo arquiteto. A sua acepção
ligada e quase que subjugada imperialmente e meramente á arquitetura já era
inicial .Uma espécie de insinuaçao de torna-la meramente uma galeria de
exposições de projetos arquitetonicos já era evidente de inicio _ e de certa
forma é real _ á revelia e á simplificação de um projeto maior de natureza
geopolitica e transformadora que data do Império , e dizem alguns até mesmo
antes dele _ do Brasil Feitoria Estratégica .Nestes inícios a ênfase quase
que mistificante e divinatoria em torno exclusivamente da Arquitetura e de
um único nome da Arquitetura Brasileira já era desviante e altamente
presente na sua epigonalidade e contrastante com um Grande Projeto
Geopolítico de transformação das bases arcaicas do pais, rendidas á
ignorancia imemorial_ na educação,na reinformaçao,nos ofícios e nas tarefas
, nas formas de organização das diversas sociedades , nas essenciais
linguagens simbólicas das artes , nas ordenações confrontacionais entre os
diversos dialetos e regiões agora centradas .Este "desvio para o vermelho"
em relação á Arquitetura__simplista ele mesmo_ obinubilou uma centena de
assuntos _ ou mais de uma centena_ que são as   colunas do Projeto
Geopolítico Inicial e fez com que o Grupo do Rio autor dos esbeltos objetos
de concreto que hoje habitam a cidade_nem sempre bem sucedidos_ passasse a
ser visto como o Autor de Brasília _ na contramão ou na simplificação da
utopia inicial _ quando na verdade o seu Autor são gerações de brasílicos _
alguns destes pensadores anteriores a Jose Bonifácio e Nabuco .Esta é uma
historia solerte mesmo não tento tido a participação dos seus autores _
coisa que é de se duvidar ,dado a sua visibilidade constrangedora .Um dos
pontos mais contrangedores desta Arquitetura é o fato dela não ter absorvido
nenhum traço da arquitetura bandeirista presente nos seus entornos e nas
suas cidades tradicionais praticando uma Arquitetira de "terra arrasada "
eliminando drasticamente o cerrado para se impor a Era Copacabana no Sertão
.Porque Brasilia hoje é isto uma Copacabana Concretista nos Sertoes do
Brasil,imposta como uma politica de "terra arrasada" nos anos iniciais.

4.A não integracionalidade com os Sertoes e ás suas referencias é  o que
mais assusta no plano original de Brasília . A Política de terra arrasada
.Nao há mancha compacta das vegetações do cerrado em seu interior _ a sua
botânica "é de prancheta " como se alguém tivesse espetado aquelas arvores
num brinquedo de presépio habitacional._ num Natal em algum lugar do Mundo
.Qualquer lugar , não precisava ser o Brasil .è tudo abstrato , e portanto
carece de territorialidade _ se ignoram completamente as botânicas e as
arquiteturas bandeiristas tradicionais _ é terra arrasada.Havia que impor
Copacabana aos Cerrados de Altitude Brasileiros._ desconhecendo os Sertões
.Esta serie de momumentos equivocados pela raiz antropologica_ e seus
cartoes postais ainda respondem pela cidade _ e reduzem drasticamente ao
mais arcaico simplismo a sua utopia inicial.Somente em tempos recentes uma
nova preocupação com _ o Lugar _ onde a cidade esta construída se inicia _ e
ela vem de um grupo que tenho o prazer de participar e de ser um dos seus
fundadores _ o grupo ligado ao historiador Paulo Bertran .Que é contra as
políticas de terras arrasadas _ todas elas desviacionais e epigonais .Este
grupo _como eu _ acha que uma cidade _ qualquer que seja_ não pode ser
reduzida á uma coleção decartões postais arquitetônicos .Isto esta claro no
livro "A Historia da Terra e do Homem no Planalto Central " .Uma sociade tem
que possuir um "imo".Grande parte do vazio que se vê nos cidadãos de
Brasília é devido á esta ênfase exclusiva na Arquitetura _e nos espaços
vazios dos projetos .Mera arquitetura .Sem projeto Educacional.Carcassas de
concreto armado desabitadas de Ideias e de Linguagens Simbolicas;

5.A grande contribuição da Vanguarda Paulista para o projeto inicial de uma
nova capital foi também sombreada pela ênfase epigonal no projeto meramente
arquitetônico _ até hoje provincianamente dominante . Espaços vazios não
comandam o devir de uma cidade mas o seu desenvolvimento intelectual que se
plasma na forma de pensar .Nas formas novas de pensar sobre as artes_ as
linguagens simbólicas_ e as novas geometrias sociais transformadoras.Nenhuma
arquitetura se justifica sem uma missão_toda Arquitetura dve ter uma missao
. Esta missão foi cumrpida pelo Grupo de São Paulo _ da qual sou testemunha
_ no projeto original da Universidade de Brasília .Este é o grupo que tentou
induzir uma nova forma de pensar de repensar e de reinventar  as linguagens
no projeto geopolítico inicial de brasília .E Rogério Duprat é  um dos seus
nomes chaves _ ao lado de Paulo Emilio Salles Gomes ,Damiano Cozella ,Regis
Duprat e muitos outros . Eles formaram o Grupo da Coluna Principal _ AColuna
do Pensamento _ de longe mais importante e decisiva que a da arquitetura
.Eles formaaram o sofwtware do hardware .A Missao Educacional de uma
Arquitetura vazia _hoje volumes concretos  de carcassas ao longo dos
cerrados centrais da America.O Anti Projeto de Duprat . E das Vanguardas de
Sao Paulo . Nunca mencionadas no mundo da iconografia .de fundaçao de uma
nova capital possivel para um pais quase possivel.Eu os vi trabalhando com
Musica Concreta no meio dos Desertos do Planalto Central .












********************************************
********************************************




3 - 	NOTICIAS: CAPES. Programa de Centros Associados de Pós-graduação
Brasil/Argentina (27/Nov - Brasilia, DF)




******************************************** 







De: [mailto:docentes-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Denilda Bortolleto
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 09:46
Assunto: [Docentes] oportunidades!



Notícias CAPES

Programa de Centros Associados de Pós-graduação Brasil/Argentina 
Inscrições: 27/Nov/2007

Está sendo lançado o Programa de Centros Associados de Pós-graduação
Brasil/Argentina, fruto da Cooperação CAPES/SPU. As instituições brasileiras
e argentinas devem seguir as diretrizes da CAPES e da SPU, quando da
apresentação do projeto.

OBJETIVOS: Estimular a parceria acadêmica entre o Brasil e a Argentina e o
reforço recíproco das atividades acadêmicas e da formação pós-graduada,
enfatizando o intercâmbio de docentes e alunos de pós-graduação.

DESTINATÁRIOS: Destina-se às Instituições de Ensino Superior - IES
argentinas e brasileiras que possuem cursos de pós-graduação considerados de
excelência pelos órgãos respectivos de avaliação (CONEAU e CAPES).

BENEFÍCIOS: Passagens aéreas internacionais e diárias para missões de
trabalho; Bolsas e passagens para missão de estudos.

DURAÇÃO DO PROJETO DE PARCERIA: Cada parceria terá a duração de 2 (dois)
anos podendo ser prorrogado por até mais 1 (um) ano.

PERÍODO DE APRESENTAÇÃO NA CAPES: O prazo para recebimento das propostas de
parcerias, na Capes e na SPU, será até 27 de novembro de 2007. Mais
Informações: 

http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CENTROS_ASSOCIADOS.htm












********************************************
********************************************




4 - 	CHAMADA DE PROPOSTAS: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Música
(12/Nov - Goiania, GO, BRASIL)



******************************************** 











De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Anselmo Guerra
Enviada em: quarta-feira, 8 de novembro de 2006 11:06
Assunto: [ANPPOM-L] VI SEMPEM - prazo para propostas ampliado para 12/11



VI SEMPEM - PRAZO PARA PROPOSTAS AMPLIADO PARA 12/11



Na qualidade de coordenador do VI SEMPEM, Seminário Nacional de Pesquisa em
Música da UFG, que se realizará de 4 a 8 se dezembro de 2006, venho por meio
deste convidá-los a participar de nosso evento.

Para aqueles interessados em submeter artigo, poster ou apresentação
artística, informo que o prazo final de apresentação de propostas foi
ampliado para o dia 12 de novembro.

Informações detalhadas em

www.musica.ufg.br/mestrado




Prof. Dr. Anselmo Guerra
coordenador do VI SEMPEM
Mestrado em Música
UFG
mestrado em musica.ufg.br









********************************************
********************************************




5 - 	NOTICIA: Ernst Mahle recebe Prêmio Martius-Staden 2006 (08/Nov - Sao
Paulo, SP)




******************************************** 









De: Cida Fernandes [mailto:cidaclf em globo.com] 
Enviada em: quarta-feira, 8 de novembro de 2006 08:16
Assunto: Newsletter 20 l Academia Brasileira de Mú sica l Membro da ABM é
premiado em Sao Paulo




ACADÊMICO ERNST MAHLE RECEBEU PRÊMIO EM SP



Maestro, membro da Academia Brasileira de Música, recebeu o Martius-Staden
2006, destinado a personalidades que contribuem para estreitar laços entre
Brasil e Alemanha

O nome Ernst significa sério, no idioma alemão. De certo, o significado foi
incorporado ao longo dos 55 anos de carreira do maestro Ernst Mahle, 77,
quando se trata de música erudita. Natural de Stuttgart (Alemanha), Mahle
veio ao Brasil com os pais, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi
em terras brasileiras que escolheu a carreira musical. Em pouco tempo, em
1953, já deixava suas marcas na história da arte piracicabana quando, ao
lado da esposa, a pianista Apparecida Mahle, e do compositor e regente
Hans-Joachim Koellreutter, fundou a Escola de Música Pró Arte, que mais
tarde mudaria para Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
(Empem). O maestro acumula vários prêmios; compôs mais de 200 peças musicais
- este ano estreou a ópera "O Garatuja" - e é reconhecido em todo o país.
Prova disso é o prêmio Martius-Staden 2006, que recebe hoje, às 20h30, no
Instituto Martius-Staden, na capital.

O prêmio contempla anualmente personalidades que se destacaram pelos méritos
extraordinários no estreitamento dos laços culturais entre o Brasil e a
Alemanha, ou ainda por terem prestado serviços ímpares aos imigrantes de
língua alemã e à comunidade teuto-brasileira. "Ter o trabalho reconhecido é
sempre uma alegria para qualquer artista. Fiquei honrado e surpreso, já que
não esperava ser homenageado. Creio ser um reconhecimento pelos trabalhos
realizados na Empem. Ali minhas atividades se concentraram por mais de 50
anos e é, ainda, onde continuo a prestar meus serviços", diz Mahle, que é
naturalizado brasileiro desde 1962.

Já receberam o Martius-Staden o economista Ernst Günter Lipkau (2004) e o ex
embaixador do Brasil na Alemanha e historiador Sérgio Paulo Rouanet (2005).

Apparecida Mahle fala que, apesar de o maestro gostar muito do Brasil, ainda
mantém características da cultura alemã, como a organização e determinação.
"O Mahle é uma pessoa muito constante e não desiste de seus ideais. Se
expressa por meio da música e tem a preocupação de passar alegria em suas
composições", diz. 

O maestro Mahle acaba de compor "Quarteto para Violino, Viola, Violoncelo e
Piano", que será apresentado no concurso Gugend Musiziert, na Alemanha, em
2007. Há também previsão de apresentação da ópera "A Moreninha", de sua
autoria, em São Paulo, no ano que vem.

TRAJETÓRIA - Em 1954, Ernst Mahle venceu o prêmio cultural do Estado da
Paraíba com a "Suíte Nordestina". No início da década de 70 criou o Concurso
Jovens Instrumentistas do Brasil, realizado a cada dois anos, e que o
tornou-se referência no mundo da música por descobrir talentos no Brasil. Em
1976, realizou a primeira apresentação da "Missa de São Francisco de Assis",
na Igreja São Francisco, em São Paulo. 

Em 1995, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Em 1999, comemorou o seu 70º aniversário e tornou-se membro da Academia
Brasileira de Música. Entre as óperas que compôs estão "Maroquinhas Fru Fru"
(1974), "A Moreninha" (1979), "Carolina" (1980) e "O Garatuja", lançada em
abril deste ano.












********************************************
********************************************




6 - 	LANCAMENTO: CD "Sem Espera", SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA (11/Nov,
19:00hs - Theatro Municipal, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 








De: Sergio Roberto de Oliveira [mailto:sergio em sergiodeoliveira.com] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 07:33
Assunto: Lançamento do CD de Sergio Roberto de Oliveira



LANÇAMENTO DO CD DE SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA



No próximo sábado, dia 11 de novembro, às 19h, o compositor Sergio Roberto
de Oliveira lança seu CD "Sem Espera", com concerto no Teatro B do Theatro
Municipal do Rio de Janeiro. O concerto e o CD, que celebram os 10 anos de
carreira do compositor, trazem no repertório parte da obra para flauta de
Sergio, com interpretações dos flautistas Laura Rónai, Pauxy Gentil-Nunes,
Tom Moore, Alexandre Bittencourt, Ana Paula Cruz, Claudio Frydman, Maria
Carolina Cavalcanti e Rudi Garrido.

A entrada é franca, e o acesso ao Teatro B é feito pela rua Manoel de
Carvalho, S/N (Entrada da Bilheteria do Theatro Municipal).


Sergio de Oliveira

www.sergiodeoliveira.com








********************************************
********************************************




7 - 	CONCURSO: Professor Associado (CANTO), UNICAMP (Nov/2006 - Campinas,
SP, Brasil)




******************************************** 






De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Adriana Giarola
Kayama
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 09:40
Assunto: [ANPPOM-L] Concurso para Prof. de canto

Informamos que estão abertas as inscrições na UNICAMP de Concurso para uma
função de Professor Associado, categoria MA-II, nível D, em RTP, da Carreira
do Magistério Artístico, na área de canto. Maiores informações e acesso ao
edital no endereço:

http://www.sg.unicamp.br/procsel/ConsultaPA.asp



Área: Práticas Interpretativas - Canto
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE MUSICA
Inscrições 23/10/2006 a 21/11/2006
Contato atuia em iar.unicamp.br  (SILVIA HELENA CECATTO - ATU)
Telefone 19 3521-7172












********************************************
********************************************




8 - 	CONCERTO: Musique contemporaine et Improvisation. Obras de JORGE
ANTUNES (17/Nov, 20:30hs - Maison du Brésil, Paris, FRANCA)




******************************************** 











De: Jorge Antunes [mailto:antunes em jorgeantunes.com.br] 
Enviada em: terça-feira, 7 de novembro de 2006 23:12
Assunto: RAPPEL: CEBRAMUSIK - musique contemporaine et improvisation



Le Vendredi 17 novembre 2006 à 20h30

AUTOUR DE JORGE ANTUNES

Musique contemporaine et Improvisation



Blues de Jorge Antunes, Moyuru Maeda (piano)

Improvisation, Duo Asymétrie Maria Inês Guimarães (piano) et Brenda Ohana
(Marimba et percussions)

Redundância de Jorge Antunes, Sabine Ayvazian (piano)

Rituel Violet de Jorge Antunes, Nathalie Villedieu (saxophone et bande
magnétique)

L'ensemble Les Bobines: Anne-Marie Blondel (accordéon), Catherine Duport
(violoncelle), Laurent Sahai (Trombone), Maria Inês Guimarães (piano),
Nathalie Martin (piano), Nicolas Billon (flûte), Sabine Ayvazian (piano et
accordéon) :

Improvisation en trio
Improvisation en quatuor
Improvisation en trio
Improvisation Tutti

 

Maison du Brésil - Cité Universitaire. 7L, bd Jourdan (14). Paris. RER Cité
Universitaire. 01 58 10 23 00.












********************************************
********************************************




9 - 	ESTRÉIA: ÓPERA "O Pescador e Sua Alma", MARCOS LUCAS (16/Nov -
Brasília, DF)




******************************************** 







De: m.v.lucas [mailto:m.v.lucas em uol.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 23:47
Assunto: Estréia de 'O Pescador e Sua Alma'



ESTRÉIA DA ÓPERA 'O PESCADOR E SUA ALMA', DE MARCOS LUCAS.



Temporadas: 
16/11 a 03/12/2006 CCBB de Brasília
07/03 a 01/04/2007 CCBB do Rio de Janeiro  


O PESCADOR E SUA ALMA
Ópera em um ato e 5 cenas
Ficha técnica

Libreto- Guilherme Miranda (inspirado no conto homônimo de Oscar Wilde)
Música- Marcos Lucas

Direção Musical e Regência- Júlio Moretzsohn
Direção- Antônio Karnewale
Cenografia- Analú Prestes
Figurinos- Marcelo Marques
Iluminação- Renato Machado
Coreografia e movimento- Márcia Rubin 

Coro e pequenos papeis

Calíope (direção Júlio Moretzsohn)

Solistas: 
Homero Velho, barítono
Paulo Mestre, contratenor
Octeto Instrumental: fl,cln,trp,harpa,perc,vln,vla e celo.

Coordenação Geral e Direção de Produção- Walter Santos Filho













********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTO: Orquestra de Câmara da Ulbra. ELISA MACHADO (soprano).
Obras de FERNANDO MATTOS, VILLA-LOBOS, GENZMER, BARTOK (12/Nov, 19:00hs -
Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 






De: [mailto:extmusica-l-bounces em ufrgs.br] Em nome de Extensão Música
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 16:11
Assunto: [Extmusica-l] ORQUESTRA DA ULBRA interpreta Villa-Lobos e
FernandoMattos !



ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 


convida para o oitavo concerto da temporada 2006

Solista convidada : Elisa Machado ( Soprano - Porto Alegre / RS ) 
Regência e direção artística: Tiago Flores 

SALA DE CONCERTOS LEOPOLDINA 
(Associação Leopoldina Juvenil)

"Domingo Clássico Juvenil"
(Rua Marquês do Herval, 280 - Porto Alegre / RS)

12 de novembro de 2006 { domingo } 19 horas 

E N T R A D A  F R A N C A

A Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta-se na Sala de Concertos Leopoldina
(rua Marquês do Herval, 280), em 12 de novembro (domingo, 19 horas) trazendo
obras de autores modernistas e contemporâneos. O concerto, com entrada
franca, destaca o refinado folclorismo na arte de dois brasileiros, além da
autenticidade criativa de dois estrangeiros.

Na voz da soprano gaúcha Elisa Machado, solista convidada da orquestra de
cordas, será interpretada do genial Heitor Villa-Lobos (1887-1959) a
Bachiana Brasileira nº 5. Escrita em 1938 e considerada a mais popular das
nove criadas pelo festejado compositor carioca, e no mundo a sua obra mais
aplaudida, é o resultado de uma síntese absolutamente original, onde a
técnica e o espírito do renomado Johann Sebastian Bach têm associação direta
na semelhança de modulações e contracantos do folclore musical brasileiro
com a música do compositor alemão. "Bachianas", assim como seus conhecidos
"Choros" são obras sui generis, sem qualquer esquema formal; mas constituem
a espinha dorsal da produção do modernista Villa-Lobos, nesta oportunidade
tendo antecipada homenagem aos seus 120 anos de nascimento que em 2007 será
lembrado em todo o país. 

Na apresentação, a Orquestra da Ulbra interpretará em estréia mundial a obra
Segundo Bestiário Brasileiro de Fernando Mattos (1963). A coleção de
melodias folclóricas brasileiras para orquestra de cordas, em dez
movimentos, do jovem e premiado compositor gaúcho, é dedicado ao maestro
Tiago Flores e escrito especialmente para este concerto. Seguindo os mesmos
princípios do primeiro (originalmente uma encomenda em convite feito em 2003
para que criasse arranjos para flauta e viola, apresentadas na Cité
Universitaire de Paris) - e que pretende manter nos próximos - têm base em
canções folclóricas que tratam de temática animal. "Assim como em várias
danças dramáticas do Brasil, a série inicia com uma Entrada, que introduz os
personagens, neste caso, representados pelos músicos que irão tocar. Os
movimentos que se seguem apresentam uma espécie de narrativa sugerida pela
ordenação de títulos, melodias e ritmos, caracterizados como uma jornada
pastoril", explica o autor. E completa: "Iniciei escolhendo melodias de
diferentes estados brasileiros, pois a idéia era representar as diversas
regiões do país. Em seguida, decidi elaborar o material sonoro de tal
maneira que o resultado seria mais do que um conjunto de arranjos, mas se
configurasse como sendo uma criação nova, estimulada pelo populário". 

Na mesma noite o público terá audição de Sinfonieta do contemporâneo alemão
Harald Genzmer (1909), obra que mantém a tradicional estrutura de quatro
movimentos, com uma boa dosagem de dissonância e temas bem melodiosos, deste
que é considerado atualmente o compositor alemão de música clássica vivo de
maior idade. 

Ainda no programa ouve-se Danças Romenas, do notável húngaro Béla Bartók
(1881-1945), um dos maiores gênios da primeira metade do século passado. A
obra, também com base em estudos nas tradições populares, apresenta sete
miniaturas baseadas em canções e danças folclóricas coletadas pelo autor em
viagens pela Europa Central no começo do século vinte, mantendo contato
direto com camponeses e ciganos da região, onde catalogou milhares de
melodias típicas.

Com apoio especial do Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura
(MinC) e Associação Leopoldina Juvenil, a promoção deste oitavo concerto
erudito da temporada é da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Contatos para a imprensa, com Rodrigo Cardoso
SINGULAR PRODUÇÕES
(51) 3225.9433 / 8116.2696
singcult em yahoo.com.br



Elisa Machado (soprano lírico - Porto Alegre / RS)


Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
com habilitação em Canto, iniciou seus estudos de música em 1993, na Escola
de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), atual Conservatório
Pablo Komlós. Três anos depois, passou a integrar o Coro Sinfônico da OSPA.

Participou das oficinas ministradas pela soprano Stephanie Tingler
(Geórgia/USA) nas ocasiões em que esteve no Brasil (1999 e 2001).

Em 2001, participou da montagem da Ópera "Boiúna", de Walter S. Porto
Alegre, realizada pela OSPA sob regência do Maestro Ion Bressan.

Foi uma das vencedoras do Concurso Jovens Solistas da OSPA, em 2000 e 2002.

No ano de 2003 teve participação como solista em concerto dedicado à
Giuseppe Verdi ("Quatro Peças Sacras"), com a OSPA, regida pelo maestro
Isaac Karabtchevsky. Com a mesma orquestra foi solista em "Cortina Lírica"
regida pelo maestro Giuseppe Marotta (Veneza/Itália), e em concerto oficial
regido pelo maestro Manfredo Schmiedt ("Fantasia Coral", de Beethoven). No
mesmo ano foi a primeira colocada no "Concurso de Canto Decápolis de
Andrade", promovido pela OSUCS (Orquestra Sinfônica da Universidade de
Caxias do Sul).

Em 2004, iniciou o Curso Avançado de Canto no Conservatório Pablo Komlós. Já
em 2005, participou ativamente do "Festival de Canto" em Bebedouro, São
Paulo, onde ministravam oficinas de canto os professores Rio Novello e Neyde
Thomas. Participou também do "Ópera Studio", em Petrópolis, Rio de Janeiro,
onde interpretou a Segunda Dama, em "A Flauta Mágica", de Wolfgang Amadeus
Mozart.

Atualmente Elisa Machado é orientadora vocal do Coral SESC - RS e professora
substituta de canto na UFRGS.

Apresenta-se regularmente na Capital gaúcha e cidades do Interior do Estado,
junto à orquestras como OSUCS, SESI/Fundarte e SESC, além da OSPA. Nos
últimos anos, cantou sob a regência dos maestros Cláudio Ribeiro, Tiago
Flores, Lúcia Teixeira, Túlio Belardi, Ronel Alberti da Rosa, Luís Carlos
Borges Cunha e Leo Fuhr, além dos já mencionados acima.
 
 
 
 









********************************************
********************************************




11 - 	CONCERTO: Composición contemporánea argentina. Obras de GERARDO
GANDINI, PABLO FREIBERG, MARCELO DELGADO, ANA FOUTEL, ALEJANDRO JUÁREZ,
RUBÉN FERRERO, FERNANDO MAGLIA, CARLOS SIMKIN, PABLO TARRATS (03/Dez,
17:00hs - Biblioteca Nacional, Buenos Aires, ARGENTINA)




******************************************** 








De: Alejandro Juárez [mailto:aiejuarez em hotmail.com] 
Enviada em: sexta-feira, 3 de novembro de 2006 00:07
Assunto: 3/12 MÚSICA EN PERSPECTIVAS IV-Concierto-Invitación



MÚSICA EN PERSPECTIVAS IV


Composición contemporánea argentina

Obras de Gerardo Gandini, Pablo Freiberg, Marcelo Delgado, Ana Foutel,
Alejandro Juárez, Rubén Ferrero, Fernando Maglia, Carlos Simkin y Pablo
Tarrats

Diversidad de enfoques y experiencias; propuestas que en algunos casos
indagan o urden tramas con distintos materiales que brinda la música popular
de nuestro tiempo. Herética o ilusionismo musical?. Mejor... 

Música en perspectivas 

(conspiración en música de cámara)

Los intérpretes: Martín Devoto - Ana Foutel - Juliana Moreno - Sebastián
Masci - Irene Amerio - Rubén Ferrero - Favio Loverso - Charlie Arzulian -
Fernando Maglia - Grupo vocal "Tempo" - Hebe Battistoni - Leandro Valle -
Marcelo Delgado
 
Con el auspicio del Consejo Argentino de la Música (Cim-Unesco)
Domingo 3 de diciembre 17 hs. - Biblioteca Nacional
Sala "Jorge Luis Borges" - Agüero 2502

Entrada libre y gratuita

Se ruega concurrir con antelación ya que el concierto comenzará PUNTUALMENTE

Informes y contactos: aiejuarez em hotmail.com - aiejuarezcomposit em gmail.com

Para una descripción detallada del programa visite el sitio 

http://www.musicaenperspectivas.blogspot.com










********************************************
********************************************




12 - 	CONCERTO: ANTONIO EDUARDO (piano). Obras de VILLA-LOBOS, MIGNONE,
MENDES, AVELLAR (28/Nov, 19:30hs - Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro,
RJ)




******************************************** 








De: Cida Fernandes [mailto:cidaclf em globo.com] 
Enviada em: terça-feira, 7 de novembro de 2006 12:49
Assunto: Concerto de encerramento da Série Piano Brasileiro, dia 28 de nov.
Sala Cecília Meireles



CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA SÉRIE PIANO BRASILEIRO



Dia 28 de novembro, terça-feira, 19h, no Auditório Guiomar Novaes da Sala
Cecília Meireles, o pianista Antonio Eduardo encerrará a edição 2006 da
série Piano Brasileiro, promovida pela Sala Cecília Meireles em parceria com
a Academia Brasileira de Música, apresentando o pianista Antonio Eduardo que
apresentará obras do seu CD "Bossa Nova Series, Live", uma versão erudita do
gênero que já se tornou um clássico.

O santista Antonio Eduardo graduou-se em Piano pela Unesp. Na mesma
universidade recebeu o título de Mestre em Artes, com a dissertação "O
antropofagismo na obra pianística de Gilberto Mendes", trabalho que foi
publicado pela Editora AnnaBlume/Fapesp. Seu doutorado em Comunicação e
Semiótica foi conquistado na Universidade Católica de São Paulo, com a tese
"Os discursos do Festival Música Nova".

A carreira pianística de Antonio Eduardo, tanto no Brasil como na Europa, é
caracterizada pela sua ênfase no repertório brasileiro contemporâneo. Seu CD
Bossa nova series, live, é uma amostra de sua arte, interpretando
compositores brasileiros e belgas. Foi gravado durante o 38º Festival Música
Nova, em Santos, e apresenta uma série de obras de concerto, escritas por
diferentes compositores e inspiradas na Bossa Nova."



ROTEIRO

Concerto de encerramento da Série Piano Brasileiro
Pianista Antonio Eduardo - lançamento do cd Bossa Nova, serie, live

Dia 28 de novembro, terça-feira, 19h30
Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47. Centro


PROGRAMA

Modernismo e Pós modernismo no Brasil:

Heitor Villa-Lobos (1897-1959)
Lenda do caboclo (3'00)
Valsa da dor (5'12")
Saudades das selvas brasileiras (5'00)

Francisco Mignone (1897-1986)
Sonata em n.º 1 (1941): (13'00)

Gilberto Mendes (1922-)
Estudo ex tudo eis tudo, pois !!! (8'48")


Série Bossa Nova

Eduardo Avellar (1974)
Do mar se vê a areia....consonante**

Vasconcellos-Corrêa(1934)
Sambossa 1** (3'36")
Sambossa 2* (3'00)

Silvia Berg
Old bossa remixed** (2'55")

Harry Crowl
Transeuntes** (3'45")

Paulo Lima
Eis aqui... (5'49")

Jorge Antunes (1942)
Sambinha do Antonio Eduardo (2003) **(3'41")

Ricardo Tacuchian (1939)
Leblon à tarde (2003) (7'58")

Edino Krieger (1928-)
Estudos intervalares (8'00)

*estréia mundial
**estréia carioca


A Série Bossa Nova 

A Série Bossa Nova é uma coleção de pequenas peças para piano, idealizada
pelo pianista Antonio Eduardo e parte de seu Pós-Doutorado com Bolsa da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Neste
projeto, compositores de gerações diferentes e estéticas diversas, de várias
partes do Novo e Velho Mundo, foram convidados a escrever suas leituras do
clima harmônico, do gesto sonoro desse ritmo brasileiro e suas impressões
sobre a Bossa Nova.

Com isso, ganha terreno a tendência à eliminação de fronteiras e barreiras
entre o erudito e o popular, a freqüência da intertextualidade (inserindo
nesse procedimento a mistura de estilos) exercitando-se a metalinguagem,
configurando-se no texto musical a alegoria e a fragmentação, a presença do
humor, dos rastros harmônicos e melódicos, num comportamento dessacralizador
da obra de arte, levando-a a múltiplas direções e óticas de entendimento.

É essa a "alma brasileira", como alude a musicóloga Maria de Lourdes Sekeff,
em seu artigo "A Alma Musical Brasileira" (Revista Brasiliana, 2004): "no
vigor de sua maturidade, no seu fazer musical, na sua potência criativa, no
seu acontecimento, estranhamento, num movimento processual que jamais estará
pronto mas sempre em constituição, desmanchando formas, atravessando o
informe e constantemente deslocando fronteiras."

Portanto, mesmo sem a intenção de ser uma coleção comemorativa, a Série
Bossa Nova nos convida à celebração - sob novos olhares - de um ritmo
brasileiro mundialmente conhecido, cultuado e influenciador.

Antonio Eduardo 













********************************************
********************************************




13 - 	CONCERTO: Conclave Quinteto de Sopros (24/Nov, 12:00hs - Galeria
Olido, Sao Paulo, SP)




******************************************** 







De: Celso Delneri [mailto:celsodelneri em uol.com.br] 
Enviada em: sábado, 4 de novembro de 2006 18:26
Assunto: Fw: Meio-dia no Olido



MEIO-DIA NO OLIDO
MÚSICA ERUDITA


Conclave Quinteto de Sopros. 
Com Marco Antonio Cancello (flauta), Roberto Araújo (oboé), Otinílio Pacheco
(clarinete), Ronaldo Pacheco (fagote) e Mário Rocha (trompa). No programa,
obras de Ligeti, Paulo Hindemith, Camargo Guarnieri e outros. Dia 24.


Preço: Grátis

Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473. Telefone: 3331-8399 ou 3334-0001, ramal 2006. 
Telefone: 3331-8399 ou 3334-0001, ramal 2006









********************************************
********************************************




14 - 	CONCERTO: SYLVIE ROBERT (FRANCA, soprano) e HORÁCIO GOUVEIA (piano).
Obras de SCELSI e NONO (18/Nov, 20:30hs - Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 







From: SILENTE - Escritório da Música 
Sent: Thursday, November 09, 2006 6:19 PM
Subject: Scelsi/Nono



CPFL apresenta



MÚSICA DE INVENÇÃO - A Escuta Pensante do poeta Augusto de Campos
Programa VI: "A Utopia segundo Scelsi e Nono"
 
 
"A essa música abstrata, imprevisível, sóbria e sombria, de silêncios
contundentes, quase constrangedores, caberia, em sentido estrito, mais do
que a qualquer outra, a expressão 'pós-utópica' com a qual Haroldo de Campos
caracterizou, em mais abrangente conceituação, a chamada 'pós-modernidade'".
- trecho do livro "Música de Invenção", de Augusto de Campos.


GIACINTO SCELSI (1905-1988)
Poème nº 2 ("comme un cri traverse un cerveau"), para piano solo
Aïtsi, para piano amplificado
Lilitu, para voz solo
Ogloudoglou, para voz e percussão


LUIGI NONO (1924-1990)
"... sofferte onde serene...", para piano e fita magnética
La Fabbrica Illuminata, para voz e fita magnética 


Soprano: SYLVIE ROBERT (França)
Piano: HORÁCIO GOUVEIA (Brasil)


Difusão eletroacústica: Michelle Agnes
Curadoria: Regina Porto


SERVIÇO
Dia 18 de novembro, 20h30
Espaço Cultural CPFL 
R. Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632 
Informações: (19) 3756-8000
Entrada franca
 










********************************************
********************************************




15 - 	CALL FOR WORKS: Sonorities Festival 2007 (21-25/Abr/2007 - Belfast,
REINO UNIDO)




******************************************** 











From: Eric Lyon <eric.lyon em manchester.ac.uk>
Date: September 18, 2006 9:02:57 AM GMT-04:00
Subject: [maxmsp] (OT) Sonorities Festival 2007
Reply-To: maxmsp em cycling74.com



OPEN FADER @ Sonorities 2007

CALL FOR WORKS

The Sonorities Festival in Belfast invites composers and artists working
with sound to submit works to be presented during Sonorities 2007. We are
especially interested in works that challenge or expand the current
vocabulary and practice of digital audio performance and composition.

We encourage two types of submission (maximum of 1 work per category):

1. Live Performances

This includes laptop improv, VJ, audio-visual, live-electronics, sound
poetry, circuit-bending, hacktivism. Please submit the work in a documentary
format that reflects the nature of the performance (e.g. video on DVD, audio
on CD, software for Mac/PC, photographs).

2. Fixed Media Works (from mono to a maximum of 24 channels) 

This includes works for live diffusion, multi-channel works with
predetermined spatial placement, and works with video. All submissions must
be on DAT, audio CD, data CD-R or DA88. Submissions of multi-channel works
on data CD-R must be accompanied by an audio CD containing a stereo
reduction, along with diagrammatic instructions for mapping of mono audio
sources to destination speakers, along with a ProTools session, MaxMSP or Pd
patch to accomplish the mapping. Works with video must be on DVD.

Selected works will be featured in four special concerts during the
festival. These events will take place in the Sonic Arts Research Centre
Sonic Lab performance space. This unique environment for the performance of
electroacoustic music includes facilities for sound projection in a full 3D
environment through loudspeakers located above and below the audience area.
The unique nature of the space makes it essential that selected artists
attend the Festival to perform their pieces. The Sonic Lab allows diffusion
to a maximum of 48 speakers. 

(Please see http://www.sarc.qub.ac.uk/pages/soniclab.htm for more
information.)

Please include a title and program notes as well as a short biography with
the submission. Contact information should include a phone number, address,
and an email address. A stamped, self-addressed envelope is required for the
return of your materials. Materials that are not required to be returned
will become part of SARC's media library and may be considered for future
events.

Artists are expected to finance their participation. Sonorities will be able
to provide letters of support, which can aid in seeking funding.  Please
include a title, program notes as well as a short biography with the
submission. Contact information should include a phone number, address, and
an email address.


Post works to
OPEN FADER
Sonorities 2007
Sonic Arts Research Centre
Queen's University Belfast
Belfast BT7 1NN
Northern Ireland

Contact
Eric Lyon (Artistic Director)
e.lyon em qub.ac.uk

Important Dates
Deadline for Submissions: 17th December 2006
Festival Dates: 21 April - 25 April 2007 












********************************************
********************************************




16 - 	CERIMÔNIA DE HOMENAGEM A VILLA-LOBOS: Palestra "Villa Lobos e a
Espanha", VASCO MARIZ e Concerto, Quarteto Carioca (22/Nov, 17:30hs - do
Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: ABM Not í cias [mailto:abmnoticias em globo.com] 
Enviada em: segunda-feira, 6 de novembro de 2006 11:20
Assunto: Espanha homenageia Villa-Lobos com Concerto e Palestra



ESPANHA  HOMENAGEARÁ VILLA-LOBOS , COMPOSITOR BRASILEIRO  DE FAMILIA
ANDALUZA.


O Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica e a Academia Brasileira de
Música convidam  para a cerimônia de homenagem a Villa-Lobos, na qual
falarão os presidentes das duas entidades e o musicólogo Vasco Mariz, que
fará a palestra  " Villa Lobos e a Espanha".

Em seguida, concerto com o Quarteto Carioca. No programa, Quarteto de Cordas
n. 4 de Villa Lobos. A homenagem será realizada no auditório do Instituto
Brasileiro de Cultura Hispânica, no Rio de Janeiro



INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURA HISPÂNICA

Fundada em 30 de maio de 1956, uma sociedade de caráter cultural, dedicada a
criar, desenvolver e intensificar vínculos e intercâmbios culturais entre o
Brasil e a comunidade de países hispânicos.


ROTEIRO

Dia 22 de novembro, quarta-feira, às 17h30

Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica - Rua das Marrecas, 31. Centro.
Tel: 22206888 
Com : Vasco Mariz - "Villa-Lobos e a Espanha ( palestra); Quarteto Carioca -
concerto. Programa: Quarteto de Cordas nº4 de Villa-Lobos

Entrada Franca l Censura Livre



VASCO MARIZ  (22/1/1921 - Rio de Janeiro, RJ)

Musicólogo e escritor. Formou-se em Direito em 1943 e, após concurso no
DASP, entrou para a carreira diplomática em 1945. Serviu em Portugal,
Iugoslávia, Argentina, Itália, Estados Unidos da América (Washington e nas
Nações Unidas). Foi representante do Brasil na Organização dos Estados
Americanos (OEA) e embaixador no Equador, Israel, Chipre, Peru e Alemanha
Democrática.

Em 1948, publicou "Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro". O livro teve
onze edições, sendo duas delas nos EUA e uma na Rússia, França, Itália e
Colômbia. Neste mesmo ano, publicou "A Canção Brasileira", que contou com
mais cinco edições nos anos posteriores. Em 1949, saiu a primeira edição (de
três edições) do "Dicionário Biográfico Musical". No ano de 1950, editou em
Portugal "Vida Musical" (três séries 1950-70-96). Exerceu o cargo de
presidente do Conselho Inter-Americano de Música entre 1967 e 1969, e
durante os anos de 1969 a 1970 foi chefe do Departamento Cultural do
Itamaraty. Entre 1974 e 1977, foi representante do Ministério das Relações
Exteriores junto ao Congresso Nacional. Em 1980, publicou "História da
Música no Brasil", livro que contou com cinco edições, uma das quais no
Peru. Em 1981, ingressou como membro na Academia de Música. No ano seguinte,
foi eleito membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em 1983,
ganhou o Prêmio José Veríssimo da Academia Brasileira de Letras. Dois anos
depois, em 1985, publicou "Três Musicólogos Brasileiros", livro que reuniu
estudos sobre Mário de Andrade, Renato Almeida e Luiz Heitor Corrêa de
Azevedo. Em 1987, ingressou como membro titular do PEN Clube do Brasil.
Neste mesmo ano de 1987 e até 1989, foi encarregado dos assuntos musicais do
Conselho Federal de Cultura. Dois anos depois, em 1991, foi membro do
Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio. Entre 1991-1993,
presidiu a Academia Brasileira de Música. Organizou, em 1994, o livro
"Ribeiro Couto, 30 anos de saudade" e publicou o livro "Cláudio Santoro". No
ano seguinte, a revista musical norte-americana Inter-American Music Review,
de Los Angeles, (volume 13, n° 2) publicou o artigo "Tribute to Vasco
Mariz", de Robert Stevenson. Neste mesmo ano de 1995, lançou mais um livro:
"Antônio Houaiss, uma vida". Em1997, lançou "Francisco Mignone: o homem e a
obra" e, no ano seguinte, encomendado e publicado pela academia Brasileira
de Letras, "Ribeiro Couto no seu centenário 1998". Em1999, fez parte do
Conselho Editorial da Biblioteca do Exército. Em dezembro de 2000, a
Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), concedeu-lhe o "Grande
Prêmio da Crítica" pelo conjunto de sua obra musicológica. Neste mesmo ano,
publicou (com Lucien Provençal) "Villegagnon e a França Antártica". Em maio
de 2001, a revista "Brasiliana" (n° 8) da Academia Brasileira de Música,
publicou artigo de Sylvio Lago Junior sobre sua obra, em comemoração ao seu
80° aniversário. Seu nome figura em vários dicionários e enciclopédias
literárias e musicais, nacionais e estrangeiras. Em 2002, relançou o livro
"A Canção Brasileira", ampliado, com nova capa e apresentado por Ricardo
Cravo Albin.

Assessoria de Imprensa l Cida Fernandes l 21.25273432 -97638684











********************************************
********************************************




17 - 	CONFERENCIA: 4th Sound and Music Computing Conference
(11-13/Jul/2007 - Lefkada, GRECIA)




******************************************** 









De: [mailto:compositoresvenezolanos em gruposyahoo.com] Em nome de [a/izarra]
Enviada em: domingo, 5 de novembro de 2006 20:23
Assunto: [compvenz] 4th Sound and Music Computing Conference



SMC07

4th Sound and Music Computing Conference

11-13 July 2007, Lefkada, Greece,

Department of Music, 
Department of Informatics and Telecommunications,
National and Kapodistrian University of Athens

Audiovisual Arts Department, Ionian University

http://smc07.uoa.gr
First Call for Submissions


MELETE, MNEME, AOIDOS:
MUSIC/SOUND AND COMPUTERS IN QUESTION

"[The Muses] are all of one mind, their hearts are set upon song and their
spirit is free from care. He is happy whom the Muses love. For though a man
has sorrow and grief in his soul, yet when the servant of the Muses sings,
at once he forgets his dark thoughts and remembers not his troubles. Such is
the holy gift of the Muses to men."

Sound and Music Computing (SMC) is supervised jointly by AFIM (Association
Française d' Informatique Musicale), AIMI (Associazione Italiana di
Informatica Musicale), DEGEM (Deutsche Gesellschaft für Elektroakustische
Musik), and the Computer Music Association in Greece. It aims at promoting
European and international exchanges around topics related to sound and
music computing. 

The 4th SMC07 will be organised by the National and Kapodistrian University
of Athens, Laboratory of Music Technology and Acoustics, Music Department,
along with the Signal Processing Laboratory, Department of Informatics and
Telecommunications, in collaboration with the Ionian University, Audiovisual
Arts Department. The conference will take place at the fascinating island of
Lefkada (www.lefkada.gr), under the auspices of the Cultural Center of
Lefkada, the Lefkada Prefecture and Municipality and the Greek Ministry of
Culture. 

The main topic of the conference is reflected symbolically in the archetypes
of the three primordial Muses according to Pausanias (Pau.9.29.2.):
Melete(practice, occasion, research), Mneme (memory), Aoidos (song, voice),
corresponding to three fundamental areas in computer music disciplines:
research and practice; archival and storage; and performance and music
making. The Muses' archetypes of research/practice, archiving/storage, and
song/voice will stand as virtual partners in a dialogue on the orientation
and new research areas of computer music and music informatics, within the
continuously and rapidly developing field of digital media.

The concerts that will frame the conference will have a special theme on
Ancient Greek mythology and cultural heritage, which can be re-interpreted
in the electronic medium.

Above all, the conference aims at bringing researchers of computing,
informatics and engineering in contact with composers and musicologists in
order to discuss novel tools of sound and music computing and their current
and future uses.

Key note speakers 
 
Jean-Claude Risset  (France)
Johan Sundberg (Sweden)


CALL FOR PAPERS 
 
Types of Submissions:

Scientific papers (8 pages)
Posters (4 pages)
Studio reports (4 pages)
Technological demonstrations (Forum)

Publication of the Proceedings of SMC07 by Springer as part of the LNCS
series is under negotiation.


PROPOSALS FOR MUSIC 

Propositions for music are invited by the official associations of
electroacoustic music, which collaborate with SMC.

Please contact Ioannis Zannos (iani em ionio.gr) for further information.
There will be three concerts and two sound-video installation sessions. 

The following activities will accompany the conference:
Demonstration of software products and technologies
Virtual instrument exhibition (photo, video and music)


CONFERENCE TOPICS
 
We invite the submission of research papers, reports, posters, and demos on
topics in all the fields of sound/music computing, 
but with a special interest in research dealing with:
- Tools for research in music archeology,
- Analysis-synthesis of the singing voice, 
- Computational Music Analysis, 
- Aesthetics of new technologies in music research and creation.



IMPORTANT DATES 

Submission deadlines:   10th April 2007 fullpapers/reports/posters/demos
/music

Notification of acceptance: 10th May 2007 papers/reports/posters/demos/music

Final paper submission deadline: 10th June 2007



CONFERENCE COMMITTEES 
 
SCIENTIFIC COMMITTEE

Assayag Gerard  (Ircam, France)
Cambouropoulos Emilios (University of Thessalonica, Greece)
Camuri Antonio  (University of Genoa, Italy)
Cadoz Claude (ACROE, France)
Chemillier Marc  (IRCAM, France) 
Desainte-Catherine  Myriam (Université Bordeaux 1,France)
Depalle Philippe (McGill, Canada)
Dannenberg Roger (Carnegy Mellon University, USA)
Fober Dominique (GRAME, France) 
Leman Marc (University of Ghend, Belgium)
Mourtzpoloupos John (University of Patras, Greece)
Marsden Alan (University of Lancaster, UK)
Noll Thomas (Technical University of Berlin, Germany)
Orlarey Yann (GRAME, France)
Papadelis George (University of Thessalonica, Greece)
Papanikolaou George (University of Thessalonica, Greece)
Papadogiannis Nektarios (Technological Institute of Crete, Greece)
Perry Cook (Princeton University, USA)
Pikrakis Angelos (University of Athens, Greece)
Reck Mirand Eduardo (University of Plymouth, UK)
Rocchesso Davide (University of Verona, Italy)
Roads Curtis (University of California, Santa Barbara,USA)
Rafael Ramirez (Universitat Pompeu Fabra, Spain)
Serafin Stefania (Aalborg University, Denmark)
Serra Xavier ( Universitat Pompeu Fabra, Spain)
Solomos Makis (Université Montpellier 3, France)
Sundberg Johan (KTH, Sweden)
Saint-James Emmanuel (Université Paris IV, France)
Theodoridis Sergios (University of Athens, Greece)
Tzanetakis George (University of Victoria, Canada)

MUSIC COMMITTEE

Chadabe Joel (USA)
Emmerson Simon (UK)
Harley James (University of Guelph, Canada)
Harenberg Michael  (Germany)
Risset Jean-Claude (LMA, Marseille, France)
Pape Gerard (France)
Kamarotos Dimitri (Greece)
Discipio Agostino (Italy)
Landy Leigh (UK)
Supper  Martin (Germany)


ORGANIZING COMMITTEES

Conference committee

Georgaki Anastasia, georgaki em music.uoa.gr (University of Athens)
Spyridis Haralambos, hspyridis em music.uoa.gr (University of Athens) 
Anagnostopoulou Christina, chrisa em music.uoa,gr (University of Athens) 
Kouroupetroglou Georgios, koupe em di.uoa.gr (University of Athens)
Music and Media Committee
Zannos Ioannis, iani em ionio.gr(Ionian University, Corfu) 
Lotis Theodore, t_lotis em yahoo.com (Ionian University, Corfu)
Kokkoras Panayotis,   email em panayiotiskokoras.com, (University of
Thessalonica)
Valsamakis Nicolaos,   vals em stef.teicrete.gr, (Technological Institute of
Crete)

Conference Secretariat
Tzevelekos Panagiotis,   taktzev em di.uoa.gr (University of Athens) 


CONTACTS
 
For any further information, please contact: 
 
Address: SMC07
University of Athens,
Department of Informatics,
Panepistimiopolis, Ilisia,
GR-15784 Athens, Greece

e-mail: SMC07 em uoa.gr 

Telephone: +30 210 7275320, +30 210 7277583
Fax:+30 210 7275214










********************************************
********************************************




18 - 	CONCERTO: Orquestra Rio Camerata - Comemorativo de 20 anos de
fundação (18/Nov, 18:00hs - Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: Orquestra RioCamerata [mailto:orquestrariocamerata em gmail.com] 
Enviada em: quinta-feira, 2 de novembro de 2006 21:46
Assunto: Solicitamos divulgação de Concerto de 20 anos da Orquestra



ORQUESTRA RIO CAMERATA

www.orc.art.br

Concerto comemorativo de 20 anos de fundação 

Participação Especial : Associação de Canto Coral (Regido por Valéria Matos)


Dia 18 de Novembro de 2006 - 18h
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47- RJ
Inf : 2299 9666
Ingressos: R$ 10,00 e 5,00


Programa: 
G.P.Handel - Oratório "A Escolha de Hércules" (1685/1759)


Solitas :
Danielle Gregório, soprano;
Márcia Euzébio, soprano; 
Julio Fioravante, Contra-tenor
Alexandre Longo, Tenor ;

Regência : Maestro   Israel Menezes
www.israelmenezes.com 










********************************************
********************************************




19 - 	CALL FOR SUBMISSIONS: Repercussions (Journal). (Nov/2006 - Berkeley,
EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: quinta-feira, 2 de novembro de 2006 12:36
Assunto: [ANPPOM-L] open call: repercussions (journal)



REPERCUSSIONS--OPEN CALL FOR SUBMISSIONS



This journal invites submissions in the field of music as most broadly
conceived. repercussions provides a forum for critical and innovative work
within and between the sub-disciplines of musicology, ethnomusicology, and
music theory, as well as other disciplines outside of music. There are no
set formats for contributions; we welcome submissions from a full range of
critical and methodological perspectives, including those of an
unconventional or polemical nature. We also consider proposals for reviews
of scholarly publications, recordings and events.

Prospective contributors should submit either two (2) copies of their
manuscripts by mail or one copy by electronic mail, to the attention of the
submissions editors. Submissions are reviewed anonymously, so authors should
include a separate cover sheet with contact information and remove any
identifying information from pages within the submission. All submissions
must be in Microsoft Word (or a compatible format) and double-spaced,
including footnotes, quotations, and extracts.

Contributors are responsible for obtaining all permissions to quote extracts
or to reproduce photographs.

Please note that this is an open call. Submissions are welcome at all times
of the year. Review will normally be completed within three months of
receipt. Please send submissions to:

repercussions
Department of Music
107 Morrison Hall #1200
University of California
Berkeley, CA 94720-1200
repercussions em lists.berkeley.edu

repercussions follows the style guidelines given in the Chicago Manual of
Style, 15th ed. (University of Chicago Press, 2003). For other style
matters, contributors should consult D. Kern Holoman, Writing about Music: 

A Style Sheet by the Editors of 19th-Century Music (Berkeley: University of
California Press, 1988).










********************************************
********************************************




20 - 	REVISTA DIGITAL: Ensaios de Arthur Torelly Franco.
www.revistadigital.com.br




******************************************** 






De: Fernando Mattos [mailto:fmattos21 em gmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 1 de novembro de 2006 21:39
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: REVISTA DIGITAL




Coluna ADÁGIO

Da

REVISTA DIGITAL


Ensaios de Arthur Torelly Franco sobre música. 

A Revista Digital vai ao ar todas as quintas feiras. 
 
 
 
 
O próximo artigo é sobre o CD REMINISCÊNCIAS de Thiago Colombo. 
 
 
Para acessar, é só clicar:
 
 www.revistadigital.com.br 










********************************************
********************************************




21 - 	E-BOOKS: "Piano e Parcerias" e "Um Caminho", MARCELO TORCA
(Nov/20006 - Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: marcelotorca em abcrede.com.br [mailto:marcelotorca em abcrede.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 16:22
Para: CDMUSICA
Assunto: Re: [FWD cdmc] - 40/2006 -


Já estão disponíveis, dois livros eletrônicos de partituras de autoria de
Marcelo Torca, basta acessar:

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=12616&categoria=M










********************************************
********************************************




22 - 	LANCAMENTO: Livro "A Eléctrica e os Discos Gaúcho", HARDY VEDANA
(Nov/2006 - Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 








De: gilm em portoweb.com.br [mailto:gilm em portoweb.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 9 de novembro de 2006 20:16
Assunto: A Eléctrica e os Discos Gaúcho


 
A história das origens da música Para informar que estamos lançando o livro
"A Eléctrica e os Discos Gaúcho", de autoria de Hardy Vedana, com edição e
projeto de Gilmar Eitelwein, financiado pela Petrobrás/Lei Federal de
Incentivo à Cultura. É a história de um pioneirismo único de Porto Alegre,
que abrigou a quarta fábrica de discos e gramofones "do mundo", no início do
século XX. E, durante a II Guerra Mundial (seu auge industrial), produziu e
fabricou milhares de discos para Argentina, Uruguai e Brasil. O selo "Discos
Gaúcho", da Casa A Eléctrica, registrou as primeiras gravações de artistas
da nossa terra, nas famosas "chapas" de cera, geralmente uma música em um
lado só.

A fábrica do imigrante italiano e visionário Savério Leonetti, que pretendia
chegar a Buenos Aires e acabou fixando-se em Porto Alegre (no retorno da
viagem), inaugurou uma fase de pujança econômica no setor comercial e
industrial do RS. O livro tem 252 páginas, formato 30cm x 30cm, com design
gráfico muito bonito (modéstia à parte e graças ao trabalho do Vitor Hugo
Turuga), ilustrações da época (fotos dos primeiros músicos e conjuntos
musicais, por exemplo) e encartado com 3 CDs com 52 gravações da época. As
primeiras gravações de música popular do estado e do País.

Bem, parte do livro terá distribuição gratuita (para imprensa, bibliotecas,
etc) e parte será vendida, com recursos para a estruturação da Associação
Museu da Imagem e do Som de Porto Alegre (AMISPA).


Maiores, favor contatar.

Gilmar - 9137.2806
rotadiscos em bol.com.br











********************************************
********************************************




23 - 	CALL FOR PAPERS/PERFORMANCES: 10th Annual Graduate Students in Music
Symposium (31/Jan/2007 - Nova Iorque, EUA)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de carlos palombini
Enviada em: sexta-feira, 10 de novembro de 2006 08:48
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: [ANPPOM-L] CFP(apers/performances): Theorizing
Performance/Performing Scholarship



CALL FOR PAPERS/PERFORMANCES



City University of New York Graduate Students in Music
Tenth Annual Conference
Theorizing Performance/Performing Scholarship

Keynote Speaker: ELISABETH LE GUIN,
Associate Professor of Musicology at the
University of California at Los Angeles

Saturday, April 21, 2007
CUNY Graduate Center, New York City

The CUNY Graduate Center's Music Ph.D.-D.M.A. program invites submissions
from graduate students for its Tenth Annual Graduate Students in Music
symposium (GSIM 10), Theorizing Performance/Performing Scholarship, to be
held on Saturday, April 21st, 2007 in the CUNY Graduate Center's Segal
Theatre.

Keynote speaker Elisabeth Le Guin has taught at UCLA since 1997. Her book
Boccherini's Body: an Essay in Carnal Musicology, was published by the
University of California Press in January 2006. Her current project is on
musical theater in 18th-century Madrid. Before beginning her academic career
Dr. Le Guin was a free-lance Baroque cellist in the lively Early Music scene
in California. She is a founding member of Philharmonia Baroque Orchestra
and the Artaria String Quartet, and appears in over 40 recordings. She
continues to perform nationally and internationally, and this double career
has permitted her to develop the idea, fundamental to her work, of
musicology as a perpetual dialogue between theory and practice.

Increasingly, scholars across all disciplines of music-ethnomusicology,
theory, performance, musicology, and composition-are engaging with
performative aspects of music. We invite submissions that explore issues of
performance practice: bodies that perform, dance and its relationship to
music, intersections of performance and research, contextualization of
performance, queer theory/performance, feminist theory/performance, or work
on related topics. The following presentation formats are welcomed:

* Papers (20-minute time limit)
* Lecture-recitals (30-minute time limit)
* Performance art
* Original compositions
* Other performative scholarship

Paper proposals should contain a 250-word abstract with title and a
separate, cover letter with the author's contact information, institutional
affiliation, and indication of audio-visual needs. Lecture-recital and other
performance proposals should include a CD or DVD of material that is
representative of the work to be performed in addition to the abstract.
Composers should submit a score with a recording, as well as a 250-word
statement about the piece's relevance to the topic at hand. Proposals, CDs
and DVDs should be labeled with the proposal title only. Electronic
submissions are preferred where possible. Please send proposals to Megan
Jenkins, Conference Chair:

Megan Jenkins
Music Programs
CUNY Graduate Center
365 Fifth Avenue
New York, NY, 10016

mbjenkins at gmail.com : The proposal may be pasted into the body of the
e-mail, or attached as an .rtf or .doc file using the first and last name of
the author as the document title.

Your identity will be withheld from the Program Committee.

Submissions must be received by January 31st, 2007



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: winmail.dat
Tipo: application/ms-tnef
Tamanho: 71636 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20061110/c6168515/attachment.bin>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L