[ANPPOM-L] Filme com trilha de Jorge Antunes

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Nov 22 12:50:29 BRST 2006

Querido companheiro Indio e demais camaradas:

A estréia do filme mudou para o dia 6 de dezembro, na mesma hora e local: Sala Nereu Ramos, 20 horas.
Assim, para que o Cerimonial do Senado envie o convite, você ainda pode informar seu endereço postal para os e-mails que informei:
lianaf em hotmail.com
anarocha em rocketmail.com
Serão convites personalizados, porque a estréia do filme acontecerá em sessão conjunta do Senado e da Câmara, com as pompas e circunstâncias que o formato exige.
Como Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca eram alagoanos, a confraria das Alagoas estará presente, inclusive o Aldo Rebelo e o Renan Calheiros que também são alagoanos.
O outro lado de Alagoas deveria marcar presença também. Ou seja, peço que você fale com Heloisa Helena. O documentário, com uma hora de duração, narra os fatos políticos no Brasil do fim do século 19 e início do século 20, de um modo bem crítico e histórico, sempre deixando passar impressões de que "a história se repete". O início da República teve fatos que viriam a se repetir nas eras Goulart, Médici, Itamar, Sarney, Collor, etc. É bom conhecermos bem essas experiências, para que elas não se repitam.
O filme sobre Floriano, para o qual fiz trilha sonora, retrata o nascimento da República de modo bem crítico, caracterizando o evento como tendo sido o primeiro golpe militar no Brasil. Vários historiadores apresentam depoimentos controversos, ressaltando a vontade de Floriano, e de outros positivistas, em instaurar uma ditadura republicana.
A Guerra do Paraguai, em que Brasil, Argentina e Uruguai dizimaram 75% do povo paraguaio, também é tratada sem papas na língua. O filme não tapa o sol com a peneira e mostra como A Tríplice Aliança se formou por imposição do imperialismo inglês. Minha música dramatiza os momentos mais trágicos e ameniza os momentos mais humanos.
Abraço,
Jorge Antunes