[ANPPOM-L] [Fwd: Sigismund Neukomm]

Helena Jank hjank em iar.unicamp.br
Qua Out 4 08:09:06 BRT 2006

-------- Original Message --------
Subject: 	Sigismund Neukomm
Date: 	Tue, 3 Oct 2006 14:00:36 +0200
From: 	Luciane Beduschi <luciane.beduschi em gmail.com>
To: 	anppom-l em iar.unicamp.br
CC: 	hjank em iar.unicamp.br, akayama em iar.unicamp.br

Infelizmente nao tenho acesso à lista da ANPPOM, somente ao resumo
publicado pelo CDMC da UNICAMP. Fui informada por colegas e amigos sobre
as ultimas mensagens enviadas a esta lista fazendo eco à mensagem de
Jorge Antunes que transferia um anuncio divulgado na semana passada
através da /Luso-Brazilian Music Society List/. Este anuncio faz
referencia ao que disponibilizei recentemente no site de Centro de
pesquisas Linguagens musicais (CRLM) da Universidade de Paris-Sorbonne
ao qual sou filiada. Trata-se essencialmente de uma transcriçao do
catalogo manuscrito de obras de Sigismund Neukomm conservado pela
Biblioteca Nacional da França. A parte da transcriçao divulgada pelo
site do CRLM é referente aos anos que o compositor viveu no Brasil. Essa
transcriçao faz parte do meu projeto de doutorado que, na parte
consacrada aos problemas de catalogaçao, pretende disponibilizar a
totalidade da transcriçao do manuscrito. Nao se trata de um catalogo,
mas somente o que considero como a primeira etapa de um processo de
catalogaçao sério. Explicaçoes bem menos resumidas que esta estao no
texto de apresentaçao que acompanha a transcriçao divulgada pelo CRLM:
http://www.crlm.paris4.sorbonne.fr/Neukomm/index.html .

No texto da comunicaçao apresentada durante o XV Congresso da ANPPOM no
Rio em 2005 (/ Fundamentos para o Estabelecimento do Catalogo Tematico
de Sigismund Neukomm/) eu faço um apanhado bem mais detalhado das bases
desta pesquisa. Evidentemente, José Maria Neves aparece no texto daquela
comunicaçao como um dos pesquisadores que mais contribuiram recentemente
para o avanço do estudo da obra de Sigismund Neukomm. (Nao tenho
conhecimento, mas eu espero que as Atas do Coloquio do Rio ja estejam
disponiveis ao publico.) As ultimas publicaçoes de Jose Maria Neves
sobre o seu trabalho de catalogaçao da obra de Neukomm sao o artigo da
Brasiliana ("A musica de Sigismund Neukomm na Bibliothèque Nationale de
France", /Brasiliana/, 6 (setembro 2000), p. 12-19) e um texto que faz
parte das Atas de um Coloquio em Lisboa ("Sigismund Neukomm na
Biblioteca Nacional de França: Revisão Crítica do Catálogo de Obras",
/Colóquio Internacional. A Música No Brasil Colonial/, 1 (2000), Lisboa.
Anais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. p. 99-111.). Se nao
fosse por Jose Maria Neves, e pela professora Helena Jank, eu
provavelemente jamais teria iniciado meu doutoramento, e nem esta pesquisa!

* * *

Quanto ao /Libera me, Domine/, escrito por Neukomm no Rio de Janeiro, o
prefacio (especialmente da grade para orquestra) da ediçao francesa
publicada pela editora /Symétrie/ no começo deste ano dah um panorama
geral do estado da questao. Fui responsavel pela ediçao critica da
partitura mas nao participei em momento algum do processo de gravaçao, e
nem de divulgaçao do disco editado pelo selo K617.

Cordialmente,

Luciane Beduschi

luciane.beduschi em gmail.com <mailto:luciane.beduschi em gmail.com>