[ANPPOM-L] Re: [Musikeion] Pomeranos

Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Qua Set 20 09:43:30 BRT 2006

Cara Michelle,

Obrigado por sua mensagem na lista Musikeion. Me parece que é a primeira vez
que você escreve. Seria interessante se você fizesse uma auto-apresentação,
dizendo algo sobre suas áreas de interesse, suas atividades. Faço essa
sugestão a todos novos inscritos, pois certamente essas informações podem
ser assunto na lista, assim como pode resultar em possíveis trocas e
colaborações na lista e também fora dela. Um de nossos objetivos é
colaborarmos mutuamente em nossas áreas de pesquisa.

On 20/09/2006 08:51, "Michelle Fonseca Nasr" <michellenasr em hotmail.com>
wrote:

> Prezados senhores, poderiamos  debater melhor o Tema semiotica e a muisca no
> meio capestre? Como os Pomeranos ?? Michelle

Sobre sua sugestão, uma semiótica da música campestre, em especial dos
Pomeranos, me parece muito interessante. Se eu não me engano, você se refere
aos habitantes da região báltica da Polônia? Eu não estou certo que tenha
algum participante na Musikeion que esteja pesquisando a música da
Pomerânia. Seria interessante você traduzir a sua mensagem, escrevendo em
inglês ou francês, pois cerca de metada dos assinantes da Musikeion não lêem
português. Assim, você teria um número maior de respostas.

Eu conheço uma semioticista da música da Polônia, Danuta Mirka. Não estou
certo que ela esteja na Musikeion. A área de pesquisa dela, da época em que
fizemos doutorado em Helsinki (fomos colegas) era a música de Penderecki.

Em termos de etnomusicologia, o que mais se aproxima de uma semiótica da
música rural é o estudo de Turino sobre a música andina. No entanto, em seu
livro, "Moving away from silence", ele não faz uso de nenhuma tradição em
semiótica musical. Talvez alguma publicação sua posterior faça isso, mas eu
não poderia dar nenhuma referência. (Alguém da Musikeion poderia ajudar
nisso?)

Bem, é claro, finalmente, se você tem estudado a música rural dos povos da
região báltica da Polônia, por favor, compartilhe conosco suas descobertas e
teorias.

Um abraço,
Martinez

--
Prof. Dr. José Luiz Martinez
Departamento de Linguagens do Corpo

Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música
http://www.pucsp.br/pos/cos/rism

Musikeion - fórum sobre signficação musical
http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion
http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/