[ANPPOM-L] FWD: Ag ê ncia FAPESP - educa çã o musical desenvolve o c é rebro

Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Seg Set 25 09:25:36 BRT 2006


Música para o cérebro


 25/09/2006 

Agência FAPESP - Sabe-se que uma criança treinada musicalmente terá, em
geral, afinidade maior para os sons durante a sua vida. Agora, cientistas
canadenses identificaram outras vantagens de estudar música desde pequeno.

O desempenho cerebral de crianças com 4 a 6 anos de idade, submetidas a
lições musicais pelo método Suzuki, criado pelo pedagogo japonês Shinichi
Suzuki (1898-1998), mostrou ser superior quando comparado a pessoas sem
treinamento especial. Apenas quatro meses foram suficientes para que os
primeiros resultados surgissem.

Além de conseguir medir a aptidão musical propriamente dita ­ o cérebro das
crianças treinadas respondeu mais rapidamente aos sons de instrumentos, ­ os
pesquisadores conseguiram dados ainda mais interessantes, e que estão sendo
considerados inéditos. Ao responder a testes de memória, por exemplo, o
grupo ³musical² teve um desempenho superior. Os resultados do estudo foram
publicados em artigo na edição de 20 de setembro da revista Brain.

³É possível perceber que a resposta cerebral no grupo treinado pela música,
em comparação com outro, sem aulas especiais, mudou no prazo de um ano.
Essas alterações estão claramente relacionadas com os benefícios cognitivos
propiciados pelo treinamento musical², disse Laurel Trainor, professor na
Universidade McMaster e um dos autores principais do trabalho, em comunicado
da Oxford University Press, instituição que publica a Brain.

O artigo One year of musical training affects development of auditory
cortical-evoked fields in young children pode ser lido por assinantes em

www.brain.oxfordjournals.org.






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